De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O regime Talibã anunciou neste domingo que as mulheres que desejam viajar longas distâncias devem estar acompanhadas por um homem de sua família imediata, um novo sinal do endurecimento do regime, apesar de suas promessas iniciais. A recomendação, divulgada pelo ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão, e que circula nas redes sociais, também pede aos motoristas que aceitem mulheres em seus veículos apenas se elas usarem o "véu islâmico". A diretriz foi divulgada poucas semanas depois de o ministério solicitar aos canais de televisão do país que não exibam "novelas com mulheres", além de exigir que as jornalistas usem o "véu islâmico" diante das câmeras.
O número de mortos na passagem de um dos tufões mais violentos pelas Filipinas nos últimos anos subiu para 388. A Defesa Civil de Manila informou que o balanço da passagem do tufão Rai, que afetou o centro e o sul do arquipélago em 16 e 17 de dezembro, aumentou para 388 mortos, com 60 desaparecidos e centenas de feridos. O balanço anterior citava 375 mortos. Mais de 300 mil pessoas continuam em abrigos e outras 200 mil estão nas casas de parentes ou amigos. Em 2013, o supertufão Haiyan deixou sete mil e 300 mortos ou desaparecidos no centro das Filipinas.
Os Estados Unidos e a Rússia irão dialogar em 10 de janeiro sobre controle de armas nucleares e as tensões com a Ucrânia. A informação foi repassada por um porta-voz de Segurança Nacional à Agência France Press nesta segunda-feira. A reunião bilateral em 10 de janeiro acontecerá no âmbito do diálogo estratégico de segurança lançado pelos presidentes JOE BIDEN e VLADIMIR PUTIN durante sua cúpula em Genebra, em junho passado. Além disso, um encontro entre a Rússia e a Otan poderia acontecer em 12 de janeiro, seguido, em 13 de janeiro, por um encontro entre a Rússia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, que também tem os Estados Unidos como integrante.
Subiu para 20 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. Em todo o estado, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal. Os dois óbitos mais recentes foram registrados em Itabuna, e confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica da cidade. De acordo com a Sudec, a Bahia tem 16 mil pessoas desabrigadas, o que significa dizer que elas precisam ser alojadas pelas prefeituras. Além disso, outras 19.580 ficaram desalojadas, ou seja, também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou na tarde desta segunda-feira que aguarda o fim da consulta pública para começar a vacinar crianças a partir dos 5 anos de idade contra a Covid-19. Mais cedo, o Ministério da Saúde emitiu uma nota informando que a vacinação de crianças pode começar ainda em janeiro de 2022. A pasta destacou ainda que a recomendação é de inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e que não há divergência em relação às recentes cobranças do Supremo Tribunal Federal que deu cinco dias ao governo federal para explicar a exigência de prescrição médica e informar o cronograma vacinal das crianças.
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12 vírgula um por cento no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12 milhões e 900 mil brasileiros. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia de coronavírus. Apesar da queda do desemprego, o rendimento médio real da população ocupada encolheu pelo quinto trimestre seguido, para uma mínima histórica. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego estava em 12 vírgula seis por cento, atingindo 13 milhões e 500 pessoas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística atualizou nesta segunda-feira o número de vagas temporárias para o Censo Demográfico 2022 em Santa Catarina. São sete mil 735 oportunidades no estado, 72 a mais do que divulgado na quarta-feira. No Brasil, são oferecidas mais de 204 mil vagas. As inscrições vão até a próxima quarta-feira. Durante as inscrições para recenseadores, agentes censitários supervisor e municipal, os candidatos deverão escolher a área de trabalho. A taxa para participar da seleção varia de 57 e 60 reais, dependendo do cargo. A prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022 e podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas.
Santa Catarina confirmou mais dois casos da variante Ômicron da Covid-19 nesta segunda-feira e chegou a três no total. São duas moradoras de São José e Palhoça, na Grande Florianópolis, que não têm histórico de viagem recente para outro país. As pacientes têm 38 e 35 anos. A Secretaria de Estado da Saúde ainda investiga se a situação seria uma transmissão local. Ao menos 58 casos suspeitos estão sendo investigados pelo Laboratório Central de Saúde Pública. Os municípios onde há essas investigações não foram divulgados, mas Florianópolis já informou que tem casos em investigação.
O governo de Santa Catarina vai disponibilizar vacinas da Pfizer autorizadas pela Anvisa contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, independente de prescrição médica. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pela Comissão Intergestores Bipartite, que conta com representantes das Secretarias de Saúde dos do município e do Estado. A imunização vai começar somente quando o Ministério da Saúde enviar as doses específicas para eles. Para vacinar, as crianças precisarão estar acompanhadas dos pais e com um documento de identificação para que o registro seja feito, sem a exigência da prescrição médica. Outros 15 estados já anunciaram a mesma decisão.
