-LULA SANCIONA COM VETOS LEI QUE ACELERA REGISTRO DE AGROTÓXICOS NO BRASIL
-QUASE QUATRO MIL TRABALHADORES DE SC AINDA NÃO SACARAM O ABONO DO PIS
-PREFEITO DE BANDEIRANTE RESPONDE CRÍTICA DE VEREADOR DA OPOSIÇÃO
-PROGRAMA MELHOR AMIGO TERÁ NOVA FORMATAÇÃO A PARTIR DE 2024
-VICE-PRESIDENTE REGIONAL DA FIESC FAZ PROJEÇÃO OTIMISTA PARA 2024
-IDOSO MORRE AO CAIR EM RIBANCEIRA DE TRÊS METROS DURANTE CORTE DE ARVORE
-HOMENS ASSALTAM BOATE E FOGEM COM JOÍAS E CARRO DO ESTABELECIMENTO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com poucas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 17 graus e a máxima pode chegar a 32 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em quatro reais e 83 centavos. O euro está valendo cinco reais e 37 centavos. O peso está cotado em 0,006 centavos.
O líder norte-coreano, KIM JONG-UN, pediu urgência ao seu partido para "acelerar" os preparativos de guerra, incluindo o programa nuclear da Coreia do Norte. As informações foram divulgadas pela imprensa estatal nesta quinta-feira. Os comentários de KIM chegam uma semana depois de ele advertir que a Coreia do Norte não hesitaria em lançar um ataque nuclear em caso de "provocação" com armas atômicas. Ele garantiu que "a situação militar" na Península da Coreia se tornou "extrema" devido às ações "sem precedentes" dos Estados Unidos.
Quase 200 palestinos foram mortos e mais de 300 ficaram feridos após ataques militares israelenses em Gaza nas últimas 24 horas, disse na quarta-feira o ministério da saúde controlado pelo Hamas na faixa. O número crescente surge depois de o chefe militar israelita, HERZI HALEVI, ter dito na terça-feira que a guerra contra o Hamas “continuará por muitos mais meses” e que as forças de Israel estão concentrando os esforços “no sul da Faixa de Gaza. Esse sinal, na sequência de comentários recentes semelhantes de líderes israelitas, alarmou a comunidade internacional.
Três centrais sindicais e partidos de esquerda fizeram um protesto em Buenos Aires, na Argentina, nesta quarta-feira contra as medidas do presidente JAVIER MILEI baixadas por meio de um decreto de necessidade e urgência, uma forma de evitar a tramitação de propostas pelo Legislativo. MILEI assumiu o governo da Argentina no último dia 10 e está enviando um pacote de medidas ao Congresso para ser discutido em sessões extraordinárias. MANUEL ADORNI, porta-voz do governo argentino, disse em uma coletiva de imprensa que o texto que o Congresso recebe "inclui reformas profundas, necessárias e urgentes em questões tributárias, trabalhistas, criminais, energéticas e eleitorais".
Os trabalhadores que atendem aos requisitos do programa PIS-Pasep têm até esta quinta-feira para sacar o abono salarial 2023, referente ao ano-base de 2021. Têm direito ao benefício funcionários da iniciativa privada e servidores públicos que trabalharam durante pelo menos 30 dias em 2021 e receberam até dois salários-mínimos por mês. Eles também precisam estar cadastrados no programa PIS-Pasep ou no CNIS há pelo menos cinco anos. O abono salarial tem o valor máximo de um salário-mínimo vigente no ano do pagamento, ou seja, mil 320 reais e é calculado a partir da quantidade de meses trabalhados no ano-base.
