ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 29/03/21

Cinco mil pessoas participaram, no sábado, de um show em Barcelona, na Espanha, para testar eventos pós-pandemia. Todas precisaram usar máscaras e passar por um teste de Covid antes de entrar na arena, mas manter o distanciamento não foi necessário. Os exames foram feitos em três lugares de Barcelona por 80 enfermeiras, todas usando equipamento de proteção individual completo. Cerca de 10 a 15 minutos depois, os participantes recebiam os resultados em um aplicativo no celular. O teste e a máscara foram incluídos no preço do ingresso. A apresentação foi da banda espanhola de pop rock.

O presidente da Venezuela, NICOLÁS MADURO, ofereceu neste domingo trocar "petróleo por vacinas" contra a Covid-19, em meio à nova onda da pandemia no país petroleiro e às sanções financeiras aplicadas pelos Estados Unidos. A Venezuela enfrenta sanções impostas por Washington contra a estatal petroleira PDVSA.Em um primeiro momento, MADURO insistiu em pedir à Organização Pan-Americana da Saúde para que fundos congelados da empresa pudessem ser usados para pagar cerca de dois milhões de doses reservadas ao país por meio do Covax. Ele disse que se os valores não forem desbloqueados, o país pode colocar em prática a ideia de pagar as vacinas com petróleo.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, convidou, na sexta-feira, o presidente JAIR BOLSONARO e outros 39 líderes mundiais a participarem de uma reunião sobre clima. A chamada "Cúpula dos Líderes sobre o Clima" será nos dias 22 e 23 de abril e ocorrerá on-line, com transmissão ao vivo. A intenção é que o evento seja uma preparação para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP26, prevista para acontecer de primeiro a 12 de novembro em Glasgow, na Escócia. No evento de abril, os Estados Unidos vão anunciar a meta americana de emissões de gases estufa até 2030. O intuito das metas de emissões é que cada país determine o seu objetivo nacional de modo a evitar que a temperatura do planeta aumente mais que um grau e meio em relação aos níveis pré-industriais.

O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, informou neste sábado que o governo federal distribuirá 11 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 na próxima semana. Segundo o ministro, as doses dos imunizantes da Astrazeneca e Coronavac estão no país e serão enviadas para os estados. O ministro não detalhou quantas doses cada estado receberá. Conforme balanço, até a noite de sexta-feira 14 milhões de pessoas, o equivalente a seis vírgula 65 por cento da população, receberam a primeira dose de vacina. QUEIROGA voltou a afirmar que o governo pretende vacinar um milhão de pessoas por dia no início de abril.

O governo confirmou que os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a nova rodada do auxílio emergencial em 16 de abril, seguindo o calendário próprio do programa. A previsão consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União. Os demais públicos, que são os integrantes do Cadastro Único de programas sociais que não recebem o Bolsa e os cadastrados pelo site ou aplicativo da Caixa, terão calendário específico. A intenção é que o calendário desses grupos preveja o início dos pagamentos para antes de 16 de abril. O governo publicou também o decreto que regulamenta o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial a vulneráveis. O ato reforça a proibição à realização de novos pedidos do benefício por quem estava empregado até julho de 2020.

Os analistas do mercado financeiro elevaram a estimativa de inflação para 2021 pela décima segunda semana seguida e também passaram a projetar um crescimento menor do Produto Interno Bruto. As informações estão no boletim de mercado, conhecido como relatório "Focus", divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras. Para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo, a inflação oficial do país, a expectativa do mercado para este ano passou de quatro vírgula 71 por cento para quatro vírgula 81. A expectativa de inflação do mercado continua acima da meta central deste ano, de três vírgula 75 por cento.

O Governo do Estado recebeu dois lotes de medicações do chamado kit intubação adquiridas com recursos próprios. Esses medicamentos são fundamentais para o atendimento de pacientes da Covid-19. São cerca de 40 mil doses que chegaram na sexta-feira. Os medicamentos atenderão as unidades próprias do Estado e também serão encaminhadas, em forma de doação ou empréstimo, a hospitais municipais, filantrópicos e organizações sociais. Desde o início da pandemia o Estado doou 203 mil unidades de medicamentos a essas instituições, em um valor que ultrapassa os quatro milhões de reais. Também foram realizados empréstimos de 57 mil 508 doses, somando mais 380 mil.

