ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco quinta-feira 29 04 2021

-STF ACEITA DENÚNCIA E DEPUTADO VIRA RÉU POR PROMOVER ATAQUES AO SUPREMO

-SANTA CATARINA VAI RECEBER MAIS 218 MIL DOSES DE VACINA NESTA QUINTA

-IDOSOS DE 61 ANOS SERÃO VACINADOS AMANHÃ DE MANHÃ NA PRAÇA CENTRAL

-ASSEMBLEIA DA AMEOSC DISCUTE COMPRA DE VACINAS PELAS PREFEITURAS

-MUNICÍPIO FECHA TRIMESTRE COM AUMENTO DE 67 POR CENTO NA GERAÇÃO DE EMPREGO

-CASAL É PRESO POR ENVOLVIMENTO COM O TRÁFICO DE DROGAS NO BAIRRO ESTRELA

-HOMEM MORRE EM ACIDENTE DE TRABALHO EM PROPRIEDADE RURAL

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 25 graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 52 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido estima que 68 virgula três por cento da população adulta da Inglaterra pode ter anticorpos para o coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19. Com a margem de erro, o índice pode ficar entre 63 e 73 por cento. Os outros quatros países do Reino Unido que são Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia tem índice menores. O dado sugere que essa proporção de pessoas foram infectadas com o vírus no passado ou vacinadas para a doença.

O Parlamento Europeu aprovou por ampla maioria o acordo sobre a relação comercial pós-Brexit com o Reino Unido, em uma votação que representa o ponto final para o difícil e doloroso processo de saída do país da União Europeia. O presidente do Parlamento Europeu, DAVID SASSOLI, anunciou nesta quarta-feira que o acordo foi aprovado por 660 votos a favor, cinco contrários e 32 abstenções. A votação foi secreta e ocorreu na tarde de terça-feira. O acordo sobre a relação comercial entre os dois ex-sócios se arrastou por quase todo o ano de 2020 e foi alcançado apenas no fim de dezembro, a poucos dias do fim do prazo estabelecido.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou que "herdou uma nação em crise" ao assumir o mandato, celebrou a vacinação em massa contra o coronavírus e pediu plano trilionário para proteção social e para reaquecer o mercado de trabalho. O temas foram abordados em discurso apresentado ao Congresso nesta quarta-feira. Ele avaliou os cem dias de governo e disse que Estados Unidos estão progredindo de novo, transformando riscos em possibilidades e crises em oportunidades. BIDEN também detalhou um plano de geração de empregos, inserido na 'economia verde.

O vice-líder do governo no Congresso, senador MARCOS ROGÉRIO, apresentou nesta quarta-feira à CPI da Covid pedidos de convocação dos governadores JOÃO DORIA de São Paulo, WILSON LIMA do Amazonas, RUI COSTA da Bahia e HELDER BARBALHO do Pará. Os requerimentos terão de ser analisados pela comissão, criada para investigar ações e omissões do governo JAIR BOLSONARO na pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios. A conduta de governadores na pandemia não é alvo da comissão e o regimento do Senado diz que não se admite CPI sobre matérias pertinentes aos estados. Mesmo assim, o pedido foi apresentado pelo senador do DEM.

O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, receber denúncia e tornar réu o deputado DANIEL SILVEIRA do PSL do Rio de Janeiro no âmbito do inquérito que investiga atos antidemocráticos. Por 10 votos a um, o tribunal também decidiu não analisar nesta quarta o pedido do deputado de revogação da prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica. Ainda não há data para julgamento de recurso da defesa com esse pedido. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República, depois que o plenário manteve, por unanimidade, a prisão em flagrante do parlamentar por crime inafiançável. Entre outras, SILVEIRA é acusado de praticar agressões verbais e graves ameaças contra ministros da Corte para favorecer interesse próprio, em três ocasiões.

A economia brasileira gerou 184 mil 140 empregos com carteira assinada em março, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. Essa é a diferença entre as contratações, que somaram um milhão 608 mil no mês passado, e as demissões, que totalizaram um milhão de 423 mil 867. No mesmo mês do ano passado, no início do impacto da pandemia do novo coronavírus na economia, foram fechadas 276 mil 350 vagas formais. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, destacou que a criação de empregos formais abrangeu todos os setores da economia em março, e também todas as regiões do país.

O estado de Santa Catarina deve receber 218 mil doses da vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira. A informação foi repassada pelo Ministério da Saúde ao governo catarinense no dia de ontem. Desta vez, serão enviadas 214 mil e 500 doses da Astrazeneca e quatro mil doses da Coronavac. A nova remessa permite que os municípios catarinenses sigam com o cronograma de vacinação da primeira dose. No entanto, como a quantidade da coronavac é pequena, aumentar a preocupação em relação a demora na aplicação da segunda dose nos idosos. Diversas cidades suspenderam a segunda aplicação por volta do imunizante.

