ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-04-2021 Quinta-feira

-STF ACEITA DENÚNCIA E DEPUTADO VIRA RÉU POR PROMOVER ATAQUES AO SUPREMO

-SANTA CATARINA VAI RECEBER MAIS 218 MIL DOSES DE VACINA NESTA QUINTA

-ADMINISTRAÇÃO PROCURA AGILIZAR OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

-MUNICÍPIO AMPLIA REDE DE ÁGUA NO INTERIOR

-CASA FAMILIAR RURAL ORGANIZA DIA DA PIZZA PARA SEMANA QUE VEM

-ESCOLINHAS ESPORTIVAS RETORNAM NESTA SEMANA

-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-HOMEM MORRE EM ACIDENTE DE TRABALHO NO INTERIOR


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é desol. A temperatura pode chegar a 25graus. A mínima das últimas horas foi de seis graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40centavos. O euro está valendo seis reais e 52centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.


Um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Escritório de Estatísticas Nacionais do Reino Unido estima que 68 virgula três por cento da população adulta da Inglaterra pode ter anticorpos para o coronavírus Sars-CoV-2, que causa a Covid-19. Com a margem de erro, o índice pode ficar entre 63 e 73 por cento. Os outros quatros países do Reino Unido que são Irlanda do Norte, País de Gales e Escócia tem índice menores. O dado sugere que essa proporção de pessoas foram infectadas com o vírus no passado ou vacinadas para a doença.


O Parlamento Europeu aprovou por ampla maioria o acordo sobre a relação comercial pós-Brexit com o Reino Unido, em uma votação que representa o ponto final para o difícil e doloroso processo de saída do país da União Europeia. O presidente do Parlamento Europeu, DAVID SASSOLI, anunciou nesta quarta-feira que o acordo foi aprovado por 660 votos a favor, cinco contrários e 32 abstenções. A votação foi secreta e ocorreu na tarde de terça-feira. O acordo sobre a relação comercial entre os dois ex-sócios se arrastou por quase todo o ano de 2020 e foi alcançado apenas no fim de dezembro, a poucos dias do fim do prazo estabelecido.


O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, afirmou que "herdou uma nação em crise" ao assumir o mandato, celebrou a vacinação em massa contra o coronavírus e pediu plano trilionário para proteção social e para reaquecer o mercado de trabalho. O temas foram abordados em discurso apresentado ao Congresso nesta quarta-feira. Ele avaliou os cem dias de governo e disse que Estados Unidos estão progredindo de novo, transformando riscos em possibilidades e crises em oportunidades. BIDEN também detalhou um plano de geração de empregos, inserido na 'economia verde.


O vice-líder do governo no Congresso, senador MARCOS ROGÉRIO, apresentou nesta quarta-feira à CPI da Covid pedidos de convocação dos governadores JOÃO DORIA de São Paulo, WILSON LIMA do Amazonas, RUI COSTA da Bahia e HELDER BARBALHO do Pará. Os requerimentos terão de ser analisados pela comissão, criada para investigar ações e omissões do governo JAIR BOLSONARO na pandemia e para fiscalizar a aplicação de recursos federais por estados e municípios. A conduta de governadores na pandemia não é alvo da comissão e o regimento do Senado diz que não se admite CPI sobre matérias pertinentes aos estados. Mesmo assim, o pedido foi apresentado pelo senador do DEM.


O Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quarta-feira, por unanimidade, receber denúncia e tornar réu o deputado DANIEL SILVEIRA do PSL do Rio de Janeiro no âmbito do inquérito que investiga atos antidemocráticos. Por 10 votos a um, o tribunal também decidiu não analisar nesta quarta o pedido do deputado de revogação da prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica. Ainda não há data para julgamento de recurso da defesa com esse pedido. A denúncia foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República, depois que o plenário manteve, por unanimidade, a prisão em flagrante do parlamentar por crime inafiançável. Entre outras, SILVEIRA é acusado de praticar agressões verbais e graves ameaças contra ministros da Corte para favorecer interesse próprio, em três ocasiões.


A economia brasileira gerou 184 mil 140 empregos com carteira assinada em março, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados divulgados nesta quarta-feira pelo Ministério da Economia. Essa é a diferença entre as contratações, que somaram um milhão 608 mil no mês passado, e as demissões, que totalizaram um milhão de 423 mil 867. No mesmo mês do ano passado, no início do impacto da pandemia do novo coronavírus na economia, foram fechadas 276 mil 350 vagas formais. O ministro da Economia, PAULO GUEDES, destacou que a criação de empregos formais abrangeu todos os setores da economia em março, e também todas as regiões do país.


