-SEM ACORDO, STF PODE PRORROGAR COMISSÃO SOBRE COMBUSTÍVEIS.
-DECRETO IRÁ ESTABELECER COMO SERÁ A TRANSIÇÃO DE GOVERNO EM SC
-PEPERI FARÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL E COBERTURA DAS ELEIÇÕES
-2º TURNO NA 50ª ZONA ELEITORAL DEVE SER MAIS TRANQUILO
-SECRETARIA DE OBRAS FARÁ AMANHÃ OPERAÇÃO TAPA-BURACOS
-CENTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DEVE SER ABERTO NO INÍCIO DE 2023
-HOSPITAL É CONTEMPLADO COM NOVA EMENDA PARLAMENTAR
-DIREÇÃO HOSPITALAR ALTERA ENTRADA E HORÁRIO DE VISITAS
-BEBÊ DE 10 MESES É ACHADO MORTO EM CRECHE DE PALMA SOLA
-PM PRENDE CINCO PESSOAS POR ASSOCIAÇÃO E TRÁFICO DE DROGAS
O tempo na região extremo-oeste está ensolarado A previsão é de condições ensolaradas com aumento de nuvens à tarde e possibilidade de pancadas de chuvas à noite. A mínima desta manhã foi de 14 graus e a máxima para hoje deve ser de 30 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar começou o dia cotado em cinco reais e 35 centavos. O euro está valendo cinco reais e 33 centavos. Já o peso argentino está cotado em três centavos.
Vários migrantes venezuelanos estão retornando ao país depois de uma tentativa frustrada de entrar nos Estados Unidos. Nesta semana apenas, o número de pessoas que fez a viagem de volta já chegou próximo de 500. Em 13 de outubro, Washington informou que em um ano, mais de 150 mil venezuelanos chegaram aos Estados Unidos pela fronteira terrestre. Diante disso, um novo protocolo para interromper a onda migratória foi imposto. A nova regra prevê a entrada de 24 mil venezuelanos em um programa que torna obrigatória a chegada por via aérea e com o endosso de um patrocinador. Pelo acordo ainda, Washington pode expulsar para o México qualquer pessoa que entrar ilegalmente pela fronteira terrestre.
A agência de classificação de risco Fitch rebaixou o rating de crédito soberano de longo prazo da Argentina em um degrau, passando de CCC para CCC menos. A decisão ocorreu visto os profundos desequilíbrios macroeconômicos e riscos crescentes sobre a capacidade do país de realizar o pagamento de suas dívidas. A Argentina, que foi forçada a reestruturar mais de 100 bilhões de dólares em dívidas com credores privados e o Fundo Monetário Internacional nos últimos dois anos, vem lutando contra movimentos de fuga de capital, enfraquecimento do peso e a aumento da inflação, que deve chegar a cem por cento neste ano.
A Organização das Nações Unidas alertou nesta quinta-feira que as políticas internacionais atuais estão levando a Terra para um aquecimento de quase três graus até o fim do século. O secretário-geral da ONU, ANTÓNIO GUTERRES, disse que o mundo se dirige para uma catástrofe. Em mensagem de vídeo, ele citou o relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente onde mostrou que, longe de limitar o aquecimento global a um grau e meio ou dois graus acima dos níveis pré-industriais, a forma como os países estão agindo agora, incapazes de cumprir as próprias promessas, vai levar as temperaturas a atingir dois vírgula oito graus até 2100. Atualmente a Terra já está um vírgula um grau mais quente que nos tempos pré-industriais.
O Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ALEXANDRE DE MORAES, reiterou, nesta quinta-feira que não cabe à Corte a distribuição das propagandas eleitorais veiculadas em rádio e televisão, tampouco sua fiscalização. Segundo o ministro, a responsabilidade é dos partidos políticos e candidatos. Em sessão plenária, o ministro afirmou que todos os partidos e candidatos sabem disso e que a nota técnica do pool de rádios e emissoras reiterou isso. ALEXANDRE DE MORAIS disse ainda que os spots e os respectivos mapas de mídias são disponibilizados no site do TSE, sendo essa a função do Tribunal Superior Eleitoral.
