-IBGE APONTA TAXA DE DESEMPREGO EM 7,6% NO TRIMESTRE ATÉ JANEIRO
-ATIVIDADE ECONÔMICA DE SANTA CATARINA CRESCE 2,6% EM 2023
-MAIS DE 50 POR CENTO DOS INGRESSOS DO SUMMIT EMPRESARIAL JÁ FORAM VENDIDOS
-VIGÉSIMO QUARTO SÃO MIGUEL TCHE COMEÇA AMANHÃ NO PARQUE DE EXPOSIÇÕES
-ACISMO ELEGE HOJE NOVO CONSELHO DIRETOR COM GIOVANI GOBBI DE PRESIDENTE
-FUGITIVO DA JUSTIÇA DE MARAVILHA É LOCALIZADO E PRESO NO LITORAL DE SC
-SAÍDA DE PISTA E COLISÃO EM ÁRVORE DEIXA UM HOMEM FERIDO NA BR 282
Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
O presidente da Rússia, VLADIMIR PUTIN, ameaçou nesta quinta-feira utilizar armas nucleares "capazes de destruir o mundo" na Ucrânia. Em discurso sobre o Estado da Nação feito em Moscou, PUTIN disse que poderia usar esse tipo de armamento caso a Organização do Tratado do Atlântico Norte envie tropas para lutar contra a Rússia na guerra na Ucrânia. A possibilidade do envio de tropas da Otan foi levantada no início da semana pelo presidente da França, EMMANUEL MACRON, que integra a aliança militar ocidental. Outros membros da organização, como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha, negaram haver um plano para enviar soldados à Ucrânia.
O Ministério da Saúde do Hamas anunciou nesta quinta-feira que o número de mortos na Faixa de Gaza ultrapassou 30 mil desde o início do conflito com Israel, em 7 de outubro. Em um comunicado, o grupo relata pelo menos 79 novas mortes em ataques noturnos israelenses do dia 28 para 29. O levantamento não separa a morte de civis e de integrantes do Hamas e de outros grupos terroristas. O balanço surge no momento em que os principais mediadores da guerra, os Estados Unidos e o Catar, dizem esperar obter uma trégua que permita a libertação dos reféns detidos em Gaza antes do início do Ramadã, o mês sagrado do jejum muçulmano. O conflito transformou o território palestino numa “zona de morte”, segundo a ONU.
DONALD TRUMP teve uma derrota na Justiça de Nova York nesta quarta-feira: um juiz de segunda instância negou um pedido do ex-presidente dos Estados Unidos para não pagar a multa de 454 milhões de dólares, cerca de dois bilhões e 200 milhões de reais que ele precisa depositar em juízo. Em 16 de fevereiro, TRUMP foi condenado em primeira instância por ter fraudado balanços de suas empresas e obrigado a pagar a multa. Ele recorreu da sentença, e os advogados afirmaram à segunda instância que ele não tem esse valor e propuseram depositar 100 milhões de dólares como fiança, mas o pedido foi negado.
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que cria a Tarifa Social de Água e Esgoto, com descontos na conta de água e esgoto, para pessoas de baixa renda. De autoria do Senado, o texto retorna para os senadores após passar por modificações. Hoje, alguns estados já aplicam a tarifa social de água e esgoto, mas o projeto estabelece uma diretriz nacional para esse benefício, num modelo semelhante ao que acontece com a tarifa social de energia. Segundo o relator, deputado PEDRO CAMPOS do PSB de Pernambuco a criação da tarifa social para água e saneamento a é um passo importante “para a universalização do acesso à água potável para famílias de baixa renda, promovendo o acesso aos serviços essenciais para a manutenção da vida humana”.
O Brasil registrou nove mil 136 transplantes de órgãos no Brasil em 2023, o maior índice nos últimos dez anos e 18 por cento a mais do que em 2014, quando foram realizados sete mil e 700 procedimentos, segundo o Ministério da Saúde. A quantidade de operações do ano passado equivale a uma média diária de 25 cirurgias por dia. Dados do ministério ainda apontam um crescimento no número de doadores no país. Entre 2013 e 2022, a quantidade de pessoas dispostas a doar um órgão saltou de dois mil 562 para três mil 522, o que representou um aumento de 37 por cento. Apesar do recorde, 42 mil 141 pessoas ainda esperam por transplante no Brasil, sendo 92 por cento delas aguardando por um rim.
A taxa de desemprego no Brasil ficou em sete vírgula seis por cento nos três meses até janeiro, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística nesta quinta-feira. A expectativa por parte do mercado, segundo pesquisa da Reuters, era de que a taxa ficaria em sete vírgula oito por cento no período. De acordo com os dados do IBGE, na comparação com o mesmo período de 2023, a taxa de desocupação recuou zero virgula sete ponto percentual. Sendo assim, o desemprego no país chegou a oito milhões e 300 mil, mantendo um resultado estável na comparação trimestral e recuando sete vírgula oito por cento. Com relação à ocupação, a população ocupada do país chegou a 100 milhões e 600 mil trabalhadores.
O Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil, numa comunicação conjunta com o governo da China, informou na terça-feira que o país asiático decidiu não renovar medida antidumping aplicada desde 2019 para exportações brasileiras de carne de frango. A decisão favorece mais vendas de Santa Catarina ao mercado chinês, que em 2023 foi o principal destino das vendas de frango do Estado, com crescimento de 35 por cento em volume e 22 por cento em receita frente ao ano anterior. A medida antidumping, que varia de 17 vírgula oito a 34 vírgula dois por cento, não é aplicada desde o dia 17 de fevereiro, quando não foi renovada.
A preocupação com o cenário da dengue em Santa Catarina foi o destaque da audiência pública promovida pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira, para apresentação do relatório das ações da Secretaria de Estado da Saúde nos últimos quatro meses de 2023. A prestação de contas da pasta atende a uma obrigação constitucional para divulgação de dados sobre indicadores de saúde, auditorias e demonstrativos de gastos e fontes de recursos, entre outros. Como ações para o enfrentamento da doença, a secretária de Saúde, CARMEN ZANOTTO explicou que, no ano passado, o estado destinou 10 milhões aos municípios com o cenário considerado mais crítico para atendimentos relacionados à dengue.
O IBC, índice que mostra a atividade econômica medido pelo Banco Central, apontou que a economia de Santa Catarina teve crescimento de dois vírgula seis por cento no ano passado. O indicador, considerado uma prévia do PIB, ficou abaixo dos três vírgula dois por cento acumulados em 2022. O resultado de Santa Catarina superou a média brasileira, que foi de dois vírgula quatro por cento em 2023. A indústria apresentou recuo de um vírgula três por cento no acumulado do ano, enquanto o indicador subiu zero vírgula dois por cento no Brasil em 2023. Para o presidente da FIESC, MARIO CEZAR DE AGUIAR, os segmentos industriais mais sensíveis ao crédito foram os mais penalizados, como a construção civil. O desempenho negativo da atividade industrial foi amenizado pelos ramos impulsionados pelo consumo das famílias. É o caso da indústria de plásticos e embalagens, que cresceu 10 por cento no acumulado de 2023.
O município de Itapiranga vai aproveitar a décima primeira Efrait para divulgação do turismo. A Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial ocorre de 8 a 10 de marco, no Complexo Oktober. A proposta é divulgar atrações do Extremo Oeste de Santa Catarina e Noroeste do Rio Grande do Sul em um projeto integrado. Conforme a Diretora de Turismo de Itapiranga, KARINE BERWANGER, o desenvolvimento de projetos regionais está se expandindo e isso facilita a criação de roteiros atrativos para os visitantes. A programação será desenvolvida no dia nove de março, no Restaurante do Café Típico, no Complexo Oktober. Às nove horas terá recepção com café colonial e na sequência ocorrem várias ações.
O departamento de Turismo de Itapiranga fará apresentação das atrações que o município possui durante a Efrait. O novo folder e o vídeo institucional visam mostrar as principais atrações que os visitantes encontram em Itapiranga. KARINE BERWANGER avalia que é preciso atualizar as informações com bastante frequência, pois os empreendimentos são ampliados e surgem novos atrativos que merecerem destaque. Atualmente, são 29 empreendimentos cadastrados na Associação de Turismo de Itapiranga. De acordo com Karine, os empreendimentos buscam atender diversas demandas dos turistas como hospedagem, gastronomia, aventura e contato com a natureza. Segundo a Diretora, ainda é possível e preciso evoluir em atrações no Rio Uruguai e formas de manter o turista por mais tempo no município.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes reforçou a orientação a respeito dos três pontos de PARE e SIGA na BR-163. A interrupção parcial do fluxo de veículos visa impulsionar o progresso das obras de restauração, ampliação de capacidade e eliminação de pontos críticos ao longo da rodovia. Um dos pontos fica em Guaraciaba com um tempo de espera estimado de aproximadamente 20 minutos. Essa condição permanecerá até o dia 15 de março. Outros dois ficam em Dionísio Cerqueira. Um deles tem tempo de espera de aproximadamente 15 minutos em vigor até o dia 25 de março. O terceiro também tem tempo de espera de cerca de 15 minutos, mantendo-se em vigor até oito de março.