As primeiras doses da vacina da Pfizer chegam a Santa Catarina na segunda-feira. A informação foi confirmada no fim da tarde pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, que também divulgou o plano inicial de distribuição. Além de Florianópolis, as doses também serão enviadas a São José. Das 17 mil 550 da Pfizer vacinas que chegarão a Santa Catarina na primeira remessa, 10 mil 530 ficarão na Capital e sete mil serão entregues em São José. O Ministério da Saúde avisou aos estados que a aplicação da vacina da Pfizer ficaria restrita às capitais, devido às particularidades do imunizante que chegará congelado a menos 20 graus e pode ser mantido por até cinco dias entre dois e oito graus.

Nos primeiros 100 dias de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina, completados nessa quarta-feira, 35 vírgula nove por cento dos integrantes dos grupos prioritários receberam ao menos uma dose da vacina. Foram um milhão e 40 mil parcialmente imunizados, conforme o balanço mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Desses, 555 mil 512 receberam a segunda dose, o que corresponde a 19 por cento das pessoas com prioridade na imunização.

Os grupos prioritários correspondem a dois milhões 898 mil 763 pessoas, conforme o Plano Estadual de Imunização. Para se proteger das formas mais graves da covid-19, são necessárias duas doses da vacina.

O Hemosc de Chapecó está novamente em alerta com a falta de alguns tipos de sangue em seus estoques. A informação é da coordenadora de captação de doadores, ELIANA RIBICKI. De acordo com ela, desde o começo da pandemia em março do ano passado a situação é crítica e vem piorando em alguns momentos do ano. Segundo ela, após o feriadão de Páscoa deste ano, os níveis do estoque caíram drasticamente. Conforme ela, a piora ocorreu pois houve um consumo expressivo de sangue e pouca doação. Ele explicou que muitas pessoas que acabaram se envolvendo em acidentes precisaram de sangue, além dos pacientes internados com Covid-19.

Atualmente o Hemosc de Chapecó está precisando de quatro tipos de sangue. A afirmação é da coordenadora de captação de doadores, ELIANA RIBICKI. Ela destacou que no momento, os estoques dos tipos, A positivo, A negativo, O negativo e O positivo estão em alerta. Já o tipo B positivo está regular, enquanto outros tipos estão com seus estoques adequados. Ela esclareceu que é de extrema importância a doação de sangue, visto que uma única doação serve para até quatro pacientes. Ela ressaltou que os estoques baixos não são apenas em Chapecó, mas sim em todo o estado de Santa Catarina.

O Hemosc de Chapecó fornece sangue para mais de 40 hospitais das regiões Oeste e Extremo Oeste de Santa Catarina. O comentário é da coordenadora de captação de doadores, ELIANA RIBICKI. Ela disse que ao todo, são atendidos 42 hospitais, abrangendo dessa forma, 86 municípios. Ela declarou que os interessados em doar sangue devem ligar para o Hemosc e realizar o agendamento da coleta. Os números são o 3700-6401 e 3700-6410. Outra opção é pelo site, no endereço eletrônico, www.hemosc.org.br. O atendimento é de segunda a sexta a partir das sete horas da manhã até as quatro horas da tarde. Alguns atendimentos também são realizados eventualmente aos sábados. O calendário completo pode ser conferido no site da Hemoesc.

Os doadores podem ficar tranquilos quanto a Covid-19, pois todos os cuidados na coleta de sangue estão sendo tomados no Hemosc de Chapecó. O lembrete é dacoordenadora de captação de doadores, ELIANA RIBICKI. Ela citou que todos os protocolos estão sendo seguidos à risca com o objetivo de evitar um possível contágio do coronavírus. Ela salientou que as pessoas que contraíram Covid-19 ou que tiveram contato com algum familiar que teve a doença pode fazer a doação de sangue sem nenhum problema. Ela explicou que quem contraiu a doença deve respeitar o período de 30 dias sem sintomas e quem teve contato com algum infectado deve doar após 15 dias.

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado, oferece no mês de maio 16 cursos gratuitos em aproximadamente 10 municípios do extremo oeste catarinense. Os treinamentos, realizados em parceria com os Sindicatos Rurais, seguem todas as medidas de prevenção à covid-19 determinadas pelos órgãos de saúde. No Estado, são mais de 250 oportunidades gratuitas para quem quer aperfeiçoar as habilidades e aumentar a produtividade em sua propriedade. Entre os municípios que terão cursos gratuitos no mês que vem estão Palma Sola, Iporã do Oeste, Tunapolis, Itapiranga, Dionísio Cerqueira e São José do Cedro.