O estado de Santa Catarina deve receber 218 mil doses da vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira. A informação foi repassada pelo Ministério da Saúde ao governo catarinense no dia de ontem. Desta vez, serão enviadas 214 mil e 500 doses da Astrazeneca e quatro mil doses da Coronavac. A nova remessa permite que os municípios catarinenses sigam com o cronograma de vacinação da primeira dose. No entanto, como a quantidade da coronavac é pequena, aumentar a preocupação em relação a demora na aplicação da segunda dose nos idosos. Diversas cidades suspenderam a segunda aplicação por volta do imunizante.


As primeiras doses da vacina da Pfizer chegam a Santa Catarina na segunda-feira. A informação foi confirmada no fim da tarde pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica, que também divulgou o plano inicial de distribuição. Além de Florianópolis, as doses também serão enviadas a São José. Das 17 mil 550 da Pfizer vacinas que chegarão a Santa Catarina na primeira remessa, 10 mil 530 ficarão na Capital e sete mil serão entregues em São José. O Ministério da Saúde avisou aos estados que a aplicação da vacina da Pfizer ficaria restrita às capitais, devido às particularidades do imunizante que chegará congelado a menos 20 graus e pode ser mantido por até cinco dias entre dois e oito graus.


Nos primeiros 100 dias de vacinação contra a Covid-19 em Santa Catarina, completados nessa quarta-feira, 35 vírgula nove por cento dos integrantes dos grupos prioritários receberam ao menos uma dose da vacina.Foram um milhão e 40 mil parcialmente imunizados, conforme o balanço mais recente da Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Desses, 555 mil 512 receberam a segunda dose, o que corresponde a 19 por cento das pessoas com prioridade na imunização. Os grupos prioritários correspondem a dois milhões 898 mil 763 pessoas, conforme o Plano Estadual de Imunização. Para se proteger das formas mais graves da covid-19, são necessárias duas doses da vacina.


-SISPE OFERECE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA CUIDADOR DE IDOSOS E ELETRICISTA

-ADMINISTRAÇÃO PROCURA AGILIZAR OBRAS DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

-MUNICÍPIO AMPLIA REDE DE ÁGUA NO INTERIOR

-CASA FAMILIAR RURAL ORGANIZA DIA DA PIZZA PARA SEMANA QUE VEM

-ESCOLINHAS ESPORTIVAS RETORNAM NESTA SEMANA


Mondaí voltou a oferecer aulas de música neste mês, depois de uma paralisação que iniciou em março de 2020, com a pandemia do coronavírus. De acordo com o diretor de Cultura do município, EVANDRO ROSIN, no momento ocorrem apenas atendimentos individualizados, para aprender a tocar violão, bateria, acordeão e teclado. Explica que depois de receber o aluno, o professor espera um tempo, higieniza os instrumentos e a sala, e em seguida atende outro aluno. Esta foi a alternativa encontrada pelo município para não deixar as atividades paradas no setor de Cultura, dentro da realidade da pandemia. Outras atividades, como dança, música em grupo, pintura, ensaios de corais ou da Banda Municipal serão retomadas num segundo momento, quando a situação da Covid-19 normalizar. Já as atividades nas escolas, conforme EVANDRO ROSIN, iniciaram em março e até o momento a avaliação é positiva. Verifica que alunos e professores estão respeitando o distanciamento nos educandários, entre outras precauções necessárias.


Núcleos das associações empresariais passam por desafios para manter atividades com adaptação ao novo normal em período de pandemia. Segundo o vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, alguns núcleos enfrentam maior dificuldade para realizar suas ações. Salienta que não tem registro de fechamento de núcleo, apenas restrições de atividades por impossibilidade de encontros presenciais. FREY elogia o Programa Empreender, que desperta nos empresários situações que fazem a diferença na competitividade do mercado. Cita exemplos de concorrentes que estejam juntos para discutir ações para aumento das vendas e formas de potencializar seus produtos, fortalecendo seus negócios. Observa que desafios conjuntos são trabalhados dentro dos núcleos, visando a valorização dos empreendimentos.


