-STF SUSPENDE NOMEAÇÃO DE RAMAGEM PARA O COMANDO DA POLÍCIA FEDERAL
-APÓS DENÚNCIA, GOVERNO APURA IRREGULARIDADES NA COMPRA DE RESPIRADORES
-PESQUISA DA CDL APONTA QUE COMERCIANTES QUEREM MANTER LOJAS FECHADAS NO FERIADO
-ACISMO FAZ ENTREGA DE DOIS RESPIRADORES PARA HOSPITAL REGIONAL
-COMITÊ DEFINE CRITÉRIOS PARA AMPLIAÇÃO DOS TESTES DE CORONAVÍRUS
-POLÍCIA CIVIL INVESTIGA SE PACIENTE COM COVID-19 DESCUMPRIU QUARENTENA
-POLÍCIA CONCLUI INQUÉRITO E PRENDE QUATRO SUSPEITOS DE ASSALTO EM MERCADO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O dólar paralelo está cotado a cinco reais e 40 centavos para a compra e cinco reais e 60 centavos para a venda. O euro está valendo cinco reais e 50 centavos para a compra e seis reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a seis centavos para a compra e sete centavos para venda.
O primeiro-ministro da França, EDOUARD PHILIPPE, anunciou nesta terça-feira a reabertura de todas as lojas no país, exceto restaurantes e cafés, a partir de 11 de maio, assim como o uso obrigatório de máscaras nos transportes públicos. O relaxamento do confinamento, que começará em 11 de maio, será realizado "progressivamente" para "evitar uma segunda onda de contágio", acrescentou o premiê francês, depois de constatada uma queda há duas semanas no número de pacientes graves. O número de pessoas em terapia intensiva caiu na segunda-feira pelo nono dia consecutivo.
HILLARY CLINTON, ex-chefe da diplomacia dos Estados Unidos e ex-candidata democrata à Presidência, derrotada em 2016, anunciou nesta terça-feira apoio a JOE BIDEN na disputa contra DONALD TRUMP nas eleições norte-americanas marcadas para novembro. O apoio é manifestado no momento em que a campanha do democrata enfrenta denúncias de abuso sexual por uma funcionária de seu gabinete quando BIDEN foi senador na década de 1990. Ele ainda não é o candidato oficial ao Partido Democrata, já que isso só vai ocorrer na Convenção Nacional, adiada para agosto por causa da pandemia de novo coronavírus. No entanto, ele já conta com apoio como o do ex-presidente BARACK OBAMA, o apoio de seu rival nas primárias, BERNIE SANDERS, e o apoio da líder democrata da Câmara dos Deputados, NANCY PELOSI.
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, afirmou nesta terça-feira que "acompanha de perto" o que chamou de "surto sério" de novo coronavírus no Brasil. O republicano ainda alertou que o país tomou um rumo diferente no combate à pandemia de Covid-19 na comparação com outros países da América do Sul. A afirmação do presidente norte-americano veio em resposta a perguntas sobre os voos internacionais ainda em operação. Ainda há viagens aéreas entre Brasil e Estados Unidos, mas em menor frequência devido à pandemia. Os Estados Unidos ultrapassaram ontem a marca de um milhão de casos confirmados de Covid-19.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária liberou a venda de testes rápidos para o novo coronavírus em farmácias. A liberação vai valer enquanto durar a situação de emergência. Segundo a Anvisa, a farmácia deve manter um profissional capacitado e informar o resultado às autoridades de saúde. A Associação das Farmácias diz que os testes, a maioria chineses, devem custar cerca de 200 reais, e que são indicados para pessoas que têm ou tiveram os sintomas. Durante a reunião que aprovou a medida, o diretor-presidente da Anvisa, AntÔNIO BRAGA TORRES, disse que a liberação dos testes nas farmácias faz parte de uma estratégia para diminuir a procura em hospitais públicos, mas alertou sobre as limitações dos testes rápidos.
