-RELATOR DE COMISSÃO ESPECIAL EMITE PARECER FAVORÁVEL AO VOTO IMPRESSO
-GOVERNO PROTOCOLA PROJETOS DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ASSEMBLEIA
-PREFEITURA FINALIZA LEVANTAMENTO DE PREJUIZOS CAUSADOS POR TEMPORAL
-MUNICÍPIO RETOMA VACINAÇÃO CONTRA COVID PARA PESSOAS COM 48 ANOS E GESTANTES
-FRIO INTENSO LEVA ESCOLAS ESTADUAIS A SUSPENDER AULAS PRESENCIAIS NESTA SEMANA
-HOMEM É DETIDO COM MAIS DE 50 MIL REAIS EM VINHOS DA ARGENTINA
-POLÍCIA MILITAR PRENDE MULHER SUSPEITA DE TENTATIVA DE HOMICÍDIO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 10 graus. A mínima das últimas horas foi de um grau negativo.Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 90 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Itália retirou nesta segunda-feira a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos enquanto os casos e hospitalizações por Covid-19 estão em queda no país. O uso obrigatório de máscaras foi imposto em outubro do ano passado, quando o país entrava na segunda onda da pandemia e as autoridades mostravam dificuldade para conter as altas infecções. O governo italiano vem suspendendo restrições continuamente desde abril. O uso de máscaras era uma das últimas regras que ainda estavam em vigor, no entanto elas devem ser mantidas em áreas públicas fechadas, como no transporte público.
Equipes de resgate retiraram nesta segunda-feira o décimo primeiro corpo dos escombros do prédio que desabou parcialmente na Flórida, nos Estados Unidos, na quinta-feira. Cerca de 150 pessoas ainda seguem desaparecidas, e autoridades prometem continuar procurando por possíveis sobreviventes. Mais da metade do prédio desmoronou na madrugada, quando os moradores dormiam. Uma criança brasileira está entre os desaparecidos. LORENZO LEONE, de cinco anos, estava com seu pai, ALFREDO LEONE, quando o edifício veio abaixo.
O recorde de temperatura já registrada na história do Canadá não durou 24 horas e já foi renovado: termômetros marcaram 47 graus e meio na pequena cidade de Lytton, na província da Columbia Britânica, nesta segunda-feira. É quase um grau centígrado a mais do que o registrado no domingo na mesma cidade. Por causa do calor recorde no oeste do Canadá, autoridades da Colúmbia Britânica pediram que empresas dispensassem seus funcionários caso não conseguissem garantir a segurança deles.
O Brasil receberá nesta terça-feira um milhão e 500 mil doses de vacinas da Pfizer e da Coronavac. Serão 528 mil mil doses da farmacêutica norte-americana e mais um milhão de imunizantes prontos que serão enviados pela empresa Sinovac, da China. O País ainda receberá outros lotes da Pfizer ao longo da semana. Serão 936 mil na quarta e 936 mil na quinta. Todas as entregas do imunizante serão recebidas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A chegada das vacinas prontas da Coronavac é resultado de uma negociação com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, que inclui o envio de remessas do IFA para produção de doses na fábrica do Butantan.
O deputado FILIPE BARROS do PSL do Paraná leu um parecer que torna obrigatórias a adoção do voto impresso e a impressão de cédulas em papel na apuração dos votos. O relatório foi apresentado nesta segunda-feira na comissão especial da Câmara sobre o tema. A proposta é bandeira de BOLSONARO que alega fraudes na urna eletrônica. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, é contra a mudança, mas disse que irá adotá-la, caso o Congresso aprove. No fim de semana, 11 partidos se posicionaram contra o voto impresso. O parecer de BARROS só deverá ser votado nas próximas sessões.
Em meio a maior seca do Brasil nos últimos 91 anos, o ministro de Minas e Energia, BENTO ALBUQUERQUE, apelou nesta segunda-feira durante pronunciamento nacional à toda população para evitar o desperdício de energia nos próximos meses de 2021. Ele ainda anunciou que o governo desenha junto com a indústria um programa voluntário para que empresas passem a consumir energia em horários de menor demanda. A medida busca evitar risco de apagões nos períodos de pico. O ministro BENTO ALBUQUERQUE, porém, tem descartado a possibilidade de racionamento. Na semana passada, ele afirmou que o Brasil está em situação muito mais tranquila que em 2001, ano do último racionamento.
