ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 29/05/21

O Japão prorrogou nesta sexta-feira o estado de emergência em Tóquio e outras áreas por mais cerca de três semanas, uma vez que a pandemia de Covid-19 não dá sinais de perder força. Faltam menos de dois meses do início da Olimpíada no país. Antes da prorrogação, o estado de emergência na capital e em outros oito municípios estava programado para terminar em 31 de maio, mas as pressões sobre o sistema médico continuam intensas. O Japão registrou um número recorde de pacientes de Covid-19 em estado crítico nos últimos dias, apesar de a quantidade de infecções novas desacelerar.

A agência de medicamentos da União Europeia aprovou, nesta sexta-feira o uso da vacina anticovid-19 da PfizerBioNTech para pessoas entre 12 e 15 anos. Essa é a primeira vacina para esta faixa etária nos 27 países do bloco. O anúncio foi feito pelo diretor de estratégia de vacinação da agencia, MARCO CAVALERI. A Alemanha já anunciou nesta semana que estava disposta a começar em 7 de junho a vacinação para os jovens a partir dos 12 anos, assim que a agencia desse o sinal verde. Os Estados Unidos, Canadá e o Japão também já autorizaram essa ampliação da campanha de vacinação para os adolescentes.

Quatro pessoas morreram na cidade colombiana de Cali, nesta sexta-feira, quando milhares de manifestantes protestaram em vários pontos do país para marcar um mês de atos generalizados, enquanto as negociações entre o governo e o comitê de greve nacional seguem travadas. As manifestações das últimas quatro semanas foram marcadas pela violência. O governo confirmou até agora 17 mortes de civis diretamente relacionadas aos protestos, enquanto grupos de direitos humanos afirmam que dezenas de outros civis foram mortos pelas forças de segurança. Dois policiais também morreram.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou nesta sexta-feira que, durante o mês de junho, vai vigorar no país o patamar dois da bandeira tarifária, o mais caro do sistema. Isso significa que será cobrado nas contas de luz de todos os consumidores do país um valor adicional de seis reais e 24 centavos para cada 100 quilowatts de energia consumidos. É a primeira vez neste ano que a agência aciona a bandeira vermelha nível dois. Durante o mês de maio, vigorou a bandeira vermelha um, que aplica cobrança adicional de quatro reais e 16 centavos para cada 100 quilowhatts consumidos. Essa medida é reflexo do baixo nível de armazenamento de água nos reservatórios de hidrelétricas do Sudeste e Centro-Oeste, que respondem por mais da metade da capacidade de geração do país.

Governadores de 17 estados e do Distrito Federal acionaram o Supremo Tribunal Federal nesta sexta-feira contra a convocação de nove gestores, aprovada na última quarta pela CPI da Covid-19. Assinam a ação os governadores de Distrito Federal, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins. O estado de Roraima informou que deve aderir ao movimento na próxima semana. Os governadores querem que o Supremo esclareça se CPI pode convocar governador. Os senadores que pediram a convocação dos governadores alegam que a comissão deve investigar supostos casos de corrupção nos estados envolvendo recursos para combate à pandemia.

A equipe econômica do governo estima que o Bônus de Inclusão Produtiva, programa de qualificação para jovens anunciado pelo ministro PAULO GUEDES, custará pelo menos seis bilhões em 12 meses. A expectativa do governo é abrir dois milhões de vagas para jovens entre 18 e 29 anos que estão fora do mercado formal de trabalho. O valor do bônus a ser pago pelo governo será de 300 reais eas empresas entrarão com mais 300, por meio do Bônus de Incentivo à Qualificação. Com isso, o jovem receberá 600 para trabalhar por meio período e, ao mesmo tempo, se qualificar. A intenção da equipe econômica é enviar uma medida provisória ao Congresso em junho.

