ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - AM

Globo Em Foco Itapiranga - 29/03/2021

GLOBO EM FOCO – 29/03/21

-MERCADO ELEVA PREVISÃO DE INFLAÇÃO PELA DÉCIMA SEGUNDA SEMANA SEGUIDA

-ESTADO OFICIALIZA CRITÉRIO QUE DEFINE QUEM TEM DIREITO A UTI

-LABORATÓRIOS DE VETERINÁRIOS PODEM AJUDAR NA FABRICAÇÃO DE VACINAS HUMANAS

-SECRETARIA DE AGRICULTURA INCREMENTA INCENTIVOS PARA PRODUTORES

-SÃO JOÃO DO OESTE VAI REDUZIR SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

-HOSPITAL DE ITAPIRANGA REGISTRA QUEDA NAS INTERNAÇÕES POR COVID

-HOMEM MORRE AO CAIR EM VALA EM SÃO MIGUEL DO OESTE

-JOVEM DE 22 ANOS MORRE EM INCÊNDIO DE RESIDÊNCIA

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado e instável. A previsão para as próximas horas é de céu encoberto com chuva no decorrer do dia. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 32 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 79 centavos. O euro está valendo seis reais e 82 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

Cinco mil pessoas participaram, no sábado, de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário. Os exames foram feitos em três lugares de Barcelona por 80 enfermeiras, todas usando equipamento de proteção individual completo. Cerca de 10 a 15 minutos depois, os participantes recebiam os resultados em um aplicativo no celular. O teste e a máscara foram incluídos no preço do ingresso. A apresentação foi da banda espanhola de pop rock.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, ofereceu neste domingo trocar "petróleo por vacinas" contra a Covid-19, em meio à nova onda da pandemia no país petroleiro e às sanções financeiras aplicadas pelos Estados Unidos. A Venezuela enfrenta sanções impostas por Washington contra a estatal petroleira PDVSA. Em um primeiro momento, MADURO insistiu em pedir à Organização Pan-Americana da Saúde para que fundos congelados da empresa pudessem ser usados para pagar cerca de dois milhões de doses reservadas ao país por meio do Covax. Ele disse que se não os valores não forem desbloqueados, o país pode colocar em prática a ideia de pagar as vacinas com petróleo.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, convidou, na sexta-feira, o presidente JAIR BOLSONARO e outros 39 líderes mundiais a participarem de uma reunião sobre clima. A chamada "Cúpula dos Líderes sobre o Clima" será nos dias 22 e 23 de abril e ocorrerá on-line, com transmissão ao vivo. A intenção é que o evento seja uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, prevista para acontecer de primeiro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. No evento de abril, os Estados Unidos vão anunciar a meta americana de emissões de gases estufa até 2030. O intuito das metas de emissões é que cada país determine o seu objetivo nacional de modo a evitar que a temperatura do planeta aumente mais que um grau e meio em relação aos níveis pré-industriais.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, informou neste sábado que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na próxima semana. Segundo o ministro, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e Coronavac estão no país e serão enviadas para os estados. O ministro não detalhou quantas doses cada estado receberá. Conforme balanço, até a noite de sexta-feira 14 milhões de pessoas, o equivalente a seis vírgula 65 por cento da população, receberam a primeira dose de vacina. QUEIROGA voltou a afirmar que o governo pretende vacinar um milhão de pessoas por dia no início de abril.

O governo confirmou que os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a nova rodada do auxílio emergencial em 16 de abril, seguindo o calendário próprio do programa. A previsão consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Os demais públicos, que são os integrantes do Cadastro Único de programas sociais que não recebem o Bolsa e os cadastrados pelo site ou aplicativo da Caixa, terão calendário específico. A intenção é que o calendário desses grupos preveja o início dos pagamentos para antes de 16 de abril. O governo publicou também o decreto que regulamenta o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial a vulneráveis. O ato reforça a proibição à realização de novos pedidos do benefício por quem estava empregado até julho de 2020.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para 2021 pela décima segunda semana seguida e também passaram a projetar um crescimento menor do Produto Interno Bruto. As informações estão no boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para este ano passou de quatro vírgula 71 por cento para quatro vírgula 81. A expectativa de inflação do mercado continua acima da meta central deste ano, de três vírgula 75 por cento.