Facisc contribui no planejamento e desenvolvimento de ações que envolvem os núcleos empresariais. O vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, aponta como bons exemplos os Jovens Empreendedores e Mulheres Empresárias. A iniciativa deve partir dos empreendedores para na sequência a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina atuar em orientações e suporte de um consultor. FREY aponta a dedicação dos nucleados e a troca de experiências como fatores determinantes para o sucesso do trabalho dos núcleos. Cita ainda que o foco está na manutenção dos nucleados e não em criação de novos. A Federação firmou parceria com o Sebrae de Santa Catarina para criação doPAN, o Programa de Aceleração dos Núcleos. Objetivo está na gestão dos grupos, com projetos envolvendo capacitações acima de oito horas, com grandes ambições para os grupos organizados.


O Sistema Profissionalizante de Ensino, SISPE, oferece os cursos profissionalizantes de cuidador de idosos e de eletricista profissional residencial e predial, totalmente na modalidade EAD, à distância. De acordo com a agente de projetos que vai ministrar os cursos, PATRÍCIA HANG, a formação profissionalizante será proporcionada para moradores de Iporã do Oeste. As duas áreas disponibilizadas, conforme PATRÍCIA, requerem profissionais qualificados. O curso de cuidador de idosos terá duração de quatro meses e carga horária de 20 horas. Ele é totalmente EAD e o aluno vai receber material didático, assim como os demais itens necessários. Uma biomédica vai disponibilizar aulas gravadas sobre várias técnicas para cuidar de idosos e também sobre doenças, como Alzheimer e Parkinson, e o aluno poderá acessar de acordo com a rotina dele.


O curso de eletricista, conforme a agente do SISPE, é indicado para quem quer trabalhar como profissional autônomo, em empresa pública ou privada. Ele terá carga de 264 horas e uma duração de seis meses. O aluno vai receber maquete de testes completa, para fazer toda instalação necessária. Terá livro de instalações elétricas, planta baixa de residência e vários outros materiais. Neste curso haverá videoaulas gravadas em onze módulos, com um professor instrutor que atua há 32 anos na Celesc. Um tecnólogo ainda vai passar técnicas de segurança no trabalho e uma advogada sobre direitos e deveres incluídos no setor. No curso de eletricista também haverá aulas com biomédica, sobre primeiros socorros. Ao final do curso, o aluno vai receber certificado com validade nacional, que conta também para concurso público.


Menores a partir de 13 anos também podem fazer os dois cursos, desde que estejam acompanhados de responsável. O prazo de matrículas será hoje, das 16h às 20h, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Iporã do Oeste, ACIIO, onde os interessados vão receber todas as orientações e informações do funcionamento dos cursos. Ao fazer a matrícula, o aluno vai receber o material didático em 24 horas e já pode começar a estudar. O SISPE é da cidade de Lontras, entre Blumenau e Rio do Sul. Atende o mercado há mais de 30 anos e no caso de Iporã do Oeste desde 2013, com cursos de qualificação profissional. Ao todo, 900 municípios, de seis estados, são contemplados com os cursos.


São João do Oeste procura agilizar obras de pavimentação asfáltica que totalizam quase cinco milhões de reais. O prefeito GENÉSIO ANTON destaca a cobrança feita para a empresa vencedora da licitação. Ele entende que é preciso cumprir prazos e honrar os compromissos assumidos com pavimentações de ruas na cidade e perímetros urbanos em comunidades do interior. O prefeito manifestou preocupação com atrasos em obras públicas nos primeiros dias do governo e criticou na época o abandono de algumas pavimentações. ANTON diz que a equipe técnica mantém contato constante com a empresa vencedora da licitação para cumprir os contratos e evitar aditivos de prazo e financeiro. GENÉSIO ANTON ressalta que o município não está disposto a conceder valor extra para a empresa.


Novas pavimentações não estão entre as prioridades no momento. Prefeitura de São João do Oeste está com foco especial no abastecimento de água e questões da saúde. GENÉSIO ANTON cita que os trabalhos estão tendo sequências em várias ruas na cidade e também em perímetro urbano de Beato Roque e Cristo Rei. Nos próximos anos devem ser retomadas as pavimentações em centros comunitários, como já ocorreu na administração anterior em Ervalzinho e Jaboticaba. O prefeito observa que são investimentos altos que totalizam quatro milhões 873 mil reais em ruas menores em bairros e também obras de grande porte que necessitam de maior tempo para conclusão.


Diferentes fontes de recursos demandam projetos de pavimentação, que incluem participação popular. O prefeito de São João do Oeste faz questão de esclarecer para a população a diferença de projetos que contemplam calçadas e outras situações apenas na pavimentação da rua. GENÉSIO ANTON esclarece que em locais que são usados recursos de emendas parlamentares ocorre a fiscalização da Caixa Econômica Federal, que exige obra completa, incluindo o passeio público. Já nos investimentos com recursos próprios do município, a população precisa contribuir com o passeio público. ANTON reforça que é determinação legal e não uma vontade do poder público em cobrar contribuição de melhorias.


