-SEM ACORDO ENTRE UNIÃO E ESTADOS, STF PODE PRORROGAR COMISSÃO SOBRE COMBUSTÍVEIS
-PUBLICADO DECRETO QUE ESTABELECE COMO SERÁ A TRANSIÇÃO DE GOVERNO NO ESTADO
-REDE PEPERI TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA ELEIÇÃO
-ASSOCIAÇÃO DOS ROMENOS PROMEVEN EVENTO EM ITAPIRANGA
-SÃO JOÃO DO OESTE AMPLIA AÇÕES DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL
-ITAPIRANGA INVESTE MAIS DE CINCO MILHÕES DE REAIS EM PAVIMENTAÇÕES
-VENEZUELANO É CONDENADO POR HOMICÍDIO, MAS SEGUE SOLTO
-CONDENADO POR MORTE EM SJO É PRESO APÓS 25 ANOS NO PARAGUAI
O Tempo em Itapiranga apresenta-se ensolarado. A previsão para as próximas horas é o tempo permaneça dessa forma. A mínima das últimas horas foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 33 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Vários migrantes venezuelanos estão retornando ao país depois de uma tentativa frustrada de entrar nos Estados Unidos. Nesta semana apenas, o número de pessoas que fez a viagem de volta já chegou próximo de 500. Em 13 de outubro, Washington informou que em um ano, mais de 150 mil venezuelanos chegaram aos Estados Unidos pela fronteira terrestre. Diante disso, um novo protocolo para interromper a onda migratória foi imposto. A nova regra prevê a entrada de 24 mil venezuelanos em um programa que torna obrigatória a chegada por via aérea e com o endosso de um patrocinador. Pelo acordo ainda, Washington pode expulsar para o México qualquer pessoa que entrar ilegalmente pela fronteira terrestre.
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de crédito soberano de longo prazo da Argentina em um degrau, passando de CCC para CCC menos. A decisão ocorreu visto os profundos desequilíbrios macroeconômicos e riscos crescentes sobre a capacidade do país de realizar o pagamento de suas dívidas. A Argentina, que foi forçada a reestruturar mais de 100 bilhões de dólares em dívidas com credores privados e o Fundo Monetário Internacional nos últimos dois anos, vem lutando contra movimentos de fuga de capital, enfraquecimento do peso e a aumento da inflação, que deve chegar a cem por cento neste ano.
A Organização das Nações Unidas alertou nesta quinta-feira que as políticas internacionais atuais estão levando a Terra para um aquecimento de quase três graus até o fim do século. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, disse que o mundo se dirige para uma catástrofe. Em mensagem de vídeo, ele citou o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente onde mostrou que, longe de limitar o aquecimento global a um grau e meio ou dois graus acima dos níveis pré-industriais, a forma como os países estão agindo agora, incapazes de cumprir as próprias promessas, vai levar as temperaturas a atingir dois vírgula oito graus até 2100. Atualmente a Terra já está um vírgula um grau mais quente que nos tempos pré-industriais.
O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ALEXANDRE DE MORAES, reiterou, nesta quinta-feira que não cabe à Corte a distribuição das propagandas eleitorais veiculadas em rádio e televisão, tampouco sua fiscalização. Segundo o ministro, a responsabilidade é dos partidos políticos e candidatos. Em sessão plenária, o ministro afirmou que todos os partidos e candidatos sabem disso e que a nota técnica do pool de rádios e emissoras reiterou isso. ALEXANDRE DE MORAIS disse ainda que os spots e os respectivos mapas de mídias são disponibilizados no site do TSE, sendo essa a função do Tribunal Superior Eleitoral.
O Ministério Público do Trabalho recebeu até o início da tarde de ontem, mil, 789 denúncias de assédio eleitoral na campanha do segundo turno. O número corresponde a quase 30 vezes o total registrado até o primeiro turno. Até o último dia dois, o MP contabilizava 61 denúncias, sendo registrada uma alta de quase três mil por cento. O total de denúncias registradas até aqui também é oito vezes maior que o registrado em todo o período eleitoral de 2018. Naquele ano, o órgão contabilizou 212 queixas ao todo. A região Sudeste registra o maior número de denúncias seguido por Sul e Nordeste. Entre os estados, Minas Gerais é o que tem o maior número de queixas seguido por Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Após três meses de intensa negociação, a comissão criada no Supremo Tribunal Federal pelo ministro GILMAR MENDES para pacificar a aplicação de novas regras do ICMS ainda não conseguiu costurar uma solução para o impasse. A negociação foi aberta depois que o Congresso aprovou e o presidente JAIR BOLSONARO sancionou duas leis que alteram as alíquotas de ICMS que incidem sobre os combustíveis. O ICMS é um imposto estadual e, por isso, os governadores afirmam que as leis são inconstitucionais e que os estados precisam ser compensados por eventuais perdas de arrecadação. A última reunião do grupo está marcada para a próxima quinta-feira e existe a expectativa que o prazo seja estendido a pedido da União.