As contas do governo federal registraram déficit primário de 114 bilhões e 600 milhões de reais de janeiro a novembro de 2023. A informação foi divulgada nesta quarta-feira pela Secretaria do Tesouro Nacional. O déficit primário acontece quando a arrecadação com tributos fica abaixo dos gastos do governo, sem considerar o pagamento de juros da dívida pública. Ainda falta o resultado de dezembro para obter o valor final do déficit registrado em 2023, mas o secretário do Tesouro Nacional, ROGÉRIO CERON, estima que o rombo do ano deve ficar próximo a 125 bilhões de reais. O número está abaixo da projeção do Orçamento que prevê um rombo de até 228 bilhões neste ano. Para 2024, o governo continua buscando um déficit zero, ou seja, um equilíbrio entre receitas e despesas.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou com vetos o projeto de lei que acelera registro de agrotóxicos no Brasil. O texto foi publicado em edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira. Depois de 24 anos tramitando no Congresso Nacional, o texto foi aprovado no Senado em novembro e enviado à sanção. A nova lei estabelece prazos para autorização de novos defensivos agrícolas. No Senado, o relator da proposta, FABIANO CONTARATO do PT do Espírito Santo construiu um "meio-termo" entre o pleito do agro e os desejos de setores mais progressistas do governo LULA. O presidente vetou 14 pontos da proposta, entre eles, o trecho que determinava o Ministério da Agricultura como único órgão capaz de coordenar reanálises dos riscos de agrotóxicos, retirando a função do Ibama e da Anvisa.
O prazo para o saque do abono salarial no calendário do PIS-Pasep 2023 termina nesta quinta-feira, com trabalhadores que ainda não buscaram o benefício. No caso do Programa de Integração Social, pago pela Caixa Econômica Federal às pessoas que trabalharam na iniciativa privada em 2021, cerca de três mil 930 parcelas devidas em Santa Catarina ainda não foram recebidas, o que totaliza três milhões e 500 mil reais. O banco afirma que já foram pagas 964 mil parcelas para os trabalhadores de Santa Catarina, o que equivale a cerca de 939 milhões. O valor do abono salarial que ficou para trás pode ser ainda maior, já que os dados da Caixa não incluem os beneficiários do Pasep, que, neste caso, recebem os depósitos pelo Banco do Brasil. A instituição não informou o volume que não foi sacado.
A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina informou que o estoque da vacina contra a hepatite A, a tríplice viral e varicela estão com o estoque zerado no Estado desde setembro. Conforme o órgão, a previsão é de que elas fiquem disponíveis a partir de janeiro do ano que vem. De acordo com a Dive, a responsabilidade pela política de vacinação, que inclui desde a aquisição dos imunobiológicos até a distribuição para os estados, é do Departamento do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. O estado informou que os imunizante contra a tríplice viral e hepatite A serão disponibilizadas no Estado a partir de janeiro. A Diretoria não informou, entretanto, quando haverá a vacina da varicela em Santa Catarina.
O Procon SC, vinculado à Secretaria de Estado da Indústria, do Comércio e do Serviço, realizou entre janeiro a setembro deste ano, 90 mil 666 atendimentos, obtendo 63 por cento de resolutividade. Esses números refletem a diversidade de serviços de atendimento disponibilizados pelo Procon, abrangendo o presencial, o portal consumidor.gov, o número 151 e as atividades de fiscalização, além de reclamações no órgão de consumidores em todo o estado. As situações mais reclamadas em 2023 incluem cobrança indevida ou abusiva para alterar ou cancelar contrato; demanda não resolvida ou não respondida no SAC; oferta não cumprida, publicidade enganosa, dificuldade ou atraso na devolução de valores pagos ou reembolso; e cobrança por serviço ou produto não contratado.
A Administração Municipal de Belmonte realizou, na noite desta quarta-feira, o sorteio da segunda etapa da Campanha “Comprar aqui dá prêmios”, criada para incentivar o consumidor a comprar no comércio local. Subsidiada pelo Poder Público Municipal, com apoio da Câmara dos Dirigentes Lojistas, a ação distribuiu 10 mil reais em vale compras. Foram distribuídas 45 mil cartelas, divididas em dois sorteios: no primeiro, no dia 12 de outubro, foram sorteados de três mil, e no segundo, ontem a noite, foram mais sete mil. Todas as empresas do município participaram da campanha. Os sorteados receberão o valor do crédito para compras no estabelecimento de origem da nota. Já o comerciante do cupom sorteado deverá emitir a nota de compra do cliente à prefeitura, que fará o pagamento do prêmio.
