-TSE RETOMA JULGAMENTO QUE PODE TORNAR BOLSONARO INELEGÍVEL
-SANTA CATARINA TEM SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO ABSOLUTO DE POPULAÇÃO
-SINTE ENTREGA CARTA DE REIVINDICAÇOES AO SECRETÁRIO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO
-ENTIDADES COBRAM MEDIDAS PARA REDUZIR IMPORTAÇÃO DE LEITE EM PÓ NO PAÍS
-SÃO MIGUEL DO OESTE GANHOU OITO MIL MORADORES DESDE 2010
-POLÍCIA CIVIL PRENDE IDOSO CONDENADO POR ESTUPRO DE VULNERÁVEL
-HOMEM É ATINGIDO POS DISPARO DE ARMA DE FOGO DURANTE BRIGA FAMILIAR
O tempo está nublado. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com possibilidade de chuva. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Mais de 100 pessoas morreram após o colapso da barragem de Nova Kakhovka, em Kherson no início deste mês, de acordo com a última atualização do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, nesta quarta-feira. Mais de 60 corpos foram encontrados entre sábado e domingo. O colapso da barragem de Nova Kakhovka é um dos maiores desastres industriais e ecológicos da Europa há décadas. A catástrofe destruiu aldeias, inundou terras agrícolas, privou milhares de pessoas de energia e água potável e causou danos ambientais. Ainda é impossível dizer se a barragem desabou porque foi deliberadamente direcionada ou se a ruptura pode ter sido causada por falha estrutural.
As autoridades francesas prenderam cerca de 150 pessoas durante a noite desta quarta-feira quando protestos irromperam pela segunda noite após a morte de um adolescente pela polícia. O presidente francês EMMANUEL MACRON disse que a violência nos protestos é “absolutamente injustificável”. O ministro do Interior, GÉRALD DARMANIN, publicou no Twitter que “prefeituras, escolas e delegacias de polícia foram incendiadas ou atacadas” durante uma noite de “violência intolerável”. Os protestos ocorreram depois da morte de um rapaz de 17 anos que foi baleado pela polícia durante uma blitz de trânsito na terça-feira no subúrbio parisiense de Nanterre. Os ma
Mais de um terço da população dos Estados Unidos está sob alertas de qualidade do ar, cobrindo mais de uma dúzia de estados do meio-oeste à costa leste, enquanto a fumaça dos incêndios florestais canadenses varre partes do país. As autoridades pedem ao público que tome medidas de segurança apenas algumas semanas depois que uma fumaça de incêndio florestal semelhante cobriu o Nordeste do país. Mais de 120 milhões de pessoas estão sob alerta e algumas das piores qualidades do ar, classificadas como “muito insalubres”, concentram-se nas áreas metropolitanas de Chicago, Cleveland, Detroit e Indianápolis. O Canadá está passando por sua pior temporada de incêndios.
O litro da gasolina poderá ficar 34 centavos mais caro a partir desta quinta-feira. No etanol, o aumento deverá ser de 11 centavos por litro. O cálculo é da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, que, junto com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes afirma que a volta da cobrança integral de impostos federais sobre esses combustíveis passa a ser feita a partir desta quinta-feira, já que a medida provisória que determinava o aumento somente em 1º de julho não foi votada. Em março, a reoneração aconteceu de forma parcial. Agora, a parcela restante voltará a incidir. Segundo a Abicom, os encargos terão impacto total de aproximadamente 68 centavos no litro de gasolina pela Cide, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico e do PisCofins.
O número de lares aumentou mais nos últimos 12 anos do que o de habitantes no País. As famílias ficaram mais enxutas, com menos gente vivendo sob o mesmo teto, na média geral da população, segundo os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
O Brasil chegou à marca de 90 milhões 688 mil domicílios no ano passado. O resultado significa um salto de 34 por cento em relação ao total de lares encontrados no Censo 2010, o equivalente a 23 milhões 118 mil de lares a mais em pouco mais de uma década. No mesmo período, a população brasileira cresceu seis e meio por cento. O município de São Paulo, o mais populoso, concentrava o maior número de lares: quatro milhões e 900 mil.
A reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc teve como destaque a apresentação do relatório conclusivo ao Projeto de Lei do governo do Estado, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024. Na ocasião, o relator, deputado MARCOS VIEIRA, discorreu sobre algumas alterações que promoveu no texto, que deve ser votado pelo colegiado na próxima semana. De acordo com o parlamentar, um dos principais pontos é a inclusão de uma previsão de redução de cinco por cento ao ano no índice total de incentivos fiscais concedidos pelo governo às empresas e segmentos econômicos do estado. A medida, segundo disse, deve trazer aos cofres públicos estaduais receitas adicionais de um bilhão por ano. VIEIRA afirmou que os benefícios concedidos também passarão a ter prazo de validade, a exemplo do que acontece em âmbito federal.
