-HADDAD ANUNCIA ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA QUEM GANHA ATÉ CINCO MIL REAIS
-SANTA CATARINA GERA EM 2024 QUASE 50 POR CENTO A MAIS DE EMPREGOS QUE EM 2023
-TEMPORAL DEIXA CONSUMIDORES SEM ENERGIA ELÉTRICA NA REGIÃO
-PREFEITO ELEITO DE SJO ANUNCIA REDUÇÃO DE SECRETARIAS
-ASSEMIT É DESTAQUE ESTADUAL NO COMBATE A INADIMPLÊNCIA NO COMÉRCIO
-CAMINHÃO TOMBA NA SC 163 EM SÃO JOÃO DO OESTE
-POLÍCIA REALIZA OPERAÇÃO PARA INVESTIGAR HOMICÍDIO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se . A previsão para as próximas horas é de possibilidade de chuvas isoladas na região. A mínima das últimas horas foi de 23 graus e a máxima para hoje deve ser de 28 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou a quinta-feira cotado em cinco reais e 97 centavos. O euro está valendo seis reais e 29 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.
Uma medida histórica que proíbe o acesso de crianças menores de 16 anos às redes sociais foi aprovada nesta quarta-feira pela Câmara dos Representantes da Austrália. A decisão visa proteger os jovens dos riscos de exposição a conteúdos prejudiciais e da pressão psicológica gerada pelas plataformas digitais. Com a nova lei, as redes sociais serão obrigadas a verificar a idade dos usuários antes de permitir o cadastro. A legislação foi aprovada com 102 votos a favor e 13 contra e caso o projeto de lei seja sancionado ainda esta semana, as plataformas de redes sociais terão um prazo de um ano para desenvolver e implementar mecanismos de verificação de idade. A plataforma que desrespeitar a lei estará sujeita a uma multa de 50 milhões de dólares australianos, o equivalente a 165 milhões de reais.
O presidente dos Estados Unidos, JOE BIDEN, está preparando um novo pacote de 725 milhões de dólares, o equivalente a quatro vírgula três bilhões de reais com ajuda militar à Ucrânia. Segundo a Agência Reuters, BIDEN quer reforçar o apoio ao governo ucraniano antes de deixar o cargo. O pacote preparado pelo presidente inclui uma variedade de armas antitanque provenientes dos estoques dos Estados Unidos. Entre os itens estão minas terrestres, drones, mísseis e munição para os sistemas de foguetes de alta mobilidade. A nova ajuda representa um aumento significativo em comparação com outros pacotes enviados anteriormente que variaram entre 125 milhões e 250 milhões de dólares.
A oposição venezuelana pediu nesta quarta-feira que Brasil e Argentina direcionem "mais atenção e pressão" à situação de "assédio" enfrentada por seis opositores asilados na sede diplomática do governo argentino em Caracas, que é protegida por funcionários brasileiros após a ruptura de relações entre os países. Desde o último sábado policiais venezuelanos estão posicionados nos arredores da residência da embaixada da Argentina. Segundo denúncias dos asilados, as autoridades cortaram os serviços de água e energia elétrica e impediram a entrada de um caminhão de água potável na residência. O Ministério das Relações Exteriores da Argentina já denunciou os "atos de intimidação e hostilidade" contra sua embaixada e exigiu que a Venezuela emita "os salvo-condutos necessários" para que os opositores refugiados possam sair do país. Já a Venezuela, nega o assédio.
O presidente LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA sancionou nesta quarta-feira a lei que autoriza o governo a aumentar a participação em até 500 milhões de reais no Fundo Garantidor de Operações no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar. O objetivo da Lei é reforçar as garantias de acesso de financiamento para os agricultores. Na assinatura da lei, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, PAULO TEIXEIRA enfatizou que o investimento será importante também para incentivar a alimentação saudável ao beneficiar a agricultura ecológica e orgânica por linha de crédito do Pronaf.
Em um pronunciamento de quase oito minutos em rede nacional de Rádio e Televisão, o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD anunciou na noite de ontem que o governo federal vai enviar combinado ao pacote de corte de gastos obrigatórios, a proposta para isentar de Imposto de Renda quem ganha até cinco mil reais por mês. Ele esclareceu que a medida não terá impacto sobre as contas públicas porque será bancada com a taxação extra de quem ganha mais de 50 mil reais mensais. Segundo HADDAD, a medida faz parte da segunda etapa da reforma tributária, que prevê a reforma do Imposto de Renda.
