ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 29-03-2022 Terça-Feira

-SOB SUSPEITA DE CORRUPÇÃO, MÍLTON RIBEIRO PEDE DEMISSÃO DO MEC

-VETO DE MOISÉS A REDUÇÃO DE ICMS DE ALIMENTOS SERÁ VOTADO HOJE

-ASSEMBLEIA APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO HOSPITAL DE TUNÁPOLIS

-MUNICÍPIO TRABALHA EM PROJETOS DE REDES DE FIBRA ÓPTICA NO INTERIOR

-MONDAÍ REALIZA MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM RUAS DA CIDADE

-ADMINISTRAÇÃO DE SANTA HELENA ENVIA TRÊS PROJETOS AO LEGISLATIVO

-POLÍCIA CIVIL PRENDE 76 PESSOAS DURANTE OPERAÇÃO DIFRON SEGURA

-HOMEM EMBRIAGADO É PRESO APÓS AMEAÇAR A PRÓPRIA MÃE NO INTERIOR


O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 19 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 75 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

As negociações entre a delegação russa e os enviados ucranianos em Istambul começaram nesta terça-feira.A informação é da agência oficial turca Anadolu. Os negociadores foram recebidos antes pelo presidente turco RECEP TAYYIP ERDOGAN, que pediu o "fim da tragédia" da ofensiva russa na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro. As negociações tentam frear uma guerra que já deixou quase 20 mil mortos e que obrigou 10 milhões de pessoas a abandonar suas casas. Nesta segunda-feira, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, apelou por um "cessar-fogo humanitário" e "imediato" na Ucrânia.

Ao menos cinco mil pessoas morreram na cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, desde o início da invasão russa. A informação é de uma assessora da Presidência ucraniana, responsável pelos corredores humanitários e foi divulgada pela agencia de notícias France Press nesta segunda-feira. A cidade portuária de Mariupol está sitiada pelo exército russo desde o final de fevereiro, o que obriga milhares de moradores a viver em condições muito precárias, sem luz e água potável. Segundo o prefeito VADIM BOICHENKO, cerca de 160 mil pessoas continuam presas na cidade.

O Congresso do Peru rejeitou no início da madrugada desta terça-feira um pedido de moção de destituição contra o presidente de esquerda, PEDRO CASTILLO, por suposta corrupção e falta de rumo, uma acusação que já levou à queda de dois presidentes desde 2018. Os debates duraram cerca de oito horas. 55 parlamentares votaram a favor do pedido de impeachment e 54 se posicionaram contra a destituição de CASTILLO. Eram necessários 87 votos para afastar o presidente, do total de 130 deputados. A oposição acusou o presidente peruano de falta de rumo e de permitir uma suposta corrupção em seu entorno.


-SOB SUSPEITA DE CORRUPÇÃO, MÍLTON RIBEIRO PEDE DEMISSÃO DO MEC


A Caixa Econômica Federal liberou a partir desta segunda-feira uma nova modalidade de empréstimos a pessoas físicas e Microempreendedores Individuais com valores entre 300 e três mil reais até para quem tem o nome com restrições de crédito. Os detalhes sobre a forma de cobrança de empréstimo foram apresentados durante uma live com o presidente da instituição, PEDRO GUIMARÃES, na tarde desta segunda-feira. No caso de pessoas físicas, o valor do empréstimo varia entre 300 e mil reais, com taxa de juros a partir de um vírgula 95 por cento ao mês. Para MEIs, o valor disponibilizado vai de mil e 500 a três mil, com taxa de um virgula 99 por cento ao mês. Em ambas as situações, o prazo para o pagamento é de 24 meses e para a análise de risco de crédito é de dez dias, por parte do Ministério do Trabalho e Previdência.

O governo federal anunciou nesta segunda-feira que substituirá o general da reserva JOAQUIM SILVA E LUNA na presidência da Petrobras. Para a vaga, o Ministério de Minas e Energia decidiu indicar ADRIANO PIRES, fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura. A mudança precisa ser confirmada pela assembleia geral dos acionistas da estatal. A próxima reunião está marcada para 13 de abril. SILVA E LUNA é o segundo presidente da Petrobras do governo BOLSONARO. Em 2021, o governo anunciou que indicaria o general para a presidência da empresa, em substituição a ROBERTO CASTELLO BRANCO, demitido pela insatisfação do presidente da República com a política de preços da estatal.

