ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 29/03/2022

GLOBO EM FOCO – 29/03/22

-SOB SUSPEITA DE CORRUPÇÃO, MÍLTON RIBEIRO PEDE DEMISSÃO DO MEC

-VETO DE MOISÉS A REDUÇÃO DE ICMS DE ALIMENTOS SERÁ VOTADO HOJE

-HOSPITAL ENFRENTA DIFICULDADES COM AUMENTO DAS DESPESAS

-ALVARÁ SANITÁRIO VENCE NESTA QUINTA-FEIRA

-CAMPANHA VISA GERAR MAIOR SEGURANÇA NO TRANSPORTE ESCOLAR

-PREFEITO ANUNCIA MAIS INVESTIMENTOS EM PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

-MULHER É FERIDA COM GOLPE DE FACA

-HOMEM É PRESO APÓS AGREDIR MÃE IDOSA COM BALDE

O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a quatro reais e 75 centavos. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado a quatro centavos.

As negociações entre a delegação russa e os enviados ucranianos em Istambul começaram nesta terça-feira. A informação é da agência oficial turca Anadolu. Os negociadores foram recebidos antes pelo presidente turco RECEP TAYYIP ERDOGAN, que pediu o "fim da tragédia" da ofensiva russa na Ucrânia, que começou em 24 de fevereiro. As negociações tentam frear uma guerra que já deixou quase 20 mil mortos e que obrigou 10 milhões de pessoas a abandonar suas casas. Nesta segunda-feira, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas, ANTÓNIO GUTERRES, apelou nesta segunda-feira por um "cessar-fogo humanitário" e "imediato" na Ucrânia.


Ao menos cinco mil pessoas morreram na cidade de Mariupol, no sudeste da Ucrânia, desde o início da invasão russa. A informação é de uma assessora da Presidência ucraniana, responsável pelos corredores humanitários e foi divulgada pela agencia de notícias France Press nesta segunda-feira. A cidade portuária de Mariupol está sitiada pelo exército russo desde o final de fevereiro, o que obriga milhares de moradores a viver em condições muito precárias, sem luz e água potável. Segundo o prefeito VADIM BOICHENKO, cerca de 160 mil pessoas continuam presas na cidade.


O Congresso do Peru rejeitou no início da madrugada desta terça-feira um pedido de moção de destituição contra o presidente de esquerda PEDRO CASTILLO, por suposta corrupção e falta de rumo, uma acusação que já levou à queda de dois presidentes desde 2018. Os debates duraram cerca de oito horas. 55 parlamentares votaram a favor do pedido de impeachment e 54 se posicionaram contra a destituição de CASTILLO. Eram necessários 87 votos para afastar o presidente, do total de 130 deputados. A oposição acusou o presidente peruano de falta de rumo e de permitir uma suposta corrupção em seu entorno.

A Caixa Econômica Federal liberou a partir desta segunda-feira uma nova modalidade de empréstimos a pessoas físicas e Microempreendedores Individuais com valores entre 300 e três mil reais até para quem tem o nome com restrições de crédito. Os detalhes sobre a forma de cobrança de empréstimo foram apresentados durante uma live com o presidente da instituição, PEDRO GUIMARÃES, na tarde desta segunda-feira. No caso de pessoas físicas, o valor do empréstimo varia entre 300 e mil reais, com taxa de juros a partir de um vírgula 95 por cento ao mês. Para MEIs, o valor disponibilizado vai de mil e 500 a três mil, com taxa de um virgula 99 por cento ao mês. Em ambas as situações, o prazo para o pagamento é de 24 meses e para a análise de risco de crédito é de dez dias, por parte do Ministério do Trabalho e Previdência.

O governo federal anunciou nesta segunda-feira que substituirá o general da reserva JOAQUIM SILVA E LUNA na presidência da Petrobras. Para a vaga, o Ministério de Minas e Energia decidiu indicar ADRIANO PIREs, fundador do Centro Brasileiro de Infraestrutura. A mudança precisa ser confirmada pela assembleia-geral dos acionistas da estatal. A próxima reunião está marcada para 13 de abril. SILVA E LUNA é o segundo presidente da Petrobras do governo BOLSONARO. Em 2021, o governo anunciou que indicaria o general para a presidência da empresa, em substituição a ROBERTO CASTELLO BRANCO demitido pela insatisfação do presidente da República com a política de preços da estatal.


