-GOVERNO VAI INVESTIR SEIS BILHÕES PARA INCLUIR JOVENS NO MERCADO DE TRABALHO
-MUNICÍPIOS PROJETAM INICIO DA VACINAÇÃO POR FAIXA ETÁRIA A PARTIR DO DIA 7
-PREFEITO REALIZA VÁRIOS ENCAMINHAMENTOS EM FLORIANÓPOLIS
-VEREADORES PEDEM REABERTURA DE ESCOLA NO INTERIOR
-HOSPITAL REGISTRA AUMENTO DE INTERNAÇÕES EM UNIDADE DE SAÚDE MENTAL
-FISCAL SANITÁRIO AFIRMA QUE FLEXIBILIZAÇÃO DIFICULTA FISCALIZAÇÃO
-POLÍCIA REGISTRA MAIS UMA TENTATIVA DE ESTELIONATO
-JOVEM MORRE EM ACIDENTE ENTRE MOTOCICLETA E CARRO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto, melhorando no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 29 graus..
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 21 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
O Japão prorrogou nesta sexta-feira o estado de emergência em Tóquio e outras áreas por mais cerca de três semanas, uma vez que a pandemia de Covid-19 não dá sinais de perder força. Faltam menos de dois meses do início da Olimpíada no país. Antes da prorrogação, o estado de emergência na capital e em outros oito municípios estava programado para terminar em 31 de maio, mas as pressões sobre o sistema médico continuam intensas. O Japão registrou um número recorde de pacientes de Covid-19 em estado crítico nos últimos dias, apesar de a quantidade de infecções novas desacelerar.
A agência de medicamentos da União Europeia aprovou, nesta sexta-feira o uso da vacina anticovid-19 da Pfizer/BioNTech para pessoas entre 12 e 15 anos. Essa é a primeira vacina para esta faixa etária nos 27 países do bloco. O anúncio foi feito pelo diretor de estratégia de vacinação da agencia, MARCO CAVALERI. A Alemanha já anunciou nesta semana que estava disposta a começar em 7 de junho a vacinação para os jovens a partir dos 12 anos, assim que a agencia desse o sinal verde./
Os Estados Unidos, Canadá e o Japão também já autorizaram essa ampliação da campanha de vacinação para os adolescentes.
Quatro pessoas morreram na cidade colombiana de Cali, nesta sexta-feira, quando milhares de manifestantes protestaram em vários pontos do país para marcar um mês de atos generalizados, enquanto as negociações entre o governo e o comitê de greve nacional seguem travadas. As manifestações das últimas quatro semanas foram marcadas pela violência. O governo confirmou até agora 17 mortes de civis diretamente relacionadas aos protestos, enquanto grupos de direitos humanos afirmam que dezenas de outros civis foram mortos pelas forças de segurança. Dois policiais também morreram.
A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que, durante o mês de junho, vai vigorar no país o patamar dois da bandeira tarifária, o mais caro do sistema. Isso significa que será cobrado nas contas de luz de todos os consumidores do país um valor adicional de seis reais e 24 centavos para cada 100 quilowatts de energia consumidos. É a primeira vez neste ano que a agência aciona a bandeira vermelha nível dois. Durante o mês de maio, vigorou a bandeira vermelha um, que aplica cobrança adicional de quatro reais e 16 centavos para cada 100 quilowhatts consumidos. Essa medida é reflexo do baixo nível de armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade da capacidade de geração do país.
Governadores de 17 estados e do Distrito Federal acionaram o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira contra a convocação de nove gestores, aprovada na última quarta pela CPI da Covid-19. Assinam a ação os governadores de Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O estado de Roraima informou que deve aderir ao movimento na próxima semana. Os governadores querem que o Supremo esclareça se CPI pode convocar governador. Os senadores que pediram a convocação dos governadores alegam que a comissão deve investigar supostos casos de corrupção nos estados envolvendo recursos para combate à pandemia.
A equipe econômica do governo estima que o Bônus de Inclusão Produtiva, programa de qualificação para jovens anunciado pelo ministro PAULO GUEDES, custará pelo menos seis bilhões em 12 meses. A expectativa do governo é abrir dois milhões de vagas para jovens entre 18 e 29 anos que estão fora do mercado formal de trabalho. O valor do bônus a ser pago pelo governo será de 300 reais eas empresas entrarão com mais 300, por meio do Bônus de Incentivo à Qualificação. Com isso, o jovem receberá 600 para trabalhar por meio período e, ao mesmo tempo, se qualificar. A intenção da equipe econômica é enviar uma medida provisória ao Congresso em junho.