Uma portaria publicada pelo governo de Santa Catarina na segunda-feira cria regras para a realização de eventos de massa, aqueles com mais de 500 pessoas. Na prática, a medida não libera os eventos automaticamente, mas coloca a autorização sujeita à avaliação. Segundo o novo regramento, os organizadores devem elaborar um plano de contingência e apresentá-lo à Diretoria de Vigilância Sanitária para que seja avaliado. A regra vale para eventos em todos os níveis da matriz de risco estadual da Covid-19. Conforme a portaria, enquadram-se as atividades coletivas de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política com concentração ou fluxo excepcional de pessoas.
Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira, mostra que 68 mil e 11 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 47 mil 650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20 mil 361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. O superintendente de vigilância em saúde, EDUARDO MACÁRIO, reforça que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dois da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca, de 12 semanas. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
O governo de Santa Catarina entregou nesta segunda-feira à Assembleia Legislativa os dois projetos que compõem a Reforma da Previdência de Santa Catarina. A nova tentativa de mudança no sistema de aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais está detalhada em uma Proposta de Emenda à Constituição e um projeto de lei complementar. Os dois textos foram entregues ao presidente da Alesc, o deputado estadual MAURO DE NADAL pelo secretário da Casa Civil, ERON GIORDANI. Os textos devem passar por três comissões da Alesc e podem ter uma análise conjunta. Um calendário de tramitação deve ser definido nesta terça-feira.
O rádio está onde nenhum outro meio de comunicação está. É o meio que todos escutam independentemente do que fazem. OTILIA WOM DENZ, de linha São Pedro está acompanhando a programação da Rádio Peperi, ao lado de seu fogão a lenha.Já ROSWITA FRITZN, moradora do Bairro Estrela, rua Cristovão Colombo, prepara o almoço ouvindo o rádio. MARIA CRISTHI de Campo Sales fica ligada na Peperi enquanto produz seu queijo. PLINIO DINON toma seu chimarão ligado no rádio. VILMAR EPPING caminha em sua propriedade, mas não deixa de ouvir o rádio.Pesquisas apontam que o rádio cresce, junto com as novas mídias, mas sempre se valoriza pelo seu conteúdo sério e responsável, com produções locais e regionais, o que nenhum outro meio faz.
A JCI Câmara Junior vai realizar mais uma edição do tradicional Concurso de Oratória nas escolas. A informação é do coordenador do evento, VANDERLEI VEIDEN. Ele disse que os detalhes do concurso estão definidos, como a premiação, por exemplo. O Oratória nas Escolas terá duas categorias, uma com estudantes da sétima, oitava e nono ano e outra com alunos do ensino médio. Nos próximos dias, a equipe da JCI vai visitar as unidade de ensino para estimular a participação dos estudantes. Segundo VEIDEN, o objetivo da entidade é contar com o envolvimento de 10 a 15 escolas do município com, no mínimo com três representantes de cada uma delas.
O concurso oratória nas escolas na JCI Câmara Júnior já tem as datas definidas. Segundo o coordenador do evento, VANDERLEI VEIDEN, o workshop para apresentação das regras do concurso está marcado para o dia dois de agosto. Nesse dia, os estudantes inscritos também receberão orientações sobre a escolha do tema e a forma de apresentação da oratória. A final da edição 2021 do concurso será no dia 25 de agosto. Os dois eventos vão acontecer no auditório da escola municipal Emma Balke. Os vencedores do ensino médio e fundamental-anos finais vão representar São Miguel do Oeste na etapa regional do concurso.
Os municípios abrangidos pelo Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional e o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina assinaram na última semana o Termo de Delegação de Atribuições em Gestão Florestal. Com isso, o Conder passa a ter competência para atuar em projetos florestais realizados no extremo-oeste. Durante o evento, o presidente do IMA, DANIEL NETTO salientou que órgão ambiental do estado e o CONDER trabalham com as mesmas atribuições, o que tem reforçado a relação de parceria entre as duas entidades. O presidente do CONDER, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER ressaltou o termo assina na semana passada dá uma amplitude maior para a atuação e um respaldo legal que oferece maior segurança para os técnicos do consórcio.
