-RECEITA PAGA HOJE PRIMEIRO LOTE DE RESTITUIÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA 2020
-LOTE DE 50 RESPIRADORES COMPRADOS POR SC É ENTREGUE AO GOVERNO
-USINA DE ENERGIA SOLAR EM MONDAÍ DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO ATÉ JULHO
-SERVIÇOS NA AGRICULTURA EM SÃO JOÃO DO OESTE TÊM POUCAS ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DA PANDEMIA
-MULHER DE 26 ANOS É CONFIRMADA COM COVID-19 EM SÃO JOÃO DO OESTE
-SAÚDE RETOMA DE FORMA GRADATIVA PROCEDIMENTOS SUSPENSOS DEVIDO À PANDEMIA
-EM 24 HORAS DOIS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NO MESMO LOCAL NA SC 163
-CAMINHONEIRO FICA GRAVEMENTE FERIDO EM CAPOTAMENTO NA BR-282
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 24graus. A mínima das últimas horas foi de oito graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 50 centavos para a compra e cinco reais e 85 centavos para a venda. O euro está valendo seis reais para a compra e seis reais e 50 centavos para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos para a compra e seis centavos para venda.
O primeiro-ministro francês ÉDOUARD PHILIPPE anunciou nesta quinta-feira que a França é a favor que as fronteiras internas da Europa sejam reabertas a partir de 15 de junho, sem quarentena imposta aos viajantes. Ele disse que vai aplicar a reciprocidade se alguns países impuserem uma quarentena de 14 dias aos franceses. Quanto às fronteiras externas, ele afirmou que "a decisão será tomada coletivamente com todos os países europeus até 15 de junho". O governo francês anunciou que os museus e monumentos do país serão reabertos em dois de junho, mas com o obrigatório de máscaras.Nesta mesma data também serão abertos cafés e restaurantes.
O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, pediu nesta quinta-feira a redução da dívida de qualquer país em desenvolvimento ou de renda média que precise de dinheiro devido à crise causada pelo novo coronavírus. Ele sugeriu também um plano coordenado de recuperação em escala global.GUTERRES falou na abertura de uma cúpula virtual em que participaram várias dezenas de chefes de estado e de governo para discutir novas necessidades de financiamento para políticas de desenvolvimento no contexto da pandemia da covid-19. As Nações Unidas se propuseram a buscar ações coletivas para responder com urgência em seis áreas, incluindo o problema da dívida soberana.
A cidade americana de Minneapolis enfrentou na quinta-feira a terceira noite consecutiva de protestos pela morte de GEORGE FLOYD durante uma ação policial. Os manifestantes invadiram uma delegacia, incendiaram carros e imóveis. A revolta começou na segunda-feira após a divulgação de um vídeo que mostra a abordagem policial ocorrida do lado de fora de um supermercado da cidade, que fica no estado de Minnesota. Um policial branco se ajoelhou no pescoço de FLOYD por quase oito minutos, enquanto ele se queixava de que não conseguia respirar. FLOYD, que foi detido por supostamente usar uma nota falsificada de 20 dólares, morreu depois em um hospital.
A Receita Federal paga nesta sexta-feira as restituições do primeiro lote do Imposto de Renda de Pessoa Física 2020. Estão sendo depositados dois bilhões para 901 mil e 77 contribuintes. O primeiro lote contempla contribuintes com prioridade legal, sendo 133 mil 171 idosos acima de 80 anos, 710 mil 275 contribuintes entre 60 e 79 anos e 57 mil 631 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave. Neste ano, o cronograma de restituições foi antecipado para maio e a quantidade de lotes reduzidos de sete para cinco. A antecipação é uma iniciativa da Receita Federal para mitigar os efeitos econômicos da pandemia de covid-19.