Além da isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos, o ministro da Fazenda, FERNANDO HADDAD anunciou ainda que as medidas tomadas pelo governo federal pretendem economizar 70 bilhões de reais até 2026. O ministro anunciou mudanças no abono salarial, na previdência dos militares, nas emendas parlamentares e indicou que as regras de reajuste do salário mínimo poderão mudar. Ele também anunciou reforço no pente-fino de privilégios e o aumento da idade mínima para a reserva e mais rigor nas regras de pensões, além de manter o abono salarial para quem ganha até dois salários mínimos, sendo esse último, corrigido pela inflação e não mais acima como ocorre com o salário mínimo.
Em Santa Catarina, oito mil, 843 crianças e adolescentes de até 17 anos ficaram órfãos de pelo menos um dos pais entre 2021 e outubro 2024. Dados de um levantamento inédito dos Cartórios de Registro Civil indicam, ainda, que 199 perderam os dois pais durante o mesmo período no Estado. O presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais, GUSTAVO RENATO FISCARELLI, explicou que apenas a partir de 2021 foi possível cruzar dados dos CPFs dos pais existentes nos registros de óbitos com os de nascimento dos filhos. De acordo com o especialista, a disponibilização dos dados vai contribuir para que sejam desenvolvidas políticas públicas específicas para atender a esta demanda.
O período de matrículas de estudantes na Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina termina hoje. Os interessados podem fazer a inscrição no site www.matriculaonline.sed.sc.gov.br utilizando o cadastro do gov.br. Quem não tiver acesso à internet ou precisar de ajuda no preenchimento da inscrição, poderá buscar auxílio na secretaria da escola estadual mais próxima. Em todas as unidades escolares, independentemente do número de vagas, haverá sorteio, que será regulamentado por edital e realizado amanhã. A lista dos sorteados poderá ser consultada no site e na unidade escolar na qual o estudante foi inscrito no mesmo dia. Para a garantia da efetivação da matrícula, os pais ou responsáveis legais deverão apresentar os documentos necessários entre dois e quatro de dezembro, na unidade escolar, além da entrega da documentação, os responsáveis devem respeitar os critérios de zoneamento.
O estado de Santa Catarina criou de janeiro a outubro deste ano, 140 mil e 11 novos postos de trabalho, o que é 48 vírgula três por cento maior do que o registrado no mesmo período de 2023, quando o saldo positivo somou 94 mil, 427. Apenas em outubro deste ano o estado gerou 10 mil, 125 novos empregos de carteira assinada. Com esse resultado do mês passado, Santa Catarina manteve a posição de quinto maior gerador de empregos no país, ficando atrás apenas de São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Rio de Janeiro. Em outubro, os serviços lideraram no estado com a criação de quatro mil, 749 novas vagas, seguido pelo comércio com três mil, 506, indústria com 907, construção civil com 413 e agropecuária com 550 novas vagas de trabalho.
Temporal causa problemas no fornecimento de energia elétrica na região. Conforme o Gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA, os temporais de ontem, com ventos fortes, chuvas intensas, raios e queda de vegetação, afetaram as redes de distribuição, deixando alguns consumidores sem energia. Segundo ele a Celesc está enfrentando pequenas ocorrências em todos os 34 municípios atendidos pela Regional de São Miguel do Oeste. De acordo com VALMORBIDA, os problemas são isolados e envolvem danos em remais, postes, cruzetas e isoladores.
Consumidores reclamam que estão sem energia elétrica desde as 15 horas de quarta-feira. Temporal atingiu propriedades agrícolas de linha Ervalzinho, interior de São João do Oeste. Estruturas agropecuárias foram danificadas pela força dos ventos. O Gerente Regional da Celesc, SANDRO VALMORBIDA, informa que as equipes estão trabalhando intensamente para atender essas ocorrências e restabelecer o sistema. Conforme ele, os serviços de reparo e manutenção devem se estender durante todo o dia de hoje, mas a situação está sob controle. Cita ainda a necessidade de compreensão de todos, pois a Celesc está empenhada em restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível.
O Lions Clube de Tunápolis vem realizando a aquisição de novos materiais ortopédicos e ampliando o seu apoio à comunidade local. Conforme a presidente da entidade, CRISTIANE GRETZLER, as ações somente são possíveis devido às ações solidárias que foram realizadas recentemente. CRISTIANE explicou que a compra que envolveu um investimento superior a 5 mil reais, visa atender à grande demanda de equipamentos, como cadeiras de rodas, cadeiras de banho, andadores e muletas, essenciais para a mobilidade de muitas pessoas na cidade. A presidente destacou que as aquisições foram possibilitadas por eventos de arrecadação, como a tradicional galinhada realizada em outubro, que contou com a participação de mais de 380 pessoas.