Alvo de inquérito da Polícia Federal por suposto favorecimento de pastores dentro do Ministério da Educação, o ministro MILTON RIBEIRO pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira durante reunião com o presidente JAIR BOLSONARO. Em carta, entregue ao chefe do Executivo, ele diz que pediu para sair para que "não paire nenhuma incerteza" sobre a sua conduta e do governo federal. No documento, ele diz que se despede deixando o compromisso de estar pronto para apoiar BOLSONARO, caso ele entenda necessário. O ministro falou ainda que preza pela verdade. O nome do substituto no Ministério da Educação ainda não foi confirmado oficialmente.


-VETO DE MOISÉS A REDUÇÃO DE ICMS DE ALIMENTOS SERÁ VOTADO HOJE


Com investimentos de seis milhões e 300 mil reais em recursos próprios do Estado, o governo do estado concretizou, nesta segunda-feira, mais uma entrega de máquinas agrícolas para modernizar e fomentar a produção da agricultura catarinense em 75 municípios. O investimento total na aquisição dos equipamentos é de 17 milhões por meio de emendas parlamentares federais. Para Santa Catarina está prevista a entrega de mil e cem máquinas agrícolas adquiridas com recursos do Governo do Estado em parceria com as bancadas estadual e federal. Serão 122 milhões em investimentos. Em 2022 foram iniciados os processos de licitações para a aquisição de 694 equipamentos no valor estimado de 77 milhões.

As comissões de Saúde e de Finanças e Tributação da Alesc realizam nesta terça-feira uma audiência pública para debater o novo código sanitário de Santa Catarina. A iniciativa da audiência é dos deputados VICENTE CAROPRESO do PSDB e LUCIANE CARMINATTI do PT. Na prática, a mudança altera regras de vigilância sanitária. O objetivo é atualizar e modernizar a atual legislação, que é de 1983. A proposta trata de normas que vão desde o planejamento até a fiscalização e o monitoramento das atividades sujeitas à vigilância sanitária nas esferas estadual e municipal. Segundo CAROPRESO, o código sanitário vigente está defasado e o regramento foi feito antes da Constituição do Estado e da própria lei que instituiu o SUS, por isso, precisa ser atualizado.

A polêmica tentativa de redução de ICMS de alimentos e bebidas para bares e restaurantes vai à votação na tarde desta terça-feira no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Empresários e funcionários do setor devem fazer uma manifestação no local a partir das duas horas a favor da diminuição do imposto. No final do ano passado, a Assembleia aprovou uma proposta com redução de tributos para uma série de setores no Estado. O governador CARLOS MOISÉS, no entanto, vetou trechos que permitiam redução de ICMS para alimentos e bebidas vendidos em bares e restaurantes, e também itens como trigo e leite. Hoje à tarde, os deputados vão decidir se derrubam o veto do governador, autorizando ou não a diminuição do imposto.


-FISCAL ALERTA PARA O VENCIMENTO DO ALVARÁ SANITÁRIO

-ASSEMBLEIA APROVA PRESTAÇÃO DE CONTAS DO HOSPITAL DE TUNÁPOLIS

-MUNICÍPIO TRABALHA EM PROJETOS DE REDES DE FIBRA ÓPTICA NO INTERIOR

-MONDAÍ REALIZA MELHORIAS NA ILUMINAÇÃO PÚBLICA EM RUAS DA CIDADE

-ADMINISTRAÇÃO DE SANTA HELENA ENVIA TRÊS PROJETOS AO LEGISLATIVO


Fiscal alerta para o vencimento do alvará sanitário. Vistorias da vigilância iniciam no mês que vem. Nesta quinta-feira vence o prazo para regularização do alvará sanitário em Tunápolis. No dia 31 de março, é preciso ter toda documentação regularizada. O alvará sanitário é exigido para diferentes atividades de estabelecimentos sujeitos a fiscalização. Segundo o Fiscal Sanitário de Tunápolis, VANDERLEI STOFFEL, a maior parte dos estabelecimentos são de caráter familiar e isso facilita os ajustes para o funcionamento. O município possui aproximadamente 100 estabelecimento que exercem atividades vistoriadas pela vigilância. O fiscal considera que não costuma enfrentar problemas com os proprietários em relação às exigências.

