-BOLSONARO SANCIONA LEI QUE DESTINA MAIS UM BILHÃO E MEIO AO COMBATE DA COVID
-ALESC ADIA TRAMITAÇÃO DO PROCESSO DE IMPEACHMENT DO GOVERNADOR
-PREFEITO PROJETA FINALIZAR ANO COM SUPERÁVIT FINANCEIRO E OBRAS
-DEPUTADA SUGERE FISCALIZAÇÃO POR VIDEOMONITORAMENTO EM OBRAS PÚBLICAS
-ÁREA PARA PLANTIO DE MILHO ESTABELIZA EM TUNÁPOLIS
-CONSERVATÓRIO DE MÚSICA INOVA PARA CONTER DESISTÊNCIA DE ALUNOS
-INVESTIGAÇÃO APONTA QUE HOMEM MATOU COMPANHEIRA E COMETEU SUICÍDIO
-BOMBEIROS COMBATEM INCÊNDIO EM FÁBRICA DE MÓVEIS
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 19 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 13 centavos. O euro está valendo seis reais e dois centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A China criticou nesta terça-feira a "provocação imprudente" dos Estados Unidos, após sua decisão de fechar o consulado chinês em Houston, que provocou, como represália, o fechamento de um consulado dos Estados Unidos em seu território. O ministro das Relações Exteriores da China afirmou que essa provocação dos Estados Unidos, o confronto e divisão estão muito longe da realidade. Ele disse que os interesses da China e Estados Unidos ainda estão muito integrados.
O governo da Catalunha informou nesta terça-feira que a prática conhecida como "botellón" –costume espanhol de beber em vias públicas e em aglomeração– está proibida em toda a comunidade autônoma como medida para conter a propagação do novo coronavírus. Quem descumprir com essa norma vai sentir no bolso: a multa pela infração pode chegar a até 15 mil euros , cerca de 90 mil reais. A medida foi adotada pelo governo local, após o presidente catalão, QUIM TORRA, ameaçar voltar com um lockdown após novos surtos da Covid.
Milhares de mineiros e indígenas relacionados ao ex-presidente de esquerda EVO MORALES marcharam nesta terça-feira na cidade boliviana de El Alto, vizinha de La Paz, em rejeição ao adiamento das eleições gerais devido ao coronavírus. Cerca de cinco mil pessoas participaram do protesto. Não faltaram críticas contra o governo da presidente de transição, JEANINE ÁÑEZ, e do Supremo Tribunal Eleitoral. Na semana , que na semana passada adiou as eleições de 6 de setembro para 18 de outubro devido à escalada da pandemia.
O governo federal contratou de forma temporária dois mil 928 aposentados e militares inativos para compor a força-tarefa que terá o objetivo de reduzir a fila de espera por benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social. O número é bem inferior ao previsto no edital lançado em abril, que oferecia sete mil e 400 vagas. Em nota, o INSS afirma que “trabalhou dentro dos prazos previstos em edital e que, portanto, o quantitativo mencionado foi o que cumpriu os requisitos e prazos estipulados”. Segundo o instituto, “não haverá mais contratações neste processo” porque a medida provisória que previa as admissões não foi votada dentro do prazo.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta terça-feira, com vetos, um projeto de lei que destina um bilhão e 500 milhões de reais adicionais ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, em ações para a população mais vulnerável. O texto deve ser publicado no "Diário Oficial da União" desta quarta. A verba estava parada no orçamento de 2020 do Ministério da Cidadania por falta de projetos aprovados e em andamento. O texto, da deputada FLÁVIA ARRUDA prevê que o dinheiro seja voltado à compra e distribuição de cestas básicas, ao acolhimento de moradores de rua, à contratação e capacitação de profissionais e até ao auxílio funerário de pessoas de baixa renda.
A economia brasileira fechou um milhão 190 mil vagas de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020. Os números fazem parte do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. De acordo com o secretário de Trabalho do Ministério da Economia, BRUNO DALCOLMO, esse é o pior resultado para o primeiro semestre desde 1992, início da série histórica do Caged. No mesmo período de 2019, o saldo havia sido positivo. Na época, foram criadas 408 mil vagas, o melhor resultado desde 2014. Considerando exclusivamente o mês de junho, foram fechadas 10 mil e 900 vagas de emprego formal.
