-TSE RETOMA JULGAMENTO QUE PODE TORNAR BOLSONARO INELEGÍVEL
-SANTA CATARINA TEM SEGUNDO MAIOR CRESCIMENTO ABSOLUTO DE POPULAÇÃO
-IPORÃ DO OESTE TEVE CRESCIMENTO POPULACIONAL DE QUASE 11% EM 12 ANOS
-COM GRANDE PROCURA, CAMPANHA DO AGASALHO É PRORROGADA NO MUNICÍPIO
-INSCRIÇÕES EM CONCURSO E PROCESSO SELETIVO DA PREFEITURA TERMINAM DIA 13
-BOMBEIROS REALIZAM AÇÕES NA SEMANA NACIONAL DE PREVENÇÃO À INCÊNDIOS
-POLÍCIA CIVIL REALIZA OPERAÇÃO CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
-HOMEM É SOCORRIDO APÓS SER BALEADO NA PERNA DURANTE BRIGA DE FAMÍLIA
O tempo apresenta-se encoberto. A previsão para as próximas horas é de céu nublado durante a tarde. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 22 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 85 centavos. O euro está valendo cinco reais e 27 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula nove centavos.
Mais de 100 pessoas morreram após o colapso da barragem de Nova Kakhovka, em Kherson no início deste mês, de acordo com a última atualização do Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia, nesta quarta-feira. Mais de 60 corpos foram encontrados entre sábado e domingo. O colapso da barragem de Nova Kakhovka é um dos maiores desastres industriais e ecológicos da Europa há décadas. A catástrofe destruiu aldeias, inundou terras agrícolas, privou milhares de pessoas de energia e água potável e causou danos ambientais. Ainda é impossível dizer se a barragem desabou porque foi deliberadamente direcionada ou se a ruptura pode ter sido causada por falha estrutural.
As autoridades francesas prenderam cerca de 150 pessoas durante a noite desta quarta-feira quando protestos irromperam pela segunda noite após a morte de um adolescente pela polícia. O presidente francês EMMANUEL MACRON disse que a violência nos protestos é “absolutamente injustificável”. O ministro do Interior, GÉRALD DARMANIN, publicou no Twitter que “prefeituras, escolas e delegacias de polícia foram incendiadas ou atacadas” durante uma noite de “violência intolerável”. Os protestos ocorreram depois da morte de um rapaz de 17 anos que foi baleado pela polícia durante uma blitz de trânsito na terça-feira no subúrbio parisiense de Nanterre.
Mais de um terço da população dos Estados Unidos está sob alertas de qualidade do ar, cobrindo mais de uma dúzia de estados do meio-oeste à costa leste, enquanto a fumaça dos incêndios florestais canadenses varre partes do país. As autoridades pedem ao público que tome medidas de segurança apenas algumas semanas depois que uma fumaça de incêndio florestal semelhante cobriu o Nordeste do país. Mais de 120 milhões de pessoas estão sob alerta e algumas das piores qualidades do ar, classificadas como “muito insalubres”, concentram-se nas áreas metropolitanas de Chicago, Cleveland, Detroit e Indianápolis. O Canadá está passando por sua pior temporada de incêndios.
O litro da gasolina poderá ficar 34 centavos mais caro a partir desta quinta-feira. No etanol, o aumento deverá ser de 11 centavos por litro. O cálculo é da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis, que, junto com a Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e de Lubrificantes afirma que a volta da cobrança integral de impostos federais sobre esses combustíveis passa a ser feita a partir desta quinta-feira, já que a medida provisória que determinava o aumento somente em 1º de julho não foi votada. Em março, a reoneração aconteceu de forma parcial. Agora, a parcela restante voltará a incidir. Segundo a Abicom, os encargos terão impacto total de aproximadamente 68 centavos no litro de gasolina pela Cide, Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico e do PisCofins.
O número de lares aumentou mais nos últimos 12 anos do que o de habitantes no País. As famílias ficaram mais enxutas, com menos gente vivendo sob o mesmo teto, na média geral da população, segundo os dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O Brasil chegou à marca de 90 milhões 688 mil domicílios no ano passado. O resultado significa um salto de 34 por cento em relação ao total de lares encontrados no Censo 2010, o equivalente a 23 milhões 118 mil de lares a mais em pouco mais de uma década. No mesmo período, a população brasileira cresceu seis e meio por cento. O município de São Paulo, o mais populoso, concentrava o maior número de lares: quatro milhões e 900 mil.