O dono de uma creche particular de Itapema, no Litoral Norte, suspeito de abusar sexualmente de crianças se entregou à polícia nesta sexta-feira. Ele estava foragido desde 17 de maio. A Polícia Civil investiga 22 denúncias contra ele. O homem tem 25 anos e a suspeita é que os abusos tenham acontecido dentro da creche. O delegado responsável pelo caso, ADEN CLAUS, informou que o suspeito se entregou acompanhado de um advogado e não fez declarações à polícia. O suspeito se entregou na Delegacia de Polícia de Barra Velha, a cerca de 60 quilômetros de Itapema. Segundo o delegado, ele vai ser interrogado na próxima semana por teleconferência. A creche foi interditada em 18 de maio e o caso está em sigilo. As crianças têm entre três e cinco anos.
O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 termina na próxima segunda-feira, dia 31 de maio. Mais de um milhão e 300 mil catarinenses já acertaram as contas com o Leão, segundo informações da nona Região Fiscal da Receita Federal. O prazo de entrega começou no dia primeiro de março e foi prorrogado até 31 de maio. Cerca de 152 mil catarinenses e quatro milhões e 500 mil brasileiros ainda não entregaram a declaração. Neste ano, o Fisco espera receber um milhão e 400 mil declarações em Santa Catarina e um total de 32 milhões no Brasil. A Receita Federal abriu na última segunda-feira a consulta que mostra quais contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda 2021 na próxima segunda. Em Santa Catarina, serão creditados 235 milhões pagos a 157 mil contribuintes.
As prefeituras de Santa Catarina esperam começar a vacinação pelo novo critério de faixas etárias a partir de segunda-feira. Essa é a previsão do diretor da Fundação de Saúde de Tubarão e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, DAISSON TREVISOL. A vacinação por faixas etárias de 60 anos para baixo foi aprovada na quinta Reunião da CIT - Comissão Intergestores Tripartite do SUS, que reúne representantes dos municípios, estados e governo federal, nesta quinta-feira. A pactuação vai possibilitar aos Estados e Municípios que tenham demanda diminuída para grupos de vulnerabilidade, adotar de forma imediata a estratégia segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade, garantindo percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários.
Vereadores pedem reabertura de escola no interior de Itapiranga. O pedido de providências foi feito pelos vereadores GELSON PETRY e LUIS CARLOS STEFFENON, na sessão desta semana. A escola Peperi Guacu, de linha Aparecida, Itapiranga foi fechada em 2014 por ter número insuficiente de alunos para manutenção das turmas. O vereador GELSON PETRY alega que o educandário possui instalações adequadas e inclusive ginásio de esportes. Salienta ainda que está atendendo pedidos das lideranças da comunidade e por isso solicitou do executivo um estudo de viabilidade para reabertura das atividades a partir do ano de 2022 com turmas da educação infantil e séries iniciais. PETRY afirma ainda que consta no Plano de Governo da atual administração a valorização dos educandários do interior e por isso se justifica um pedido de providências.
O município de Tunápolis trabalha em projetos para aperfeiçoar as estruturas em setores distintos. Uma das ações da nova administração é a licitação que visa construir pavilhão para a equipe de Urbanismo. Conforme o prefeito MARINO FREY, agora a administração aguarda o início desta obra. Outra iniciativa foi aquisição da área de campo para a sede do município, nas proximidades da prefeitura, e também do campo na comunidade de São Pedro. O prefeito enfatiza que esta era uma solicitação antiga das duas comunidades. No caso da sede, o município vai licitar nos próximos meses a reestruturação do Centro Esportivo, que vai se tornar um local de múltiplo uso. Os recursos virão de Brasília, no valor de 330 mil reais. Também está em andamento a construção de pavilhão industrial para a Comercial de Produtos Elétricos e outras melhorias na infraestrutura urbana serão atendidas com asfaltamento de ruas.
