ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-12-2021 Terça-Feira

-DESEMPREGO CAI PARA 12 VÍRGULA UM POR CENTO EM OUTUBRO NO PAÍS

-SC NÃO VAI EXIGIR PRESCRIÇÃO MÉDICA PARA VACINAR CRIANÇAS CONTRA COVID

-MUNICÍPIOS RECORREM A RIOS MAIORES PARA SUPRIR DEMANDAS NO ABASTECIMENTO ÁGUA

-BELMONTE ENCAMINHA AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA ABRIR ACESSO AO PEPERI-GUAÇU; E SJO BUSCA ÁGUA EM MAIS DOIS PONTOS NO RIO URUGUAI

-APÓS EMITIR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, DESCANSO BUSCA ALTERNATIVAS PARA POSSÍVEL PROLONGAMENTO DA ESTIAGEM

-EM IPORÃ DO OESTE, DECRETO PROÍBE DESPERDÍCIO DE ÁGUA

-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E TRÁFICO DE DROGAS

-CORPO DE BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE REGISTRA DUAS OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO EM MENOS DE 24 HORAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de 16 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.


O regime Talibã anunciou neste domingo que as mulheres que desejam viajar longas distâncias devem estar acompanhadas por um homem de sua família imediata, um novo sinal do endurecimento do regime, apesar de suas promessas iniciais. A recomendação, divulgada pelo ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão, e que circula nas redes sociais, também pede aos motoristas que aceitem mulheres em seus veículos apenas se elas usarem o "véu islâmico". A diretriz foi divulgada poucas semanas depois de o ministério solicitar aos canais de televisão do país que não exibam "novelas com mulheres", além de exigir que as jornalistas usem o "véu islâmico" diante das câmeras.


O número de mortos na passagem de um dos tufões mais violentos pelas Filipinas nos últimos anos subiu para 388. A Defesa Civil de Manila informou que o balanço da passagem do tufão Rai, que afetou o centro e o sul do arquipélago em 16 e 17 de dezembro, aumentou para 388 mortos, com 60 desaparecidos e centenas de feridos. O balanço anterior citava 375 mortos. Mais de 300 mil pessoas continuam em abrigos e outras 200 mil estão nas casas de parentes ou amigos. Em 2013, o supertufão Haiyan deixou sete mil e 300 mortos ou desaparecidos no centro das Filipinas.


Os Estados Unidos e a Rússia irão dialogar em 10 de janeiro sobre controle de armas nucleares e as tensões com a Ucrânia. A informação foi repassada por um porta-voz de Segurança Nacional à Agência France Press nesta segunda-feira. A reunião bilateral em 10 de janeiro acontecerá no âmbito do diálogo estratégico de segurança lançado pelos presidentes JOE BIDEN e VLADIMIR PUTIN durante sua cúpula em Genebra, em junho passado. Além disso, um encontro entre a Rússia e a Otan poderia acontecer em 12 de janeiro, seguido, em 13 de janeiro, por um encontro entre a Rússia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, que também tem os Estados Unidos como integrante.


Subiu para 20 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. Em todo o estado, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal. Os dois óbitos mais recentes foram registrados em Itabuna, e confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica da cidade. De acordo com a Sudec, a Bahia tem 16 mil pessoas desabrigadas, o que significa dizer que elas precisam ser alojadas pelas prefeituras. Além disso, outras 19.580 ficaram desalojadas, ou seja, também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município.


O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou na tarde desta segunda-feira que aguarda o fim da consulta pública para começar a vacinar crianças a partir dos 5 anos de idade contra a Covid-19. Mais cedo, o Ministério da Saúde emitiu uma nota informando que a vacinação de crianças pode começar ainda em janeiro de 2022. A pasta destacou ainda que a recomendação é de inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e que não há divergência em relação às recentes cobranças do Supremo Tribunal Federal que deu cinco dias ao governo federal para explicar a exigência de prescrição médica e informar o cronograma vacinal das crianças.


A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12 vírgula um por cento no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12 milhões e 900 mil brasileiros. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia de coronavírus. Apesar da queda do desemprego, o rendimento médio real da população ocupada encolheu pelo quinto trimestre seguido, para uma mínima histórica. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego estava em 12 vírgula seis por cento, atingindo 13 milhões e 500 pessoas.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística atualizou nesta segunda-feira o número de vagas temporárias para o Censo Demográfico 2022 em Santa Catarina. São sete mil 735 oportunidades no estado, 72 a mais do que divulgado na quarta-feira. No Brasil, são oferecidas mais de 204 mil vagas. As inscrições vão até a próxima quarta-feira. Durante as inscrições para recenseadores, agentes censitários supervisor e municipal, os candidatos deverão escolher a área de trabalho. A taxa para participar da seleção varia de 57 e 60 reais, dependendo do cargo. A prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022 e podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas.