O Tribunal Superior Eleitoral retomou nesta quinta-feira o julgamento do ex-presidente JAIR BOLSONARO. O caso entra no terceiro dia de sessões. Hoje pela manhã, o ministro RAUL ARAÚJO divergiu do voto do relator. Ele foi contra a condenação e inelegibilidade do ex-presidente por oito anos. Com isso, a votação está empatada em um a um. Na terça-feira, o relator BENEDITO GONÇALVES votou para tornar BOLSONARO inelegível. Ao todo, são sete ministros e são necessários quatro votos para formar maioria. A ação contra o ex-presidente foi ajuizada pelo PDT por suposto abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
A reunião da Comissão de Finanças e Tributação da Alesc teve como destaque a apresentação do relatório conclusivo ao Projeto de Lei do governo do Estado, que estabelece a Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2024. Na ocasião, o relator, deputado MARCOS VIEIRA, discorreu sobre algumas alterações que promoveu no texto, que deve ser votado pelo colegiado na próxima semana. De acordo com o parlamentar, um dos principais pontos é a inclusão de uma previsão de redução de cinco por cento ao ano no índice total de incentivos fiscais concedidos pelo governo às empresas e segmentos econômicos do estado. A medida, segundo disse, deve trazer aos cofres públicos estaduais receitas adicionais de um bilhão por ano. VIEIRA afirmou que os benefícios concedidos também passarão a ter prazo de validade, a exemplo do que acontece em âmbito federal.
Santa Catarina registrou 74 mil e 500 mil casos de dengue no primeiro semestre deste ano, número que corresponde a uma média de 12 mil infectados por mês desde janeiro. O dado foi confirmado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica nesta quarta-feira e é o maior dos últimos três anos na comparação com o mesmo período, de janeiro a junho. Em relação a 2022, o número de pacientes infectados com a doença no primeiro semestre em Santa Catarina cresceu cerca de seis por cento. Na mesma data do ano passado, o Estado somava 70 mil positivos. Já na comparação com 2021, porém, o aumento foi de mais de 400 por cento. Na época, em junho, registrava-se 16 mil casos de dengue. Ao menos 71 moradores catarinenses morreram em decorrência da doença este ano. Apesar de 16 ainda estarem em investigação, o número de mortes em relação ao ano passado diminuiu sete por cento.
Os dados oficiais do Censo 2022 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quarta-feira mostram que a população de Santa Catarina deu um salto em relação ao último Censo, em 2010. Atualmente, o Estado tem sete milhões 609 mil 601 habitantes, sendo o segundo que mais cresceu em população no país: alta de 21 vírgula 78 por cento em 12 anos. Santa Catarina ficou atrás apenas de Roraima, mas bem acima da média nacional, fixada em seis virgula 45. O Estado ganhou um milhão 361 mil 165 habitantes nesse período, sendo 217 mil deles apenas em Florianópolis e Joinville, as duas maiores cidades. A elevação da população está distribuída entre as regiões, tanto que 224 dos 295 municípios tiveram alta entre os habitantes no período entre os censos. Das 20 cidades que mais ganharam habitantes proporcionalmente, 18 estão no litoral.
O município de São Miguel do Oeste vai sediar amanhã a décima segunda edição do Festival Nossa Arte. A informação foi divulgada pela diretora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ROSILEI ANTOCEFF, em entrevista para a Rede Peperi. De acordo com ela, o evento é regional e envolve as APAEs do Vale do Rio Uruguai. Segundo ROSILEI, a programação vai ocorrer na Linha Canela Gaúcha e vai reunir nove unidades escolares, sendo dos municípios de Cunha Porã, Caíbi, Mondaí, São João do Oeste, Iporã do Oeste, Itapiranga, Descanso, Tunápolis e São Miguel do Oeste. Conforme ROSILEI, são esperados entre 150 a 200 alunos nesta edição, além de professores e demais pessoas envolvidas com o evento. Ela lembra que a última edição realizada foi em 2019 e tradicionalmente ocorre a cada dois anos, porém, visto a pandemia da Covid-19, teve que ser adiada, sendo retomada neste ano.
