-RELATOR DE COMISSÃO ESPECIAL EMITE PARECER FAVORÁVEL AO VOTO IMPRESSO
-GOVERNO PROTOCOLA PROJETOS DE REFORMA DA PREVIDÊNCIA NA ASSEMBLEIA
-ALÉM DE GUARACIABA, PREFEITURA ESTUDA IMPLANTAR PROGRAMA MEU CRÉDITO
-JUNHO REGISTRA DIMINUIÇÃO DE CASOS ATIVOS PARA CORONAVÍRUS
-ADMINISTRAÇÃO RECEBE VISITA DE REPRESENTANTES DA CASAN
-MUNICÍPIO POSSUI SISTEMA MISTO PARA FORNECIMENTO DE ÁGUA
-CONVÊNIO ENTRE IMA E CONDER FACILITARÁ PROCESSOS FLORESTAIS
-SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DECIDE EM MANTER AS AULAS PRESENCIAIS
-HOMEM DE 51 ANOS É FLAGRADO COM MAIS DE 150 GARRAFAS DE VINHO
-ENGAVETAMENTO ENVOLVENDO CINCO VEÍCULOS É REGISTRADO NA BR 163
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 10 graus. A mínima das últimas horas foi de um grau negativo. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 94 centavos. O euro está valendo cinco reais e 90 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Itália retirou nesta segunda-feira a obrigatoriedade do uso de máscaras em espaços abertos enquanto os casos e hospitalizações por Covid-19 estão em queda no país. O uso obrigatório de máscaras foi imposto em outubro do ano passado, quando o país entrava na segunda onda da pandemia e as autoridades mostravam dificuldade para conter as altas infecções. O governo italiano vem suspendendo restrições continuamente desde abril. O uso de máscaras era uma das últimas regras que ainda estavam em vigor, no entanto elas devem ser mantidas em áreas públicas fechadas, como no transporte público.
Equipes de resgate retiraram nesta segunda-feira o décimo primeiro corpo dos escombros do prédio que desabou parcialmente na Flórida, nos Estados Unidos, na quinta-feira. Cerca de 150 pessoas ainda seguem desaparecidas, e autoridades prometem continuar procurando por possíveis sobreviventes. Mais da metade do prédio desmoronou na madrugada, quando os moradores dormiam. Uma criança brasileira está entre os desaparecidos. LORENZO LEONE, de cinco anos, estava com seu pai, ALFREDO LEONE, quando o edifício veio abaixo.
O recorde de temperatura já registrada na história do Canadá não durou 24 horas e já foi renovado: termômetros marcaram 47 graus e meio na pequena cidade de Lytton, na província da Columbia Britânica, nesta segunda-feira. É quase um grau centígrado a mais do que o registrado no domingo na mesma cidade. Por causa do calor recorde no oeste do Canadá, autoridades da Colúmbia Britânica pediram que empresas dispensassem seus funcionários caso não conseguissem garantir a segurança deles.
O Brasil receberá nesta terça-feira um milhão e 500 mil doses de vacinas da Pfizer e da Coronavac. Serão 528 mil doses da farmacêutica norte-americana e mais um milhão de imunizantes prontos que serão enviados pela empresa Sinovac, da China. O País ainda receberá outros lotes da Pfizer ao longo da semana. Serão 936 mil na quarta e 936 mil na quinta. Todas as entregas do imunizante serão recebidas no Aeroporto de Viracopos, em Campinas. A chegada das vacinas prontas da Coronavac é resultado de uma negociação com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, que inclui o envio de remessas do IFA para produção de doses na fábrica do Butantan.
O deputado FILIPE BARROS do PSL do Paraná leu um parecer que torna obrigatórias a adoção do voto impresso e a impressão de cédulas em papel na apuração dos votos. O relatório foi apresentado nesta segunda-feira na comissão especial da Câmara sobre o tema. A proposta é bandeira de BOLSONARO que alega fraudes na urna eletrônica. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, LUÍS ROBERTO BARROSO, é contra a mudança, mas disse que irá adotá-la, caso o Congresso aprove. No fim de semana, 11 partidos se posicionaram contra o voto impresso. O parecer de BARROS só deverá ser votado nas próximas sessões.
