ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quinta-feira - 28 11 2024

-HADDAD ANUNCIA ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA QUEM GANHA ATÉ CINCO MIL REAIS

-SANTA CATARINA GERA EM 2024 QUASE 50 POR CENTO A MAIS DE EMPREGOS QUE EM 2023

-OBRAS NA BR-163 DEVEM SER FINALIZADAS ATÉ JULHO DO ANO QUE VEM, APONTA DNIT

-DOCUMENTOS DO GEOREFERRÊNCIAMENTO SÃO ENTREGUES HOJE NA REGIÃO

-SECRETÁRIO AFIRMA QUE SC-163 SERÁ FEDERALIZADA ATÉ METADE DE 2025

-POLÍCIA RESGATA ANIMAL EM SITUAÇÃO PRECÁRIA E APREENDE ARMAS EM MONDAÍ

-GOLPE ENVOLVENDO CNH FAZ VÍTIMAS EM MUNICÍPIO DA REGIÃO

O tempo na região Extremo-Oeste é …. A previsão para as próximas horas é de possibilidade de chuvas isoladas na região. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima para hoje deve ser de 25 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 97 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

Uma medida histórica que proíbe o acesso de crianças menores de 16 anos às redes sociais foi aprovada nesta quarta-feira pela Câmara dos Representantes da Austrália. A decisão visa proteger os jovens dos riscos de exposição a conteúdos prejudiciais e da pressão psicológica gerada pelas plataformas digitais. Com a nova lei, as redes sociais serão obrigadas a verificar a idade dos usuários antes de permitir o cadastro. A legislação foi aprovada com 102 votos a favor e 13 contra e caso o projeto de lei seja sancionado ainda esta semana, as plataformas de redes sociais terão um prazo de um ano para desenvolver e implementar mecanismos de verificação de idade. A plataforma que desrespeitar a lei estará sujeita a uma multa de 50 milhões de dólares australianos, o equivalente a 165 milhões de reais.

O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, está preparando um novo pacote de 725 milhões de dólares, o equivalente a quatro vírgula três bilhões de reais com ajuda militar à Ucrânia. Segundo a Agência Reuters, BIDEN quer reforçar o apoio ao governo ucraniano antes de deixar o cargo. O pacote preparado pelo presidente inclui uma variedade de armas antitanque provenientes dos estoques dos Estados Unidos. Entre os itens estão minas terrestres, drones, mísseis e munição para os sistemas de foguetes de alta mobilidade. A nova ajuda representa um aumento significativo em comparação com outros pacotes enviados anteriormente que variaram entre 125 milhões e 250 milhões de dólares.

A oposição venezuelana pediu nesta quarta-feira que Brasil e Argentina direcionem "mais atenção e pressão" à situação de "assédio" enfrentada por seis opositores asilados na sede diplomática do governo argentino em Caracas, que é protegida por funcionários brasileiros após a ruptura de relações entre os países. Desde o último sábado policiais venezuelanos estão posicionados nos arredores da residência da embaixada da Argentina. Segundo denúncias dos asilados, as autoridades cortaram os serviços de água e energia elétrica e impediram a entrada de um caminhão de água potável na residência. O Ministério das Relações Exteriores da Argentina já denunciou os "atos de intimidação e hostilidade" contra sua embaixada e exigiu que a Venezuela emita "os salvo-condutos necessários" para que os opositores refugiados possam sair do país. Já a Venezuela, nega o assédio.

O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou nesta quarta-feira a lei que autoriza o governo a aumentar a participação em até 500 milhões de reais no Fundo Garantidor de Operações no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O objetivo da Lei é reforçar as garantias de acesso de financiamento para os agricultores. Na assinatura da lei, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, PAULO TEIXEIRA enfatizou que o investimento será importante também para incentivar a alimentação saudável ao beneficiar a agricultura ecológica e orgânica por linha de crédito do Pronaf.

Em um pronunciamento de quase oito minutos em rede nacional de Rádio e Televisão, o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD anunciou na noite de ontem que o governo federal vai enviar combinado ao pacote de corte de gastos obrigatórios, a proposta para isentar de Imposto de Renda quem ganha até cinco mil reais por mês. Ele esclareceu que a medida não terá impacto sobre as contas públicas porque será bancada com a taxação extra de quem ganha mais de 50 mil reais mensais. Segundo HADDAD, a medida faz parte da segunda etapa da reforma tributária, que prevê a reforma do Imposto de Renda.