O Governo do Estado recebeu dois lotes de medicações do chamado kit intubação adquiridas com recursos próprios. Esses medicamentos são fundamentais para o atendimento de pacientes da Covid-19. São cerca de 40 mil doses que chegaram na sexta-feira. Os medicamentos atenderão as unidades próprias do Estado e também serão encaminhadas, em forma de doação ou empréstimo, a hospitais municipais, filantrópicos e organizações sociais. Desde o início da pandemia o Estado doou 203 mil mil unidades de medicamentos a essas instituições, em um valor que ultrapassa os quatro milhões de reais. Também foram realizados empréstimos de 57 mil 508 doses, somando mais 380 mil.


Uma deliberação da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na sexta-feira, determina o uso do Protocolo de Alocação de Recursos em Esgotamento pelos hospitais de Santa Catarina. Na prática, esse conjunto de regras estabelece quem tem prioridade na fila de espera por leitos de UTI. A faixa etária não faz parte dos critérios, mas pacientes que não têm doenças avançadas e estão em bom estado de saúde física tendem a ser privilegiados por terem mais chances de sobreviver à internação. Em tese, isso pode beneficiar os mais jovens. Entre as medidas estabelecidas pelo protocolo das associações, está a classificação dos doentes por pontuação, de acordo com a condição de saúde e a expectativa de vida. O regramento também prevê que os médicos evitem expor pacientes a tratamentos prolongados em UTI quando já não tiverem condições de recuperação.


O Fórum Parlamentar Catarinense se reúne nesta segunda-feira, às duas e meia da tarde, no Palácio do Planalto, com o presidente JAIR BOLSONARO, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, LUIZ EDUARDO RAMOS. A vice-governadora DANIELA REINEHR, que assume o governo nesta terça-feira, também foi convidada e vai participar. Na pauta, ações para o Estado enfrentar a pandemia e verbas para infraestrutura. A participação poderá ser presencial ou virtual. No caso da saúde, a cobrança será para o governo federal se empenhar para antecipar a entrega de vacinas já adquiridas junto a laboratórios do exterior. Os parlamentares e a vice-governadora também vão cobrar para o Estado mais medicamentos hospitalares e outras demandas para tratamento da Covid-19.

Laboratórios de veterinários podem ajudar na fabricação de vacinas humanas. A afirmação é do gestor técnico da Cidasc de SMO, ODY GONÇALVES. Ele cita um artigo publicado recentemente pelo jornal Estado de SP, no qual consta o andamento de tratativa para as fábricas de veterinários serem adequadas para produção de vacinas humanas, inclusive para Covid-19. Segundo GONÇALVES, os laboratórios que produzem vacinas contra a aftosa são de qualidade tão grande que podem ser facilmente adaptadas para produzir vacinas contra o coronavírus.

Em relação aos trabalhos da Cidasc, GONÇALVES reitera que a pandemia dificultou as atividades. Ainda assim, os veterinários seguem atendendo as demandas a campo, principalmente para solucionar casos de tuberculose no rebanho bovino. Novos focos e registros da doença ocorrem na região, assim como o número de certificações de propriedades livres de tuberculose também aumenta. O gestor da Cidasc lembra que esta doença remonta ao século 19, é uma das mais estudadas pela ciência e a fabricação das primeiras vacinas para humanos teve participação efetiva de veterinários.

ODY GONÇALVES enfatiza que a Cidasc dispõe de equipe técnica muito próxima do ideal, o que contribui para a grande quantidade de propriedades com a certificação de livres da tuberculose. Médicos veterinários habilitados estão presentes nas propriedades para evitar que o agricultor tenha prejuízos, e conforme o gestor da Cidasc, a certificação ainda incrementa o valor que o agricultor recebe ao comercializar a produção. A partir da Portaria SAR número 44, de 2020, que regra a atividade leiteira no estado, em breve os laticínios vão começar coletar leite no tanque do produtor para também fazer testes de tuberculose dos rebanhos. Já o teste de brucelose será efetuado diretamente com os animais da propriedade, num período de três anos. A novidade é que no início de abril deverá ser lançado calendário das propriedades que terão que fazer exames ao longo do ano.

