ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em Foco sexta-feira 28 10 2022

-SEM ACORDO ENTRE UNIÃO E ESTADOS, STF PODE PRORROGAR COMISSÃO SOBRE COMBUSTÍVEIS

-PUBLICADO DECRETO QUE ESTABELECE COMO SERÁ A TRANSIÇÃO DE GOVERNO NO ESTADO

-FÓRUM DA COMARCA REPASSA MAIS DE 800 MIL REAIS PARA QUASE 40 ENTIDADES

-VEREADORES APROVAM ABERTURA DE CRÉDITO NO VALOR DE 10 MILHÕES DE REAIS

-PEPERI FARÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL E AMPLA COBERTURA DAS ELEIÇÕES NESTE FINAL DE SEMANA

-MESMO CONDENADO A 14 ANOS DE PRISÃO, HOMEM VAI RECORRER EM LIBERDADE

-BEBÊ DE 10 MESES É ENCONTRADO MORTO EM CRECHE DE PALMA SOLA

O tempo na região Extremo Oeste é bom. A previsão para as próximas horas é o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 29 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.

Vários migrantes venezuelanos estão retornando ao país depois de uma tentativa frustrada de entrar nos Estados Unidos. Nesta semana apenas, o número de pessoas que fez a viagem de volta já chegou próximo de 500. Em 13 de outubro, Washington informou que em um ano, mais de 150 mil venezuelanos chegaram aos Estados Unidos pela fronteira terrestre. Diante disso, um novo protocolo para interromper a onda migratória foi imposto. A nova regra prevê a entrada de 24 mil venezuelanos em um programa que torna obrigatória a chegada por via aérea e com o endosso de um patrocinador. Pelo acordo ainda, Washington pode expulsar para o México qualquer pessoa que entrar ilegalmente pela fronteira terrestre.

A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de crédito soberano de longo prazo da Argentina em um degrau, passando de CCC para CCC menos. A decisão ocorreu visto os profundos desequilíbrios macroeconômicos e riscos crescentes sobre a capacidade do país de realizar o pagamento de suas dívidas. A Argentina, que foi forçada a reestruturar mais de 100 bilhões de dólares em dívidas com credores privados e o Fundo Monetário Internacional nos últimos dois anos, vem lutando contra movimentos de fuga de capital, enfraquecimento do peso e a aumento da inflação, que deve chegar a cem por cento neste ano.

A Organização das Nações Unidas alertou nesta quinta-feira que as políticas internacionais atuais estão levando a Terra para um aquecimento de quase três graus até o fim do século. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, disse que o mundo se dirige para uma catástrofe. Em mensagem de vídeo, ele citou o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente onde mostrou que, longe de limitar o aquecimento global a um grau e meio ou dois graus acima dos níveis pré-industriais, a forma como os países estão agindo agora, incapazes de cumprir as próprias promessas, vai levar as temperaturas a atingir dois vírgula oito graus até 2100. Atualmente a Terra já está um vírgula um grau mais quente que nos tempos pré-industriais.

O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ALEXANDRE DE MORAES, reiterou, nesta quinta-feira que não cabe à Corte a distribuição das propagandas eleitorais veiculadas em rádio e televisão, tampouco sua fiscalização. Segundo o ministro, a responsabilidade é dos partidos políticos e candidatos. Em sessão plenária, o ministro afirmou que todos os partidos e candidatos sabem disso e que a nota técnica do pool de rádios e emissoras reiterou isso. ALEXANDRE DE MORAIS disse ainda que os spots e os respectivos mapas de mídias são disponibilizados no site do TSE, sendo essa a função do Tribunal Superior Eleitoral.

O Ministério Público do Trabalho recebeu até o início da tarde de ontem, mil, 789 denúncias de assédio eleitoral na campanha do segundo turno. O número corresponde a quase 30 vezes o total registrado até o primeiro turno. Até o último dia dois, o MP contabilizava 61 denúncias, sendo registrada uma alta de quase três mil por cento. O total de denúncias registradas até aqui também é oito vezes maior que o registrado em todo o período eleitoral de 2018. Naquele ano, o órgão contabilizou 212 queixas ao todo. A região Sudeste registra o maior número de denúncias seguido por Sul e Nordeste. Entre os estados, Minas Gerais é o que tem o maior número de queixas seguido por Paraná, São Paulo e Santa Catarina.

