ÁUDIOS
Globo em Foco - Cedro - FM

Globo em Foco 29/01/2021

-FORÇA-TAREFA RESGATOU 942 PESSOAS EM SITUAÇÃO DE ESCRAVIDÃO NO PAÍS EM 2020

-PROMOTORIA APURA DENÚNCIA DE FURA-FILA DA VACINAÇÃO CONTRA COVID EM SC

-RETOMADOS OS ATENDIMENTOS DE PEDIATRIA EM GUARACIABA

-FETRAF REALIZA NA PRÓXIMA SEMANA REUNIÃO PARA PLANEJAMENTO DO ANO

-PRAZO PARA RENOVAÇÃO DE BLOCO DO PRODUTOR RURAL ENCERRA NESTE MÊS

-PRODUTORES DE PEIXES REGISTRAM ATAQUES DE PARASITA NA REGIÃO

-ACONTECE EM FEVEREIRO A CAMPANHA DE CASTRAÇÃO DE ANIMAIS

-RECEITA FEDERAL EM DIONÍSIO CERQUEIRA CONTA COM NOVO TITULAR

-SINTE ESTADUAL É CONTRA O RETORNO ESCOLAR ANTES DA VACINAÇÃO

-AGRICULTOR FICA FERIDO APÓS SOFRER ACIDENTE COM MOTOSSERRA

-SEIS PESSOAS FICAM FERIDAS EM COLISÃO FRONTAL NA BR-163

O tempo é sol. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável e chuva isolada. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro,... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 48 centavos. O euro está valendo seis reais e 65 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.

A escassez de doses faz com que o programa de vacinação nos países que compõem a União Europeia se arraste em ritmo lento e alcance apenas dois por cento da população, em contraposição aos 11 por cento já vacinados no Reino Unido. A Espanha suspendeu a imunização em Madri, e a França fará o mesmo na próxima semana na região ao redor de Paris. A Comissão Europeia exige que a encomenda de dezenas de milhões de doses do imunizante feitas à Oxford-AstraZeneca seja destinada para os países da União Europeia, depois que a farmacêutica britânica anunciou a redução da produção de 80 milhões para 31 milhões.

O México ultrapassou a Índia nesta sexta-feira e se tornou o terceiro país com mais mortes por Covid-19 no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e do Brasil. Os dados são do levantamento da universidade Johns Hopkins. O país superou os 155 mil óbitos. A Índia agora é o quarto país com mais vítimas: 154 mil. Os dos primeiros países com mais mortes pelo coronavírus são os Estados Unidos com 433 mil e o Brasil com 221 mil mortes. Os Estados Unidos também é o país com maior número de infectados. O Brasil é o terceiro.

A porta-voz da Casa Branca, JEN PSAKI, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil será um "parceiro-chave" dos esforços dos Estados Unidos em combater as mudanças climáticas. A declaração foi dada um dia depois de o presidente JOE BIDEN anunciar um ambicioso plano para o meio ambiente e contra o aquecimento global, que inclui uma tentativa de transição energética nos Estados Unidos. Além disso, assim que tomou posse, o novo ocupante da Casa Branca recolocou o país no Acordo de Paris. Biden também apresentará ao Congresso no mês que vem um plano de dois bilhões de dólares para o clima, com o qual deseja instalar permanentemente medidas 'verdes' dentro da economia americana.

O presidente JAIR BOLSONARO exonerou, nesta sexta-feira, os ministros TEREZA CRISTINA da Agricultura e ONYX LORENZONI da Cidadania. Deputados federais pelo DEM, eles foram afastados temporariamente dos cargos para votar na eleição à presidência da Câmara. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União. A eleição na Câmara acontece na próxima segunda-feira e será por meio de votação secreta. O DEM oficialmente integra o bloco do candidato BALEIA ROSSI do MDB, o que vai fazer aumentar o número de parlamentares da legenda que vão votar em ARTHUR LIRA, contrariando a posição do atual presidente da Câmara, RODRIGO MAIA, um dos articuladores da candidatura do emedebista.