A administração de Guaraciaba concluiu a obra de revitalização da Rua do Comércio e implantação de ciclovia. Ao todo, foram investidos mais de dois milhões de reais. A obra de revitalização tem como objetivo a melhoria do asfalto para a circulação dos veículos, já que trata-se de um local com fluxo intenso. Além disso, foram redimensionados novas vagas de estacionamento, obtendo mais espaço para quem frequenta o comércio local. De acordo com a administração, a implantação de ciclovia cria uma rota alternativa para os pedestres e ciclistas do município, proporcionando mais segurança e um local apropriado para a circulação, fugindo do tráfego de veículos.
A edição da entrevista desta quarta-feira do RPN Segunda Edição contou com a presença do prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER. Ele veio até a Peperi para responder as críticas feitas pelo vereador SÉRGIO COZER do MDB no último final de semana durante o Informativo da Câmara de Vereadores do município. Na oportunidade, COZER criticou as inúmeras obras paradas em Bandeirante e questionou a competência de alguns secretários que estão em setores do governo. Diante das declarações, CELSO BIEGELMEIER disse que respeita os vereadores e o espaço usado para destacar os trabalhos legislativos, porém, para ele, o vereador tentou passar uma imagem para a população regional que não condiz com a realidade vivida na Administração de Bandeirante. Conforme ele, a oposição tem direito de cobrar as ações, mas sem exageros como foi feito no último sábado.
O prefeito de Bandeirante, CELSO BIEGELMEIER lembrou que está no terceiro mandato como prefeito e sempre prezou pela responsabilidade do recurso público, pensando sempre no desenvolvimento local. Sobre as obras paradas citadas pelo vereador SÉRGIO COZER, BIEGELMEIER pontuou que o vereador também teria que ter citado as obras concluídas ao longo dos 12 anos de mandato, como por exemplo, a ponte na Linha Gaspar, as estruturas reformadas das escolas, ampliação da creche, construção do campo suíço, campo do flor da Serra e ginásio municipal ampliado, sendo todas essas obras com recursos próprios. Ele também admitiu falhas nas calçadas feitas na Avenida Santo Antônio, porém, garantiu que a empresa já foi notificada e todos os apontamentos foram realizados, sendo que nas próximas semanas já deve ocorrer o reparo.
O prefeito de Bandeirante também respondeu a crítica sobre a obra relativa à calçada que segue até o pórtico do município. O vereador SÉRGIO COZER disse que a empresa não estava fazendo a base para receber os materiais. CELSO BIEGELEMEIER afirmou que o vereador não conhece a realidade, pois, a base foi feita em setembro ainda para a primeira FACIBAND e por isso a preocupação não se justifica. Na entrevista de ontem ele também abordou sobre a rede de água em Novo Encantado e admitiu que falta cerca de 200 metros para ser concluída, porém, citou que todo o custo está sendo por conta da prefeitura por meio de emendas parlamentares e recursos próprios. Ele explicou que cada morador terá gasto apenas do medidor até cada residência no encanamento, sendo todo o restante bancado pelo poder público. BIEGELMEIER pontuou que cerca de 17 quilômetros de estradas foram recuperadas, além de acessos e demais nos últimos meses, porém, mesmo assim, as chuvas causaram transtornos significativos.
O prefeito CELSO BIEGELMEIER respondeu ainda sobre os pontos facultativos e citou que neste ano foram poucos, sendo próximo ao dia de Finados e na semana passada, haja visto o trabalho dos servidores durante a FACIBAND de setembro. Já sobre a falta de pessoas competentes nos cargos, ele disse que respeita a opinião do vereador, mas salientou que quem não faz parte da Administração acaba não acompanhando de perto a rotina e a quantidade de trabalho existente em cada secretaria. CELSO BIEGELMEIER finalizou a entrevista citando os índices positivos de crescimento com base no IBGE e também nas projeções da Ameosc que mostram Bandeirante como destaque principalmente na Agricultura nos próximos anos, sendo esses resultados, frutos dos investimentos realizados.