Após três meses de intensa negociação, a comissão criada no Supremo Tribunal Federal pelo ministro GILMAR MENDES para pacificar a aplicação de novas regras do ICMS ainda não conseguiu costurar uma solução para o impasse. A negociação foi aberta depois que o Congresso aprovou e o presidente JAIR BOLSONARO sancionou duas leis que alteram as alíquotas de ICMS que incidem sobre os combustíveis. O ICMS é um imposto estadual e, por isso, os governadores afirmam que as leis são inconstitucionais e que os estados precisam ser compensados por eventuais perdas de arrecadação. A última reunião do grupo está marcada para a próxima quinta-feira e existe a expectativa que o prazo seja estendido a pedido da União.

O segundo turno das eleições para governador e presidente em Santa Catarina vai contar com reforço especial das equipes de segurança nas principais cidades do Estado. Além do aumento do efetivo, policiais militares e agentes das guardas municipais também devem redobrar a fiscalização em pontos estratégicos, principalmente ao fim da apuração.. Ao todo, cinco mil e 300 policiais vão participar da ação que foi planejada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Conforme o tribunal, os órgãos de segurança estão organizados para atuar com sistema de inteligência, além da presença nas ruas. A expectativa é de que sejam eleições tranquilas, independente do resultado.

A lei orçamentária de 203 que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina não tem previsão de reajuste salarial para os servidores estaduais. O texto deve ser aprovado até o final de dezembro, e tem uma receita prevista de 44 vírgula um bilhões de reais. No entanto, o planejamento enviado pelo governo deixou de fora qualquer aumento de salário para o próximo ano. A justificativa da secretaria da Fazenda é que o Executivo concedeu uma série de reajustes no final de 2021, com vigência para o começo e para a metade deste ano. Além disso, o governo compara o salário dos servidores catarinenses com o que é pago nos Estados vizinhos. Caso a nova gestão do governo, que será definida no próximo domingo, deseja conceder reajustes, terá que fazer remanejamentos no orçamento ou aumentar a arrecadação.

O governador CARLOS MOISÉS determinou nesta quinta-feira como deve ocorrer o processo de transição de governo para o vencedor das eleições que será conhecido neste domingo. Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado, MOISÉS estabeleceu os critérios para o compartilhamento das informações a fim de garantir uma transição republicana em favor dos catarinenses. De acordo com o texto, a transição vai começar com a designação dos membros da equipe de transição do novo governo. Além disso, o candidato eleito vai poder a partir da próxima terça-feira, encaminhar ofício ao atual governador informando os membros da equipe. O grupo terá à disposição local, infraestrutura e apoio administrativo, jurídico e operacional para exercer as atividades, que serão providenciados pela Secretaria da Casa Civil. Também serão compartilhados dados e informações relativos às contas públicas, aos programas e aos projetos do Governo do Estado. De acordo com CARLOS MOISÉS, a ideia é garantir a transparência do processo de transição.

Além de analisar as principais notícias da semana, a edição de amanhã do Peperi Rádio Repórter vai contar com a presença do presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais de São Miguel Oeste, Paraíso, Bandeirante e Barra Bonita, LIRIO WHATIER. A entidade completou recentemente 52 anos e no programa de amanhã ele vai fazer uma avaliação dessas mais de cinco décadas de atuação nos municípios da região. Ele também vai abordar a questão preço do leite pago aos produtores e os prejuízos causados pelas fortes chuvas dos últimos dias. O Peperi Rádio Repórter começa às 11 horas da manhã e a entrevista com LIRIO WHATIER ocorre a partir das 11 e meia da manhã aqui na Peperi.