A Operação Resgate anunciou nesta quinta-feira que 942 trabalhadores em situações análogas à escravidão foram resgatadas no Brasil em 2020. A força-tarefa reúne a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública da União. Em uma ação específica entre 18 e 28 de janeiro deste ano mais 110 pessoas foram resgatadas. A Polícia Federal ainda tem em andamento 393 inquéritos que investigam denúncias de trabalho escravo e 116 inquéritos sobre tráfico de pessoas para exploração laboral. De acordo com o Ministério Público Federal, o principal número de ocorrências é no trabalho rural. Porém, há uma tendência de aumento em situações de trabalho doméstico.

O ministro da Controladoria-Geral da União, WAGNER ROSÁRIO, afirmou, nesta quinta-feira, que o painel responsável por compilar as compras do governo federal cria uma “interpretação equivocada” dos gastos do Executivo. Ele disse que a gestão do presidente JAIR BOLSONARO tem sido mais criteriosa no gasto com o dinheiro público e explicou que uma falha do sistema inflacionou os valores relacionadas à alimentação do serviço público federal. Nesta semana, uma reportagem do site “Metrópoles” informou que, no ano de 2020, o Executivo gastou, entre outras coisas, cerca de 15 milhões em leite condensado. Segundo ROSÁRIO, o painel mostra a despesa total da nota empenhada envolve vários itens, sem discriminar. Assim, o valor que aparece no sistema para cada item é o valor total da nota, o que leva a uma interpretação equivocada.

Foram publicados no Diário Oficial do Estado, desta quarta-feira três editais para contratação de empresas que substituirão a atual contratada na gestão do plano SC Saúde, que atende cerca de 210 mil servidores públicos estaduais conveniados. Um edital prevê a contratação de sistemas de gestão tecnológica, outro, a contratação de empresa para prestação de serviços de regulação, auditoria, controle de serviço médico-hospitalar e cálculo atuarial, e um último edital se refere à contratação de serviços especializados em atendimento aos segurados e rede credenciada, de forma presencial e via atendimento remoto. Após a finalização dos processos licitatórios, as empresas terão 80 dias para fazerem a adaptação e migração das informações dos sistemas atuais.

Santa Catarina foi o estado brasileiro que mais criou empregos em 2020. A economia catarinense encerrou um ano duro, fortemente impactado pela pandemia, com saldo positivo de 53 mil e 50 vagas formais, com carteira assinada. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e foram divulgados nesta quinta-feira pelo Ministério da Economia. O desempenho só não foi melhor porque em dezembro o Estado perdeu 11 mil 677 vagas. O resultado é normal para o mês. No fim do ano, muitas empresas fazem ajustes no quadro de funcionários e encerram contratos temporários, principalmente nas fábricas. Tanto é que só a indústria fechou 10 mil 690 postos de trabalho no período.

O Ministério Público de Santa Catarina instaurou procedimento para apurar a suspeita de que um agente público do município de Marema, no Oeste, teria ‘furado a fila’ da vacina contra a Covid-19. Segundo as informações repassadas ao MP, o agente, “do primeiro escalão do Poder Executivo do município”, teria recebido vacina contra o coronavírus mesmo não sendo integrante dos grupos prioritários, conforme o órgão. A identidade do servidor não foi divulgada. O MP também ressaltou que está atuando em todo o Estado para prevenir as ocorrências de desrespeito à fila de vacinação e para buscar a responsabilização civil e criminal dos envolvidos em casos de desvio de conduta.

Campanha de castração de animais de estimação acontece neste mês. A informação da integradora da ONG Cedro Animal, MARGONE PERONDI. Segundo ela, a castração acontecerá no dia 19 de Fevereiro. Os profissionais pretendem castrar entre 100 a 150 animais, como ocorreu em outubro de 2019. Ela salienta que a partir de segunda-feira os interessados devem entrar em contato para agendamento. Comenta que os valores variam entre 180 a 360 reais, dependendo do peso do animal. Lembra-se de animais com raça específica tem um valor mais alto. Acrescenta que em caso de dúvidas as pessoas nos podem a ONG nas redes sociais que o voluntário estará tirando as dúvidas. Ela salienta que se for comparar com o valor de uma clínica particular tem uma diferença nos valores. O lugar onde será realizada a castração deve ser definido nos próximos dias.

