-DESEMPREGO CAI PARA 12 VÍRGULA UM POR CENTO EM OUTUBRO NO PAÍS
-SC NÃO VAI EXIGIR PRESCRIÇÃO MÉDICA PARA VACINAR CRIANÇAS CONTRA COVID
-DUAS MIL PESSOAS AGUARDAM PROCEDIMENTOS DE ALTA E MÉDIA COMPLEXIDADE
-PREFEITURA ATINGE METAS FISCAIS E ENCERRA ANO COM GASTO DE PESSOAL DE 42%
-EPAGRI MONITORA SITUAÇÃO DA CIGARRINHA NAS LAVOURAS DA REGIÃO
-BAIXO VOLUME DE CHUVAS PARA SAFRA DO MILHO SILAGEM PREOCUPA SINTRAF
-CONDER MUNICIPAL EMITIU MENSALMENTE EM MÉDIA 14 LICENÇAS AMBIENTAIS
-SETOR DE OBRAS VAI DEFINIR CRONOGRAMA DE TRABALHOS EM JANEIRO
-VÍTIMA DE ACIDENTE EM GUARACIABA SOFREU TRAUMATISMO CRANIANO
-MORRE NO HOSPITAL CEDRENSE QUE SOFREU EM GRAVE ACIDENTE NO RS
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com algumas nuvens. A temperatura pode chegar a 37 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 65 centavos. O euro está valendo seis reais e 41 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco centavos.
O regime Talibã anunciou neste domingo que as mulheres que desejam viajar longas distâncias devem estar acompanhadas por um homem de sua família imediata, um novo sinal do endurecimento do regime, apesar de suas promessas iniciais. A recomendação, divulgada pelo ministério da Promoção da Virtude e Prevenção do Vício do Afeganistão, e que circula nas redes sociais, também pede aos motoristas que aceitem mulheres em seus veículos apenas se elas usarem o "véu islâmico". A diretriz foi divulgada poucas semanas depois de o ministério solicitar aos canais de televisão do país que não exibam "novelas com mulheres", além de exigir que as jornalistas usem o "véu islâmico" diante das câmeras.
O número de mortos na passagem de um dos tufões mais violentos pelas Filipinas nos últimos anos subiu para 388. A Defesa Civil de Manila informou que o balanço da passagem do tufão Rai, que afetou o centro e o sul do arquipélago em 16 e 17 de dezembro, aumentou para 388 mortos, com 60 desaparecidos e centenas de feridos. O balanço anterior citava 375 mortos. Mais de 300 mil pessoas continuam em abrigos e outras 200 mil estão nas casas de parentes ou amigos. Em 2013, o supertufão Haiyan deixou sete mil e 300 mortos ou desaparecidos no centro das Filipinas.
Os Estados Unidos e a Rússia irão dialogar em 10 de janeiro sobre controle de armas nucleares e as tensões com a Ucrânia. A informação foi repassada por um porta-voz de Segurança Nacional à Agência France Press nesta segunda-feira. A reunião bilateral em 10 de janeiro acontecerá no âmbito do diálogo estratégico de segurança lançado pelos presidentes JOE BIDEN e VLADIMIR PUTIN durante sua cúpula em Genebra, em junho passado. Além disso, um encontro entre a Rússia e a Otan poderia acontecer em 12 de janeiro, seguido, em 13 de janeiro, por um encontro entre a Rússia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, que também tem os Estados Unidos como integrante.
Subiu para 20 o número de pessoas mortas em decorrência das fortes chuvas que atingiram o sudoeste, sul e extremo sul da Bahia. Em todo o estado, mais de 430 mil pessoas foram afetadas pelo temporal. Os dois óbitos mais recentes foram registrados em Itabuna, e confirmados pelo Departamento de Polícia Técnica da cidade. De acordo com a Sudec, a Bahia tem 16 mil pessoas desabrigadas, o que significa dizer que elas precisam ser alojadas pelas prefeituras. Além disso, outras 19.580 ficaram desalojadas, ou seja, também tiveram que abandonar seus imóveis, mas não precisaram de abrigo do município.