Em meio a maior seca do Brasil nos últimos 91 anos, o ministro de Minas e Energia, BENTO ALBUQUERQUE, apelou nesta segunda-feira durante pronunciamento nacional à toda população para evitar o desperdício de energia nos próximos meses de 2021. Ele ainda anunciou que o governo desenha junto com a indústria um programa voluntário para que empresas passem a consumir energia em horários de menor demanda. A medida busca evitar risco de apagões nos períodos de pico. O ministro BENTO ALBUQUERQUE, porém, tem descartado a possibilidade de racionamento. Na semana passada, ele afirmou que o Brasil está em situação muito mais tranquila que em 2001, ano do último racionamento.
Uma portaria publicada pelo governo de Santa Catarina na segunda-feira cria regras para a realização de eventos de massa, aqueles com mais de 500 pessoas. Na prática, a medida não libera os eventos automaticamente, mas coloca a autorização sujeita à avaliação. Segundo o novo regramento, os organizadores devem elaborar um plano de contingência e apresentá-lo à Diretoria de Vigilância Sanitária para que seja avaliado. A regra vale para eventos em todos os níveis da matriz de risco estadual da Covid-19. Conforme a portaria, enquadram-se as atividades coletivas de natureza cultural, esportiva, comercial, religiosa, social ou política com concentração ou fluxo excepcional de pessoas.
Levantamento feito pela Secretaria de Saúde de Santa Catarina nesta segunda-feira, mostra que 68 mil e 11 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 não retornaram, no tempo adequado, para tomar a segunda dose. Deste total, 47 mil 650 são de pessoas vacinadas com a Coronavac e 20 mil 361 de pessoas vacinadas com AstraZeneca. O superintendente de vigilância em saúde, EDUARDO MACÁRIO, reforça que o intervalo recomendado entre a aplicação da dose um e dois da Coronavac é de 28 dias e da AstraZeneca, de 12 semanas. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.
O governo de Santa Catarina entregou nesta segunda-feira à Assembleia Legislativa os dois projetos que compõem a Reforma da Previdência de Santa Catarina. A nova tentativa de mudança no sistema de aposentadorias e pensões de servidores públicos estaduais está detalhada em uma Proposta de Emenda à Constituição e um projeto de lei complementar. Os dois textos foram entregues ao presidente da Alesc, o deputado estadual MAURO DE NADAL pelo secretário da Casa Civil, ERON GIORDANI. Os textos devem passar por três comissões da Alesc e podem ter uma análise conjunta. Um calendário de tramitação deve ser definido nesta terça-feira.
O rádio está onde nenhum outro meio de comunicação está. É o meio que todos escutam independentemente do que fazem. OTILIA WOM DENZ, de linha São Pedro, está acompanhado a programação da Peperi, ao lado de seu fogão a lenha. Já ROSWITA FRITZEN, moradora do Bairro Estrela, rua Cristóvão Colombo, prepara o almoço ouvindo o rádio. MARIA CRISTHI de Campo Sales fica ligada na Peperi enquanto produz seu queijo. PLINIO DINON toma seu chimarrão ligado no rádio. VILMAR EPPING caminha em sua propriedade, mas não deixa de ouvir o rádio. Pesquisas apontam que o rádio cresce, junto com as novas mídias, mas sempre se valoriza pelo seu conteúdo sério e responsável, com produções locais e regionais, o que nenhum outro meio faz.
Os números de casos ativos estão caindo significativamente na maioria dos municípios da região. O único município que voltou a registrar uma leve alta é Princesa. Nas últimas semanas, o município havia registrado queda expressiva no número de pessoas com a Covid-19 ativa. Conforme o último boletim do coronavírus atualizado pelo município, são 35 pessoas em recuperação. Há 15 dias, Princesa informava que havia 19 casos ativos, isso demonstra uma leve alta nas confirmações. Já em outros municípios a queda nos casos é significativa. A exemplo de Guaraciaba que, no último dia 14, portanto há 15 dias o município havia 125 pessoas com o coronavírus ativo. Já no informativo epidemiológico de ontem, Guaraciaba registrava 63 pessoas em recuperação. Em Anchieta são 38 pessoas com a doença ativa. Há duas semanas, o município registrava 72 casos ativos. A secretaria de Saúde de Palma Sola, através do informativo, registrava a duas semanas atrás 34 pessoas em recuperação. Já no boletim atualizado ontem, o município registra 10 pessoas com a doença ativa.
