ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sábado 29 05 2021

-GOVERNO VAI INVESTIR SEIS BILHÕES PARA INCLUIR JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO

-MUNICÍPIOS PROJETAM INICIO DA VACINAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA A PARTIR DO DIA 7

-FETRAF PEDE AUDIENCIAS PÚBLICAS PARA DEFINIR DESTINO DE RECURSOS ANUNCIADOS PELO ESTADO

-VEREADORA CRITICA BANCADA GOVERNISTA POR REJEIÇÃO DE PROJETO NA CÂMARA

-MUNICÍPIO COMEÇA VACINAÇÃO DE PROFESSORES E PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA

-PM REGISTRA TENTATIVA DE GOLPE CONTRA EMPRESÁRIO DO MUNICÍPIO

-DPCAMI IDENTIFICA ADOLESCENTES QUE USARAM FOTO DE MENOR EM PERFIL FALSO NO INSTAGRAM

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 20 graus. A mínima das últimas horas foi de 12 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

O Japão prorrogou nesta sexta-feira o estado de emergência em Tóquio e outras áreas por mais cerca de três semanas, uma vez que a pandemia de Covid-19 não dá sinais de perder força. Faltam menos de dois meses do início da Olimpíada no país. Antes da prorrogação, o estado de emergência na capital e em outros oito municípios estava programado para terminar em 31 de maio, mas as pressões sobre o sistema médico continuam intensas. O Japão registrou um número recorde de pacientes de Covid-19 em estado crítico nos últimos dias, apesar de a quantidade de infecções novas desacelerar.

A agência de medicamentos da União Europeia aprovou, nesta sexta-feira o uso da vacina anticovid-19 da PfizerBioNTech para pessoas entre 12 e 15 anos. Essa é a primeira vacina para esta faixa etária nos 27 países do bloco. O anúncio foi feito pelo diretor de estratégia de vacinação da agencia, MARCO CAVALERI. A Alemanha já anunciou nesta semana que estava disposta a começar em 7 de junho a vacinação para os jovens a partir dos 12 anos, assim que a agencia desse o sinal verde.

Os Estados Unidos, Canadá e o Japão também já autorizaram essa ampliação da campanha de vacinação para os adolescentes.

Quatro pessoas morreram na cidade colombiana de Cali, nesta sexta-feira, quando milhares de manifestantes protestaram em vários pontos do país para marcar um mês de atos generalizados, enquanto as negociações entre o governo e o comitê de greve nacional seguem travadas. As manifestações das últimas quatro semanas foram marcadas pela violência. O governo confirmou até agora 17 mortes de civis diretamente relacionadas aos protestos, enquanto grupos de direitos humanos afirmam que dezenas de outros civis foram mortos pelas forças de segurança. Dois policiais também morreram.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que, durante o mês de junho, vai vigorar no país o patamar dois da bandeira tarifária, o mais caro do sistema. Isso significa que será cobrado nas contas de luz de todos os consumidores do país um valor adicional de seis reais e 24 centavos para cada 100 quilowatts de energia consumidos. É a primeira vez neste ano que a agência aciona a bandeira vermelha nível dois. Durante o mês de maio, vigorou a bandeira vermelha um, que aplica cobrança adicional de quatro reais e 16 centavos para cada 100 quilowhatts consumidos. Essa medida é reflexo do baixo nível de armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade da capacidade de geração do país.

Governadores de 17 estados e do Distrito Federal acionaram o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira contra a convocação de nove gestores, aprovada na última quarta pela CPI da Covid-19. Assinam a ação os governadores de Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O estado de Roraima informou que deve aderir ao movimento na próxima semana. Os governadores querem que o Supremo esclareça se CPI pode convocar governador. Os senadores que pediram a convocação dos governadores alegam que a comissão deve investigar supostos casos de corrupção nos estados envolvendo recursos para combate à pandemia.