Além da isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos, o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD anunciou ainda que as medidas tomadas pelo governo federal pretendem economizar 70 bilhões de reais até 2026. O ministro anunciou mudanças no abono salarial, na previdência dos militares, nas emendas parlamentares e indicou que as regras de reajuste do salário mínimo poderão mudar. Ele também anunciou reforço no pente-fino de privilégios e o aumento da idade mínima para a reserva e mais rigor nas regras de pensões, além de manter o abono salarial para quem ganha até dois salários mínimos, sendo esse último, corrigido pela inflação e não mais acima como ocorre com o salário mínimo.

Em Santa Catarina, oito mil, 843 crianças e adolescentes de até 17 anos ficaram órfãos de pelo menos um dos pais entre 2021 e outubro 2024. Dados de um levantamento inédito dos Cartórios de Registro Civil indicam, ainda, que 199 perderam os dois pais durante o mesmo período no Estado. O presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, GUSTAVO RENATO FISCARELLI, explicou que apenas a partir de 2021 foi possível cruzar dados dos CPFs dos pais existentes nos registros de óbitos com os de nascimento dos filhos. De acordo com o especialista, a disponibilização dos dados vai contribuir para que sejam desenvolvidas políticas públicas específicas para atender a esta demanda.

O período de matrículas de estudantes na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina termina hoje. Os interessados podem fazer a inscrição no site www.matriculaonline.sed.sc.gov.br utilizando o cadastro do gov.br. Quem não tiver acesso à internet ou precisar de ajuda no preenchimento da inscrição, poderá buscar auxílio na secretaria da escola estadual mais próxima. Em todas as unidades escolares, independentemente do número de vagas, haverá sorteio, que será regulamentado por edital e realizado amanhã. A lista dos sorteados poderá ser consultada no site e na unidade escolar na qual o estudante foi inscrito no mesmo dia. Para a garantia da efetivação da matrícula, os pais ou responsáveis legais deverão apresentar os documentos necessários entre dois e quatro de dezembro, na unidade escolar, além da entrega da documentação, os responsáveis devem respeitar os critérios de zoneamento.

O estado de Santa Catarina criou de janeiro a outubro deste ano, 140 mil e 11 novos postos de trabalho, o que é 48 vírgula três por cento maior do que o registrado no mesmo período de 2023, quando o saldo positivo somou 94 mil, 427. Apenas em outubro deste ano o estado gerou 10 mil, 125 novos empregos de carteira assinada. Com esse resultado do mês passado, Santa Catarina manteve a posição de quinto maior gerador de empregos no país, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Em outubro, os serviços lideraram no estado com a criação de quatro mil, 749 novas vagas, seguido pelo comércio com três mil, 506, indústria com 907, construção civil com 413 e agropecuária com 550 novas vagas de trabalho.

O Campus da Unoesc de São Miguel do Oeste realizou nesta quarta-feira a primeira edição do encontro das turmas da universidade da melhor idade. A ação foi realizada no centro cultural e reuniu cerca de 400 pessoas de diversos municípios da região. A atividade celebrou a integração e o desenvolvimento dos estudantes da terceira idade, promovendo um dia de aprendizado, cultura e animação. Entre as ações realizadas, houve apresentações artísticas diversas com grupos da região, além de uma palestra com o psicólogo, professor e neurocientista, RICARDO SACHSER que abordou o bem-estar, a saúde mental e o envelhecimento ativo.

A Univida é um programa institucional da Unoesc, dedicado à inclusão, educação continuada e bem-estar da terceira idade. Com uma proposta de oferecer aulas, oficinas e atividades que promovam o aprendizado contínuo, a socialização e o desenvolvimento pessoal, o programa se consolida como uma oportunidade única para ampliar conhecimentos, fazer amizades e se manter ativo após os 60 anos. Segundo o campus da Unoesc de São Miguel do Oeste, as inscrições para a Univida já estão abertas, sendo que, os interessados podem procurar o campus para obter mais informações.

O Setor de Combate às Endemias de São Miguel do Oeste segue realizando ações contra o mosquito transmissor da dengue. A campanha denominada de “A Comunidade no Combate à Dengue” visa justamente isso, acabar com o mosquito Aedes Aegypti no município. Nesta semana, a equipe realizou a apresentação da peça teatral “Todos juntos contra a dengue, eu avisei", com foco na prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika. Ao todo, foram quatro sessões de teatro, com o envolvimento dos alunos da rede municipal. O evento foi realizado no auditório da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.

O objetivo do teatro realizado pelo setor de Combate às Endemias de São Miguel do Oeste foi demostrar de forma lúdica o que precisa ser feito para evitar a proliferação do mosquito. A afirmação é da secretária adjunta de Saúde, CAMILA BERNARDI. Conforme ela, com pequenos cuidados diários, como por exemplo, a limpeza das residências e locais de trabalho, além do alerta dos sintomas causados, principalmente pela dengue é possível chamar a atenção para esse problema de saúde. Ela citou que o teatro envolveu cerca de mil alunos do terceiro ao nono ano que irão repassar a mensagem para suas famílias.

