ÁUDIOS
Globo em Foco - Atalaia - AM

Globo em Foco Atalaia 28/10/21

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.

A Rússia registrou nesta quinta-feira outro recorde de mortes e infecções por Covid. Segundo dados divulgados pelo governo, mil 159 pessoas morreram e 40 mil e 96 foram infectadas com o vírus nas últimas 24 horas. A onda levou Moscou a fechar serviços não essenciais e a adotar uma série de restrições para conter o surto. Restaurantes, salões de beleza, lojas de roupas ou móveis, academias, escolas de dança e outros serviços considerados "não essenciais" permanecerão fechados até 7 de novembro. Apenas um terço dos russos está totalmente imunizado contra a doença, uma das taxas mais baixas da Europa.

Uma terceira cidade da China anunciou a entrada em confinamento, nesta quinta-feira, após o surgimento de um único caso de Covid-19, já que as autoridades temem os riscos de contágio a menos de 100 dias do início das Olimpíadas de Inverno, em Pequim. Cerca de seis milhões de chineses estão agora sujeitos a medidas de confinamento. O país enfrenta surtos esporádicos muito limitados, como o que se propaga desde a semana passada no norte do território. Pelo menos 11 do total de 30 províncias do gigante asiático foram afetadas.

O Irã concordou em retomar as negociações sobre seu programa nuclear com as potências mundiais, informou nesta quarta-feira o vice-ministro das Relações Exteriores do país, ALI BAGHERI. A declaração foi dada após um encontro de BAGHERI, que é o negociador-chefe da República Islâmica do Irã sobre a questão nuclear, com mediadores da União Europeia em Bruxelas. A União Europeia tem pressionado os iranianos a retomarem as negociações iniciadas em Viena, na Áustria, para salvar o acordo nuclear que foi abandonado pelo então presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, em 2018. O pacto foi assinado em 2015 entre o Irã e as principais potências do mundo.

O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira elevar a taxa básica de juros da economia de seis vírgula 25 por cento para sete vírgula 75 por cento ao ano. Foi a sexta alta consecutiva, e a mais ampla desse ciclo. Com o anúncio, a taxa Selic atinge o maior patamar em quatro anos. A elevação de um e meio ponto percentual de uma só vez é a maior desde dezembro de 2002, quando a Selic subiu três pontos percentuais. No comunicado divulgado após a reunião desta quarta, o Copom citou ver sinais de uma inflação persistente no país, além dos componentes "voláteis". O novo índice supera a estimativa que já tinha sido divulgada pelo mercado financeiro, coletada em pesquisa realizada pelo BC na semana passada.

O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quarta-feira um Projeto de Lei Complementar que prorroga por 15 anos benefícios fiscais concedidos por estados para setores do comércio. O projeto já passou por análise do Congresso Nacional e agora entrará em vigor. O texto prevê a prorrogação de benefícios no ICMS para os setores de comércio atacadista e empresas que desenvolvem atividades portuárias e aeroportuárias. Além disso, podem ser beneficiados comerciantes e transportadores interestaduais de produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura. O objetivo desses benefícios fiscais é, na prática, atrair empresas e estimular investimentos. A nova lei prevê uma redução gradual dos benefícios prorrogados ao longo dos últimos quatro anos dos 15 previstos.

O ministro da Cidadania, JOÃO ROMA, afirmou nesta quinta-feira que o governo faz um "apelo" para que o Congresso Nacional aprove a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios até a segunda semana de novembro. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovada, terá ainda de ser votada no Senado. O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil de 400 reais, programa social que deve substituir o Bolsa Família. Sem consenso sobre o texto e com baixo quórum para votação, a Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira a votação da PEC. ROMA, que cuida da área social do governo, defendeu aprovar a proposta o "quanto antes" pois, caso contrário, o governo terá "dificuldades operacionais" para fazer os pagamentos.

O projeto de lei que autoriza a educação domiciliar em Santa Catarina foi aprovado por maioria de votos nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. A votação não estava prevista e o projeto foi incluído na pauta na última hora. A proposta contou com 25 votos a favor, seis contrários e uma abstenção. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado JAIR MIOTTO do PSC, que alterou a proposta original do deputado BRUNO SOUZA. Segundo o parlamentar, as mudanças tem o objetivo de aprimorar a proteção aos educandos, determina a garantia de tutela do Estado, a conceituação de aptidão técnica e a proibição do ensino domiciliar aos pais com medidas protetivas. A lei segue agora para sanção do governador CARLOS MOISÉS.

O projeto de lei que altera a Previdência Complementar dos servidores – e estenderia o benefício a comissionados e aos próprios parlamentares - não alcançou a votação necessária e foi rejeitado no plenário da Alesc, nesta quarta-feira. Foram 14 votos contrários e 20 a favor, um a menos do que o necessário para a aprovação. O resultado é uma derrota significativa para o governador CARLOS MOISÉS, que tem ampla base de apoio no Legislativo desde que retornou dos processos de impeachment. O presidente da Alesc, MAURO DE NADAL do MDB, tentou registrar voto a favor da proposta, o que ampliaria a diferença e levaria à aprovação do projeto. Mas a votação já havia sido concluída. Com a rejeição em plenário, o governo terá que enviar uma nova proposta caso pretenda retomar a discussão sobre a Previdência Complementar na Alesc.

