-PROCURA POR TESTES DE COVID-19 AUMENTA 35 POR CENTO NA REDE PARTICULAR
-ESTADO FAZ NOVA TENTATIVA NA JUSTIÇA PARA LIBERAR EVENTOS
-HOSPITAL REGIONAL REGISTRA 72 MORTES POR COVID 19
-PROCURA POR CURSOS PROFISSIONALIZANTES AUMENTA 30%
-REGIÃO TEVE TRÊS FEMINICÍDIOS NESTE ANO
-PREFEITURA ASSINA TERMO DE INCENTIVO À EMPRESA TÊXTIL
-CRESCE A BUSCA POR REGISTRO DE ARMAS NA POLÍCIA FEDERAL
-MUNICÍPIO ESPERA FECHAR AS CONTAS COM 6 MILHÕES EM SUPERÁVIT
-SAÍDA TEMPORÁRIA DE PRESOS GERA PREOCUPAÇÃO
-CAPOTAMENTO DEIXA DOIS FERIDOS NA BR-282
O tempo está ensolarado na região. A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 31 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 18 centavos. O euro está valendo seis reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
As autoridades da Coreia do Sul prometem acelerar os esforços para lançar um programa público de vacinação contra o coronavírus, uma vez que o país detectou seus primeiros casos da nova variante do vírus, primeiramente detectada no Reino Unido. A nova mutação, considerada mais transmissível do que outras que circulam atualmente, foi encontrada em três pessoas que entraram na Coreia do Sul vindas de Londres no dia 22 de dezembro, segundo a Agência de Prevenção e Controle de Doenças da Coreia nesta segunda-feira. A Coreia do Sul estenderá a proibição de voos vindos da Grã-Bretanha por mais uma semana, até dia sete de janeiro.
Os países da União Europeia começaram neste domingo a campanha de vacinação contra a Covid-19. Moradores de asilos para idosos e profissionais de saúde são os primeiros a receber a injeção. Os europeus estão recebendo a vacina desenvolvida pela Pfizer em conjunto com a BioNTech. Somados, os 27 países do bloco têm cerca de 450 milhões de habitantes. A União Europeia firmou contrato com diversos fornecedores com os diferentes acordos, garantiu mais de dois bilhões de doses. A meta é vacinar todos os adultos em 2021.
O presidente da Argentina, ALBERTO FERNÁNDEZ, anunciou neste sábado que o país começará sua campanha de vacinação contra a Covid-19 na próxima terça-feira, com a vacina desenvolvida pelo laboratório russo Gamaleya, a Sputnik Cinco. As primeiras doses da vacina desembarcaram no país nesta quinta-feira e serão distribuídas a todas as regiões do país por meio de caminhões na próxima segunda. Apenas os estados de Santa Cruz e Terra do Fogo serão abastecidos com aviões por conta da distância.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou na sexta-feira a lei que regulamenta o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica. Nenhum ponto do projeto aprovado pelo Congresso foi vetado. O Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica, que vai da pré-escola ao ensino médio. Em agosto, o Congresso promulgou uma emenda à Constituição que tornou o fundo permanente. O texto prevê a ampliação gradual da participação da União no Fundeb, de forma a chegar a 23 por cento a partir de 2026.
O vice-presidente da República, HAMILTON MOURÃO, 67 anos, testou positivo para Covid-19 neste domingo, segundo nota divulgada pela assessoria. MOURÃO ficará em isolamento no Palácio do Jaburu, residência oficial destinada ao vice-presidente. De acordo com a Vice-Presidência o resultado foi confirmado na tarde deste domingo. A nota foi divulgada pela assessoria à noite, e não contém detalhes sobre o estado de saúde de MOURÃO e quais sintomas apresentou.
A procura de testes de Covid-19 do tipo RT-PCR na rede particular do Brasil cresceu 35 por cento no último mês, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica. Segundo os especialistas, a procura é alta por causa do avanço dos casos e das festas de fim de ano, mas eles afirmam que os testes não garantem imunidade e resultados negativos podem passar falsa sensação de segurança. A Abramed representa laboratórios que processam cerca de 60 por cento dos exames diagnósticos feitos na rede particular no Brasil.
Pelo menos sete cidades da faixa litorânea de Santa Catarina registraram um acumulado de chuva acima dos 50 milímetros em 24 horas, segundo o levantamentos da Defesa Civil do estado. Vários municípios da região registraram alagamentos. Em Florianópolis, por exemplo, casas foram alagadas e a prefeitura registrou deslizamentos de terra em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil informou que a formação de um sistema de baixa pressão no oceano está contribuindo para o aumento de umidade na região leste do estado.