O Departamento Ambiental do Município, que integra a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, irá gerenciar o Programa Melhor Amigo a partir do próximo ano em São Miguel do Oeste. A execução continuará em parceria com a Secretaria de Saúde, e também com o Urbanismo e Assistência Social. Na semana passada, foi realizada uma reunião entre representantes da Administração Municipal, ONGs de proteção animal e clínicas veterinárias credenciadas, para apresentação do novo modelo. De acordo com o secretário de Saúde, ALFREDO SPIER, o Município repassará valores fixos mensais para as ONGs, as quais aplicarão os recursos na castração e ações emergenciais de auxílio a animais domésticos abandonados. Em um momento posterior, o município vai providenciar a castração de cães e gatos de tutores de baixa renda que estiverem inscritos no Cadastro Único da Assistência Social.
O setor de combate as endemias está encerrando o ano com aumento no número de focos na comparação com 2022 em São Miguel do Oeste. A informação é do coordenador do setor, JUNIOR REIS. De acordo com ele, o trabalho foi concluído e, neste ano, foram confirmados 819 focos do mosquito aedes aegypti, quase o dobro de 2022. No ano passado, o total de registros foi de 464 focos do inseto em todos os bairros e no centro da cidade. Se por um lado o número de focos aumento, por outro, o total de casos da doença despencou em 2023. Neste ano, foram 12 casos registrados e três moradores que estão aguardando o resultado dos exames de laboratório.
O aumento dos focos de dengue em 2023 tem algumas explicações e uma delas é a condição do tempo que foi favorável a proliferação do mosquito. A observação é do coordenador de combate as endemias do município, JUNIOR REIS. Ele explicou que os dias de chuva seguidos de calor criam o cenário ideal para o surgimento dos focos e eclosão dos ovos do mosquito. Outra razão citada por REIS é a mobilização menor dos moradores. Ele citou que o alto número de casos da doença em 2022 deixou a população mais preocupada e atenta aos locais com agua parada. Neste ano, com a queda dos registros da doenças, as pessoas não tiveram a mesma atenção com o problema.
O ano de 2023 começou com apreensão em razão da troca de governo no país e em Santa Catarina, mas terminou de forma positiva para o setor industrial. A avaliação é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina, ASTOR KIST. Ele citou que a preocupação com os rumos da economia com o novo presidente diminuiu ao longo do primeiro semestre e o setor produtivo teve um bom ano. KIST comentou que alguns segmentos sofreram mais, como é o caso da indústria automobilística e da construção civil. Por outro lado, o vestuário e alimentação tiveram grandes avanços, gerando um resultado positivo. KIST citou ainda que a redução da taxa básica de juros e o controle da inflação foram aspectos positivos e que contribuíram para a economia.
A indústria catarinense teve números levemente superiores em 2023 na comparação com 2022. O comentário é do vice-presidente regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina, ASTOR KIST. Ele disse que a previsão é de que o setor industrial tenha um crescimento de cerca de dois por cento neste ano, na mesma proporção do aumento esperado para o PIB catarinense. KIST lembrou que a indústria representa cerca de 25 por cento do Produto Interno Bruto do estado. O vice-presidente regional da Fiesc também fez uma projeção otimista para a economia catarinense em 2024.
A nível federal, o Congresso trabalhou de forma positiva para o setor produtivo. A análise é do vice-presidente da Fiesc, ASTOR KIST. Ele disse que os parlamentares agiram bem ao derrubar os vetos do presidente LULA para manter o marco temporal das terras indígenas e a prorrogação da folha de pagamento para 17 setores da economia. Outro ponto positivo, segundo KIST, foi a aprovação da reforma tributária e previsão de simplificação dos impostos. No estado, ele disse que a Fiesc tem uma boa relação com o governador JORGINHO MELLO. Ele citou que o governador se comprometeu a não aumentar o ICMS e isso é muito importante para as empresas. KIST destacou ainda que o estado deve se preocupar com saúde, segurança e educação e não atrapalhar a iniciativa privada. Ele afirmou que o governo JORGINHO fez isso em 2023.