O governo JAIR BOLSONARO revogou nesta quinta-feira portaria que previa prisão para quem descumprisse medidas de distanciamento social contra a Covid-19. Publicado em 17 de março, o texto era assinado pelos ex-ministros da Justiça SERGIO MORO e da Saúde, LUIZ HENRIQUE MANDETTA. Ambos deixaram o governo após divergências com o presidente, inclusive sobre o combate à pandemia. Após interferência do Planalto, a Saúde deixou de destacar a importância de medidas "não farmacológicas", como distanciamento social, e passou a orientar uso da cloroquina para todos pacientes da doença, mesmo sem comprovação científica da eficácia da droga e recomendação da Organização Mundial da Saúde.
O ministro EDSON FACHIN, do Supremo Tribunal Federal, decidiu nesta quinta-feira encaminhar para análise do plenário da Corte o pedido do procurador-geral da República, AUGUSTO ARAS, para suspender investigações do inquérito das fake news. O pedido foi formulado após a deflagração de operação da Polícia Federal na manhã desta quarta-feira com a finalidade de executar mandados de busca e apreensão contra 17 pessoas que teriam vínculo com ações de disseminação de notícias falsas e ameaças a ministros do Supremo. ARAS fez o pedido em uma ação do partido Rede que questiona o inquérito. O ministro FACHIN é o relator dessa ação.
A Polícia Militar de Santa Catarina irá distribuir 370 bafômetros passivos, que já estão no Centro de Armazenamento e Distribuição, em São José. Com investimento de 750 mil, os equipamentos irão agilizar o processo de fiscalização, durante as diversas barreiras policiais e blitzs realizadas pelo estado. O equipamento, é um pequeno bastão que capta a presença de álcool no ar e não exige do motorista assoprar nenhum bocal. Segundo o fabricante, até 12 pessoas podem ser aferidas em apenas um minuto. Ainda não há data prevista para a distribuição dos equipamentos, que ainda precisam ser cadastrados. Todos os municípios do estado receberão pelo menos um dos novos bafômetros adquiridos.
O governo do estado fez a entrega de 13 ventiladores pulmonares no Hospital e Maternidade Tereza Ramos, em Lages, no início da tarde desta quinta-feira. Eles fazem parte do primeiro lote de 100 respiradores, de um total de 500, que o Governo do Estado adquiriu da WEG. Os equipamentos foram entregues na nova ala do hospital após força-tarefa que envolveu equipes da SES, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil e órgãos de segurança locais. Além de Lages, também foram transportados 10 respiradores paraChapecó, 10 para Brusque e outros 10 para o município de Timbó. A operação continua na sexta-feira, quando 10 ventiladores serão entregues em Criciúma. Já para o município de São Miguel do Oeste serão encaminhados 10 aparelhos que serão transportados pelo Aeroclube de Santa Catarina.
A Receita Federal entregou nesta quinta-feira à Secretaria da Saúde de Santa Catarina o lote com 50 respiradores comprados pelo governo do estado que estavam retidos há duas semanas no Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis. Agora, uma equipe da pasta irá avaliar as condições e o destino dos equipamentos. A compra do total de 200 respiradores é investigada em uma força-tarefa. Os equipamentos foram adquiridos por 33 milhões com dispensa de licitação. Este primeiro lote foi entregue com atraso e chegou ao aeroporto em 14 de maio. Eles tinham sido confiscados pela Receita Federal por conta de irregularidades na documentação e foram entregues ao governo. Outros 150 respiradores comprados ainda não saíram da China.
-USINA DE ENERGIA SOLAR EM MONDAÍ DEVE ENTRAR EM FUNCIONAMENTO ATÉ JULHO
-SERVIÇOS NA AGRICULTURA EM SÃO JOÃO DO OESTE TÊM POUCAS ALTERAÇÕES EM FUNÇÃO DA PANDEMIA
-MULHER DE 26 ANOS É CONFIRMADA COM COVID-19 EM SÃO JOÃO DO OESTE
-SAÚDE RETOMA DE FORMA GRADATIVA PROCEDIMENTOS SUSPENSOS DEVIDO À PANDEMIA
Hospital Regional do Extremo Oeste vai oferecer cerca de mil e 300 exames e consultas eletivas por mês a partir desta semana. A informação é do diretor de Apoio do Hospital, RODRIGO LOPES. Ele detalhou o processo de retomada dos serviços não essenciais que estavam suspensos desde março. A quantidade de atendimentos será de 50 por cento do volume de serviços prestados antes da pandemia. Em média, o Hospital Regional realizava cerca de três mil e 700 consultas e três mil e 200 exames por mês. Agora, a oferta será de cerca de mil e 300 consultas e mil e cem exames eletivos. A seleção dos pacientes será feita pelas secretarias municipais de saúde. Ele acredita que isso vai reduzir filas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes que há tempos aguardam pelo procedimento.