Em depoimento ao Ministério Público, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, ADIRCÉLIO MORAES JÚNIOR, disse que alertou o governador CARLOS MOISÉS e o então secretário de Estado da Saúde HELTON ZEFERINO sobre os riscos de pagamentos antecipados em processos de dispensa de licitação em geral. MORAES foi ouvido na investigação sobre a compra dos 200 respiradores por 33 milhões, feita dessa forma. O presidente do TCE disse ao Ministério Público que a conversa foi por telefone e que não foi especificamente sobre a aquisição dos 200 aparelhos investigada. Ele disse ainda ao MP que só ficou sabendo da compra dias antes da divulgação pela imprensa. A aquisição dos respiradores foi feita em março.
Um parecer do Tribunal de Contas do Estado afirma que o governador CARLOS MOISÉS não tem responsabilidade na aprovação do reajuste dos procuradores estaduais, equiparando os salários deles aos dos procuradores do Legislativo. Foi esse reajuste que motivou o pedido de impeachment de MOISÉS aberto na Assembleia Legislativa. O parecer foi emitido em resposta a um questionamento do advogado MARCOS FEY PROBST, que representa o governador no caso do impeachment. Esse parecer do TCE, favorável a governador, será usado pela defesa de MOISÉS no processo de impeachment que foi instaurado na Assembleia.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina adiou a tramitação do pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA e a vice-governadora DANIELA REINEHR, que seria feita nesta terça-feira. Esse adiamento ocorreu porque a defesa de MOISÉS questionou a legitimidade do defensor público RALF ZIMMER para fazer a solicitação do impeachment. Segundo os advogados do governador, ZIMMER é réu num processo criminal que corre em segredo de justiça e que, por isso, o Estado diz que não sabe se o defensor público já foi julgado ou não e que, em caso de condenação, ele estaria impedido de fazer o pedido de impeachment. ZIMMER diz que fez o pedido antes do julgamento. A Procuradoria da Alesc vai analisar o caso e isso dá mais tempo para o governador e os outros citados se defenderem.
Marca Itapiranga Cultural terá lançamento oficial hoje a noite. Evento virtual marca mais uma etapa dos projetos para desenvolvimento do setor no município. Encaminhamentos iniciaram em 2018. Conforme a diretora de Turismo de Itapiranga, CARINE BABICK, o lançamento oficial e descrição da marca do Turismo de Itapiranga será às 19 horas. Ela destaca o desenvolvimento do projeto em parceria com o Programa Cidade Empreendedora do Sebrae que possibilitou a contratação de empresa especializada. CARINE lembra que foram 10 encontros com debates e análise para estabelecer uma marca de divulgação de Itapiranga como destino turístico. O foco está no marketing e posicionamento de mercado com trabalho de uma equipe com representantes de vários seguimentos do município.
Turismo como negócio é a meta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itapiranga. A diretora de turismo diz que a economia do município está ligada ao agronegócio que pode ser aliado para atrair visitantes. CARINE BABICK cita os aspectos históricos, culturais, religiosos e o ecoturismo que está tendo maior visibilidade. Meta é consolidar uma marca que tenha abrangência nos diversos setores que contribuem com o turismo em Itapiranga. CARINE considera que será um momento importante o lançamento da marca turística e também o novo slogan do município: Itapiranga naturalmente bela, genuinamente alemã.
Deputada sugere fiscalização por videomonitoramento em obras públicas. O projeto de lei é de autoria da deputada MARLENE FENGLER. A proposta, em tramitação na Assembleia Legislativa, é o videomonitoramento de obras custeadas direta ou indiretamente, total ou parcialmente, com recursos públicos em Santa Catarina. A deputada explica que o texto prevê que em todas as obras da administração pública direta ou indireta do Estado seja instalado sistema de videomonitoramento com tecnologia que possibilitem acesso pela internet de todas as etapas da obra. MARLENE cita que a obrigatoriedade será para empreendimentos que tiverem valor igual ou superior ao previsto em lei federal que trata da questão, que atualmente é de um milhão e meio.