VANDERLEI STOFFEL observa que a legislação atual permite a simplificação dos documentos necessários para o funcionamento. Quando for uma atividade considerada de baixo risco, o empreendedor pode abrir seu estabelecimento, recebe o alvará e posteriormente solicita à vistoria que vai avaliar a necessidade ou não de adequações. De acordo com VANDERLEI STOFFEL, a classificação de baixo risco contempla um grande número de empresas que possuem maior agilidade na liberação para o funcionamento. O Fiscal Sanitário afirma que no momento a maior preocupação é com o grande número de casos de Dengue em Tunápolis. A situação afeta inclusive o interior do município.

Diretora avalia retorno às aulas em Escola de Mondaí. De acordo com a diretora da Escola de Educação Básica Gessy Spier Averbeck, ANDRÉIA BAIERLE, não há maiores problemas relacionados ao coronavírus e a dengue. O retorno presencial de forma gradativa aconteceu ainda em 2021, com algumas dificuldades no começo, pois os pais tinham medo de mandar os filhos para a escola. Observa que a boa estrutura do educandário e empenho dos servidores garante aulas dentro da normalidade para cerca de 800 alunos. Ela destaca que a escola possui área verde para recreação e amplos espaços com grama sintética, que facilitam a limpeza e evitam locais com água parada, que podem servir de criadouros do mosquito Aedes Aegypti. Até o momento não houve registro de alunos acometidos pela dengue.

Diretora enfatiza instalação de laboratório de ciências. ANDRÉIA BAIERLE enaltece a parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que viabilizou o laboratório para aprendizado prático. Destaca que para o decorrer do ano o objetivo também é de ampliar e modernizar a biblioteca, pensando no conforto e melhoria do aprendizado dos alunos e abrigar a grande quantidade de material didático e livros de literatura recebidos pela escola. A diretora da Escola Gessy Spier Averbeck cita ações na área da educação em comemoração aos cem anos de colonização de Mondaí, com visitas a pontos importantes do município como o Grêmio Cultural Ipanema, o abrigo Terra Nova e as comunidades do interior que foram porta de entrada dos pioneiros. A escola também vai trabalhar a história dos 22 prefeitos que já comandaram o município.

Hospital de Tunápolis realiza Assembleia Geral Ordinária. Encontro na noite desta segunda-feira apresentou números das contas da instituição. De acordo com o presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, VANDUIR MATIAS DETERS, a assembleia precisa ser realizada todos os anos até o final do mês de março, assim como acontece com as demais associações e entidades que possuem CNPJ sem fins lucrativos. O encontro de ontem aconteceu no auditório público municipal e o presidente considera a Assembleia um momento muito importante para transparência da administração do hospital com a comunidade e sócios dos municípios de Tunápolis e Santa Helena. Estiveram em pauta também outros assuntos gerais de interesse da Associação Hospitalar.

VANDUIR DETERS observa que a situação financeira do Hospital de Tunápolis ainda passa por dificuldades por causa da pandemia. De acordo com ele, esse episódio abalou profundamente o caixa da maioria dos Hospitais com uma série de despesas que chegaram a triplicar no período. Cita como exemplos a compra de medicamentos e equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. VANDUIR DETERS lembra que o Hospital de Tunápolis não contou com nenhum convênio estadual ou federal no ano passado e que, mesmo assim, houve um saldo positivo de 12 mil reais e a prestação de contas foi aprovada por unanimidade pela Assembleia. De acordo com o presidente, para este ano já estão garantidos alguns recursos estaduais e federais para auxiliar na manutenção dos atendimentos no Hospital do município.

Secretária de Educação de Iporã do Oeste participa de seminário do FNDE./ Comitiva viajou à Florianópolis neste mês. NEUSA HAHN BEILKE classifica como produtiva a viagem que ocorreu de 16 a 18 de março. Ela destaca que na capital do estado ocorreu o seminário do Plano de Ações Articuladas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, no qual os municípios elaboram seus planejamentos para requisição de obras e materiais com recursos do Governo Federal. O encontro também possibilitou que os profissionais sanassem dúvidas em relação ao encaminhamento dos Projetos. A Secretária de Educação ressalta que a principal demanda do município é a construção de uma nova creche, com previsão de cinco salas de aula, que já está empenhada junto ao FNDE.

