ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - AM

Globo em Foco segunda-feira 29 03 2021

-MERCADO ELEVA PREVISÃO DE INFLAÇÃO PELA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA

-ESTADO OFICIALIZA CRITÉRIO QUE DEFINE QUEM TEM DIREITO A UTI

-VENDAS NOS SUPERMERCADOS CRESCEM MAIS DE CINCO POR CENTO EM FEVEREIRO

-COLETIVO SINDICAL LANÇA CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE A COVID

-PEPERI COMPLETA 62 ANOS NO AR E CONSOLIDA IMPORTÂNCIA REGIONAL

-MULHER MORRE CARBONIZA EM INCENDIO EM RESIDÊNCIA

-HOMEM CAI EM VALA E MORRE NO CENTRO DA CIDADE

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura pode chegar a 22 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 79 centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Cinco mil pessoas participaram, no sábado, de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário. Os exames foram feitos em três lugares de Barcelona por 80 enfermeiras, todas usando equipamento de proteção individual completo. Cerca de 10 a 15 minutos depois, os participantes recebiam os resultados em um aplicativo no celular. O teste e a máscara foram incluídos no preço do ingresso. A apresentação foi da banda espanhola de pop rock.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, ofereceu neste domingo trocar "petróleo por vacinas" contra a Covid-19, em meio à nova onda da pandemia no país petroleiro e às sanções financeiras aplicadas pelos Estados Unidos. A Venezuela enfrenta sanções impostas por Washington contra a estatal petroleira PDVSA. Em um primeiro momento, MADURO insistiu em pedir à Organização Pan-Americana da Saúde para que fundos congelados da empresa pudessem ser usados para pagar cerca de dois milhões de doses reservadas ao país por meio do Covax. Ele disse que se não os valores não forem desbloqueados, o país pode colocar em prática a ideia de pagar as vacinas com petróleo.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, convidou, na sexta-feira, o presidente JAIR BOLSONARO e outros 39 líderes mundiais a participarem de uma reunião sobre clima. A chamada "Cúpula dos Líderes sobre o Clima" será nos dias 22 e 23 de abril e ocorrerá on-line, com transmissão ao vivo. A intenção é que o evento seja uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, prevista para acontecer de primeiro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. No evento de abril, os Estados Unidos vão anunciar a meta americana de emissões de gases estufa até 2030. O intuito das metas de emissões é que cada país determine o seu objetivo nacional de modo a evitar que a temperatura do planeta aumente mais que um grau e meio em relação aos níveis pré-industriais.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, informou neste sábado que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na próxima semana. Segundo o ministro, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e Coronavac estão no país e serão enviadas para os estados. O ministro não detalhou quantas doses cada estado receberá. Conforme balanço, até a noite de sexta-feira 14 milhões de pessoas, o equivalente a seis vírgula 65 por cento da população, receberam a primeira dose de vacina. QUEIROGA voltou a afirmar que o governo pretende vacinar um milhão de pessoas por dia no início de abril.

O governo confirmou que os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a nova rodada do auxílio emergencial em 16 de abril, seguindo o calendário próprio do programa. A previsão consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Os demais públicos, que são os integrantes do Cadastro Único de programas sociais que não recebem o Bolsa e os cadastrados pelo site ou aplicativo da Caixa, terão calendário específico. A intenção é que o calendário desses grupos preveja o início dos pagamentos para antes de 16 de abril. O governo publicou também o decreto que regulamenta o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial a vulneráveis. O ato reforça a proibição à realização de novos pedidos do benefício por quem estava empregado até julho de 2020.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para 2021 pela décima segunda semana seguida e também passaram a projetar um crescimento menor do Produto Interno Bruto. As informações estão no boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para este ano passou de quatro vírgula 71 por cento para quatro vírgula 81. A expectativa de inflação do mercado continua acima da meta central deste ano, de três vírgula 75 por cento.

O Governo do Estado recebeu dois lotes de medicações do chamado kit intubação adquiridas com recursos próprios. Esses medicamentos são fundamentais para o atendimento de pacientes da Covid-19. São cerca de 40 mil doses que chegaram na sexta-feira. Os medicamentos atenderão as unidades próprias do Estado e também serão encaminhadas, em forma de doação ou empréstimo, a hospitais municipais, filantrópicos e organizações sociais. Desde o início da pandemia o Estado doou 203 mil mil unidades de medicamentos a essas instituições, em um valor que ultrapassa os quatro milhões de reais. Também foram realizados empréstimos de 57 mil 508 doses, somando mais 380 mil.