O grande objetivo do CONDER é trazer agilidade, legalidade e desenvolvimento aos municípios no que diz respeito aos licenciamentos ambientais. A declaração é do presidente do CONDER, CLAUDIO JUNIOR WESCHENFELDER. Ele destacou que o consórcio vem tendo uma atuação de destaque nos municípios da região desde o ano de 2018, recebendo inclusive a adesão de municípios de associações. WESCHENFELDER disse que a sobrecarga do Instituto do Meio Ambiente era um grande entrave para a região, já que os pedidos de licenciamento ambiental demoravam para serem liberados. Ele comentou que o Conder conseguiu agilizar esse processo e reduziu a carga de trabalho sobre o IMA, fazendo com que o órgão estadual tenha mais tempo para analisar os processos de licenciamento ambiental mais complexos.
Depois Associação dos delegados de polícia e dos servidores gerais da polícia civil, mais uma categoria emitiu um manifesto contra a reforma da previdência. Agora, a Associação dos agentes penitenciários e de segurança socioeducativos estão protestando contra a proposta do governo que tramita na Alesc. Os servidores que atuam nas cadeias, penitenciárias e centro de internação de menores infratores sustentam que o projeto retira direitos e prejudica a categoria. A policial penal, VANIA GUTZ, participou do Peperi Entrevista e disse que os profissionais da área fizeram um protesto semana passada em frente a Alesc e que novas manifestações devem ocorrer para tentar impedir a aprovação do projeto enviado pelo governador.
De acordo com VANIA GUTZ, os policiais civis estão em estado de alerta diante a proposta de reforma da previdência que foi protocolada na Assembleia Legislativa. Ela explicou que dois pontos da reforma são os mais preocupantes para os Policias Penais. O primeiro é que o prevê idade mínima de 65 anos para aposentadoria dos homens e 62 para as mulheres. Ela disse que a proposta é uma punição para os Policiais Penais. Outro ponto é que prevê a redução do valor da pensão por morte que cai dos atuais cem para 50 por cento do salário. VANIA questionou porque o governo trata de forma diferente os policiais militares e penaliza os Policias Penais e Civis.
O governo de Santa Catarina vai investir mais de um milhão de reais em obras diversas nas escolas estaduais da região Extremo Oeste, na área de abrangência da gerencia regional de Educação com sede em São Miguel do Oeste. A informação é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. De acordo com ela, o governador CARLOS MOISÉS e sua equipe estão com as atenções voltadas para a infraestrutura de todas as unidades escolares pertencentes ao Estado. Conforme ela, a ideia é que todos os espaços recebam algum tipo de melhoria nos próximos anos.
Em São Miguel do Oeste, neste momento, a gerencia regional de Educação vai investir quase meio milhão de reais. A afirmação é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. Segundo ela, o investimento será na escola Alberico Azevedo do bairro São Jorge. No local, serão destinados pouco mais de 400 mil reais para reparos no telhado, além da adequação do acesso à escola e construção de uma passarela, além de uma revitalização completa do ginásio de esportes. ELIANE destacou que o objetivo é proporcionar um espaço adequado e seguro aos frequentadores da unidade escolar.
Os mais de um milhão de reais que serão investidos nas escolas estaduais da região Extremo Oeste de Santa Catarina já estão garantidos por meio de um contrato de manutenção que está em andamento desde o começo deste mês. A declaração é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. Ela explicou que esse documento permite a aplicação dos recursos nas unidades de ensino. Ela comentou que a própria comunidade escolar vai apontar quais são as necessidades existentes em cada localidade. ELIANE GALEAZZI reforçou e garantiu que todas as escolas estaduais da região vão receber ao longo dos meses algum tipo de ação.
As escolas da rede pública estadual suspenderam as aulas presenciais desta semana em razão do frio intenso. Em ofício, a secretaria estadual de Educação recomendou que as aulas serão mantidas apenas na modalidade remota até a próxima sexta-feira. Na segunda-feira, dia cinco de julho, as atividades presenciais serão retomadas. De acordo com a gerencia, nesta semana, os professores trabalharão remotamente através do Meet, conteúdo pelo WhatS ou Classroom. A comunicação entre professores e alunos será através dos grupos de whatsApp. A decisão é uma medida de prevenção para evitar o contágio da COVID-19 e outras doenças que afetam o sistema respiratório pela dificuldade da manutenção dos protocolos sanitários.
A decisão da secretaria de Educação decidiu suspender as aulas presenciais nesta semana porque o frio intenso vai dificultar a adoção das medidas sanitárias previstas no plano de contingenciamento para evitar novos casos de Covid. A informação é da gerente regional de Educação, ELIANE GALIAZZI. De acordo com ela, os planos preveem, por exemplo, que as salas de aula devem permanecer ventiladas, com janelas e portas aberta. ELIANE disse que essa condição vai criar um desconforto para alunos e professores. Ela destacou que como as aulas serão remotas, não haverá nenhum tipo de prejuízo para os estudantes.