Os produtores que serão solicitados a fazer exames deverão ser anunciados pela Cidasc, prefeituras e órgãos públicos e parceiros na primeira quinzena do mês. ODY GONÇALVES orienta que os produtores não precisam ter pressa para fazer estes exames. Também pede para ficarem atentos com possíveis estelionatários ou pessoas que não sejam de empresas públicas e queiram se aproveitar e fazer algo de errado. Os exames serão feitos por médicos veterinários habilitados, disponíveis nos municípios. A Cidasc vai fiscalizar o processo e fazer a gestão. Ainda conforme o gestor técnico do órgão, o produtor deve fazer a adequação do inventário de animais, ou seja, conferir se todos os animais que constam no inventário estão de fato na propriedade, de modo a atender à Portaria 44.

Itapiranga registra décima quinta morte por Covid. O Hospital Terezinha Gaio Basso confirmou ontem a morte de uma mulher de 56 anos, residente no interior de Itapiranga. Ela tinha comorbidades e estava internada no Hospital Regional de São Miguel do Oeste. São 15 pessoas vítimas da Covid em Itapiranga. O município já registrou quase mil e 900 casos confirmados, porém apenas 31 ativos e com redução de contaminados nas últimas semanas.

União dos Vereadores de SC remaneja datas de eventos presenciais. De acordo com o superintendente da União dos Vereadores de SC (UVESC), ILMAR DALLA COSTA, a entidade teve que cancelar os eventos presenciais programados no último ano, devido à pandemia. Em 2021 também não foi possível realizar encontro com os vereadores de diferentes municípios do estado. O superintendente enfatiza que a UVESC realiza três eventos oficiais por ano. Em março, julho ou agosto, e novembro ou dezembro, que é o encerramento do ano. Em 2020, todos eles foram cancelados. A preocupação maior, no entanto, é em relação aos próximos encontros, já que muitos novos vereadores foram eleitos e assumiram o Legislativo dos seus respectivos municípios.

DALLA COSTA lembra que a União dos Vereadores havia programado evento presencial para os dias 3, 4 e 5 de dezembro do ano passado. Devido ao agravamento da pandemia, a data foi transferida para os dias 24, 25 e 26 de março. Novamente após decreto da prefeitura de Florianópolis, onde fica a sede, este tipo de evento foi proibido, assim como os congressos ou seminários. O próximo encontro de vereadores do estado está marcado para os dias 14, 15 e 16 de abril. Segundo o superintendente, o objetivo da União é de levar aos novos vereadores o básico para que possam executar o trabalho de forma positiva e de encontro ao interesse da comunidade, cada um no seu município. Casa haja novo direcionamento por parte do governo do estado ou da prefeitura de Florianópolis para a proibição dos eventos até a nova data marcada, o encontro será transferido mais uma vez. A UVESC quer providenciar todo conhecimento para que os novos vereadores e também aos reeleitos de SC, para exercerem mandatos de forma correta e que tragam benefícios à população.

Município de Santa Helena renova convênio com hospital de Tunápolis. As duas partes assinaram o novo contrato na última semana. De acordo com o prefeito de Santa Helena, BLÁSIO HICKMANN, o repasse de valores do município para a Associação Hospitalar de Tunápolis é tradicional. A cada ano é feito um projeto de lei que autoriza Santa Helena, através do Fundo Municipal de Saúde, a repassar valores para a manutenção do hospital, com o qual mantém parceria há vários anos e que acolhe a população município. A administração de Santa Helena vai repassar o total de 93 mil 285 reais para a manutenção do hospital, em cinco parcelas.

