-SEGUNDO TURNO EM 57 CIDADES MOBILIZA 38 MILHÕES DE ELEITORES NESTE DOMINGO
-MOISÉS É ABSOLVIDO, RETOMA GOVERNO DO ESTADO E ANUNCIA MUDANÇAS
-PREJUÍZOS COM A ESTIAGEM CHEGAM A MEIO BILHÃO DE REAIS NA AMEOSC
-SURTO DE CORONAVÍRUS EM SERVIDORES FECHA POSTO DE SAÚDE NA REGIÃO
-PEPERI LANÇA CAMPANHA DE ALERTA SOBRE CUIDADOS PARA EVITAR CONTÁGIO
-HOMEM É PRESO COM MUNIÇÕES E CINCO ARMAS DE FOGO EM CASA
-MULHER É FERIDA A GOLPES DE FACA NO BAIRRO SÃO JORGE
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol e pancadas de chuva entre a tarde e noite. A temperatura pode chegar a 35 graus. A mínima das últimas horas foi de 18 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 32 centavos. O euro está valendo seis reais e 36 centavos. Já o peso argentino está cotado a seis centavos.
A Rússia começou a vacinar militares contra o novo coronavírus nesta sexta-feira. O imunizante desenvolvido pelo país recebeu o nome de Sputnik Cinco. No total, mais de 400 mil soldados vão ser vacinados nesta campanha, lançada por determinação do presidente VLADIMIR PUTIN. Até agora, mais de dois mil e 500 militares foram vacinados. O número chegará a 80 mil até o final do ano.
Uma corte federal de apelação nos Estados Unidos rejeitou nesta sexta-feira o pedido feito por advogados do presidente DONALD TRUMP para bloquear a certificação da vitória de JOE BIDEN no estado da Pensilvânia. A certificação foi emitida na terça-feira e os advogados do presidente tentavam revertê-la. Com a vitória, BIDEN conquistou os 20 delegados do estado no Colégio Eleitoral. Segundo a decisão do juiz STEPHANOS BIBAS, as alegações da campanha de TRUMP “não têm mérito”.
O ex-presidente do Peru, MARTÍN VIZCARRA, que deixou o governo após um impeachment, anunciou nesta sexta-feira que vai concorrer ao Congresso nas eleições gerais de 11 de abril de 2021, pelo partido Somos Peru. O pleito também irá eleger um novo presidente. VIZCARRA sofreu impeachment em 9 de novembro, suspeito de suborno quando era governador entre 2011 e 2014. Ele negou as alegações de que aceitou propinas de empresas que obtiveram contratos públicos.
O ministro ALEXANDRE DE MORAES, do Supremo Tribunal Federal, prorrogou nesta sexta-feira por 60 dias o inquérito que apura se o presidente JAIR BOLSONARO tentou interferir na Polícia Federal. No mesmo despacho, MORAES, relator do inquérito, determinou que a Procuradoria Geral da República se manifeste em até cinco dias sobre a necessidade do depoimento de BOLSONARO. Nesta quinta, o presidente desistiu de depor. Após o parecer da PGR, MORAES deve decidir se atende à dispensa do depoimento e se manda o inquérito para a Polícia Federal concluir as investigações.
A Anvisa recebeu nesta sexta-feira um pedido para submissão contínua da vacina da Covid-19 em desenvolvimento pela Janssen, a AD26.COV2.S. De acordo com a agência, a Janssen já protocolou o primeiro pacote com dados e informações sobre a vacina nesta sexta-feira. Os técnicos terão até 20 dias para analisar os documentos. A vacina candidata da JanssenJohnson & Johnson, também é uma das quatro que receberam autorização para testes de fase três, a última no Brasil. As outras são a de Oxford, a da Pfizer-BioNTech e a da Sinovac.
Mais de 38 milhões de eleitores voltam às urnas no domingo para eleger os prefeitos das 57 cidades brasileiras em que a disputa será definida no segundo turno. São 18 capitais estaduais e outros 49 municípios com mais de 200 mil eleitores, onde nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta dos votos válidos para se eleger em primeiro turno. As regras e cuidados sanitários para a votação de amanhã são as mesmas do primeiro turno. As sessões abrem as sete horas e o TSE anunciou que os resultados, dessa vez, serão divulgados até as oito horas da noite de domingo.
Santa Catarina encerrou o terceiro trimestre do ano com taxa de desemprego de seis vírgula seis por cento, o que mostra uma melhora de zero vírgula três ponto percentual frente ao trimestre anterior. Os dados são do IBGE e confirmam que o estado se mantém com a menor taxa de desocupação do país. No mesmo período, o Brasil teve desemprego de 14 vírgula seis por cento, um aumento de um vírgula três por cento na comparação com o trimestre anterior, de abril a junho. Outro dado apurado pela pesquisa do IBGE é o total da população ocupada no terceiro trimestre. Santa Catarina tinha três milhões 420 mil, 50 mil pessoas a menos que no segundo trimestre.