MARINO FREY salienta que o município também reestruturou o horto municipal, para produção de mudas de flores e de outras espécies. O objetivo é utilizar na ornamentação das avenidas, ruas, canteiros e outros espaços das repartições públicas. Segundo o prefeito MARINO FREY, uma novidade deste ano foi a implantação do programa Mais Serviços. Por meio dele o município investiu mais de 500 mil reais para trabalhos terceirizados aos agricultores, feitos por mais de dez empresas credenciadas. Considerando todos os incentivos na área da Agricultura, FREY destaca que já foram investidos neste ano recursos superiores a um milhão e 600 mil reais.
São João do Oeste intensifica ações para regularizar lotes urbanos. De acordo com o prefeito GENÉSIO ANTON, SJO tem pelo menos 200 lotes urbanos que ainda não foram regularizados. Para atender a demanda do projeto de Regularização de Lotes Urbanos (REURB), o município elaborou projeto de lei, já aprovado pela Câmara de Vereadores, e na última semana iniciou as tratativas para encaminhar esta regularização. ANTON comenta que três reuniões foram realizadas neste processo, na cidade e nas comunidades de Cristo Rei e Beato Roque. Avalia que houve boa participação nestas reuniões, porém não chega a 40 por cento do total que precisa fazer a escritura. O município está disponibilizando a regularização de lotes consolidados até 2016, que não tem escritura, por isso hoje todos eles têm oportunidade de entrar no programa do REURB.
Com apoio de uma empresa de Itapiranga, formada por um grupo que conta com assessor jurídico, agrimensor, engenheiro agrônomo e sanitarista, além de toda estrutura e experiência necessária, SJO tem registrado adesão significativa neste encaminhamento. O grupo de profissionais do município vizinho já iniciou o levantamento de dados para que a regularização fundiária urbana seja providenciada. GENÉSIO ANTON enfatiza que este processo era muito esperado pela população, pois os proprietários de terrenos relatam grande dificuldade para fazer a escritura. Segundo o prefeito, após o nome, a segunda questão que o ser humano valoriza na atualidade é a posse dos bens, e a administração vai facilitar isso. A expectativa é que os donos dos terrenos tenham a escritura em mãos entre seis a oito meses, que é o período médio que este procedimento requer.
GENÉSIO ANTON pede para que a população que ainda não tiver suas áreas regularizadas, que venha à prefeitura, onde vai receber apoio. Lembra que o processo é burocrático, por isso o município fez parceria com a empresa de Itapiranga. A solicitação é para os donos de terrenos encaminharem a regularização o quanto antes, pois a equipe de Itapiranga trabalha em forma de mutirão coletivo, para reduzir custos. Caso o proprietário queira fazer o processo depois, por conta própria, o custo será muito maior. O vice-prefeito RUDI RASCH, que está à frente do programa do REURB no município, vai acompanhar o secretário MAURO BARELLA em Florianópolis na semana que vem, onde terão reunião com o governador. RASCH volta a atender na prefeitura na sexta-feira, já que o município não vai fazer ponto facultativo depois do feriado de Corpus Christi, na quinta, dia três. De segunda a quarta-feira, os interessados em se inscrever no REURB poderão tratar com o próprio prefeito, GENÉSIO ANTON.
DNIT deve assinar contrato com nova empresa para retomar operação tapa-buracos. No dia 14 de maio, a Ameosc encaminhou para o departamento um ofício solicitando uma operação tapa-buracos na BR 163. Durante esta semana, uma pintura (S.O.S BR -163) demonstrando a insatisfação da população com o descaso dos governos foi vista por todos que transitam pela rodovia. De acordo com o superintendente Estadual do DNIT, RONALDO CARIONI, o processo de orçamento está na fase final de conclusão. Ele destacou que a partir do próximo mês, portanto junho, um contrato estará sendo firmado com uma nova empresa que será responsável pela operação tapa-buracos entre São Miguel do Oeste e Dionísio Cerqueira, porém, não firmou data para o início dos trabalhos.
Todos os dias, mais de sete mil veículos percorrem o trecho. Atualmente, o Extremo Oeste tem uma produção agropecuária destacada em Santa Catarina. Na produção de leite, tem mais de 200 mil vacas e uma produção mensal de mais de 60 milhões de litros de leite, correspondendo a mais de 22 por cento da produção estadual. Já na produção de suínos, a produção anual é de mais de 13 milhões de animais, correspondendo a mais de 10 por cento da produção estadual. Ainda, a avicultura também é destaque, com produção anual de mais de 900 milhões de aves ano, o que corresponde a oito por cento da produção estadual.