O ministro da Saúde, MARCELO QUEIROGA, afirmou na tarde desta segunda-feira que aguarda o fim da consulta pública para começar a vacinar crianças a partir dos 5 anos de idade contra a Covid-19. Mais cedo, o Ministério da Saúde emitiu uma nota informando que a vacinação de crianças pode começar ainda em janeiro de 2022. A pasta destacou ainda que a recomendação é de inclusão da faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 e que não há divergência em relação às recentes cobranças do Supremo Tribunal Federal que deu cinco dias ao governo federal para explicar a exigência de prescrição médica e informar o cronograma vacinal das crianças.
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 12 vírgula um por cento no trimestre encerrado em outubro, mas a falta de trabalho ainda atinge 12 milhões e 900 mil brasileiros. A informação foi divulgada hoje pelo IBGE. Trata-se da menor taxa de desemprego desde o trimestre encerrado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia de coronavírus. Apesar da queda do desemprego, o rendimento médio real da população ocupada encolheu pelo quinto trimestre seguido, para uma mínima histórica. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. No levantamento anterior, referente ao trimestre encerrado em setembro, a taxa de desemprego estava em 12 vírgula seis por cento, atingindo 13 milhões e 500 pessoas.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística atualizou nesta segunda-feira o número de vagas temporárias para o Censo Demográfico 2022 em Santa Catarina. São sete mil 735 oportunidades no estado, 72 a mais do que divulgado na quarta-feira. No Brasil, são oferecidas mais de 204 mil vagas. As inscrições vão até a próxima quarta-feira. Durante as inscrições para recenseadores, agentes censitários supervisor e municipal, os candidatos deverão escolher a área de trabalho. A taxa para participar da seleção varia de 57 e 60 reais, dependendo do cargo. A prova será aplicada na manhã do dia 27 de março de 2022 e podem ser feitas no site da Fundação Getúlio Vargas.
Santa Catarina confirmou mais dois casos da variante Ômicron da Covid-19 nesta segunda-feira e chegou a três no total. São duas moradoras de São José e Palhoça, na Grande Florianópolis, que não têm histórico de viagem recente para outro país. As pacientes têm 38 e 35 anos. A Secretaria de Estado da Saúde ainda investiga se a situação seria uma transmissão local. Ao menos 58 casos suspeitos estão sendo investigados pelo Laboratório Central de Saúde Pública. Os municípios onde há essas investigações não foram divulgados, mas Florianópolis já informou que tem casos em investigação.
O governo de Santa Catarina vai disponibilizar vacinas da Pfizer autorizadas pela Anvisa contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, independente de prescrição médica. A decisão foi tomada nesta segunda-feira pela Comissão Intergestores Bipartite, que conta com representantes das Secretarias de Saúde dos do município e do Estado. A imunização vai começar somente quando o Ministério da Saúde enviar as doses específicas para eles. Para vacinar, as crianças precisarão estar acompanhadas dos pais e com um documento de identificação para que o registro seja feito, sem a exigência da prescrição médica. Outros 15 estados já anunciaram a mesma decisão.
A secretaria de Saúde de Guaraciaba promoveu na tarde de ontem uma reunião com os membros do Conselho Municipal de Saúde. Entre os assuntos debatidos estiveram as filas de procedimentos e cirurgias e apreciação, por parte dos conselheiros em ações para diminuir as filas e também discussão e apreciação do Plano Municipal de Saúde 2022 a 2025 e do Planejamento Anual de Saúde para o ano que vem. Conforme o secretário de Saúde CLODOALDO FONTANA, o compromisso do município é executar as ações em Saúde planejadas buscando principalmente respeitar os princípios do SUS e também um atendimento humanizado. CLODOALDO explicou que as filas de média e alta complexidade são cerca de duas mil pessoas que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos, fila que ocorreu principalmente devido a paralisação de muitas ações durante meses devido a pandemia do coronavírus. Outra informação é de que os conselheiros foram unânimes ao aprovarem que fossem realizadas ações para diminuir as filas.