Está ocorrendo nesta quinta-feira na sede da Ameosc em São Miguel do Oeste o Fórum Regional de Turismo e Cicloturismo Caminhos da Fronteira 2024. A ação começou por volta das oito e meia da manhã e vai seguir até às quatro e meia da tarde. Ao todo, cerca de cem pessoas participam do evento que visa discutir estratégias e soluções para impulsionar o turismo na região Extremo Oeste de Santa Catarina. Pela manhã, a programação contou com a participação de FÁBIO FARBER da Secretaria de Turismo do estado catarinense, além de um painel com empreendedores locais discutindo o futuro do setor, bem como, apresentações diversas sobre o projeto.

O Fórum Regional de Turismo e Cicloturismo Caminhos da Fronteira 2024 que está sendo realizado hoje em São Miguel do Oeste será retomado logo mais a uma e meia da tarde. O primeiro evento dessa segunda parte será com LUCIANO BOICO da Embratur que vai abordar as oportunidades no Mercosul e na fronteira. Outro tema abordado será o painel sobre cicloturismo como ferramenta de desenvolvimento regional, seguido pela apresentação do Circuito Caminhos da Fronteira. O encerramento vai contar ainda com uma palestra sobre como oferecer experiências boas aos turistas.

A Administração de São Miguel do Oeste finalizou o reforço da segurança em quatro unidades da rede municipal de ensino. As escolas Tranquilo Rigoni do Bairro Andreatta e São João Batista de La Salle da Comunidade São Francisco de Assis, e as creches Sonho Infantil do São Luiz e Mundo Novo do Salete receberam novos gradis metálicos. Na Escola Emma Balke e na Creche Elsa Baldissera, as instalações estão em andamento. A secretaria de Educação informou, nesta quarta-feira, que em seguida serão executas as obras nas creches Tio Patinhas do bairro São Jorge e Mundo Mágico no São Gotardo.

O investimento total na implantação de gradis metálicos nas escolas e creches da rede municipal de ensino se aproxima de dois milhões de reais. A informação é do prefeito, WILSON TREVISAN. De acordo com ele, o objetivo é elevar ainda mais o nível de segurança das crianças que são atendidas e dos profissionais que atuam nestes educandários. TREVISAN citou que, além disso, a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, contratou zeladores, que já estão atuando nas unidades escolares de São Miguel do Oeste.

As obras que estão sendo realizadas há alguns anos na BR-163 no trecho entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira devem ser concluídas até a metade do ano que vem. Pelo menos é isso que aponta o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte. De acordo com o órgão, cerca de cinco mil usuários passam diariamente pela via e ao todo, o governo federal vai investir 316 milhões de reais nas mais diversas obras realizadas em todo o trecho. Conforme o DNIT, nessa etapa estão sendo executadas ações em quatro pontos da rodovia e até o momento já foram entregues 45 vírgula 72 quilômetros de pavimento rígido.

O Índice de Condição de Manutenção da BR-163 no trecho entre Guaraciaba e Dionísio Cerqueira já supera os 70 por cento de estradas classificadas como “boas”. A porcentagem já supera a média de Santa Catarina e se aproxima do índice nacional que é de 74 vírgula três por cento segundo dados divulgados relativos a setembro deste ano. O Índice de Condição de Manutenção foi criado pelo DNIT para avaliar a condição da manutenção das rodovias visando servir como referência para o acompanhamento das ações do órgão e é calculado a partir de levantamento de campo, buscando classificar cada segmento em quatro categorias, sendo, péssimo, ruim, regular ou bom.

A Secretaria de Estado da Agricultura entregou, nesta quinta-feira, os documentos de georreferenciamento para produtores rurais de São Miguel do Oeste. O material certifica reconhecimento dos limites das propriedades no município. O evento aconteceu por volta das 10 horas na câmara de vereadores e contou com a presença do secretário de agricultura, VALDIR COLATTO. Em São Miguel do Oeste foram entregues o georreferenciamento de mil 405 imóveis. O valor investido no processo de georreferenciamento pelo governo do estado somou 483 mil e 300 reais. Com isso, os agricultores podem encaminhar o processo de escritura da terra para ter o direito à propriedade, segurança jurídica, acessar políticas públicas e créditos bancários.