A procura pelos ingressos para o Summit Empresarial 2024 está aumentando em São Miguel do Oeste. De acordo com a CDL, cerca de 550 ingressos já foram comercializados, o que representa mais da metade dos espaços no Centro Cultural da Unoesc, local do evento deste ano. O Summit Empresarial vai acontecer dia 26 de abril. A programação do evento conta com mais de 8 horas de imersão, com quatro palestras nacionais: OTAVIANO COSTA, CLÓVIS DE BARROS FILHO, FELIPE TITTO e CLOVIS TRAMONTINA e dois cases de sucesso regionais são os destaques da programação do evento. Para completar a experiência e as novidades, o Summit Empresarial será apresentado por MARCELO MARROM. Para encerrar a programação está programado um show acústico com DUCA LEINDECKER.
Nesta quinta-feira, a CDL abriu a venda do segundo lote de ingressos do Summit Empresarial. Os ingressos estão sendo comercializados pelo valor de 529 reais para público em geral. Associados da CDL de São Miguel do Oeste tem um desconto exclusivo de cinco por cento. Os participantes do evento adquirem o ingresso em formato de passaporte que dá direito a experiência gastronômica inclusa no evento, com um buffet gourmet e bebidas. Os ingressos para o Summit Empresarial são vendidos exclusivamente online e já estão disponíveis para compra através do site da CDL São Miguel do Oeste. Para mais informações entre em contato com a diretoria ou a equipe da CDL com o setor de eventos.
O vice-prefeito de São Miguel do Oeste, EDENILSON ZANARDI, assumiu o comando da prefeitura nesta quinta-feira. Ele vai estar à frente do Executivo Municipal até o dia 19 de março, período em que o prefeito, WILSON TREVISAN, estará de férias. A transmissão de cargo aconteceu no final da tarde desta quarta-feira no Gabinete do Prefeito. ZANARDI tem acompanhado de perto todos os trabalhos do Executivo, e já assumiu a gestão do Município em outras oportunidades. Ele ressaltou que o compromisso continua e todos os trabalhos terão a merecida atenção.
O prefeito WILSON TREVISAN encaminhou para a Câmara de Vereadores um projeto de lei com o objetivo de promover, de forma humanizada, o tratamento médico e acompanhamento multidisciplinar de pessoas em vulnerabilidade, dependência química ou com transtornos mentais decorrentes de vícios que estão em situação de rua na cidade. A iniciativa leva em conta um aumento que vem sendo observado na incidência dessa condição. De acordo com o prefeito, essas pessoas serão abordadas e identificadas pelas secretarias de Assistência Social e Saúde. O projeto foi protocolado no final da tarde desta quarta-feira na Câmara de Vereadores.
As secretarias de Assistência Social e Saúde farão o diagnóstico de cada situação envolvendo moradores em condição de rua. Em seguida, se for o caso, a pessoa será encaminhada para internação humanizada em instituições especializadas. WILSON TREVISAN disse que cada situação será tratada da maneira que for mais adequada, mas ninguém ficará morando nas ruas, em condições precárias de dignidade e segurança. O prefeito explicou que todos terão a oportunidade de receber um bom tratamento e serem reinseridas em suas famílias. TREVISAN complementou, ainda, que os beneficiados receberão cursos profissionalizantes e participarão, provisoriamente, de um programa de desacolhimento, para que possam retornar ao mercado de trabalho e ao convívio comunitário, com mais qualidade de vida.
Começa nesta sexta-feira a vigésima quarta edição do São Miguel Tchê. O evento vai até domingo no parque de exposições Rineu Gransotto. De acordo com o coordenador do São Miguel, FERNANDO SCHARNOSKI, são esperadas cerca de 80 equipes e aproximadamente 400 laçadores de Santa Catarina e outros estados, como Mato Grosso do Sul e Goiás. Ele disse que o rodeio deste ano terá um aumento de cerca de 20 por cento no número de competidores. Ao todo, o São Miguel Tchê vai distribuir 80 mil reais em prêmios para os vencedores. Não haverá cobrança de ingresso e o estacionamento também será gratuito para os visitantes.
As provas do São Miguel Tchê começam as nove horas da manhã desta sexta-feira. A primeira competição vai distribuir 20 mil reais em prêmios. De acordo com o coordenador do São Miguel, FERNANDO SCHARNOSKI, outra disputa entre 40 laçadores vai entregar 30 mil reais para os vencedores. Além disso, a programação prevê 10 mil reais para a Taça Cidade que será disputada em duplas e outros 10 mil para a competição entre os quartetos. Outra atração, segundo SCHARNOSKI será a competição exclusiva para mulheres na tarde de domingo com oito mil reais em prêmios.