Instalação de novas empresas em São João do Oeste depende da necessidade de consumo de água. O prefeito GENÉSIO ANTON diz que já foi criticado por não oferecer condições para instalação de mais um laticínio no município. Ele alega que o problema está nas limitações do fornecimento de água. Na situação atual a prefeitura já tem dificuldade para garantir o abastecimento e precisa realizar o transporte por meio de caminhões. De acordo com ANTON é preciso ter responsabilidade e focar em projetos que não tenham consumo de grande volume de água. O prefeito chama atenção para o crescimento de indústrias do ramo metal mecânico e que recebe incentivos do município.


O município de Mondaí inaugurou na última semana a ampliação da rede de água na comunidade de Linha Ervas e redondezas. Conforme o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, JULIANO DE OLIVEIRA, a estação de tratamento de Linha Ervas faz captação de água do Rio Uruguai e vai para a estação na cidade, onde após o tratamento, segue para outras captações de água. A rede de água de Ervas também contempla produtores da comunidade de Taipa Baixa. Com a ampliação, também vai atender a região de Nova República. Segundo OLIVEIRA, havia um depósito de 20 mil litros de água no reservatório, motivo pelo qual foram instaladas mais duas caixas de 20 mil litros. Agora são armazenados 60 mil litros para abastecer mais doze propriedades.


JULIANO DE OLIVEIRA destaca que agora a extensão da rede de água de Linha Ervas é de quatro quilômetros 307 metros. Avalia que é uma captação grande e que a água do Rio Uruguai oferece garantia de atender várias comunidades. A água desta estação é tanto para consumo humano como para suínos, aves, gado leiteiro e outros animais. O secretário admite que Mondaí enfrenta dificuldade em algumas áreas por causa da estiagem. Dois caminhões pipa transportam água e um trator também auxilia no abastecimento de regiões mais afastadas do Rio Uruguai. A prefeitura arca com o custo do transporte e da água. OLIVEIRA enfatiza que o município faz reuniões com as associações nas quais existe rede de água para estabelecer parceria com elas, e que uma auxilie a outra. Acrescenta que a administração também faz uma tabela diferenciada de preços para essas associações.


A tradicional Noite da Pizza da Casa Familiar Rural Esperança, de Iporã do Oeste, que antes da pandemia ocorria na sexta-feira anterior ao Dia das Mães, neste ano foi renomeada como Dia da Pizza. Conforme a diretora da escola agrícola, ITAMARA BAGATINI, ao invés de reunir público, desta vez as pizzas serão entregues das dez horas da manhã até às dez da noite, em drive-thru, ou seja, direto no carro da pessoa. As pizzas serão entregues na sexta-feira da semana que vem, dia sete de maio, no CTG. Haverá quatro sabores salgados, que são calabresa, bolonhesa, frango e vegetariana. Outros dois sabores serão doces: chocolate preto e chocolate branco, ambos com confetes. As pessoas podem pedir até dois sabores por pizza, com valor médio de 25 reais. As fichas serão vendidas antecipadamente, mas também haverá na hora. Terá ainda comercialização de bebidas no CTG, por causa da melhor logística de veículos no local. O valor do refrigerante é dez reais e do chopp 20 reais, em garrafa de dois litros. No último ano desta promoção, em 2019, foram servidas 400 pizzas, e a expectativa da escola é comercializar esta quantidade novamente.


O município de Iporã do Oeste retomou nesta segunda-feira as escolinhas de futsal feminino e na terça foi a vez do futsal masculino voltar às atividades. De acordo com o vice-prefeito, VALMOR REIS, para este retorno houve planejamento que respeita todos os protocolos do estado, de modo a evitar propagação do coronavírus. Para o futsal masculino, o município tem o professor LEANDRO KIST à disposição, enquanto o naipe feminino fica sob o treinamento de FÁBIO SCHUSTER. Já no ginásio para as escolas, onde os alunos podem praticar futsal no contraturno dos estudos, FÁBIO SCHUSTER é o professor no masculino, e JULIANE RUSCHEL é a responsável pelo feminino. Segundo o vice-prefeito de Iporã do Oeste, hoje o município não tem nenhum decreto em relação à Covid-19, porém o estadual segue em vigor.