Viagem a Florianópolis tratou sobre melhorias na área de Telecomunicações. NEUSA BEILKE enaltece visita ao deputado ALTAIR SILVA, onde foi tratado sobre o Programa do Governo do Estado de Santa Catarina para a área de Telecomunicações, que prevê modernização do sinal de internet rural com cabeamento de fibra óptica, que proporciona maior velocidade de navegação e estabilidade do sinal não só para as escolas, mas para todas as pessoas das comunidades. A Secretária de Educação lembra que projetos nessa área já estão sendo trabalhados pelas equipes de planejamento e assessoria de projetos e em breve as redes de fibra óptica devem começar a ser instaladas, melhorando a comunicação no interior do município, com previsão de investimento de 300 mil reais.

Mondaí realiza melhorias na iluminação pública em ruas da cidade. Novas luminárias de LED substituíram lâmpadas antigas de vapor de mercúrio. De acordo com o Secretário Municipal de Planejamento, Economia e Gestão do município, SIDINEI RODRIGUES, na semana passada foram colocados 270 novos pontos de luminárias em 26 ruas da cidade, que passaram a contar com melhor qualidade de iluminação pública e economia de energia elétrica. O investimento foi de 219 mil reais e o objetivo é beneficiar mais ruas nos próximos meses com essa inovação. O secretário avalia que além do aspecto de beleza para a cidade, as lâmpadas de LED também trazem benefícios com a segurança.

Município de Mondaí retomou atividades nos primeiros meses do ano. Pandemia impediu encontros presenciais e trouxe dificuldades para compra de materiais dos fornecedores em diversas áreas. SIDINEI RODRIGUES avalia que com o quadro de transmissão do coronavírus estável, diversas atividades puderam ser retomadas nesses primeiros meses do ano. Cita como exemplo os encontros com os grupos de idosos e eventos com presença de público. O Secretário de Planejamento, Economia e Gestão de Mondaí enaltece as comemorações do centenário de colonização do município no mês de maio que contará com atividades culturais, shows locais, regionais e nacionais. Destaca a inauguração da Rua Coberta ao lado da Praça Central, que marcará o encerramento das comemorações do centenário no dia 20 de maio.

Executivo de Santa Helena enviou três projetos para apreciação dos vereadores. Objetivo é de melhorar o atendimento das demandas do setor de indústria e comércio. De acordo com o prefeito, BLÁSIO HICKMANN, o município não dispõe de uma pessoa específica para trabalhar na demanda dos empresários e por isso foi criado e enviado para apreciação da Câmara de Vereadores na noite de ontem, um Projeto que estabelece o cargo de Diretor de Departamento Econômico, Turismo e Convênios. HICKMANN destaca que o diretor terá como atribuição a operação de diversos programas de fomento, entre os quais o “Mais Emprego, Mais Empresa” e outras ações e políticas em prol do empresariado.

Outros dois Projetos do Executivo foram para apreciação dos Edis na noite de ontem. BLÁSIO HICKMANN detalha que um deles trata sobre a concessão de uso de equipamentos agrícolas recebidos através de emendas parlamentares a grupos organizados de agricultores, através de um kit com distribuidor de calcário, distribuidor de adubo líquido, roçadeira, carretão basculante e ensiladeira com o objetivo de beneficiar até cinco grupos com os equipamentos, caso a proposta seja aprovada. O outro trata sobre a concessão mensal do vale alimentação aos servidores públicos que vem de encontro aos funcionários nesse momento de perda do poder aquisitivo, instabilidade da economia e aumento de preços das mercadorias em geral.

Recuperação de estradas é o foco atual da municipalidade. O prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, destaca que as máquinas seguem trabalhando nesse momento especialmente na recuperação dos danos causados pelas fortes chuvas da semana passada, com patrolamento de estradas e reconstrução de pontes levadas pelas enxurradas. HICKMANN demonstra preocupação também com a falta de interesse de profissionais em vagas especializadas na área da saúde e para terceirização de serviços de máquinas. Cita que credenciamentos recentes deram desertos e que o Executivo estuda um decreto junto ao corpo jurídico para anular os processos realizados e reajustar os valores para atrair interessados nas vagas disponíveis e assim suprir a demanda de serviços no município.


