ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 29/06/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva. A temperatura pode chegar a 19 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é 12 graus. Umidade relativa do ar 83 por centro por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e nove centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.

As chuvas torrenciais e inundações na província de Sichuan, sudoeste da China, deixaram 12 mortos nesse fim de semana. A informação é da televisão estatal chinesa. Dez pessoas continuam desaparecidas, de acordo com uma agencia de notícias do país. Desde o começo de junho, quando começaram as chuvas torrenciais que provocaram inundações, setenta e oito pessoas morreram. Segundo levantamento do governo chinês, cerca de 720 mil pessoas tiveram que abandonar suas casas.

O total de vítimas fatais da Covid-19 em todo o mundo passou de 500 mil, de acordo com compilação feita pela Universidade Johns Hopkins, dos Estados Unidos. Às 18 horas deste domingo, a plataforma da universidade contabilizava 500 mil 108 óbitos causados pelo coronavírus globalmente. O país que mais conta mortes por Covid-19 são os Estados Unidos com 125 mil 714, seguido do Brasil com 57 mil e 70 e do Reino Unido com 43 mil 634. O total de pessoas contaminadas também superou, neste final de semana, a marca de 10 milhões de pessoas.

Uma pessoa morreu, e outra ficou ferida, em um tiroteio em um ato do movimento “Vidas Negras Importam” na cidade de Louisville, no estado americano do Kentucky. O incidente aconteceu no sábado, no Jefferson Square Park, no centro de Louisville, onde manifestantes se reúnem há semanas para protestar contra o assassinato da afro-americana BREONA TAYLOR. A morte de BREONA em março ajudou a alimentar uma campanha contra o racismo e a brutalidade policial nos Estados Unidos que eclodiu com a morte de GEORGE FLOYD.

A Caixa Econômica Federal começa nesta segunda-feira a fazer a liberação emergencial dos novos saques do FGTS com crédito em conta para quatro milhões e 900 mil trabalhadores nascidos em janeiro. Nessa primeira etapa, o total de recursos liberados somam mais de três bilhões de reais. O novo saque tem como objetivo o enfrentamento do estado de calamidade pública reconhecido pelo Governo Federal em razão da COVID-19 e movimentará durante todo calendário mais de 37 bilhões e 800 milhões para aproximadamente 60 milhões de trabalhadores. Os pagamentos serão feitos em poupança social digital da Caixa e, em um primeiro momento, os recursos estarão disponíveis apenas para pagamentos e compras por meio de cartão de débito virtual. O saque em espécie ou transferências, também dos aniversariantes de janeiro, estão liberados a partir de 25 de julho.

O Tribunal Superior Eleitoral retomará na próxima terça-feira o julgamento de duas ações que pedem a cassação da chapa formada pelo presidente JAIR BOLSONARO e pelo vice HAMILTON MOURÃO. A decisão foi tomada pelo presidente do tribunal, LUÍS ROBERTO BARROSO. O julgamento começou em 2019, mas foi adiado e retomado no início deste mês, quando o ministro ALEXANDRE DE MORAES pediu vista, ou seja, mais tempo para analisar o caso. As ações em julgamento foram apresentadas por outras chapas que disputaram as eleições de 2018. As coligações apontam suposto abuso eleitoral por parte da chapa de BOLSONARO em um ataque a um site contrário a ele. A defesa nega a acusação.

Dirigentes da Confederação Nacional dos Municípios e prefeitos representantes das cinco regiões do país realizam nesta segunda-feira videoconferência com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro LUÍS ROBERTO BARROSO. Os prefeitos tentarão convencer o ministro de que, em função do coronavírus, é impossível realizar o pleito neste ano. A CNM defende a suspensão das eleições deste ano alegando que sem vacina, é impossível garantir que o pleito aconteça com zero risco de contágios. Os prefeitos também argumentam que as campanhas municipais dependem muito mais do corpo a corpo do que da internet. Na semana passada o Senado aprovou a proposta de emenda à Constituição, que transfere as eleições de 2020 para os dias 15 e 29 de novembro. Agora, a mudança precisa passar pela Câmara dos Deputados.

A perícia do acidente que culminou com a morte do empresário ROBERTO ANGELONI, em Biguaçu, na manhã deste domingo, deverá sair em até três semanas. Na tarde deste domingo, a PRF esteve no local da colisão e utilizou um scanner para fazer a leitura do ambiente. Tão logo se tenha essa leitura será possível tentar entender como foi a dinâmica do acidente. O empresário ROBERTO ANGELONI, de 50 anos, morreu na manhã deste domingo, após o carro que dirigia bater contra uma caminhonete Ranger, sair da pista e bater em um poste na BR-101, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. O carro do empresário, filho do dono da Rede Angeloni de Supermercados, se partiu ao meio. O velório e a cremação do corpo de ROBERTO ANGELONI serão realizados na tarde de hoje em Içara no sul do estado.