Ano de muito trabalho e grandes resultados na diretoria da fazenda de Campo Erê. Der acordo com EDSON SACARDO – um dos responsáveis pela gestão financeira do município, todo o esforço de 2021 está sendo compensado pelos efeitos que já consegue ver nas contas públicas. Comenta que deu destaque para a melhoria do atendimento no setor, diminuindo a burocracia, aumentando a eficiência e valorizando o comércio local. Para que isso fosse possível fez um controle diário dos recursos, além da fiscalização para que tudo ocorresse de maneira correta em Campo Erê.
Campo Erê chega ao fim de 2021 com superávit. O diretor de gestão fazendária - EDSON SACARDO, explica que isso significa que, mesmo com todas as obras, a administração terminou o ano com dinheiro em caixa, que deve ser usado para dar contrapartida em obras futuras. Segundo EDSON, a prefeita cobra aproximação com os secretários, orientando a melhor maneira de aplicar os recursos. Outra grande preocupação da administração, é fazer o pagamento dos fornecedores sempre em dia. Ele explica que esse esforço busca recuperar a confiança do comércio local na prefeitura, e é mais um objetivo concluído em 2021.
Economia é gerada com a aplicação correta dos recursos. Como conta EDSON SACARDO – diretor de gestão fazendária de Campo Erê, foi feito um trabalho em cada setor individualmente, buscando a melhor forma de aumentar a eficiência nos investimentos. O responsável pela gestão financeira destaca o empenho na Secretaria de Saúde, por causa do grande volume de recursos movimentados. Para que fosse possível planejar economia numa área tão delicada quanto a saúde, foi contratada uma empresa especializada em assessoria, que também faz um trabalho completo na parte de orientação.
Tempo de espera por pequenas cirurgias diminuiu muito em 2021. O diretor de gestão fazendária - EDSON SACARDO, salienta que ao perceber que algumas pessoas esperavam anos para fazer um procedimento simples, junto com a prefeita, foi atrás de recursos. Ele conta que, nos últimos quatro meses do ano, a média de pagamento foi acima de 100 mil reais para as pequenas cirurgias, sem comprometer recurso do município nem da secretaria. Outra mudança muito importante foi na aquisição de combustível. EDSON informa que há algum tempo uma empresa de fora havia ganhado a licitação. Para esse ano, valorizando o comércio local, dois postos fornecem o combustível para a prefeitura. O diretor destaca que somente essa alteração faz com que mais 800 mil reais girem dentro de Campo Erê.
Campo Erê já tem pontos com falta de abastecimento da Casan. De acordo com o gerente local da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento - ARENOR WAGNER, o longo período sem chuva, somado com o aumento no consumo nessa época do ano, colocam em risco o abastecimento de água no município. Segundo ele, com o final do ano muitas pessoas entram em férias, ficam mais em casa e consequentemente o consumo aumenta em toda a cidade. Com mais tempo livre, as pessoas gastam mais, principalmente lavando carros e calçadas, e enchendo piscinas.
Apesar da escassez de chuva o rio que abastece a Casan de Campo Erê segue com nível bom. O gerente local da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento do município – ARENOR WAGNER, salienta que a capacidade de coleta de água não está sendo o problema nesse momento. Entretanto, explica que o consumo muito maior que a média habitual, faz com que a quantidade de água coletada e tratada no reservatório da Casan seja menor que o consumido pela população. Conforme ARENOR, há municípios da região que já estão tendo que adotar o sistema de 24 horas com e 24 sem liberação de água. Porém, Campo Erê consegue manter o abastecimento o dia todo, desde que as pessoas reduzam o consumo.
Campo Erê pode enfrentar desabastecimento geral de água. Até o momento só chegaram a ficar sem água na torneira as residências localizadas nos pontos mais altos da cidade, como alerta o gerente local da Casan – ARENOR WAGNER. Comenta que para isso não se concretizar, a coleta de água não pode parar. A companhia está sempre fazendo as manutenções para o bom funcionamento da rede de distribuição, e para alguns trabalhos pode ser necessário desligar a bomba. Por isso, o gerente reforça: uma pequena economia de cada um é o suficiente para que Campo Erê saia do risco de desabastecimento.