Maioria dos atendimentos eletivos no Hospital Regional é na área da oftalmologia. De acordo com o diretor de Apoio da unidade, RODRIGO LOPES, o hospital realizava, antes da pandemia, cerca de mil consultas com médico oftalmologista. Ele lembrou que a partir de agora, a unidade vai retomar os serviços eletivos e a previsão é de uma boa procura, já que a demanda está reprimida desde março. RODRIGO citou que existe uma preocupação de que o índice de faltantes aumente, já que as pessoas que já tem o atendimento agendado podem deixar de comparecer em razão da preocupação com o coronavírus. O diretor pediu que as pessoas avisem com antecedência para que o hospital possa chamar outro paciente que está na fila de espera.
Servidora com 38 anos de Epagri cita avanços e desafios da função. A agente administrativa do escritório da Epagri de Mondaí, NEIDE STECKER, cita que ao ingressar no órgão estadual, em fevereiro de 1982, as máquinas usadas para os trabalhos eram as datilográficas, e muito serviço era feito a mão. Somente anos depois que a Epagri recebeu as máquinas elétricas, o fax e mais adiante os computadores. NEIDE conta que estando há quase 40 anos na Epagri de Mondaí acompanhou todos estes avanços, e no momento, o maior desafio é se adaptar as mudanças que o pandemia trouxe para as formas de trabalho. Ela cita como exemplo as reuniões a distancia e o atendimento aos agricultores pelos canais virtuais. A agente administrativa enfatiza que o serviço burocrático aumentou muito no decorrer dos anos, mas em compensação, tudo ficou mais ágil com os sistemas. A Epagri de Mondaí conta ainda com mais dois extensionistas.
O atendimento da agente administrativa no escritório da Epagri possibilita maior agilidade no atendimento as demandas a campo. NEIDE STECKER comenta que em várias Epagris, a exemplo da regional de Palmitos a qual Mondaí pertence, onde não há a profissional agente administrativa o extensionista precisa fazer o trabalho a campo, fazer os relatórios para o recebimento dos recursos e ainda o atendimento aos agricultores no escritório. Conforme a agente administrativa, no momento a maior demanda é o programa troca-troca de milho. Por reivindicações feitas a Fecoagro, NEIDE diz que a agente administrativa também foi autorizada a assinar as emissões para retirada das sementes, considerando que muitas vezes os extensionistas estão em atendimentos no interior quando o agricultor vem até o escritório solicitar a autorização.
Grupo Viver Bem de saúde mental mantém atendimentos aos pacientes. Segundo o psicólogo da secretária de Saúde de Iporã do Oeste, MOACIR PIRES, os atendimentos no momento estão sendo feitos somente de forma individualizada, já que os encontros em grupo não são permitidos. Ele explica que para os pacientes que tem acesso a internet, os atendimentos também estão sendo feitos a distância. Conforme o profissional, o impacto psicológico no momento está menor, porque as pessoas começam a ter maior noção do isolamento e dos cuidados, e que aos poucos a situação irá se normalizar. Ele aconselha que esse período seja aproveitado para fortalecer a convivência com os familiares. MOACIR PIRES lembra que o atendimento na secretaria de Saúde não teve alterações, e se mantém das sete e 30 as 11 e 30, e à tarde das 13 às 17 horas.