O prefeito de Itapiranga, ALEXANDRE RIBAS, segue em Florianópolis, em busca de recursos com deputados e secretários do Governo de Santa Catarina. Entre as reivindicações está a continuidade das obras de revitalização da Avenida Uruguai, melhorias na infraestrutura rural, recuperação da SC-163 e a obra do asfalto da fronteira, entre Itapiranga e Tunápolis. Ao deputado estadual, FABIANO DA LUZ, o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, entregou ofício para formalizar a solicitação para destinação de recursos visando a execução de obras de pavimentação rural no município de Itapiranga. RIBAS também visitou o gabinete da deputada MARLENE FENGLER, onde expôs as principais necessidades do município e investimentos essenciais para a região.
Conforme o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, ao lado da deputada MARLENE FENGLER, participou de audiência com o secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. O prefeito informou que no encontro foi discutido sobre a situação da SC-163, de Itapiranga à Iporã do Oeste. O prefeito explicou que diante dos impasses sobre a federalização, neste momento, o caminho mais simples para a recuperação da rodovia é através da associação dos municípios, por meio da elaboração do projeto, com isso há possibilidade das obras de revitalização da SC-163 terem início ainda este ano. RIBAS também tratou com o secretário de Estado da Infraestrutura, THIAGO VIEIRA, sobre a revitalização da Avenida Uruguai. O prefeito salientou que a obra não está sendo executada apenas para beneficiar o município, mas sim se trata de um investimento de abrangência regional, pois pela avenida passa diariamente o fluxo da SC-163 e da SC-283, no lado catarinense, e da ERS-163, no lado gaúcho, com a travessia de balsa.
ALEXANDRE RIBAS ressaltou que Avenida Uruguai é um corredor que absorve o tráfego pesado que atende empresas, indústrias e o agronegócio regional. De acordo com o prefeito, ainda em audiência com o secretário da Estado da Infraestrutura, apresentou mais uma prioridade regional, que se refere ao asfalto da fronteira, entre Itapiranga e Tunápolis, representando os prefeitos, os vereadores e as lideranças municipais e regionais, que muito anseiam a execução desta obra. O prefeito, ALEXANDRE RIBAS, na ocasião entregou o projeto atualizado e mencionou dados econômicos e culturais, que demonstram a importância do investimento neste trecho, reforçando a solicitação para a inclusão da demanda no orçamento do governo estadual para 2022.
A Unidade de Saúde Mental do Hospital de Tunápolis segue com fila de espera de pacientes. Os pedidos de internação levam em média 20 dias para serem atendidos. O espaço de 25 leitos está constantemente lotado. Segundo a psicóloga e coordenadora da Unidade, ELISE TRENHAGO, são 20 leitos internação via SUS e mais cinco leitos para convênios e particular. Ela afirma que as 25 vagas disponíveis são insuficientes para atender a demanda regional, principalmente com o aumento da procura durante a pandemia. Os principais índices de internações estão ligados ao diagnóstico de dependência química, alcoolismo e depressão que leva a diferentes quadro de transtornos. A coordenadora também chama atenção para aumento de casos de jovens que praticam a auto mutilação. A psicóloga afirma que isso está ligado a transtorno de personalidade e dependência química.
ELISE TRENHAGO esclarece que Unidade de Saúde Mental do Hospital de Tunápolis possui uma grande abrangência na região Oeste de Santa Catarina . ELISE TRENHAGO diz que os protocolos são regidos na prevenção a Covid 19. A Unidade não registrou nenhum caso de contaminação pelo Coronavírus. As medidas incluem isolamento de sete dias para os pacientes que chegam para tratamento. Já a avaliação dos pacientes ocorre em equipe estabelecendo período de internação de média de 30 dias, podendo ser por um período maior. Academia ao ar livre disponível para os pacientes internos. Médico, psicólogo, fisioterapia e nutricionais, além da equipe de enfermagem.
