-FORÇA-TAREFA RESGATOU 942 PESSOAS EM SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO NO PAÍS EM 2020
-PROMOTORIA APURA DENÚNCIA DE FURA-FILA DA VACINAÇÃO CONTRA COVID EM SC
-MUNICÍPIO RECEBE 400 DOSES DA VACINA DE OXFORD E RETOMA VACINAÇÃO NA PRAÇA
-ESTADO PODE INJETAR RECURSOS PARA AGILIZAR RETOMADA DAS OBRAS NA BR 163
-EMPRESAS DO MUNICÍPIO DEMITIRAM MAIS DO QUE CONTRATARAM EM DEZEMBRO
-AGRICULTOR FICA FERIDO EM ACIDENTE COM MOTOSSERA EM PROPRIEDADE RURAL
-SUSPEITO DE ESTUPRO DE VULNERÁVEL É PRESO PELA POLÍCIA MILITAR
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A escassez de doses faz com que o programa de vacinação nos países que compõem a União Europeia se arraste em ritmo lento e alcance apenas dois por cento da população, em contraposição aos 11 por cento já vacinados no Reino Unido. A Espanha suspendeu a imunização em Madri, e a França fará o mesmo na próxima semana na região ao redor de Paris. A Comissão Europeia exige que a encomenda de dezenas de milhões de doses do imunizante feitas à Oxford-AstraZeneca seja destinada para os países da União Europeia, depois que a farmacêutica britânica anunciou a redução da produção de 80 milhões para 31 milhões.
O México ultrapassou a Índia nesta sexta-feira e se tornou o terceiro país com mais mortes por Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil. Os dados são do levantamento da universidade Johns Hopkins. O país superou os 155 mil óbitos. A Índia agora é o quarto país com mais vítimas: 154 mil. Os dos primeiros países com mais mortes pelo coronavírus são os Estados Unidos com 433 mil e o Brasil com 221 mil mortes. Os Estados Unidos também é o país com maior número de infectados. O Brasil é o terceiro.
A porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil será um "parceiro-chave" dos esforços dos Estados Unidos em combater as mudanças climáticas. A declaração foi dada um dia depois de o presidente JOE BIDEN anunciar um ambicioso plano para o meio ambiente e contra o aquecimento global, que inclui uma tentativa de transição energética nos Estados Unidos. Além disso, assim que tomou posse, o novo ocupante da Casa Branca recolocou o país no Acordo de Paris. Biden também apresentará ao Congresso no mês que vem um plano de dois bilhões de dólares para o clima, com o qual deseja instalar permanentemente medidas 'verdes' dentro da economia americana.
O presidente JAIR BOLSONARO exonerou, nesta sexta-feira, os ministros TEREZA CRISTINA da Agricultura e ONYX LORENZONI da Cidadania. Deputados federais pelo DEM, eles foram afastados temporariamente dos cargos para votar na eleição à presidência da Câmara. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União. A eleição na Câmara acontece na próxima segunda-feira e será por meio de votação secreta. O DEM oficialmente integra o bloco do candidato BALEIA ROSSI do MDB, o que vai fazer aumentar o número de parlamentares da legenda que vão votar em ARTHUR LIRA, contrariando a posição do atual presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, um dos articuladores da candidatura do emedebista.
A Operação Resgate anunciou nesta quinta-feira que 942 trabalhadores em situações análogas à escravidão foram resgatadas no Brasil em 2020. A força-tarefa reúne a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União. Em uma ação específica entre 18 e 28 de janeiro deste ano mais 110 pessoas foram resgatadas. A Polícia Federal ainda tem em andamento 393 inquéritos que investigam denúncias de trabalho escravo e 116 inquéritos sobre tráfico de pessoas para exploração laboral. De acordo com o Ministério Público Federal, o principal número de ocorrências é no trabalho rural. Porém, há uma tendência de aumento em situações de trabalho doméstico.
O ministro da Controladoria-Geral da União, WAGNER ROSÁRIO, afirmou, nesta quinta-feira, que o painel responsável por compilar as compras do governo federal cria uma “interpretação equivocada” dos gastos do Executivo. Ele disse que a gestão do presidente JAIR BOLSONARO tem sido mais criteriosa no gasto com o dinheiro público e explicou que uma falha do sistema inflacionou os valores relacionadas à alimentação do serviço público federal. Nesta semana, uma reportagem do site “Metrópoles” informou que, no ano de 2020, o Executivo gastou, entre outras coisas, cerca de 15 milhões em leite condensado. Segundo ROSÁRIO, o painel mostra a despesa total da nota empenhada envolve vários itens, sem discriminar. Assim, o valor que aparece no sistema para cada item é o valor total da nota, o que leva a uma interpretação equivocada.