Com o projeto, a deputada explica que será disponibilizado no site da prefeitura toda informação sobre a obra pública em que qualquer pessoas poderá ter acesso. MARLENE FENGLER cita que a proposta prevê placas de identificação das obras deverão disponibilizar um código QR/CODE dando acesso às informações básicas do empreendimento e ao endereço para visualização da execução pela internet, em tempo real por qualquer cidadão. A parlamentar considera que a iniciativa vai reforçar os mecanismos de transparência pública, auxiliar para diminuir os riscos de prejuízos e inibir atos de corrupção. O projeto está em análise na Comissão de Constituição e Justiça, passará ainda pela Comissão de Finanças, pela Comissão de Economia e Comissão de Trabalho, Administração de Serviços Públicos, e finalmente a votação dos deputados.
Famílias enfrentam desafio no auxílio de atividades escolares. Educação a distância exige maior participação dos pais. Conforme MILTON PETRY, pai de aluna da escola municipal Funei de Itapiranga destaca que o aprendizado em casa não atinge a mesma eficiência da educação presencial em sala de aula. Ele diz que é preciso reduzir o impacto e contribuir para o aprendizado dos estudantes. PETRY reconhece dificuldade em virtude da rotina de trabalho dos pais. Aponta como alternativa criar uma rotina para acompanhar as tarefas enviadas por apostilas ou acompanhar aulas online. PETRY diz que o desafio é estabelecer horários de estudo em casa e ainda conciliar os momentos de brincadeiras que também fazem parte da evolução das crianças.
Pais precisam de empenho no auxilio aos filhos com tarefas escolares. Pandemia é avaliado como um momento passageiro e desafiador. Segundo o pai de aluna na escola Funei, MILTON PETRY, as dificuldades existem, porém impreciso buscar soluções e manter o foco na qualidade da educação. PETRY diz que a pandemia não é período para avaliação dos professores. Ele aponta que a classe possui um trabalho muito importante e precisa de valorização em qualquer período. A avaliação é positiva em relação ao comportamento dos professores na busca de ensinamentos aos alunos em sistema remoto.
Motociclista da região se prepara para dar a volta ao mundo com uma Pop 100. Conforme o motociclista de Maravilha ALEX TIBOLA, a paixão pelo motociclismo vem desde a infância, e junto com isso, o desejo de conhecer o mundo de moto. Ele explica que desde que começou a andar de moto, aos 18 anos, já realizou diversas viagens pela América do Sul, e percorreu países como Uruguai, Argentina Chile, Bolívia, Peru e o próprio Brasil. Há cerca de um ano, a companheira de estrada do ALEX é uma Honda Pop 100 cilindradas, adquirida principalmente em função da economia. A viagem mais recente, com a Pop 100, foram sete mil quilometros pelo deserto de Puna, na Argentina. A área de deserto contempla todo o Noroeste argentino e se estende até a região Sul da Bolívia, com altitude de mais de três mil metros, o que torna a condição de sobrevivência no local muito difícil.
O projeto mais ousado em planejamento é uma volta ao mundo pelos cinco continentes com a Pop 100. O motociclista cita que a viagem não tem data, podendo ocorrer dentro de um a três anos. No momento ALEX está se preparando com planejamento do roteiro, organização financeira e treinamento físico por meio do ciclismo, já que a bike também vai fazer parte da viagem para economizar recursos. TIBOLA afirma que muitas pessoas acabam adiando sonhos, esperando o momento certo, o que acaba não acontecendo. Ele diz que para conseguir realizar um sonho, a exemplo de uma viagem, é necessário enfrentar as condições do clima e usar a moto que se tem disponível. O motociclista, que trabalha com instalação de sistemas de aquecimento solar, programa suas viagens geralmente no final do ano, no período de férias. Também como forma de arrecadar recursos, ALEX mantém no Instagram, no Facebook e no YouTube o canal crônicas de viageiro.