Vai seguir até o final da tarde de hoje a entrega dos cartões relativos ao programa Bônus Agrícola. A ação é da secretaria de Agricultura de São Miguel do Oeste e teve início nesta quinta-feira. Ontem, foi a vez dos agricultores com inicias entre A à J fazerem a retirada. Já nesta sexta-feira, a ação ocorre para produtores com iniciais entre K à Z. Todo o procedimento está ocorrendo na área coberta da Praça Central Walnir Bottaro Daniel e será retomado daqui a pouco, a uma e meia da tarde, seguindo até às 15 para as seis. Para retirar o cartão, o próprio agricultor que possui o nome na nota deve comparecer na área coberta e apresentar um documento com foto.

O cartão do Bônus Agrícola tem validade de cinco anos e por isso os agricultores não devem fazer o descarte após o uso. Nesse caso, o cartão deve ser guardado, pois os mesmo serão recarregados anualmente com novos valores. Para o secretário de Agricultura, ANTONIO ORSO, o valor serve como uma espécie de décimo terceiro para as famílias do interior. Já o vice-prefeito, EDENILSON ZANARDI lembrou que os agricultores poderão gastar o valor nos mais de 60 estabelecimentos cadastrados. Por fim, o prefeito WILSON TREVISAN frisou que o montante investido vai proporcionar um incremento significativo no movimento econômico de São Miguel do Oeste.

Há vários anos os agricultores de São Miguel do Oeste reivindicavam um programa que beneficiava toda a classe de forma justa. A declaração é do presidente do Conselho Municipal da Agricultura, DOMINGOS BERGAMASCHI. Ele lembrou que existia o incentivo de horas-máquinas, porém, apenas alguns eram atendidos, diferente do Bônus Agrícola deste ano. Ele salientou que quanto mais notas de produtor forem tiradas, maior será o valor do bônus recebido por cada família. Questionado se o valor máximo de dois mil e 500 reais é suficiente, DOMINGOS BERGAMASCHI disse que o montante poderia ser melhor, porém, de começo está de bom agrado. Ele adiantou que para as próximas edições, um valor maior será reivindicado pelos agricultores.

O agricultor IROTIDES GAYARDO da Linha Pérola foi um dos contemplados com o cartão do Bônus Agrícola e elogiou a iniciativa da prefeitura. Para ele, esse valor tem grande importância na agricultura de São Miguel do Oeste e também ficou melhor para as famílias. Ele citou que todos agora serão atendidos e não apenas alguns como era no passado. GAYARDO citou que sempre foi contemplado com o incentivo de horas-máquinas, porém, frisou que esse novo modelo adotado é melhor e mais prático, proporcionando uma autonomia para cada agricultor decidir onde gastar os valores. Questionado sobre onde ele vai investir o valor recebido, o agricultor citou que vai efetuar compras de medicamentos agropecuários e demais objetos para a família.

Foi realizada na manhã de ontem no Fórum da Comarca de São Miguel do Oeste a assinatura dos Termos de Convênio e entrega de Valores dos recursos do Fundo de Prestações Pecuniárias. A ação ocorre todos os anos e visa beneficiar entidades de toda a comarca, com foco maior no próprio município. De acordo com o presidente da Comissão Especial, DOUGLAS DILL, a distribuição ocorreu para projetos que foram habilitados desde o começo deste ano. Conforme ele, nesta edição, forma contemplados 40 projetos de 36 entidades, totalizando um montante de 835 mil reais distribuídos. Segundo ele, neste ano, o tramite foi mais demorado visto outros trabalhos desempenhados pelos profissionais do Fórum da Comarca.

As entidades que desejam participar do processo para serem contempladas precisam seguir algumas orientações. A explicação é do presidente da Comissão Especial, DOUGLAS DILL. Ele destacou que as interessadas precisam estar conveniadas para receber os prestadores de serviços comunitários. Feito isso, é necessário apresentar um ou mais projetos que sejam relevantes e possuam cunho social, educacional ou ligado à área de segurança. Nessa etapa, as instituições precisam apresentar um projeto detalhado sobre onde será investido o dinheiro e também precisam de orçamentos, funcionando como uma espécie de licitação.