Uma deliberação da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na sexta-feira, determina o uso do Protocolo de Alocação de Recursos em Esgotamento pelos hospitais de Santa Catarina. Na prática, esse conjunto de regras estabelece quem tem prioridade na fila de espera por leitos de UTI. A faixa etária não faz parte dos critérios, mas pacientes que não têm doenças avançadas e estão em bom estado de saúde física tendem a ser privilegiados por terem mais chances de sobreviver à internação. Em tese, isso pode beneficiar os mais jovens. Entre as medidas estabelecidas pelo protocolo das associações, está a classificação dos doentes por pontuação, de acordo com a condição de saúde e a expectativa de vida. O regramento também prevê que os médicos evitem expor pacientes a tratamentos prolongados em UTI quando já não tiverem condições de recuperação.

O Fórum Parlamentar Catarinense se reúne nesta segunda-feira, às duas e meia da tarde, no Palácio do Planalto, com o presidente JAIR BOLSONARO, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, LUIZ EDUARDO RAMOS. A vice-governadora DANIELA REINEHR, que assume o governo nesta terça-feira, também foi convidada e vai participar. Na pauta, ações para o Estado enfrentar a pandemia e verbas para infraestrutura. A participação poderá ser presencial ou virtual. No caso da saúde, a cobrança será para o governo federal se empenhar para antecipar a entrega de vacinas já adquiridas junto a laboratórios do exterior. Os parlamentares e a vice-governadora também vão cobrar para o Estado mais medicamentos hospitalares e outras demandas para tratamento da Covid-19.

A União dos Vereadores do estado de Santa Catarina cancelou o encontro estadual de vereadores programado para 24, 25 e 26 de março. De acordo com o superintendente da Uvesc, ILMAR DALLA COSTA o encontro foi adiado em razão de um decreto da prefeitura de Florianópolis. O próximo encontro de vereadores do estado está marcado para os dias 14, 15 e 16 de abril. Segundo o superintendente, o objetivo levar aos novos vereadores informações básicas sobre o trabalho legislativo. Também nesse evento deve ser eleita a nova diretoria da Uvesc. O presidente da câmara de São Miguel, VANIRTO CONRADT, anunciou, no mês passado, que tem interesse em disputar a eleição.

A Secretaria de Educação de Belmonte retomou, nesta segunda-feira, as aulas presenciais para os alunos de quatro a cinco anos, que frequentam o pré-escolar Um e dois. Na última semana, haviam retornado para as escolas os estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. A volta às aulas para a creche está prevista para 15 de abril. Conforme a secretária de Educação, DAIANA VILLA BASSO, a reabertura gradativa das escolas para as aulas presenciais possibilita melhor controle e facilita a adaptação dos professores, profissionais de apoio e alunos. Ela citou que o objetivo é garantir a qualidade da educação de forma segura para todos.

A Unoesc vai retomar as aulas presenciais a partir desta segunda-feira. A universidade confirmou que vai receber os acadêmicos seguindo todos os protocolos que estão previstos, tanto no plano de contingência, como nos decretos municipais e estaduais sobre a Covid. As aulas práticas de laboratórios e estágios já vinham ocorrendo de forma presencial, organizadas de acordo com cada curso, especialmente nas áreas da Saúde e Jurídica. A Pró-reitora ainda enfatizou que o retorno às aulas acontecerá de acordo com a opção que o estudante registrou na hora da matrícula. Na universidade, os acadêmicos podem escolher entre aulas presenciais ou permanecer em atividades cem por cento remotas.

O setor de supermercados começou o ano com aumento de vendas na comparação com o início de 2020. De acordo com o termômetro de vendas do setor divulgado pela Acats, o volume de negócios realizados nos dois primeiros meses de 2021 foi sete vírgula 68 por cento maior do que o registrado no primeiro bimestre do ano passado. Em fevereiro, na comparação com o mesmo mês de 2020, o crescimento das vendas nos supermercados ficou em cinco virgula 47 por cento. O presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI, esteve no RPN primeira edição de hoje e disse que os números são excelentes. Ele disse que os números da região também ficaram dentro da média estadual.

Segundo o presidente da Acats, o aumento das vendas nos supermercados nos dois primeiros meses do ano não foi nenhuma surpresa. FRANCISCO CRESTANI disse hoje no RPN primeira que o setor vem registrando crescimento mês a mês desde o ano passado. No ano passado, por exemplo, o volume de negócios dos supermercados catarinenses cresceu nove vírgula 65 por cento em relação ano anterior. Apesar do começo de ano positivo, CRESTANI disse que ainda é cedo para fazer uma projeção para os próximos meses. Ele comentou, no entanto, que a volta do pagamento do auxílio emergencial vai ter um impacto direto nos supermercados. O empresário destacou que a meta do setor é manter ou até superar o índice de crescimento de vendas registrado em 2020.