A principal atração do São Miguel Tchê será a Oração da Ave Maria, programada para as seis horas da tarde de sábado. Logo depois, as sete horas, ocorre a cerimônia de abertura oficial. Ainda no sábado a noite ocorre a gineteada com participantes da Argentina. De acordo com o coordenador do São Miguel, FERNANDO SCHARNOSKI, o São Miguel Tchê também terá uma programação cultural, com bailes e apresentações das invernadas artísticas ao longo do final de semana. A coordenação do evento estima que cerca de cinco mil pessoas devem passar pelo parque de exposições neste final de semana.
A Acismo vai realizar nesta quinta-feira, a assembleia de prestação de contas da atual diretoria e eleição do novo conselho diretor da entidade. A reunião está marcada para as cinco horas da tarde no espaço Coworking da associação. A assembleia começa com a prestação de contas da diretoria que está finalizando o mandato. Na sequência, será eleito o novo conselho diretor. Apenas uma chapa foi inscrita. O empresário GIOVANI GOBBI vai presidir a Acismo pelos próximos dois anos. Ele é o atual vice-presidente e vai substituir DANIEL DE SOUZA que presidiu a associação nos últimos quatro anos.
O empresário GIOVANNI GOBBI, que vai assumir a liderança da Associação Empresarial, esteve no Peperi Rádio Repórter de sábado. Ele citou que vai dar continuidade ao excelente trabalho que vem sendo realizado pela atual diretoria com o desafio de ampliar a atuação da Acismo. GOBBI afirmou que vem se dedicando ao associativismo há mais de 20 anos e que este é um momento especial. Ele citou que tem alguns projetos em mente e que vai trabalhar incansavelmente para manter o patamar de excelência da Acismo. Ele destacou que a entidade tem um papel central para as empresa e para o desenvolvimento do município.
A Assembleia Geral desta quinta-feira também marcará a prestação de contas e despedida da atual diretoria. Em entrevista para o Programa Peperi Entrevista desta quarta-feira, o atual presidente DANIEL DE SOUZA fez uma avaliação positiva dos dois mandatos à frente da associação. Ele preside a Acismo desde 2020. DANIEL citou que o objetivo era transformar a Acismo na verdadeira casa do empreendedor e isso realmente foi alcançado. Ele citou ainda que o associativismo empresarial foi fortalecido ao longo desses quatro anos por meio de uma série de ações, entre elas a realização das duas maiores edições da história da Faismo com participação em número recorde das empresas da cidade e região.
Nos últimos quatro anos, a Acismo ampliou o número de núcleos setoriais e empresas nucleadas. A afirmação é do presidente da associação, DANIEL DE SOUZA. Ele disse que está deixando a Acismo mais forte e mais estruturada do que quando assumiu em 2020. Há quatro anos, a entidade tinha cerca de 400 associados e agora são cerca de 700. Ele também afirmou que o momento mais marcante foi o trabalho da Acismo durante a pandemia, quando a associação teve que se reinventar para enfrentar aquela dificuldade.
A Polícia Militar apreendeu mais de 48 mil reais em vinhos durante operação de combate aos crimes fronteiriços. A guarnição realizava diligências na BR-280, nas proximidades da divisa com estado do Paraná, quando uma Pajero, com características próprias de veículos utilizados no crime de descaminho, foi abordada. No interior do veículo estavam três homens. O carro estava carregado com 181 garrafas de vinho, que somavam um valor aproximado de 48 mil 987 reais. Após realizarem os procedimentos, os policiais encaminharam o veículo e a mercadoria apreendida até a Receita Federal.
A Polícia Civil de Maravilha prendeu, nesta quarta-feira, a captura de um homem condenado por tráfico de drogas e suspeito de integrar uma organização criminosa. O homem estava foragido há cerca de dois anos da justiça do município. O suspeito foi localizado e preso ontem em Itajaí, no litoral do estado. A equipe da Polícia Civil de Maravilha deslocou até a cidade para a operação de captura do homem. Ao longo dos últimos dois anos a equipe da Divisão de Investigação Criminal - DIC de Maravilha trabalhou na busca pelo criminoso. O caso foi um dos primeiros instaurados pela então criada unidade policial e, após diversas tentativas anteriores, resultou na captura do foragido, que é considerado um dos mais relevantes criminosos do extermo oeste catarinense. O homem de 29 anos natural do Estado de Mato Grosso tentou fugir, mas foi contido pelos policiais sem ferimentos e encaminhado à unidade prisional local.
Um homem ficou ferido em um acidente de trânsito no começo da manhã desta quinta-feira na BR 282. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o condutor de um Onix, placa Mercosul, perdeu o controle da direção, saiu da pista e colidiu contra arvores nas proximidades do entroncamento da BR 282 com a BR 158 em Maravilha. O motorista de 27 anos sofreu contusão no tórax e abdômen. Quando a equipe chegou no local do acidente, ele já estava fora do veículo. O homem recebeu os primeiros socorros e foi encaminhado para o Hospital São José de Maravilha.