O segundo turno das eleições para governador e presidente em Santa Catarina vai contar com reforço especial das equipes de segurança nas principais cidades do Estado. Além do aumento do efetivo, policiais militares e agentes das guardas municipais também devem redobrar a fiscalização em pontos estratégicos, principalmente ao fim da apuração.. Ao todo, cinco mil e 300 policiais vão participar da ação que foi planejada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Conforme o tribunal, os órgãos de segurança estão organizados para atuar com sistema de inteligência, além da presença nas ruas. A expectativa é de que sejam eleições tranquilas, independente do resultado.
A lei orçamentária de 203 que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina não tem previsão de reajuste salarial para os servidores estaduais. O texto deve ser aprovado até o final de dezembro, e tem uma receita prevista de 44 vírgula um bilhões de reais. No entanto, o planejamento enviado pelo governo deixou de fora qualquer aumento de salário para o próximo ano. A justificativa da secretaria da Fazenda é que o Executivo concedeu uma série de reajustes no final de 2021, com vigência para o começo e para a metade deste ano. Além disso, o governo compara o salário dos servidores catarinenses com o que é pago nos Estados vizinhos. Caso a nova gestão do governo, que será definida no próximo domingo, deseja conceder reajustes, terá que fazer remanejamentos no orçamento ou aumentar a arrecadação.
O governador CARLOS MOISÉS determinou nesta quinta-feira como deve ocorrer o processo de transição de governo para o vencedor das eleições que será conhecido neste domingo. Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado, MOISÉS estabeleceu os critérios para o compartilhamento das informações a fim de garantir uma transição republicana em favor dos catarinenses. De acordo com o texto, a transição vai começar com a designação dos membros da equipe de transição do novo governo. Além disso, o candidato eleito vai poder a partir da próxima terça-feira, encaminhar ofício ao atual governador informando os membros da equipe. O grupo terá à disposição local, infraestrutura e apoio administrativo, jurídico e operacional para exercer as atividades, que serão providenciados pela Secretaria da Casa Civil. Também serão compartilhados dados e informações relativos às contas públicas, aos programas e aos projetos do Governo do Estado. De acordo com CARLOS MOISÉS, a ideia é garantir a transparência do processo de transição.
São João do Oeste desenvolve programas ambientais e amplia ações de preservação. O Programa de soltura de espécies nativas de peixes prevê várias medidas do poder público e parcerias com entidades. Meta é ter novamente algumas espécies já extintas em diversos rios do município. Conforme o Diretor de Meio Ambiente de São João do Oeste, MILTON HENTGES, o problema ocorreu principalmente pelo rigor das estiagens nos últimos anos e também pelas frequentes poluições que ocorrem e causam morte de peixes. Nas atividades desenvolvidas ontem, foram soltos alevinos de Lambari e Jundiá, com quatro mil unidades de cada espécie.
Projeto para repovoar rios será ampliado em São João do Oeste. Devido ao problema na reprodução dos alevinos, em virtude do frio, não foi possível adquirir Traíras e com isso a soltura está prevista para novembro com 800 alevinos. O Diretor de Meio Ambiente, MILTON HENTGES chama atenção que a meta é contemplar também riachos menores, que segundo relatos possuíam grande quantidade de peixes, que atualmente não existem mais. Ontem o programa contemplou o Rio Fortaleza, na barragem que abastece a cidade, também rios nas comunidades de Vale Pio, Ervalzinho e Macuco. Conforme MILTON HENTGES, as atividades tiveram teve a presença de alunos com meta de conscientização, além de colocar os moradores no compromisso de ajudar da preservação. Ele avalia que a educação ambiental pode contribuir para que a natureza se recupere em vários aspectos favoráveis a população.
Ampliação das ações em São João do Oeste ocorreram após a criação do Departamento do Meio Ambiente. O setor é ligado à Secretaria da Agricultura e tem foco específico. O Diretor, MILTON HENTGES relata que a preocupação com a preservação da qualidade da água é fundamental em diversos aspectos. Cita que o eco sistema equilibrado permite desenvolvimento de peixes e água de qualidade para os animais e a população De acordo com HENTGES é preciso ações integradas do poder público, iniciativa privada e população para preservação e melhorias nas condições ambientais.