O dono de uma creche particular de Itapema, no Litoral Norte, suspeito de abusar sexualmente de crianças se entregou à polícia nesta sexta-feira. Ele estava foragido desde 17 de maio. A Polícia Civil investiga 22 denúncias contra ele. O homem tem 25 anos e a suspeita é que os abusos tenham acontecido dentro da creche. O delegado responsável pelo caso, ADEN CLAUS, informou que o suspeito se entregou acompanhado de um advogado e não fez declarações à polícia. O suspeito se entregou na Delegacia de Polícia de Barra Velha, a cerca de 60 quilômetros de Itapema. Segundo o delegado, ele vai ser interrogado na próxima semana por teleconferência. A creche foi interditada em 18 de maio e o caso está em sigilo. As crianças têm entre três e cinco anos.

O prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 termina na próxima segunda-feira, dia 31 de maio. Mais de um milhão e 300 mil catarinenses já acertaram as contas com o Leão, segundo informações da nona Região Fiscal da Receita Federal. O prazo de entrega começou no dia primeiro de março e foi prorrogado até 31 de maio. Cerca de 152 mil catarinenses e quatro milhões e 500 mil brasileiros ainda não entregaram a declaração. Neste ano, o Fisco espera receber um milhão e 400 mil declarações em Santa Catarina e um total de 32 milhões no Brasil. A Receita Federal abriu na última segunda-feira a consulta que mostra quais contribuintes receberão a restituição do Imposto de Renda 2021 na próxima segunda. Em Santa Catarina, serão creditados 235 milhões pagos a 157 mil contribuintes.

As prefeituras de Santa Catarina esperam começar a vacinação pelo novo critério de faixas etárias a partir de segunda-feira. Essa é a previsão do diretor da Fundação de Saúde de Tubarão e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, DAISSON TREVISOL. A vacinação por faixas etárias de 60 anos para baixo foi aprovada na quinta Reunião da CIT - Comissão Intergestores Tripartite do SUS, que reúne representantes dos municípios, estados e governo federal, nesta quinta-feira. A pactuação vai possibilitar aos Estados e Municípios que tenham demanda diminuída para grupos de vulnerabilidade, adotar de forma imediata a estratégia segundo a faixa etária em ordem decrescente de idade, garantindo percentual para continuidade da vacinação dos demais grupos prioritários.

Prefeita emite nota de apelo à população. ROZANE MOREIRA de Campo Erê diz que nessa semana um crescente e alarmante número de casos de pessoas infectadas com Covid-19, tem deixado em alerta administração. Já são mais de 100 infectados. Estamos num nível de risco de potencial gravíssimo estabelecido pela Secretaria Estadual, reforça a prefeita. As razões desse aumento se devem ao relaxamento dos cuidados que devem ser tomados para evitar o contágio. Observa que por toda cidade, pessoas circulam sem máscara e sem cuidar do distanciamento, principalmente em locais de lazer e entretenimento, como bares, lanchonetes, quadras esportivas, onde tem ocorrido maior aglomeração, dentro como fora dos estabelecimentos. Também nas residências aumento de festas e confraternizações, gerando aglomerações, o que facilita o contágio e transmissão do vírus da Covid-19.

A Polícia Militar e autoridades sanitárias de Campo Erê tem se empenhado para fiscalizar a falta de cuidado das pessoas para prevenir coronavírus. Porém, devido ao baixo efetivo e grande número de ocorrência, a fiscalização tem se mostrado incapaz de controlar aglomeração, principalmente à noite e nos finais de semana. A administração municipal continua vacinando a população. Assim que chegam os lotes, os servidores da saúde imediatamente convocam as pessoas enquadradas no cronograma para receberem suas doses. No entanto, comenta a prefeita, até que toda a população seja vacinada, é importe que todos se conscientizem. Centenas sofreram com os sintomas e ainda sofrem com as sequelas deixadas pela doença, por isso, ROZANE pede para redobrar os cuidados.

Secretaria da Saúde de Campo Erê chama atenção da população. A Covid-19 tem afetado a saúde de crianças, jovens, adultos e idosos. Ninguém está livre do contágio e não há leitos de UTI suficientes na região para atender a todos os que deles necessitarem. Por isso, faz um apelo para que continuemos a seguir os protocolos de segurança, evitando junção de pessoas, fazendo o distanciamento social, usando máscara e álcool em gel. A Secretaria apela para o bom senso de todo o comércio de Campo Erê, principalmente em locais de lazer e entretenimento, como bares, lanchonetes, quadras esportivas e afins, para que obedeçam as orientações de segurança, tanto de clientes quanto de funcionários.