Pequeno agricultor ainda precisa muito do poder público. Quem admite é a prefeita de Campo Erê. ROZANE MOREIRA reconhece que o atendimento no interior ainda não é o ideal, apesar de todo esforço que faz a administração municipal. Problema é que o orçamento para o setor é muito pequeno, apesar deste ano a prefeitura ter destinado mais recursos para recuperação das máquinas para poder atender as comunidades. Várias peças estavam sucateadas. Depois de 7 anos parada foi recuperada a escavadeira hidráulica. Há 5 anos um caminhão estava encostado e também voltou a funcionar. Esse é o caso de várias máquinas, o que precisou de elevadas somas de recursos.
Por 6 meses a fio foi investido no parque de máquinas de Campo Erê para deixar funcionando. A ideia da prefeita ROZANE MOREIRA é comprar ano que vem, um rolo compactador. Também está nos planos aquisição de uma retroescavadeira, novos. Meio milhão de reais foram gastos na terceirização para arrumar 30 quilômetros de estradas que dão acesso a Área Nova e Camargo. ROZANE garante que agora, cada vez que uma máquina do município quebrar a prefeitura vai terceirizar uma substituta. O DMER fez um estoque de tubos para fazer bueiros. Foi encaminhado todo maquinário que tinha condições de ser consertado.
Polícia Militar está preparada para o período de festas no fim do ano. De acordo com o sargento da PM na comarca de Marmeleiro - MÁRCIO APOLLO, o efetivo é reforçado por causa do aumento do fluxo de pessoas que tradicionalmente ocorre em todos os municípios. Comenta que um dos principais trabalhos de prevenção nesse período do ano é na orientação de como evitar furtos. Informa que o principal alvo costuma ser residências, já que muitas famílias vão viajar e a quantidade de pessoas nas ruas cresce bastante.
Polícia Militar trabalha em parceria com a população. O sargento MÁRCIO APOLLO, da PM de Marmeleiro, conta que devido a essa proximidade, os moradores ficam a vontade para fazer denúncias e passar informações importantes aos militares. Assim, as pessoas se sentem mais seguras, ajudando a Polícia Militar, sem ninguém precisar se identificar. Conforme APOLLO, as informações podem ser repassadas pelo celular que fica na viatura, o 46 9 8802-8190, através do fixo da PM: 3525-1054, ou simplesmente no 190. Outra maneira de contatar os policiais é via whatsapp, no 9 9929-9499. Porém, o sargento esclarece que no whats não são aceitas ligações, somente informações e orientações.
Incêndio em galpão leva oito horas para ser apagado. Por volta das 17 horas e 45 minutos de ontem, a guarnição do Corpo de Bombeiros de Campo Erê, foi acionada para atendimento de incêndio na Rodovia SC-305, próximo a ETA da Casan, interior de Campo Erê. Ao chegar no local a guarnição deparou-se com galpão de grande metragem, contendo grande quantidade de feno, serragem, adubo químico, madeira, pneus, implementos agrícolas, entre outros. Após o resfriamento do local, foi possível retirar um trator, que ainda encontrava-se dentro do galpão, e começar os trabalhos para retirada do material combustível, com ajuda de uma retroescavadeira e um trator de concha.
O local estava extremamente quente e com fumaça densa e tóxica. Foi retirado boa parte do material, após efetuado o rescaldo, foram utilizados cerca de 110 mil litros de água. A Guarnição contou com apoio do Corpo de Bombeiros de Palma Sola e São Lourenço do Oeste. O combate e rescaldo durou cerca de oito horas, e 14 bombeiros atuaram na ocorrência, sendo Militares, Agentes de Defesa Civil e Bombeiros Comunitários, mais alguns civis que trabalham na fazenda auxiliaram no transporte e abastecimento de água. As causas do incêndio ainda não foram apuradas.
Vítima de acidente na SC-305 aguarda transferência para UTI. Uma motociclista de 28 anos de idade, vítima de um acidente no início da noite de domingo, está em estado grave de saúde e aguarda transferência para a UTI do Hospital Regional de São Miguel do Oeste. Segundo a PMRv, o acidente ocorreu por volta das 18h30, de domingo no KM 82,350 da rodovia estadual SC-305 em Guaraciaba, sentido a Anchieta. A mulher conduzia uma moto Biz 125, emplacada em São Miguel do Oeste, quando saiu da pista e capotou na rodovia estadual.
Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros de Guaraciaba na pista inconsciente, com ferimentos na cabeça e sangramento pelo nariz. De imediato os socorristas realizaram o atendimento pré-hospitalar e a encaminharam ao Hospital São Lucas de Guaraciaba num primeiro momento e na sequência foi levada para o Hospital Regional de São Miguel.