O Tribunal Especial do impeachment decidiu absolver o governador CARLOS MOISES DA SILVA da acusação de crime de responsabilidade. A decisão final ocorreu em votação ontem a sexta-feira no plenário da Alesc e MOISÉS volta ao cargo após um mês de afastamento. O placar da votação terminou em seis votos contra três pela absolvição do governador. Também houve uma abstenção, do deputado LUIZ FERNANDO VAMPIRO. Os deputados e desembargadores que formam o Tribunal Especial entenderam que não houve crime de responsabilidade na equiparação salarial dos procuradores do estado concedida por MOISÉS em 2019.
Após ser absolvido no tribunal especial da Alesc, CARLOS MOISES DA SILVA retornou ao cargo de governador de Santa Catarina e comunicou mudanças no governo em coletiva de imprensa. Ele anunciou o novo chefe da Casa Civil, ERON GIORDANI, que atualmente é chefe de gabinete do deputado JULIO GARCIA, e o jornalista JEFFERSON DOUGLAS como Secretário de Comunicação. Outra mudança é na Procuradoria-Geral do Estado, com ALISSON DE BOM DE SOUZA, que retorna ao cargo de procurador. MOISES disse ontem que além de "fazer política", nesse período afastado, ele e sua equipe projetaram os "próximos dois anos de governo". Ele citou "não havia justa causa para este primeiro processo de impeachment, assim como não há para o segundo".
O prefeito de Barra Bonita esteve na Peperi nesta semana e fez duras críticas ao governo Estadual e Federal. MOACIR PIROCA lembrou que o município vive a pior estiagem dos últimos anos. A falta de chuvas está castigando fortemente a região Extremo Oeste e os governos não estão fazendo praticamente nada para auxiliar os produtores. Ele lembrou que o município decretou situação de emergência em maio deste ano e passados seis meses o documento ainda não foi reconhecido pelo governo estadual. Conforme PIROCA,a preocupação é grande e a tendência é que a situação piore ainda mais caso não ocorra um volume considerável de chuva nos próximos dias.
A prefeitura de Barra Bonita está realizando o transporte de água diariamente para as propriedades do interior. A afirmação é do prefeito MOACIR PIROCA. De acordo com ele, as pessoas que precisam desse auxílio devem ligar para a secretaria de agricultura.PIROCA disse que atualmente o município está trabalhando com dois caminhões para levar água para consumo humano e animal. O prefeito não descartou o uso de um terceiro caminhão para auxiliar nesse serviço caso a situação piore. Segundo o prefeito, o governo estadual divulgou que possui milhões de reais em caixa para auxiliar nas perdas da estiagem, porém, esse dinheiro não chegou aos pequenos municípios da região. Para PIROCA, o momento requer ação e não apenas promessas.
O prejuízo causado pela estiagem já soma 500 milhões de reais na região da Ameosc. O dado foi confirmado nesta semana pelo presidente da entidade, PLINIO DE CASTRO. Ele reforçou que as 19 prefeituras da Ameosc já decretaram situação de emergência e que as perdas chegam a meio bilhão de reais. Na quinta-feira, PLINIO participou de uma audiência virtual com a então governadora em exercício, DANIELA REIHNER e o secretário de Agricultura, RICARDO GOUVEA. Ele cobrou mais rapidez do estado para a execução de ações emergenciais, como por exemplo, a destinação de caminhõe para levar águas as famílias, kits de abastecimento e, possivelmente, caixas d’água. PLINIO disse que a ajuda do estado não pode ser para daqui a “dois, três ou cinco dias, mas para hoje”.
A Epagri atualizou o tamanho do prejuízo causado pela seca no extremo-oeste. As perdas provocadas pela estiagem nos 40 municípios atendidos pela empresa do governo na região já somam um bilhão e 300 milhões de reais. Ontem choveu em alguns municípios da região, mas o volume foi insuficiente para reduzir o problema da estiagem. Em São Miguel do Oeste, por exemplo, choveu apenas oito milímetros. A maior chuva foi em São Joao do Oeste com 25 milímetros, Cunhã Porã com 20 e Santa Helena com 19 milímetros.