O governo de Santa Catarina retirou de seu portal na internet a informação indicativa de quais bandeiras apontam maior ou menor movimento nas praias. Na quarta-feira, o poder executivo estadual anunciou a permissão para a permanência nas praias com distanciamento mínimo de um metro e meio dos grupos familiares na faixa de areia e uso obrigatório de máscaras, além do fato de que haveria um sistema de cores para apontar a concentração de pessoas na orla. No dia seguinte, o governador CARLOS MOISÉS comunicava no twitter que o uso da máscara não era obrigatório. Na sexta-feira,a versão atualizada da reportagem com o título “ Portaria regulamenta ocupação de praias, rios e lagoas para o verão", no site do governo catarinense,retirou o quadro indicativo das bandeiras.
Depois de duas derrotas na Justiça, o governo de Santa Catarina busca outra vez a liberação de 100 por cento da capacidade de hotéis e pousadas, além dos eventos sociais. A Procuradoria-Geral do Estado entrou com um recurso no Tribunal de Justiça na noite deste domingo para a suspensão da liminar concedida pelo juiz JEFFERSON ZANINI. Na última sexta-feira, o TJ-SC negou o primeiro recurso do governo. No novo pedido, a PGE alega que a decisão causa lesão à ordem pública administrativa, à saúde pública e à economia pública. O recurso é para que a decisão seja suspensa até o julgamento do mérito da ação.
Prefeitura de Princesa orienta moradores sobre atendimentos médicos no feriadão. A Secretaria da Saúde informa que de quinta-feira até domingo as urgências e emergências do setor da saúde do município serão atendidas pela Sociedade Beneficente Hospitalar Cedro. Durante estes quatro dias a Secretaria da Saúde de Princesa disponibilizará motorista de plantão 24 horas para eventual transporte de pacientes do município até o atendimento hospitalar. Caso o munícipe necessitar acionar o transporte, poderá acionar através do 9 8417-6113.
Quantidade de sangue no estoque do Hemosc de Chapecó vem sofrendo variações nos últimos meses por conta da queda no número de doações. Segundo a coordenadora do setor de captação de doadores, ELIANA RIBICKI, a pandemia da Covid-19 foi um dos principais fatores para a redução das doações. Ela comentou que as pessoas podem fazer o agendamento para doar sangue e que todos os protocolos de segurança para evitar o contágio por coronavírus são seguidos com rigor. Recentemente, a secretaria de Saúde reforçou o trabalho de organização de grupos para a doação de sangue. O Hemosc de Chapecó atende toda a região, inclusive os hospitais e unidades de saúde do Extremo Oeste.
Associação dos Doares de Sangue de Anchieta programa retomada dos agendamentos junto ao Hemosc. Para o tesoureiro da Associação Amor a Vida, ANTÔNIO BENACHIO, a redução no número de doadores e de hemocomponentes é preocupante. Ele afirma que é importante que as doações continuem para manter o tratamento de outras doenças, além das cirurgias de urgências e eletivas. A Associação foi criada em 2004 e conta com 300 sócios. O grupo é formado por doadores que ainda participam das excursões e colaboradores que por algum motivo não podem doar, mas auxiliam. Em meio a redução de doadores provocada pela pandemia, o município segue ativo nas participações, porém, com menos viagens e menos pessoas. O tesoureiro lembra que Anchieta já foi citada na Voz do Brasil, em rede nacional, ‘como uma cidade pequena, mas com muitos doadores de sangue’. Anualmente, a entidade realiza um evento para arrecadar lucros e suprir as despesas com alimentação que, precisou ser adiado devido a pandemia. Para o próximo ano o jantar dançante já está marcado para 13 de novembro.
Hospital regional registrou morte de duas mulheres no final de semana em decorrência da Covid 19. O Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de SMOeste registrou neste sábado o óbito de ARLISE WAGNER, de 35 anos, de Tunápolis. Ela era jornalista e atualmente atuava como motorista profissional. Segundo familiares ela não tinha outras doenças e o estado de saúde de agravou na terça-feira passada quando a paciente precisou ser entubada. A morte de ARLISE, considerada uma pessoa saudável, foi lamentada por diversos amigos nas redes sociais. Ontem o Hospital registrou um óbito de MARILENE SANTIAGO DE AVEDA , 41 anos, de Anchieta. Esta foi a 72ª morte registrada na unidade de pacientes diagnosticados com o Coronavírus. Também foi registrada uma alta hospitalar de paciente de Quilombo. A ocupação é de 16 pacientes confirmados da UTI. Na enfermaria são 13 confirmados.