Outro convênio é referente ao Plantão Médico, para o qual o município de Santa Helena paga o total de 169 mil 704 reais, em 12 parcelas. BLÁSIO HICKMANN ressalta que muitas vezes um munícipe precisa de atendimento em horário fora do expediente do posto de saúde de Santa Helena. Seja para receber soro, medicação, ficar em observação, ou ainda ocupar macas e materiais, ele necessita do atendimento do hospital de Tunápolis, o que justifica o repasse de valores para a Associação Hospitalar. Reitera que o município até gostaria de repassar mais recursos, porém a própria legislação prevê limite. O prefeito lembra que o contrato anterior vence no final de março e o novo convênio está em vigor até o final do ano. Acrescenta que o município tomou todas as precauções para não ficar sem esse atendimento. O repasse considera a correção do IPCA do ano anterior e ainda foi enviado à Câmara para ser aprovado. Quanto aos plantões, os valores também foram reajustados conforme o IPCA, dentro do que determina a legislação.

Secretaria de Agricultura incrementa incentivos para produtores. Conforme a secretária de Agricultura de Tunápolis, DIRCELEI ARENHARDT, o setor continua vários programas que já foram implantados há mais tempo, como é o caso da entrega de nitrogênio aos agricultores, enterro de animais, inseminação artificial e atendimento veterinário, este último com até 15 fichas por produtor. O município viabiliza ainda a certificação das propriedades, como livres de tuberculose, além de incentivar a construção rural e a terraplanagem. Uma das novidades da Secretaria, citada por DIRCELEI, é o Programa de Incentivo Agrícola, que está sendo implantado para os produtores da agricultura familiar oferecerem produtos na feira municipal.

Outro benefício incluído neste programa é a contratação de empresas terceirizadas pela prefeitura e entrega de serviços aos produtores. DIRCELEI ARENHARDT explica que os agricultores podem fazer terraplanagem, enterro de pedras, abertura de valas, estradas ou roças, limpeza de açudes ou reservatórios, entre outros serviços, e contar com o subsídio do programa. Para aderir aos incentivos disponíveis, os produtores podem se inscrever na Secretaria de Agricultura e solicitar o serviço de Horas/Máquina. O encaminhamento é repassado para o setor de Obras, que providencia a contratação do serviço. A secretária acrescenta que o município de Tunápolis disponibiliza ainda o crédito rural, conhecido como bônus agrícola, que será pago a partir de maio. O setor vai passar mais informações em breve sobre este benefício.

São João do Oeste vai dar prioridade para serviços com máquinas do município. Contratação de empresas terceirizadas não está nos planos do governo municipal, por ser considerado um custo elevado aos cofres públicos. Segundo o prefeito GENÉSIO ANTON, é preciso comprar novas máquinas, porém não existem recursos estabelecidos em orçamento para este investimento. A alternativa no momento é utilizar 600 mil reais de recursos livres nos cofres da prefeitura. Este dinheiro deve ser aplicado para reforçar o parque de máquinas do município e atender a demanda o mais breve possível. A compra de um rolo compactador é prioridade e deve ser adquirido em breve para ser colocado à disposição da secretaria de Transportes e Obras. O prefeito destaca que esta é uma grande carência pois um rolo compactador da prefeitura será leiloado.

De acordo com GENÉSIO ANTON, a capacidade da equipe do setor de Transportes e Obras deve ser aproveitada de maneira mais eficiente com máquinas em boas condições para a manutenção de estradas. O serviço terceirizado é considerado de um custo muito elevado e por isso a opção por reforçar o parque de máquinas do município. GENÉSIO ANTON projeta maior auxílio aos produtores rurais, principalmente com serviços que não são encontrados facilmente como de rolo compactador e patrola . O objetivo é realizar serviços de acesso, pátios e outras situações nas propriedades em forma de incentivo para os produtores rurais terem melhores condições de moradia e de trabalho. Segundo o prefeito, atualmente duas equipes com diferentes máquinas estão atuando em melhorias de estradas e acesso a propriedades.

Município retorna hoje a rotina de aulas presenciais. São João do Oeste teve uma das maiores resistências na região em abrir as escolas para os alunos terem aulas presenciais. Conforme o prefeito GENÉSIO ANTON, a situação em relação a pandemia está mais tranquila com redução de casos e menor ocupação nos leitos dos hospitais. Com esta segurança ele avalia que é confiável proporcionar retorno dos estudantes. São 566 alunos matriculados na rede municipal de ensino de São João do Oeste, sendo que 516 optaram pelo modelo presencial e apenas 50 alunos estarão no sistema remoto. O prefeito lembra que pode ter alteração no sistema a cada 14 dias conforme as famílias entenderem que é mais seguro.