Prefeita alerta: caso os números de Covid-19 não diminuir nos próximos 15 dias, será obrigada a decretar medida de restrições de circulação de pessoas. Isso, afirma ROZANE, vai desde a redução no horário de funcionamento docomércio até o fechamento completo de lojas e isolamento social, medida está conhecida como “lockdown”. A prefeita reconhece que são medidas duras, que trazem sérios prejuízos para a economia local, por isso não deseja que chegue a isso. Lembra que ainda está vigente o Decreto Estadual, que dispõe de medidas de enfrentamento da Covid-19, e deve ser obedecido por todos. Se cada um fazer a sua parte no combate à Covid-19, adotando as medidas de segurança, haverá diminuição do número de casos em Campo Erê.

Liberação de eventos por parte do Estado dá uma falsa sensação de segurança na população. De acordo com a secretária de saúde de Campo Erê – ROSALVA BOLIGON, está ocorrendo um grande aumento nos casos registrados no município, principalmente depois de alguns tipos de eventos particulares serem liberados. Na opinião dela, a flexibilização nas medidas faz a população sentir que a situação não está mais tão perigosa e não tomam os mesmos cuidados. Ainda que alguns tenham consciência que as medidas de segurança são fundamentais, observou que principalmente os mais jovens estão voltando a se reunir.

Campo Erê alterna entre nível grave e gravíssimo de contaminação. ROSALVA BOLIGON explica que não é contra a flexibilização das medidas exigidas pelo estado, mas é sempre importante usar máscara e manter o distanciamento para se prevenir. As unidades de saúde de Campo Erê voltaram a atender somente emergências devido ao grande aumento nos casos de Covid-19. A secretária de saúde informou ainda que um médico saiu do quadro do município. Com um profissional a menos, é necessário fazer um revezamento com os outros médicos e enfermeiras na Unidade Covid.

Municípios da Ameosc devem criar associação dos consórcios da saúde. A parceria irá envolver todos os municípios do estado catarinense com objetivo de facilitar o debate entre os prefeitos e governo estadual sobre a saúde. A informação é do presidente da Cis, JOÃO DE ANDRADE. Ele comentou que a União e estado desenvolvem vários programas, mas ao repassar recursos para cada município o valor é mínimo. Outro objetivo para esta implantação está na busca de recursos que é de responsabilidade do estado aplicar na saúde, além de buscar destinação de ambulâncias e medicamentos.ANDRADE destacou ainda que no próximo dia primeiro será realizado uma reunião para definir quem serão os diretores desta associação.

Utilização de cisternas ameniza impactos da estiagem em Palma Sola. Produtores rurais do município de Palma Sola têm apostado na ideia da administração que junto com Defesa Civil, Secretaria de Agricultura e Epagri, vem orientando construção de cisternas como um meio eficaz de reduzir os impactos da seca, que desde 2019, tem trazido prejuízos aos agricultores. Para diminuir esses reflexos, o município adotou medidas de enfrentamento e prevenção a seca. Além da proteção de fonte, abertura de poços artesianos, o município investiu forte na construção de cisternas, que tem revelado resultados positivos.

O coordenador municipal da defesa civil de Palma Sola DOUGLAS RIBEIRO diz que o volume de chuva da região está diminuindo ano a ano. No entanto, o oeste de Santa Catarina é considerado uma região com precipitações regulares. Mesmo com o longo período de seca, ainda ocorrem chuvas dispersas, tornando eficaz a utilização da cisterna na propriedade, pois apesar de poucas precipitações, o volume que chove é suficiente para abastecer a cisterna e o produtor consegue atender a demanda da propriedade.

A ideia é aumentar a capacidade de armazenagem de água no município com a construção de cisternas. O investimento vale a pena, pois segundo DOUGLAS, cada vez mais produtores procuram a Defesa Civil e a Secretaria de Agricultura para encaminhar a construção de um reservatório. O coordenador conta que um novo reservatório com capacidade de armazenar um milhão de litros de água foi construído. O investimento foi feito numa propriedade produtora de suínos de Palma Sola.Como o produtor tem a estrutura pronta, é possível aproveitar a água da chuva usando as calhas da construção.

