-SEM ACORDO ENTRE UNIÃO E ESTADOS, STF PODE PRORROGAR COMISSÃO SOBRE COMBUSTÍVEIS
-PUBLICADO DECRETO QUE ESTABELECE COMO SERÁ A TRANSIÇÃO DE GOVERNO NO ESTADO
-SETOR DE CADASTRO ÚNICO REALIZA INSCRIÇÕES PARA O AUXÍLIO ESTUDANTE
-PONTO FACULTATIVO ALTERA ATENDIMENTO AO PÚBLICO EM IPORÃ DO OESTE
-IGREJA MATRIZ DE TUNÁPOLIS PASSARÁ POR AMPLA REFORMA ESTRUTURAL
-GOVERNO VAI MANTER OBRAS COM REGULARIDADE NAS RODOVIAS DA REGIÃO
-ATROPELAMENTO NA SC 163 RESULTA NA MORTE DE CINCO NOVILHAS
-FORAGIDO É ENCONTRADO NO PARAGUAI 25 ANOS APÓS HOMICÍDIO EM SJO
O tempo em Iporã do Oeste apresenta-se com sol entre nuvens. A previsão para as próximas horas é de que o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 12 graus e a máxima para hoje deve ser de 31 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Vários migrantes venezuelanos estão retornando ao país depois de uma tentativa frustrada de entrar nos Estados Unidos. Apenas nesta semana, o número de pessoas que fez a viagem de volta já chegou próximo de 500. Em 13 de outubro, Washington informou que em um ano, mais de 150 mil venezuelanos chegaram aos Estados Unidos pela fronteira terrestre. Diante disso, um novo protocolo para interromper a onda migratória foi imposto. A nova regra prevê a entrada de 24 mil venezuelanos em um programa que torna obrigatória a chegada por via aérea e com o endosso de um patrocinador. Ainda pelo acordo, Washington pode expulsar para o México qualquer pessoa que entrar ilegalmente pela fronteira terrestre.
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de crédito soberano de longo prazo da Argentina em um degrau, passando de CCC para CCC menos. A decisão ocorreu visto os profundos desequilíbrios macroeconômicos e riscos crescentes sobre a capacidade do país de realizar o pagamento de suas dívidas. A Argentina, que foi forçada a reestruturar mais de 100 bilhões de dólares em dívidas com credores privados e o Fundo Monetário Internacional nos últimos dois anos, vem lutando contra movimentos de fuga de capital, enfraquecimento do peso e aumento da inflação, que deve chegar a cem por cento neste ano.
A Organização das Nações Unidas alertou nesta quinta-feira que as políticas internacionais atuais estão levando a Terra para um aquecimento de quase três graus até o fim do século. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, disse que o mundo se dirige para uma catástrofe. Em mensagem de vídeo, ele citou o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, onde mostrou que longe de limitar o aquecimento global a um grau e meio ou dois graus acima dos níveis pré-industriais, a forma como os países estão agindo agora, incapazes de cumprir as próprias promessas, vai levar as temperaturas a atingirem dois vírgula oito graus até 2100. Atualmente, a Terra já está um vírgula um grau mais quente que nos tempos pré-industriais.
O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ALEXANDRE DE MORAES, reiterou nesta quinta-feira, que não cabe à Corte a distribuição das propagandas eleitorais veiculadas em rádio e televisão, tampouco sua fiscalização. Segundo o ministro, a responsabilidade é dos partidos políticos e candidatos. Em sessão plenária, o ministro afirmou que todos os partidos e candidatos sabem disso e que a nota técnica do pool de rádios e emissoras reiterou a regra. ALEXANDRE DE MORAIS disse ainda que os spots e os respectivos mapas de mídias são disponibilizados no site do TSE, sendo essa a função do Tribunal Superior Eleitoral.