Cresce procura por cursos profissionalizantes. A avaliação é do empresário no setor, LAERTE DE MARIA. Conforme ele, a Jumper cursos existe há 15 anos em SMOeste, seis anos em Guaraciaba e oferece cursos através de parcerias há dez anos em SJCedro. Conforme ele, são atendidas destes crianças a partir dos nove anos até adultos. A procura varia conforme a idade e o perfil. O empresário comenta que há opções de cursos de informática, inglês, atendente de farmácia e consultório médico, corel drow e photoshop, vendas com oratória, auxiliar administrativo com secretariado, contábeis com gestão de empresas. Ele destaca que são ensinadas a funções de cada profissão com professores qualificados. Além disso, existe indicação dos alunos para o mercado de trabalho. Em SMOeste há 80 empresas parceiras cadastradas desde lojas, até escritórios e indústrias. LAERTE revela que estão sendo estreitadas as relações com as empresas locais para recomendação de alunos aos postos de trabalho. Hoje em dia são 160 alunos de Cedro, Guarujá do Sul e Princesa.
Polícia Civil instaurou mais de seis mil procedimentos nas delegacias do Extremo Oeste. O número envolve os inquéritos policiais, autos de prisão em flagrante, termos circunstanciados e procedimentos de apuração de ato infracional cometido por adolescente. O maior número de boletins de ocorrência foi de violência contra a mulher. Foram dois mil 437 ocorrências desse tipo. Em seguida, aparecem os crimes de ameaça com mil e 55 boletins, 532 registros de lesão corporal dolosa e 334 de injúria. Os dados foram divulgados pelo delegado regional, WESLEI ANDRADE e apontam para uma redução dos principais crimes na região. O número de furtos caiu 25 por cento. foram mil 728 registros de furto em 2019 e mil 264 neste ano. Já o número de roubos teve uma redução de cinco por cento. Foram 46 registros em 2020 e 48 no ano passado. Os registros de homicídio caíram pela metade. Foram seis assassinatos em 2019 e três neste ano. Em 2020, a Polícia Civil registrou três feminicídios, um mais do que no ano passado.
Houve um aumento considerável do número de operações policiais na região em 2020. A informação é do delegado regional da Polícia Civil, WESLEY ANDRADE. Ele explicou que esse tipo de trabalho consiste em ações policiais repressivas, decorrentes de investigações mais complexas e que exigem o emprego de um número considerável de Policiais. No ano de 2019, foram realizadas 14 operações policiais na região. Neste ano, foram 38, um crescimento de mais de cem por cento. Em 2020, a Polícia Civil também cumpriu 104 mandados de prisão. ANDRADE também destacou que todos os crimes dolosos contra a vida - homicídios e feminicídios – registrados no ano de 2020 foram elucidados e os autores devidamente indiciados.
Engenheiro aponta avanços significativos nos processos de regularização das fossas sanitárias na região. De acordo com o engenheiro sanitarista responsável pelo projeto Tratasan da ARIS, WILLIAN ARENHARDT, mesmo em ano de tantas restrições, foi possível concluir a primeira e metade da segunda etapa do trabalho. Na prática, o engenheiro cita que foi feito todo o levantamento e diagnósticos dos municípios da Ameosc. Ele explica que foi possível obter informações de todas as residências no que diz respeito às fossas sanitárias, bem como, o cadastro dos proprietários. ARENHARDT afirma que são dados importantes para a próxima etapa, que trata da limpeza. Outro avanço, segundo o engenheiro, foi quanto a ajustes nas leis municipais e a regularização de questões internas das prefeituras, como aprovação de projetos, acompanhamento e fiscalização da execução e regularização de sistemas de esgoto coletivos em bairros.
Em função de ser um problema de longa data, já desde a consolidação dos municípios, o engenheiro sanitarista afirma que a resolução do problema é um processo gradativo, com avanços a cada ano. WILLIAN ARENHARDT cita que um fator positivo de todo esse trabalho realizado com os municípios é que a partir do apontamento do problema, muitos proprietários, por conta própria, estão buscando a regularização das fossas. Ele avalia que avanços ainda serão necessários, e isso será buscado a partir do próximo ano, no que diz respeito à limpeza das estruturas para manter os sistemas eficientes.