A Defesa Civil Municipal e as secretárias de Agricultura, Obras e Urbanismo finalizaram, nesta segunda-feira, um levantamento dos estragos provocados pelo temporal deste fim de semana nas linhas Dois Irmãos e Oito de Março. De acordo com o município, os Bombeiros atenderam somente um chamado relativo a queda de árvores. Também foram distribuídas lonas para três moradores. Já no domingo, servidores da Secretaria de Obras estiveram nas áreas atingidas, onde foi verificado o destelhamento parcial em cerca de 12 construções, entre galpões, depósitos e casas, além da queda de diversas árvores. Desde ontem, máquinas do Município estão fazendo trabalho de desobstrução de vias e limpeza dos locais mais afetados.
Apesar dos estragos causados nas comunidades de Linha Dois Irmãos e Oito de Março, o tamanho dos danos provocados pelo temporal não são suficientes para a edição de um decreto de situação de emergência. Essa é a primeira leitura da Defesa Civil do município. De acordo com o coordenador do órgão, JEFERSON DIAS, os prejuízos foram pontuais e não atingiram outras regiões do município. Ele ressaltou que tanto o órgão quanto a prefeitura estão trabalhando para atender os agricultores que tiveram algum tipo de problema por conta da chuvarada. DIAS destacou que a Defesa Civil ainda está auxiliando na emissão de laudos de vistoria para acionamento do seguro agrícola nos casos que se enquadram nesse serviço.
A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste retomou a vacinação contra covid nesta terça-feira na praça Walnir Botaro Daniel. Pela manhã, começaram a ser imunizados pessoas com 48 anos de idade, lactantes com bebês de até um ano, gestantes e puérperas. A vacinação foi interrompida por volta das 11 e meia e será retomada no começo da tarde. O posto montado na praça será reaberto a uma e meia e vai atender as pessoas até as quatro horas. Para receber a vacina, é necessário apresentar um Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e o RG ou CPF. No caso das lactantes, também é preciso apresentar um relatório ou prescrição médica. As pessoas pertencentes a grupos prioritários já contemplados, mas que ainda não receberam a primeira dose, também podem comparecer ao local para se imunizar no dia de amanhã.
Quarenta e oito pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. Outras 20 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, cinco mil 805 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais cinco mil 549 já se recuperaram. 193 ainda estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação na UTI Covid caiu para 88 por cento com 22 pacientes internados e três leitos disponíveis. Na ala de enfermaria Covid, são 14 casos confirmados e dois leitos liberados com taxa de ocupação de 87 por cento.
Um homem foi flagrado nesta segunda-feira com cerca de 150 garrafas de vinhos trazidos ilegalmente da Argentina. Os policiais militares realizavam rondas próximo a fronteira do Brasil com a Argentina, quando avistaram o veículo Siena saindo de um local isolado. Durante a abordagem, os policiais encontraram as garrafas sem o devido desembaraço aduaneiro. Ao todo foram contabilizadas 151 garrafas, que somam o valor aproximado de 50 mil reais. A prática é considerada crime de descaminho. Diante dos fatos, o veículo e os produtos foram apreendidos e entregues na Receita Federal. O homem de 51 anos irá responder pelo crime de descaminho.
A Polícia Militar prendeu um homem com mandado de prisão em aberto pelo crime de lesão corporal. Ele foi detido por volta do meia-dia de ontem no bairro Antas, em Mondaí. A guarnição fazia rondas pela avenida, quando avistou um homem que possuía mandado de prisão ativo. Ele foi preso e encaminhado à unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste. Essa foi a segunda prisão em dois dias no município. No domingo, um homem foi preso por furto. O suspeito foi flagrado com um vídeo game modelo Playstation Três furtado de uma casa no interior do município.
Uma mulher suspeita de tentativa de homicídio foi presa na última sexta-feira pela Polícia Militar em Palma Sola. A prisão foi confirmada ontem pela instituição. A suspeita teria desferido golpes de faca em uma mulher de 58 anos de idade no bairro Ossani. A mulher suspeita de cometer o crime tem 47 anos e foi localizada logo depois do fato. Ela foi presa em flagrante delito. O objeto utilizado na tentativa de homicídio, uma faca com lâmina de 15 centímetros, também foi apreendido pela PM.