Santa Catarina confirmou mais dois casos da variante Ômicron da Covid-19 nesta segunda-feira e chegou a três no total. São duas moradoras de São José e Palhoça, na Grande Florianópolis, que não têm histórico de viagem recente para outro país. As pacientes têm 38 e 35 anos. A Secretaria de Estado da Saúde ainda investiga se a situação seria uma transmissão local. Ao menos 58 casos suspeitos estão sendo investigados pelo Laboratório Central de Saúde Pública. Os municípios onde há essas investigações não foram divulgados, mas Florianópolis já informou que tem casos em investigação.


O governo de Santa Catarina vai disponibilizar vacinas da Pfizer autorizadas pela Anvisa contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, independente de prescrição médica. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pela Comissão Intergestores Bipartite, que conta com representantes das Secretarias de Saúde dos do município e do Estado. A imunização vai começar somente quando o Ministério da Saúde enviar as doses específicas para eles. Para vacinar, as crianças precisarão estar acompanhadas dos pais e com um documento de identificação para que o registro seja feito, sem a exigência da prescrição médica. Outros 15 estados já anunciaram a mesma decisão.


-MUNICÍPIOS RECORREM A RIOS MAIORES PARA SUPRIR DEMANDAS NO ABASTECIMENTO ÁGUA

-BELMONTE ENCAMINHA AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL PARA ABRIR ACESSO AO PEPERI-GUAÇU

-SJO BUSCA ÁGUA EM MAIS DOIS PONTOS NO RIO URUGUAI

-APÓS EMITIR SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA, DESCANSO BUSCA ALTERNATIVAS PARA POSSÍVEL PROLONGAMENTO DA ESTIAGEM

-EM IPORÃ DO OESTE, DECRETO PROÍBE DESPERDÍCIO DE ÁGUA


O escritório regional da Epagri, em São Miguel do Oeste, encerrou 2021 superando as estimativas que foram registradas em 2020. A declaração é do gerente regional SIDNEI SIMON. Conforme ele, no final do ano passado a Epagri atingiu uma cobertura de atendimentos que se aproximou dos 70 por cento. Antes mesmo de encerrar este ano, a empresa soma cerca de 80 por cento da cobertura de atendimentos. O gerente regional explicou que isso representa que oito em cada dez agricultores buscaram pelos serviços no extremo-oeste em 2021. Mas apesar de um bom número, ele avalia que esta quantidade deveria ser maior. SIMON também comentou que o estado catarinense tem um retorno de quase sete reais a cada real investido na extensão rural e na pesquisa agropecuária em Santa Catarina. Isso mostra que os agricultores têm acreditado nos modelos de trabalho da empresa. Neste ano a Epagri completou 30 anos de serviços prestados aos agricultores. O gerente regional ainda comentou que o extremo-oeste tem se destacado na produção de leite.


A Epagri regional também está monitorando a situação da cigarrinha no extremo-oeste. O gerente regional SIDNEI SIMON, comentou que a Epagri está monitorando em três pontos esta situação, sendo: em Dionísio Cerqueira, em São Miguel do Oeste e em Itapiranga. Devido ao período de baixa precipitação, ele comentou que a Epagri já detectou uma intensidade maior das cigarrinhas em certas plantações. A maior preocupação da empresa é com a próxima plantação de milho, seja de silagem ou de grãos, principalmente com os agricultores que optarem em fazer o reaproveitamento da primeira safra de grão para segunda safra de silagem.


Após a entrega de boletins, formaturas e encerramento das atividades do ano letivo de 2021, a Secretaria de Educação de Descanso já organiza as atividades do próximo ano. O responsável da pasta de Educação no município, MAICON ROSIN, lembra que a partir do dia cinco de janeiro, na quarta-feira da próxima semana, haverá atendimento na Creche Professora Gracinha, da cidade, destinado aos pais que não conseguem ficar com seus filhos por conta de vínculos empregatícios. O secretário detalha que muitos pais não têm férias nesse período e comprometiam grande parte do salário para pagar alguém que cuidasse dos filhos, por isso o órgão público decidiu providenciar aulas nesse período. Já na próxima segunda-feira, dia três, professores da creche e ACTs iniciam os trabalhos. Na terça, haverá formação e planejamento, um dia antes de voltar a receber as crianças na creche.