Retomados os atendimentos da especialidade de Pediatria em Guaraciaba. Os atendimentos são sempre nas terças-feiras no Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio. A Secretaria de Saúde retomou nesta quinta-feira, os atendimentos da Especialidade de Pediatria do Programa Nascer Saudável. Este programa foi implantado pelo município ainda em 2014 e teve uma pausa no último mês devido aos trâmites para novas contratações através do processo licitatório. Conforme a Secretária de Saúde DAIANE DORIGON, os atendimentos acontecerão sempre nas terças-feiras durante o dia, no Posto de Saúde do ESF 05. Para realizar a consulta das crianças junto ao profissional de Pediatria, é necessário antes passar pela consulta junto ao médico do ESF, e após isso o encaminhamento para a especialidade. DAIANE comenta que a faixa etária atendida nas consultas de pediatria é de zero a onze anos e serão realizadas 20 consultas no dia do atendimento. Os investimentos da contratação desta especialidade são de cerca de 80 mil reais para o ano de 2021.

Sindicato de Trabalhadores de Educação é contra o retorno escolar sem vacinação dos professores. Conforme o professor e integrante do SINTE, SÉRGIO PAGNO, a aproximação com a instituição, do até então secretário estadual da educação NATALINO UGGIONI, é bem avaliada pela entidade. Ele comenta que o atual secretário esteve planejando uma forma de retorno em meio à pandemia. O professor relata surpresa com a troca de UGGIONI por LUIZ FERNANDO VAMPIRO na pasta. Acrescenta que VAMPIRO não tem especialização em educação, mas acredita que desempenhará um bom trabalho. Para ele a educação do estado não pode sofrer por escolhas que tenham a intenção de aproximação política. Ressalta que é necessário alguém que tenha compromisso com a pasta, como um profissional que tenha especialização. SÉRGIO comenta ainda que essa ação de MOISÉS é para salvar o governo nestes últimos anos de mandato. PAGNO cita que vem sendo estudada a forma híbrida das aulas antes mesmo da pandemia. Ele salienta que o SINTE e a Confederação Nacional dos Educadores são contra o retorno escolar antes da vacinação dos educadores e alunos.

É preciso priorizar a vacina para que haja um retorno seguro dos alunos às escolas. A opinião é do professor e integrador do SINTE, SÉRGIO PAGNO. Para ele, o retomo escolar irá expor as crianças ao contágio, levando consigo o vírus e contaminando a família. Acrescenta que é necessário haver responsabilidade por parte dos adultos em expor as crianças em risco. O professor lembra que muitas famílias possuem pessoas com alguma comorbidade. Enfatiza sobre a importância de evitar uma transmissão maior, e com o passar dos meses vier a necessitar a fechar as instituições novamente. Acrescenta que os pais terão que assinar um documento se autoriza ou não o retorno do aluno a escola. Para SÉRGIO, em casos de contaminação, os responsabilizados serão os educadores por estarem expostos aos estudantes. Lembra que os professores estarão retornando na próxima semana para planejar o cronograma de aulas. Destaca que o SINTE estará alertando e conversando com os professores sobre como está ocorrendo às aulas.