O Ministério Público do Trabalho recebeu até o início da tarde de ontem, mil 789 denúncias de assédio eleitoral na campanha do segundo turno. O número corresponde a quase 30 vezes o total registrado até o primeiro turno. Até o último dia dois, o MP contabilizava 61 denúncias, sendo registrada uma alta de quase três mil por cento. O total de denúncias registradas até aqui também é oito vezes maior que o registrado em todo o período eleitoral de 2018. Naquele ano, o órgão contabilizou 212 queixas ao todo. A região Sudeste registra o maior número de denúncias, seguida pelo Sul e Nordeste. Entre os estados, Minas Gerais é o que tem o maior número de queixas, seguido por Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Após três meses de intensa negociação, a comissão criada no Supremo Tribunal Federal pelo ministro, GILMAR MENDES, para pacificar a aplicação de novas regras do ICMS, ainda não conseguiu costurar uma solução para o impasse. A negociação foi aberta depois que o Congresso aprovou e o presidente, JAIR BOLSONARO, sancionou duas leis que alteram as alíquotas de ICMS que incidem sobre os combustíveis. O ICMS é um imposto estadual e, por isso, os governadores afirmam que as leis são inconstitucionais e que os estados precisam ser compensados por eventuais perdas de arrecadação. A última reunião do grupo está marcada para a próxima quinta-feira e existe a expectativa de que o prazo seja estendido a pedido da União.
O segundo turno das eleições para governador e presidente em Santa Catarina vai contar com reforço especial das equipes de segurança nas principais cidades do Estado. Além do aumento do efetivo, policiais militares e agentes das guardas municipais também devem redobrar a fiscalização em pontos estratégicos, principalmente ao fim da apuração. Ao todo, cinco mil e 300 policiais vão participar da ação que foi planejada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Conforme o tribunal, os órgãos de segurança estão organizados para atuar com sistema de inteligência, além da presença nas ruas. A expectativa é de que sejam eleições tranquilas, independente do resultado.
A lei orçamentária de 2023 que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina não tem previsão de reajuste salarial para os servidores estaduais. O texto deve ser aprovado até o final de dezembro e tem uma receita prevista de 44 vírgula um bilhões de reais. No entanto, o planejamento enviado pelo governo deixou de fora qualquer aumento de salário para o próximo ano. A justificativa da secretaria da Fazenda é que o Executivo concedeu uma série de reajustes no final de 2021, com vigência para o começo e para a metade deste ano. Além disso, o governo compara o salário dos servidores catarinenses com o que é pago nos Estados vizinhos. Caso a nova gestão do governo, que será definida no próximo domingo, desejar conceder reajustes, terá que fazer remanejamentos no orçamento ou aumentar a arrecadação.
O governador CARLOS MOISÉS determinou nesta quinta-feira como deve ocorrer o processo de transição de governo para o vencedor das eleições, que será conhecido neste domingo. Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado, MOISÉS estabeleceu os critérios para o compartilhamento das informações, a fim de garantir uma transição republicana em favor dos catarinenses. De acordo com o texto, a transição vai começar com a designação dos membros da equipe de transição do novo governo. Além disso, o candidato eleito vai poder a partir da próxima terça-feira, encaminhar ofício ao atual governador, informando os membros da equipe. O grupo terá à disposição local, infraestrutura e apoio administrativo, jurídico e operacional para exercer as atividades, que serão providenciados pela Secretaria da Casa Civil. Também serão compartilhados dados e informações relativos às contas públicas, aos programas e aos projetos do Governo do Estado. De acordo com CARLOS MOISÉS, a ideia é garantir a transparência do processo de transição.
As emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação vão transmitir amanhã um programa especial referente ao segundo turno das eleições que vão ocorrer no próximo domingo. O programa terá duração aproximada de uma hora e 10 minutos e será transmitido por cinco, das sete emissoras afiliadas. O especial vai contar com entrevistas diversas com autoridades locais e regionais ligadas à Justiça Eleitoral e também com as forças de segurança sobre o pleito deste domingo. O programa vai ao ar a partir das oito horas da manhã, logo após o Rede Peperi Notícias Primeira Edição. Ao todo, serão nove autoridades entrevistadas. O programa vai contar ainda com dados gerais sobre a votação a nível local, regional, estadual e também nacional.
A exemplo do trabalho realizado no primeiro turno das eleições no último dia dois de outubro, as emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação também vão realizar uma ampla cobertura neste domingo. A programação é semelhante a que foi realizada e vai começar às sete e meia da manhã até às 10 horas da manhã. Nesse horário, cinco emissoras afiliadas estarão em rede trazendo informações sobre as primeiras movimentações do dia e informações gerais sobre o horário de votação e demais situações. Após esse horário, cada emissora terá sua própria programação normal e a transmissão em rede será retomada às duas horas da tarde, seguindo até às cinco horas da tarde.