O secretário de Educação de Descanso, MAICON ROSIN, salienta que 39 crianças estão matriculadas para as aulas a partir do dia cinco de janeiro, em período integral. O atendimento na Creche Professora Gracinha será das seis e meia até às 18h30. Quanto às demais escolas, o secretário de Educação explica que elas estarão fechadas em janeiro, com retorno das aulas presenciais no dia oito de fevereiro. Os professores desses educandários estão de férias, junto com as direções. ROSIN salienta que haverá organização interna, com algumas atividades que precisam ser realizadas nas escolas. A expectativa é que os alunos sejam recebidos com o melhor espaço possível para o longo ano letivo de 2022.


Belmonte recorre ao Rio Peperi para suprir abastecimento de água. A informação é do diretor de Transportes e Obras, LENOIR KOSLOSKI. Segundo ele, após muitos dias de estiagem, o Rio Tabajara está secando, por isso o município busca autorização ambiental para deslocar máquina e abrir acesso ao Rio Peperi-Guaçu. KOSLOSKI comenta que a demanda é muito grande e além do Tabajara, os rios pequenos também estão secando, e falta água para fornecer aos agricultores. O volume transportado pelo município supera 100 mil litros diários. Dois caminhões da prefeitura e trator com distribuidor transportam cada um cinco mil litros e fazem mais de 20 viagens ao dia. Mesmo no feriado, conforme o diretor, o transporte não parou sequer um dia, seja no sábado de Natal ou no domingo.


Caso a estiagem se prolongue, o município, que já decretou situação de emergência, vai terceirizar mais um caminhão pipa. Conforme o diretor de Transportes e Obras, LENOIR KOSLOSKI, se não houver chuva, a partir da próxima semana será terceirizado mais um caminhão para transportar às propriedades rurais de Belmonte. Ele cita que existem poços artesianos nas propriedades de ANTÔNIO REVERS e ODOLIR WRONSKI, e agradece por disponibilizarem ao município, que fornece para consumo humano. KOSLOSKI também agradece aos servidores que estão trabalhando muito além do horário de expediente para providenciar o abastecimento, e comenta que o prefeito vai pagar hora extra. Ele pede para a população poupar água, de modo a não faltar aos animais, lembrando que 90 por cento do movimento econômico de Belmonte vem da agricultura.


SJO preparou mais dois pontos de acesso ao Rio Uruguai para buscar água. O secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município, ROGÉRIO RECH, detalha que esses pontos ficam nas comunidades de Sede Capela e Chapéu, no interior de Itapiranga. Outro caminhão, esse terceirizado, transporta a partir do mesmo rio, às margens da cidade de Itapiranga. RECH, que também é coordenador da Defesa Civil de SJO, observa que o subsolo está desabastecido e isso se percebe nos pequenos riachos, que estão praticamente secos. No Rio Jundiá ainda há um pouco de vazão, enquanto os demais estão em quantidade abaixo da mínima considerada para manter a vida no rio. A administração também reabriu acesso em um ponto no Rio Fortaleza. Conforme o secretário de Agricultura, esse ponto existia há 18 anos, mas não era mais usado e não tinha condições de tráfego. ROGÉRIO RECH lembra que esse local não vai durar muito tempo se a estiagem continuar nessa situação.


Município depende das poucas fontes que existem no interior. De acordo com o secretário de Agricultura de SJO, ROGÉRIO RECH, algumas propriedades são mais privilegiadas em fontes de água, mas a grande maioria apresenta dificuldades, especialmente no volume demandado em época de estiagem, onde o consumo aumenta significativamente. O abastecimento humano, segundo RECH, é a prioridade número um da administração, e a demanda cresce diariamente. O município inclusive deslocou máquinas para abertura de outros locais aonde ainda havia possibilidade de encontrar água, especialmente para transporte. ROGÉRIO RECH salienta que SJO emprega toda sua frota no transporte de água, por isso no momento não sobra caminhão para fazer outros serviços. O transporte de água para consumo humano, conforme o secretário, ocorre inclusive no interior, onde não há rede pública. Uma parte do consumo humano está sendo atendida no momento, e caso a demanda continue crescendo no ritmo atual, o secretário estima que em algum momento haverá maiores dificuldades.