O Peperi Debates deste sábado discutiu os impactos da estiagem para a agricultura. O programa analisou a extensão do problema e até que ponto a falta de investimentos públicos e privados em projetos de segurança hídrica explica a dificuldade enfrentada pelas famílias que vivem na área rural. O debate reuniu o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais, ADAIR TEIXEIRA, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, JOEL DE MOURA, o secretário municipal da Agricultura, ANTONIO ORSO e o gerente regional da Epagri, SIDINEI SIMON. As fotos e o áudio do debate estão no portal da Peperi na internet.
O excesso de leis e a burocracia desestimulam o agricultor a investir em projetos que poderiam aumentar a segurança hídrica nas propriedades rurais. A afirmação é do presidente do sindicato dos produtores rurais, ADAIR TEIXEIRA. Ele disse que faltam incentivos para a implantação de reservatórios ou sistemas de armazenagem de água. TEIXEIRA citou que a estiagem deste ano é bastante grave, mas a região carece de uma política pública para fortalecer o campo a enfrentar esse tipo de problema. O sindicalista lembrou que esta é a segunda seca do ano e os agricultores estão desesperados. Ele disse que mora há mais de 30 anos no interior de Bandeirante e essa é a primeira vez que o rios e cursos de agua da região secaram totalmente.
O cenário no interior é de extrema dificuldade e quem faz as leis deve ir a campo para conhecer a realidade da estiagem. A posição é do secretário municipal de Agricultura, ANTONIO ORSO. Ele disse que as lavouras estão comprometidas e falta alimento para os animais. ORSO comentou que o quadro só não é pior porque o município fez investimentos recentes na abertura de poços, proteção de fontes e reservatórios para atender as comunidades. O secretário, que também é agricultor, comentou que o setor enfrenta muitos obstáculos para receber recursos do governo em situações extremas, como a atual. Ele disse que o número de famílias atendidas pela prefeitura passou para 140. Diariamente, o município leva cerca 200 mil litros para essas famílias.
A estiagem deste ano é uma das maiores da história, mas isso não exime a responsabilidade do governo e dos agricultores de criar estruturas melhores para suportar a seca. A observação é do gerente da Epagri, SIDINEI SIMON. Ele disse que o volume de produção e de consumo de água aumentou muito, mas esse crescimento não foi acompanhando por investimentos em sistemas para reservar agua nas propriedades. SIMON também entende que a lei deveria ser flexibilizada para a abertura de poços e açudes. Ele citou ainda que a Epagri tem vários projetos nessa área e um deles foi a instalação de cisternas no campo. Apesar de oferecer essa ação com subsídios, a Epagri não atingiu a meta porque não houve a adesão esperada dos agricultores. Para ele, a “culpa” pelo tamanho e impacto da estiagem é do tempo, do governo e também dos agricultores.
A região vive a pior estiagem dos últimos 50 anos e esta não será a última. O comentário do presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, JOEL DE MOURA. Ele citou que o sindicato discute esse tema há mais de 20 anos e até agora não houve a criação de uma política pública definitiva para esse problema. JOEL criticou o governo do estado por anunciar recursos, mas o dinheiro não chega para o agricultor. Ele disse que o estado não está fazendo a parte dele e que o agricultor precisa de recursos emergenciais.
A Secretaria municipal de Saúde vai realizar, na próxima semana, um trabalho especial alusivo ao Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado em primeiro de Dezembro. De acordo com a enfermeira coordenadora do departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis, JULIANA PINHEIRO, a principal ação da semana será a aplicação de testes rápidos para HIV e Sífilis. Para evitar aglomerações, o atendimento será por agendamento. Pessoas com idade acima de 16 anos podem marcar o horário para fazer o teste rápido pelo telefone 3631-2066. O resultado do exame sai em cerca de 15 minutos.
Além da aplicação de testes rápidos para Aids e Sífilis, o município terá outras ações na semana de luta contra a Aids. De acordo com a enfermeira JULIANA PINHEIRO, haverá a entrega de materiais preventivos, como preservativos, e a testagem convencional. As pessoas que tem dificuldade ou não se sentem confortáveis para fazer o exame no posto de saúde vão receber o auto teste para verificar em casa se tem ou não o HIV. Outro serviço que o município oferece nessa área é o kit “PEP”, profilaxia pós exposição. É um tratamento emergencial que deve ser realizado por 28 dias, iniciando em até 72 horas após uma possível exposição ao vírus.
O Departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis notificou 15 novos casos de Aids neste ano na região. A estrutura atende 22 municípios do extremo-oeste. De acordo com a enfermeira JULIANA PINHEIRO, o departamento atende cerca de 300 pacientes soropositivos que estão em tratamento. Eles recebem acompanhamento médico, exames e medicamentos para enfrentar a doença. JULIANA comentou que apesar das campanhas e do acesso às informações, os casos ainda acontecem. Para ela, isso mostra que ainda é preciso falar sobre a doença e reforça a importância da proteção.