A equipe econômica do governo estima que o Bônus de Inclusão Produtiva, programa de qualificação para jovens anunciado pelo ministro PAULO GUEDES, custará pelo menos seis bilhões em 12 meses. A expectativa do governo é abrir dois milhões de vagas para jovens entre 18 e 29 anos que estão fora do mercado formal de trabalho. O valor do bônus a ser pago pelo governo será de 300 reais eas empresas entrarão com mais 300, por meio do Bônus de Incentivo à Qualificação. Com isso, o jovem receberá 600 para trabalhar por meio período e, ao mesmo tempo, se qualificar. A intenção da equipe econômica é enviar uma medida provisória ao Congresso em junho.

O dono de uma creche particular de Itapema, no Litoral Norte, suspeito de abusar sexualmente de crianças se entregou à polícia nesta sexta-feira. Ele estava foragido desde 17 de maio. A Polícia Civil investiga 22 denúncias contra ele. O homem tem 25 anos e a suspeita é que os abusos tenham acontecido dentro da creche. O delegado responsável pelo caso, ADEN CLAUS, informou que o suspeito se entregou acompanhado de um advogado e não fez declarações à polícia. O suspeito se entregou na Delegacia de Polícia de Barra Velha, a cerca de 60 quilômetros de Itapema. Segundo o delegado, ele vai ser interrogado na próxima semana por teleconferência. A creche foi interditada em 18 de maio e o caso está em sigilo. As crianças têm entre três e cinco anos.

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 termina na próxima segunda-feira, dia 31 de maio. Mais de um milhão e 300 mil catarinenses já acertaram as contas com o Leão, segundo informações da nona Região Fiscal da Receita Federal. O prazo de entrega começou no dia primeiro de março e foi prorrogado até 31 de maio. Cerca de 152 mil catarinenses e quatro milhões e 500 mil brasileiros ainda não entregaram a declaração. Neste ano, o Fisco espera receber um milhão e 400 mil declarações em Santa Catarina e um total de 32 milhões no Brasil. A Receita Federal abriu na última segunda-feira a consulta que mostra quais contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda 2021 na próxima segunda. Em Santa Catarina, serão creditados 235 milhões pagos a 157 mil contribuintes.

As prefeituras de Santa Catarina esperam começar a vacinação pelo novo critério de faixas etárias a partir de segunda-feira. Essa é a previsão do diretor da Fundação de Saúde de Tubarão e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, DAISSON TREVISOL. A vacinação por faixas etárias de 60 anos para baixo foi aprovada na quinta Reunião da CIT - Comissão Intergestores Tripartite do SUS, que reúne representantes dos municípios, estados e governo federal, nesta quinta-feira. A pactuação vai possibilitar aos Estados e Municípios que tenham demanda diminuída para grupos de vulnerabilidade, adotar de forma imediata a estratégia segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade, garantindo percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários.

Os moradores do perímetro urbano de Guaraciaba têm até o dia 16 de junho para quitar a primeira parcela e cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano. A informação é da secretária de Administração e Finanças, GRACIELI MALDANER. Conforme ela, quem quitar até esta data terá 10 por cento de desconto. De acordo com ela, neste ano, os contribuintes devem acessar os boletos através do site da prefeitura. O endereço eletrônico é o www.guaraciaba.sc.gov.br. No caso das pessoas que não tenham acesso à internet, a orientação é que procurem a prefeitura. A secretária lembrou ainda que os moradores podem parcelar o IPTU deste ano em até três vezes, com vencimentos para 16 de julho e 16 de agosto, porém, sem desconto.

O Peperi Debates deste sábado debateu as ações do governo a curto, médio e longo prazo para enfrentar as consequências do baixo volume de chuvas dos últimos tempos na região. O problema da estiagem é bastante comum e os efeitos são sentidos tanto na cidade quanto no interior. O programa de hoje olhou para esse quadro e discutir as causas e medidas para mudar essa realidade. O Peperi Debates contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA, do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON e o secretário de Agricultura do município, ANTONIO ORSO. O áudio e as fotos do programa estão no portal da Peperi na internet.