CRISTIANE GRETZLER enfatiza que as atividades de arrecadação são fundamentais para que seja possível atender a comunidade com qualidade. Ela frisa que a demanda é sempre muito grande e com a compra desses novos materiais será possível renovar e ampliar o atendimento, principalmente para as pessoas que enfrentam dificuldades temporárias de saúde, como os acidentados. Além dos novos equipamentos, a entidade também está reformando os materiais já existentes e investindo em reposição de colchões e capas, garantindo que os itens ainda em uso tenham boas condições de atendimento. A presidente ainda enfatizou a importância de ter materiais de qualidade à disposição da população.
CRISTIANE GRETZLER destaca que para o final deste ano, o Lions Clube possui uma agenda cheia, com destaque para a participação no evento "Natal em Família", que ocorrerá no próximo domingo em Tunápolis. Durante o evento, o Lions organizará um estande e será responsável pela venda de lanches, fortalecendo sua parceria com a Prefeitura e com outras entidades da cidade. CRISTIANE frisa que o Lions Clube também promove ações voltadas para a juventude e o meio ambiente, como a gincana organizada pela Escola Estadual Padre Balduino Rambo. A gincana, que acontecerá em dezembro, irá arrecadar materiais recicláveis, como tampas plásticas e latinhas, que serão trocados por equipamentos ortopédicos para a comunidade.
O município de Tunápolis está se preparando para a décima edição do Natal em Família, que acontece anualmente na cidade. Organizado pela Administração Municipal, o evento conta com a participação da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis e do Núcleo de Jovens Empreendedores, que este ano será responsável pela decoração do estande da associação na Vila Natalina. Conforme a Agente Comercial da AEST, SIRIANE DRESCHER, neste ano, o tema escolhido pela prefeitura para o evento é Menos presente, mais presença, visando incentivar uma reflexão sobre o verdadeiro espírito natalino.
Para tornar a decoração mais pessoal e envolvente, a associação convida os moradores de Tunápolis e região a compartilharem fotos de momentos especiais em família. Essas imagens serão utilizadas na ornamentação da árvore, reforçando a proposta de valorização das relações familiares. SIRIANE DRESCHLER salienta que as famílias que desejam utilizar suas fotos na decoração, devem encaminhar as imagens pelo WhatsApp da associação. SIRIANE frisa que a AEST, por meio do Núcleo de Jovens Empreendedores, reforça sua missão de estar cada vez mais próxima da comunidade, especialmente em momentos que envolvem o fortalecimento de vínculos sociais e culturais. A Agente Comercial da AEST explicou que ao participar de eventos como o Natal em Família, a associação busca estreitar laços com a população e proporcionar um ambiente acolhedor para todos os públicos.
Assemit conquista terceiro lugar no combate a inadimplência no comércio. A Associação Empresarial de Itapiranga ganhou destaque estadual na FACISC pela eficiência no controle do crédito no comércio local. Em uma campanha liderada pela Agente Comercial, CARLA KLEIN, a Assemit mobilizou os empresários para negativarem clientes com as contas em atraso. Isso incentiva o pagamento das contas e evita que outros comerciantes tenham prejuízos. No primeiro semestre de 2024, Itapiranga contabilizou mais de um milhão e 800 mil reais de contas em atraso no comércio. Este dado levou em consideração apenas as empresas associadas a Assemit. Um valor considerado extremamente alto e que afeta diretamente o rendimento das empresas.
Conforme a Agente Comercial, CARLA KLEIN, a Associação Empresarial de Itapiranga realizou campanha para combater a inadimplência no período de junho a outubro. A Assemit mobiliza associados para aderirem serviços de proteção ao crédito que é oferecido em parceria com a FACISC. Segundo ela, o alto valor em compras não pagas gera preocupação no comércio e exige medidas para evitar novas perdas nas vendas parceladas. Assemit entende que é preciso aprimorar consulta do CPF dos clientes para evitar perdas em vendas no crediário. CARLA KLEIN destaca que apartir dos dados fornecido pelo sistema de proteção ao crédito, a Associação Empresarial de Itapiranga iniciou uma campanha para conscientizar os empresários sobre a importância de realizar vendas com segurança de pagamento. Este trabalho foi reconhecido pela FACISC.