Prefeitura de Guaraciaba assina termo de incentivo à empresa. Neste incentivo está à concessão de direito de uso de uma sala na Incubadora Industrial. A Conforme o prefeito, ROQUE MENEGHINI na semana passada ocorreu a assinatura de concessão de direito de uso de uma sala no prédio da primeira Incubadora Industrial localizada na Rua Olavo Bilac. A empresa beneficiada foi DIEGO DOS SANTOS MEI. O prefeito explica que conforme apresentado na concorrência pública a empresa trabalha do ramo de prestação de serviço de estamparia e texturização em fios, tecidos, artefatos têxteis e peças de vestuário. A empresa deverá se instalar no local no prazo máximo de dois meses, além de apresentar relatórios sobre o nível de empregos e movimento econômico anual. O prazo para esta concessão de uso é de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco anos.
Deputado aponta principais demandas da Alesc até o final do ano. Segundo o deputado estadual, FABIANO DA LUZ, as duas últimas semanas de sessões na Alesc são de trabalho intenso, para conclusão de projetos pendentes. Além disso, o governo espera pela aprovação dos deputados em relação a ações que ainda pretende executar neste ano, ou no início do próximo. O deputado comenta que a próxima semana já inicia com a votação do impeachment do governador. FABIANO enfatiza que cinco deputados e cinco desembargadores irão votar neste segundo impeachment contra CARLOS MOISES, e é difícil prever o que vai acontecer porque toda discussão foi acompanhada pela população, mas há documentos da polícia e da justiça alegando inocência do governador nas situações apontadas de suspeita de compras irregulares. O deputado diz que o objetivo é resolver logo essa situação para não causar prejuízos ao estado.
Deputados seguem cobrando do governo para agilizar a liberação de recursos anunciados para auxiliar os agricultores afetados pela seca. O deputado estadual FABIANO DA LUZ comenta que são cobrados mais recursos, porque os 42 milhões de reais não são o suficiente, considerando a divisão entre os 100 municípios. O parlamentar diz que o governador retomou os trabalhos, após o seu afastamento para análise do pedido de impeachment, estando mais disposto ao diálogo e para ouvir as demandas específicas de cada região. Ele percebe a mudança por renovação ocorreu também nas eleições municipais para escolha dos vereadores, já no executivo, ainda permaneceram em sua maioria nomes já conhecidos. Desde a semana passada os deputados estão em recesso e o retorno aos trabalhos está previsto em quatro de janeiro, com sessões a partir de fevereiro.
Polícia Federal promove investigações sobre crimes de descaminho de mercadorias. Conforme o delegado em Dionísio Cerqueira, JEAN HELFEINSTEIN há várias investigações de pessoas envolvidas na compra de mercadorias da Argentina que são revendidas ilegalmente no Brasil. Ele esclarece predominam as ocorrências de descaminho em comparação ao contrabando. A diferença é que o descaminho ocorre quando há compra de produtos liberados para comercialização entre os países, porém, são irregulares pela falta de documentação e pagamento de impostos. O auge neste ano são apreensões milionárias de vinho. Já o camarão que teve destaque em anos passados registrou uma queda expressiva. No caso das bebidas, o delegado acredita que o fechamento das fronteiras é um fator que influencia diretamente, já que os consumidores não tem oportunidade de adquirir de uma forma legal e acabam comprando clandestinamente, fomentando o crime. As quantidades do ano estão sendo contabilizadas pela Receita Federal que apreende as mercadorias em um depósito.
Polícia Federal atende crimes variados além de atendimentos administrativos. O delegado JEAN HELFEINSTEIN revela que na delegacia de Dionísio Cerqueira houve uma série de investigações de crimes eleitorais de nove municípios do Extremo Oeste. Ele afirma que outra demanda no segundo semestre foram denúncias e investigação de fraudes do auxílio emergencial e do INSS. O delegado percebeu também uma variação na busca por atendimentos como no caso dos passaportes que houve uma queda atribuída à pandemia que reduziu as viagens. Por outro lado, houve mais procura por registro de armas. Neste caso, devido as flexibilizações do governo federal.
Prefeitura de Palma Sola organiza finanças para fechamento das contas nesta semana. Segundo o diretor de orçamento, PLÍNIO DE LARA, na semana passada encerraram os contratos com a maioria dos fornecedores. Também estão ocorrendo rescisões de contrato e pagamento de despesas. A partir de agora apenas alguns gastos emergenciais com saúde e combustíveis, por exemplo, é que serão autorizados. Ele lembra que o fechamento das contas segue uma série de cronogramas que estão estipulados na Lei de Responsabilidade Fiscal. O diretor esclarece que além dos pagamentos e recebimentos também há uma série de percentuais de aplicação de recursos que é respeitado. Os servidores já receberam o salário do mês e o décimo terceiro em meados de dezembro. LARA esclarece que por se tratar de final de mandato as exigências são ainda maiores. O fechamento das contas propriamente com remessa de dados e relatório aos órgãos de controle ainda segue em janeiro.