Entrou em operação nesta semana a primeira granja de suínos que recebeu incentivos econômicos do programa “Agora é Crescer”. A estrutura, que fica na linha Dois Irmãos, recebeu o primeiro lote de suínos que serão alojados no local. Esta será a primeira granja do município que fornecerá suínos para a unidade local da JBS. O investimento total no projeto é de aproximadamente 850 mil reais. Na granja, serão alojados mil 320 animais. O empreendimento recebeu incentivo de horas-maquina da prefeitura já dentro da nova modalidade de incentivos de até 200 horas. Segundo o prefeito EDENILSON ZANARDI, pelo menos outros cinco empreendimentos nesta área estão em implantação em São Miguel do Oeste e todos contam com o incentivo econômico viabilizado pelo programa “Agora é Crescer”.

Os seis empreendimentos rurais na área da suinocultura somam mais de 12 milhões de reais de investimento privado no município. De acordo com o prefeito em exercício, EDENILSON ZANARDI. Ele disse que São Miguel do Oeste possui frigoríficos de grande porte que estão investindo em ampliações das plantas industriais. No caso da JBS, a indústria não tinha nenhum fornecedor local até agora. ZANARDI destacou que essa realidade está mudando em razão do investimento de empreendedores que perceberam a oportunidade de novos negócios nessa área. Além da suinocultura, estão recebendo incentivos do Município empreendimentos rurais nas áreas da avicultura e laticínios. Os três segmentos juntos, terão mais de 36 milhões de reais de investimento.

O município de São Miguel do Oeste fechou o mês de março com um saldo positivo de 125 vagas de trabalho. O número é 57 por cento maior do que o mesmo mês do ano passado. Pelo terceiro mês consecutivo, as empresas da cidade contrataram mais do que demitiram. No mês passado, foram 691 admissões contra 566 demissões. Em janeiro, o saldo foi de 141 vagas e em fevereiro, o resultado foi de 160. A indústria foi o setor com melhor desempenho com 56 vagas de saldo. Serviço teve 44 vagas abertas e a construção civil, 26. As empresas do comércio tiveram cinco contratações a mais do que demissões no mês passado. Já a agropecuária fechou seis postos de trabalho no município.

A geração de emprego com carteira assinada em São Miguel do Oeste aumentou 67 por cento no primeiro trimestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e março deste ano, o município teve um saldo de 426 vagas de emprego abertas. Nos primeiros três meses de 2020, o resultado foi de 288 vagas. A indústria é o segmento com melhor desempenho no trimestre com saldo de 174 postos de trabalho. Em seguida, vem a construção civil com 174 admissões a mais do que as demissões. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregos do Ministério da Economia.

A Ameosc realizou, nesta semana, uma assembleia geral com os prefeitos da região para discutir a aquisição de vacinas contra a Covid-19. Na segunda-feira, o presidente da entidade, prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, recebeu o presidente da Fecam, prefeito de Araquari, CLENILTON PEREIRA. Eles conversaram sobre o processo de compra de vacinas pelas prefeituras catarinenses e o assunto foi levado para a assembleia geral da Ameosc de terça-feira. De acordo com VOLKWEIS, a reunião foi bastante produtiva. Ele disse que a Anvisa não autorizou o uso da Sputnik V no Brasil e, por isso, as tratativas ficaram paralisadas. Nos próximos dias, o presidente da Fecam vai visitar a empresa na Rússia para tentar retomar a negociação para a compra dos imunizantes.

Os prefeitos da Ameosc também participaram, nesta semana, de uma assembleia do Conder, o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Regional. Segundo o presidente da entidade, prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS. Além da discussão relacionada à instalação de usina de asfalto, os prefeitos ouviram a apresentação de uma empresa desenvolvedora de um sistema de capina elétrica. Ele comentou que a tecnologia envolve um custo muito alto, mas com a adesão dos municípios, aumenta a demanda total e reduz o valor para as prefeituras. Ficou definido que os municípios vão estudar melhor a proposta da empresa e buscar um acordo para a implantação do sistema na região da Ameosc. Outro ponto da reunião foi a discussão de um projeto de reciclagem de resíduos sólidos na região.