Alvo de inquérito da Polícia Federal por suposto favorecimento de pastores dentro do Ministério da Educação, o ministro MILTON RIBEIRO pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira durante reunião com o presidente JAIR BOLSONARO. Em carta, entregue ao chefe do Executivo, ele diz que pediu para sair para que "não paire nenhuma incerteza" sobre a sua conduta e do governo federal. No documento, ele diz que se despede deixando o compromisso de estar pronto para apoiar BOLSONARO, caso ele entenda necessário. O ministro falou ainda que preza pela verdade. O nome do substituto no Ministério da Educação ainda não foi confirmado oficialmente.

Com investimentos de seis milhões e 300 mil reais em recursos próprios do Estado, o governo do estado concretizou, nesta segunda-feira, mais uma entrega de máquinas agrícolas para modernizar e fomentar a produção da agricultura catarinense em 75 municípios. O investimento total na aquisição dos equipamentos é de 17 milhões por meio de emendas parlamentares federais. Para Santa Catarina está prevista a entrega de mil e cem máquinas agrícolas adquiridas com recursos do Governo do Estado em parceria com as bancadas estadual e federal. Serão 122 milhões em investimentos. Em 2022 foram iniciados os processos de licitações para a aquisição de 694 equipamentos no valor estimado de 77 milhões.


As comissões de Saúde e de Finanças e Tributação da Alesc realizam nesta terça-feira uma audiência pública para debater o novo código sanitário de Santa Catarina. A iniciativa da audiência é dos deputados VICENTE CAROPRESO do PSDB e LUCIANE CARMINATTI do PT. Na prática, a mudança altera regras de vigilância sanitária. O objetivo é atualizar e modernizar a atual legislação, que é de 1983. A proposta trata de normas que vão desde o planejamento até a fiscalização e o monitoramento das atividades sujeitas à vigilância sanitária nas esferas estadual e municipal. Segundo CAROPRESO, o código sanitário vigente está defasado e o regramento foi feito antes da Constituição do Estado e da própria lei que instituiu o SUS, por isso, precisa ser atualizado.


A polêmica tentativa de redução de ICMS de alimentos e bebidas para bares e restaurantes vai à votação na tarde desta terça-feira no plenário da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Empresários e funcionários do setor devem fazer uma manifestação no local a partir das duas horas a favor da diminuição do imposto. No final do ano passado, a Assembleia aprovou uma proposta com redução de tributos para uma série de setores no Estado. O governador CARLOS MOISÉS, no entanto, vetou trechos que permitiam redução de ICMS para alimentos e bebidas vendidos em bares e restaurantes, e também itens como trigo e leite. Hoje à tarde, os deputados vão decidir se derrubam o veto do governador, autorizando ou não a diminuição do imposto.

A Rádio Peperi FM, 99,9, emissora afiliada e líder da Rede Peperi de Comunicação completa nesta terça-feira 63 anos no ar. A emissora com sede em São Miguel do Oeste foi fundada em 1959, sendo denominada na época de Rádio Colméia, permanecendo com esse nome até 1979, quando passou a se chamar, Rádio Peperi AM 1370. Ao longo desse tempo, a rádio passou de 20 Watts de potência para 10 mil Watts, abrangendo dezenas de municípios da região Extremo Oeste de Santa Catarina e alguns do Noroeste do Rio Grande do Sul e Sudoeste do Paraná.

Já no final de 2019, a emissora começou a transmitir em caráter experimental no canal de FM 99,9, e de forma oficial em primeiro de maio de 2020, ampliando ainda mais a qualidade de som e abrangência nos três estados do Sul brasileiro. Atualmente, a Rádio Peperi FM gera sua programação no formato de 24 horas, sendo programação ao vivo entre cinco horas e meia-noite e apenas musical durante a madrugada. Também são 12 horas de jornalismo entre sete horas e 19 horas com foco nas notícias locais, regionais, estaduais, nacionais e mundiais, além do esporte que movimenta a emissora há mais de seis décadas.