SJO não tem estrutura de transporte para consumo animal. A afirmação é do secretário de Agricultura, ROGÉRIO RECH. Ele enfatiza que o município está ajudando os produtores no sentido logístico, identificando pontos onde ainda existe possibilidade de buscar água. O secretário comenta que nesse momento toda ação é paliativa, e se não tiver água num local será necessário buscar em outro. Reitera que não existe uma solução momentânea ou um projeto que resolva o problema em poucas semanas. A administração de SJO também repassa contatos de possíveis transportadores que ainda tem disponibilidade de tempo, caminhão ou tanque para fazer o transporte. ROGÉRIO RECH avalia o cenário da estiagem como catastrófico e aponta que a previsão não é otimista quanto ao abastecimento de água nos próximos dias, sem chuvas em volume suficiente para a realidade da região. Na estimativa do secretário, seriam necessários mais de 300 milímetros de chuva para criar certa tranquilidade. Ele pede para as pessoas economizarem, com uso racional da água, já que ela é um bem escasso.


Descanso enviou na última quinta-feira o decreto de situação de emergência ao estado. Segundo o prefeito SADI BONAMIGO, a decisão foi tomada após reunião com a Defesa Civil, ainda na última semana, e também com o conselho municipal. O objetivo com esse decreto é contratar mais caminhões para transporte de água e ajudar os agricultores a negociarem suas perdas no futuro. O prefeito registra que o município está há praticamente um mês sem chuva e aguarda o reconhecimento do estado para que o decreto tenha validade. BONAMIGO detalha que Descanso transporta água com dois caminhões pipa, com trabalho constante, e também já foram transportados vários tanques de distribuidor líquido. Caso a estiagem prossiga nesse ritmo, o prefeito admite que daqui a alguns dias o município não saberá como amenizar a situação. SADI BONAMIGO manifesta um sofrimento grande pela situação e espera que o estado reconheça a situação de imediato, para poder tomar mais ações a partir do decreto.


O prefeito SADI BONAMIGO salienta que em Descanso existe a propriedade de RENATO LASTA, que tem ajudado muito o município com captação de água, inclusive tratada. É uma água com todas as recomendações da vigilância sanitária e que está sendo distribuída no município. Segundo BONAMIGO, hoje os animais requerem água de qualidade semelhante à destinada para consumo humano, por isso não pode ser mais ser retirada de qualquer riacho ou córrego. SADI BONAMIGO também observa que entre 25 a 35 por cento da produção nas lavouras do município já se perdeu devido à estiagem, aliada ao calor intenso. A preocupação também se estende para a produção de frango, suíno e leite, que são prejudicadas pela estiagem e calor.


Iporã do Oeste decretou situação de emergência na tarde de ontem, após reunião da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil. O município transporta diariamente em média 500 mil litros de água, que no momento atendem mais de 80 famílias de forma individual, além das associações comunitárias de Lagoa dos Patos, São Lourenço e Esquina Gaúcha. Já são 100 mil litros a mais em relação à última semana. No total, nove caminhões, sendo cinco do município e quatro terceirizados, fazem o transporte. A água é captada do riacho Jundiá, do rio Antas e de um reservatório no CTG. Um levantamento realizado pela Epagri aponta que até o momento a estiagem prolongada ocasionou perdas no milho para grão, que já chegam a 35 por cento, milho para silagem 25 por cento, soja, também com 25 por cento, e na bovinocultura de leite as perdas estimadas são de 15 por cento. Em valores, as perdas já representam quase 24 milhões de reais.


Em função da falta de chuvas e da situação da estiagem que se agrava a todo dia, a administração de Iporã do Oeste alerta a população sobre a necessidade de economizar água. Considerando também a grande demanda que tem sido gerada pelo transporte de água e o uso dos caminhões para essa finalidade, os serviços de recolha de galhos e entulhos estão temporariamente suspensos. A solicitação é para as famílias não depositarem esses materiais para recolha. Já na manhã de hoje, a administração de Iporã do Oeste instituiu decreto que proíbe o desperdício de água em todo o território municipal. Com a publicação, fica proibida utilização de água fornecida pelo município, por meio da CASAN, para abastecimento e substituição de água de piscinas, utilização de lava jatos de uso doméstico, lavagem de veículos em geral, fachadas, calçadas, pisos, ruas, muros, vidraças, telhados e similares, bem como a rega abusiva de plantas, jardins, canteiros e afins. Quando o desperdício for constatado pela CASAN, o órgão encaminhará as informações necessárias do suposto infrator à fiscalização de serviços públicos, para início do procedimento de autuação.