Palma Sola espera iniciar o ano com seis milhões de reais em caixa. De acordo com o diretor de orçamento, PLINIO DE LARA, o levantamento feito pelo setor contábil nos últimos dias indica que sobrará uma grande quantidade de recursos em caixa para serem aplicados no ano que vem, a maior parcela, de forma livre. Ele lembra que o prefeito reeleito CLEOMAR MANTELLI fez planejamentos para garantir novas obras. O diretor afirma que a pandemia gerou transtornos em algumas áreas como educação e secretaria da ação social que suspenderam as atividades. Diante da situação foi possível economizar recursos com alimentação, transporte, oficinas e materiais. LARA destaca que os governos do estado e federal repassaram valores para saúde e com isso foi possível remanejar verbas para outras áreas. Ele salienta que a administração vai reunir os secretários e diretores para avaliar onde serão aplicados os investimentos deste superávit.
Saída temporária de presos para as festas de Natal e Ano Novo é um motivo de preocupação para a Polícia Militar. De acordo com o comandante do décimo primeiro batalhão da PM, coronel JAILSON FRANZEN, esse é um período de aumento das ocorrências policiais e isso tem relação a soltura temporárias de presos. Em Santa Catarina, cerca de mil e 700 detentos foram beneficiados pela saída temporária. FRANZEN comentou que muitos foram detidos por envolvimento com o tráfico de drogas ou são dependentes químicos. Durante a saída, é possível que alguns cometam crimes para manter o vício. Ele reconhece que a saída temporária é legal, mas a PM vê essa questão com muita preocupação.
PM atende ocorrências de porte de drogas e de arma em Guaraciaba. A primeira foi no sábado, às 22 horas, na linha Daltro Filho. A guarnição foi acionada para deslocar até um local que havia som alto. Chegando ao endereço a equipe policial encontrou alguns jovens escutando música, sendo então devidamente orientados quanto aos procedimentos. Eles acataram as ordens dos policiais e resolveram deixar o local. Mas, antes de retornar para o pelotão a PM percebeu a chegada de mais um veículo sendo então efetuada a abordagem, e, durante a busca pessoal e veicular, foram localizados cigarros de maconha totalizando 1,6 gramas e um pacote de papel seda para embalar o produto. A segunda ocorrência foi ontem as 17 horas. A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse ilegal de arma de fogo. A guarnição foi acionada para atendimento de ocorrência de ameaça e em buscas em uma residência foi localizada uma arma Calibre 38 escondida na casa do suposto autor das ameaças. O homem foi preso e apreendida a arma. As testemunhas do crime de ameaça foram levadas para depoimento na delegacia.
PM de Barracão recaptura dois foragidos da cadeia pública de Santo Antonio. Por volta das 7h15 à guarnição em deslocamento a sede da companhia para assumir serviço, visualizou no perímetro rural do município de Barracão, na BR-163, um homem caminhando as margens da rodovia, o qual foi reconhecido como sendo um dos fugitivos da cadeia pública de Santo Antonio do Sudoeste. O homem de 41 anos foi abordado, identificado, sendo dada voz de prisão a ele. O fugitivo foi preso foi conduzido até a Delegacia. Por volta das 20 horas, após ligação anônima informando que outro fugitivo estava transitando pela Rua Minas Gerais, esquina com Rua São Paulo no Centro de Barracão, próximo a antiga rodoviária, policiais foram ao local e obtiveram êxito na abordagem do indivíduo, que foi reconhecido. Ele também foi detido, levado a delegacia e encaminhado de volta para cadeia.
Saída de pista deixa duas pessoas feridas na BR-282. Na madrugada deste domingo por volta de 2h40, o Corpo de Bombeiros e o Samu prestaram atendimento a um acidente de trânsito nas proximidades da ponte sobre o Rio das Antas, entre São Miguel do Oeste e Maravilha. Chegando ao local as equipes de resgate identificaram que se tratava de uma saída de pista, seguida de capotamento, envolvendo uma Ranger de Maravilha, que era conduzida por um homem que ficou preso às ferragens e apresentava ferimentos graves pelo corpo. Após o trabalho de desencarceramento, a vítima foi conduzida pelo Samu até o Hospital Regional. Na camionete também estava outro homem, que foi encontrado fora do veículo. Ele informou que saiu pela janela, apresentando apenas escoriações pelo corpo. A segunda vítima do acidente recebeu os primeiros atendimentos no local e logo após foi conduzido pelos Bombeiros até o Pronto Socorro para receber atendimento médico.