-RELATOR DE COMISSÃO ESPECIAL EMITE PARECER FAVORÁVEL AO VOTO IMPRESSO
-GOVERNO PROTOCOLA PROJETOS DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ASSEMBLEIA
-IPORÃ DO OESTE VAI APLICAR 600 DOSES CONTRA GRIPE NESTA QUARTA-FEIRA
-PRODUTORES TERÃO ACESSO A RECURSOS PARA ENFRENTAMENTO DA ESTIAGEM
-SANTA HELENA BUSCA INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR HABITAÇÃO SOCIAL
-REGIÃO DISPONIBILIZA CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS
-BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE ATENDEM BEBÊ QUE ENGASGOU COM LEITE MATERNO
-HOMEM COM MANDADO EM ABERTO POR LESÃO CORPORAL É PRESO EM MONDAÍ
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 10graus. A mínima das últimas horas foi de um grau negativo. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 90centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Itália retirou nesta segunda-feira a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos enquanto os casos e hospitalizações por Covid-19 estão em queda no país. O uso obrigatório de máscaras foi imposto em outubro do ano passado, quando o país entrava na segunda onda da pandemia e as autoridades mostravam dificuldade para conter as altas infecções. O governo italiano vem suspendendo restrições continuamente desde abril. O uso de máscaras era uma das últimas regras que ainda estavam em vigor, no entanto elas devem ser mantidas em áreas públicas fechadas, como no transporte público.
Equipes de resgate retiraram nesta segunda-feira o décimo primeiro corpo dos escombros do prédio que desabou parcialmente na Flórida, nos Estados Unidos, na quinta-feira. Cerca de 150 pessoas ainda seguem desaparecidas, e autoridades prometem continuar procurando por possíveis sobreviventes. Mais da metade do prédio desmoronou na madrugada, quando os moradores dormiam. Uma criança brasileira está entre os desaparecidos. LORENZO LEONE, de cinco anos, estava com seu pai, ALFREDO LEONE, quando o edifício veio abaixo.
O recorde de temperatura já registrada na história do Canadá não durou 24 horas e já foi renovado: termômetros marcaram 47 graus e meio na pequena cidade de Lytton, na província da Columbia Britânica, nesta segunda-feira. É quase um grau centígrado a mais do que o registrado no domingo na mesma cidade.Por causa do calor recorde no oeste do Canadá, autoridades da Colúmbia Britânica pediram que empresas dispensassem seus funcionários caso não conseguissem garantir a segurança deles.
O Brasil receberá nesta terça-feira um milhão e 500 mil doses de vacinas da Pfizer e da Coronavac. Serão 528 mil doses da farmacêutica norte-americana e mais um milhão de imunizantes prontos que serão enviados pela empresa Sinovac, da China. O País ainda receberá outros lotes da Pfizer ao longo da semana. Serão 936 mil na quarta e 936 mil na quinta. Todas as entregas do imunizante serão recebidas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A chegada das vacinas prontas da Coronavac é resultado de uma negociação com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, que inclui o envio de remessas do IFA para produção de doses na fábrica do Butantan.
O deputado FILIPE BARROS do PSL do Paraná leu um parecer que torna obrigatórias a adoção do voto impresso e a impressão de cédulas em papel na apuração dos votos. O relatório foi apresentado nesta segunda-feira na comissão especial da Câmara sobre o tema. A proposta é bandeira de BOLSONARO que alega fraudes na urna eletrônica. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, é contra a mudança, mas disse que irá adotá-la, caso o Congresso aprove. No fim de semana, 11 partidos se posicionaram contra o voto impresso. O parecer de BARROS só deverá ser votado nas próximas sessões.
Em meio a maior seca do Brasil nos últimos 91 anos, o ministro de Minas e Energia, BENTO ALBUQUERQUE, apelou nesta segunda-feira durante pronunciamento nacional à toda população para evitar o desperdício de energia nos próximos meses de 2021. Ele ainda anunciou que o governo desenha junto com a indústria um programa voluntário para que empresas passem a consumir energia em horários de menor demanda. A medida busca evitar risco de apagões nos períodos de pico. O ministro BENTO ALBUQUERQUE, porém, tem descartado a possibilidade de racionamento. Na semana passada, ele afirmou que o Brasil está em situação muito mais tranquila que em 2001, ano do último racionamento.