Praticamente 100 por cento dos projetos apresentados por entidades foram beneficiadas com recursos do Fundo de Prestações Pecuniárias neste ano. O comentário é do presidente da Comissão Especial, DOUGLAS DILL. Ele disse que apenas dois foram recusados por não constarem todos os documentos necessários. Ele explicou que os valores são oriundos de acordos judiciais e transações penais entre outros. Ele pontuou que as entidades interessadas em apresentar projetos no ano que vem precisam primeiro se cadastrar para receber o serviço comunitário e depois ficarem atentas ao edital que é aberto sempre nos meses de março e abril de cada ano.

A maioria das entidades contempladas com recursos do Fundo de Prestações Pecuniárias neste ano são de São Miguel do Oeste. A observação é do presidente da Comissão Especial, DOUGLAS DILL. Ele frisou que das 36 beneficiadas, 31 são de São Miguel do Oeste. As demais são de Guaraciaba, Paraíso, Bandeirante e Iporã do Oeste. Entre as beneficiadas estão diversas Associações de Pais e Professores, APAE, APAS, forças de segurança, conselho de comunidade, biblioteca e demais instituições. Apenas de APPs, foram contempladas 14 instituições. Diversas autoridades estiveram presentes no evento de ontem no Fórum e as fotos podem ser conferidas no Portal Peperi na internet.

Os vereadores de São Miguel do Oeste realizaram na noite de ontem a última sessão do mês de outubro. Ao todo, foram seis encontros realizados nas últimas duas semanas. Na oportunidade oito vereadores apresentaram uma moção de aplauso parabenizando os fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do município. Outra moção de aplauso também foi para os servidores públicos pelo dia comemorado nesta sexta-feira. No encontro de ontem, também foram aprovados dois projetos de lei de autoria da vereadora MARIA TEREZA CAPRA e do vereador MOACIR FIORINI onde foram denominadas duas ruas do município, sendo a Luiz Saggiorato no Bairro Estrela e a Luis Carlos Demori no Bairro Jardim Peperi.

Na sessão de ontem ainda foram apresentados dois requerimentos de informação e três indicações. Os requerimentos são dos vereadores NINI SCHARNOSKI e MARIA TEREZA CAPRA, sendo que o primeiro solicita informações sobre a manutenção e administração da Avenida Willy Barth e questiona qual a previsão para que a rodovia volte para a gestão do município. Outro requerimento visa que o governo envie o relatório de fiscalização das obras de pavimentação asfáltica realizadas nos últimos cinco anos. Já as indicações são dos vereadores MOACIR FIORINI, RAVIER CENTENARO e VANIRTO CONRAD, onde são solicitados que o Demutran faça a pintura das vagas de estacionamento para motocicletas na rua Duque de Caxias, que promova melhorias na iluminação situada na Rua Bás Cubas no bairro Agostini e que também realize um estudo de viabilidade para a instalação de uma comunidade terapêutica para pessoas com dependência química.

Foi aprovado ainda em votação única um projeto de autoria do executivo que altera o Plano Plurianual, a

Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária através da abertura de um crédito adicional suplementar na importância de pouco mais de 10 milhões de reais. O objetivo com esse valor é incrementar o orçamento para que os investimentos e serviços públicos possam ser executados. O texto autoriza o incremento de valores para diversas secretarias e também, a redução de valores de outros setores. O projeto foi colocado em pauta após pedido do vereador RAVIER CENTENARO, que solicitou a dispensa do parecer da Comissão de Educação e Cultura que ainda não havia se manifestado. A maioria votou favorável as duas questões e o projeto que tramitou em regime de urgência foi aprovado.

As emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação vão transmitir amanhã um programa especial referente ao segundo turno das eleições que vão ocorrer no próximo domingo. O programa terá duração aproximada de uma hora e 10 minutos e será transmitido por cinco, das sete emissoras afiliadas. O especial vai contar com entrevistas diversas com autoridades locais e regionais ligadas à Justiça Eleitoral e também com as forças de segurança sobre o pleito deste domingo. O programa vai ao ar a partir das oito horas da manhã, logo após o Rede Peperi Notícias Primeira Edição. Ao todo, serão nove autoridades entrevistadas. O programa vai contar ainda com dados gerais sobre a votação a nível local, regional, estadual e também nacional.