Conforme CARLA KLEIN, é preciso ampliar a proteção ao crédito e prestar maior auxílio aos empresários. Segundo a Agente Comercial, a alternativa mais correta é restringir atuação dos maus pagadores. Ela chama atenção que no período que antecede o Natal, aumenta o movimento no comércio, sendo também uma oportunidade para as pessoas regularizarem contas pendentes. CARLA também afirma que o reconhecimento estadual da FACISC mostra que a Assemit está no caminho certo em busca de tornar a proteção ao crédito mais eficiente.
Próxima administração de São João do Oeste terá menor número de secretarias. Medida visa reduzir gastos com a equipe de servidores públicos municiais. O Prefeito eleito de São João do Oeste, SÉRGIO THEISEN, está formando a equipe de trabalho para seu terceiro mandato. Ele anunciou redução de uma secretaria em comparação ao atual governo. A partir de primeiro de janeiro não terá a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo. THEISEN lembra que foi eleito com a coligação entre PSD, MDB e PSDB, porém possui total liberdade para escolher os secretários em decisões com o vice-prefeito ORLANDO ROYER. A opção em desativar a Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, visa uma administração mais enxuta e confiando no trabalho de diretores para desempenhar algumas funções estratégicas.
O Prefeito eleito em São João do Oeste anunciou como Secretário de Administração, Fazenda e Planejamento, CLAUDIR RAUBER. Ele já ocupou o cargo em governo anterior e tem total confiança do futuro prefeito. Na Educação, o escolhido foi o professor EVERTON WENHER. SÉRGIO THEISEN informa que a escolha ocorreu por ser um professor habilitado em informática e educação física, além de pós graduação em gestão, escolar. Na Secretaria de Transportes e Obras, foi anunciado ERNANI HOFF. Ele já foi vice-prefeito e coordenou a secretaria, sendo definido pelo prefeito como profundo conhecedor das demandas do interior. Na Secretaria de Saúde, o prefeito anunciou CLEIDE WIRTH REMPEL. Ele afirma que a escolha ocorreu pela grande capacidade de liderança e gestão de equipe. Já o Secretário de Agricultura, será o vice-prefeito ORLANDO ROYER, mencionado com grande experiencia no setor agropecuário.
SÉRGIO THEISEN avalia que a equipe é competente para realizar um grande trabalho e atender as expectativas da população do município. O Prefeito eleito de São João do Oeste, informa que a partir de agora o planejamento é para a definição nos demais setores, sendo que alguns diretores já foram definidos. O Diretor de Esporte foi confirmado que será VALDOMIRO KEMMERISCH, que já ocupou o cargo em governos anteriores. No urbanismo terá o retorno da Diretora ROSE STAUB. O prefeito menciona que o foco será a organização da praça central, além da ornamentação e paisagismo em outros locais públicos. SÉRGIO THEISEN chama atenção para urgência nos encaminhamentos na área da saúde para atender bem a população e na Agricultura devido as demandas por serviços e programas logo no início do ano.
Um acidente de trânsito envolvendo um caminhão foi registrado na SC-163, em São João do Oeste, na noite de quarta-feira. O acidente ocorreu por volta das 21 horas, quando o veículo saiu da pista e tombou. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, o motorista, um homem de 50 anos, saiu ileso. A rodovia ficou parcialmente bloqueada no trecho entre Iporã do Oeste e Itapiranga, mas foi liberada logo após a retirada do caminhão. A guarnição da Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste, foi responsável pelo registro da ocorrência.
A Polícia Civil realizou na manhã desta quinta-feira uma operação para avançar na investigação de um homicídio registrado em São José do Cedro. A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigações Criminais de São Miguel do Oeste, com apoio das delegacias de Dionísio Cerqueira e Barracão. Nesta etapa, os agentes cumpriram mandados de busca e apreensão em Barracão, no Paraná, envolvendo duas mulheres suspeitas de participação no crime. O homicídio aconteceu em três de abril de 2024, na linha Santo Antônio, interior de São José do Cedro. Por volta das 21 horas e 20 minutos, dois homens encapuzados invadiram um galpão usado como depósito de maquinário e dispararam diversas vezes contra um homem de 32 anos. A vítima morreu no local.
A polícia identificou quatro homens envolvidos no crime. Dois são apontados como os executores dos disparos, enquanto outros dois teriam atuado na logística do homicídio. No dia 14 de novembro, três suspeitos foram presos em São José do Cedro, Cascavel e Santo Antônio do Sudoeste. Um dos investigados segue foragido. A operação desta quinta-feira apreendeu objetos que podem ajudar a esclarecer o caso. A investigação está em fase final e será encaminhada ao Ministério Público e ao Poder Judiciário nos próximos dias. O trabalho tem mobilizado diversas delegacias da região e conta com o apoio de equipes em Santa Catarina e no Paraná.