Uma portaria publicada pelo governo de Santa Catarina na segunda-feira cria regras para a realização de eventos de massa, aqueles com mais de 500 pessoas. Na prática, a medida não libera os eventos automaticamente, mas coloca a autorização sujeita à avaliação. Segundo o novo regramento, os organizadores devem elaborar um plano de contingência e apresentá-lo à Diretoria de Vigilância Sanitária para que seja avaliado. A regra vale para eventos em todos os níveis da matriz de risco estadual da Covid-19. Conforme a portaria, enquadram-se as atividades coletivas de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política com concentração ou fluxo excepcional de pessoas.
Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira, mostra que 68 mil e 11 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 47 mil 650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20 mil 361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. O superintendente de vigilância em saúde, EDUARDO MACÁRIO, reforça que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dois da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca, de 12 semanas. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
O governo de Santa Catarina entregou nesta segunda-feira à Assembleia Legislativa os dois projetos que compõem a Reforma da Previdência de Santa Catarina. A nova tentativa de mudança no sistema de aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais está detalhada em uma Proposta de Emenda à Constituição e um projeto de lei complementar.Os dois textos foram entregues ao presidente da Alesc, o deputado estadual MAURO DE NADAL pelo secretário da Casa Civil, ERON GIORDANI. Os textos devem passar por três comissões da Alesc e podem ter uma análise conjunta. Um calendário de tramitação deve ser definido nesta terça-feira.
-IPORÃ DO OESTE VAI APLICAR 600 DOSES CONTRA GRIPE NESTA QUARTA-FEIRA
-MUNICÍPIO INICIA PREPARATIVOS PARA QUARTA EDIÇÃO DA EXPO SÃO JOÃO
-PRODUTORES TERÃO ACESSO A RECURSOS PARA ENFRENTAMENTO DA ESTIAGEM
-SANTA HELENA BUSCA INVESTIMENTOS PARA AMPLIAR HABITAÇÃO SOCIAL
-REGIÃO DISPONIBILIZA CURSO DE GESTÃO DE COOPERATIVAS
O rádio está onde nenhum outro meio de comunicação está. É o meio que todos escutam, independentemente do que fazem. OTILIA WOM DENZ, de linha São Pedro está acompanhando a programação da Rádio Peperi, ao lado de seu fogão a lenha. Já ROSWITA FRITZN, moradora do Bairro Estrela, Rua Cristóvão Colombo, prepara o almoço ouvindo o rádio. MARIA CRISTHI de Campo Sales fica ligada na Peperi enquanto produz seu queijo. PLINIO DINON toma seu chimarrão ligado no rádio. VILMAR EPPING caminha em sua propriedade, mas não deixa de ouvir o rádio. Pesquisas apontam que o rádio cresce, junto com as novas mídias, mas sempre se valoriza pelo seu conteúdo sério e responsável, com produções locais e regionais, o que nenhum outro meio faz.
Reservatórios naturais de água garantem abastecimento em São João do Oeste. Situação considerada crítica há vários meses ganha fôlego com aumento do volume dos açudes. De acordo com o diretor de Água e Esgoto de São João do Oeste, CLEITON KROETZ, a quantidade de chuva das últimas semanas permite interromper o transporte de água que era feito do Rio Jundiá, em Vale Pio para a Estação de Tratamento na comunidade de Beato Roque. Ressalta que já foram retirados os tanques dos caminhões que voltam a ficar à disposição da Secretaria de Transporte e Obras para outros serviços após vários meses destinados exclusivamente para o transporte de água.
CLEITON KROETZ informa que o setor segue prestando auxilio para pessoas que necessitam de orientações sobre obras e escavações. Objetivo é evitar o rompimento da rede geral de distribuição de água e prejuízos para o município e para os responsáveis pelas escavações. KROETZ também comenta sobre investimentos que são feitos no saneamento básico. Ele chama atenção que novos loteamentos já possuem Estações de Tratamento de Esgoto e o restante da cidade passa por adequações com fiscalização da Vigilância Sanitária e diferentes formas de tratar o esgoto produzido nas residências e estabelecimentos.
O município de Mondaí vacinou nesta segunda-feira a população de 47 anos contra Covid-19 e hoje contempla o público de 45 e 46 anos. Segundo a responsável da Sala de Vacinas, CLEIDIANE ROSRAROLLA, a procura é boa e alguns pacientes com comorbidades destas faixas etárias também já haviam sido vacinados. Até o momento foram aplicadas mais de cinco mil doses contra o coronavírus em Mondaí. Da primeira dose foram aplicadas em torno de três mil 890 e da segunda, mil 316. A expectativa é de que na semana que vem virão mais imunizantes contra Covid-19. A responsável da Sala de Vacinas comenta que as doses do laboratório da Fiocruz e da Pfizer estão dando muitas reações nas pessoas, como dores no corpo, na cabeça, febre e mal estar, mas todas são eficientes na prevenção ao vírus. As do Butantan estão sendo aplicadas nas gestantes, puérperas e lactantes. Ontem também foram aplicadas as primeiras vacinas da Jansen, que vieram pela primeira vez ao município. Já a vacinação contra Influenza, segundo CLEIDIANE, está com procura baixa. Muitos idosos que seriam vacinados não compareceram.
