ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 29/02/2020

O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de ... graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Atalaia, é ... graus e ... décimos. Umidade relativa do ar é ... por cento.

A Bolsa de Valores de São Paulo fechou a sexta-feira em queda. O dólar paralelo está cotado a quatro reais e 25 centavos para a compra e quatro reais e 40 centavos para a venda. O euro está valendo quatro reais e 70 centavos para a compra e cinco reais para a venda. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos e meio para a compra e seis centavos e meio para venda.

A Coreia do Sul registrou neste sábado três mortes e 594 casos do novo coronavírus, no maior aumento diário até o momento, o que eleva a dois mil 931 o número de pessoas infectadas no país. Ao todo, 16 mortes já forma confirmadas. O governo tem pedido à população que evite aglomerações e permaneça em casa diante de sintomas como febre ou dificuldades respiratórias. Até o momento não se prevê um confinamento da população, seguindo o modelo aplicado em Wuhan, epicentro do coronavírus na China.

A atividade do setor manufatureiro na China caiu a um mínimo histórico em fevereiro, em plena desaceleração da segunda economia do planeta provocada pelo novo coronavírus. A informação foi divulgada neste sábado pelo Bureau Nacional de Estatísticas. O índice de gestores de compras para o mês de fevereiro se situou em 35 vírgula sete pontos, contra 50 em janeiro. Uma cifra acima de 50 indica expansão da atividade e abaixo, contração da economia. Os setores automobilístico e de equipamentos especializados foram muito afetados.

Grande aposta de JOE BIDEN para a revitalização da candidatura, a Carolina do Sul realiza neste sábado as primárias do Partido Democrata. A mais recente pesquisa no estado aponta que ele deve conquistar uma vitória tranquila, após resultados decepcionantes nos três estados anteriores. A Carolina do Sul terá 54 delegados em disputa em suas primárias. Até o momento, o candidato com mais delegados é BERNIE SANDERS, seguido por PETE BUTTIGIEG e JOE BIDEN. As prévias vão até sete de junho e a convenção nacional do partido democrata está marcada para ocorrer de 13 a 16 de julho.

Estimativa do Ministério das Minas e Energia indica que as terras indígenas brasileiras têm potencial para receber cerca de 40 hidrelétricas com capacidade de gerar, ao todo, 28 mil megawatts. Isso equivaleria a pouco mais de um quarto da capacidade instalada das mais de 217 hidrelétricas em operação atualmente no país. No início de fevereiro, o governo federal enviou ao Congresso um projeto que regulamenta a exploração de terras indígenas. O texto libera nessas áreas a construção de hidrelétricas, a extração de óleo e gás e atividades como mineração e garimpo, desde que autorizadas pelo Congresso.

O número de assassinatos no Ceará cresceu 138 por cento quando comparados os primeiros 25 dias do mês de fevereiro de 2019 e 2020. O aumento ocorre em um contexto de paralisação de parte da Polícia Militar, que chega ao décimo segundo dia neste sábado. Foram registradas 153 mortes violentas em 25 dias de fevereiro de 2019. Em igual período deste ano, a Secretaria da Segurança Pública contabilizou 364 assassinatos. Com baixo policiamento nas ruas, o Governo Federal autorizou o envio do Exército ao Ceará. Com aplicação da Garantia da Lei e da Ordem, as Forças Armadas assumiram o policiamento nas ruas. O decreto que garante a atuação do Exército foi autorizado até sexta-feira e prorrogado até seis de março.

O Brasil tem 182 casos suspeitos de coronavírus, de acordo com o boletim sobre o Covid-19 divulgado nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde. O novo balanço não traz novas confirmações. Há somente um caso positivo. de um morador de São Paulo que havia viajado para a Itália, país que tem mortes confirmadas pelo vírus. O levantamento aponta ainda que outras 71 suspeitas foram descartadas desde o início do monitoramento. O governo reforçou a necessidade de manter o foco no controle da dispersão do vírus e disse que a melhor alternativa são os cuidados com a higiene. Dos casos suspeitos, nove são de Santa Catarina.

A balneabilidade em Santa Catarina piorou nesta semana. De acordo com relatório divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, 64 vírgula nove por cento dos pontos analisados estão próprios para banho. Na semana passada, eram 77 vírgula um por cento. Em relação à semana passada, 30 locais que eram recomendados passaram para impróprios e dois, de impróprios para próprios. Na capital, dos 87 pontos examinados 59 podem ser frequentados pelos banhistas. No restante do litoral, são 91 locais de um total de 144. A lista completa está disponível no site do IMA.

A partir de domingo, começa a valer a redução do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias para a indústria catarinense. O objetivo é aumentar a competitividade do setor em relação a outros estados. A alíquota vai passar de 17 para 12 por cento. O valor de 12 por cento é igual ao que é cobrado no Paraná e no Rio Grande do Sul. Com isso, empresas catarinenses que antes buscavam insumos em outros estados por conta da alíquota menor, agora serão atraídas para comprar dentro de Santa Catarina. Segundo a Fiesc, a medida vai aumentar a competividade da indústria catarinense.