Itapiranga tem registrado um acrescimento muito grande de casos de Covid. Nesta semana foram 113 pessoas contaminadas pelo Coronavírus. O município esteve próximo de zerar os casos no início do mês e agora já contabiliza 157 pessoas com o vírus ativo. Ontem foram mais 24 casos positivos conforme dados do boletim divulgado pela Secretaria Municipal da Saúde. Segundo o fiscal sanitário ALCENIR BENÁCHIO, a flexibilização prejudicou muito o trabalho de fiscalização a possíveis irregularidades. Ressalta que atualmente está praticamente tudo liberado e as pessoas ainda exageram nesta liberdade e cometem infrações. O fiscal afirma que a flexibilização passou a impressão que a pandemia não era mais algo preocupante e a falta de cuidados resultou em aumento de casos.
ALCENIR BENÁCHIO destaca que o trabalho de fiscalização ficou prejudicado, pois estabelecimento, eventos e outras atividades são realizadas dentro de regras bem específicas e que muitas vezes confundem a interpretação. De acordo com o fiscal o trabalho de retina de fiscalização é feito em conjunto entre Vigilância Sanitária, Policia Militar e Bombeiros, para depois ser analisado pela Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. Até o momento as multas aplicadas já resultaram em condenação em 130 casos, resultando em 105 mil reais de um total de 174 autuações. Este valor contabiliza apenas os processos já julgados e aplicadas as penalidades. Diversos processos seguem em andamentos e que podem resultar em multas.
ALCENIR BENÁCHIO destaca que para evitar multas basta seguir regras simples como usar máscara e evitar aglomerações. Para o fiscal sanitário o comportamento da população respalda a atuação dos diversos órgãos de fiscalização que lutam para evitar maiores proporções da pandemia. ALCENIR BENÁCHIO ressalta ainda que o comportamento das pessoas pode diminuir ou aumentar o número de contaminação e agravar a pandemia que volta a causar grande preocupação.
Polícia registra mais uma tentativa de estelionato na região. A ocorrência foi registrada por volta das 16h desta sexta-feira, na Rua Marcílio Dias, centro de São Miguel do Oeste. O solicitante relatou aos policiais que anunciou as mercadorias do mercado do qual é proprietário há cerca de duas semanas, para um grupo de vendas pela internet. Um homem entrou em contato dizendo que teria interesse em adquirir a mercadoria, sendo que ambos fecharam o negócio pelo valor de 65 mil reais. A mercadoria deveria ser entregue na cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul. O solicitante ainda relatou que chegou a contratar caminhão de mudanças para realizar a entrega, conforme combinado. Durante a negociação, o homem disse que havia feito depósito, fato que não foi confirmado quando o solicitante entrou em contato com a agência bancária. O solicitante desconfiou se tratar de um golpe por conta disso, e também devido à falta de informações referentes ao endereço da entrega da mercadoria no Rio Grande do Sul. A Polícia Militar confeccionou o Boletim de Ocorrência, orientou e liberou os envolvidos.
Caminhão de mudança que partiu de Dionísio Cerqueira é apreendido por estar carregado com 400 caixas de vinho Argentino. Uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Militar Rodoviária resultou na apreensão de uma grande carga de vinhos Argentinos, produto de descaminho. A apreensão ocorreu no final da tarde de quinta-feira, na BR 282, em Irani. Conforme a PRF, as duas forças de segurança trocaram informações e localizaram o veículo suspeito, um caminhão-baú placas de Maravilha, transitando na rodovia. Foi realizada a abordagem e identificação do motorista, sendo que ao abrir o compartimento de carga, foi constatado que ao invés de uma mudança, o caminhão estava carregado com cerca de 400 caixas de vinho Argentino. Aos policiais o motorista disse que receberia pagamento para levar a carga desde Dionísio Cerqueira até Americanas, em São Paula.
A carga totalizou cerca de dois mil e 400 garrafas de vinho que foram importadas irregularmente, tendo em vista que as fronteiras com a Argentina estão oficialmente fechadas devido à Covid-19. Portanto, segundo a Receita Federal, nenhum produto pode ser trazido daquele país enquanto durar a situação de pandemia, mesmo se estiver dentro da cota permitida, que é de 12 litros por pessoa no caso de bebidas alcoólicas. Diante dos fatos o veículo e a carga foram apreendidos e entregues à Receita Federal de Joaçaba. O motorista deverá responder pelo crime de descaminho. Esta foi à quarta apreensão de vinhos em menos de 24 horas.