ROSILEI ANTOCEFF comenta que o evento será realizado durante todo o dia e vai contar com café da manhã, seguido das apresentações. Ela explica que o grande objetivo do Festival Nossa Arte é conhecer as habilidades e capacidades dos alunos das APAEs da região do Vale do Rio Uruguai. Haverá apresentações em seis categorias, sendo a dança, dança popular brasileira, teatro, música, artes visuais e artes literárias. Salienta que haverá premiação e os classificados vão representar a região na fase estadual que vai acontecer em Lages nos dias 17, 18 e 19 de outubro desse ano. ROSILEI pontua ainda que além da fase regional e estadual, haverá ainda a fase nacional que será realizada na Bahia no final do ano. Para a diretora, o evento é de extrema importância, pois possibilita que os educandos participem de um intercâmbio cultural, proporcionando troca de experiências e mais autonomia, haja visto a experiência que esses momentos fora da rotina proporcionam.
O governo do Estado vai reforçar e ampliar a segurança no ambiente escolar da rede pública. O Secretário de Estado da Educação participou ontem do Fórum Regional da Educação em Itapiranga e destacou a importância do investimento. ARISTIDES CIMADON destacou que uma das principais medidas será a presença de segurança armada em cada uma das mil e 53 escolas estaduais, por meio de um protocolo integrado das forças de segurança do Estado. De acordo com CIMADON, a Segurança Pública vai contemplar 520 mil estudantes da rede estadual de ensino. O governo estadual fará investimento de 70 milhões de reais. O Secretário reconheceu a necessidade de investimentos em infraestrutura em pelo menos 760 escolas de Santa Catarina. Ele reforçou que a região Extremo Oeste possui uma condição diferenciada, sendo destaque na qualidade das escolas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística divulgou nesta quarta-feira, os dados oficiais do Censo Demográfico 2022. Pelos números apresentados, Iporã do Oeste teve crescimento populacional de dez vírgula 98 por cento em 12 anos. Passou de oito mil 409 habitantes em 2010 para nove mil 333 em 2022. Na mesma linha, São João do Oeste teve crescimento de três vírgula 54 por cento, passando de seis mil e 80 para seis mil 295 habitantes. Tunápolis foi de quatro mil 633 para quatro mil 916, um aumento de seis vírgula dez por cento no número de moradores. Por sua vez, Santa Helena cresceu um vírgula 80 por cento e Belmonte menos de um por cento em 12 anos. Itapiranga passou de 15 mil 409 para 16 mil 638 habitantes – um aumento de sete vírgula 97 por cento, enquanto São Miguel do Oeste teve o maior crescimento da região com 22 vírgula dez por cento, chegando a 44 mil e 300 moradores.
Na contramão do crescimento, os municípios de Descanso, Mondaí e Riqueza perderam habitantes. De acordo com os dados apresentados ontem pelo IBGE, em 2010 Descanso tinha oito mil 634 moradores. Em 2022 foram recenseados oito mil 530 pessoas, o que representa redução de um vírgula dois por cento. Já Mondaí perdeu 139 moradores, caindo de dez mil 205 em 2010 para dez mil e 66 em 2022, uma diminuição de um vírgula 36 por cento. Riqueza retraiu um vírgula 89 por cento, com quatro mil 768 moradores recenseados em 2022. A queda no número de habitantes pode impactar no recebimento de recursos da União, pois quanto menor a população, menor é o coeficiente do Fundo de Participação dos Municípios, formado pela receita proveniente do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados.
Projetos coletivos são prioridades para melhor rendimento na suinocultura. Produtores procuram alternativas para a destinação dos dejetos. O Presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste relata preocupação com o momento da atividade. ROGÉRIO SCHNEIDER reconhece fator positivo com a redução no preço dos insumos, porém, ressalta a queda acentuada no preço da carne suína. Menciona ainda que se trata de uma atividade instável e que precisa do máximo de profissionalismo para evitar prejuízos. Ele considera que a Associação e o Município realizam importantes projetos e anuncia novas ações. SCHNEIDER informa que São João do Oeste possui 112 suinocultores, sendo que 70 são associados. O presidente avalia que é uma forma de ter acesso a conhecimentos e melhores resultados na suinocultura.