Um surto de Covid provocou o fechamento do posto de saúde de Paraíso. A informação foi divulgada ontem à tarde pela Secretária de Saúde, ILI ALVES. De acordo com ela, 12 servidores da saúde testaram positivo para a doença provocada pelo coronavírus. A secretária também contraiu a doença. Com isso, a decisão do município foi fechar o posto de saúde até o dia sete de dezembro. Os servidores que testaram negativo vão continuar trabalhando, porém com a unidade fechada. Apenas casos de urgência e emergência serão atendidos. Ela explicou que a entrega de medicamentos será feita pela janela do posto e os motoristas vão continuar levando pacientes para consultas fora de domicílio.
As consultas e exames agendados no posto de saúde também foram canceladas até o dia sete do mês que vem em Paraíso. A secretaria de saúde, ILI ALVES, também explicou que as consultas com a ginecologista serão reagendadas. Uma servidora fará contato por telefone com as mulheres para reorganizar a agenda. As pacientes também poder fazer contato para remarcar a consulta. ILI disse que os servidores da saúde que testaram positivo para Covid estão com sintomas da doença, mas nenhum deles foi internado. Todos estão em isolamento domiciliar. A secretaria disse que a contaminação pode ter ocorrido no posto de saúde a partir do contato com pacientes com coronavírus.
O Hospital Regional Terezinha Gaio confirmou mais dois óbitos relacionados a Covid nas últimas 24 horas. Os pacientes internados com a doença e que faleceram são um homem de 63 anos, de São Lourenço do Oeste e uma mulher de 79 anos, de Lages. 12 pacientes com a doença permanecem internados na UTI, com taxa de ocupação de 66 por cento. Na enfermaria são sete casos positivos e ocupação de 43 por cento. Em São Miguel do Oeste, 11 pessoas foram diagnosticadas com covid no dia de ontem. Outros 17 pacientes foram considerados recuperados da doença. O município tem 134 pessoas estão com o vírus ativo.
A Acismo lançou nesta sexta-feira uma campanha de conscientização em razão do aumento de casos de Covid-19 no município. A ação tem apoio da CDL e tem o objetivo de alertar os empresários e população sobre as medidas de prevenção. De acordo com o presidente da Acismo, DANIEL DE SOUZA, o relaxamento da população foi natural e aconteceu, mas agora é hora de redobrar os cuidados para evitar novos casos e a volta das restrições, como por exemplo, o fechamento das empresas. A campanha da Acismo CDL pede que as pessoas não compartilhem objetos, usem álcool gel e evitem aglomerações. DANIEL DE SOUZA disse que a iniciativa busca proteger a saúde e a economia do município.
A Rede Peperi também lançou uma campanha de alerta sobre os cuidados para evitar o contágio por coranavírus. Em razão do aumento de casos e das taxas de ocupação dos leitos no Hospital Regional, as emissoras da Peperi estão veiculando um material sobre a importância de adotar medidas sanitárias de proteção. O spot está no ar com a uma mensagem de alerta e conscientização.
Um acidente em uma estrada rural deixou uma pessoa ferida na manhã desta sexta-feira em São José do Cedro. O fato aconteceu por volta das dez horas na estrada que liga a Linha Pinheirinho em Princesa ao distrito de Mariflor em São José do Cedro. No local, aconteceu uma saída de pista seguida de capotamento envolvendo um HB20. O carro parou em uma área de pastagem a cerca de 20 metros da estrada. A condutora do carro, uma mulher de 46 anos, sofreu escoriações nos braços. Ela disse que estava voltando para Princesa quando teve tontura e a visão ficou turva. A mulher não lembrava do acidente, apenas do momento que foi retirada do carro. Ela foi socorrida pelos bombeiros e levada ao Posto de Saúde para atendimento médico.
A Polícia Civil prendeu um homem em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, munição de uso permitido e posse ilegal de acessório de uso restrito. O suspeito foi preso durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão na manhã deste sábado no interior de Descanso. Os policiais foram até o casa do suspeito e encontraram cinco armas de fogo calibres: 22, 12, 36 e 32, uma delas com silenciador e luneta. No local, também foram apreendidas mais de 250 munições de diversos calibresalém de outras duas lunetas e materiais para recarga de munição. O homem foi detido e encaminhado para a Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.
Uma mulher foi esfaqueada na madrugada de hoje no bairro São Jorge. A vítima foi atingida por golpes de faca por volta da uma hora. As primeiras informações é de que ela foi ferida pela ex-cunhada. A Polícia Militar foi acionada e esteve no local do crime. A vítima foi levada para o Hospital, onde recebeu atendimento médico. A suspeita ainda não foi localizada.