Região registra queda nas internações em decorrência da Covid.

Ainda não é o momento para comemorar e deixar os cuidados de lado, porém o cenário da pandemia em Itapiranga e municípios vizinhos permite um alívio. O diretor do Hospital Sagrada Família Santé de Itapiranga, JANIR BACH, relata que o município saiu de uma situação caótica com até 16 pessoas internadas e um fluxo muito grande de pacientes de outras cidades. A semana passada terminou com apenas três pacientes na enfermaria do hospital e todas de Itapiranga, pois no cenário atual, o hospital não recebe mais pacientes de outros municípios. Segundo o diretor, isso mostra que a população está fazendo sua parte com uso de máscara, higienização das mãos e evitando aglomerações. JANIR BACH avalia que cada um fazendo sua parte no controle da pandemia permite um controle da situação.

Retomada das cirurgias eletivas e outros atendimentos devem ser retomados em breve nos hospitais da região. Decreto estabelece que até 31 de março não serão feitas cirurgias eletivas e isso também suspendeu o atendimento de pacientes de outros municípios. O serviço de plantão de urgência e emergência é mantido normalmente, porém com uso de forma consciente e coerente. O diretor do Hospital Sagrada Família Santé, JANIR BACH reforça que as consultas devem ser realizadas nas unidades de saúde pública que são portas de entrada para tratamentos e realização de exames mais complexos . Sem as cirurgias eletivas também reduziu a aglomeração nas dependências do hospital. JANIR BACH relata que as atividades estão sendo mantidas com o repasse de 450 mil reais do município. Ele afirma que não tem risco de faltar medicação e outros insumos para o funcionamento do hospital.

Polícia Militar de Itapiranga registra ocorrência de ameaça durante a madrugada. A guarnição foi acionada por volta de 30 minutos da madrugada de domingo, na Avenida Beira Rio, em Itapiranga. Conforme relato do morador, solicitante, duas pessoas chegaram em um veículo, de posse de um facão e passaram a proferir palavras de ameaça e danificaram a vidraça da porta da residência. Em seguida, se evadiram do local. O veículo foi abordado pela Polícia Militar nas proximidades do Porto da Barca. Os suspeitos foram identificados e um boletim de ocorrência foi confeccionado para apurar a ocorrência.

PM prende homem por descumprimento de medida protetiva e ameaça. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva e ameaça em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada na noite de sábado, por volta das 20 horas. Segundo a PM, a vítima entrou em contato informando o descumprimento, e disse que que seu ex-companheiro estava em frente a sua casa lhe ameaçando de morte. A Polícia deslocou até o local abordou o homem, que deveria estar fazendo uso de tornozeleira eletrônica, porém retirou a mesma. Ele foi preso.

Jovem de 22 anos morre em incêndio de residência. MAURICEIA ESTRAICH morreu no início da manhã deste domingo, em incêndio na sua residência da Rua do Viveiro, em Descanso. O incêndio destruiu totalmente a casa de madeira, de 60 metros quadrados. Quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local não restava mais nada da edificação e foi feito o rescaldo e retirada do veículo que estava na garagem. A vítima estava sozinha e foi encontrada carbonizada dentro da casa. MAURICEIA trabalhava numa loja de vestuário em São Miguel do Oeste. O pai da jovem, o religioso DOM ERMINDO ESTRAICH, relata que a filha havia se formado em curso superior há poucos dias e que estava feliz, pois iria trabalhar com ele numa igreja em Descanso.

O Instituto Geral de Perícias e a Criminalística recolheram o corpo, que poderá ficar no IGP por até 90 dias. O período de três meses é necessário para realização de todos os exames para ser confirmada a identidade da vítima, já que estava em avançado estado de carbonização. O material genético do pai dela será recolhido hoje e encaminhado a Florianópolis. Não foram encontradas no corpo marcas que indiquem algum tipo de violência, mas por se tratar de um óbito foram realizadas perícias no local. Polícia Civil vai investigar o fato.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.