Foram publicados no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira três editais para contratação de empresas que substituirão a atual contratada na gestão do plano SC Saúde, que atende cerca de 210 mil servidores públicos estaduais conveniados. Um edital prevê a contratação de sistemas de gestão tecnológica, outro, a contratação de empresa para prestação de serviços de regulação, auditoria, controle de serviço médico-hospitalar e cálculo atuarial, e um último edital se refere à contratação de serviços especializados em atendimento aos segurados e rede credenciada, de forma presencial e via atendimento remoto. Após a finalização dos processos licitatórios, as empresas terão 80 dias para fazerem a adaptação e migração das informações dos sistemas atuais.
Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais criou empregos em 2020. A economia catarinense encerrou um ano duro, fortemente impactado pela pandemia, com saldo positivo de 53 mil e 50 vagas formais, com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia. O desempenho só não foi melhor porque em dezembro o Estado perdeu 11 mil 677 vagas. O resultado é normal para o mês. No fim do ano, muitas empresas fazem ajustes no quadro de funcionários e encerram contratos temporários, principalmente nas fábricas. Tanto é que só a indústria fechou 10 mil 690 postos de trabalho no período.
O Ministério Público de Santa Catarina instaurou procedimento para apurar a suspeita de que um agente público do município de Marema, no Oeste, teria ‘furado a fila’ da vacina contra a Covid-19. Segundo as informações repassadas ao MP, o agente, “do primeiro escalão do Poder Executivo do município”, teria recebido vacina contra o coronavírus mesmo não sendo integrante dos grupos prioritários, conforme o órgão. A identidade do servidor não foi divulgada. O MP também ressaltou que está atuando em todo o Estado para prevenir as ocorrências de desrespeito à fila de vacinação e para buscar a responsabilização civil e criminal dos envolvidos em casos de desvio de conduta.
A Asaprev Extremo-oeste vai realizar na semana que vem a primeira reunião da diretoria da entidade em 2021. A informação é do presidente da associação de aposentados e pensionistas, SERGIO VOLPI. Ele disse que a pauta da primeira reunião do ano, marcada para a próxima terça-feira, contém, entre outros assuntos, a discussão sobre a vacinação contra o coronavírus para os idosos e o planejamento para o ano. VOLPI confirmou que a assembleia geral da Asapreve está prevista para o mês de março. Um dos principais itens da assembleia será a prestação de contas da atual diretoria. VOLPI lembrou que uma das principais reivindicações da categoria é a aprovação da sugestão legislativa que está em tramitação no Senado e que propõe o pagamento de décimo quarto salário a aposentados e pensionistas do INSS.
A prefeitura de Barra Bonita já terminou a confecção dos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano. A informação é do fiscal de Tributos e Obras, CRISTIAN RAFFEL. De acordo com ele, ao todo serão 184 carnês que estarão à disposição dos moradores do perímetro urbano a partir da próxima semana. Conforme ele, a expectativa de arrecadação neste ano com o IPTU é de pouco mais de 77 mil reais. Segundo CRISTIAN, ao todo, serão injetados nos cofres da prefeitura 77 mil 558 reais. Neste ano o município pretende arrecadar cerca de oito mil reais a mais que em 2020.
O município de Barra Bonita não possui nenhum morador inadimplente em relação ao IPTU. A afirmação é do fiscal de Tributos e Obras, CRISTIAN RAFFEL. O secretário de Administração e Fazenda, PAULO BOFF também foi ouvido e atribuiu esse dado positivo ao tamanho do município e também a conscientização das pessoas. Ele frisou que os moradores percebem que o valor retorna em benefício e por isso acabam efetuando o pagamento em dia. CRISTIAN destacou que o contribuinte terá duas opções de pagamento, sendo o pagamento a vista e o pagamento parcelado em até duas vezes. O fiscal explicou que o pagamento em cota única terá desconto de 10 por cento. Já no pagamento parcelado o valor será integral, sem desconto.
Os vencimentos do IPTU de Barra Bonita são para os meses de março e abril. O lembrete é do fiscal de Tributos e Obras, CRISTIAN RAFFEL. Ele antecipou que o pagamento em cota única será até o dia 26 de março. Já os vencimentos em duas parcelas serão em 31 de março e 30 de abril. Ele salientou que neste ano houve apenas o reajuste obrigatório de cinco vírgula dois por cento. O profissional declarou que a entrega dos carnês será via correio a partir do dia 15 de fevereiro, porém, a partir da próxima semana os moradores já podem se deslocar até a prefeitura em horário de expediente e fazer a retirada do carnê. Ele citou que o município pretende arrecadar quase 42 mil reais com o Imposto Predial, 24 mil com o Imposto Territorial e pouco mais de 11 mil com a coleta de lixo.