ROGÉRIO SCHNEIDER menciona também o custo elevado para investimentos, com juros altos que assustas os produtores rurais. Ele aponta como alternativas as medidas conjuntas. O Presidente da Associação dos Suinocultores de São João do Oeste relata como fator positivo o Seminário Regional realizado no município. Segundo ROGÉRIO SCHNEIDER, o evento contou com representantes de sete municípios da região, com palestras e debates relevantes sobre novas tecnologias, em especial sobre biogás, pois a questão ambiental é um problema na região. Ele observa que não é possível reduzir o volume de dejetos, porém, é preciso reduzir o potencial de poluição e tirar benefícios com novas fontes de renda.
Terminou ontem, em Florianópolis, o Sãmmit Cidades, maior encontro de cidades de Santa Catarina. O evento teve como objetivo capacitar seus participantes e potencializar o desenvolvimento dos municípios. O Secretário de Educação de São João do Oeste, CLAUNEI WEBER, esteve representando o colegiado da Ameosc no evento e avalia o encontro como altamente produtivo. Conforme WEBER, o evento reuniu entidades importantes do setor público, profissionais de referência no empreendedorismo e rico em conteúdo. Com até 10 experiências simultâneas dentro de um único evento, o Sãmmit Cidades contou com feira de negócios, salas de reunião e coworking, apresentações de cases, workshops, treinamentos e palcos interativos.
Diversos assuntos foram abordados na programação desta semana em Florianópolis. Estiveram em destaque a inovação social, mobilidade urbana, segurança pública, educação, planejamento, sustentabilidade, comunicação política, novas legislações, entre outros. Ao todo, foram quatro palcos com programação extensa para três dias de evento. Segundo CLAUNEI WEBER, a terceira edição do Sãmmit Cidades 2023, reuniu mais de 200 municípios de todas as regiões do país, com participação de aproximadamente cinco mil pessoas. Conforme o Secretário de Educação de São João do Oeste e representante do colegiado da Ameosc, o evento promoveu debates sobre inovações nas parcerias entre o poder público e privado.
O Corpo de Bombeiros está realizando ações especiais alusivas à Semana Nacional de Prevenção aos Incêndios. Conforme o comandante do quartel de Mondaí, sargento TIAGO SIDNEI BIEGER, a Operação Alerta Vermelho conta com visitas a residências para repassar orientações sobre a fiação elétrica, instalações de gás e uso de fogões a lenha. Ele explicou em entrevista para a Rádio Oeste que as ações estão ocorrendo em todos os municípios que possuem quarteis do Corpo de Bombeiros, com o objetivo de prevenir sinistros que trazem prejuízos e riscos à população. No caso de Mondaí, também será realizada uma reunião aberta ao público sobre a regularização das edificações que ainda não atendem aos requisitos previstos nas normas legais. A reunião vai ocorrer na noite desta quinta-feira, a partir das 19h30, na Casa da Cultura de Mondaí.
O Município de Iporã do Oeste realizou mais uma edição da tradicional campanha do agasalho entre o final de maio e o início de junho. De acordo com a coordenadora, JANETE LAUSCHNER, houve grande procura por donativos, o que levou a realização de uma nova etapa da campanha. Ela explica que agora as doações seguem sendo recebidas pelo Corpo de Bombeiros do município, que repassa os itens ao setor responsável da prefeitura para triagem. JANETE ressalta que as doações podem ser retiradas todas as quintas-feiras, no depósito do Miotto, localizado na esquina das ruas Sete de Setembro e Santo Antônio.
A coordenadora da campanha do agasalho de Iporã do Oeste pede para que as pessoas se atentem a qualidade das peças de roupas que são doadas. JANETE LAUSCHNER lembra que somente as peças em boas condições poderão ser aproveitadas pelas pessoas mais necessitadas. Ela explica que estão sendo entregues até dez peças para cada integrante da família, garantindo dessa forma, o acesso a roupas e calçados de qualidade para todos os necessitados. JANETE frisa que a campanha iniciou em maio e até o momento já foram arrecadadas em torno de três mil 351 peças de roupas e 258 pares de calçados, além de cobertores, lençóis e fronhas.