-HOMEM É PRESO POR VIOLÊNCIA DOMÉSTICA E TRÁFICO DE DROGAS

-CORPO DE BOMBEIROS DE IPORÃ DO OESTE REGISTRA DUAS OCORRÊNCIAS DE INCÊNDIO NAS ÚLTIMAS 24 HORAS


A Polícia Militar Rodoviária Estadual informou nesta segunda-feira os números finais da Operação Natal 2021. Nenhuma morte foi registrada no período, enquanto no ano passado foram constatadas duas mortes nas rodovias estaduais. Ao todo, em 2021 foram registrados 63 acidentes, o que representa uma redução de 40,57 por cento em comparação a 2020, que contabilizou 106 acidentes. Foram 31 acidentes com feridos e 32 acidentes sem vítimas. O número de veículos envolvidos também acabou sofrendo uma redução de 43,09 por cento, passando de 181 para 103. Já o número de pessoas feridas é que acabou não sendo positivo, passando de 10 para 41. Os dados são do Comandante do Posto 12 da PRE, em Iporã do Oeste, Sargento EDSON BARBOSA.


Já a PRF registrou aumento do número de acidentes, mortos e feridos em SC. A fiscalização da Polícia Rodoviária Federal ocorreu entre os dias 23 e 26 deste mês, portanto com quatro dias de operação. Ao todo aconteceram 93 acidentes, 17 a mais do que no ano passado. O número de mortos em 2021 chegou a seis, sendo que na operação do ano passado foram quatro, um aumento de 50 por cento. Já os feridos foram 111, 15,6 por cento acima de 2020, quando 96 pessoas sofreram lesões em acidentes nas estradas federais. Durante a fiscalização, a PRF flagrou, mais uma vez, centenas de condutas perigosas em Santa Catarina nestes quatro dias de fiscalização. 142 motoristas dirigindo sob efeito de álcool, 139 ultrapassagens em locais proibidos, 438 motoristas ou passageiros sem cinto de segurança, 56 crianças sendo transportadas sem cadeirinha e 29 condutores manuseando o celular.


Um homem foi detido por violência doméstica e tráfico de drogas na tarde desta segunda-feira, no centro de São Miguel do Oeste. Com o homem, a Polícia Militar encontrou maconha, ecstasy e cocaína, além de balança de precisão e uma grande quantidade de dinheiro. Os policiais se deslocaram após denúncia de violência doméstica e em contato com o casal, a mulher alegou que sofria agressões e ameaças do companheiro. Em buscas, os policiais encontraram no apartamento duas embalagens com Ecstasy, com o total de 121 Comprimidos, 10.6 Gramas de cocaína, 21.7 Gramas de maconha e um triturador de fumo. No veículo do autor foi localizado um comprimido de Ecstasy, além de três mil 450 reais em espécie. O homem foi detido e encaminhado à Delegacia de Polícia para os procedimentos cabíveis. A mulher foi encaminhada à DPCAMI para atendimento da Polícia Civil. A ação contou com a participação do Tático da PM, Rádio Patrulha e Canil Setorial.


O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste registrou duas ocorrências de incêndio em vegetação nas últimas 24 horas. A primeira foi na comunidade de Iratim, no interior do município, quando por volta das 12h30 desta segunda-feira, duas viaturas dos bombeiros combateram fogo numa área de aproximadamente 800 metros quadrados. Foram utilizados 300 litros de água com auxílio do kit pickup, e o tempo de combate às chamas e rescaldo foi de aproximadamente uma hora. O segundo incêndio foi registrado no início da manhã de hoje. Duas guarnições do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste se deslocaram até a Rodovia Pinhal, na direção para o município de Tunápolis, para combater fogo em plantação de eucaliptos. A área atingida foi de aproximadamente sete mil metros quadrados.


Para combate às chamas e rescaldo foram utilizados aproximadamente cinco mil e 300 litros de água, por cerca de uma hora e 20 minutos. As guarnições conseguiram evitar que o fogo se alastrasse para a plantação de milho e de lenhas que estavam estocadas na propriedade. Também foi possível evitar que o fogo se alastrasse para a propriedade vizinha, da colega de trabalho, a Soldada Bombeira Militar LEILA SCHWENGBER. Nas duas ocorrências atendidas pelos bombeiros de Iporã do Oeste, os proprietários não souberam informar o motivo do início das chamas. Eles alertam que incêndios estão sendo rotineiros, principalmente com a estiagem.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.