Feira Livre com Rua Coberta está em fase de instalação de pergolados em Palma Sola. Está em andamento a construção da Feira Livre com Área Coberta, na rua Francisco Zanotto. O investimento é de mais de um milhão de reais, oriundos de emenda do deputado CELSO MALDANER e recursos próprios. Segundo o engenheiro civil SIDIMAR DE LARA, até o momento foram feitas demolições, parte das fundações, pilares, vigas de ligação entre pilares, infraestrutura e superestrutura do banheiro público e copa. No momento a equipe da empresa concentra os trabalhos na instalação dos pergolados. O prefeito KIKO MANTELLI e vice MARCIO SANSIGOLO acompanham periodicamente o andamento da obra. A previsão é que dentro de alguns meses a obra esteja concluída, podendo os munícipes desfrutar da melhor forma a estrutura, bem como toda a administração na realização de eventos.

Setor de renovação de bloco do produtor rural lembra que o prazo se encerra neste mês. Segundo o responsável pela pasta de agricultura em Guarujá do Sul, JULIO DELLA FLORA, está sendo realizadas algumas metas para serem para desenvolvidas e prazos a serem seguidos do Bloco do Produtor. Comenta que o prazo para aquele produtor que retirou a nota ainda no ano de 2020, o prazo dele se sincera no final deste mês. Lembra que se o produtor não fizer a renovação do bloco, ela perderá a validade. Acrescenta que o produtor venha até a secretaria de agricultura no setor de blocos de notas para fazer a renovação do seu Bloco. O responsável enfatiza que o produtor, que possui os blocos em dia, é contemplado com bônus agrícola que em 2022. JULIO comenta ainda que vem sendo realizada nesta semana uma campanha nas redes sociais para que os produtores se dirigissem até a secretaria de agricultura no setor dos blocos de notas para fazer a renovação.

O prazo para renovação vai até nesta sexta-feira. Segundo o responsável pela secretaria de agricultura, JULIO DELLA FLORA, nesta semana houve um aumento significativo na busca dos produtores para a renovação. Comenta que os produtores de leite aproveitam para encaminhar a documentação para retirada do seu bônus agrícola. Destaca que no ano passado, o bônus agrícola foi retirado mais de 350 mil reais. Acrescenta que neste ano, o setor deverá sofrer alguns impactos devido à alta do leite em alguns casos alcançando a casa dos dois reais. Segundo JULIO, o setor está preparado para os impactos na agricultura. Para ele tem o outro lado destes aumentos, que é na questão de um maior retorno para o produtor além de impactar muito mais na economia.

Produtores de peixes registram ataques de parasita na região. Segundo o extensionista da Epagri em Guarujá do Sul, LEUNIR DILLI, no final do ano passado houve à procura de um produtor que constatou o problema e pediu qual seria o tratamento. Comenta que foi realizada uma visita na propriedade, onde acabou identificando que se tratava de lérnia. O extensionista explica a hérnia é um crustáceo que é muito parecido com carrapato e que acaba se fixando na pele do peixe e acaba a sugando o sangue. Conforme ele a partir desse caso houve ainda no ano passado, uma maior busca por tratamento contra esta lérnia. Comenta ainda que no começo desse ano os produtores tiveram em contato com a Epagri, onde foi constatado que o problema é recorrente no município. DILLI cita que esse tipo de ataque deve ser em toda a região. Acrescenta que apenas é percebido a lérnia ou por ficar na pele do peixe, ou pelos hematomas e feridas.

É necessário tratamento para eliminar o parasita. Segundo o extensionista da Epagri de Guarujá do Sul, LEUNIR DILLI, a um impacto na produção de peixes devido à restrição de crescimento de rendimento causado pelo parasita. O extensionista comenta que essa lérnea acomete mais as carpas comum como a carpa capim.Cita um tratamento realizado que dura entre 24 a 48 horas realizadas através de um tambor de plástico com os produtos específicos. Comenta que existe uma quantidade grande de casos na região. Ressalta que o tratamento não é suficiente para eliminar o parasita do açude. Cita a importância de se fazer a decepção do açude. Ele destaca ainda que o parasita pode vir através de penas de aves e ser disseminado pelo açude.