O ministro da Saúde, NELSON TEICH, disse nesta terça-feira que há "agravamento da situação" da Covid-19 no Brasil. A avaliação foi feita após o país registrar recorde com 474 mortes confirmadas em 24 horas, elevando o total a cinco mil e 17. Com isso, o Brasil superou a China, que teve quatro mil 643 óbitos causados pelo novo coronavírus. TEICH fez a ressalva de que, na análise da pasta, o agravamento "continua restrito" a algumas localidades que estão enfrentando as "maiores dificuldades". O secretário nacional de Vigilância em Saúde, WANDERSON DE OLIVEIRA, fez uma previsão de agravamento dos casos nas próximas semanas. Ele citou que os locais que mais preocupam são Rio de Janeiro, Pernambuco, Recife, Ceará, Fortaleza e Manaus.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu a nomeação de ALEXANDRE RAMAGEM para a diretoria-geral da Polícia Federal. A decisão é liminar – ou seja, provisória – e foi tomada em ação movida pelo PDT. Na decisão em que suspendeu a nomeação, MORAES citou as alegações do ex-ministro SÉRGIO MORO e afirmou que pode ter ocorrido desvio de finalidade na escolha de RAMAGEM, "em inobservância aos princípios constitucionais da impessoalidade, da moralidade e do interesse público." A proximidade de RAMAGEM da família BOLSONARO vinha causando contestações à escolha dele para chefiar a PF, para qual entrou em 2005.A decisão do STF é liminar e pode ser contestada. O mérito da ação ainda não foi julgado.
O Governo de Santa Catarina autorizou nesta segunda-feira as indústrias a voltarem a operar com cem por cento dos trabalhadores. Por pouco mais de um mês, como medida contra o coronavírus, o setor precisou funcionar com 50 por cento do número de funcionários. Apenas os ramos da agroindústria, alimentação e saúde podiam operar sem redução. A liberação para que todas as indústrias operem sem limitação de funcionários foi publicada no Diário Oficial do Estado na segunda e passou a valer na mesma data. O governo também divulgou regras para prevenção contra a Covid-19 no setor. As indústrias devem adotar medidas básicas, como o uso de máscara e álcool 70 por cento. A portaria também recomenda que o uso de elevadores seja evitado, proíbe a utilização de bebedouros e limita a utilização de refeitórios.
O governo de Santa Catarina adquiriu um lote de 200 respiradores ao custo de 33 milhões que teve o produto modificado após a compra e cuja previsão de entrega foi adiada por até dois meses. A informação foi publicada nesta terça-feira em reportagem do portal The Intercept Brasil. Segundo a reportagem, com base nos valores divulgados no contrato de compra pelo governo do Estado, cada respirador foi negociado na dispensa de licitação por 165 mil. Para efeito de comparação, o valor é ao menos 65 por cento mais caro do que União e Estados pagaram por respiradores em uma das compras anunciada no início de abril. Ainda conforme o contrato, os equipamentos deveriam ter sido entregues a 48 unidades de saúde no início de abril, mas até agora não chegaram. A nova previsão é para que a entrega ocorra até 20 de maio, segundo o governo do Estado. Por nota a Secretaria de Estado da Saúde informou que instaurou uma sindicância para apurar possíveis irregularidades e que afastou preventivamente na sexta passada a servidora responsável pela aquisição.
O deputado estadual MARCOS VIEIRA, presidente da Comissão Especial formada na Alesc para fiscalizar ações relacionadas à pandemia do coronavírus, pediu explicações formais ao governo do estado sobre a compra dos equipamentos. O requerimento também pede a apresentação de cópia de inteiro teor do processo de compra feita pelo governo em menos de 48 horas. O parlamentar disse que a denúncia é gravíssima. O Ministério Público de Contas de Santa Catarina também entrou nesta terça com uma representação no Tribunal de Contas do Estado pedindo, como medida preventiva, a suspensão imediata do contrato da compra. O MP pediu ainda a devolução dos valores pagos antecipadamente, diligências para possível tomada de contas por parte do TCE e compartilhamento das informações com o Ministério Público de Santa Catarina.
A secretaria de Assistência Social de Barra Bonita iniciou no começo desta semana as inscrições para a campanha do agasalho 2020. A informação é da secretária da pasta, JOSIANE KORNOWSKI. De acordo com ela, as inscrições iniciaram na última segunda-feira e devem seguir até o dia oito de maio no município. Conforme ela, o período é importante para que a secretaria faça em um momento posterior a aquisição de moletons novos para as crianças de 0 a 14 anos residentes em Barra Bonita.