Itapiranga encerra nesta terça-feira a recolha de lixo eletrônico. Objetivo é dar destino correto a vários materiais que poluem o meio ambiente. Hoje é o último dia para aderir à campanha de coleta de lixo eletrônico. Conforme o Secretário de Administração, ARTÊMIO SCALON, os equipamentos inservíveis serão recebidos até às 17 horas, no setor ferramental da prefeitura, ao lado da Unidade de Saúde Central. A Administração Municipal firmou parceria com uma empresa que fará a recolha do material para descarte adequado. SCALON alerta que os equipamentos devem estar inteiros, completos e não apenas a carcaça.

O deputado FABIANO DA LUZ anunciou a liberação de 200 mil reais para São João do Oeste em visita que realizou ao município. O prefeito GENÉSIO ANTON destaca a importância das parcerias com parlamentares de diferentes partidos visando recursos que contemplam a população. O deputado FABIANO DA LUZ confirmou o repasse de uma emenda no valor de 200 mil reais. Conforme o prefeito esse valor da emenda será usado para infraestrutura no viveiro municipal, no qual será construído um pavilhão para operacionalização de um entreposto da Logística Reversa no Município. A Logística Reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos.

O deputado FABIANO DA LUZ também visitou Itapiranga e anunciou emendas parlamentares ao município. O parlamentar informa que a prioridade foi de fortalecer a cultura com apoio a Banda Municipal. Segundo ele a missão é ajudar diferentes setores e a Banda Municipal de Itapiranga foi contemplada com 100 mil reais para compra de instrumentos. FABIANO DA LUZ afirma ainda que libertou emenda parlamentar de 150 mil reais para a pavimentação asfáltica e já tem confirmado outra emenda de 200 mil reais. Segundo o deputado ele está disposto a destinar volume ainda maior de recursos para o município. O Hospital de Tunápolis também recebeu verba do deputado. Já a Cooperativa da Agricultura Familiar entrou na lista de prioridades para emendas parlamentares.

Hospital de Tunápolis realiza Assembleia Geral Ordinária. Encontro na noite desta segunda-feira apresentou números das contas da instituição. De acordo com o presidente da Associação Hospitalar de Tunápolis, VANDUIR MATIAS DETERS, a assembleia precisa ser realizada todos os anos até o final do mês de março, assim como acontece com as demais associações e entidades que possuem CNPJ sem fins lucrativos. O encontro de ontem aconteceu no auditório público municipal e o presidente considera a Assembleia um momento muito importante para transparência da administração do hospital com a comunidade e sócios dos municípios de Tunápolis e Santa Helena. Estiveram em pauta também outros assuntos gerais de interesse da Associação Hospitalar.

VANDUIR DETERS observa que a situação financeira do Hospital de Tunápolis ainda passa por dificuldades por causa da pandemia. De acordo com ele, esse episódio abalou profundamente o caixa da maioria dos Hospitais com uma série de despesas que chegaram a triplicar no período. Cita como exemplos a compra de medicamentos e equipamentos de proteção individual para os trabalhadores. VANDUIR DETERS lembra que o Hospital de Tunápolis não contou com nenhum convênio estadual ou federal no ano passado e que, mesmo assim, houve um saldo positivo de 12 mil reais e a prestação de contas foi aprovada por unanimidade pela Assembleia. De acordo com o presidente, para este ano já estão garantidos alguns recursos estaduais e federais para auxiliar na manutenção dos atendimentos no Hospital do município.

Combate a Dengue envolve várias entidades em São João do Oeste. As ações envolvem a Secretária Municipal da Saúde, Hospital Santa Casa Rural, Secretaria Municipal da Educação e Associação Comercial e Industrial. Conforme a Enfermeira da Epidemiologia MORGANA GRADE, o mosquito transmissor da dengue já existe no município e agora estão sendo registrados casos positivos e vários suspeitos. MORGANA destaca que é de suma importância o trabalho em conjunto do poder público com as entidades, bem como, com a sociedade em geral, para conscientização da gravidade da doença bem como de prevenção. “