O município de Guarujá do Sul, por meio da secretaria de Saúde, atualizaram os dados sobre os casos ativos no dia 15 de junho. Naquele dia o município registrava 42 pessoas com a Covid-19. Já no informativo mais recente, também divulgado ontem, informa que 11 pessoas estão se recuperando do coronavírus. Há 15 dias, a secretaria em SJCedro informava que havia 88 pessoas com a doença ativa. Já no informativo atualizado e divulgado ontem, mostra que SJCedro registra 76 pessoas em recuperação.
O sistema de distribuição e fornecimento de água em Palma Sola é feito pela Casan e também pelo município. No caso do interior, o gerenciamento do sistema é realizado pela secretaria de Agricultura e pelo setor de Meio Ambiente. Na cidade, a distribuição é de responsabilidade da Casan. A informação é da engenheira Ambiental, VITÓRIA DE LEON. De acordo com ela, Palma Sola é o único município no Extremo-Oeste que possui o gerenciamento misto do sistema de tratamento d’água. Há alguns meses, a prefeitura investiu mais de 350 mil reais na construção de uma Estação de Tratamento de Água na Linha Brasil. A linha sofria com a falta de água há mais de 20 anos, e desde o ano passado a comunidade estava recebendo os investimentos. A engenheira destacou que esta estação atende 54 unidades, com registro de consumo diário em média de 30 mil litros de água. VITÓRIA enfatizou que a intenção é levar água para outras localidades no entorno da linha.
A engenheira Ambiental, VITÓRIA DE LEON comentou que semanalmente a equipe de servidores realiza a avaliação do líquido. E conforme ela, os profissionais estão bastante contentes com a qualidade. Também é realizado diariamente a análise da turbidez e cor da água, que da mesma forma está dentro do esperado pela equipe. VITÓRIA destacou que o município possui caixas de reserva para utilizar em períodos de longa estiagem. Ou para algum problema na ETA não previsto pela equipe.
Durante a última semana, os dirigentes do SINTAEMA, LEONARDO LACERDA, GHERLY RANZAN e HENRIQUE RAMOS, juntamente com o conselheiro HANERON VICTOR MARCOS, estiveram cumprindo agenda pelo Oeste. Em SJCedro eles foram recebidos pelo secretário da Administração e Fazenda, EDIMILSON DALMAGRO e pela secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, KELLY FIGUEIRÓ. O objetivo da agenda foi apresentar novidades quanto à regionalização da Casan e mudanças no gerenciamento das ações. Conforme os diretores, as mudanças previstas prevêem o cumprimento de metas em cada município atendido assim como investimento em ações de saneamento básico e prevenção à falta d’água. O secretário, EDIMILSON explicou que outros municípios da região foram igualmente visitados pela comitiva.
Os representantes da CASAN apresentaram números e informações sobre a Lei promulgada no ano passado, que representa um novo marco regulatório do saneamento básico. Segundo os diretores, a partir dessa novidade as ações de saneamento serão atendidas de forma mais ágil devido essa divisão de recursos de forma regionalizada, através das regiões metropolitanas. A secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico de SJCedro, KELLY FIGUEIRÓ fez alguns questionamentos em relação aos valores e reajustes de tarifas, cobranças e investimentos em saneamento básico. Em SJCedro o sistema está municipalizado há seis anos e atualmente o SEMAE realiza o serviço de forma integral.
Na última semana, o vice-prefeito de Palma Sola, MARCIO SANSIGOLO, e o secretário de Administração Indústria e Comércio, RODRIGO CALEGARI, estiveram visitando o município de Guaraciaba para conhecer programas importantes desenvolvidos no município e que a administração de Palma Sola tem interesse em implantar. O secretário de Administração comentou que a meta é tornar a área industrial mais atrativa para os investidores. Ambos estiveram conversando com o prefeito, VANDECIR DORIGON, com objetivo de sanar as dúvidas quanto ao programa Meu Crédito usado no município. CALEGARI afirmou que a prefeitura de Palma Sola também está planejando desenvolver o programa Meu Crédito no município. O secretário lembrou também que nos últimos dias foi assinado contrato com o Sebrae para a continuidade do programa "Cidade Empreendedora", que tem como propósito atender as microempresas do município. O município investiu nos comércios já existentes e naqueles que gostariam de abrir o seu próprio negócio.