Para realizar as inscrições as famílias devem procurar a secretaria de Assistência Social ou o Cras de Barra Bonita. A afirmação é da secretária responsável pelo setor, JOSIANE KORNOWSKI. Segundo ela, o objetivo é atender todas as famílias que se encaixam nos critérios exigidos. Ela destacou que para ter direito aos novos moletons as famílias precisam receber meio salário mínimo por pessoa. JOSIANE ressaltou que os interessados devem comparecer munidos dos documentos pessoais, como comprovante de residência e comprovante de renda familiar de todos os integrantes. A expectativa conforme a secretária é que sejam atendidas cerca de 30 famílias com essa edição da campanha do agasalho em Barra Bonita.
Devido a pandemia causada pelo novo Coronavírus a secretaria vai receber roupas doadas pela população, porém com uma série de cuidados. O comentário é da secretária responsável pelo setor em Barra Bonita, JOSIANE KORNOWSKI. Ela disse que nesse período as pessoas que possuem roupas para doar devem deixar guardadas para uma doação futura. A profissional declarou que o momento pede cautela e por isso a secretaria está analisando qual será a melhor forma de receber esses donativos. JOSIANE lembrou ainda que a secretaria também está auxiliando as pessoas quanto ao auxílio emergencial de 600 reais do governo federal. Ela disse que quem precisar de ajuda pode procurar a secretaria munidos dos documentos pessoais, do celular e também da movimentação econômica.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes está realizando um estudo técnico a fim de apontar os pontos críticos da BR-282, trecho entre São Miguel do Oeste e Chapecó, para a instalação dos redutores de velocidade. De acordo com o superintendente do DNIT em Chapecó, DIEGO DA SILVA, a ação está em fase de estudo técnico para a implantação. Ele explicou que o órgão, juntamente com a empresa vencedora da licitação, irá avaliar a reinstalação dos redutores de acordo com andamento das obras no trecho. O superintendente do DNIT informou também que a conclusão destes estudos e as primeiras instalações dos redutores devem ocorrer ainda neste semestre.
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram por unanimidade, nesta terça-feira o projeto que dispõe sobre a criação do "Programa Vale Merenda". O objetivo da matéria é atender à necessidade de alunos da rede pública municipal no contexto da pandemia do coronavírus. O projeto foi aprovado durante sessão realizada por videoconferência. O programa consiste em um auxílio de segurança alimentar em forma de benefício de natureza financeira. As famílias vão receber um valor mensal de cem reais por aluno para as famílias que estão regularmente inscritas no Cadastro Único do governo federal. A matéria ainda precisa passar pela segunda votação antes de ser encaminhada para a promulgação do prefeito WILSON TREVISAN.
O projeto do programa Vale Merenda prevê que os valores serão creditados em um cartão magnético e que somente poderão ser utilizados para aquisição de alimentos. O vale merenda será entregue ao responsável legal pelo aluno nos dias e locais determinados em cronograma a ser estabelecido e informado pela Secretaria Municipal de Educação. O texto também autoriza o Poder Executivo a contratar uma empresa para administrar e operar o cartão magnético. O projeto, aprovado ontem em primeiro turno, irá contemplar 338 crianças. A matéria está tramitando em regime de urgência no legislativo municipal.
Os vereadores também debateram nesta terça-feira o projeto que dispõe sobre a realização de apresentações artísticas e culturais em espaços públicos. O texto prevê que estas apresentações somente poderão ocorrer em locais definidos pelo poder público por meio de ato expedido pelo prefeito. Para a definição dos locais para apresentações artísticas serão analisados o impacto na circulação de veículos e pedestres, o risco à segurança pública, a mobilidade urbana e outros aspectos. Segundo a justificativa do projeto, a intenção é proteger o sossego público e garantir maior segurança à população. Hoje, o programa Boa Tarde Peperi vai ouvir os vereadores a respeito desse projeto.