A projeção dos supermercados para a Páscoa deste ano é muito boa. Segundo o presidente da Acats, FRANCISCO CRESTANI,o maior volume de vendas vai acontecer nos três últimos dias antes da data, mas algumas lojas já estão com determinados produtos em falta. Uma pesquisa feita pela Acats revela que a maioria dos supermercadistas está otimista para a Páscoa. O levantamento apontou que 47 por cento do entrevistados compraram mais chocolates do que o ano passado e 37 por centomantiveram o mesmo tamanho do estoque de produtos. Sobre os preços, CRESTANI admitiu que a Páscoa deste ano está cara. Os preços dos doces estão, em média, 11 por cento maiores neste ano.

A Secretaria de Agricultura, a Epagri e a Associação dos Piscicultores, vão promover mais uma edição da feira do peixe nesta semana. A venda de pescado para a sexta-feira santa vai ocorrer no espaço da feira livre, proximidades da prefeitura. Três piscicultores irão comercializar os peixes na Feira Livre. A venda vai ocorrer na quarta e quinta-feira em horário comercial. Segundo o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO serão respeitadas as medidas de prevenção da pandemia do Coronavírus, com o uso de máscara e álcool em gel. Ele disse que a expectativa é bastante positiva em relação a venda de peixes nesses dois dias.

Além da feira do peixe no espaço da feira livre, a comercialização também ocorreu nas propriedades rurais. A programação organizada pela Secretaria de Agricultura, Epagri e Associação dos Piscicultores foi definida para evitar aglomerações de pessoas. No sábado, por exemplo, a venda de peixes ocorreu na propriedade de EGON BAUERMANN na Linha Barra do Guamerim. De hoje até sexta-feira, a comercialização ocorre na propriedadede JAIRO IZÉ no Bairro São Gotardo. Uma das novidades deste ano foi a venda de peixes nas propriedades no sistema de drive thru. De acordo com o secretário de agricultura, ANTONIO ORSO, o formato obedeceu as regras de prevenção ao coronavírus e aumentou a segurança dos consumidores e dos piscicultores.

O coletivo sindical, entidade formada pelos sindicados dos trabalhadores do município, está promovendo uma campanha de alerta e conscientização da população sobre a pandemia do coronavírus. O material produzido pela entidade e que está sendo distribuído desde a última semana reforça a importância do uso da máscara e do distanciamento social. O coletivo também cobra ações mais concretas e efetivas do governo para ampliar a vacinação da população. De acordo com o coordenador do coletivo sindical, JAIR STHELER, a iniciativa é evitar o pior. Ele disse que o problema existe e as pessoas devem tomar todos os cuidados para evitar novos casos. O coletivo também deve publicar uma carta à comunidade sobre esse tema ainda nesta semana.

O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel do Oeste registrou quatro mortes relacionadas a Covid-19 neste final de semana. No sábado, o óbito foi de uma mulher de 58 anos de Dionísio Cerqueira. Ontem foram registradas as mortes de três mulheres de 56, 61 e 51 anos de Itapiranga e Dionísio Cerqueira. A ocupação permanece em cem por cento com 25 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria são 10 pessoas internadas. Seis pacientes aguardam transferência para leito de UTI no Pronto Socorro. Em São Miguel do Oeste, 10 pessoas foram diagnosticadas no final de semana. 118 estão com o vírus ativo.

São Miguel do Oeste vai retomar a campanha de vacinação contra a Covid-19 nesta terça-feira. De acordo com a secretaria de saúde, idosos com idades acima dos 69 anos, que ainda não se vacinaram, devem comparecer à Praça Walnir Bottaro Daniel amanhã para receberem a primeira dose do imunizante. A vacinação vai acontecer entre oito e 11 horas da manhã. Para se vacinar, é preciso apresentar o Cartão SUS, Carteira de Vacinação e um documento de identificação, como RG ou CPF. Quem tiver positivado para covid-19 nos últimos 30 dias ou estiver com sintomas gripais deve aguardar para fazer a vacina em outra oportunidade.

A Rádio Peperi está completando 62 anos no ar nesta segunda-feira. A emissora, que na época tinha o nome de Rádio Colméia, foi inaugurada no dia 29 de março de 1959. Desde então, a Peperi cresceu e se tornou uma das emissoras mais importantes do estado de Santa Catarina. A rádio esteve presente nos momentos mais marcantes da história do município, levando entretenimento e informação para a comunidade. A rádio Peperi, antiga Peperi AM 1370, opera atualmente no sinal de FM na frequência de 99 vírgula nove.