O governo do estado pretende aplicar recursos financeiros para acelerar as obras de revitalização da BR 163 entre SMOeste e Dionísio Cerqueira. A informação foi confirmada para o Portal Peperi pelo secretário de Infraestrutura, THIAGO VIEIRA. Essa possibilidade foi discutida quarta-feira em audiência no Ministério da Infraestrutura em Brasília. Durante o encontro, acompanhado pelo secretário VIEIRA, o governador CARLOS MOISÉS disse ao ministro TARCISIO GOMES DE FREITAS que o estado pode participar financeiramente para agilizar a retomada das obras na região. Ele citou que a BR 163 é uma rodovia central para a logística de desenvolvimento do estado e por isso o governo estadual está disposto a assumir alguns serviços para acelerar o projeto. O orçamento para a BR 163 é de apenas 16 milhões de reais para este ano, valor insuficiente para acelerar os trabalhos na região. VIEIRA afirmou que não se trata de promessa, mas de uma decisão de colocar dinheiro do estado para auxiliar a obra.

O governo do estado também vai dar uma atenção especial ao trecho sul da BR 163, que liga SMOeste a Itapiranga. A rodovia, que está sendo repassada para o governo federal, ainda é responsabilidade do estado. De acordo com o secretário de infraestrutura, THIAGO VIEIRA, como o processo de federalização está lento, o governo catarinense definiu duas ações para a rodovia. A primeira é uma operação emergencial para melhorar as condições da pista. A outra é a contratação do projeto de revitalização da rodovia. Assim, o estado vai repassar a estrada para a União com o projeto de melhorias já concluído.

Um Projeto de lei apresentado pela bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa quer a inclusão dos trabalhadores da educação nos grupos prioritários da vacinação do coronavírus no Estado. O texto é assinado pelos deputados FABIANO DA LUZ, LUCIANE CARMINATTI, PADRE PEDRO e NEODI SARETTA. A intenção deles é que os profissionais possam ser vacinados antes da volta às aulas, marcada para 18 de fevereiro. CARMINATTI comenta que nenhum trabalhador poderá ser obrigado a trabalhar de forma presencial, sem que o Estado tenha disponibilizado a vacina, de forma gratuita. O argumento está no projeto de lei que prevê a antecipação da vacinação dos trabalhadores em educação protocolada pela bancada do PT na Alesc. Explicou que os professores estão incluídos na quarta etapa do plano nacional de imunização, mas diante das particularidades das escolas, é importante antecipar essa vacinação. LUCIANE criticou o governo federal que, segundo ela, adotou um ritmo muito lento em relação à imunização da população contra o coronavírus.

Alfândega da Receita Federal em Dionísio Cerqueira conta com um novo delegado. MARK TELLENACKE é o novo titular da aduana da Receita Federal. MARK iniciou a carreira em 2010 na Delegacia de Cascavel, passou por vários postos da Receita Federal em distintos estados. Destaca a alfândega do aeroporto de Guarulhos, SP, e a ultima aduana em que esteve trabalhando foi no município de Mundo Novo, MS, unidade que faz fronteira com o Paraguai. Nesta última aduana, esteve trabalhando principalmente contra o tráfico de drogas e armas, além de descaminho. Avalia o seu trabalho como boa atuação auxiliando em grandes apreensões e desmantelamento de quadrilhas. Segundo ele, isso foi capaz de capacita-lo para assumir a titularidade da aduana em Dionísio Cerqueira. Ele tem como objetivo ampliar o comércio internacional e viabilizar a nova aduana de cargas. Acrescenta que aduana é um dos principais movimentos econômico dos municípios em que a fronteira abrange. Comenta ainda que a alfândega em Dionísio Cerqueira tem uma equipe capacitada.

O novo titular enfatiza que a receita federal exerce funções essenciais para que o Estado possa cumprir seus objetivos. Acrescenta que a Receita é responsável pela administração dos tributos de competência da União. MARK comenta ainda sobre a produção de entorpecentes, que não são fabricados no Brasil e sim em outros países como a Argentina e Paraguai. O delegado salienta que a realidade em Dioniso Cerqueira é distinta de outras regiões em que esteve atuando. Destaca o contrabando de armas que, segundo o delegado, acontece em menores proporções na região. Mas enfatiza que na área de fronteira é encontrada uma expressiva alta em contrabando de vinhos e produtos estrangeiros. Ele comenta que a aduana estará passando por um processo licitatório de concessão que se iniciará com uma audiência pública prevista para sete de abril e um edital que deverá ser lançada até o final do mesmo mês.