Além de São Miguel do Oeste, o governo do estado vai entregar, hoje a tarde, os documentos do georreferenciamento para os agricultores de Barra Bonita. O evento será as duas da tarde na câmara de vereadores. De acordo com o secretário de Agricultura, VALDIR COLATTO, com o georreferenciamento em mãos, os agricultores podem dar andamento à regularização fundiária das terras e a retificação de área ou de registro nos cartórios. Serão entregues, sem custos, as plantas topográficas, memorial descritivo e a certificação no Sistema de Gestão Fundiária. O Programa Terra Legal atende os proprietários ou posseiros de imóveis rurais até quatro módulos fiscais, que não são regularizadas, ou seja, que não tem registro.

O panorama das rodovias estaduais foi apresentado pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, JERRY COMPER durante a reunião da bancada do oeste da assembleia legislativa nesta semana em Chapecó. Ele citou o Programa Estrada Boa, lançado em agosto do ano passado pelo governo estadual vai destinar mais de dois bilhões de reais para a recuperação de rodovias. De acordo com COMPER, em um ano de programa, as rodovias estaduais consideradas ótimas ou boas passaram de 27 para 50 por cento. Ele disse que além disso, o governo está colocando mais 600 mil reais de economia na manutenção e revitalização das rodovias catarinenses.

As três coordenadorias regionais de infraestrutura do oeste, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste, tem muitas obras rodoviárias em andamento, algumas estruturantes e essenciais para o estado. A afirmação é do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, JERRY COMPER. Ele citou, entre outras, as obras que ele considera de maior impacto no extremo-oeste que são a SC 160 Pinhalzinho-Modelo; SC-305 Campo Ere-São Lourenço do Oeste e a pavimentação do acesso a Riqueza. COMPER disse que até a metade do ano que vem, mais de 63 por cento das rodovias catarinenses estarão em condições de ótima e boa.

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, JERRY COMPER afirmou, nesta quinta-feira, no Peperi Entrevista, que o processo de federalização da SC 163, trecho São Miguel do Oeste-Itapiranga será concluído até a metade do que ano que vem. Ele disse que entraves burocráticos e técnicos estão atrasando esse processo. O superintendente da secretaria de Infra estrutura, VISSELAR PRETTO, disse que ainda falta é a conclusão é a conclusão do projeto de revitalização da rodovia e o aceito do DNIT.

Um depósito de madeira acabou sendo praticamente destruído na SC- 305 em Campo Erê. O sinistro foi na tarde de ontem e quando o Corpo de Bombeiros chegou ao local, avistou as chamas em um estoque de lenha usada para os secadores da empresa. Cerca de 80 por cento do material já estava tomado pelas chamas e o restante foi salvo com auxílio de máquinas diversas. O trabalho durou cerca de três horas e foram utilizados cerca de sete mil litros de água. Apesar dos prejuízos, não houveram feridos.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu na noite de ontem um acidente na SC-163 entre Iporã do Oeste e Itapiranga. No local, os policiais encontraram um caminhão com placas de Iporã do Oeste tombado sobre a pista. Segundo informações, o veículo acabou saindo da pista antes do tombamento. O caminhão era conduzido por um homem de 50 anos que saiu ileso do acidente. Já a rodovia acabou ficando parcialmente bloqueada até a retirada do veículo.

A Polícia Civil de Mondaí realizou uma operação nesta quarta-feira que resultou no resgate de um animal mantido em condições extremas de negligência. A cachorra vivia em um ambiente insalubre, sem cuidados básicos, e corria sérios riscos à saúde e bem-estar. De acordo com a Polícia Civil, o cumprimento do mandado de busca e apreensão também levou à apreensão de uma arma de fogo, munições e carne possivelmente oriunda de caça ilegal, indicando a prática de crimes ambientais. Conforme os policiais, o material foi apreendido e será analisado e investigado para apurar a origem e os responsáveis pelos possíveis delitos. Já o animal foi encaminhado para uma ONG de Mondaí.

Os moradores de Iporã do Oeste e do Extremo Oeste catarinense devem ficar atentos a mais um golpe que está fazendo vítimas nos últimos dias na região. Trata-se de ação envolvendo a Carteira Nacional de Habitação. Segundo as vítimas, os golpistas entram em contato através do aplicativo de mensagem WhatsApp com mensagens falsas apontando que a CNH será cancelada e que para evitar esse procedimento é preciso pagar uma multa. Conforme as vítimas, nesse momento os golpistas acabam enviando um link e um boleto bancário onde consta os dados pessoais dos condutores, fazendo as vítimas acreditar se tratar de algo verdadeiro. Após o pagamento do boleto os golpistas não respondem mais e só nesse momento a vítima percebe o golpe. Após o pagamento, o estorno do dinheiro raramente acontece e por isso as pessoas devem sempre desconfiar de links encaminhados através de aplicativos de mensagens.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.