Uma emenda da Comissão de Justiça e Redação limita o horário da Praça Walnir Bottaro Daniel, inclusive o espaço coberto, para apresentações que utilizarem som ao vivo ou mecânico. A proposta estabelece que não devem ser executadas atividades com som aos sábados, entre cinco e meia e seis e 45 da tarde e aos domingos entre sete e oito e meia da noite, respeitando o horário das celebrações religiosas na igreja que fica nas proximidades. Após mais de uma hora de discussão, em que surgiram dúvidas sobre a execução e aplicação do projeto, o vereador ELIAS ARAÚJO pediu vista. O presidente EVERALDO DI BERTI concedeu o prazo até a próxima sessão para eventuais novas emendas ou alterações na proposta
A CDL de São Miguel do Oeste divulgou nesta terça-feira o resultado de uma pesquisa feita com os comerciantes a respeito da possível abertura das empresas no feriado de primeiro de maio, dia do trabalhador. A entidade consultou os associados para verificar a opinião dos empresários sobre o tema. O objetivo da pesquisa foi sentir o pensamento predominante do comercio e, a partir disso, definir as ações da CDL pra atrair os consumidores. 90 por cento dos entrevistado, no entanto, não concordaram com a deia de abertura no feriado de sexta-feira. Desse modo, a orientação da entidade é pelo fechamento da empresas no dia primeiro de maio, mesmo que a legislação permita a abertura das lojas partir de um acordo com a equipe de funcionários.
Um dos principais argumentos do comércio para manter as portas fechadas no feriado do dia do trabalhadores foi o fato de que a data ocorre no começo do mês, antes portanto do pagamento os salários. A afirmação é do presidente da CDL, IVANDRO SPENGLER. Outro aspecto que pesou a favor dessa decisão foi o sábado C no dia seguinte. Assim, muitas empresas vão ficar abertas até mais tarde no sábado. Algumas empresas, inclusive, já estão anunciando o atendimento até as seis e não até as quatro como é de costume. O presidente da CDL, IVANDRO SPENGERL afirmou que a CDL, inclusive vai direcionar as ações nesta semana para reforçar a abertura do comercio em horário especial no sábado.
O presidente da Associação Empresarial de São Miguel do Oeste, DANIEL DE SOUZA, acompanhado do empresário e coordenador do Fundo Emergencial, JOACIR DALVIT, participou, na tarde desta terça-feira, da entrega de dois respiradores ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso e de 500 kits para testes rápidos do Covid-19, ao setor de Saúde do município. Os equipamentos e kits foram adquiridos com recursos oriundos do Fundo Emergencial, criado pelo Projeto São Miguel em Ação e gerido pela Acismo. Os doisrespiradores, que tiveram um investimento de 130 mil reais, foram repassados ao Hospital Regional através de um Termo de Cessão Uso. Os testes rápidos foram entregues em um encontro com o prefeito de São Miguel do Oeste, WILSON TREVISAN, e membros do Comitê de Gerenciamento de Crise. As 500 unidades serão empregadas nas novas estratégias de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 no município.
Os equipamentos cedidos ao Hospital Regional vão integrar um novo setor com seis leitos na unidade hospitalar. A informação é do presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA. Ele explicou que esses respiradores ficarão à disposição do Hospital Regional pelo tempo que for necessário. De acordo com o empresário, trata-se de um investimento feito com apoio das empresas e colaboradores que doaram ao fundo e que vão servir à comunidade. O fundo, que é gerido pela Acismo, arrecadou até agora mais de 271 mil reais de doações de entidades, empresas e pessoas físicas. 61 mil e 500 foram investidos em testes rápidos, dois mil para o transporte dos kits e 130 mil para aquisição dos respiradores. O fundo ainda tem 77 mil 892 reais em caixa que aguardam a definição de outras ações.
O Comitê de Crise do coronavírus esteve reunido na manhã desta terça-feira no Salão Nobre da prefeitura para deliberar sobre novas estratégias de prevenção e enfrentamento ao Covid-19 no município. Entre os principais assuntos da pauta, esteve a definição da metodologia de testagem da população a partir da chegada dos testes rápidos. Já nesta terça-feira, foram distribuídos os 500 testes doados por meio do movimento “São Miguel em Ação”, com o envolvimento de empresas e entidades locais. A Secretaria de Saúde deve receber, nos próximos 15 dias, outras mil unidades dos kits de testagem. Segundo o coordenador do comitê do coronavírus, MAURICIO PIACENTINI,o município tomou uma série de medidas desde que os primeiros casos começaram a surgir em Santa Catarina e agora é preciso saber o quadro real de circulação do vírus a fim de traçar novas estratégias.