O Ministério Público do Trabalho recebeu até o início da tarde de ontem, mil, 789 denúncias de assédio eleitoral na campanha do segundo turno. O número corresponde a quase 30 vezes o total registrado até o primeiro turno. Até o último dia dois, o MP contabilizava 61 denúncias, sendo registrada uma alta de quase três mil por cento. O total de denúncias registradas até aqui também é oito vezes maior que o registrado em todo o período eleitoral de 2018. Naquele ano, o órgão contabilizou 212 queixas ao todo. A região Sudeste registra o maior número de denúncias seguido por Sul e Nordeste. Entre os estados, Minas Gerais é o que tem o maior número de queixas seguido por Paraná, São Paulo e Santa Catarina.
Após três meses de intensa negociação, a comissão criada no Supremo Tribunal Federal pelo ministro GILMAR MENDES para pacificar a aplicação de novas regras do ICMS ainda não conseguiu costurar uma solução para o impasse. A negociação foi aberta depois que o Congresso aprovou e o presidente JAIR BOLSONARO sancionou duas leis que alteram as alíquotas de ICMS que incidem sobre os combustíveis. O ICMS é um imposto estadual e, por isso, os governadores afirmam que as leis são inconstitucionais e que os estados precisam ser compensados por eventuais perdas de arrecadação. A última reunião do grupo está marcada para a próxima quinta-feira e existe a expectativa que o prazo seja estendido a pedido da União.
O segundo turno das eleições para governador e presidente em Santa Catarina vai contar com reforço especial das equipes de segurança nas principais cidades do Estado. Além do aumento do efetivo, policiais militares e agentes das guardas municipais também devem redobrar a fiscalização em pontos estratégicos, principalmente ao fim da apuração.. Ao todo, cinco mil e 300 policiais vão participar da ação que foi planejada em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina. Conforme o tribunal, os órgãos de segurança estão organizados para atuar com sistema de inteligência, além da presença nas ruas. A expectativa é de que sejam eleições tranquilas, independente do resultado.
A lei orçamentária de 203 que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina não tem previsão de reajuste salarial para os servidores estaduais. O texto deve ser aprovado até o final de dezembro, e tem uma receita prevista de 44 vírgula um bilhões de reais. No entanto, o planejamento enviado pelo governo deixou de fora qualquer aumento de salário para o próximo ano. A justificativa da secretaria da Fazenda é que o Executivo concedeu uma série de reajustes no final de 2021, com vigência para o começo e para a metade deste ano. Além disso, o governo compara o salário dos servidores catarinenses com o que é pago nos Estados vizinhos. Caso a nova gestão do governo, que será definida no próximo domingo, deseja conceder reajustes, terá que fazer remanejamentos no orçamento ou aumentar a arrecadação.
O governador CARLOS MOISÉS determinou nesta quinta-feira como deve ocorrer o processo de transição de governo para o vencedor das eleições que será conhecido neste domingo. Por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado, MOISÉS estabeleceu os critérios para o compartilhamento das informações a fim de garantir uma transição republicana em favor dos catarinenses. De acordo com o texto, a transição vai começar com a designação dos membros da equipe de transição do novo governo. Além disso, o candidato eleito vai poder a partir da próxima terça-feira, encaminhar ofício ao atual governador informando os membros da equipe. O grupo terá à disposição local, infraestrutura e apoio administrativo, jurídico e operacional para exercer as atividades, que serão providenciados pela Secretaria da Casa Civil. Também serão compartilhados dados e informações relativos às contas públicas, aos programas e aos projetos do Governo do Estado. De acordo com CARLOS MOISÉS, a ideia é garantir a transparência do processo de transição.
O Colegiado de Turismo da AMEOSC, em parceria com a Epagri, realizou na tarde de ontem, uma reunião que debateu pautas importantes relacionadas às ações e encaminhamentos do turismo na região extremo-oeste. Além de servidores de cada departamento municipal, estiveram presentes a coordenadora do Colegiado e o presidente da AMEOSC que abordaram a importância do desenvolvimento do setor em cada município. Foram debatidas as demandas, projetos e dificuldades no andamento das atividades do Turismo na região, além de uma exposição de planos de trabalho que a consultoria tem para o extremo-oeste, que faz parte do projeto de desenvolvimento de Santa Catarina. Outra pauta abordada foi o projeto do Circuito do Turismo. A importância de fazer rodadas de negócios e a participação em feiras também foi debatida. Em relação às feiras, segundo ele, já há dirigentes dispostos a participarem da Feira do Turismo de Foz do Iguaçu e levar informações e materiais para divulgar os empreendimentos turísticos do extremo-oeste.