O Plano Municipal de Saúde de Guaraciaba para os próximos quatro anos teve uma contextualização do município e da secretaria de Saúde, das equipes, natalidade, mortalidade e outros dados relativos às ações realizadas. Também foram explanadas as metas e ações que serão realizadas nos próximos quatro anos, tendo grande participação dos conselheiros na definição dessas metas, alterando, incluindo e excluindo ações inicialmente pensadas pelos gestores. Para o ano de 2022, foram apresentadas as ações previstas para o ano e com metas definidas em diversos eixos como atenção primária, de média e alta complexidade, investimentos, assistência farmacêutica, vigilância em saúde e ações para grupos específicos como crianças, mulheres, adolescentes, hipertensos e idosos. O planejamento foi apresentado por uma especialista em atenção primária em saúde e que trabalha na empresa contratada para organização e sistematização da Conferência Municipal de Saúde que ocorreu em outubro deste ano.
As prefeituras dos municípios da região extremo-oeste tem esta semana para fechar as contas do exercício de 2021. Todas as administrações necessitam ter atingido a porcentagem mínima em cada setor. Segundo o controlador interno da prefeitura de São José do Cedro RUDIMAR WINTER, esta semana será de intenso trabalho no setor tendo em vista o prazo a ser respeitado. Ele comentou que em relação ao gasto com os servidores públicos, a prefeitura tem gasto cerca de 42 por cento. Sendo que o limite prudencial é de 51 vírgula três por cento e o limite máximo é de 54 por cento. Já na secretaria de educação, uma das principais preocupações do setor, vai fechar o ano com aproximadamente 27 por cento de gastos e investimentos. Ele comentou que ainda nesta semana alguns valores devem entrar em conta da secretaria, o que vai diminuir a porcentagem atual. Já na secretaria de saúde, outra pasta que preocupa a prefeitura, o controlador interno relatou que a pasta está com os recursos gastos dentro do mínimo exigido por lei.
O controlador interno também comentou que na secretaria de saúde mais de 80 por cento dos recursos investidos são provenientes da própria receita da prefeitura. RUDIMAR WINTER, destacou que os recursos do governo federal e do governo estadual são escassos para serem investidos na área. Por isso, alguns municípios acabam empenhando grande parte dos recursos para prestação de serviços. Ele explicou que a lei exige gasto mínimo de 15 por cento na saúde.
A secretaria de Obras de São José do Cedro está trabalhando em regime de plantão para atender os serviços emergenciais em dezembro. A declaração é do secretário JAIR POSTAY. Segundo ele, a pasta está auxiliando no transporte de água para as comunidades onde foram empenhados três caminhões. A equipe vai seguir com o foco neste trabalho pelos próximos dias. O secretário também comentou que a partir de janeiro as máquinas vão passar por manutenções, sendo que grande parte dos servidores devem entrar de férias. Já outra parte da equipe tira férias em fevereiro. Sobre o cronograma de trabalhos para 2022, a pasta vai se reunir para definir o calendário em janeiro. Ele lembrou que durante este ano também foi seguido um cronograma pré-definido pela pasta. O secretário destacou que foram realizados serviços de terraplanagens, cascalhamentos, compactação e acessos às propriedades. O período de maior dificuldade está sendo neste encerramento de ano devido a falta de chuva para possibilitar as melhorias nas estradas.
O Conder em São José do Cedro registrou mensalmente em média 14 licenças ambientais em 2021. A informação é do agente municipal do Consórcio ANDREI WOLFART. Segundo ele, desde fevereiro até este mês foram emitidas 156 licenças no município. Para ele, agilidade para emissões destas licenças estão facilitando o desenvolvimento de Cedro. Alguns pedidos foram indeferidos devido alguns erros de preenchimento de dados. O agente salientou que as áreas mais emitidas estão as atividades de suinocultura e bovinocultura. Porém, os pedidos para implantação de sistema solar surpreendeu o Conder neste ano, além dos empreendimentos urbanos mistos e comerciais. Para geração de energia na propriedade WOLFART comentou que o Conder emite uma certidão de conformidade ambiental, afirmando que a propriedade segue as normas ambientais.