Presidente da Associação dos Romenos do Extremo Oeste ADRIANO SEHN destaca preparativo para o encontro anual dos romenos. Evento acontecerá em novembro. De acordo com ele, o encontro anual será no dia 19 de novembro, em Santo Antônio, interior de Itapiranga. SEHN antecipa que o prato principal será uma espécie de massa de pão cozida à vapor, servida com molhos e carnes. A novidade neste ano é que uma chefe de cozinha de Pomerode vai preparar pelo menos outros dois pratos típicos para serem servidos no encontro. Estão sendo disponibilizadas cerca de 400 fichas para o jantar e os interessados podem adquiri-las com os representantes nos cinco municípios que integram a Associação.
As emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação vão transmitir amanhã um programa especial referente ao segundo turno das eleições que vão ocorrer no próximo domingo. O programa terá duração aproximada de uma hora e 10 minutos e será transmitido por cinco, das sete emissoras afiliadas. O especial vai contar com entrevistas diversas com autoridades locais e regionais ligadas à Justiça Eleitoral e também com as forças de segurança sobre o pleito deste domingo. O programa vai ao ar a partir das oito horas da manhã, logo após o Rede Peperi Notícias Primeira Edição. Ao todo, serão nove autoridades entrevistadas. O programa vai contar ainda com dados gerais sobre a votação a nível local, regional, estadual e também nacional.
Há exemplo do trabalho realizado no primeiro turno das eleições no último dia dois de outubro, as emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação também vão realizar uma ampla cobertura neste domingo. A programação é semelhante a que foi realizada e vai começar às sete e meia da manhã até às 10 horas da manhã. Nesse horário, cinco emissoras afiliadas estarão em rede trazendo informações sobre as primeiras movimentações do dia e informações gerais sobre o horário de votação e demais situações. Após esse horário, cada emissora terá sua própria programação normal e a transmissão em rede será retomada às duas horas da tarde seguindo até às cinco horas da tarde.
A partir das cinco horas da tarde, a rede de transmissão será desfeita e cada emissora afiliada vai trazer dados do seu município e da sua comarca. Após concluído essa apuração, as emissoras vão voltar em cadeia com a Rádio Peperi e ficarão em rede novamente até o resultado final onde será conhecido o novo governador de Santa Catarina e o novo presidente do Brasil, bem como, os demais governadores nos estados que também tiveram segundo turno. Como de praxe, esse trabalho deve ser concluído próximo das 10 horas da noite. Haverá ainda a transmissão com imagens pelo Portal Peperi no Facebook. Já na segunda-feira, no bloco final do Rede Peperi Notícias Primeira Edição haverá a divulgação detalhada dos votos que cada candidato obteve nos cinco municípios sede das emissoras afiliadas à Rede Peperi. Por conta disso, o programa terá uma duração maior que a normal.
A Secretaria Municipal de Agricultura de São João do Oeste vai promover na próxima semana um curso de inseminação artificial em bovinos. A inseminação artificial é de extrema importância para a atividade leiteira e investir em capacitação para os produtores de leite contribuí para o desenvolvimento da cadeia produtiva leiteira, impulsionando o melhoramento genético no rebanho e aumentando a rentabilidade das propriedades leiteiras. O curso será dividido em três encontros presenciais a partir do dia 31 de outubro, às 19 e 30 horas, no auditório da antiga feira livre municipal. O curso será distribuído em aulas teóricas, atividade prática em peças de aparelho reprodutor de fêmeas bovinas oriundas de abatedouro e ainda realização de inseminação em bovinos. Os temas incluem doenças infecciosas associada a reprodução de bovinos, fisiologia e anatomia reprodutiva da vaca, prática de inseminação em vacas.
Itapiranga terá um amplo programa de pavimentações em centros comunitários e na cidade. As obras serão com asfalto e calçamento de pedras irregulares. Na primeira etapa o investimento será superior a cinco milhões de reais com distribuição semelhante nos projetos rurais e urbanos. Conforme o prefeito, ALEXANDRE RIBAS, este era um planejamento desde o início da atual administração e agora está se tornando realidade. Ele destaca que primeiro teve a contratação de uma empresa para elaboração dos projetos, com custo de aproximadamente um milhão de reais. Em seguida o município agiu para garantir os recursos, pois já tinha conhecimento do volume de dinheiro necessário para as obras.
De acordo com o prefeito, dos cofres do governo municipal terá dois milhões e 600 mil reais, mais dois milhões e 500 mil reais foram assegurados por meio de emendas parlamentares encaminhadas durante viagens a Florianópolis. ALEXANDRE RIBAS relata que as melhorias com pavimentação de ruas vão contemplar os centros comunitários de linha Chapéu, Aparecida, Ríckia, Popi e Santo Antônio, que será contemplado em dois locais, próximo ao cemitério e no acesso à escola. O prefeito menciona ainda pavimentações no Bairro Santa Tereza Baixo, acesso ao Bairro Santa Tereza Alto, acesso ao CTG Portão do Oeste e loteamento nas proximidades e ainda ruas do Bairro das Flores. RIBAS observa que os recursos já estão garantidos e isso permite a realização de licitações para o início das obras o mais breve possível.