Hoje pela parte da manhã foi realizada mais uma Caminhada Ecológica no parque ambiental na Linha Independência, São José do Cedro. Desta vez, os alunos da rede municipal de ensino foi envolvida nesta edição. Conforme a diretora da Casa Familiar OLÍVIA LUNKES, a caminhada começou às 8 horas e 30 minutos. O objetivo desta caminhada é de envolver a comunidade em ações de preservação de ecossistemas naturais, possibilitando a realização de pesquisas científicas e turismo ecológico. Em virtude disso, amanhã vai acontecer mais uma caminhada ecológica envolvendo o público geral. Cada interessado deve se deslocar até a Linha Independência antes das 13 horas e 30 minutos, quando dará início ao roteiro. Nas últimas semanas, os mais diferentes setores públicos, como Epagri e secretaria de Educação, estiveram no espaço para traçar e identificar as rotas.
Ontem aconteceu a primeira roda de conversa entre as mulheres apaeanas em Anchieta. O encontro foi promovido pela APAE Martinho Burger com intuito de trabalhar a autoestima da mulher. Os detalhes são da presidente da escola especial IONE PRESSOTTO. Todas as alunas, mães, tias e primas puderam participar deste momento. A ideia ainda foi demonstrar a importância da mulher ter um momento a só com ela mesma para buscar conhecimento. Na oportunidade também foi tratado sobre a importância dos exames de mama e colo uterino.
O primeiro Chá Apaexonante da APAE Viviane de São José do Cedro visa arrecadar recursos para cobrir despesas não programas pela direção da escola especial. Este evento acontece no dia 19 de Novembro no Clube Cedrense. A presidente MARILEI BROETTO, disse que as reformas executadas na escola tiveram alguns imprevistos, por isso é necessário realizar o evento para angariar recursos. A ficha para os adultos será de 35 reais e para as crianças o valor continua em definição.
Com intenção de melhorar o acesso dos visitantes e acompanhantes de pacientes internados no hospital de São José do Cedro, a direção decidiu por manter em uma única entrada. A partir de terça-feira que vem, segundo a administradora MÔNICA CANTON, todas as visitas e trocas de acompanhantes serão realizados na portaria do pronto-socorro. Até então, a entrada é feira pela porta de acesso ao centro administrativo da unidade hospitalar, mas na próxima semana isso será mudado. A definição foi baseada em virtude do número de visitantesacompanhante que aguardam o horário no hospital, como a portaria do pronto-socorro é mais ampla ficou definido esta alteração. O horário para troca de acompanhantes é das 6 às 7 horas, das 12 às 13 horas e das 20 às 20 horas e 30 minutos. Já para as visitas, atualmente são dois horários; à tarde das 15 às 15 horas e 45 minutos e das 20 às 20 horas e 30 minutos à noite. Neste caso, será ampliado horário de visitas à tarde para contempladas mais do uma visita por horário.
A direção do hospital de São José do Cedro, com estas mudanças, está buscando formas de garantir a segurança dos seus pacientes. A administradora MÔNICA CANTON, salientou que devido ao intenso fluxo de visitantes é preciso pensar no bem estar do paciente e deixa-lo protegido de qualquer doença infecciosa trazida de fora, mesmo os visitantes mantendo os cuidados básicos. A ideia ainda é garantir um bom fluxo interno para não atrapalhar os horários de exames e medicamentos dos pacientes.
O hospital foi contemplado com mais uma emenda parlamentar para serem empenhados em Guarujá do Sul. O valor da emenda é de 100 mil reais para aplicação na saúde pública e desta vez a unidade hospitalar foi beneficiada. A suplente de vereador JANICE EBERHARDT, comentou que a decisão de destinação foi debatida em conjunto com os membros do seu partido. Ainda durante esta semana, a suplente esteve reunida com os representantes do hospital e a prefeitura para tratar sobre destinação interna do recurso. Na oportunidade, segundo a suplente, foi sugerido que a unidade hospitalar investe em cirurgias. Contudo, a destinação correta será discutida nas próximas semanas. Também cogita-se a compra de equipamentos para possibilitar cirurgias eletivas.