Ao menos 383 mil 298 adultos, com idade entre 18 e 59 anos, ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. O número representa seis vírgula 25 por cento da população apta para receber o imunizante no Estado. Para cumprir a meta, a Secretaria de Estado de Saúde aposta na busca ativa dos catarinenses. A faixa etária com o maior número de pessoas não vacinadas é entre 12 e 17 anos. Ao todo, 216 mil 648 adolescentes ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid. A campanha para essa faixa etária iniciou em setembro e apenas doses da Pfizer podem ser oferecidas para esse público. Já entre os adultos, a faixa etária com maior número de pessoas sem a primeira dose é entre 40 e 49 anos, em que 138 mil 431 catarinenses ainda não tomaram o imunizante.

Prefeita parabeniza servidores públicos pela passagem do seu dia. ROZANE MOREIRA, destaca a importância da data e reconhece o desempenho de todos os trabalhadores do funcionalismo público. Lembra que a data foi instituída por lei. Ela quer que todos os servidores públicos desempenhem seu papel da melhor maneira possível e que atendam bem a população. Entende que tem vários tipos de servidores e que é preciso estar em constante aprendizado para poder oferecer um serviço de qualidade. Para isso a administração pública busca capacitações para todos os servidores para melhorar cada dia mais o trabalho. Hoje não é ponto facultativo, pois foi feito no feriado do dia 12 de outubro.

Saltinho abre inscrições para novos cursos de capacitação. O secretário de Assistência Social - EDIMAR RIBEIRO, informa que estão abertas vagas para três novas formações. Salienta que a pouco tempo entregaram certificados para os adolescentes que concluíram os cursos de Instalação e Manutenção em Computadores e Redes e também de Assistente Administrativo. Agora, através do Senai, iniciam as inscrições para novas formações. Um dos cursos é de Elaboração de Doces e Salgados. Conforme o secretário, a capacitação tem duração de 24 horas, para uma turma entre 20 e 25 pessoas.

Cursos disponibilizados em Saltinho dão prioridade as pessoas mais vulneráveis. De acordo com EDIMAR RIBEIRO – secretário de assistência Social do município, estão abertas as vagas para aulas de Eletricista e Instalador Predial. Segundo ele, uma formação completa, com 160 horas de aula, para entre 20 e 25 pessoas acima dos 16 anos. O terceiro curso que está sendo aberto em Saltinho é voltado à segurança das pessoas mais idosas, sendo um Treinamento de Como Utilizar o Smartphone. As inscrições devem ser feitas na Secretaria de Assistência Social e as aulas iniciam no final de novembro.

Novo espaço da Secretaria de Assistência Social alia habitação, agendamentos e INSS. De acordo com o responsável pelo setor em Campo Erê - VILSON CECHETTI, os serviços foram reunidos num só lugar para facilitar o acesso da população. Para que isso fosse possível, o novo espaço precisou passar por uma reforma completa, mas já está em funcionamento. Conforme o secretário, os atendimentos do social agora funcionam na antiga casa do ex-prefeito NORMÉLIO DANELUZ, no centro da cidade. Segundo CECHETTI, em cerca de 30 dias a nova sede deve abrigar também o Conselho Tutelar.



Secretaria de Agricultura também atende em novo endereço. Com a mudança da Assistência Social, conforme o responsável pela pasta em Campo Erê – VILSON CECHETTI, a antiga sede foi destinada para o departamento agrícola e a Epagri. Acrescenta que onde antes funcionava a agricultura, a prefeitura cedeu para o Núcleo de Apoio à Pessoa com câncer, que atualmente usa um espaço no salão do bairro São Francisco. O secretário de Assistência Social lembra que em breve a administração vai parar de entregar cestas básicas. um novo método está sendo preparado e vai disponibilizar um cartão para cada família. Nesse cartão a administração vai disponibilizar uma quantidade de crédito para ser gasto com alimentos no comércio local.



Reunião do IBGE em Campo Erê organiza censo demográfico 2022. O estudo feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, busca levantar dados sobre a população Brasileira e suas características. A preparação já começou, e o planejamento é para que o trabalho aconteça nos meses de junho, julho e agosto do próximo ano. As informações são do coordenador de áreas do polo do IBGE de São Lourenço do Oeste – VILMAR DREY. O cronograma daqui pra frente tem reuniões nos municípios até o início de dezembro, divulgando a importância desse trabalho e a disponibilidade de vagas temporárias. Conforme DREY, essa pesquisa, que normalmente acontece a cada dez anos, estava marcada para 2020, porém, teve que ser remarcada devido à pandemia do coronavírus.