Há exemplo do trabalho realizado no primeiro turno das eleições no último dia dois de outubro, as emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação também vão realizar uma ampla cobertura neste domingo. A programação é semelhante a que foi realizada e vai começar às sete e meia da manhã até às 10 horas da manhã. Nesse horário, cinco emissoras afiliadas estarão em rede trazendo informações sobre as primeiras movimentações do dia e informações gerais sobre o horário de votação e demais situações. Após esse horário, cada emissora terá sua própria programação normal e a transmissão em rede será retomada às duas horas da tarde seguindo até às cinco horas da tarde.

A partir das cinco horas da tarde, a rede de transmissão será desfeita e cada emissora afiliada vai trazer dados do seu município e da sua comarca. Após concluído essa apuração, as emissoras vão voltar em cadeia com a Rádio Peperi e ficarão em rede novamente até o resultado final onde será conhecido o novo governador de Santa Catarina e o novo presidente do Brasil, bem como, os demais governadores nos estados que também tiveram segundo turno. Como de praxe, esse trabalho deve ser concluído próximo das 10 horas da noite. Haverá ainda a transmissão com imagens pelo Portal Peperi no Facebook. Já na segunda-feira, no bloco final do Rede Peperi Notícias Primeira Edição haverá a divulgação detalhada dos votos que cada candidato obteve nos cinco municípios sede das emissoras afiliadas à Rede Peperi. Por conta disso, o programa terá uma duração maior que a normal.

A Polícia Civil de Maravilha prendeu dois homens pelo crime de tráfico de drogas. A ação foi realizada na tarde de ontem em uma residência localizada em um bairro da cidade. No local, os dois investigados foram flagrados realizando a venda, entrega e armazenamento de maconha e apetrechos para a traficância. No interior da casa foram encontradas ainda porções de maconha já embaladas para venda, balança de precisão, plástico para preparação da droga e dinheiro em espécie. De acordo com a Polícia Civil, ambos são naturais de Maravilha e possuem 33 e 34 anos.

A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste atendeu na madrugada de hoje um acidente de trânsito na SC-163, em Linha Beato Roque, no interior de São João do Oeste. O fato envolveu um Celta de Iporã do Oeste que era conduzido por um homem de 22 anos. No local, ele acabou atropelando cinco novilhas. Todas estavam sobre a rodovia no momento da colisão. Apesar dos danos materiais, o condutor saiu ileso. Já os animais morreram na hora. O proprietário das novilhas foi encontrado e se fez presente no local dos fatos.

Um homem acusado de matar o ex-companheiro foi condenado a 14 anos de prisão. JESUS FERRELOZA de 24 anos estava sendo julgado nesta quinta-feira em Itapiranga pela morte de CEZAR ALPIRES de 28 anos. O crime ocorreu em dezembro do ano passado no bairro Porto Novo, em Itapiranga. Na época, FERRELOZA discutiu com o ex e depois acabou matando a vítima com diversos golpes de faca. Outro ex de ALPIRES chegou a assumir a autoria do crime, porém, as investigações concluíram que ele estava mentindo. Mesmo com a condenação, JESUS FERRELOZA vai poder recorrer em liberdade, porém, terá que usar tornozeleira eletrônica.

Um bebê de apenas 10 meses foi encontrado morto no município de Palma Sola. O fato foi registrado no bairro Azaléia. Ele estava na creche LELIA CALDATO CRESTANI e foi encontrado sem vida próximo das seis horas da tarde. As causas ainda não foram confirmadas, porém, a suspeita é que ele tenha sofrido uma convulsão. O bebê estava no horário do sono quando uma profissional foi trocar sua roupa e percebeu que ele estava morto. O Corpo de Bombeiros chegou ser acionado e levou a criança para o Hospital, onde foi constatado o óbito. A Polícia Científica foi acionada e realizou todos os procedimentos necessários.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.