Semana mundial do brincar chama atenção para aprendizado através da brincadeira. A data é lembrada mundialmente de 25 a 29 de maio. A chefe de divisão da secretaria de Educação de Descanso, MARISE GIUMBELLI, destaca que a brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para as crianças, pois através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, novas possibilidades, relações sociais, desenvolve a autonomia e a coordenação motora e organiza suas emoções. MARISE enfatiza que a secretaria havia planejado oficinas de resgate de brincadeiras antigas, como perna de pau, boneca de pano e bolinha de gude, o que não foi possível devido à pandemia. Ela afirma que a maioria das crianças não conhece estas brincadeiras porque os brinquedos são todos comprados e até descartados. MARISE avalia que quando as crianças participam da construção destes brinquedos, o significado da aprendizagem é outro.
Certificação de propriedades está entre as prioridades da Cidasc. Equipe que atua em Itapiranga, Tunápolis e São João do Oeste teve reforço de veterinários, porém segue com deficiência no setor administrativo. A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catariana atendeu uma antiga reivindicação de aumentar a disponibilidade de profissionais em Itapiranga. Médicos veterinários da unidade do município atendem ainda propriedades agrícolas de Tunápolis e São João do Oeste. Segundo o gestor regional Cidasc de São Miguel do Oeste, ODY GONÇALVES, o escritório ainda carece de profissionais para atendimento administrativo. A contratação de estagiários e o programa jovem aprendiz enfrentam dificuldades em virtude da pandemia. Os profissionais da Unidade Veterinária Local realizam o atendimento no escritório e também realizam o trabalho a campo.
ODY GONÇALVES projeta reforço na equipe para os próximos dias. Ele salienta que Itapiranga possui necessidade de atenção especial devido questões sanitárias com sucesso na certificação de propriedades livres de tuberculose e brucelose e também a compartimentação de aves que oferecem garantia mundial. O gestor regional Cidasc Oeste destaca que o trabalho envolve várias instituições de Itapiranga, com destaque para o Senar, Uceff e secretaria de Agricultura. De acordo com GONÇALVES, no momento, 75% das certificações de Santa Catarina estão ocorrendo em Itapiranga e por isso a Cidasc precisa dar maior atenção ao município para atender a demanda e garantir atendimento ágil aos agricultores, principalmente da atividade leiteira. Ele destaca restrições devido a necessidade de prevenção ao Coronavírus que afetaram o trabalho da Cidasc, que já restabeleceu o atendimento presencial nos escritórios e o trabalho a campo.
Usina de energia solar em Mondaí deve entrar em funcionamento até o mês de julho. Idealizadores da usina estiveram no município em janeiro para a assinatura da documentação necessária para instalação da obra. Conforme o acionista majoritário da empresa que fará o investimento, SIEGFRIED KOELLN, a área de terra, levando em conta vários critérios como a incidência do sol e a condição de instalação dos paineis, está localizada na linha Antas. Ele cita que em relação ao projeto da usina, as etapas são dividias em civil, eletromecânica e fotovoltaica. A parte civil, que contempla a subestação, os equipamentos de medição e proteção, já está concluída. A etapa da eletromecânica, que trata da montagem e da aprovação dos equipamentos, está com o projeto em tramitação, e a etapa fotovoltaica que trata da montagem das placas, iniciando com as perfurações e a ancoragem no solo para fixar as estruturas, está em fase de execução.
A usina terá capacidade de produção de um vírgula três megawatts por hora. No total, já foram instaladas três mil 276 placas, o que representa 13 inversores de 60 quilowatts cada, e potencia de 1.13 megawatts. SIEGFRIED KOELLN explica que na prática, a energia gerada pelas placas solares será integrada a rede da Celesc e distribuída à população. O investimento está sendo feito pela rede de farmácias Panvel. O acionista majoritário ressalta que Mondaí foi escolhido para o investimento em função dos proprietários da empresa serem naturais do município. A usina inclusive receberá o nome de Arno UM, em homenagem ao pai dos idealizadores. O investimento é financiado pelo BRDE, no valor de quatro milhões de reais. Além de Mondaí, usinas semelhantes também foram idealizadas em Monte Negro e Rosáriodo Sul, as duas no Rio Grande do Sul, e Barracão, no Paraná.