Outro passo importante é a possibilidade de tornar o Parque Industrial dois em Parque Empresarial em Palma Sola. A afirmação é do secretário de Administração, RODRIGO CALEGARI. Ele destacou que o município está estudando juntamente com o Conselho de Desenvolvimento Econômico esta mudança em nosso parque. A possibilidade é de deixar o local misto, como além de indústrias, também comércio e prestação de serviços. O secretário disse ainda que assim oportuniza a expansão das microempresas já existentes, também incentivará a criação de novas empresas por palmassolenses e ainda terá espaço para atrair empresas de outras cidades e regiões para o município. CALEGARI destacou que o objetivo é abrir espaço para empresas de fora para se instalarem em Palma Sola, mas também em auxiliar e incentivar o empresário local.
O deputado estadual, PADRE PEDRO BALDISSERA, esteve visitando a prefeitura de SJCedro ontem, acompanhado pelo integrante do Partido dos Trabalhadores e ex-vice-prefeito, JOSÉ DE CONTO. Também estiveram presentes os técnicos da Coopacep. Na oportunidade, o parlamentar apresentou assuntos e projetos em debate na Assembleia Legislativa. Ele também citou a pressão dos deputados da Bancada do Oeste em ações para o Extremo-Oeste com destaque para recuperação das rodovias. PADRE PEDRO também anunciou recursos para o município. Foram solicitados 350 mil reais para instalação de uma sala de exames e compra de equipamentos para cooperativa, a exemplo de um ultrassom portátil para atender as propriedades. Conforme o presidente da Coopacep, MARCIO TSCHIEDEL, será feita uma pequena ampliação na estrutura e o objetivo é um “mini-laboratório” para análises clínicas que detectam a brucelose e a tuberculose no gado. Existe previsão de ampliar o atendimento com o tempo com análise de leite.
O presidente da Coopacep, MARCIO TSCHIEDEL explicou que o pedido já havia sido feito há cerca de um ano e agora o orçamento deverá ser atualizado, pois, com o montante há previsão ainda da compra de um veículo. O prefeito e o vice de SJCedro perceberam que a agricultura familiar precisa de incentivos e mencionaram a parceria da cooperativa que realiza venda conjunta do leite e compra coletiva de insumos visando melhorar as negociações dos produtores.
O governo de Santa Catarina vai investir mais de um milhão de reais em obras diversas nas escolas estaduais na área de abrangência da gerência regional de Educação com sede em São Miguel. A informação é da supervisora regional de Educação, ELIANE GALEAZZI. De acordo com ela, o governador CARLOS MOISÉS e sua equipe estão com as atenções voltadas para a infraestrutura de todas as unidades escolares pertencentes ao Estado. Conforme ela, a ideia é que todos os espaços recebam algum tipo de melhoria nos próximos anos. Os mais de um milhão de reais que serão investidos nas escolas estaduais no Extremo-Oeste já estão garantidos por meio de um contrato de manutenção que está em andamento desde o começo deste mês. A supervisora regional comentou que a própria comunidade escolar vai apontar quais são as necessidades existentes em cada localidade. ELIANE reforçou e garantiu que todas as escolas estaduais da região vão receber ao longo dos meses algum tipo de ação.
A rede municipal de ensino de SJCedro vai manter aulas. Conforme a Secretária da Educação, TÂNIA DOS SANTOS a decisão por enquanto foi manter atendimento presencial nas escolas e creches da rede municipal de ensino. Ela explicou que a definição ocorre em parceria com os demais municípios da AMEOSC que mantém nesta terça-feira. A secretária destacou que as famílias têm autonomia em decidir se deixarão os filhos em casa em atividades remotas ou se vão mantê-los nas escolas. TÂNIA informou que estão sendo mantidos todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid 19. Esta decisão da secretaria municipal de Educação veio após uma orientação do Estado em suspender as aulas presenciais. O motivo se deve que nos próximos dias, prometem ser de frio intenso em Santa Catarina. O documento cita que esta orientação é uma medida de prevenção para evitar o contágio da Covid-19 e outras doenças que afetam o sistema respiratório pela dificuldade da manutenção dos protocolos sanitários.
Em entrevista a Rádio Cedro FM, a secretária de Educação de SJCedro, TÂNIA DOS SANTOS disse que a pasta foi pega de surpresa com a orientação do Estado. Ela comentou que o comunicado foi emitido na noite de ontem, e que não havia possibilidade de decidir sobre as aulas da forma repentina que foi informada. Por isso, ela ressaltou que as aulas presenciais da rede de ensino municipal será mantida para hoje. TÂNIA informou anda que qualquer alteração estará comunicando a todos os pais ou responsáveis.