A partir das cinco horas da tarde, a rede de transmissão será desfeita e cada emissora afiliada vai trazer dados do seu município e da sua comarca. Após concluída essa apuração, as emissoras vão voltar em cadeia com a Rádio Peperi e ficarão em rede novamente até o resultado final, onde será conhecido o novo governador de Santa Catarina e o novo presidente do Brasil, bem como, os demais governadores nos estados que também tiveram segundo turno. Como de praxe, esse trabalho deve ser concluído próximo das dez horas da noite. Haverá ainda a transmissão com imagens pelo Portal Peperi no Facebook. Já na segunda-feira, no bloco final do Rede Peperi Notícias Primeira Edição, haverá a divulgação detalhada dos votos que cada candidato obteve nos cinco municípios sede das emissoras afiliadas à Rede Peperi. Por conta disso, o programa terá duração maior que a normal.
Descanso inicia inscrições para atendimentos na creche no período de férias. A informação é do secretário de Educação do município, MAICON ROSIN. De acordo com ele, o objetivo é de auxiliar os pais que precisam trabalhar no mês de janeiro e não tem onde e com quem deixar os filhos durante o horário de trabalho. ROSIN observa que o município testou um projeto piloto no início deste ano e com a obtenção de resultados positivos, a medida será novamente praticada em 2023. O secretário ressalta que todos os pais que possuem filhos matriculados nas creches podem fazer a inscrição para o atendimento de férias, desde que comprovem que estarão trabalhando no mês de janeiro. Também será necessário que os pais indiquem em qual mês do próximo ano irão tirar férias, para que a criança também fique em caso no período. O prazo para inscrição vai encerrar no dia nove de novembro. A previsão é de que sejam formadas três turmas de férias.
Descanso mantém atendimento normal nesta sexta-feira. Hoje é comemorado o dia do Servidor Público e vários municípios da região decretaram Ponto Facultativo. A prefeitura de Descanso, no entanto, optou por adiar o decreto para a próxima segunda-feira. Conforme o secretário de educação do município, MAICON ROSIN, será emendado ponto facultativo também na terça, véspera do feriado do Dia de Finados, na próxima quarta-feira. Com isso, o atendimento nas repartições públicas de Descanso vai encerrar às 17h de hoje e só será retomado na próxima quinta-feira, três de novembro, com todo o funcionalismo público. Os atendimentos de urgência e emergência na saúde serão prestados no plantão do Hospital.
A Igreja Matriz de Tunápolis construída na década de 1970, vai passar por uma ampla reforma. A informação é do Pároco da Paróquia Santíssima Trindade, Padre ADEMIR SCHNEIDER. De acordo com ele, é necessário realizar melhorias internas e externas por questões de um longo tempo sem manutenção adequada. Com 50 anos de construção, será preciso dar uma atenção especial na estrutura da Igreja Matriz. O Padre destaca que na primeira etapa será feita intervenção na parte externa e na segunda fase o investimento será na reforma interna da Igreja. A reforma inclui obras na estrutura e também pintura completa da edificação.
O orçamento inicial é de 150 mil reais. O padre ADEMIR SCHNEIDER destaca o empenho da comunidade de Tunápolis com mobilização há mais de dois anos na realização de eventos, festas e coletas para reunir recursos e viabilizar o investimento. No momento não ocorre nenhuma captação de dinheiro, pois o planejamento foi antecipado com a contribuição dos fiéis em vários momentos. O Padre lembra ainda que a Paróquia Santíssima Trindade envolve comunidades de Tunápolis e Santa Helena, além de algumas igrejas do interior de Itapiranga. Cita a preparação para o Dia dos Finados, uma data considerada de muita fé e emoção em que as pessoas participam das celebrações para lembrar dos antepassados.
O Governo Estadual vai manter obras com regularidade nas rodovias da região. A garantia é do Coordenador Regional de Infraestrutura, ELISEU BILIBIU. De acordo com ele, a empresa vencedora das licitações deve concluir no prazo de um mês, as melhorias no asfalto de acesso a São João do Oeste. A SC 496 passa por processo semelhante ao realizado na SC 163, com retirada de material que está em precárias condições e colocação de asfalto novo em diversos pontos. O coordenador relata situação mais crítica a partir da SC 163 até a área industrial, devido a intensa movimentação de caminhões. Segundo BILIBIU, serão necessárias até três semanas para as obras no asfalto e mais uma semana para roçadas e pintura de faixas e sinalização.