O Peperi Rádio Repórter deste sábado vai falar sobre uma ferramenta online que vai oferecer uma série de cursos gratuitos, cadastro de currículos e acesso às vagas anunciadas pelo setor produtivo. A iniciativa é da Fiesc com a participação de entidades como Fetaesc, Fecomércio e Fetrancesc. A ferramenta marca o novo ciclo do Movimento SC pela Educação, com foco na recolocação de profissionais qualificados no mercado de trabalho. O gerente de operação do Sesi-Senai Oeste e Extremo-oeste, IVANOR FINATTO vai falar sobre o assunto neste sábado no Peperi Rádio Repórter. O programa começa as 11 horas com a análise das notícias da semana e a entrevista com FINATTO está programada para iniciar as 11 e meia.
São Miguel do Oeste encerrou dezembro com saldo negativo no mercado de emprego formal. No último mês do ano, o município teve 509 admissões e 547 desligamentos. O saldo foi de 38 vagas de emprego fechadas na cidade. Nos 12 meses do ano, apenas três tiveram mais demissões do que contratações: abril, maio e dezembro. Dos cinco setores analisados, apenas dois tiveram saldo positivo. A agropecuária com seis e o setor de serviços com 17 vagas abertas. A indústria teve o pior resultado com 38 vagas fechadas. A construção civil teve 13 demissões a mais do que admissões e o comércio ficou com saldo negativo de 10 vagas.
Apesar do desempenho ruim do mês de dezembro, o município fechou o ano com um saldo de 598 vagas de emprego geradas. O saldo é a diferença entre os seis mil 165 contratados e os cinco 567 demitidos. A indústria foi o setor com o melhor saldo: 441 vagas, o equivalente a 73 por cento do total. O segmento de serviços teve 59 admissões a mais do que demissões e a construção civil, 58. A agropecuária teve saldo de 27 vagas e o comércio teve o pior resultado entre os setores pesquisados. Foram apenas 12 vagas geradas ao longo de todo o ano.
O perfil dos trabalhadores admitidos ao longo de 2020 se manteve praticamente inalterado entre janeiro e dezembro. A maior parte das vagas foi preenchida no ano passado por homens, com idade entre 18 e 24 anos e com o ensino médio completo. Apenas 70 analfabetos e cinco pessoas com idade acima de 65 anos foram contratados com carteria assinada. O número de adolescentes menores de 17 anos admitidos formalmente em 2020 no município. Dois detalhes do levantamento do Caged também chama a atenção. Entre trabalhadores que tem apenas o ensino fundamental, o número de demissões foi maior do que o total de contratações. O volume de demitidos acima dos 40 anos foi maior do que o de contratados dessa faixa etária.
O governo do estado pretende aplicar recursos financeiros para acelerar as obras de revitalização da BR 163, trecho São Miguel do Oeste-Dionísio Cerqueira. A informação foi confirmada no Peperi Entrevista desta quinta-feira pelo secretário de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Essa possibilidade foi discutida quarta-feira em audiência no Ministério da Infraestrutura em Brasília. Durante o encontro, acompanhado pelo secretário VIEIRA, o governador CARLOS MOISES disse ao ministro TARCISIO GOMES DE FREITAS que o estado pode participar financeiramente para agilizar a retomada das obras na região. Ele citou que a BR 163 é uma rodovia central para a logística de desenvolvimento do estado e por isso o governo estadual está disposto a assumir alguns serviços para acelerar o projeto.
O orçamento para a BR 163 é de apenas 16 milhões de reais para este ano, valor insuficiente para acelerar os trabalhos na região. A afirmação é do secretário de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Ele disse que a questão preocupa o governo do estado e por isso o governador está disposto a assumir alguns trabalhos para ajudar o governo federal a resolver esse problema crônica da rodovia. VIEIRA afirmou que não se trata de promessa, mas de uma decisão de colocar dinheiro do estado para auxiliar a fazer a obra.
O governo do estado também vai dar uma atenção especial ao trecho sul da BR 163, que liga São Miguel do Oeste a Itapiranga. A rodovia, que está sendo repassada para o governo federal, ainda é responsabilidade do estado. De acordo com o secretário de infraestrutura, THIAGO VIEIRA, como o processo de federalização está lento, o governo catarinense definiu duas ações para a rodovia. A primeira é uma operação emergencial para melhorar as condições da pista. A outra é a contratação do projeto de revitalização da rodovia. Assim, o estado vai repassar a estrada para a União com o projeto de melhorias já concluído.