Os prefeitos da Ameosc elaboraram um oficio e devem marcar uma audiência no Ministério da Economia para cobrar uma solução para a falta de servidores na agencia do INSS de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente da entidade, prefeito de Princesa, EDILSON VOLKWEIS, o documento expondo a situação já foi encaminhado para o Instituto Nacional de Seguridade Social e o próximo passar é organizar uma comitiva de prefeito para discutir o problema diretamente no Ministério da Economia. O profissional responsável pelas perícias está afastado e as pessoas que precisam do serviço são obrigadas a se deslocar para Chapecó. WOLVKWEIS disse isso acaba sobrecarregando os municípios porque muitas pessoas não têm como ir por conta própria e procuram a prefeitura pedindo transporte.

O vereador do MDB, MOACIR FIORINI apresentou uma indicação nesta semana na câmara de vereadores solicitando à Administração Municipal que viabilize uma forma legal de custear o deslocamento e a permanência do moradores em tratamento de saúde fora do município. Ele entende que essa ajuda é fundamental para muitas famílias e deve ser garantida para quem tiver que ser encaminhado para outros centros para tratamento de doenças graves ou transplantes. Conforme o vereador, o cidadão que precisa de tratamento normalmente necessita se deslocar várias vezes ou permanecer no local alguns dias. Isso gera uma despesa com alimentação e estadia e muitos não dispõem desses valores. Segundo FIORIINI, atualmente, a pessoa recebe apenas 24 reais para essas despesas.

O valor pago a título de auxílio para moradores que precisam de atendimento de saúde foram de São Miguel do Oeste está fora da realidade. O comentário é do vereador MOACIR FIORINI. Ele disse que a quantia é insuficiente e a prefeitura pode oferecer um valor maior para essas pessoas. O vereador esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que incentiva tantos setores, e na hora mais difícil, o cidadão não tem o amparo mínimo necessário. Ele afirmou ainda que muitos moradores trabalham e a ajudam São Miguel a crescer, mas em situações como essa, acabam não recebendo o devido apoio do poder público. A indicação, aprovada em plenário, será enviada ao prefeito em exercício e à secretária de Saúde.

Treze pessoas foram diagnosticadas com covid-19 nesta quarta-feira. Outras treze pessoas entraram para a lista de recuperados. No total, quatro mil 321 pessoas foram confirmadas com a doença no município, das quais quatro mil 184 já se recuperaram. 93 estão com o vírus ativo. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, idoso de 86 anos de Saudades morreu por complicações da Covid nesta quarta-feira. A ocupação no setor de UTI-Covid permanece em 80 por cento com 20 pacientes internados. Na ala de enfermaria, são 16 confirmados e taxa e ocupação em cem por cento.

O Município de São Miguel do Oeste vai retomar a vacina contra a Covid nesta sexta-feira na praça Walnir Bottaro Daniel. A primeira dose do imunizante será aplicada em idosos de 61 anos. Para receber a vacina, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Quem tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade. Ainda não há informação sobre a data da aplicação da segunda dose nos idosos que já estão no prazo para receber o complemento da proteção vacinal.

Em continuidade à Operação Hórus, a Polícia Militar de Dionísio Cerqueira realizou apreensão de 304 garrafas de vinho no Bairro Salete. Os produtos eram oriundos da Argentina e não tinham despacho aduaneiro. Uma guarnição da PM avistou alguns homens carregando caixas enroladas em sacos pretos. Os suspeitos, ao perceberem a aproximação dos policiais, abandonaram a mercadoria e fugiram em direção a um matagal. Foram apreendidos 11 volumes com vinho Argentino. Ao todo, foram apreendidos no local, sendo contabilizadas 56 caixas que totalizaram 304 garrafas de vinho. A mercadoria foi avaliada em aproximadamente R$ 63 mil.

Um casal foi preso nesta quarta-feira por suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas no bairro Estrela. Uma guarnição da Polícia Militar realizou a abordagem de duas pessoas em frente a uma residência com cerca de 100 gramas de maconha embalada, fracionada em cinco pequenos tabletes, pronta para a venda. Na casa, foram encontradas mais de 140 gramas de maconha em uma geladeira e materiais usados para embalar e vender o tóxico. O casal foi preso e a criança que estava no local foi entregue ao conselho tutelar.

Um homem de 45 anos morreu na tarde desta quarta-feira ao ser atingido por árvore na comunidade de Alto Mondaizinho, interior de Mondaí. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado por volta das cinco e meia da tarde e ao chegar ao local, encontrou o homem, já sem os sinais vitais. VOLMIR HOFMANN sofreu traumatismo crânio encefálico com afundamento de crânio e intensa hemorragia. Colegas de serviço relataram que ele estavam cortando madeira de reflorestamento. Ao arrastar uma árvore, a corrente teria estourado e o tronco da planta derrubada fez o efeito chicote e atingiu a vítima. A Polícia Militar, Civil, IGP e IML também estiveram no local.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.