Santa Catarina tem a quinta maior média de renda domiciliar por pessoa do país. O valor, de mil 769 reais e 45 centavos foi divulgado nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O estado fica atrás do Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O índice atingido por Santa Catarina representa um aumento de seis e meio por cento na comparação com 2018, quando a renda domiciliar por pessoa no estado teve como média mil 660. O valor é referente a 2019 e foi calculado com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. A média nacional foi de mil 439 reais.

Focos da dengue aumentam, devido altas temperaturas e chuva. Quem afirma é LUCIMARA MONTSUELF – Responsável pela dengue em Santa Terezinha do Progresso. Ela informa a população do município, que este ano apenas um foco positivo do Aedes foi registrado. No Brasil em 2019, foi assinalado um aumento de 488 por cento da doença, e 782 mortes.

Projeto “minuto contra a dengue” foi criado para combater a doença em Santa Terezinha. Esse trabalho, informa a responsável, promove discussões e exibições de vídeos nas salas de aula, com o intuito de prevenir a doença, além de outros trabalhos desenvolvidos pelos professores de cada turma. Ela destaca que essa ação deixa os alunos alertas para a importância da prevenção, e os riscos que o mosquito pode trazer a saúde das pessoas.

Drone é utilizado para monitorar áreas de difícil acesso. O trabalho foi feito em parceria com a defesa civil de Maravilha, corpo de bombeiros de São Miguel do Oeste e vigilância sanitária municipal. A informação é a principal arma da prevenção. Por isso, LUCIMARA, responsável pelo setor da dengue em Santa Terezinha do Progresso, salienta que levar o conhecimento e comunicar as pessoas, multiplica os resultados positivos na luta contra o Aedes.

População sabe identificar o mosquito Aedes Aegypti. LUCIMARA MONTSUELF – Responsável pela dengue em Santa Terezinha do Progresso, observa que as pessoas entendem a importância de combater e tem a informação de maneira fácil, o que falta, na visão dela é transformar esse conhecimento em ação.

Município de Campo Erê valoriza os MEIs. Quem conta é NELSON TRESOLDI, responsável pela sala do empreendedor no município. Ele diz que o setor foi considerado uma referência estadual pelo coordenador do Sebrae, devido ao seu bom funcionamento. Um dos pontos positivos da sala é que ela realiza praticamente tudo, coisa que normalmente não acontece nos outros municípios conta NELSON.

Atualmente Campo Erê conta com aproximadamente 600 MEIs. TRESOLDI diz que esse índice foi é dado do Ministério da Fazenda. Ele é considerado elevado, e serve muito como função social na área da economia local. O coordenador salienta que hoje os microempreendedores são os maiores geradores que renda no município. Isso demonstra a importância do serviço prestado no setor, que é totalmente gratuito.

Em 2019 foi publicado um decreto federal tratando a liberdade econômica. Essa lei visa basicamente uma mudança da política pública em relação a esses micro e pequenos empreendedores. NELSON considera isso muito importante para a economia local e do país. Isso melhora não só a questão do atendimento, mas também a do crédito.

Sintraf e Fetraf do Paraná organizam atividade para março. A informação é de VERA DAPONT – secretária do sindicato de Marmeleiro. Ela comenta que ação que está sendo planejada é um mutirão da agricultura familiar. A ideia é ir a campo visitar as famílias dos agricultores. O trabalho inicia em março e segue até julho. Fazem pare da microrregião os municípios de Marmeleiro, Renascença, Francisco Beltrão e Manfrinópolis. Nesses quatro meses de mutirão todos os Sintraf’s vão trabalhar unidos.

Agricultores estão cada vez mais distantes dos sindicatos. A observação é da secretária VERA DAPONT. Ela frisa que o mutirão de visitas programado para março, abril, maio e junho é um momento de aproximar Sintraf e agricultor. Lembra ainda que antigamente, os sindicalistas faziam reuniões mensais nas comunidades, tornando essa proximidade mais fácil, o que hoje não acontece mais. A ideia com as visitas é saber o que cada agricultor espera do seu sindicato, quais as políticas públicas que ele julga necessário para desenvolver mais agricultura familiar.

Várias são as ações desenvolvidas pelo Sintraf de Palma Sola. DOUGLAS GOERGEN – presidente do sindicato no município, lembra que desde final de 2018, o Sintraf trabalha no balcão de negócios. Um auxílio que o sindicato presta aos micro agricultores no comprar, vender ou trocar. Atua ainda no acompanhamento de trabalhos específicos como o CCIR, que agora precisa ser feito anualmente, no ITR, contratos, atualizações, encaminhamentos para o INSS tanto para agricultores, quanto para trabalhadores de outros segmentos. Além de auxílio doença e maternidade.