Uma deliberação da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na sexta-feira, determina o uso do Protocolo de Alocação de Recursos em Esgotamento pelos hospitais de Santa Catarina. Na prática, esse conjunto de regras estabelece quem tem prioridade na fila de espera por leitos de UTI. A faixa etária não faz parte dos critérios, mas pacientes que não têm doenças avançadas e estão em bom estado de saúde física tendem a ser privilegiados por terem mais chances de sobreviver à internação. Em tese, isso pode beneficiar os mais jovens. Entre as medidas estabelecidas pelo protocolo das associações, está a classificação dos doentes por pontuação, de acordo com a condição de saúde e a expectativa de vida. O regramento também prevê que os médicos evitem expor pacientes a tratamentos prolongados em UTI quando já não tiverem condições de recuperação.

O Fórum Parlamentar Catarinense se reúne nesta segunda-feira, às duas e meia da tarde, no Palácio do Planalto, com o presidente JAIR BOLSONARO, o ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA e o ministro-chefe da Secretaria de Governo, LUIZ EDUARDO RAMOS. A vice-governadora DANIELA REINEHR, que assume o governo nesta terça-feira, também foi convidada e vai participar. Na pauta, ações para o Estado enfrentar a pandemia e verbas para infraestrutura. A participação poderá ser presencial ou virtual. No caso da saúde, a cobrança será para o governo federal se empenhar para antecipar a entrega de vacinas já adquiridas junto a laboratórios do exterior. Os parlamentares e a vice-governadora também vão cobrar para o Estado mais medicamentos hospitalares e outras demandas para tratamento da Covid-19.

Departamento de Cultura de Campo Erê planeja 2021. De acordo com NETINHO NORONHA – diretor do setor, com a pandemia os trabalhos foram bastante reduzidos para não haver aglomeração. Ele pretende desenvolver danças de salão e balet, e reativar a invernada artística com aulas de canto e de instrumentos, como gaita e violão. Por outro lado, NETINHO informa que várias entidades ajudaram na ornamentação das praças e rótulas da cidade, com motivos de páscoa.

Saltinho implanta projeto para acolher idosos e pessoas com deficiência. O programa Família Acolhedora é um serviço prestado pela assistência social do município, com o objetivo de cuidar de idosos e pessoas com algum tipo de deficiência, que não tenham vínculo familiar nem local para morar. Conforme a assistente social, FRANCIELI SELARIN, os interessados em ajudar devem procurar o setor social do município e preencher um cadastro. Será feita uma seleção com os inscritos, além de disponibilizar três capacitações, uma por semana, iniciando dia 13 de abril, às 13 horas e 30 minutos, na Secretaria de Assistência Social.

Município identifica e cadastra pessoas que necessitam de ajuda. De acordo com FRANCIELI SELARIN, a lei que regulariza o programa foi instituída em 2019, mas só agora está sendo implantada. Antes, os idosos e pessoas com deficiência eram enviados para um lar provisório especializado, enquanto a equipe da Assistência Social fazia um trabalho com a família de origem para tentar uni-la novamente. Agora, enquanto localizam e conversam com os familiares dos idosos ou deficientes, essas pessoas serão acolhidas com as famílias que se cadastrarem para ajudar.

Famílias recebem um salário mínimo por mês para cuidar do idoso. Além disso, como conta a assistente social FRANCIELI SELARIN, será feito um acompanhamento das pessoas da terceira idade, garantindo que são bem tratados. O acolhimento será no período de dois anos, ou o tempo que for necessário, enquanto a equipe da Secretaria de Saltinho tenta unir o vulnerável com sua família de sangue. FRANCIELI pede que os interessados em ajudar façam o cadastro de preferência até o dia 13, quando acontece a primeira capacitação. Convida as famílias para essa formação, para entenderem e decidirem se querem ou não participar. Destaca que isso já existe para crianças e adolescentes, e tem funcionado bem.