A FCDL lançou nesta quinta-feira a primeira campanha da entidade em 2021: ‘Fevereiro Consciente – Todos mascarados, seguros e unidos pela cura’. A informação foi confirmada pelo presidente da federação, IVAN TAUFFER em entrevista na manhã de hoje na Peperi. ele explicou que a iniciativa traz paródias das marchinhas de carnaval, destacando mensagens de conscientização contra a Covid-19. Além disso, a FCDL defende, na campanha, o retorno às aulas presenciais com segurança. TAUFFER disse que as atitudes das pessoas agora serão determinantes para os próximos meses. Ele reforçou que todos são responsáveis e a entidade está pensando na saúde de todos e no funcionamento seguro das empresas.
A FCDL está envolvida com a garantia da abertura do comércio dentro de um ambiente seguro e de prevenção ao coronavírus. De acordo com o presidente da FCDL, IVAN TAUFFER, no início da pandemia em 2020, a entidade também lançou várias campanhas, entre elas a do ‘Comércio Consciente’, disseminando a importância das práticas que podem preservar a saúde dos envolvidos no setor. Outra iniciativa foi a campanha ‘A gente se reinventa’, para estimular o comércio local e fomentar a economia de cada município. TAUFFER disse que a campanha deste ano segue a mesma linha de funcionamento com comércio com os devidos cuidados sanitários. Ele disse que prevenção, cuidado e consciência ajudam a preservar a saúde de todos.
Um Projeto de lei apresentado pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa quer a inclusão dos trabalhadores da educação nos grupos prioritários da vacinação do coronavírus no Estado. O texto é assinado pelos deputados FABIANO DA LUZ, LUCIANE CARMINATTI, PADRE PEDRO e NEODI SARETTA. A intenção deles é que os profissionais possam ser vacinados antes da volta às aulas, marcada para 18 de fevereiro em Santa Catarina. O programa Boa Tarde Peperi de ontem conversou com a deputada LUCIANE CARMINATTI e ela disse que os profissionais da educação estão em situação de risco da aglomeração que o retorno das aulas presenciais representa.
Nenhum trabalhador poderá ser obrigado a trabalhar de forma presencial, sem que o Estado tenha disponibilizado a vacina, de forma gratuita. O argumento está no projeto de lei que prevê a antecipação da vacinação dos trabalhadores em educação protocolado pela bancada do PT na Alesc. A deputada LUCIANE CARMINATTI explicou que os professores estão incluídos na quarta etapa do plano nacional de imunização, mas diante das particularidades das escolas, é importante antecipar essa vacinação. Ela comentou que o governo pode tomar atitudes para agilizar o andamento da vacinação. LUCIANE criticou o governo federal que, segundo ela, adotou um ritmo muito lento em relação a imunização da população contra o coronavírus.
A secretaria de Saúde retomou, nesta manhã, a vacinação contra a Covid-19 na praça Walnir Botaro Daniel. As doses da vacina de Oxford Astrazeneca chegaram na terça-feira à noite na sede da gerencia regional de saúde. Ontem, o imunizante foi liberado para os município. São Miguel do Oeste recebeu 400 doses. De acordo com a secretária de Saúde, GENI GIRELLI, todas serão aplicadas nos profissionais da saúde. Hoje pela manhã, cerca de 115 pessoas foram vacinadas. A imunização segue o mesmo protocolo usado na semana passada com as vacinas da Coronavac. A vacina será aplicada nos profissionais da saúde com prioridade para quem atua diretamente no combate à pandemia.
Um agricultor ficou ferido em um acidente de trabalho com uma motosserra nesta quinta-feira. O fato aconteceu por volta das quatro horas da tarde na Linha Jacutinga, interior de Iporã do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem de 61 anos estava cortando lenha com a motosserra no interior de um galpão da propriedade rural quando aconteceu o acidente. Ele sofreu um corte em um das pernas e foi atendido pela equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. O agricultor foi encaminhado ao hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste.
Um homem foi detido, na noite de ontem, depois de provocar danos em dois veículos no bairro São Luiz. De acordo com a Polícia Militar, o suspeito, bastante alterado, quebrou os vidros de dois veículos que estavam estacionados na rua Columbia. O fato aconteceu por volta das oito horas e a PM foi chamada para atender a ocorrência. Segundo a PM, ele alterado falando coisas sem sentido. O homem foi conduzido para atendimento médico e, posteriormente, assinou o termo circunstanciado para responder pelos danos causados aos proprietários dos veículos.
A Polícia Militar de São Miguel do Oeste prendeu um homem suspeito dos crimes de ameaça e estupro de vulnerável. O mandado de prisão emitido pela justiça foi cumprido no final da manhã desta quinta-feira. O homem foi localizado por volta das 11 horas da manhã na Linha Emboaba, interior de São Miguel do Oeste. Ele estava em casa e não ofereceu resistência à abordagem policial. O homem foi detido e conduzido até a Unidade Prisional Avançada.