Na sequência, os trabalhos serão realizados na SC 386, no trecho de Iporã do Oeste a Mondaí e ainda de Descanso a Tunápolis. ELISEU BILIBIU destaca que estes investimentos estão garantidos e já com ordem de serviço entregue como forma de manutenção das rodovias estaduais na região. Nas próximas semanas também terá operação tapa buracos na SC 163, de Itapiranga a Iporã do Oeste. O trecho recebeu melhorias com custo superior a 10 milhões de reais, porém, alguns pontos apresentam necessidade de nova intervenção. O Coordenador Regional de Infraestrutura menciona ainda a sequência dos trabalho para elaboração do projeto para total revitalização da SC 163, de Itapiranga a São Miguel do Oeste.
O Coordenador Regional de Infraestrutura lembra que o Asfalto da Fronteira em Itapiranga e Tunápolis possui recursos garantidos. Conforme ELISEU BILIBIU, as obras não serão interrompidas, independente do resultado das eleições deste domingo. Conforme ele, os municípios administram os recursos que foram disponibilizados pelo Governo Estadual. A empresa trabalha na finalização das escavações e ajustes no leito da estrada da fronteira nos trechos de Itapiranga, de linha Presidente Becker até Conceição e também em Tunápolis, de Pitangueira até a cidade. ELISEU BILIBIU também reforça a continuidade do projeto para total revitalização da SC 163 de Itapiranga a São Miguel do Oeste.
Ponto Facultativo altera atendimento ao público em Iporã do Oeste. Nesta sexta-feira é comemorado o dia do Servidor Público. Conforme o secretário de administração do município, ERVINO HENKEL, todas as repartições públicas não possuem atendimento no dia de hoje, com retomada apenas na próxima segunda-feira. A exceção é a Secretaria Municipal de Educação, que mantém as atividades normais. HENKEL salienta que isso se deve ao fato dos professores não terem atuado no dia do professor, comemorado no último dia 15. O secretário destaca que todos os atendimentos de urgência e emergência na saúde serão prestados no plantão do Hospital.
ERVINO HENKEL salienta que o Ponto Facultativo visa homenagear os servidores públicos pelo seu dia. Conforme o secretário de administração de Iporã do Oeste, são eles que prestam todos os atendimentos para a população na esfera pública. O município possui atualmente cerca de 280 servidores comprometidos com o bom atendimento das demandas apresentadas pelos munícipes nas diferentes áreas da administração.
Setor de Cadastro Único de Iporã do Oeste passa por alterações. De acordo com a coordenadora, MARÍLIA RECH, o atendimento é prestado durante todos os meses do ano e agora conta com dois cadastradores habilitados. Ela explica que através do Cadastro Único, são oferecidos diferentes tipos de auxílio. Cita o auxílio estudante lançado em março de 2022 para famílias que possuíam cadastro ativo no mês de dezembro do ano passado, destinado a alunos do Ensino Médio. MARÍLIA comenta que o auxílio estudante tem regras diferenciadas e não possui renda mínima ou máxima definida, sendo que houve definição apenas do orçamento total para rateio com escolha dos beneficiados de forma aleatória pelo sistema.
Concluintes do Ensino Fundamental já podem se inscrever no Auxílio Estudante. Conforme a coordenadora do setor de Cadastro Único de Iporã do Oeste, MARÍLIA RECH, os alunos que estão concluindo o nono ano do Ensino Fundamental em 2022 já podem procurar o CRAS para realizarem o Cadastro e se candidatarem ao auxílio estudante que será pago no ano que vem. É necessário apresentar os documentos pessoais de todos os membros da família e uma fatura de energia elétrica para que o sistema faça o mapeamento através do número da Unidade Consumidora. MARÍLIA detalha que o auxílio estudante prevê o pagamento de 568 reais mensais, de fevereiro a dezembro, para até dois alunos de cada família.
MARÍLIA RECH observa que os únicos critérios exigidos são que o aluno não reprove e que atinja a média escolar mínima estabelecida. Conforme a coordenadora do setor de Cadastro Único de Iporã do Oeste, o objetivo do auxílio é de melhorar o rendimento escolar dos beneficiados. Ela chama atenção que o prazo máximo para o cadastro é até o dia 30 de novembro, presencialmente no CRAS. A coordenadora alerta sobre a necessidade de informar os dados corretamente no sistema, pois caso sejam encontradas divergências ou omissões de informações, o beneficiário poderá responder juridicamente e ter que devolver o benefício com juros e correção monetária.