Serviços no setor da agricultura em São João do Oeste têm poucas alterações em função da pandemia. De acordo com o secretário de Agricultura, ROBERTO RAMBO, até o momento, os programas não tiveram grandes alterações em função da pandemia. O secretário cita como exemplo o programa bônus agrícola, que iniciou o pagamento no dia oito de maio, e hoje será feito o quarto pagamento. Ele explica que o orçamento do bônus é de 400 mil reais, valor que é dividido entre os agricultores que emitiram nota de produtor rural, no ano anterior ao pagamento. Dessa forma, o bônus leva em conta as vendas feitas pelo agricultor em 2019. RAMBO destaca que por semana cerca de 25 mil são pagos de bônus. Até setembro, quando o pagamento será concluído, mais de mil e 100 agricultores serão beneficiados. O incentivo por metro quadrado construído e o auxílio as propriedades interditadas devido a brucelose ou tuberculose continuam sendo fornecidos.
ROBERTO RAMBO comenta que o serviço terceirizado por empresas credenciadas também continua dentro da normalidade. Por meio deste programa, o agricultor recebe de volta da prefeitura até 25% do valor que teve como gasto com serviços executados pelas máquinas terceirizadas. O limite do incentivo é de 600 reais. O secretário de Agricultura destaca que este pagamento está sendo feito uma vez por mês aos produtores. A restituição do valor é feita mediante depósito bancário. RAMBO enfatiza que uma das únicas alterações do setor é que a recolha de lixo reciclável no interior, prevista entre abril e maio, que não foi realizada e adiada para nova data que será definida. O adiamento ocorreu em função da pandemia. Da mesma forma, o secretário lembra que também foi adiado o serviço de cercamento do arroio Fortaleza para preservar os trabalhadores. Estes dois serviços serão retomados em julho ou agosto.
Saúde de Iporã do Oeste retoma de forma gradativa procedimentos suspensos devido à pandemia. MAURO BARELLA, secretário de Saúde de Iporã do Oeste, explica que uma portaria emitida pelo governo do estado na semana passada libera a partir desta semana a retomada das cirurgias eletivas, em 50% da capacidade. BARELLA cita também os programas próprios do município, como as cirurgias gerais, nas áreas de otorino, oftalmo, ortopedia e os procedimentos vasculares que tem início projetado para em breve. O secretário ressalta que as primeiras cirurgias a serem retomadas são as de otorino, e está sendo estudada a forma de retomar os procedimentos de oftalmo, o que até então vinha sendo atendido com os mutirões de cirurgias. Gradativamente, BARELLA destaca que estão sendo liberadas as cirurgias gerais, a exemplo de histerectomia, vesícula, hemorróidas e hérnias.
Campanhas de laqueadura e vasectomia, previstas conforme MAURO BARELLA para março, antes da pandemia, também serão retomadas gradativamente. O secretário de Saúde de Iporã do Oeste comenta que em relação a exames laboratoriais, o município possui uma cota do estado de oito mil e 800 reais por mês pelo SUS, além do credenciamento com recursos próprios que chega a mais de 20 mil reais. BARELLA lembra que da mesma forma estes exames podem ser retomados, mas na metade da sua capacidade. Ele reforça que o foco continua sendo as emergências, e em função disso, exames eletivos de rotina para casos em urgência não estão sendo liberados. Segundo o secretário, as ações de prevenção adotadas desde o início da pandemia garantem que até o momento Iporã do Oeste não tenha casos confirmados de Covid-19. No município são nove pacientes com sintomas e 19 sem sintomas.