-POLÍCIA CIVIL PRENDE 76 PESSOAS DURANTE OPERAÇÃO DIFRON SEGURA

-HOMEM EMBRIAGADO É PRESO APÓS AMEAÇAR A PRÓPRIA MÃE EM MONDAÍ


A rodovia estadual SC-161 no trecho da ponte sobre o Rio Sargento que abrange os municípios de Flor do Sertão sentido a Romelândia, está interditada desde as 8 horas desta manhã, com previsão de ser liberada no final da tarde de hoje. A informação é da Polícia Militar Rodoviária. A interdição parcial da pista ocorre devido à retirada de pedaços de madeira presentes no rio. Os trabalhos serão feitos pela equipe da secretaria de Estado da Infraestrutura. Por isso, a Polícia Militar Rodoviária solicita atenção redobrada aos usuários da rodovia, bem como paciência, pois acarretará possível lentidão no local, podendo ocorrer períodos de interdição total.

O Corpo de Bombeiros de São José do Cedro foi acionado ontem, por volta das 18h50, para atender uma mulher de 52 anos que foi ferida no abdômen por uma faca na Rua Santos Dumont, no Bairro Pró Morar. Segundo os socorristas, a mulher foi encontrada consciente e orientada, com sinais vitais normais, porém, com fortes dores, hemorragia, fraqueza e palidez. Após avaliação, ela foi conduzida ao Hospital da cidade para atendimento. Segundo informações extra-oficias, o marido acabou desferindo golpes de faca na vítima durante uma discussão. A ocorrência ficou aos cuidados da Polícia Militar.

Policiais Civis de Pinhalzinho, Saudades e Nova Erechim realizaram na noite de ontem a Operação “Conveniência Segura”, visando proibir crimes de venda de produtos impróprios ao consumo e autuar postos de gasolina na região sem alvará de funcionamento. O delegado, LUCAS ALMEIDA, explica que foram vistoriados todos os postos de gasolina dos municípios de Pinhalzinho, Saudades e Nova Erechim, com aplicação de autuações em alguns estabelecimentos por venda de produtos vencidos, impróprios para o consumo. Em um dos postos, foram apreendidas três caixas de produtos vencidos. Em outro posto, foi encontrado um bombom para venda com mordida de rato. Além de produtos alimentícios vencidos foram apreendidos cigarros eletrônicos, cuja venda é proibida pela ANVISA. Os gerentes dos postos responderão a um inquérito e podem pegar pena de até cinco anos de prisão.

A Polícia Civil efetuou a prisão de 76 pessoas durante a operação Difron Segura no Oeste de Santa Catarina. As ações ocorreram entre os dias 21 a 26 de março. Neste período, foram presas 76 pessoas. Os policiais cumpriram mandados de prisão em aberto na região Oeste e ainda a repressão qualificada a diversos delitos e criminosos. Durante a operação, também houve a fiscalização de ônibus de transporte coletivo oriundos de outros estados e regiões, visando combater especialmente os crimes de tráfico de drogas. Ao todo foram cumpridos 117 mandados judiciais, 76 pessoas foram presas e mais de cem mil reais em drogas foram apreendidas. Durante a operação a Polícia Civil utilizou 160 viaturas. Participaram da operação 374 policiais civis das Delegacias Regionais de Polícia de Chapecó, Xanxerê, Maravilha, Concórdia, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, e do Serviço Aero policial da Fronteira.

A Polícia Militar de Mondaí foi acionada nesta segunda-feira para atender uma ocorrência de agressão na Linha Barra Escondida, interior do município. A guarnição foi informada de que um homem embriagado estava importunando sua mãe, uma idosa de 86 anos. No local, a PM conversou com o homem que estava visivelmente embriagado, quase não conseguindo caminhar e nem manter um diálogo com os policiais. Ele havia atirado água de um balde no rosto da mãe enquanto ela estava indo tratar um bezerro e ameaçava a mulher com um pedaço de madeira. Diante da constatação, o homem foi preso e encaminhado para a Delegacia. A mãe não quis representar contra o filho, que foi liberado em seguida.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.