A parceria firmada entre CONDER e IMA facilitará os trabalhos dos agricultores do Extremo-Oeste. Com isso, algumas responsabilidades passarão a ser atribuídas ao Consórcio. A afirmação é do prefeito de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE. Como exemplo, o prefeito destacou a retirada de algumas árvores na propriedade do agricultor. Ele disse que o Instituto do Meio Ambiente não consegue atender todos os setores com agilidade, sendo que muitas vezes a prefeitura tinha algumas dificuldades de acesso por meio do IMA. ANDRADE comentou que ao repassar ao Consórcio, os serviços serão agilizados desta forma auxiliando o produtor que precisa realizar alguma obra na sua propriedade rural. As liberações ambientais através do Conder chegam a levar aproximadamente 30 dias, já pelo IMA podem chegar a um ano.
O prefeito, JOÃO DE ANDRADE disse que este acordo vem de encontro com os anseios do agricultor e dos próprios municípios abrangidos pelo CONDER. O prefeito destacou que atualmente há uma grande dificuldade de acessar linhas de créditos devido às licenças ambientais. ANDRADE destacou que a grande parte da movimentação econômica do Extremo-Oeste vem da agricultura. Atualmente, na maioria das vezes os processos mais procurados são ligados à agricultura. Como para implantação de painéis fotovoltaicos, intervenção e limpeza de açudes, licenciamento para suinocultura, dentre outros. Até este mês de junho foram emitidas 62 licenças ambientais através do Conder Ambiental que atua para agilizar a liberação dos documentos.
PRF apreende vinho argentino na BR 163 em Guaraciaba. Os Policiais rodoviários federais flagraram na manhã de ontem, cerca de 96 garrafas de vinho de origem argentina importadas irregularmente, na BR 163 em Guaraciaba. A apreensão ocorreu durante abordagem a um Cerato placas de Frederico Westphalen. No porta-malas do veículo, os policiais encontraram um total de 16 caixas. O motorista não possuía nenhuma comprovação fiscal ou pagamento das taxas aduaneiras. Ele disse que vinha de Barracão e seguia para Porto Alegre. O homem foi liberado, mas vai responder pelo crime de descaminho. O motorista também dirigia com a CNH cassada, uma infração gravíssima. A carga foi lacrada e entregue à Receita Federal. A fronteira do Brasil com a Argentina continua fechada devido à pandemia. Por isso, segundo a Receita Federal, não é permitido importar nenhum tipo de produto daquele país, nem mesmo se estiver dentro da cota, que no caso de bebidas alcoólicas é de 12 litros por pessoa.
Homem de 51 anos é flagrado com mais de 150 garrafas de vinho argentino. Cerca de 50 mil reais em vinho de descaminho foram apreendidos pela Polícia Militar por volta das 12h de ontem, em Dionísio Cerqueira. Os policiais militares realizavam rondas próximas à fronteira do Brasil com a Argentina, quando avistaram o veículo Siena saindo de um local isolado de maneira suspeita. Ao ser abordado, foi constatado que o veículo estava carregado de vinho argentino, sem o devido desembaraço aduaneiro. Ao todo foram contabilizadas 151 garrafas. Diante dos fatos, o veículo e os produtos foram apreendidos e entregues na Receita Federal, e o homem de 51 anos irá responder pelo crime de descaminho.
O Corpo de Bombeiros de Dionísio Cerqueira se deslocou para atendimento a um acidente de trânsito do tipo colisão traseira envolvendo cinco veículos na BR 163, em Barracão. A ocorrência foi registrada em frente ao Instituto Federal do Paraná por volta das 8 horas da manhã de ontem. Segundo os bombeiros, um veículo que estava fora da rodovia, adentrou de forma repentina na BR, fazendo com que um veículo Uno usasse o freio de forma abrupta, causando um engavetamento. Na sequência o veículo causador do acidente, se evadiu do local. Os veículos colididos além do Uno, foi uma S10, uma Montana e um Ká, entre esses veículos havia um Fox que não sofreu colisão. Os danos causados foram de pequena, média e grande monta. Os condutores nada sofreram. Após os procedimentos de segurança do local, foi acionado a PRF e a PM do Paraná. Assim que a PM chegou ao local, foi deixado à segurança do trânsito para os mesmos e retornado para o quartel..