O Município de Iporã do Oeste está com inscrições abertas para Concurso Público e edital de Processo Seletivo que visam o preenchimento imediato de vagas e a formação de cadastro de reserva. Conforme o Secretário de Administração e Finanças, ERVINO HENKEL, o Concurso Público 12/2023 visa selecionar pessoas para cargos efetivos ou cadastro de reserva de advogado, assistente social, engenheiro civil, engenheiro ambiental e sanitarista, médico, odontólogo, professor de matemática, psicólogo, técnico em saúde bucal e pedreiro. O Secretário pontua que as vagas com contratação imediata no Concurso são para médico, engenheiro ambiental e sanitarista e ainda para pedreiro.
Já no caso do edital de Processo Seletivo 13/2023, os cargos em seleção são de assistente educacional, assistente social, enfermeiro, nutricionista, profissional de educação física, psicólogo, agente de combate à endemias, auxiliar de creche, técnico em enfermagem, agente comunitário de saúde, auxiliar de serviços geraisbraçais, auxiliar de serviços geraislimpeza e copa e motorista categoria D. HENKEL explica que o Processo Seletivo, diferente do Concurso Público, visa selecionar pessoas apenas para eventuais substituições de servidores efetivos em caso de afastamento por problemas de saúde ou outras situações.
ERVINO HENKEL lembra que as inscrições para ambos os editais terminam no dia 13 de julho, com provas coordenadas pela Ameosc a serem realizadas no dia 29 de julho, com local ainda a ser divulgado. O valor da inscrição é de 100 reais para vagas de Ensino Superior, 80 reais para Ensino Médio e 60 reais para vagas que exigem Ensino Fundamental. O Secretário de Administração e Finanças lembra que a carga horária e o salário para cada cargo podem ser conferidos no edital publicado no site da Ameosc e também no site oficial do Município.
Policiais Civis da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso, através da Operação Difron Segura, cumpriram um mandado de busca e apreensão domiciliar na residência de um homem, de 41 anos, em São Miguel do Oeste, na tarde desta quarta-feira. As investigações feitas pela Polícia Civil demonstraram que o investigado teria realizado fotografias de cena de nudez da então companheira, além de divulgar as imagens, tudo sem a autorização e conhecimento da mulher. Na residência foram apreendidos eletrônicos que serão analisados. O Inquérito Policial seguirá com novas diligências e será encaminhado ao Poder Judiciário no prazo legal.
Polícia Civil realiza operação contra o tráfico de drogas em Itapiranga. A Operação da Polícia Civil ocorreu por volta do meio dia desta quarta-feira, na Rua São Bonifácio, no centro da cidade. Conforme o delegado SANDRO ZANCANARO, que coordenou a operação, participaram dos trabalhos, 15 policiais da região, com cinco viaturas. O delegado ressalta que a ação desta quarta-feira possui desdobramento de operações já realizadas no ano passado, quando foi apreendida uma grande quantidade de drogas e armas. Nos locais que a polícia possui mandados de busca, não foram encontradas drogas nesta quarta-feira, porém, foram apreendidos celulares que irão contribuir para a sequência das investigações.
Homem é baleado na perna durante briga em Descanso. A ocorrência foi registrada na noite desta quarta-feira, por volta das 21h na comunidade de Macaco Branco. Atenderam a tentativa de homicídio a Polícia Militar de Descanso, Belmonte e o Tático de São Miguel do Oeste. Segundo divulgado, aconteceu uma briga familiar e em determinado momento, o cunhado da vítima sacou um revólver e efetuou alguns disparos, atingindo a perna de um homem. Ferido, familiares conduziram a vítima por meios próprios até o Hospital de Descanso. Foi constatado que o tiro atingiu uma das pernas da vítima e que após os procedimentos, a equipe decidiu transferir o paciente para o Hospital Regional em São Miguel do Oeste, onde o estado de saúde é estável. O Pelotão de Patrulhamento Tático realiza buscas para tentar localizar e prender o suspeito da tentativa de homicídio.