Iporã do Oeste vai vacinar nesta quarta-feira mais 600 pessoas contra Influenza. De acordo com a técnica de enfermagem e responsável pela Sala de Vacinas, KARIN BLATT, a aplicação será das 8h às 11h, no Centro Público de Convivência. Serão contemplados idosos, gestantes, puérperas, trabalhadores da Saúde, caminhoneiros, portadores de comorbidades, de deficiência física, professores e crianças de seis meses a menores de seis anos. KARIN lembra que as pessoas deverão respeitar intervalo de 15 dias em relação à vacinação contra Covid-19. Para receber o imunizante contra gripe, deverão levar cartão de vacinas, inclusive comprovante da vacina da Covid, e identidade. A responsável da Sala de Vacinas ressalta que até o momento o município atingiu cerca de 76 por cento do grupo prioritário que tem direito à vacina. Ela avalia que os outros 24 por cento ainda representam um público expressivo. KARIN BLATT ressalta que no ano passado sobraram em torno de 400 doses contra Influenza, que puderam ser feitas na população em geral. Ainda não há informações sobre novas doses e assim que o município receber, já serão aplicadas.
A Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o requerimento da deputada MARLENE FENGLER para audiência pública sobre legislação ambiental. Objetivo é discutir os efeitos jurídicos de sentença vedando a homologação do Cadastro Ambiental Rural pelo Instituto do Meio Ambiente em propriedades rurais inseridas na Mata Atlântica. No entendimento da deputada, a recente liminar concedida pelo TRF-4 ao recurso da Procuradoria Geral do Estado não encerra o debate sobre a questão. MARLENE considera esta discussão extremamente importante e necessária, pois a decisão do TRF-4 é liminar, e não definitiva. O Superior Tribunal de Justiça analisa um recurso do estado do Paraná, que assim como Santa Catarina, foi prejudicado por uma decisão da justiça federal. A definição pelo STJ, segundo a deputada, deve acabar com a polêmica sobre o que vale mais, se o Código Nacional ou a lei da Mata Atlântica. Enquanto isto não acontece, MARLENE defende a necessidade de entender quais medidas podem ser adotadas para proteger o setor produtivo.
MARLENE FENGLER relata que a audiência pública que sugeriu na Comissão da Agricultura será uma boa oportunidade para esclarecer várias questões e inclusive iniciar debate sobre a revisão do Código Ambiental Estadual. Ela frisa que serão reunidos representantes do Executivo, dos órgãos que tratam da questão ambiental e das entidades do agronegócio para juntos encontrarem o melhor caminho. Santa Catarina é um estado pequeno, onde predomina a agricultura familiar e os pequenos imóveis rurais. Além disso, é um estado com uma geografia peculiar, que tem 85% do território inserido na Mata Atlântica. Neste sentido, a parlamentar defende a necessidade de debater essas questões e buscar o equilíbrio, de forma a preservar o meio ambiente e garantir segurança jurídica a quem produz.
A audiência pública ainda não tem data marcada, mas deve reunir lideranças do setor produtivo, de entidades como Fetaesc, Faesc, Ocesc e Fecoagro, além de representantes do Executivo e dos órgãos ambientais para debater a questão. MARLENE pontua que se prevalecer a aplicação da lei da Mata Atlântica sobre o Código Florestal, o agronegócio catarinense, um dos pilares da economia estadual, ficaria inviabilizado. Documento das entidades representativas do setor aponta Santa Catarina como líder no ranking nacional de produção de carne suína. Em 2019, o estado concentrou 27% dos abates. Além disso, o estado é o segundo maior produtor de carne de aves do país, sendo que em 2020 foram produzidos no estado e destinados ao abate mais de 848 milhões de frangos, e o quarto maior produtor de leite. Aproximadamente sete mil famílias têm aviários e vivem exclusivamente da atividade. Nas agroindústrias localizadas no estado, a produção da avicultura e da suinocultura gera mais de 60 mil empregos diretos, e aproximadamente 480 mil postos de trabalho indiretos.