Prefeito de São João do Oeste projeta finalizar ano com superávit financeiro e obras em andamento. De acordo com o prefeito, FERNANDO BISIGO, no momento são seis obras de pavimentação asfáltica sendo executadas no município, destas, cinco ruas com recursos de emendas parlamentares e uma obra com recursos próprios. Um das obras está na etapa da drenagem, e as outras cinco já estão na fase de preparação para asfaltamento, com a colocação de brita. O investimento é superior a um milhão e 400 mil reais. O prefeito ressalta que no primeiro ano do mandato ocorreu a reforma geral na rua Santa Cruz, no centro da cidade, e na sequencia foi iniciada a pavimentação asfáltica no centro da comunidade de Beato Roque, com investimento de mais de 500 mil reais. Ainda nos centros de comunidades, BISIGO cita o asfaltamento das ruas em Ervalzinho e Jaboticaba.
Uma das principais dificuldades que surgiram com a pandemia, para o prefeito de São João do Oeste, é a busca de recursos dos governos federal e estadual. FERNANDO BISIGO considera que muitas vezes os municípios ficam desamparados, o que dificulta a execução de investimentos. O prefeito afirma que a execução de obras neste ano exigiu um amplo planejamento por parte do município devido ao período de estiagem, a pandemia, queda na produção e no preço do leite e o aumento no custo de produção, considerando que São João do Oeste é um município agrícola e 70% de sua econômica é baseada neste setor. BISIGO cita que o município teve uma queda de arrecadação de mais de 900 mil reais em quatro meses. Apesar disso, BISIGO afirma que o município irá se recuperar financeiramente até final do ano, e outras obras ainda estão previstas, a exemplo de mais três ruas que serão pavimentadas, já licitadas e prontas para o início.
Tunápolis não deve ter muita alteração de culturas para o plantio da próxima safra. Maior área é destinada para o milho visando produção de silagem. A pequena variação de lavouras deve ser de redução no plantio de soja que passa para milho silagem. Alteração de aproximadamente 200 hectares. De acordo com o extensionista rural da Epagri de Tunápolis, agrônomo TIAGO CARVALHO, os agricultores possuem prioridade no aumento de produção, principalmente na primeira safra do ano. A safrinha apresenta maior dificuldade para alto rendimento. O extensionista informa que o município possui dois mil e 900 hectares de plantio de milho na safra e aproximadamente mil e 100 hectares na safrinha. CARVALHO justifica que a opção cada vez maior pelo plantio de malho ocorre pela demanda de alimentação do gado leiteiro em confinamento.
Consumo de silagem aumenta a cada ano. Plantio de milho para colheita em grão apresenta redução gradativa. A produção de leite cresce nos municípios da região e Tunápolis não é diferente, exigindo cada vez mais produção de silagem. O agrônomo TIAGO CARVALHO observa que a soja tem se tornando uma boa opção, porém fica em segundo plano. O agrônomo diz que a facilidade em produzir milho também contribui para aumento da área. O extensionista aponta variação no uso de defensivos agrícolas dependendo muito das condições climáticas. Preocupação é cada vez maior com o controle de pragas e alguma lavouras necessitam de várias intervenções. CARVALHO destaca ainda que as principais demandas da Epagri no momento estão no trabalho a campo. TIAGO C informa que seguem as restrições para eventos aglomeração de público, inviabilizando as capacitações práticas.
Conservatório de música inova para motivar alunos. O projeto foi criado em Itapiranga no ano passado para unificar todas as escolinhas que o município mantinha. O projeto tem apoio do departamento de cultura e contempla ainda grupos já formados como a Orquestra, Corais e Banda Municipal. O maestro do conservatório de música de Itapiranga, HENRIQUE DREBEL, diz que está sendo usado a criatividade para superar a dificuldade das aulas não presenciais. Esta semana os professores ganharam um importante aliado. O cantor sertanejo Daniel gravou um vídeo específico para os alunos do Conservatório de Itapiranga com motivação para empenho nas aulas como forma de conquistar importantes resultados no futuro. O maestro afirma que a repercussão foi extremamente positiva e serve de exemplo para crianças, jovens e adultos que persistem nos ensaios em suas casas e também em atividades individuais na sede do Conservatório, na antiga escola São Vicente.