Após a captação, é feita a primeira filtragem para tirar as impurezas que estavam no telhado e o líquido vai para a chamada cisterna PEAD. Investimento em cisterna é importante para a independência da propriedade, afirma DOUGLAS. Hoje muitos agricultores dependem das cargas de água levadas pela prefeitura para manter os animais. Aos poucos os agricultores estão vendo e entendendo que a construção desse reservatório é um investimento importante para que a propriedade seja sustentável.

Ao iniciar o planejamento para fazer a cisterna é necessário calcular qual o consumo diário de todas as atividades da propriedade. O extremo oeste é uma das regiões que mais produz carne e é necessário pensar na água para manter a atividade. LUIZ LUNKES, morador da Linha São João, interior de Palma Sola, afirma que desde que construiu a cisterna no ano passado, não enfrentou mais problemas com falta e água. Com o volume armazenado na cisterna consegue atender toda a demanda da propriedade.

Situação crítica no abastecimento de água obrigou o município a decretar emergência e focar os trabalhos em resolver o problema hídrico. Quem comenta é o secretário de agricultura JULIANO ZANDONÁ. A prefeitura, junto com o setor agrícola e a defesa civil, adota ações para diminuir o desabastecimento de água, incentivando construção de cisternas e proteção de fontes. Uma notícia boa, segundo o secretário, é que a estação de tratamento da Linha Brasil está concluída, fornecendo água de qualidade para várias famílias de Palma Sola.

Prefeito CLEOMAR MANTELLI, o Kiko, manifesta sua alegria em poder oferecer opções que de fato resolvam a situação do homem do campo nesse momento. O prefeito define a estação de tratamento da Linha Brasil como um grande avanço no enfrentamento á estiagem. Ele que é agricultor, diz que sabe o quanto a falta de água afeta os trabalhos do homem do campo, principalmente para quem trabalha com gado de corte, leite, criação de frango ou suínos, e precisa de muita água armazenada para não correr o risco de perder animais.

Investimento em cisternas é uma aposta para o futuro, observa o prefeito Kiko. Por isso a prefeitura está dando as horas máquina para que esses reservatórios sejam construídos. Informa que até o momento tem oito prontas e mais seis estão sendo feitas. Hoje Palma Sola já consegue armazenar mais de oito milhões de litros de água em cisternas. Cita ainda a primeira fase da construção do poço artesiano da Linha Gaúcha. Uma obra muito aguardada pelos munícipes, e quando concluída deve fornecer água para cerca de oito famílias do interior. KIKO informa que o planejamento para esse ano inclui a instalação de mais dois poços.

Arma foi encontrada ao lado do corpo da mulher encontrada morta com um tiro na cabeça. A Polícia Militar confirmou que a mulher de 25 anos, encontrada morta dentro de um carro, na noite de quinta-feira tinha uma marca de tiro na região da cabeça. A ocorrência foi atendida na rodovia SC-305, na comunidade de Bela Vista, interior de São Lourenço do Oeste. Conforme a PM, a mulher estava dentro de um Celta capotado. No local também foi encontrado um revólver calibre 22, próximo ao corpo da vítima. O Corpo de Bombeiros esteve no local e confirmou o óbito. O IGP fará a necropsia e exames complementares. Ainda existem informações desencontradas. A Polícia Civil investiga o caso e, por enquanto, não serão repassadas mais informações.

Motociclista morre em acidente com carro. Por volta das 23 horas e 50 minutos de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste foi acionado para ocorrência de acidente de trânsito na Rodovia SC contorno Viário Armindo Ecker Bairro Perpetuo Socorro. No local foi constatado uma colisão frontal envolvendo motocicleta e Veículo Uno ambas placas de São Lourenço. O condutor da moto de 24 anos estava deitado sobre a pista com ausência dos sinais vitais, com suspeita de trauma de crânio e diversas fraturas pelo corpo. O motorista do veículo encontrava-se na cena do acidente sobe os cuidados da Polícia Militar.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.