Sintraf faz acompanhamento do trabalho de piscicultura. O presidente comenta que essa ação é feita em parceria com a Epagri de Palma Sola. Atualmente são nove famílias que recebem esse acompanhamento. Frisa que o trabalho é voltado para a qualidade e também para que tenha peixe o ano todo nas propriedades rurais, para consumo próprio bem como para comercialização.

Novo Fundeb é discutido em primeiro encontro da Acanor. A reunião tratou sobre as novas regras do Fundeb, abordada pela vereadora LORECI DE OLIVEIRA de São Lourenço do Oeste. O secretário executivo da Acanor EDERSON HERMANN, conta que no encontro o assunto foi debatido com os demais associados. Foram levantadas questões relevantes desta nova legislação que vai reger o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação.

Núcleos regionais de Educação e logística para municípios da região. HERMANN cita que também se levantou a necessidade de uma mobilização política regional, no sentido de rediscutir e redistribuir os municípios dentro das regionais de educação. Com o fechamento das Secretarias Regionais, se manteve alguns Núcleos Regionais para a Educação, e vários municípios foram distribuídos, no entanto, por questões logísticas isso se tornou inviável e dificultoso para vários municípios, que solicitam serem integrados em Núcleos mais próximos.

Mobilização em favor da SC-305 segue sendo pauta da Acanor em 2020. O secretário executivo EDERSON HERMANN, ressalta que foi reafirmado adesão as mobilizações em favor da revitalização total da rodovia que liga São Lourenço do Oestea Campo Erê. Frisa que o movimento vem se intensificando, e tem sido uma bandeira constante da Acanor, com envio de documentos aos governos do Estado. Agora em 2020, HERMANN, alega que a luta continua.

Prefeito afirma asfalto na rua que dá acesso a Cohab. ODILSON LIMA -chefe do executivo de Campo Erê, relata que foi aprovado projeto na Câmara de Vereadores para essa obra tão esperada por toda população campoerense. A ideia é já em abril iniciar os trabalhos para concluir o asfalto na Rua Vereador Darcy José Roman, que há mais de 20 anos é esperado pela comunidade. Segundo o prefeito, até fim de julho, o trabalho deve ser concluído.

Trabalho forte está sendo desenvolvido nas estradas do interior. Afirmação é de NEGO LIMA – prefeito de Campo Erê. Ele diz que são várias as ações planejadas e sendo executadas nesse ano. As estradas sempre foi prioridade, e as máquinas estão trabalhando para atender todas as comunidades. Além disso, cita importantes investimentos na educação municipal, e a reforma das praças do fórum, bem como a da Igreja Matriz.

Presídio de Francisco Beltrão será reformado. O governador CARLOS MASSA RATINHO JUNIOR autorizou a execução de um grande pacote de reformas e reparos em penitenciárias, cadeias públicas, delegacias, casas de custódia e institutos médicos legais do Estado. De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná serão investidos neste ano 14 milhões na modernização de 33 unidades, em 13 municípios paranaenses. Os recursos são do Tesouro do Estado.

Obras serão gerenciadas pela Paraná Edificaçõe. O órgão é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, e atendem a necessidade de cada complexo. Vão desde a instalação e substituição de grades em diversos pontos, reformas de refeitórios até a renovação completa de instalações elétricas. Entre as cidades que terão suas unidades reformadas, está Francisco Beltrão. O prazo previsto de execução das obras é, em média, de 210 dias.

Homem é preso depois de furtar mercado. Um homem de 68 anos foi preso acusado de furtar um supermercado em São Lourenço do Oeste. Se acordo com a Polícia Militar, o caso ocorreu ontem. Ainda segundo a PM, o homem teria escondido as mercadorias furtadas em um carro, que estava no estacionamento do local. O momento do furto foi registrado através das câmeras de monitoramento internas do supermercado. Conforme a polícia, ele foi abordado no momento em que estava dentro do mercado novamente realizando compras, sendo que desta vez estava fazendo o pagamento do produto no caixa. Ele foi conduzido até a delegacia.

Criança de 11 anos é vítima de maus-tratos, autor seria o irmão. Um caso de maus-tratos mobilizou a Polícia Militar de Galvão. Acompanhados do Conselho Tutelar, policiais constataram que uma criança de 11 anos foi vítima de agressões por parte do irmão, um homem de 22 anos. Testemunhas contaram à PM que as agressões são frequentes. O autor e a vítima foram levados para a delegacia de São Domingos acompanhados pelo Conselho Tutelar.

O Globo em Foco volta segunda-feira, às 12 horas aqui, na Rádio Atalaia, emissora afiliada à Rede Peperi. Rádio Atalaia, orgulho de ser 100% regional! Feita pra você!. Alegria da nossa gente! ...Boa tarde.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.