Os três contêineres que formarão o Centro de Educação Ambiental foram implantados pela empresa no parque Augusta Crestani em Palma Sola. A informação é do engenheiro Ambiental DANIEL DELEVATTI. A grade escolar da rede municipal e estadual de ensino deve contar com ao menos uma matéria envolvendo educação ambiental. A sala vai ser contemplada com aparelhagem que possibilitam pesquisas científicas da natureza. O centro educacional deve receber dentro de alguns dias a estrutura externa que será um deck. Já a parte elétrica já foi instalada, mas o acervo de livros e os aparelhos serão instalados nos próximos meses. A intenção, segundo o engenheiro Ambiental, é colocar o centro educacional em funcionamento no começo do ano que vem. O espaço poderá ser utilizado pelos estudantes e também pela população em geral. DELEVATTI destacou que a escolha dos contêineres foi causar o menor dano possível ao meio ambiente, já que o terreno não necessitou passar por terraplanagem antes da colocação de cada contêiner.
A regional da Epagri está trabalhando com o planejamento de capacitações de mulheres e jovens no próximo ano. A ideia é manter o desenvolvimento no meio rural. O gerente Regional SIDNEI SIMON, comentou que as capacitações vão acontecer no Cetresmo voltado aos produtores de pecuária leiteira. Ao todo, serão 6 etapas de curso para os jovens. Para às mulheres, o curso Florescer também de 6 etapas, serão trabalhados ações práticas e visitas técnicas em propriedades rurais modelos na atividade para a região. Os interessados precisam buscar os escritórios locais da Epagri onde serão repassadas informações em relação a capacitação. Todo o cursos, para ambos os grupos, são oferecidos de forma gratuita incluindo hospedagem e alimentação. SIMON afirmou que a intenção é dar início às atividades ainda no primeiro semestre de 2023 com previsão de encerrar até setembro daquele ano. Ambos os públicos serão prioridades da empresa.
As equipes da secretaria de Obras estão empenhadas na recuperação das estradas rurais danificadas pelas enxurradas recentes em Guarujá do Sul. O secretário ANTÔNIO DE SOUZA, comentou que as máquinas precisaram ser empenhadas nas localidades que mais apresentaram problemas e danos nos bueiros. Os pontos com erosão também são prioridades do setor. Segundo ele, os trabalhos executados são emergenciais sem possibilidade de executar serviços em todos os trechos antes de terminar de atender estes pedidos. Ontem, os servidores estavam na estrada geral de Linha Maidana com compactação do cascalho. No dia anterior, as máquinas foram usadas na Linha Pessegueiro para cascalhamento e compactação visando deixar trafegável para o transporte de caminhões de leite. Outra parte dos maquinários estava na Linha Catani sentido ao Baixo Arara. O secretário salientou que a intenção é chegar nessa comunidade até o final de semana. SOUZA disse que a ideia é voltar com os serviços amanhã em Guarujá.
A secretaria de Obras vai executar amanhã um tapa-buracos no trecho de asfalto de Mariflor a Padre Réus em São José do Cedro. Este trabalho será executado com concreto. A informação é do secretário LUIZ TREVISOL. Conforme ele, devido a indisponibilidade de material asfáltico, foi necessário pensar em outra solução temporária. Depois de algumas conversas entre a equipe de governo, ficou decidido pelo uso de concreto. Ao todo, serão usado cerca de 12 metros cúbicos de massa para efetuar o trabalho em todo o trecho. Em virtude da operação, é solicitado atenção dos motoristas ao trafegarem no trecho neste sábado pela manhã.
O segundo turno na Quinquagésima Zona Eleitoral de Dionísio Cerqueira deve ser mais tranquilo se comparado com as eleições de 2 de Outubro, prevê o chefe do Cartório EVANDRO MIRANDA. Na avaliação dele este cenário é previsto em virtude da familiarização dos mesários com a recolha biométrica, um dos principais empecilhos na hora de votar. Para ele, as longas filas verificadas no primeiro turno não deverão se repetir neste domingo devido ao número de candidatos para votar que, desta vez, são apenas dois. Ele acredita que a votação deve se estender até às 17 horas e 30 minutos e depois disso os pen drives serão levados até o cartório eleitoral de Dionísio para fazer a totalização dos votos. Acredita que até às 20 horas e 30 minutos os resultados serão divulgados para a população. O chefe do Cartório afirmou que o Brasil possui o sistema de apuração mais rápido do mundo trazendo o resultado no mesmo dia das eleições. As urnas eletrônicas passaram nas últimas semanas por “testes exaustivos” para verificar a resistência da máquina.