Os preparativos para a quarta edição da Expo São João estão em andamento. A Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de São João do Oeste ocorre a cada quatro anos e teve sua última edição em 2018. Pandemia não deve interferir na realização do evento no próximo ano. Seguindo a programação, a quinta edição será em 2022. Conforme o presidente da Associação Comercial e Industrial do município, JOEL FOLLMANN, já está formada a comissão interna da ACISJO. O próximo passo será de buscar as parcerias com entidades e principalmente com o poder público incluindo a formação de uma comissão mista. A Expo São João está prevista para os dias nove, 10 e 11 dezembro de 2022. A diretoria da Associação iniciou o planejamento faltando 18 meses para a realização do evento com cinco integrantes da comissão interna.
JOEL FOLLMANN projeta parcerias com várias entidades que costumam contribuir em programações de destaque no município. Devido ao avanço na vacinação e projeção de controle da pandemia, a projeção é de contar com shows e todas as tradicionais atrações de uma Exposição Feira. FOLLMANN avalia que São João do Oeste tem como marca a união de esforços para promover atrações culturais e isso deve contribuir na realização de uma feira mista com shows musicais, gastronomia, novidades na indústria e comércio. O presidente da ACISJO também chama atenção para o potencial turístico do município e a força do setor agropecuário que tem lugar de destaque na região. JOEL FOLLMANN avalia que a Expo São João pode contribuir para a retomada com força total de vários empreendimentos. Ressalta ainda a oportunidade para apresentações de novidades e inovações em máquinas e equipamentos.
De acordo com o extensionista da Epagri de Iporã do Oeste, ALEISSON LUEDKE, o Governo do Estado de SC, por meio da Secretaria de Agricultura, liberou recursos para os produtores aderirem, principalmente na questão da falta de água. Em virtude do longo período de estiagem e dentro de uma linha de apoio à agricultura, o estado atualizou as políticas públicas neste sentido. Nesta semana haverá reunião na Gerência Regional da Epagri, na qual serão repassados mais detalhes sobre a execução dessas políticas e em seguida começam os trabalhos nos municípios, para atender as demandas dos agricultores. LUEDKE frisa que nas próximas semanas os produtores poderão procurar a Epagri para se informar sobre as políticas de apoio.
Conforme o extensionista da Epagri, os recursos são destinados dentro da realidade de cada propriedade. As menores podem investir em sistemas de captação, armazenamento, até tratamento de água, via recurso de caixa do estado, sem envolver agentes financeiros, e com prazo determinado de pagamento, sem juros. Já as propriedades maiores podem encaminhar projetos via agentes financeiros, pois o estado vai subsidiar o juro. ALEISSON LUEDKE reitera que os recursos ficarão bem acessíveis ao produtor que teve problemas de água nas propriedades. Acrescenta que num primeiro momento serão atendidos agricultores enquadrados no PRONAF. Para maiores investimentos, segundo LUEDKE, é necessário decreto de situação de emergência. Ele lembra que Iporã do Oeste enviou decreto ao estado, mas aguarda homologação. O extensionista da Epagri comenta que as propriedades aumentam gradativamente a quantidade de animais e a produção. Muitas vezes investem valores altos em galpões e maquinários, porém também devem ficar atentos para garantir o recurso essencial, que é a água.
Em viagem à capital do Estado na última semana de maio, o prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, teve audiência com o Secretário de Estado de Desenvolvimento Social, CLAUDINEI MARQUES, para quem revelou apreensão com o fato de faltarem vagas para habitação no município, por conta da oferta de empregos ser muito maior. MARQUES relatou que o governo do Estado havia protocolado junto à Assembleia Legislativa o Projeto de Lei 011/2021, no qual abria possibilidade de criar fundo estadual para habitação, no qual Santa Helena também poderia se enquadrar. Na quinta-feira retrasada, HICKMANN entregou ofício ao secretário, com pedido de recursos para construção de 20 casas, durante inauguração do CRAS de Belmonte. O prefeito detalha que uma das requisições para o município ser beneficiado é construir área para edificar as residências. BLÁSIO HICKMANN frisa que Santa Helena dispõe de espaço para fins de habitação, restando ao município preparar a infraestrutura do local. O município ainda vai contratar empresa para fazer pavimentação, captação pluvial e também a parte de energia elétrica e esgoto.
Segundo HICKMANN, em primeiro momento, quando o município protocolou pedido de casas, entre 40 a 50 pessoas entraram em contato com a Secretaria de Assistência Social, pedindo para serem beneficiadas. O prefeito comenta que o município ainda não fez o cadastro oficial e para isso vai reunir a equipe jurídica. BLÁSIO HICKMANN lembra que Santa Helena dispõe de área próximo à garagem municipal, com em torno de 20 terrenos de propriedade do município. Anos atrás um programa estava sendo desenvolvido, com a venda desses terrenos aos munícipes, porém o programa parou por problemas técnicos. Uma ideia é o município vender os terrenos para que os munícipes façam a construção, por meio de financiamento habitacional junto à Caixa, como no caso do Minha Casa, Minha Vida.