A cada dois ou três anos, a região enfrenta episódios de estiagem e esse problema vem acontecendo de forma cada vez mais frequentes. A observação é do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA. Ele disse que os efeitos dos períodos de pouco chuva se intensificaram com o crescimento das produção agrícola e pecuária. Para JOEL, a preocupação foi com o aumento da produção sem a atenção com a necessidade de observar a limitação de água. Ele defendeu a criação de um grupo permanente de discussão para medidas de longo prazo, não apenas para a estiagem, mas todas as políticas públicas que envolvem a agricultura. JOEL também criticou as agroindústrias e pediu um envolvimento maior dessas empresas na busca de soluções para os problemas da estiagem.

A agricultura é uma indústria a céu aberto e os produtores não conseguem fabricar água. A afirmação é do secretário municipal de Agricultura, ANTONIO ORSO. De acordo com ele, o quadro é de muita dificuldade e poderia ser ainda pior. ORSO citou que os investimentos feitos pela administração em 200 fontes caxambu na limpeza de bebedouros, na construção de cisternas e na proteção de fontes amenizou os efeitos da falta de chuvas. Ele comentou que cada um precisa fazer a sua parte, inclusive os agricultores. Para ORSO, os recursos anunciados pelo governo do estado são de bom tamanho e vem em boa hora para os municípios que precisam atender os agricultores afetados pela falta de chuvas.

O período de estiagem que atinge a região é, provavelmente, o pior desde a década de 1950. O comentário é do gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que os números ainda não foram fechados, mas essa é uma das secas de maior impacto para a agricultura catarinense. SIMON comentou que, em compensação, o governo vem desenvolvendo ações e investimentos em maior volume para enfrentar esse momento. Na visão do agrônomo, o aporte financeiro do estado tem sido adequado para atender a necessidade dos agricultores. Na visão de SIMON, os agricultores precisam aprender a viver com a estiagem e a construir alternativas para enfrentar os períodos de pouca chuva porque esse cenário vai se repetir nos próximos anos.

A Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina está propondo a realização de Audiências Públicas para tratar sobre o destino dos recursos anunciados pelo governo do Estado para enfrentar os efeitos da estiagem no campo. De acordo com o coordenador da Fetraf Sul, JANDIR SELZLER, o governador anunciou a liberação de 243 milhões reais para ajudar amenizar os impactos da estiagem e dar suporte aos trabalhadores do campo. Deste valor, CARLOS MOISÉS já encaminhou um projeto para a Assembleia Legislativa a fim de liberar, em caráter de urgência, 100 milhões de reais que serão distribuídos aos municípios atingidos pela falta de chuva. SELZLER disse que a Fetraf quer que o governo discuta com a comunidade onde esses valores serão aplicados.

A Fetraf pretende promover audiências públicas para discutir a aplicação dos recursos do estado em todos os municípios de sua base sindical. A Fetraf está presente em cerca de cem cidades. As audiências devem ser promovidas com a participação do conjunto de entidades relacionadas à Agricultura Familiar, como secretarias de Agricultura, Epagri, cooperativas de crédito e produção e demais interessados. O objetivo, segundo o coordenador da Federação, JANDIR SELZLER, é realizar um mapeamento da situação dos municípios frente à estiagem para diagnosticar as principais necessidades. Ele citou que os recursos devem ser direcionados de maneira precisa para chegar rapidamente as famílias de agricultores mais afetados pela seca.

A Fetraf Sul já havia encaminhado para o governo do estado uma pauta com as principais reivindicações da agricultura familiar em razão da estiagem. Entre os pedidos estão investimentos em um auxílio emergencial para ajudar30 mil famílias do campo que estão em situação de vulnerabilidade, além de um crédito de fomento emergencial de 20 mil para famílias com renda de até 180 mil, com bônus de adimplência de 20 por cento para as parcelas pagas em dia. A entidade também pediu uma linha de crédito voltada para a aquisição de cisternas com a liberação de até 25 mil para projetos individuais e até 125 mil para projetos coletivos, sem juros e com 20 por cento de bônus para agricultores que pagarem as parcelas em dia.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes se manifestou nesta semana sobre o ofício encaminhado ao órgão pela Ameosc. No documento, a associação dos municípios ressalta as dificuldades que a região enfrenta pela precariedade da BR-163 devido à paralisação das obras. Os prefeitos pediram ações de manutenção da rodovia urgentemente. O Superintendente Regional do órgão, RONALDO CARIONI BARBOSA, explicou que o DNIT vai contratar uma nova empresa para os serviços de tapa-buracos, já que a empreiteira que tinha vencido a licitação optou por não renovar o contrato por mais um ano. Em ofício, ele informou a Ameosc os serviços serão retomados assim que o contrato for assinado, mas não deu nenhuma previsão de prazo para o reinicio dos trabalhos de manutenção da rodovia.

O prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, acompanhado do vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI, e da secretária de Assistência Social, ANDRÉIA REBELATO, vistoriou nessa semana a conclusão dos serviços de revitalização do ginásio de esportes localizado no bairro São Luiz, ao lado da sede da Secretaria e do campo de futebol da comunidade. De acordo com o prefeito, o município investiu cerca de 450 mil reais no local, realizando uma revitalização completa. O espaço recebe diariamente os alunos atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de vínculos e também passará a ser utilizado de forma mais ativa pela comunidade. A área frontal do ginásio também está sendo revitalizada, além da adequação do campo de futebol e construção de vestiários, que estão em fase de conclusão.

A vereadora do PSDB, CRIS ZANATTA, se manifestou nesta sexta-feira sobre a rejeição do projeto que institui o “Certificado Empresa Amiga da Juventude” de São Miguel do Oeste. A proposta, de autoria da vereadora, foi rejeita em primeira votação por sete votos a seis. CRIS lamentou que o projeto tenha sido rejeitado. Votaram a favor, além da autora, os vereadores CARLOS AGOSTINI, GILMAR BALDISSERA, MARIA TEREZA CAPRA, MOACIR FIORINI e VALNIR SCHARNOSKI. Foram contrários ao projeto os vereadores ELÓI BORTOLOTTI, MARLI DA ROSA, PAULO DRUMM, RAVIER CENTENARO, VAGNER PASSOS e VILMAR BONORA. Com o empate em seis a seis, coube ao presidente VANIRTO CONRAD desempatar. Ele votou contrário e, com isso, o projeto foi rejeitado. A segunda votação será na semana que vem.

O projeto “Certificado Empresa Amiga da Juventude” foi pensado para valorizar a classe empresarial e incentivar as empresas a inserir os jovens no mercado de trabalho. A explicação é da vereadora CRIS ZANATTA. Ela comentou que o certificado seria um reconhecimento aos empreendedores que abrem espaço para o primeiro emprego de adolescentes e jovens adultos. Segundo a vereadora, outros objetivos do projeto estão prevenir e erradicar o trabalho infantil, investir em ações que melhorem a qualidade de vida dos jovens e de suas famílias, e proporcionar aos jovens oportunidades a estágios ou ao primeiro emprego. CRIS destacou ainda que a certificação será requerida a cada dois anos e a certificação ocorrerá no mês de abril, mês em que se comemora o dia do jovem. O Certificado Empresa Amiga da Juventude terá validade de dois anos, podendo ser renovado por igual período.

A vereadora CRIS ZANATTA disse que a população precisa ficar muita atenta as votações da câmara de vereadores e observar o que está por trás de cada voto proferido. Em entrevista para a Peperi, ela lamentou que os vereadores da base governista tenham votado contra o projeto. Ela disse que se os votos contrários foram apenas uma demonstração de poder, fruto da maioria que o governo tem no legislativo, o caso é ainda mais preocupado. CRIS afirmou que a rejeição foi por esse motivo, trata-se de uma manifestação da velha politicagem onde os interesses pessoais e o jogo do poder pelo poder está acima das pessoas e dos interesses da comunidade. A vereadora disse que vai continuar trabalhando para aprovar a matéria na segunda votação.