Mulher de 26 anos é confirmada com Covid-19 em São João do Oeste. A confirmação do caso positivo ocorreu através da aplicação de teste rápido, na manhã desta sexta-feira. Conforme o secretário de Saúde, VITUS RITTER, a paciente é uma mulher de 26 anos, que teve contato com outro paciente de um município vizinho, que já possuía o vírus. Nenhum dos dois pacientes sabia da contaminação. Segundo RITTER, a paciente está bem, sem sintomas, em isolamento domiciliar com seus familiares e monitorada pelos profissionais da saúde. A mulher procurou atendimento médico há cerca de dez dias, quando teve os primeiros sintomas. O secretário comenta que aguardado o prazo de sete dias, o teste rápido foi aplicado na manhã de hoje, confirmando o primeiro caso em São João do Oeste. VITUS reforça os cuidados de prevenção e pede que a população continue colaborando para evitar a proliferação do vírus.
-EM 24 HORAS DOIS ACIDENTES SÃO REGISTRADOS NO MESMO LOCAL NA SC 163
-CAMINHONEIRO FICA GRAVEMENTE FERIDO EM CAPOTAMENTO NA BR-282
PMR registra acidente e prende motorista por embriaguez nas rodovias da região. O acidente ocorreu por volta das 17 horas e 15 minutos desta quinta-feira, na SC 283 no município de Palmitos. A colisão frontal envolveu um Corolla emplacado em Frederico Westphalen, RS, conduzido por um mulher de 52 anos, e um Palio de Palmitos, conduzido por um homem de 28 anos. Ninguém se feriu. Por volta das 21 horas e 15 minutos de ontem, na SC 386 em Mondaí, a guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do oeste prendeu um homem de 39 anos de idade por embriaguez ao volante.
Casal é preso por posse irregular de arma de fogo. A Polícia Civil de Pinhalzinho prendeu em flagrante na tarde de ontem, no Bairro São José, um homem com 38 e a mulher com 40 anos. Ele é suspeito de ter efetuado vários disparos de arma de fogo na direção de um bar no ano de 2018, dos quais seis tiros acertaram o prédio onde fica o estabelecimento. Além disso, ele também é investigado por ter ameaçado seus irmãos e seus pais no ano passado, estando inclusive impedido, por ordem judicial, de se aproximar de sua mãe desde então. Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão no endereço do suspeito, a polícia encontrou duas armas de fogo, sendo uma garrucha calibre 36, com numeração raspada, e um revólver calibre 22, além de 10 munições, também de calibre 22, as quais foram apreendidas. O homem foi encaminhado à UPA de Maravilha, ea mulher, por ter um filho recém-nascido do casal segue custodiada pela Polícia Civil em sua residência até deliberação do Poder Judiciário.
Bêbado assedia funcionárias, danifica UPA e é preso pela PM. Um homem foi preso pela Polícia Militar por volta das 16 horas e 30 minutos desta quinta-feira, após assediar funcionárias e quebrar uma porta de vidro da Unidade Pronto Atendimento no Bairro Agostini em São Miguel do Oeste. Segundo informações obtidas pela reportagem da Peperi, o homem chegou à unidade trazido pelo Corpo de Bombeiros. Após ser atendido pela equipe médica e ser liberado, se negou a deixar o local e passou a assediar as funcionárias. Por fim, ele quebrou uma porta de vidro da unidade. O homem foi contido pelos próprios funcionários que acionaram a Polícia Militar. Devido aos fatos, ele foi encaminhado à delegacia da comarca para os procedimentos cabíveis.
Sem transferência de detentos Unidade Prisional Avançada de SMOeste fica superlotada. De acordo com o gestor da unidade, ANDRÉ DE OLIVEIRA, a UPA está atualmente com 144 detentos para 127 vagas. Ele destaca que a superlotação se dá por conta da proibição nas transferências de apenados entre Unidades Prisionais. Oliveira comenta que o DEAP já está acostumado a trabalhar com o número acima do adequado, que é administrável. No entanto, ele esclarece que isso gera transtornos, pois, o espaço é reduzido e nem todo o terreno é composto por celas. O gestor salienta que a falta de visitas também tem gerado tensão entre os detentos, mas que a unidade tem criado mecanismos para que os apenados tenham contato com seus familiares, como por e-mail ou ligações, tudo com a supervisão dos agentes prisionais. Oliveira acredita que nos próximos dias o Departamento Prisional deverá autorizar a retomada nas transferências.