O consultor da FACISC, JOÃO BAPTISTA SCHNEIDERS, destaca que a Horus Faculdades, de Pinhalzinho, disponibiliza curso de pós-graduação em Gestão de Cooperativas, a qual ele também coordena. SCHNEIDERS justifica a relevância do curso em função da forte presença do sistema cooperativo no Extremo Oeste de SC. O cooperativismo atinge milhares de pessoas, das mais diversas faixas etárias e formações no seu quadro associativo ou funcional, de dirigentes e líderes. A faculdade Horus visualizou a necessidade de que as cooperativas, enquanto empresas associativas, precisam cada vez mais pessoas qualificadas para estar junto de seu corpo técnico, administrativo e associados. Por isso lançou este curso em nível de pós-graduação, cujo tema central é governança cooperativa e gestão de cooperativas.
Para o desenvolvimento do curso, o coordenador verifica que o primeiro foco é firmar parceria com as cooperativas existentes. Segundo SCHNEIDERS, elas têm por praxe e faz parte do princípio das cooperativas investir na formação e educação das pessoas. O coordenador do curso lembra que o sistema de cooperativas é formado por um tripé funcional, que inclui associados, familiares, dirigentes, líderes e profissionais contratados, que atendem diariamente na cooperativa. JOÃO SCHNEIDERS ressalta que a previsão de início do curso é meados de julho, e o término em agosto de 2023. A carga horária é de 360 horas, com aulas em um fim de semana por mês, na sexta-feira e no sábado, disciplinas variadas e professores capacitados. Segundo o coordenador, a ideia é formar turmas de 25 a 30 alunos. Interessados devem se dirigir ao site da Horus para fazer inscrição. SCHNEIDERS acrescenta que no caso de alguma cidade formar turma, a Horus se disponibiliza a fazer as aulas nesta cidade, o que não exigiria deslocamento até a sede, em Pinhalzinho.
-BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE ATENDEM BEBÊ QUE ENGASGOU COM LEITE MATERNO
-HOMEM É FLAGRADO COM VINHO ARGENTINO NO VALOR DE 50 MIL REAIS
-HOMEM COM MANDADO EM ABERTO POR LESÃO CORPORAL É PRESO EM MONDAÍ
O Corpo de Bombeiros atendeu na noite de ontem um bebê que havia engasgado com leite materno. A ocorrência foi registrada na Avenida Gustavo Fetter, no centro de Iporã do Oeste. A criança era menor de 22 dias de vida e encontrava-se no colo do pai, consciente e estável. Conforme relatos dos pais, a vítima havia engasgado com leite materno durante amamentação, sendo que em contato com o telefone 193, o operador da Central de Operações do Corpo de Bombeiros de SMO repassou orientações sobre a manobra de tapotagem a ser realizada, a qual foi executada pelo pai e obtido êxito. A guarnição de Iporã do Oeste deslocou-se ao local, avaliou a vítima e após conduziu a mesma, acompanhada da mãe, até o hospital para avaliação médica.
Homem de 51 anos é flagrado com mais de 150 garrafas de vinho argentino. Mais de 50 mil reais em vinho de descaminho foram apreendidos pela Polícia Militar por volta das 12h desta segunda-feira, em Dionísio Cerqueira. Os policiais militares realizavam rondas próximo a fronteira do Brasil com a Argentina, quando avistaram o veículo Siena saindo de um local isolado de maneira suspeita. Ao ser abordado, foi constatado que o veículo estava carregado de vinho argentino, sem legalização na aduana. Ao todo foram contabilizadas 151 garrafas, que somam o valor aproximado de 50 mil reais. Diante dos fatos, o veículo e os produtos foram apreendidos e entregues na Receita Federal, e o homem de 51 anos irá responder pelo crime de descaminho.
Homem com mandado em aberto por lesão corporal foi preso em Mondaí no final da manhã de ontem. A Polícia Militar atendeu a ocorrência por volta das 11h20, na Avenida Porto Feliz, Bairro Antas. A guarnição realizava rondas pela avenida, quando avistou um homem que possuía mandado de prisão ativo. Foi realizada abordagem e constatado o mandado por lesão corporal, sendo preso e encaminhado à unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste.