-PROCURA POR TESTES DE COVID-19 AUMENTA 35 POR CENTO NA REDE PARTICULAR
-ESTADO FAZ NOVA TENTATIVA NA JUSTIÇA PARA LIBERAR EVENTOS
-COMANDANTE DOS BOMBEIROS ORIENTA SOBRE FOGOS DE ARTIFÍCIOS
-ENGENHEIRO APONTA AVANÇOS NA REGULARIZAÇÃO DE FOSSAS SANITÁRIAS
-APAE DE ITAPIRANGA INOVA NA BUSCA DE RECURSOS
-PREFEITO DE ITAPIRANGA FECHA MANDATO COM INAUGURAÇÃO DE PONTE
-MULHER MORRE EM ACIDENTE QUE ENVOLVEU 10 PESSOAS NA BR 282
-HOMEM É MORTO A FACADAS ENQUANTO SEGURAVA FILHA NO COLO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura máxima registrada ontem em Itapiranga foi de 35 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo seis reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
As autoridades da Coreia do Sul prometem acelerar os esforços para lançar um programa público de vacinação contra o coronavírus, uma vez que o país detectou seus primeiros casos da nova variante do vírus, primeiramente detectada no Reino Unido. A nova mutação, considerada mais transmissível do que outras que circulam atualmente, foi encontrada em três pessoas que entraram na Coreia do Sul vindas de Londres no dia 22 de dezembro, segundo a Agência de Prevenção e Controle de Doenças da Coreia nesta segunda-feira. A Coreia do Sul estenderá a proibição de voos vindos da Grã-Bretanha por mais uma semana, até dia sete de janeiro.
Os países da União Europeia começaram neste domingo a campanha de vacinação contra a Covid-19. Moradores de asilos para idosos e profissionais de saúde são os primeiros a receber a injeção. Os europeus estão recebendo a vacina desenvolvida pela Pfizer em conjunto com a BioNTech. Somados, os 27 países do bloco têm cerca de 450 milhões de habitantes. A União Europeia firmou contrato com diversos fornecedores com os diferentes acordos, garantiu mais de dois bilhões de doses. A meta é vacinar todos os adultos em 2021.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou neste sábado que o país começará sua campanha de vacinação contra a Covid-19 na próxima terça-feira, com a vacina desenvolvida pelo laboratório russo Gamaleya, a Sputnik Cinco. As primeiras doses da vacina desembarcaram no país nesta quinta-feira e serão distribuídas a todas as regiões do país por meio de caminhões na próxima segunda. Apenas os estados de Santa Cruz e Terra do Fogo serão abastecidos com aviões por conta da distância.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou na sexta-feira a lei que regulamenta o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Nenhum ponto do projeto aprovado pelo Congresso foi vetado. O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica, que vai da pré-escola ao ensino médio. Em agosto, o Congresso promulgou uma emenda à Constituição que tornou o fundo permanente. O texto prevê a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23 por cento a partir de 2026.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, 67 anos, testou positivo para Covid-19 neste domingo, segundo nota divulgada pela assessoria. MOURÃO ficará em isolamento no Palácio do Jaburu, residência oficial destinada ao vice-presidente. De acordo com a Vice-Presidência o resultado foi confirmado na tarde deste domingo. A nota foi divulgada pela assessoria à noite, e não contém detalhes sobre o estado de saúde de MOURÃO e quais sintomas apresentou.
A procura de testes de Covid-19 do tipo RT-PCR na rede particular do Brasil cresceu 35 por cento no último mês, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica. Segundo os especialistas, a procura é alta por causa do avanço dos casos e das festas de fim de ano, mas eles afirmam que os testes não garantem imunidade e resultados negativos podem passar falsa sensação de segurança. A Abramed representa laboratórios que processam cerca de 60 por cento dos exames diagnósticos feitos na rede particular no Brasil.
Pelo menos sete cidades da faixa litorânea de Santa Catarina registraram um acumulado de chuva acima dos 50 milímetros em 24 horas, segundo o levantamentos da Defesa Civil do estado. Vários municípios da região registraram alagamentos. Em Florianópolis, por exemplo, casas foram alagadas e a prefeitura registrou deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil informou que a formação de um sistema de baixa pressão no oceano está contribuindo para o aumento de umidade na região leste do estado.
O governo de Santa Catarina retirou de seu portal na internet a informação indicativa de quais bandeiras apontam maior ou menor movimento nas praias. Na quarta-feira, o poder executivo estadual anunciou a permissão para a permanência nas praias com distanciamento mínimo de um metro e meio dos grupos familiares na faixa de areia e uso obrigatório de máscaras, além do fato de que haveria um sistema de cores para apontar a concentração de pessoas na orla. No dia seguinte, o governador CARLOS MOISÉS comunicava no twitter que o uso da máscara não era obrigatório. Na sexta-feira,a versão atualizada da reportagem com o título “ Portaria regulamenta ocupação de praias, rios e lagoas para o verão", no site do governo catarinense,retirou o quadro indicativo das bandeiras.
Depois de duas derrotas na Justiça, o governo de Santa Catarina busca outra vez a liberação de 100 por cento da capacidade de hotéis e pousadas, além dos eventos sociais. A Procuradoria-Geral do Estado entrou com um recurso no Tribunal de Justiça na noite deste domingo para a suspensão da liminar concedida pelo juiz JEFFERSON ZANINI. Na última sexta-feira, o TJ-SC negou o primeiro recurso do governo. No novo pedido, a PGE alega que a decisão causa lesão à ordem pública administrativa, à saúde pública e à economia pública. O recurso é para que a decisão seja suspensa até o julgamento do mérito da ação.
Assemit alerta para riscos com eventos clandestinos. Aumento de casos de Covid-19 pode estar relacionado a falta de cuidado de parte da população. O presidente da Associação Empresarial de Itapiranga conclama para as pessoas terem o máximo de cuidado com festas clandestinas e aglomerações indevidas. LUCIR GUARESCHI cita que eventos com responsabilidade possuem controle de acesso de pessoas, exigências de uso de máscara, álcool gel e controle de temperatura. O presidente da Assemit teme que festas sem controle no fim de ano podem gerar aumento de contágio do novo Coronavírus e inclusive consequências para o comércio afetando a população de modo geral. GUARESCHI afirma que é preciso cada um fazer a sua parte na prevenção a Covid-19.
Área industrial de Tunápolis possui ocupação de cinco empresas com disponibilidade de mais áreas para instalação. Conforme o secretário de Indústria e Comércio, VOLMIR LAWISCH, em 2012, a administração da época fez um termo de cessão de uso com a empresa Alver Klein, que possui sua matriz em Guaraciaba. Ele cita que na oportunidade foi disponibilizada para a empresa uma área de 10 mil metros quadrados, em que a projeção dos proprietários era, além da confecção de camisas, ampliar a produção para outros segmentos. LAWISCH comenta que esta ampliação não se concretizou, por fatores econômicos, e por isso, parte do terreno será reavido pela administração. Ele lembra que a empresa irá continuar funcionando no local, e somente parte da área, de um total de seis mil metros quadrados, será destinada pelo município para outra finalidade, como instalação de mais empresas, ou mesmo, a ampliação de outras já existentes.
A área industrial de Tunápolis disponibiliza de ao menos mais três espaços para instalação de empresas. São duas áreas maiores e uma menor. O secretário de Indústria e Comércio diz que as áreas podem ser otimizadas para até três empresas, conforme for o interesse da próxima gestão. VOLMIR LAWISCH enfatiza que no atual mandado foram viabilizadas duas cessões de uso para as empresas TSI, que atua na fabricação de chopeiras, e Rações Quality que produz insumos para gado de leite. Recentemente foi consolidado mais um espaço para a empresa Copel, que fabrica resfriadores de leite. Já foi firmado o termo de cessão de uso, sendo necessária ainda a terraplanagem, a construção de um pavilhão de mil metros quadrados e a instalação de um transformador de 225 KVA. A área será de no total seis mil e 700 metros quadrados. Ainda em gestão anteriores foram cedidas áreas para a Alver Klein e a Comilp.
Engenheiro aponta avanços significativos nos processos de regularização das fossas sanitárias na região. De acordo com o engenheiro sanitarista responsável pelo projeto Tratasan da ARIS, WILLIAN ARENHARDT, mesmo em ano de tantas restrições, foi possível concluir a primeira e metade da segunda etapa do trabalho. Na prática, o engenheiro cita que foi feito todo o levantamento e diagnósticos dos municípios da Ameosc. Ele explica que foi possível obter informações de todas as residências no que diz respeito às fossas sanitárias, bem como, o cadastro dos proprietários. ARENHARDT afirma que são dados importantes para a próxima etapa, que trata da limpeza. Outro avanço, segundo o engenheiro, foi quanto a ajustes nas leis municipais e a regularização de questões internas das prefeituras, como aprovação de projetos, acompanhamento e fiscalização da execução e regularização de sistemas de esgoto coletivos em bairros.
Em função de ser um problema de longa data, já desde a consolidação dos municípios, o engenheiro sanitarista afirma que a resolução do problema é um processo gradativo, com avanços a cada ano. WILLIAN ARENHARDT cita que um fator positivo de todo esse trabalho realizado com os municípios é que a partir do apontamento do problema, muitos proprietários, por conta própria, estão buscando a regularização das fossas. Ele avalia que avanços ainda serão necessários, e isso será buscado a partir do próximo ano, no que diz respeito à limpeza das estruturas para manter os sistemas eficientes. O engenheiro ressalta que a expectativa é também quanto ao início do funcionamento da Unidade de Tratamento dos Dejetos Humanos, instalada na linha Campinas, Descanso. A unidade irá receber o lodo das fossas de residências oito municípios conveniados da região, para tratamento e posterior destinação correta do material.
APAE de Itapiranga inova na busca de recursos. Desafios em ano de pandemia ocorreu em várias atividades. Escola Especial seguiu a rotina de outras escolas e entidades que precisaram de profundas adaptações em 2020. O ano de desafios incluiu reaprendizado dos alunos e professores para manter atividades essenciais. Conforme a presidente da APAE, SIMONE FELIN, a escola especial Irene Schroeder superou as dificuldades com o empenho máximo dos funcionários. Os alunos deixaram de frequentar a escola regularmente, porém foi mantido atendimento essencial. A presidente cita a parte clinica que seguiu com equipe que atua em parceria com SUS, nos trabalhos de fonoaudióloga, psicóloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional e assistente social.
De acordo com SIMONE FELIN, a equipe pedagógica atuou com escala presencial e atendimento remoto. A presidente cita ainda investimentos na reforma geral do piso em todas as salas de aula e recepção. Com a queda de receitas a escola especial buscou fazer economia em energia elétrica e combustível, além da redução com folha de pagamento aderindo programa do Governo Federal. A APAE de Itapiranga conta com 69 alunos e neste ano adquiriu um veículo para parte administrativa e atendimento presencial aos alunos e familiares. A diretora SIMONE FELIN está deixando a presidência da APAE para assumir a secretaria de Assistência Social.
Prefeito de Itapiranga fecha mandato com inaugurações. Nova ponte será liberada para o trânsito nesta semana. Está ocorrendo o processo de cura do concreto na ponte sobre o Rio Macaco Branco, em Linha Maria Goretti. Foram investidos aproximadamente 200 mil reais, sendo 120 mil de convênio com o Estado, através de emenda do deputado estadual MAURO DE NADAL, e contrapartida de quase 80 mil reais do município. Conforme o prefeito JORGE WELTER, o Setor de Transportes e Obras preencherá as cabeceiras para a entrega da ponte ainda nesta quarta-feira. Em junho, parte da antiga estrutura de madeira foi arrancada por uma forte enxurrada. O prefeito destaca que a nova estrutura é mais alta e toda de concreto proporcionando segurança aos usuários da travessia.
JORGE WELTER cita ainda que está fechando o mandato com importantes pavimentações de ruas com novo sistema que reduziu os custos aos município. Ele destaca o asfalto na Rua Valentim Link, no Loteamento Sol Poente. A rua teve sua extensão de 450 metros asfaltada. Também foram substituídas as lâmpadas comum por LED neste final de ano. A Secretaria de Transportes e Obras e do Departamento de Urbanismo deixam pronta a base e o sistema de drenagem. O município faz a licitação da camada asfáltica e sua instalação. WELTER destaca que neste modelo também foi contemplado cerca de 400 metros de extensão na Estrada Beira Rio, até o CTG Portão do Oeste e a Rua Primeiro de Janeiro, no Bairro Santa Teresa Alto. Nestas três obras o investimento será em torno de 930 mil, de recursos próprios.
Investigados por tráfico de drogas são condenados a penas que somam 35 anos de prisão. O Poder Judiciário da comarca de Cunha Porã condenou recentemente seis pessoas pelo crime de tráfico de drogas e associação para o tráfico, as quais foram investigadas pela Polícia Civil na denominada “Operação Raio” que tinha como objetivo combater o tráfico de cocaína na cidade. Foram identificadas diversas pessoas que realizavam o comércio ilícito de drogas na cidade, sendo realizadas duas fases da investigação que resultou no indiciamento de 10 pessoas pelo cometimento dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico. Outros processos criminais estão em andamento e mais pessoas podem ser condenadas, sendo que a decisão judicial resultante da primeira fase da investigação condenou seis pessoas por tráfico de drogas e associação para o tráfico, cujas penas somadas ultrapassam 35 anos de reclusão.
Foi identificada como CARLA ANTUNES de 36 anos, a mulher vítima fatal de um acidente na BR-282 em Pinhalzinho na tarde de sábado. Ela estava em um Corsa Classic e morreu no local da batida, que envolveu também duas motos e uma Pajero de Serra Alta. O Saer-Fron atendeu um homem de 35 anos, e também uma criança de seis anos. Conforme o Corpo de Bombeiros, eles atenderam 10 vítimas que estavam em duas motos e dois carros. Uma mulher, passageira de um Corsa acabou falecendo no local. O fluxo de veículos ficou interrompido em ambos os sentidos da via. O helicóptero do Saer-Fron foi acionado para prestar socorro.
Saída de pista deixa duas pessoas feridas na BR-282. Por volta das duas horas e 30 minutos, deste domingo, o Corpo de Bombeiros de São Miguel do Oeste foi acionado para atender uma saída de pista seguida de capotamento na BR-282, proximidades da Ponte sob o rio das Antas entre São Miguel do Oeste e Maravilha. O motorista da Ford Ranger, de Maravilha ficou preso nas ferragens, apresentando lacerações na face, e informava fortes dores no tórax e pernas. Ele foi retirado do veículo e deixado aos cuidados do SAMU. A segunda vítima foi encontrada perambulando pelo local, consciente e orientada apenas com escoriações na face, braços e pernas. As duas vítimas foram socorridas e encaminhadas ao Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Homem é morto a facadas enquanto segurava filha no colo. Um homem foi morto com golpes de faca na tarde deste domingo, em São Lourenço do Oeste. O fato aconteceu na rua Lauro Müller, bairro Santa Catarina. O Instituto Geral de Perícias confirmou que a arma utilizada no crime foi uma faca, porém não deu mais detalhes. O corpo foi recolhido IML. O crime foi cometido por volta de 16 horas e 20 minutos. A vítima, um homem de 32 anos, foi encontrado deitado em cima de um colchonete, sem camisa, e com uma perfuração no lado esquerdo do tórax. Conforme a PM, havia sangue pela rua e no degrau da escada de sua casa. Segundo testemunhas, um homem teria chegado em frente à casa da vítima com uma faca na cintura e desferido o golpe que a matou. Testemunhas ainda contaram que a vítima segurava a filha no colo no momento em que recebeu a facada.
Após esfaquear a vítima o homem fugiu do local. Na mesma rua, entrou em um mercado e tentou esfaquear outra pessoa, porém, fugiu sem vitimar ninguém. Em operação conjunta entre Policia Militar e Polícia Civil, o autor do crime foi localizado no Loteamento Meneguetti, bairro Santa Catarina, escondido em uma residência. A polícia informou que o homem tem 38 anos e é ex-presidiário, possuindo uma longa ficha criminal por assalto, roubo, ameaça, dano, porte Ilegal de arma, entre outros crimes. A motivação do crime está sendo apurada.