O comitê do coronavírus definiu, nesta terça-feira, três grupos que serão testados para Covid-19 a partir de agora. As primeiras pessoas a serem testadas deverão ser aquelas que já estiveram ou estão em isolamento com sintomas respiratórios. A projeção é de que cerca de 250 pacientes se enquadrem nesta condição. O segundo grupo testado será dos profissionais que atuam na área da Saúde. Em um terceiro momento, os testes serão efetuados na população em geral, seguindo um sistema de amostragem, que contará com o apoio técnico da Unoesc. A ideia é utilizar um método científico, contemplando moradores do centro, bairros e interior, de diferentes perfis e faixas etárias. Também serão reservados testes para novos pacientes que apresentarem os sintomas da doença no município.
O centro de triagem que funciona no salão paroquial católico terá um novo horário a partir da semana que vem. A mudança foi acertada durante reunião do comitê do coronavírus. A partir do dia quatro de maio, o atendimento será das oito ao meio dia e entre uma e cinco da tarde. Fora deste horário, os pacientes com sintomas respiratórios, deverão dirigir-se à Unidade de Pronto Atendimento em saúde 24 horas. O centro de triagem foi instalado no salão paroquial para impedir que as pessoas com sintomas respiratórios procurem diretamente o Hospital Regional. Nesta semana, o centro mantém o horário inicial com atendimento até as oito horas da noite.
Um acidente na BR-163 envolvendo uma F-1000, deixou uma pessoa ferido no final da tarde desta terça-feira. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o condutor da caminhonete perdeu o controle da direção e saiu da pista. O acidente aconteceu na Linha Bela Vista das Flores, proximidades da Terra Viva em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado e encaminhou o passageiro com ferimentos leves ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Um homem foi preso por tráfico de drogas nesta terça-feira na rua Visconde de Mauá, centro da cidade. Durante a noite passada, uma guarnição da Polícia Militar tentou realizar a abordagem de uma motocicleta, mas o condutor do veículo fugiu e só foi localizado na rua Gastão Benetti. Durante a fuga, o motociclista tentou se livrar de um torrão de maconha. Na residência onde a ocorrência iniciou, os policiais apreenderam uma planta de maconha, quatro torrões da droga, 45 sementes de maconha e objetos para o fracionamento da droga. O homem foi preso e levado para a delegacia de polícia.
A Polícia Civil de Santa Helena abriu inquérito para investigar se houve descumprimento de medida de quarentena determinada a um homem de 23 anos que retornou ao município há poucos dias e acabou tendo os exames confirmados para COVID-19. De acordo com a polícia, o paciente foi notificado pelos gestores locais de saúde para cumprimento de restrição de atividades e isolamento social até o resultado do exame. Várias informações foram recebidas pela Polícia Civil no sentido de que o homem não cumpriu a restrição, mesmo após a devida notificação. De acordo com o delegado de Descanso, CLEVERSON MULLER, caso se confirme o descumprimento da ordem sanitária, o homem responderá pelo crime de infringir determinação destinada a impedir a propagação de doença contagiosa e desobediência, cujas penas podem chegar a um ano e seis meses de prisão.
A Divisão de Investigação Criminal de São Miguel do Oeste finalizou o inquérito sobre um assalto na saída de um supermercado da cidade e prendeu quatro pessoas por suspeita de participação no crime. Dois foram presos pela execução do roubo, um pelo crime de favorecimento real e um pelo crime de falso testemunho. O assalto aconteceu no dia quatro abril quando dois homens abordaram o gerente do Super Vipi na saída da empresa. Eles agrediram a vítima e roubarammalote do fechamento do caixa do estabelecimento comercial. A dupla fugiu em um carro que foi encontrado no dia seguinte no bairro Andreatta. Um dos suspeitos foi preso nesse mesmo dia. As investigações continuaram e foram identificados mais três envolvidos no crime, dois em São Miguel do Oeste e outro em São José do Cedro. Segundo a polícia civil, os executores do roubo buscaram auxílio de um terceiro, em São José do Cedro, para esconder o malote roubado. O quatro envolvido foi cooptado para dar uma versão falsa e tentar conturbar a instrução do Inquérito.