A rádio Peperi é tudo para a região e sem ela o extremo-oeste não seria o mesmo. O comentário foi feito agora à pouco pelo radialista VALMOR DEBONA. O funcionário mais antigo da Peperi esteve no Peperi Entrevista e lembrou o primeiro dia de trabalho na emissora. Ele começou no dia 11 de novembro de 1960 e entrou na emissora para ocupar uma vaga de operador técnico. Atualmente, o setor é informatizado e todas as músicas, comerciais e entrevistas estão em sistemas digitais. Na época em que DEBONA começou a trabalhar na rádio, as músicas e alguns comerciais eram em LPs de 78 rotações. A maioria das propaganda era ao vivo. O primeiro endereço da rádio Colmeia foi na avenida Willy Barth, em frente ao Super Vipi da cidade alta.

Com 60 anos de trabalhados prestados à rádio Peperi, VALMOR DEBONA é reconhecido em todo o estado pelas transmissões externas realizadas ao longo dessas seis décadas. No Peperi Entrevista de hoje e lembrou algumas transmissões históricas e difíceis, como por exemplo, a cobertura de um jogo de futebol em Criciúma. Ele conseguiu resolver um problema técnico ligando os fios de telefone direto na maleta de transmissão cinco minutos antes do início do jogo. DEBONA recordou que o diretor da Peperi, ADILSON BALDISSERA, ajudou a resolver o problema. Outra transmissão marcante foi a transmissão em Descanso em que a missa foi atrasada para que um problema técnico fosse resolvido. DEBONA destacou que as dificuldades eram superadas e a Peperi nunca deixou de transmitir um evento programado.

A importância da Peperi se consolidou ao longo dos últimos 62 anos. A declaração é do diretor da Rede Peperi de Comunicação, ADILSON BALDISSERA. Ele assumiu o comando da emissora depois do falecimento de ADEMAR BALDISSERA em 1997. Ele explicou que trocou a equipe e adotou uma nova forma de trabalho. BALDISSERA comentou que outra ação importante foi a renovação dos equipamentos e estrutura da rádio que culminou com a migração para o canal de FM. Ele lembrou que a modernização da emissora em todos os sentidos é um trabalho constante. BALDISSERA enalteceu que a Peperi tem um papel fundamental para toda a comunidade regional.

Um motociclista ficou ferido ao sofrer um acidente neste sábado no interior de São Miguel do Oeste. De acordo com a Polícia Militar, o condutor de uma moto perdeu o controle da direção e sofreu uma queda por volta da uma e meia da tarde de sábado na Linha Nereu Ramos. Segundo o Corpo de Bombeiros, o motociclista apresentava sinais de embriagues. O homem sofreu ferimentos graves nas mãos e foi levado para atendimento médico Hospital Regional.

Um idoso foi atropelado neste domingo na rua José Bernardi, Bairro São Gotardo. O acidente aconteceu por volta das sete e meia da noite. Um idoso foi atingido por um veículo não identificado. Segundo a Polícia Militar, o condutor do carro fugiu sem prestar socorro à vítima. Populares contaram aos policiais que o veículo transitava em alta velocidade e atropelou o idoso que passeava com um cachorro. O Corpo de Bombeiros socorreu o pedestre e o levou para o Hospital Regional Terezinha Gaio Basso. A PM está realizando buscas afim de localizar o veículo. Informações podem ser passadas através do 190.

Um rapaz de 26 anos morreu depois de cair em uma vala na Avenida Willy Barth, centro de São Miguel do Oeste. O acidente ocorreu por volta das 11 e meia da noite deste ano domingo. De acordo com a Polícia Militar, FABIANO NOLL, participava de um churrasco com amigos quando foi urinar tropeçou em uma vala. Ele foi encontrado pelos amigos ainda com vida, mas com ferimentos graves. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência foi acionado, mas quando chegou ao local o jovem já estava em óbito. FABIANO morava em São José do Cedro. A Polícia Civil vai abrir inquérito para apurar as circunstâncias do acidente.

Uma mulher de 22 anos morreu carbonizada no início da manhã deste domingo em um incêndio em residência em Descanso. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o fogo tomou conta da residência de madeira e quando a guarnição chegou ao local a estrutura estava tomada pelas chamas. Os bombeiros só conseguiram retirar um veículo que estava na garagem. A vítima foi encontrada dentro de casa carbonizada. MAURICEIA ESTRAICH, de 22 anos, trabalhava em São Miguel do Oeste nas Lojas Magrão. De acordo com pai dela, o religioso DOM ERMINDO ESTRAICH, a filha havia se formado em um curso superior há poucos dias e estava feliz pois iria trabalhar com ele em uma igreja em Descanso. O Instituto Geral de Perícias e a Criminalística estiveram no local e recolheram o corpo. A Polícia Civil vai investigar o caso.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.