Assembleia do Sinticom discute ajuste salarial dos trabalhadores da construção civil. O encontro virtual ocorreu nesse final de semana. Entre os assuntos discutidos, estava na pauta a negociação salarial e aprovação das contas de 2020 e orçamento para 2021. Segundo a presidente MARIA DA SILVA, o pedido dos trabalhadores é de um aumento de 10 por cento. No entanto, a proposta será enviada ao órgão competente do estado para avaliação. Uma das questões que preocupa a presidente, é a questão da manutenção do Sinticom.

É preciso conscientização dos trabalhadores para que Sinticom permaneça atuante. A presidente MARIA DA SILVA, destaca que a atuação do Sindicato é bastante ampla, são vários os municípios atendidos. Tudo que o trabalhador precisa ele pode contar com o sindicato. Sem o Sinticom, todos os assuntos precisam ser resolvidos diretamente entre empregado e patrão. Dessa maneira, MARIA, entende que muitos direitos acabam sendo perdidos. Sua opinião com relação a isso, é que aja mais consciência dos trabalhadores, fiquem e convidem novos sócios para fazer parte da instituição.

Idosos até 68 anos já receberam a primeira dose contra Covid em Saltinho. A Secretaria da Saúde está aguardando nova remessa de vacina da Regional da Saúde de Chapecó. Na primeira etapa foram imunizados os profissionais da saúde. Nos últimos dias a pasta não registrou nenhum caso novo ativo no município. Conforme o prefeito EDIMAR NORONHA DE FREITAS, a infraestrutura rural é outro setor que está recebendo bastante atenção. O DMER está patrolando as estradas do município, porque a maioria das máquinas foram revisadas e concertadas. Semana passada o departamento começou a trabalhar com duas patrolas e um rolo.

Saltinho tem muitos quilômetros de estradas. Muitas vezes quando os operadores terminam de passar em todo município, já tem que voltar no ponto de partida. Já receberam as máquinas as comunidades de São Donato, Alfa 2, Nova Vitória, Nova Videira e Cantu. Nos últimos anos Saltinho vem sofrendo com falta de água, principalmente no interior. O prefeito EDIMAR não afasta a possibilidade de emitir novo decreto de emergência, se não chover logo como precisa. Por fim, NORONHA DE FREITAS comenta que o repasse do FPM nos primeiros 2 meses do ano foi bom como era esperado. Historicamente nos próximos, a tendência é diminuir a receita.

Audiência pública vai discutir riscos da pandemia aos trabalhadores de frigoríficos. Segundo a deputada estadual LUCIANE CARMINATTI, daqui a pouco, ás 14 horas, a Assembleia Legislativa vai realizar uma audiência pública virtual para tratar da saúde e segurança do trabalho nos frigoríficos. O setor emprega mais de 50 mil pessoas em todo estado. Ela observou que desde o início da pandemia, os frigoríficos têm se mostrado ambientes propensos à contaminação pelo novo coronavírus devido à umidade, baixa ventilação e pouco distanciamento nas linhas de produção. Citou também que, dados do Ministério Público do Trabalho chegaram a indicar que quase cinco por cento do total de contaminados no estado, eram trabalhadores do abate e processamento de carnes e derivados.

Um dos assuntos da audiência pública será o cumprimento da Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, que estabelece critérios de saúde e segurança para o trabalho no setor. O debate foi proposto pela deputada LUCIANE CARMINATTI e aprovado pela Comissão de Agricultura e Política Rural. Para ela, é preciso envolver o setor agroindustrial, os sindicatos, o Ministério Público do Trabalho, para conferir as condições reais e o que pode ser feito para garantir, acima de tudo, a vida desses trabalhadores diante do pior momento da pandemia. A audiência pública será transmitida pelos canais de comunicação da Assembleia Legislativa.