A emissão da certidão de conformidade ambiental feita pelo Conder leva cerca de quatro dias para ser disponibilizada ao solicitante. Segundo o agente municipal do Consórcio ANDREI WOLFART, o valor pago para este serviço fica em torno de 121 reais. Ele acredita que a instalação de sistema de energia solar deve aumentar cada vez mais em São José do Cedro. Tendo em vista a economia de energia que o investimento proporciona, além de em pouco tempo o proprietário consegue cobrir as despesas realizadas com o investimento. Já o programa de Gestão Ambiental do Conder no extremo-oeste, foram 600 licenças ambientais emitidas a mais se comparado com o ano passado. Até o mês passado, o programa recebeu mil e 836 pedidos de licenças ambientais. Já em 2020 o número dos 11 meses foi de mil e 245 processos.
A Defesa Civil de São José do Cedro realizou ontem uma reunião com a comissão municipal, no Centro dos Idosos, com objetivo de debater os reflexos da falta de chuva na cidade e principalmente nas comunidades rurais. A coordenadora da Defesa Civil OLÍVIA LUNKES, comentou que a intenção foi avaliar a situação atual quanto à falta de água para o consumo humano, de animais, perdas na agricultura e os reflexos em outros setores como o comércio. Ela destacou que para decretação de emergência é necessário um levantamento das perdas em cada cultura, com dados e fotos e por isso é necessário empenho de toda sociedade. Para ter a homologação do decreto, a coordenadora comentou que é necessário registrar no mínimo dez por cento de perda no município. Mas os relatórios da Epagri, do Semae e do Setor Social com dados até o dia 23 de dezembro já indicavam grandes perdas em culturas como o milho que chegava a 40 por cento da plantação. Há também impactos na soja, trigo, feijão e na produção de leite.
A comissão também destacou que o maior problema enfrentado neste final de dezembro é a falta de água para o consumo humano e de animais. Conforme levantamento apresentado pelo Semae é grande o número de propriedades abastecidas com água tratada, para o consumo das famílias. Os bombeiros também atendem as comunidades rurais fazendo um abastecimento coletivo. Uma sugestão foi de campanhas de conscientização para evitar e reduzir os impactos da seca com implantação de reservatórios, cisternas, caixas d'água e incentivar às pessoas a economizarem neste período. A comissão decidiu, por unanimidade, pelo decreto de situação de emergência visando garantir auxílio para comunidade. O decreto tem vigência de 180 dias e depende da homologação do órgão estadual e do reconhecimento em nível federal.
O Sintraf de São José do Cedro e Princesa está preocupado com o momento atravessado pelos agricultores devido a falta regular de chuvas. Segundo o presidente ARNÉLIO NADIN, por causa desta baixa precipitação, a qualidade do milho silagem será inferior ao registrado em 2020. Ele lembrou que há alguns dias foi realizado um encontro do Conselho de Agricultura para definir os valores de horas-máquinas para serviços de silagem. Porém, a expectativa dos terceirizados era que a colheita fosse boa neste ano, o que não deve se confirmar e poderá impactar na prestação de serviços das máquinas terceirizadas. O presidente também comentou que não são os investimentos em tecnologia que vão salvar as lavouras, e sim as precipitações. NADIN comentou que parte do interior de Princesa e o Distrito de Padre Réus são as principais preocupações por não registrar chuvas nos últimos dias. Ele destacou que a falta de água para consumo humano e animal também preocupa o Sintraf. Por isso, o presidente espera que o estado homologue a situação de emergência em São José do Cedro.