Nesta semana serão desenvolvidas atividades nas escolas. A Coordenadora Pedagógica, LISANE SCHOENINGER afirma que esse trabalho de conscientização é fundamental que seja iniciado nas escolas. Segundo ela, as crianças podem ser os principais agentes transformadores das comunidades.. Conforme LISANE, a ideia surgiu em reunião, e o projeto visa uma visita nas escolas localizadas no centro da cidade e no interior do município pela enfermeira MORGANA GRADE e pela Vigilância Epidemiológica NEUSA SPECHT, no qual será realizado um trabalho bem dinâmico e explicativo no combate à dengue. Outra atividade em destaque é a parceria com a Associação Comercial e Industrial do Município na qual está sendo elaborado vários materiais de divulgação para as mídias sobre conscientização e mobilização, com o tema: Juntos no Combate à Dengue.

Fiscal alerta para o vencimento do alvará sanitário. Vistorias da vigilância iniciam no mês que vem. Nesta quinta-feira vence o prazo para regularização do alvará sanitário em Tunápolis. No dia 31 de março, é preciso ter toda documentação regularizada. O alvará sanitário é exigido para diferentes atividades de estabelecimento sujeitos a fiscalização. Segundo o Fiscal Sanitário de Tunápolis, VANDERLEI STOFFEL, maior parte dos estabelecimento são de caráter familiar e isso facilita os ajustes para o funcionamento. O município possui aproximadamente 100 estabelecimento que exercem atividades vistoriadas pela vigilância. O fiscal considera que não costuma enfrentar problemas com os proprietários em relação as exigências.

VANDERLEI STOFFEL observa que a legislação atual permite a simplificação dos documentos necessários para o funcionamento. Quando foi uma atividade considerada de baixo risco, o empreendedor pode abrir seus estabelecimento, recebe o alvará e posteriormente solicitar a vistoria que vai avaliar a necessidade ou não de adequações. De acordo com VANDERLEI STOFFEL, a classificação de baixo risco contempla um grande número de empresas que possuem maior agilidade na liberação para o funcionamento. O Fiscal Sanitário afirma que no momento a maior preocupação é com o grande número de casos de Dengue em Tunápolis. A situação afeta inclusive o interior do município.

Prefeito mobiliza proprietários de áreas rurais e famílias para proporcionar maior segurança aos alunos no transporte escolar. Medidas são simples e contribuem para tranquilidade nos coletivos. Conforme o responsável pelo transporte escolar de Itapiranga, são várias situações que afetam a segurança nos coletivos que circulam pelo interior do município. RICARDO KRAEMER chama atenção que são 33 trajetos que contemplam 100 dos estudantes que necessitam de transporte nas redes municipal e estadual de ensino. 23 linhas são terceirizadas, nove trajetos são contemplados com os coletivos do município. Ainda tem um trajeto em que os alunos são transportados pelo transporte coletivo junto com outros passageiros. KRAMER chama atenção para a importância do uso de cinto de segurança, pois os motoristas enfrentam resistências no transporte escolar.

RICARDO KRAMER conclama para as famílias contribuírem com orientações aos alunos. Cita que é lei e evita acidentes com quedas dentro dos ônibus ou lesões mais graves em situações de adverbias no trânsito. RICARDO KRAMER diz que a meta é proporcionar o máximo de segurança no caminho para a escola e também no retorno para as residências. A falta de roçadas nas margens das estradas é outro problema enfrentado pelo transporte escolar em Itapiranga. RICARDO KRAEMER avalia que que a maior dificuldade está nas estradas secundárias, em que a vegetação, dificulta a visibilidade dos motoristas e também casa danos nos coletivos, incluindo a quebra de para-brisa, fato já registrado por motoristas.

O prefeito ALEXANDRE RIBAS, mantém como prioridade investimentos em infraestrutura na cidade e interior. O maior volume de recursos é destinado para a pavimentação asfáltica. De acordo com o prefeito, já foi licitado o projeto para pavimentação de todas as ruas do perímetro urbano que ainda não possuem asfalto. A meta é acabar como o barro nas vias públicas nos bairros e os principais centros comunitários. RIBAS é otimista e diz que recursos não serão problemas a partir dos projetos em mãos. Ele cota com recursos dos governos estadual e federal, seja para pavimentações ou outras finalidades, que permitem folga no orçamento próprio e maior investimento por parte da prefeitura. Destaca ainda que o volume de investimentos será definido pelos projetos que serão realizados.