O novo epicentro do coronavírus em Santa Catarina será em Joinville, segundo o professor LAURO MATTEI, que coordena o Núcleo de Estudos de Economia Catarinense da UFSC, que faz uma análise dos números de contágio por Covid-19 no Estado. De acordo com MATTEI, o estudo é baseado nas confirmações da última semana, quandohouve um aumento em mais de 70 por cento do número de casos em Joinville. Ele chamou atenção para o fato de isso não ter acontecido em outras cidades de Santa Catarina, exceto em Chapecó e Concórdia. MATTEI também analisa que esta situação deve chegar a outras cidades da microrregião de Joinville, de São Bento do Sul a São Francisco do Sul.

O deputado IVAN NAATZ cobrou no plenário da Alesc, na última semana, o presidente da Assembleia, JULIO GARCIA, para que os pedidos de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS DA SILVA. NAATZ, inclusive, é um autor de um deles. Na visão do parlamentar, há clima para o avanço dos processos. Ao todo, seis pedidos entraram na Assembleia. JULIO GARCIA se manifestou a respeito e disse que o clima precisa ser jurídico. Ele afirmou que não haverá omissão e que sempre vai colocar os deputados a par do andamento dos pedidos. GARCIA citou ainda que trata-se de um processo que tem que ser conduzido com muita serenidade e responsabilidade.

Nem todos os listados no portal da transparência receberam o auxílio emergencial. Quem informa é MATHEUS KUHN – secretário de assistência social de Saltinho. Ele esclarece que isso pode ocorrer se a pessoa já fez financiamento junto ao Programa Minha Casa minha Vida, ou ser cadastrado como microempreendedor. Quem recebeu ou se inscreveu em algo assim no passado, entra automaticamente como recebedor.

Cadastro para receber o auxílio vai até dia dois de julho. KUHN chama atenção de quem ainda não se cadastrou. Porém, comenta que agora diminuíram consideravelmente os atendimentos em relação ao auxílio emergencial. Conforme o secretário, quem se cadastrar agora ainda tem direito às três parcelas definidas por lei. Ao todo seiscentas e oitenta e duas pessoas receberam o auxílio em Saltinho.

Todo tipo de atividade presencial está paralisada. Conforme MATHEUS KUHN – secretário de assistência social de Saltinho, nisso também se enquadram as oficinas que o município oferece a população. Ele cita a dança, música, Pro jovem e atendimento a idosos. Comenta que a previsão de retorno dessas atividades é dois de agosto, porém pode mudar se a curva de contaminação pelo coronavírus não começar a diminuir.

Previsão da volta as aulas presenciais continua para 3 de agosto. Contudo, GILBERTO ZATERA – Supervisor Regional de Ensino, aponta que nada é garantido. Autoridades e professores fazem avaliações de todas as situações, desde infraestrutura das escolas, a situação dos professores e alunos até o transporte escolar. O dirigente comenta que a discussão maior está na resolução do Conselho Estadual de Educação. É que tem um artigo no documento que está confundindo muita gente, porque prevê a continuidade das aulas on line até 31 de dezembro.

Retomada da normalidade vai depender do avanço do coronavírus. ZATERA salienta que a resolução do Conselho Estadual de Educação também levanta a possibilidade de haver ensino remoto junto com o presencial, dependendo das condições de cada escola. Por isso GILBERTO frisa que nesse momento não há nenhuma garantia sobre os rumos da educação. O Supervisor de Ensino do noroeste encerra dizendo que o kit alimentação escolar gerou alguns questionamentos.

Fazer o aluno se interessar pelo conteúdo aumenta muito o aprendizado. A professora ELIZANI ZANINI do Centro de Educação Municipal Irmã Roberto Florêncio de Campo Erê, frisa que não foi fácil para os estudantes se adequarem ao método online, prova disso é o baixo retorno das atividades no início do período. Do mesmo modo, os educadores também tiveram que se adequar com a nova maneira de repassar conhecimento. ELIZANI salienta que foi necessária uma adaptação para repassar em pouco tempo gravado, o que levaria quase uma hora em sala de aula, no ensino presencial.

Professores voltam a estudar. A educadora ressalta que foi necessário um estudo aprofundado, entendendo, encaminhando e pedindo um retorno dos alunos. Tudo isso, para garantir que os estudantes estavam realmente entendendo o que está sendo repassado. Cita como exemplo, o trabalho sobre gêneros jornalísticos desenvolvido por ela e mais três professoras da Escola. Nesse caso, ELIZANI explica que tiveram que fazer estudos e reflexões para compreender como é feito, como é trabalhado e de que maneira se faz uma entrevista.

Alunos são incentivados a repetir atividade em suas residências. Orientados pelas professoras, os estudantes recebem incentivo para que entrevistem em vídeo, pai, mãe ou alguém próximo durante esse período de pandemia que ficam em casa. A educadora destaca que, após adotarem esse método, o retorno das atividades melhorou muito, bem como o entendimento do conteúdo por parte dos estudantes.