Superlotação é resultado das prisões realizadas pela polícia. O comandante do décimo primeiro Batalhão de Polícia Militar de Fronteira, Coronel JAILSON FRANZEN, destaca que de fato, todos os presos pela PM acabam por afetar diretamente na lotação dos estabelecimentos prisionais, e infelizmente não há muito o que possa ser feito pela PM, afinal a Lei precisa ser cumprida e os criminosos precisam responder pelos seus crimes. FRANZEN comenta que o problema de lotação carcerária não é uma exclusividade de SMOeste, é uma situação nacional que envolve uma série de fatores, mas principalmente passa pela conduta de pessoas que insistem no mundo do crime. O coronel salienta que da parte da Polícia Militar, cabe o trabalho de retirar os criminosos das ruas para que respondam pelos crimes e garantir a segurança das pessoas que optam por ganhar a vida honestamente.
O delegado regional de São Miguel do Oeste, WESLEY DE ANDRADE, destaca que não causa surpresa esta informação pois a unidade prisional avançada de São Miguel do Oeste recebe presos de diversos municípios da região, entre eles Descanso, Mondaí e Itapiranga. WESLEY enfatiza dizendo que esta superlotação é decorrente de uma posição firme do Ministério Público, que pede as prisões preventivas, e do Judiciário que vem decretando prisões e tirando criminosos das ruas. O delegado salienta que o conjunto de ações dos órgãos de segurança, juntamente com o Ministério Público e Judiciário, vem trazendo maior sensação de segurança à população regional.
Trabalhador fica ferido ao ser atingido por disco de corte em SMOeste. A ocorrência foi por volta das 14 horas de ontem ao lado de uma oficina mecânica no Bairro Progresso. O homem, de 27 anos, realizava alguns reparos em uma estrutura metálica quando, segundo testemunhas, o disco de corte usado acabou quebrando, sendo que o trabalhador foi atingido no peito pelos fragmentos do objeto. O rapaz pediu ajuda e foi amparado por funcionários de uma empresa das proximidades até a chegada dos bombeiros. A vítima foi socorrida com hemorragia e apresentava uma perfuração no peito. O homem foi encaminhado ao Hospital Regional para atendimento médico de urgência. Durante o deslocamento ao Pronto Socorro o trabalhador ficou inconsciente. Ele foi atendido no pronto socorro e segue internado.
Novo acidente no mesmo local é registrado na SC 163 em Itapiranga. Em pouco mais de 24 horas um novo acidente aconteceu na SC 163 em Itapiranga, na comunidade de Santa Fé Alta. O local é uma curva e vários acidentes acontecem, principalmente no inverno devido a pista escorregadia. No acidente da manhã desta sexta-feira, uma mulher de 31 anos estava sozinha na caminhonete de Derrubadas-RS, que se deslocava de Itapiranga sentido Iporã do Oeste. Ela perdeu o controle do veículo em uma curva e saiu da pista. Os bombeiros de Itapiranga foram acionados, mas a mulher não precisou de atendimento. Ontem, outro acidente aconteceu no local. Além de escorregadio, nas manhãs de inverno ocorre muita neblina reduzindo a visibilidade.
Caminhoneiro fica gravemente ferido em capotamento na BR 282. Os bombeiros de SMOeste atenderam por volta das cinco e meia da manhã de hoje um acidente de trânsito na rodovia, em Descanso. No local ocorreu uma saída de pista seguida de capotamento de carreta Scânia emplacada em Ijuí. O motorista de 49 anos precisou de atendimento, pois estava preso nas ferragens. Ele foi desencarcerado, avaliado e atendido no local apresentando ferimentos nas pernas, escoriações nos braços e face, além de suspeita de fratura no pé. Após procedimentos, a vítima foi conduzida ao hospital regional para atendimento médico. A Polícia Rodoviária Federal esteve no local do acidente, realizou os levantamentos necessários e a sinalização do local.