Operação em Marmeleiro apreende armas e munições. A Polícia Militar, Polícia Civil do município, Denarc e Polícia Civil de Santa Catarina, fizeram a Operação Caim e Abel, por volta das seis da manhã desta segunda-feira. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, expedidos pela Comarca de Marmeleiro. Foram alvo da operação duas casas na comunidade de São Domingos, interior do município e uma no bairro Santa Rita.

Operação Caim e Abel tem grande quantidade de armas e munições apreendidas. Durante a ação os policiais apreenderam: Uma espingarda calibre 28, uma espingarda calibre 16, um rifle calibre 22, uma pistola calibre 380 e diversas munições de vários calibres. O material apreendido foi entregue na delegacia da Polícia Civil de Marmeleiro.

Incêndio atinge barracão da APAE e Francisco Beltrão. A edificação na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais foi atingida pelo fogo na noite de ontem, na Água Branca em Francisco Beltrão. Os bombeiros foram chamados Por volta das 23 horas e realizaram o combate às chamas. Segundo informações, o local era utilizado para guardar lenhas e os danos não tiveram grandes proporções. Ninguém ficou ferido e as causas serão apuradas.

Um homem foi preso por ameaçar a namorada de morte e mantê-la refém. De acordo com a PM de em Galvão, a denúncia veio de vizinhos da casa onde a vítima foi mantida refém pelo namorado de 60 anos. No local conseguiram conversar com a mulher pela janela. Os policiais arrombaram a porta da casa, quando se depararam com o homem com uma faca na mão, indo para cima da equipe. Foi disparado um tiro de munição não letal para que o agressor jogasse a faca no chão. A ação terminou com um policial agredido e o homem preso.

Homem encontrado baleado em mercearia morre no hospital. Na sexta-feira a vítima havia sido encontrada com um tiro na cabeça dentro da sua mercearia, em Francisco Beltrão. ANTONINHO MOISÉS, de 64 anos foi levado em estado grave ao hospital, onde acabou falecendo no sábado. O corpo foi levado ao IML para realizar a necropsia. A Polícia Civil investiga o caso.

Um menino de três anos morreu afogado em açude. O pai da criança conta que ele e a esposa saíram para trabalhar, deixando ele e uma menina de um ano aos cuidados de outra pessoa, maior de idade. O menino identificado como LUCAS estava brincando no quintal da casa, no interior de Pato Branco, enquanto o responsável dava banho na menina. Segundo ele, assim que terminou o banho não encontrou o menino no quintal e saiu para procurar, quando viu o corpo da criança dentro do açude que fica a cerca de 50 metros da residência. A criança foi retirada imediatamente da água e levada ao hospital, porém já chegou sem vida. O corpo foi encaminhado ao IML.

Grave acidente envolve quatro veículos e deixa três feridos. Foi no início da noite deste sábado, na rodovia na PR-483 entre o trevo da Água Branca e o trevo do bairro Alvorada, em Francisco Beltrão. A colisão envolveu um Corsa, placas Mercosul, um FiatUno placas de Flor da Serra do Sul e uma Saveiro de Francisco Beltrão. Foi ainda encontrado um Vectra caído na ribanceira no lado direito sentido a Água Branca. Segundo o condutor do Uno, ele seguia sentido ao trevo do bairro Alvorada, quando o Corsa atravessou na sua frente ocasionando a colisão. O condutor do Uno morador de Beltrão estava no carro com a esposa e o neto de cinco anos, ligou o alerta e desceu para pedir ajuda, quando a Saveiro que vinha no mesmo sentido bateu na traseira do Uno que foi jogado no barranco. O veículo ficou destruído na colisão. A esposa do condutor sofreu ferimentos médios e o neto ferimentos graves.

Os dois foram ocorridos pelo Corpo de Bombeiros e SAMU e encaminhados ao Hospital Regional. O condutor da Saveiro sofreu ferimentos leves e foi socorrido a UPA. O condutor do Corsa não foi localizado no local e nem o condutor do Vectra. A Polícia Rodoviária Estadual organizou o trânsito que ficou interrompido nos dois sentidos durante o atendimento as vítimas e os veículos retirados da pista. Depois de dar entrada no hospital a criança de cinco anos não resistiu aos ferimentos.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.