HENRIQUE DREBEL admite desistência de quase 30 por cento dos alunos, reduzindo para menos de 400 integrantes. Já foram mais de 500 participantes antes da pandemia. O programa de ensino musical no município oferece cursos de música gratuitos para crianças, jovens e adultos. Foi unificada a metodologia e cursos diferenciados em mais de 10 modalidades como violão, violino, canto, teclado, acordeon, bateria e percussão. O maestro cita preocupação dos professores em manter qualidade das aulas e a necessidade do comprometimento dos alunos. HENRIQUE DREBEL afirma o esforço extra no momento vai proporcionar resultado positivo no futuro e garantir vantagens a quem tiver maior dedicação nas aulas a distância.
Operação Hórus apreende vinhos de origem estrangeira. Em ação da Operação Hórus, Policiais Militares do BPFron realizavam patrulhamento em Barracão, quando abordaram um veículo Onix de cor vermelha. Após buscas veicular foram encontradas várias caixas de vinho de origem argentina sem os devidos trâmites aduaneiros, totalizando 36 garrafas de vinho, o condutor de 39 anos foi identificado e liberado juntamente com o veículo. Diante dos fatos as mercadorias foram entregues na Receita Federal de Dionísio Cerqueira para procedimentos cabíveis.
Bombeiros combatem incêndio em fábrica de móveis. A ocorrência foi ontem por volta das 22 horas. O incêndio em edificação de fábrica de móveis, foi na Rua Maranhão em São José do Cedro. Ocorreu na área de descarte de estopas utilizadas para passar cera nos móveis. No local também existia uma grande quantidade de galões de thinner, produto altamente inflamável. Foi realizado o combate às chamas utilizando-se água e Líquido Gerador de Espuma. Após, realizou-se a retirada do material existente no local, até sua completa extinção. Foi realizado rescaldo do local e limpeza completa do thinner derramado. Os bombeiros realizaram averiguação de toda fábrica, para confirmar a inexistência de algum outro foco. Para a extinção das chamas e rescaldo utilizou-se 12 mil litros de água e 100 litros de Líquido Gerador de Espuma. Não houve pessoas feridas na ocorrência.
Incêndio danifica residência no centro de Cunha Porã. A ocorrência foi atendida pelos bombeiros próximo a meia noite desta terça-feira, na Rua Clóvis Beviláqua, no Bairro Progresso. O incêndio atingiu uma residência de madeira de 80 metros quadrados. As chamas se concentraram no forro da casa, na parte dos fundos, próximo de uma área de serviço. O morador, um homem de 38 anos, já tinha iniciado a extinção com uma mangueira de jardim. Foram utilizados em torno de 500 litros de água para extinção e rescaldo do incêndio. Não foram registrados danos a eletrodomésticos ou móveis. Uma área de cerca de dez metros quadrados de paredes e do forro da residência foi danificada. A Polícia Militar esteve no local para osprocedimentos cabíveis.
Investigação aponta que homem matou companheira e cometeu suicídio. A Polícia Civil divulgou na manhã desta terça-feira as informações sobre a investigação da morte de um casal, em Dionísio Cerqueira. O crime ocorreu na tarde da sexta-feira, dia 24, no interior do município. A polícia encontrou indícios de que o homem teria matado sua companheira e logo em seguida cometeu suicídio. A Polícia Civil aguarda agora a conclusão dos laudos periciais para finalizar a investigação. O casal foi encontrado morto por volta das 16 horas da última sexta-feira, em frente à residência onde moravam. A mulher, natural de Barracão, PR, foi atingida por dois disparos de arma de fogo, um na cabeça e outro na região do peito. Já o homem, natural de Campo Erê também foi atingido por disparos, mas a polícia não deu detalhes sobre os ferimentos.