Campo Erê registra três casos de Covid-19. As confirmações chegaram até a saúde pública do município, nesse final de semana. Tratam-se de três pessoas que contraíram o vírus. Dois homens, um de 46, outro de 75 anos e uma mulher de 18 anos. Dois dos pacientes saíram para fora do município recentemente. Os três estão em recuperação com sintomas leves a moderados, em acompanhamento pela equipe da saúde, seguindo todas as orientações necessárias. A secretária de Saúde ELIZANDRA DA SILVA, pede que a população respeite mais do que nunca as normas recomendadas pelo Ministério da Saúde, para frear a contaminação.

Confirmação de casos de Covid-19, provoca mudanças no atendimento da saúde pública. A secretária ELIZANDRA DA SILVA, comenta que devido a estes casos confirmados e a situação delicada que o município passa a enfrentar, a partir de hoje, os atendimentos nas unidades de saúde de Campo Erê, passam a ser apenas para urgências e emergências. Elizandra, reforça que a saúde pública precisa mais do que nunca do apoio da população. Lamenta, mas devido a situação, adianta que novos casos devem ser confirmados nos próximos dias.

População precisa ficar em casa. A secretária, reforça: se puder, fique em casa, se precisar sair, tome todas as medidas de prevenção. Se cada um fizer a sua parte, é mais fácil de evitar que o vírus se propague em Campo Erê. O município, tem hoje, cinco casos de coronavírus, destes, dois já estão recuperados. O novo Boletim Epidemiológico sai final da tarde.

Comarca tem nova promotora de justiça. Ela é JULIANA BERTOLETTI, que já trabalhou no fórum de Campo Erê, como substituta por 6 meses. Nesse período, acompanhou muitos casos, por isso conhece os problemas básicos dos 4 municípios: Campo Erê, Saltinho, São Bernardino e Santa Terezinha do Progresso. A promotora ressalta que veio por escolha própria. Frisa que o trabalho é forte juntamente com toda sua equipe para dar andamento aos procedimentos judiciais e extra judiciais.

Mesmo durante a pandemia o trabalho do Ministério Público flui normalmente. JULIANA destaca que todos os canais de comunicação estão abertos para a sociedade, como telefone e e-mail. A nova promotora salienta que tem bastante trabalho no fórum e que a pandemia trouxe muitas mudanças. As atividades são tanto remotas como presenciais no seu gabinete. Apear de tudo, considera que não houve muitos prejuízos no seu expediente. Audiências e atendimentos diretos ao público estão suspensos, mas ela utiliza a tecnologia para suprir.

Detento tenta fugir de penitenciária e fica preso em buraco. Um homem de 27 anos ficou preso num buraco que serve como entrada de ar, na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão. O preso estava numa cela em isolamento, tentou fugir pela entrada de ar, e acabou ficando entalado entre os paletes. Segundo o diretor da unidade MARCOS ANDRADE, quando os agentes perceberam a situação, constataram que não era possível puxar ele de volta, nem empurrar para sair no telhado. Corpo de Bombeiros e Samu resgataram o preso. Ele não sofreu ferimentos e foi colocado em outra cela de isolamento e vai responder por mais esse procedimento.

Pedestre sofre ferimentos em atropelamento. Por volta das 19 horas e dez minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros de Campo Erê foi acionado para uma ocorrência de atropelamento, na Rua Darci José Roman, entrada do bairro Cohab. Quando os socorristas chegaram no local, encontraram um homem confuso, sentado na rua. O paciente apresentava ferimentos na face e na região frontal do crânio. A vítima ainda tinha escoriações nos braços. Foi atendido e encaminhado para o Hospital Santo Antônio. A PM foi acionada.

Princípio de incêndio é controlado por bombeiros. Foi sábado, em Campo Erê, por volta das 22 horas e 10 minutos. Os bombeiros foram chamados para a ocorrência na rua Primeiro de Maio, bairro São Francisco. No local, a guarnição viu que as chamas concentravam-se em um fogão a gás. Foi utilizado um extintor de incêndio pós-químico seco para controlar e extinguir o princípio de incêndio. Depois, houve a retirada do botijão de gás e os materiais que apresentavam brasas incandescentes. Ninguém ficou ferido. O local ficou sob responsabilidade e orientação do morador do imóvel.

Casa é destruída por incêndio no interior. Uma residência pegou fogo na madrugada de hoje, na linha Barra da Mandassaia, em Quilombo. Conforme o Corpo de Bombeiros, não havia ninguém na casa na hora do sinistro. A residência media aproximadamente 100 metros quadrados e os bombeiros usaram duas linhas de combate, sendo que o incêndio foi extinto em aproximadamente 30 minutos. Com o trabalho de rescaldo, os bombeiros usaram, no total, cinco mil litros de água. As causas da ocorrência não foram divulgadas.

O Globo em Foco volta amanhã, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.