Também será votado em segundo turno na semana que vem, o Projeto de Lei Complementar que altera o Código Tributário do Município. O novo artigo prevê que as citações, intimações e demais notificações poderão ser feitas por meio eletrônico, como e-mail, protocolo oficial do município ou aplicativos de comunicação. O texto atualiza o código as formas de comunicação digital. O projeto foi aprovado em primeiro turno nesta semana por maioria de votos, com abstenção de CRIS ZANATTA E GILMAR BALDISSERA e voto contrário de MARIA TEREZA CAPRA. A lei entrará em vigência em 90 dias e nesse período o município deverá efetuar campanhas de divulgação e orientação sobre a nova modalidade de citação, intimação e notificação dos contribuintes.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso voltou a ter cem por cento de ocupação dos leitos destinados para pacientes de Covid-19. De acordo com o boletim divulgado no final da tarde de ontem, a unidade tem 25 pacientes internados na UTI e oito nos leitos de enfermaria. Em São Miguel do Oeste, 32 foram diagnosticadas com covid-19 no dia de ontem. Outras 27 pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 880 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais quatro 628 já se recuperaram. A taxa de recuperação é de 94 por cento. 199 moradores ainda estão com o vírus ativo.

A Secretaria de Saúde de São Miguel do Oeste vai realizar na segunda e terça-feira da próxima semana a aplicação da segunda dose da vacina contra covid para as pessoas que receberam a primeira dose nos dias primeiro, dois e três de março. Em sua maior parte, são idosos de 80 a 89 anos. Quem se vacinou nos dias dois e três de março deve comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel na segunda-feira, entre uma e três e meia da tarde. Já quem recebeu a primeira dose em primeiro de março será atendido na terça-feira, também entre uma e três e meia da tarde. Para receber a segunda dose, é necessário apresentar um documento de identificação e a Carteira de Vacinação, onde consta a comprovação da aplicação da primeira dose.

O município de São Miguel do Oeste iniciou a vacinação de professores contra covid-19 nesta sexta-feira na Praça Walnir Bottaro Daniel. Para evitar aglomerações, foi definido um cronograma por nível de ensino, informado diretamente às instituições de ensino e público-alvo. Também nesta sexta-feira, foram vacinados profissionais da área da segurança pública, tanto da Polícia Civil quanto Militar. A secretária de Saúde, GENI GIRELLI, explicou que a vacinação começou às sete horas da manhã e se estendeu até as cinco da tarde. No sábado, o trabalho foi retomado na praça central. Dos treze grupos em que a Secretaria de Estado da Saúde dividiu os públicos da Educação, oito foram contemplados ontem e hoje. O grupo abrange profissionais da educação infantil até os anos finais do Ensino Fundamental. Para os demais, será marcada outra data, conforme a disponibilidade de doses.

A Polícia Militar registrou mais uma tentativa de estelionato nesta sexta-feira em São Miguel do Oeste. Um homem procurou a PM para relatar que fez o anúncio de produtos do mercado do qual é proprietário há cerca de duas semanas para vender em um grupo de vendas pela internet. Um suposto comprador entrou em contato dizendo que teria interesse em adquirir a mercadoria. Eles fecharam o negócio pelo valor de 65 mil reais e a mercadoria deveria ser entregue na cidade Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. O solicitante ainda relatou que chegou a contratar um caminhão de mudanças para realizar a entrega conforme combinado, mas que desconfiou quando o suposto comprador informou que havia feito depósito, mas a transferência não foi confirmada pela agência bancária. O vendedor chamou a polícia e registrou o Boletim de Ocorrência.

A delegacia de proteção à criança, adolescente mulher e idoso de São Miguel do Oeste identificou os adolescentes que utilizaram uma fotografia de uma menor do município em um perfil falso no Instagram. Eles estavam fazendo postagens difamatórias e injuriosas contra a adolescente. Os responsáveis pela vítima relataram os fatos à equipe policial da DPCAMI que conseguiu identificar, no Estado do Rio Grande do Sul, uma adolescente que criou o perfil investigado, bem como outros adolescentes que comentavam e auxiliavam na divulgação das postagens alvos de investigação. Os autores, residentes em cidades de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responderão pela prática dos atos infracionais de injúria e difamação. Nenhum deles tinha contato pessoal com a vítima e sequer a conheciam.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.