VALMOR REIS frisa que as pessoas solicitam a volta do esporte, mas reitera que ainda existe limitação com a bandeira vermelha para o coronavírus, que indica risco de contágio gravíssimo. À medida que os casos de Covid caírem no município, as atividades esportivas serão retomadas gradativamente. Na terça-feira o estado emitiu decreto que libera prática de futebol em campos abertos, as chamadas peladas, além de esportes em ginásio, como vôlei e futsal, mas com poucos participantes. O vice-prefeito salienta que o município definiu quem vai comandar o Departamento de Esportes, mas o nome será divulgado posteriormente. Reitera que o momento requer um planejamento sério para organizar campeonatos municipais, por exemplo.


Um projeto que o município vai retomar, segundo REIS, é o Vida Ativa, que visa oferecer estrutura para pessoas que têm limitações, doenças crônicas ou que são sedentárias, para melhorar o rendimento físico delas. Além de organizar o esporte, VALMOR REIS ajuda o prefeito em vários setores, como cultura, agricultura e Departamento de Transportes e Obras, para todos os trabalhos fluírem melhor. No setor cultural, as aulas de música, como violão e gaita, já estão sendo encaminhadas, assim como as atividades da Banda Municipal e da Orquestra de Violões. O vice-prefeito destaca que o antigo CRAS foi reformado para sediar as aulas de música. Enfatiza que para cada tipo de aulas existem professores indicados e muita gente está esperando o início. O município também planeja voltar a promover encontros de idosos no segundo semestre do ano, para jogar baralho, loto, ou simplesmente se reencontrar, pois muitos deles estão ansiosos e pedem a volta destas atividades. VALMOR REIS ressalta que antes disso todos deverão ser imunizados com a segunda dose contra Covid-19 e que os idosos compreendem a situação.


-CASAL É PRESO POR TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO

-HOMEM MORRE EM ACIDENTE DE TRABALHO NO INTERIOR


Veículo sai da pista e atinge residência no interior. O acidente foi registrado por volta das 16 horas de ontem, na ITG 70, em Linha Laranjeira, interior de Itapiranga. A caminhonete D20 apresentou problemas mecânicos e o motorista perdeu o controle da direção. Ele saiu da pista e colidiu numa residência. No momento do acidente, os moradores não estavam em casa. Os três ocupantes do veículo saíram ilesos.


Acidente entre duas motos deixa mulher ferida. O fato ocorreu ao meio dia desta quarta-feira, na Rua Oiapoque, proximidades do Colégio La Salle, no centro de SMO. A condutora de uma das motocicletas apresentava luxação no braço esquerdo. Ela foi imobilizada e conduzida ao Hospital Regional. Já o condutor da outra moto saiu ileso e permaneceu no local.


A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu no começo da noite desta quarta-feira um casal por tráfico de drogas. A prisão ocorreu na Rua Luiz de Camões, no bairro Estrela. Os policiais realizavam patrulhamento ostensivo quando realizaram a abordagem do casal que estava em frente a uma residência. Com eles, foram encontrados 100 gramas de maconha já embalada e fracionada em cinco pequenos tabletes, formato utilizado para comercialização. O Canil setorial foi acionado e juntamente com os policiais, entraram na residência e encontraram no interior da geladeira 114 gramas de maconha. No imóvel também foram encontradas facas usadas para fracionar a maconha, além de plásticos para embalar a droga e quatro comprimidos com procedência não identificada. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao casal. Havia uma criança no local e por isso o Conselho Tutelar foi acionado.


Um homem de 45 anos morreu na tarde desta quarta-feira, ao ser atingido por tronco de árvore na comunidade de Alto Mondaizinho, interior de Mondaí. O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionado por volta das 17h30 e encontrou o homem, identificado como VOLMIR HOFMANN, já sem os sinais vitais. Ele apresentava traumatismo crânio encefálico com afundamento de crânio, intensa hemorragia nasal e pupilas dilatadas. Colegas de serviço relataram que estariam cortando madeira de reflorestamento, de eucalipto. Ao arrastar uma árvore com trator, a corrente teria estourado e o tronco da árvore derrubada, uma torra de eucalipto, fez o efeito chicote e atingiu a vítima. A Polícia Militar e Civil, IGP e IML também estiveram no local. VOLMIR HOFMANN morava na Linha Dois Saltinhos, interior de Itapiranga. Ele está sendo velado na comunidade. A missa, com posterior sepultamento, será às 16 horas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.