Princípio de incêndio em aviário mobiliza bombeiros de Itapiranga. Foi por volta das 14 horas desta quinta-feira, em aviário em Linha Santa Isabel, Interior de Itapiranga. O início das chamas ocorreu no sistema de aquecimento. O funcionário informou que o alarme de incêndio havia disparado, momento em que foi ao local e verificou grande quantidade de fumaça vindo de dentro do silo de cavaco e ao abrir a porta do equipamento o fogo se propagou. Ele levantou as cortinas do aviário para evitar a morte dos animais que estavam alojados. O aviário medindo aproximadamente três mil metros quadrados, alojava no momento cerca de 40 mil e 800 pintainhos sendo que houve apenas danos materiais.
Atropelamento na SC 163 resulta na morte de cinco novilhas. A ocorrência foi registrada pela Policia Militar Rodoviária Estadual de Iporã do Oeste na madrugada desta sexta-feira. A guarnição foi acionada por volta das três horas com relato de animais na pista, na SC 163, localidade de Beato Roque, interior de São João do Oeste. Um veículo Celta, de Iporã do Oeste colidiu em diversos animais que estavam sobre a pista em uma curva. Cinco novilhas morreram. O proprietário foi identificado a partir dos brincos dos animais. Ele compareceu no local do acidente e acompanhou a ocorrência da PRE. O motorista do celta, um jovem de 22 anos e o caroneiro, não tiveram ferimentos.
Bebê de 10 meses é encontrado morto em creche de Palma Sola. Um bebê de 10 meses foi encontrado morto na creche Lelia Caldato Crestani, no Bairro Azaléia, na cidade de Palma Sola. O bebê foi encontrado morto pouco antes das 18 horas. As causas ainda não foram confirmadas, mas a suspeita é de uma convulsão. A criança estava no horário do sono e quando uma profissional foi trocá-la, já a encontrou desacordada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a criança levada ao hospital, onde foi constatado a morte. A Polícia Científica foi chamada para os procedimentos.
Venezuelano acusado de homicídio é condenado, mas vai recorrer em liberdade com uso de tornozeleira. O júri popular foi realizado ontem, no auditório da Assemit, em Itapiranga. Conforme o Juiz, RODRIGO PEREIRA ANTUNES, a pena foi de 14 anos de reclusão, mas o réu vai apelar em liberdade e será monitorado por tornozeleira eletrônica. O venezuelano JESUS ARMANDO CASTILLO FERREZOLA, 24 anos, foi condenado pela morte de CEZAR AUGUSTO RIBEIRO ALPIRES, 28 anos de idade. O assassinato ocorreu no dia cinco de dezembro de 2021, por volta da uma hora e 30 minutos, no, bairro Porto Novo, em Itapiranga. O criminoso desferiu golpes com faca contra a vítima, que morreu no local do crime.
Foragido de São João do Oeste é encontrado no Paraguai. Homem foi condenado por homicídio, localizado pela Interpol e deportado ao Brasil. Conforme o Juiz de Direito da Comarca de Itapiranga, RODRIGO PEREIRA ANTUNES, o caso é antigo e finalmente tem desfecho final. O crime ocorreu em 1997, em uma propriedade agrícola na comunidade de Itacuruçú, interior de São João do Oeste. O Júri foi realizado em 2014, em Itapiranga. O réu foi julgado à revelia, pois estava foragido. Ele foi condenado em 13 anos de reclusão. Conforme o Juiz RODRIGO PEREIRA ANTUNES, o réu JOSÉ CARLI ZERWES, foi achado no Paraguai pela Interpol, sendo expulso para o Brasil onde cumprirá pena. Ele foi entregue ontem na fronteira para autoridades brasileiras.
Consta no processo que JOSECARLIZERWES, agricultor, na época com 21 anos de idade, morador de Linha Bonito, interior de Mondai cometeu assassinato de RENO KEMPER. O crime ocorreu em 13 de julho de 1997, por volta das 20 horas e 30 minutos, em Linha Itacuruçú, interior de São Joao do Oeste. ZERWES, acompanhado de outras duas pessoas, todos usando capuzes e armadas de revólveres, entraram na casa da vítima efetuando disparos de arma de fogo. RENO KEMPER foi atingido por um projetil no peito e não resistiu aos ferimentos. JOSÉ CARLI ZERWESfugiu logo após o crime, sendo localizado após 25 anos, no Paraguai.