Entregas de cargas d'água em São José do Cedro estão sendo realizadas mediante agendamento. Na manhã de hoje ocorreu uma reunião com representantes das equipes da administração, bombeiros e Semae. O objetivo foi organizar a entrega de água para consumo animal e para consumo humano. Durante o encontro foi definida a criação de uma central para organizar os pedidos conforme a data e também separando quando se trata de água para animais ou água tratada para as pessoas. O número de contato para solicitações é o 3643-6320. Em seguida a lista com estes pedidos será entregue aos prestadores de serviço, de acordo com um cronograma por comunidade. A intenção é agilizar a distribuição e também ter um controle sobre os pedidos com base em data, localidade e qual veículo será usado, tendo em vista a capacidade em litros de cada um.
A Epagri do município de Princesa completa 19 anos de trabalhos realizados para comunidade agricultora. Segundo a extensionista GRACIELI SCHNOOR, a equipe de profissionais foi definida no ano de 2002 quando foi realizado um concurso para a contratação de dois extensionista e um auxiliar administrativo. Antes da contratação destes profissionais, Princesa era atendida pelo escritório da Epagri de São José do Cedro. Ela também comentou que no último dia 16 foi realizada uma prestação de contas para a comunidade de Princesa. Neste encontro foram avaliadas as ações realizadas durante o ano em que a Epagri do município completa 19 anos. A extensionista salientou que na reunião foram abordados quais serão novas ações para 2022. GRACIELI ainda destacou que, para as atividades do próximo ano serão mantidas as ações desenvolvidas até então. Entre elas está a sucessão familiar e busca de recursos para disponibilizar aos agricultores de diversas cultivares, como também para a produção leiteira, bovina e suína.
O escritório regional da Epagri em São Miguel do Oeste encerra 2021 superando as estimativas que foram registradas em 2020. A declaração é do gerente regional SIDNEI SIMON. Conforme ele, no final do ano passado a Epagri atingiu uma cobertura de atendimentos que se aproximou dos 70 por cento. Antes mesmo de encerrar este ano, a empresa soma cerca de 80 por cento da cobertura de atendimentos. O gerente regional explicou que isso representa que oito em cada dez agricultores buscaram pelos serviços no extremo-oeste em 2021. Mas apesar de um bom número, ele avalia que esta quantidade deveria ser maior. SIMON também comentou que o estado catarinense tem um retorno de quase sete reais a cada real investido na extensão rural e na pesquisa agropecuária em Santa Catarina. Isso mostra que os agricultores têm acreditado nos modelos de trabalho da empresa. Neste ano a Epagri completou 30 anos de serviços prestados aos agricultores. O gerente regional ainda comentou que o extremo-oeste tem se destacado na produção de leite.
A Epagri regional também está monitorando a situação da cigarrinha no extremo-oeste. O gerente regional SIDNEI SIMON, comentou que a Epagri está monitorando em três pontos esta situação, sendo: em Dionísio Cerqueira, em São Miguel do Oeste e em Itapiranga. Devido ao período de baixa precipitação, ele comentou que a Epagri já detectou uma intensidade maior das cigarrinhas em certas plantações. A maior preocupação da empresa é com a próxima plantação de milho, seja de silagem ou de grãos, principalmente com os agricultores que optarem em fazer o reaproveitamento da primeira safra de grão para segunda safra de silagem.
A Polícia Rodoviária Federal registrou um aumento no número de acidentes, mortos e feridos durante a operação de natal, que ocorreu entre os dias 23 e 26. Este ano, foram quatro dias de operação. Ao todo aconteceram 93 acidentes, 17 a mais do que ano passado, aumento de 22 vírgula três por cento. O número de mortos em 2021 chegou a seis, sendo que na operação do ano passado foram quatro, aumento de 50 por cento. Já os feridos foram 111, 15 vírgula seis por cento acima de 2020 quando 96 pessoas sofreram lesões em acidentes nas estradas federais. Durante a fiscalização, a PRF flagrou, mais uma vez, centenas de condutas perigosas. No total 142 motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool, 139 ultrapassagens em locais proibidos, 438 motoristas ou passageiros sem o uso do cinto de segurança, 56 crianças sendo transportadas sem cadeirinha e 29 condutores manuseando o celular conduzindo o veículo.
Um incêndio em galpão levou mais de oito horas para ser extinto no interior de Campo Erê. A ocorrência foi registrada nas proximidades da estação de tratamento da Casan do município, na SC-305, por volta das 17 horas e 45 minutos de ontem. No local, os brigadistas se depararam com um galpão de grande metragem contendo elevada quantidade de feno, serragem, adubo químico, madeira, pneus e implementos agrícolas em chamas. Após o resfriamento, foi possível retirar um trator com ajuda de uma retroescavadeira e de outro trator de concha. A retirada da máquina se deu devido ao combustível que tinha no trator, o que poderia causar uma explosão. Depois foi efetuado o rescaldo onde necessário cerca de 110 mil litros de água. A guarnição contou com apoio do Corpo de Bombeiros de Palma Sola e São Lourenço do Oeste. Ao todo foram 14 bombeiros que atuaram na ocorrência por mais de oito horas. As causas do incêndio ainda não foram apuradas.
Um homem foi detido pela Polícia Militar no centro de São Miguel do Oeste no início da tarde de ontem, por volta das 13 horas e 30 minutos, por violência doméstica e tráfico de drogas. Com ele a polícia encontrou maconha, ecstasy e cocaína, além de balança de precisão e uma grande quantidade de dinheiro. Num primeiro momento, os militares se deslocaram para atender uma denúncia de violência doméstica. No local, foi feito contato com o casal e a mulher alegou que sofria agressões e ameaças do companheiro. Já em buscas no apartamento, os policiais encontraram duas embalagens com ecstasy com o total de 121 comprimidos, 10 vírgula seis gramas de cocaína, 21 vírgula sete gramas de maconha e um triturador de fumo. No veículo do autor foi localizado um comprimido de ecstasy e três mil e 450 reais em espécie. Diante dos fatos o homem foi detido e encaminhado à delegacia para os procedimentos cabíveis. A mulher foi encaminhada à DPCAMI para atendimento da Polícia Civil.
Segue internada na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional Terezinha de São Miguel do Oeste, a maquiadora, ANDRESSA BONATTO, 28 anos de idade, que foi vítima de um acidente de trânsito na noite de domingo, na SC-305 em Guaraciaba, sentido ao município de Anchieta. ANDRESSA conduzia uma Biz 125, emplacada em São Miguel do Oeste, quando saiu da pista e capotou na rodovia. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital de Guaraciaba, mas devido a gravidade dos ferimentos foi transferida para o Regional para atendimento especializado. De acordo com a Assessoria de Imprensa da unidade hospitalar, ANDRESSA sofreu traumatismo craniano e o estado de saúde é considerado grave.
O cedrense CLEOMAR DOS SANTOS, de 34 anos de idade, vítima de um grave acidente, faleceu na noite de domingo, por volta das 22 horas no Hospital de Caxias do Sul. CLEOMAR se envolveu em um grave acidente na madrugada de sábado, dia 11 de dezembro, por volta de cinco horas e 50 minutos, na ERS-122, KM 82, entre Caxias do Sul e Flores da Cunha. Ele morava no Rio Grande do Sul, mas residiu por vários anos em São José do Cedro com seus pais. Ele conduzia um veículo Celta, de cor vermelha, e fazia o sentido Caxias a Flores, no Bairro Santa Fé da rodovia, quando acabou se chocando de frente contra uma carreta. Segundo obtido pela Rádio Cedro, ele tinha ficado preso às ferragens e precisou ser desencarcerado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado pelo Samu em estado grave a uma unidade hospitalar de Caxias do Sul. Ele não resistiu e morreu. O corpo está sendo velado na capela da Igreja Matriz e em sequência será sepultado no cemitério São José e Almas.