ALEXANDRE RIBAS também comemora a concretização de projetos antigos de grande investimento, totalizando mais de 36 milhões de reais. Cita que nesta semana iniciam as atividades de topografia nas Avenidas Uruguai e John Kenedy, além do trecho de 12 quilômetros do Asfalto da Fronteira, até a divisa com Tunápolis. RIBAS apostas na agilidade dos serviços prestados pela empresa vencedora da licitação para evitar defasagem dos valores em virtude dos constantes aumentos de combustíveis e materiais que são utilizados para a pavimentação. Segundo o prefeito, a continuidade da ITG 070, a partir da comunidade de Presidente Becker vai ocorrer em três lotes passando pelas comunidades de Santo Antônio e Conceição, até a divisa com Tunápolis na comunidade de Pitangueira.

Mulher é ferida com golpe de faca em São José do Cedro. Os bombeiros de São José do Cedro foram acionados, por volta das 18 horas e 50 minutos, desta segunda-feira para atender uma mulher de 52 anos, ferida no abdômen por uma faca na Rua Santos Dumont, no Bairro Promorar, em São José do Cedro. Segundo os socorristas, a mulher foi encontrada consciente e orientada, com sinais vitais normais, porém com fortes dores, com hemorragia, fraqueza e palidez. Após avaliação, ela foi conduzida ao hospital da cidade para cuidados médicos. Segundo informações extraoficiais, o marido acabou desferindo golpes de faca na vítima durante uma discussão.

Bebê é encontrado com vida dentro de patente na Terra Indígena do Guarita. Na noite de ontem um bebê foi encontrado com vida em uma patente, cheia de vermes, terra e fezes. Quem relatou o ocorrido foi um profissional da saúde de Tenente Portela que não quis se identificar mas descreveu a cena como, “Uma das coisas mais tristes e mais emocionantes que teve na vida”. Ele relatou que, em meio ao trabalho, foi chamado por uma indígena dizendo que tinha uma criança recém-nascida que estava enterrada. Com uma colega de serviço, foi verificar. Enquanto acompanhava relatos do que teria acontecido, repentinamente ouviu um choro de bebê. O servidor, detalha que a criança estava coberto de fezes, vermes e terra. Em seguida o bebê foi conduzido ao Hospital Santo Antônio, em Tenente Portela. A mãe, identificada posteriormente, também foi levada para atendimento. A mulher e a criança permanecem internadas.

A Polícia Civil efetuou a prisão de 76 pessoas durante a operação Difron Segura no Oeste de Santa Catarina. As ações ocorreram entre os dias 21 a 26 de março. Neste período, foram presas 76 pessoas. Os policiais cumpriram mandados de prisão em aberto na região Oeste e ainda a repressão qualificada a diversos delitos e criminosos. Durante a operação, também houve a fiscalização de ônibus de transporte coletivo oriundos de outros estados e regiões, visando combater especialmente os crimes de tráfico de drogas. Ao todo foram cumpridos 117 mandados judicias, 76 pessoas foram presas e mais de cem mil reais em drogas foram apreendidas. Durante a operação a Polícia Civil utilizou 160 viaturas. Participaram da operação 374 policiais civis das Delegacias Regionais de Polícia de Chapecó, Xanxerê, Maravilha, Concórdia, São Miguel do Oeste e São Lourenço do Oeste, do Serviço Aeropolicial da Fronteira.

Homem é preso após agredir mãe idosa com balde em Mondaí. Um homem foi preso após agredir a própria mãe, de 86 anos, em Mondaí. A ocorrência foi nesta segunda-feira, na Linha Barra Escondida. A guarnição da Polícia Militar foi informada de que um homem embriagado estava importunando sua mãe, uma idosa de 86 anos. No local, a PM conversou com o homem que estava visivelmente embriagado, quase não conseguindo caminhar e nem manter um diálogo com os policiais. Ele havia atirado água de um balde no rosto da mãe enquanto ela estava indo tratar um bezerro e ameaçava a mulher com um pedaço de madeira. Diante da constatação, o homem foi preso e encaminhado para a Delegacia. A mãe não quis representar contra o filho, que foi liberado pela Polícia.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.