O Conselho das Entidades Empresariais de São Miguel do Oeste definiu a nova presidência da entidade para o ano que vem. O presidente do Sinduscon, Sindicato da Construção Civil, CLEONOR MAHL, vai presidir o Conselho em 2024. O nome do engenheiro civil foi apresentado pelo atual presidente, JUARES DOS SANTOS JUNIOR e aceito pelas demais entidades. Desse modo, CLEONOR vai substituir JUARES no Conselho, mantendo a tradição de rodizio entre as entidades que integram o colegiado. Ele vai ficar no comando do conselho até o final de 2024 e disse que vai da continuidade aos trabalhos do mandato da direção que está terminando.
A pauta do Conselho das Entidades Empresariais é composta por questões que envolvem o desenvolvimento regional. A afirmação é do novo presidente do Conselho, CLEONOR MAHL. De acordo com ele, um dos temas é a ampliação do Hospital Regional do Extremo-oeste.CLEONOR disse que vai continuar trabalhando com essa prioridade. Ele comentou que o Conselho das Entidades vai lançar uma campanha para aumentar a cobrança em relação a liberação de recursos para a obra de ampliação do hospital.
Outro tema que deve receber atenção especial do Conselho das Entidades Empresariais é a instalação de um banco de sangue no município de São Miguel do Oeste. A informação é do novo presidente do Conselho, CLEONOR MAHL. Ele explicou que existe uma mobilização, junto com o município, para a instalação de uma unidade do Hemosc na cidade. CLEONOR disse que esse é um pleito muito importante para a região já que a vinda do Hemosc vai acabar com os deslocamento de doadores do extremo-oeste para Chapecó. O presidente também destacou que o Conselho das Entidades vai continuar acompanhando outras necessidades da região, com o Curso de Medicina, as reformas no aeroporto Helio Wasun, a construção da ponte sobre o Rio Uruguai e a aduana de Paraíso.
Um homem de 64 anos morreu depois de sofrer uma queda em uma ribanceira no interior do município de Caibi. O acidente aconteceu na tarde de ontem na comunidade de Linha São Roque. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado, mas, ao chegar no local, a vítima já estava morta. O ponto onde o idoso sofreu a queda era de cerca de três metros de altura. Segundo os bombeiros, o local era de difícil acesso em meio a mata fechada. O idoso caiu na ribanceira no momento em que realizava o corte de arvores. O corpo foi retirado e levado para o Instituto Médico Legal. O caso será investigado pela Polícia Civil.
Dois homens assaltaram uma boate localizada no bairro Progresso e fugiram com jóias e um carro do estabelecimento na madrugada desta quinta-feira. O roubo aconteceu por volta das duas horas. De acordo com a PM, dois homens entraram na boate e anunciaram o assalto. Um deles estava armado. Eles mandaram as pessoas que estavam no local deitarem no chão. Os ladrões algemaram a proprietária do estabelecimento e fugiram com o carro da vítima. Eles também roubaram joias e os aparelhos de telefone celular de todos. Depois de fugir com o Corola da vítima, um terceiro homem pegou a moto usada pelos bandidos e saiu do local.
As imagens do sistema de videomonitoramento da boate registraram toda a ação dos homens que assaltaram o local na madrugada de hoje. Pelas câmeras externas é possível ver o momento em que eles chegam e deixam a moto do lado da entrada principal. Os dois homens usam calça e casaco com capuz. Um deles tem uma mochila nas costas. Eles entram no local e rendem, inicialmente os frequentadores. Outra câmera mostra um dos assaltantes pulando a área do bar. Em seguida, eles deixam a boate pela mesma porta que entraram e roubam o carro da proprietário que estava estacionado na frente da boate. Logo depois, é possível ver um terceiro suspeito saindo debaixo de um caminhão. Ele vai até o pátio da boate, pega a moto e foge.
O veículo roubado na madrugada desta quinta-feira em uma boate do bairro Progresso foi recuperado no começo da manhã de hoje. O carro foi abordado pela Polícia Militar do Paraná na cidade de Ampére. O casal que estava no carro foi preso e levado para a delegacia de polícia da cidade. A Polícia Militar de Santa Catarina e do Paraná continua mobilizada para a localização de outras pessoas que participaram do crime. O homem que fugiu com a moto usada pelos dois assaltantes ainda não foi localizado. O caso será investigado pela Polícia Civil de São Miguel do Oeste.