Acusado de homicídio em Itapiranga é condenado, mas recorre em liberdade. O venezuelano JESUS ARMANDO CASTILLO FERREZOLA, de 24 anos, foi condenado a pena de 14 anos de reclusão. Ele tem o direito de apelar da sentença em liberdade e será monitorado por tornozeleira eletrônica. O júri foi realizado nesta quinta-feira, no auditório da Assemit, em Itapiranga. A sentença foi lida pelo Juiz, RODRIGO PEREIRA ANTUNES. Este foi o primeiro Júri na Comarca de Itapiranga com acusação e defesa feitas exclusivamente por mulheres. JESUS ARMANDO CASTILLO FERREZOLA foi condenado pela morte de CEZAR AUGUSTO RIBEIRO ALPIRES, de 28 anos. O assassinato ocorreu na madrugada do dia cinco de dezembro de 2021, no bairro Porto Novo, em Itapiranga. O venezuelano desferiu golpes com faca contra a vítima, que morreu no local do crime.
Um bebê, de dez meses, foi encontrado morto em uma creche no Bairro Azaléia, em Palma Sola. Foi pouco antes das 18h desta quinta-feira. As causas ainda não foram confirmadas, mas a suspeita é de que ele teve uma convulsão. A criança estava no horário do sono e quando uma profissional foi trocá-la, a encontrou desacordada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a criança levada ao hospital, onde foi constatada a morte. A Polícia Científica foi chamada para os procedimentos de investigação.
Princípio de incêndio atinge aviário no interior de Itapiranga. O Corpo de Bombeiros Militar atendeu a ocorrência na tarde desta quinta-feira. O fato aconteceu por volta das 14h, na Linha Santa Isabel. No local, a guarnição verificou que o funcionário da granja já havia desligado o quadro de energia para evitar que o fogo se alastrasse. Foi verificado que a fumaça estava contida dentro do forno de aquecimento do aviário e que ali haviam iniciado as chamas. Foram utilizados aproximadamente dois mil litros de água para o rescaldo. O funcionário informou que o alarme de incêndio havia disparado, momento em que ele foi ao local e verificou grande quantidade de fumaça vinda de dentro do forno, sendo que ao abrir a porta do equipamento, o fogo iniciou. Ele fez o desligamento do quadro de comando e liberou as cortinas do aviário para evitar a morte das aves. O aviário aloja cerca de 40 mil e 800 pintainhos e houve apenas danos materiais.
Atropelamento na SC 163 resulta na morte de cinco novilhas. A ocorrência foi registrada pela Policia Militar Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste na madrugada desta sexta-feira. A guarnição foi acionada por volta das três horas com relato de animais na pista na localidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. Um veículo Celta, de Iporã do Oeste, colidiu em diversos animais que estavam sobre a pista em uma curva. Cinco novilhas morreram. O proprietário foi identificado a partir dos brincos dos animais. Ele compareceu no local do acidente e acompanhou a ocorrência da Polícia Rodoviária Estadual. O motorista do celta, um jovem de 22 anos e o caroneiro, não tiveram ferimentos.
Foragido de São João do Oeste é encontrado no Paraguai. Homem foi condenado por homicídio, localizado pela Interpol e deportado ao Brasil. Conforme o Juiz de Direito da Comarca de Itapiranga, RODRIGO PEREIRA ANTUNES, o caso é antigo e finalmente tem desfecho final. O crime ocorreu em 1997 em uma propriedade agrícola na comunidade de Itacuruçú, interior de São João do Oeste. O Júri foi realizado em 2014, em Itapiranga. O réu foi julgado à revelia, pois estava foragido. Ele foi condenado a 13 anos de reclusão. Conforme o Juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES, o réu JOSÉ CARLI ZERWES, foi achado no Paraguai pela Interpol, sendo expulso para o Brasil, onde cumprirá pena. Ele foi entregue ontem na fronteira para autoridades brasileiras.
Consta no processo que JOSE CARLI ZERWES, agricultor, na época com 21 anos de idade, morador de Linha Bonito, interior de Mondai, cometeu assassinato de RENO KEMPER. O crime ocorreu em 13 de julho de 1997, por volta das 20 horas e 30 minutos, em Linha Itacuruçú, interior de São Joao do Oeste. ZERWES, acompanhado de outras duas pessoas, todos usando capuzes e armados com revólveres, entraram na casa da vítima efetuando disparos de arma de fogo. RENO KEMPER foi atingido por um projetil no peito e não resistiu aos ferimentos. JOSÉ CARLI ZERWES fugiu logo após o crime, sendo localizado após 25 anos, no Paraguai.