A Zona Eleitoral de Dionísio Cerqueira conta ainda com urnas de contingência para serem usadas em casos de problemas com as titulares. O chefe do Cartório EVANDRO MIRANDA, lembrou que no dia 2 de Outubro apenas uma única urna, alocada em Princesa, necessitou ser substituída por apresentar problemas. Espera-se que no segundo turno não tenha nenhuma máquina de votação com problemas. Ele ainda comentou que no primeiro dia das eleições todo o cenário de segurança pública foi bem tranquilo sem grandes problemas nos municípios abrangidos pela 50ª Zona Eleitoral. Na opinião dele isso deve se repetir no próximo domingo. No próximo dia 30 de Outubro, 29 mil 604 eleitores poderão votar para escolher dois dos quatro candidatos, sendo para governador de Santa Catarina e para a presidência da República. MIRANDA pede que estes eleitores vão às urnas manifestarem seu voto e escolher quem representá-lo pelos próximos quatro anos.
As emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação vão transmitir amanhã um programa especial referente ao segundo turno das eleições que vão ocorrer no próximo domingo, 30 de Outubro. O programa terá duração aproximada de uma hora e 10 minutos e será transmitido por cinco, das sete emissoras afiliadas. O especial vai contar com entrevistas diversas com autoridades locais e regionais ligadas à Justiça Eleitoral e também com as forças de segurança sobre o segundo pleito. O programa vai ao ar a partir das oito horas da manhã, logo após o Rede Peperi Notícias primeira edição. Ao todo, serão nove autoridades entrevistadas. O programa vai contar ainda com dados gerais sobre a votação a nível local, regional, estadual e também nacional.
Há exemplo do trabalho realizado no primeiro turno das eleições no último dia 2 de Outubro, as emissoras afiliadas à Rede Peperi de Comunicação também vão realizar uma ampla cobertura neste domingo. A programação é semelhante a que foi realizada e vai começar às 7 e 30 até às 10 horas da manhã. Nesse horário, cinco emissoras afiliadas estarão em rede trazendo informações sobre as primeiras movimentações no dia da votação e informações gerais sobre o horário de votação e demais situações. Após esse horário, cada emissora terá sua própria programação normal e a transmissão em rede será retomada às 14 horas seguindo até às 17 horas.
A partir das 17 horas a rede de transmissão será desfeita e cada emissora afiliada a Peperi vai trazer dados do seu município e da sua comarca. Após concluída essa apuração, as emissoras vão voltar em cadeia com a Rádio Peperi e ficarão em rede novamente até o resultado final onde será conhecido o novo governador de Santa Catarina e o novo presidente do Brasil, bem como, os demais governadores nos Estados que também tiveram segundo turno. Como de praxe, esse trabalho deve ser concluído próximo das 22 horas. Haverá ainda a transmissão com imagens pelo Portal Peperi no Facebook. Já na segunda-feira, no bloco final do Rede Peperi Notícias primeira edição haverá a divulgação detalhada dos votos que cada candidato obteve nos cinco municípios sede das emissoras afiliadas à Rede Peperi. Por conta disso, o programa terá uma duração maior que a normal.
Em rondas pela Rua Almirante Tamandaré, esquina com a Avenida Willy Barth, Centro de São Migue do Oeste, a PM avistou um homem fumando um cigarro de maconha com mais três pessoas, sendo realizada a abordagem e feita busca pessoal. Com um dos homens foi encontrado um cigarro de maconha e com uma das mulheres uma carteira de cigarro com 24 pinos de cocaína, totalizando 30 gramas e uma grama de maconha. Durante a abordagem a mulher informou aos policiais que mora há cerca de um mês com seu namorado e com os outros abordados em uma apartamento. Ela ainda relatou que teria mais droga da casa. Foi então realizada a busca com a autorização de um dos moradores onde foi localizado mais cinco pinos e cocaína. A mulher ainda relatou que deu uma saída, que quando voltou foi informada que um de seus amigos teria trazido droga, sendo que todos fizeram o uso do entorpecente e depois foram para um bar localizado nas proximidades da casa. A PM prendeu quatro envolvidos sendo também um menor de idade apreendido.
Um bebê de 10 meses foi encontrado morto na creche Lelia Caldato Crestani, no Bairro Azaléia, na cidade de Palma Sola. O bebê foi encontrado morto pouco antes das 18 horas. A família informou que a morte do bebê foi causada por uma doença que acomete menores de até 12 meses de vida, porém a Polícia Científica vai apurar a causa. A criança estava no horário do sono e quando uma profissional foi trocá-lo, já o encontrou desacordado. O Corpo de Bombeiros foi acionado e a criança levada ao hospital, onde foi constatada a morte.