Santa Catarina registrou 74 mil e 500 mil casos de dengue no primeiro semestre deste ano, número que corresponde a uma média de 12 mil infectados por mês desde janeiro. O dado foi confirmado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira e é o maior dos últimos três anos na comparação com o mesmo período, de janeiro a junho. Em relação a 2022, o número de pacientes infectados com a doença no primeiro semestre em Santa Catarina cresceu cerca de seis por cento. Na mesma data do ano passado, o Estado somava 70 mil positivos. Já na comparação com 2021, porém, o aumento foi de mais de 400 por cento. Na época, em junho, registrava-se 16 mil casos de dengue. Ao menos 71 moradores catarinenses morreram em decorrência da doença este ano. Apesar de 16 ainda estarem em investigação, o número de mortes em relação ao ano passado diminuiu sete por cento.
Os dados oficiais do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira mostram que a população de Santa Catarina deu um salto em relação ao último Censo, em 2010. Atualmente, o Estado tem sete milhões 609 mil 601 habitantes, sendo o segundo que mais cresceu em população no país: alta de 21 vírgula 78 por cento em 12 anos. Santa Catarina ficou atrás apenas de Roraima, mas bem acima da média nacional, fixada em seis virgula 45. O Estado ganhou um milhão 361 mil 165 habitantes nesse período, sendo 217 mil deles apenas em Florianópolis e Joinville, as duas maiores cidades. A elevação da população está distribuída entre as regiões, tanto que 224 dos 295 municípios tiveram alta entre os habitantes no período entre os censos. Das 20 cidades que mais ganharam habitantes proporcionalmente, 18 estão no litoral.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes reforçou o alerta sobre os pontos de PARE e SIGA na BR-163. De acordo com o órgão, dois pontos em Guaraciaba e Dionísio Cerqueira terão o transito afetado hoje a partir de hoje. O trânsito nos locais vai acontecer em uma pista com sentidos alternados para que os serviços sejam executados de forma adequada e segura. As operações são necessárias para dar andamento às obras de restauração, adequação de capacidade e eliminação de pontos críticos da rodovia. Os pontos com restrição de tráfego fica na entrada do britador em Guaraciaba e em Dionísio Cerqueira entre os quilômetros 112 e 120.
A Secretaria de Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social de Descanso vão promover na próxima semana a décima segunda Conferência Municipal de Assistência Social. O evento vai ocorrer na próxima segunda-feira, no Clube SAD, a partir da uma hora da tarde e terá como tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”. A presidente do e Conselho Municipal de Assistência Social e coordenadora do CRAS, SUZAMARA MIOTTO, destacou a importância do evento. Ela explicou que a Conferência Municipal tem por objetivo avaliar a política de assistência social no município e buscar, através da participação de profissionais e usuários, elencar propostas que venham ao encontro das demandas da população.
Os preparativos para a primeira Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Bandeirante seguem sendo executados no município. A garantia é do secretário de Agricultura e integrante da Comissão Central Organizadora da FACIBAND, CLAUDINEI ZIMMERMANN. Ele destacou que a expectativa é positiva em todos os setores que envolvem a primeira feira, não sendo diferente no setor de Agricultura. Ele lembrou que essa proposta estava no plano de governo e neste ano foi colocada em prática pelo governo municipal. ZIMMERMANN destacou que desde o início da divulgação da feira, a procura por parte dos moradores está sendo grande para expor produtos e animais. De acordo com ele, mesmo faltando praticamente três meses para o evento, a secretaria de Agricultura já está trabalhando em relação ao espaço adequado e local apropriado para abrigar os animais que vão estar expostos nos dias da feira que vai acontecer em setembro.
Além dos empresários da cidade, a comissão da Faciband está analisando a forma legal dos agricultores participarem da feira com exposição de animais. O secretário de Agricultura e integrante da Comissão Central Organizadora da FACIBAND, CLAUDINEI ZIMMERMANN pontuou que o interesse das famílias em expor na primeira FACIBAND é positivo e dois agricultores já confirmaram presença na feira. Ele comentou que eles já participam de feiras nos três estados do Sul e por isso possuem experiência em eventos desse porte por possuírem um gado de alta genética. Ele disse que o município de Bandeirante possui um alto potencial em vários segmentos e todos serão mostrados durante a feira deste ano. CLAUDINEI ZIMMERMANN ressaltou que a secretaria está focada neste momento em visitar todas as propriedades do município com o objetivo de divulgar e também convidar para a primeira FACIBAND.