Pesquisa do IBGE abre vagas de empregos temporários. O coordenador de áreas do polo de São Lourenço do Oeste - VILMAR DREY, explica que para que esse estudo seja possível, é necessário contratar pessoas nos municípios brasileiros, durante os meses da pesquisa. Esclarece que o edital para essas contratações ainda não está disponível, porém, segundo sua experiência, adianta que devem ser abertas três vagas para escritório e oito para recenseadores em Campo Erê. Em Saltinho quatro recenseadores devem ser contratados, e três em Santa Terezinha do Progresso. VILMAR comenta que as inscrições começam em dezembro, de maneira online no site do IBGE.

Representantes do ensino técnico agrícola de todo o estado se reúnem em Campo Erê. O encontro está acontecendo hoje e se estende até amanhã, com o objetivo de elaborar a prova do Conea – Conselho Estadual de Ensino Agrícola de Santa Catarina. O presidente WILSON WRONSKI, explica que a prova serve para avaliar a qualidade do ensino agrícola, identificando em que matérias cada escola tem alguma defasagem. Com o resultado da avaliação, cada diretor consegue saber que disciplinas estão abaixo da média estadual, e buscar alternativas para corrigir. A prova do Conea é aplicada para todos os estudantes do terceiro ano do curso técnico em agropecuária em todas as escolas de Santa Catarina, sejam ela estaduais, federais ou particulares.

São Bernardino recebe recurso para compra de caçamba e trator em esteira. De acordo com o vice-prefeito do município – JAIR XAVIER, a aquisição das máquinas estava incluída no plano de governo, como um pedido dos agricultores de São Bernardino. Com a chegada do recurso, salienta que essa é mais uma promessa de campanha cumprida já no primeiro ano de mandato. A verba importante para a agricultura foi conquistada com o apoio do prefeito e vereadores, com destaque para a vereadora MARIVANE METLER, como conta o vice-prefeito. O deputado estadual FABIANO DA LUZ viabilizou o recurso e o próximo passo é licitar os equipamentos para a Secretaria de Agricultura.

Verba para compra de trator em esteira e caçamba é de 900 mil reais. Mesmo recebendo o alto valor, o vice-prefeito JAIR XAVIER esclarece que é necessária uma contrapartida de São Bernardino. Explica que 550 mil reais da emenda parlamentar serão destinados ao trator, e para a caçamba são 350 mil. Da parte do município, devem ser somados cerca de 300 mil para compra do trator em esteira e outros 200 mil no valor da caçamba. Na opinião do vice, o recurso está sendo muito bem aplicado, já que as máquinas são um pedido da população e o valor deve retornar para os cofres de São Bernardino com o ganho de produção na agricultura do município.

Parque de máquinas de São Bernardino vai receber mais dois tratores. Os equipamentos já foram licitados e logo estarão disponíveis no município. O vice-prefeito JAIR XAVIER explica que os equipamentos foram comprados com recursos próprios, e serão destinados às patrulhas agrícolas. Com esses investimentos, mais duas associações estarão equipadas. São Bernardino completa cinco grupos que prestam serviço aos produtores rurais. Conforme XAVIER, quando assumiu a administração junto com o prefeito, o parque de máquinas estava sucateado, mas aos poucos volta a ter a qualidade que o agricultor precisa. Informa que deseja ir em busca de mais recursos, pois o município ainda precisa de outra caçamba, retroescavadeira e uma draga.

Polícia prende duas pessoas, e apreende drogas e dinheiro. Um homem de 26 anos e um adolescente de 17, foram detidos pela Polícia Militar, na madrugada de ontem na rodovia SC-157 entroncamento com a SC-159, em Formosa do Sul. Conforme a PM, eles estavam num veículo Voyage. Em revista pessoal, os policiais localizaram certa quantia de maconha. Já em revista veicular, foi l encontrada mais uma quantia dadroga e aproximadamente cinco mil e 200 reais em dinheiro. A ação teve apoio do Exército Brasileiro, que realiza a Operação Ágatha. O carro também estava com o número do chassi diferente da documentação.

Mulher e adolescente ficam feridos em Colisão de carros. Por volta das 15 horas e 40 minutos, de ontem, o Corpo de Bombeiros Militar de São Lourenço do Oeste foi acionado para atender a um acidente de trânsito, na Rua Aderbal Ramos da Silva com Avenida Brasil, Bairro São Francisco, em São Lourenço. Dois veículos de passeio colidiram e os socorristas atenderam duas vítimas. Uma mulher de 45 anos foi encontrada deitada na rua, relatando fortes dores no tórax e abdômen. Também um adolescente de 12 anos.

Ele estava consciente e orientado e disse ter apenas desconforto em um dos braços. Outros dois homens, condutores dos veículos, não se feriram, e optaram pela recusa do atendimento pré-hospitalar. A mulher e o adolescente foram encaminhadas até a Unidade de Pronto Atendimento municipal. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar.

Mulher morre atropelada no centro da cidade. Uma idosa de 78 anos, morreu atropelada na Rua Rio Branco, no Centro de Jupiá. Segundo a Polícia Militar que esteve no local, a mulher foi atropelada por um caminhão Scania. Ainda segundo os policiais ela foi levada com vida ao Hospital da Fundação em São Lourenço do Oeste, mas devido a gravidade dos ferimentos, não resistiu.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.