Na próxima semana acontece reunião da Fetraf, objetivo é planejar ações para 2021. Segundo o coordenador estadual da entidade, JANDIR SEZLER, no início de cada ano é realizada uma reunião com toda a direção. Comenta que na semana passada foi realizada uma assembleia com a executiva da Federação e na próxima semana acontece mais um encontro em Joaçaba. Destaca que estarão reunidos 100 municípios das 36 regionais que compõe a base de atuação da Fetraf no estado. Acrescenta que irá ser debatido sobre o momento que está sendo vivenciado neste início de ano, e objetivo é planejar um conjunto de ações para ser desenvolvida no decorrer do ano. Conforme o coordenador é importante compreender a situação que está sendo enfrentado, como por exemplo, os cortes nos recursos do PRONAF. SELZLER salienta que é preciso compreender o impacto que esses cortes causam na agricultura familiar. Ressalta que os agricultores produzem aproximadamente 70 por cento dos alimentos no Brasil..

Fetraf abordará na próxima semana relações com o mercado internacional. Conforme o coordenador estadual da Fetraf, JANDIR SEZLER, além de ser debatida a situação da agricultura no estado, será buscado um conhecimento de como o setor está em todo o mundo. Segundo SELZLER, deverá ser abordada a situação agrária no mercado. Salienta que é importante compreender as cadeias produtivas de carnes produção de leite. Destaca que historicamente a Fetraf tem atuado para intervir nas questões conjunturais. Lembra que a agricultura familiar, muitas vezes, o que prevalece são os interesses de grandes empresas exportadoras, deixando a agricultura enfraquecida. SEZLER ressalta a importância em fazer um debate do ponto de vista do que é estratégico para a agricultura familiar. Enfatiza que o encontro da próxima semana é de fundamental importância para discutir os rumos que a organização deverá seguir, mas também enquanto categoria da Agricultura Familiar. Acrescenta que governo federal necessita disponibilizar recursos para investimentos.

Agricultor fica ferido após acidente com motosserra. O acidente de trabalho ocorreu por volta das 16 horas desta quinta-feira, 28, na Linha Jacutinga interior de Iporã do Oeste. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o homem de 61 anos estava cortando lenha com a motosserra no interior de um galpão de sua propriedade quando aconteceu o acidente. Os bombeiros conduziram a vítima que apresentava um corte em uma das pernas na região da canela, ao hospital Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste. Em contato com o hospital, a reportagem da Rádio Oeste foi informada de que o agricultor precisou receber pontos na região onde houve o corte e na sequência foi liberado.

Seis pessoas ficam feridas em colisão frontal na BR-163. O acidente ocorreu por volta das 10 horas e 35 minutos, nas proximidades da área industrial, na manhã desta quinta. No local houve uma colisão envolvendo três veículos, uma carreta com placas da Argentina, conduzida por um homem de 43 anos, um caminhão Iveco Daily, com placas de Francisco Beltrão/PR e um Fiat Siena de Chapecó. Equipes do Corpo de Bombeiros e Samu foram acionadas e se deslocaram ao local, onde foram atendidos 4 ocupantes do Siena e os dois ocupantes do caminhão. De acordo com as informações, o Siena era ocupado por quatro homens, que tiveram ferimentos. Sendo um homem de 40 anos, um de 31 anos e outro homem de 30 anos e ainda um jovem de 20 anos No Iveco estava o motorista de 42 anos, e um passageiro que teria sido socorrido por populares. Equipes da Polícia Militar compareceram ao local e prestaram apoio até a chegada da Polícia Rodoviária Federal.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.