Os agricultores que não receberem a visita da comissão da Faciband e desejam participar da feira também podem procurar a secretaria de Agricultura durante o horário de expediente. A afirmação é do secretário de Agricultura e integrante da Comissão Central Organizadora da FACIBAND, CLAUDINEI ZIMMERMANN. Ele citou que haverá espaço tanto para o gado de corte, como também para o gado leiteiro. CLAUDINEI ZIMMERMANN garantiu que a equipe da secretaria de Agricultura vai proporcionar todo o suporte necessário aos interessados e revelou que a ideia é que até cinco animais de cada propriedade possam estar sendo expostos na primeira FACIBAND de setembro.
Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste realizaram na quarta-feira a sessão ordinária mensal da Câmara Mirim. No encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, eles aprovaram indicações sugerindo ações de urbanismo, esporte, meio ambiente e assistência social. RENAN BRITES solicita ao Poder Executivo que viabilize esforços e investimentos na instalação de lixeiras subterrâneas. O vereador mirim justifica que com esse modelo de lixeiras diminuirá a taxa de resíduos que caem para fora, principalmente nas coletas, e reduzirá o cheiro forte que sai das atuais lixeiras. PEDRO HENRIQUE PONTES solicita à Administração Municipal que elabore projeto e viabilize a construção de uma área de esportes junto ao terreno de propriedade da Municipalidade, localizado atrás da creche do Bairro Salete.
O secretário estadual de Educação, ARISTIDES CIMADON, participou ontem do Fórum Regional de Educação em Itapiranga. O evento foi realizado na Sociedade Imigrantes com envolvimento dos cinco municípios de abrangência da Regional de Educação. Durante o evento, CIMADON afirmou que é preciso repensar o ensino médio para tornar esta etapa mais atrativa e eficiente. Ele citou que é preciso deixar de lado o ensino médio medíocre e sem itinerário formativo para os jovens. O secretário também fez uma avaliação da estrutura das escolas estaduais e informou que será preciso fazer um alto investimento nesses espaços. Santa Catarina possui mil e 53 escolas, sendo que 760 não possuem condições adequadas e precisam de reformas e diferentes investimentos.
Apesar da situação preocupante em relação a estrutura das escolas da rede estadual, a região extremo-oeste possui uma condição diferenciada. A afirmação é do secretário de educação, ARISTIDES CIMANDON. Depois de participar do Fórum Regional de Educação pela manhã em Itapiranga, ele se reuniu com a equipe a coordenadoria regional de Educação de São Miguel do Oeste. Nesta sexta, CIMADON também vai passar pelas regionais de Maravilha, Chapecó e Xanxerê. O objetivo do roteiro é conhecer a realidade da educação pública na região, ouvir os professores e identificar as questões mais urgentes que precisam ser resolvidas pela educação.
A Coordenação Regional do Sinte de São Miguel do Oeste acompanhou a visita do secretário de Estado da Educação, ARISTIDES CIMADON, ao município de Itapiranga nesta quarta-feira e aproveitou para entregar em mãos uma carta de reivindicações da categoria ao Governo do Estado. No documento, o sindicato dos servidores cita que foram realizadas reuniões entre a entidade e o governo, com a apresentação de propostas e de reivindicações dos trabalhadores em educação, mas até agora o Governo não fez qualquer proposta que contemple os pontos da pauta salarial e de valorização dos professores. O Sinte ressalta ainda que a categoria continua mobilizada e organizada, cobrando a contraproposta assumida pelo governo estadual durante a mesa de negociação.
A pauta dos trabalhadores em educação reapresentada ontem ao secretário ARISTIDES CIMADON incluiu a revogação do desconto de 14 por cento dos aposentados, pagamento do piso na carreira com a descompactação da tabela salarial, reajuste do auxílio alimentação com correção anual e isonomias entre os servidores públicos estaduais e realização de concurso público para todos os cargos. Ainda conforme o documento entregue, “o não pagamento do reajuste do piso salarial e a não descompactação da tabela salarial, faz com que os trabalhadores em educação do Estado sintam-se cada vez menos valorizados, além dos vencimentos pagos pelo Estado continuar sendo um dos menores do País”. O sindicato também pede o reajuste do vale-alimentação, o que não acontece há 10 anos.
A importação do leite em pó pelo Brasil e o impacto na cadeia produtiva do leite voltou a preocupar o setor. O aumento do ingresso de leite em pó no país afetar a competitividade dos pequenos e médios produtores e das empresas do pais. Na última semana, a Comissão Nacional de Pecuária de Leite da CNA, juntamente com parlamentares e entidades do setor se reuniram com o Ministério da Agricultura para discutir a importação de leite em pó pelo Brasil. De acordo com o deputado federal por Santa Catarina, RAFAEL PEZENTI, secretário da frente parlamentar em apoio ao produtor de leite, o setor está cobrando uma ação mais efetiva do governo federal para proteger a cadeia nacional do leite.
No acumulado de 2023, de janeiro a maio, as importações de leite em pó cresceram 333 por cento em comparação ao ano passado, com os volumes atingindo cerca de 78 mil toneladas até maio. A informação é do deputado RAFAEL PEZENTI. Ele esteve no Peperi Entrevista de hoje e disse que a entrada de leite em pó, especialmente da Argentina, cria uma concorrência nociva, especialmente para os produtores de leite. Ele explicou que entre dois e três por cento do total de leite consumido no Brasil vinha do Uruguai e da aregetnia. Agora, esse percentual subiu para 10 por cento. O deputado citou que esse quadro cria ainda mais dificuldade para os produtores que estão abandonando a atividade.
A questão que envolve a importação de leite em pó pelo Brasil não é nova, mas o aumento da entrada do produto amplia a preocupação da cadeia produtiva nacional. O comentário é do deputado RAFAEL PEZENTI. De acordo com ele, esse é um tema que também tem impacto entre os produtores de leite da região que acabam perdendo com a a importação de leite em pó. PEZENTIN explicou que as entidades estão pedindo que o governo federal adote medidas para taxar a importação e defender o produtor nacional.
São Miguel do Oeste tem 44 mil 330 moradores. Os números finais do censo demográfico 2022 do IBGE foram divulgados nesta quarta-feira e apontam que o município ganhou oito mil e 24 habitantes em relação ao censo de 2010. A população da cidade ficou acima da projeção feita pelo órgão que apontava cerca de 43 mil moradores. O crescimento populacional foi de cerca de 20 por cento nesse período de 13 anos. Segundo o IBGE, a taxa de crescimento geométrico foi de um vírgula 68 por cento, o maior índice da agencia regional do instituto no extremo-oeste.
Cinco cidades da região extremo-oeste tiveram redução da população de acordo com os dados do censo do IBGE divulgados nesta quarta. Romelândia foi a cidade que mais perdeu habitantes em números absolutos. São 814 moradores na comparação com o censo de 2010 e agora o município tem quatro mil 823 habitantes. Anchieta perdeu 340 e agora tem cinco mil 943 moradores. Barra Bonita também tem menos habitantes: são 221 a menos e a população agora é de mil 668. Descanso perdeu 104 e está com oito mil 530 e Guarujá do Sul está com 79 moradores a menos e a população total caiu para quatro mil 829.
Durante a Operação Hórus em Dionísio Cerqueira, a Polícia Militar abordou um caminhão que fazia o transporte de mil 800 litros de combustível contrabandeados da argentina. Segundo a PM, o veículo só tinha um tanque que alimentava o caminhão para seu funcionamento. Os dois tanques estavam sem conexão nenhuma com o motor, sendo usado apenas para armazenar diesel e fazer o transporte. O condutor, um homem de 36 anos, foi preso em flagrante delito e conduzido até a Polícia Federal. A carga e o caminhão foram apreendidos e entregues na Receita Federal.
A Divisão de Investigação Criminal de Maravilha, durante a Operação Difron Segura, prendeu um homem de 69 anos, condenado pela prática de crime de estupro de vulnerável. A prisão aconteceu em Pinhalzinho, no Bairro Bela Vista, onde o idoso foi localizado após trabalho investigativo da Polícia Civil. Conforme apurado pela Polícia Civil, em 2018, ele foi acusado de abusar sexualmente de três vítimas, entre nove e 13 anos.. Os crimes aconteceram em Sul Brasil. Após o processo criminal, o homem foi condenado, em sentença definitiva, a 16 anos de prisão.
A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso de São Miguel do Oeste, cumpriu um Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar na residência de um homem de 41 anos nesta quarta-feira. As investigações feitas pela Polícia Civil demonstram que o investigado teria realizado fotografias de cena de nudez da então companheira e divulgou o material sem a autorização da mulher. Na residência foram apreendidos aparelhos eletrônicos que serão analisados. De acordo com a Dpcami, o Inquérito Policial seguirá com novas diligências e será encaminhado ao Poder Judiciário no prazo legal.
Um homem foi atingido por um disparo de arma de fogo nesta quarta-feira no interior de Descanso. De acordo com o relato feito pela mulher da vítima à Polícia Militar, o cunhado do homem chegou na residência localizada na Linha Macaco Branco, interior de Descanso, por volta das oito e meia. Ela disse que ele estava muito embriagado. O cunhado começou a fazer pergunta sobre a esposa dele que estaria internada em outra cidade. Houve uma discussão e o cunhado sacou uma arma e fez três disparos na direção do homem. Em seguida, eles entraram em luta corporal. O agressor fugiu em seguida e não foi localizado. O homem, baleado na perna, foi levado para o Hospital de Descanso e, depois, transferido para o Hospital Regional. A arma utilizada, um revolver que estava com cinco cartuchos deflagrados e um intacto, foi apreendido.