-MINISTRO FAZ APELO PARA CONGRESSO APROVAR A PEC DOS PRECATÓRIOS ATÉ NOVEMBRO
-DEPUTADOS APROVAM LEI QUE LIBERA ENSINO DOMICILIAR NO ESTADO
-PARLAMENTAR DIZ SER INADMISSÍVEL POLÍTICOS TEREM APOSENTADORIA ESPECIAL
-FUNCIONÁRIA AFIRMA QUE SERVIÇOS PÚBLICOS DEVEM SER FEITOS COM QUALIDADE
-EVENTOS ACIMA DE 500 PESSOAS DEVEM APRESENTAR PLANO DE CONTINGÊNCIA
-PREFEITURA INVESTIU CERCA DE R$ 70 MIL EM PERFURAÇÃO DE POÇOS ARTESIANOS
-CERCA DE 70% DAS ESTRADAS GERAIS ESTÃO RECUPERADAS
-ALTO CUSTO DE PRODUÇÃO PREOCUPA SETOR DE SUINOCULTURA
-DOIS HOMENS SÃO PRESOS POR TRÁFICO DE DROGAS EM GUARUJÁ DO SUL
-RESIDÊNCIA PARCIALMENTE DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de nebulosidade variável a partir da tarde, mas sem possibilidade de chuva. A temperatura pode chegar a 29 graus. A mínima das últimas horas foi de 17 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 61 centavos. O euro está valendo seis reais e 53 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A Rússia registrou nesta quinta-feira outro recorde de mortes e infecções por Covid. Segundo dados divulgados pelo governo, mil 159 pessoas morreram e 40 mil e 96 foram infectadas com o vírus nas últimas 24 horas. A onda levou Moscou a fechar serviços não essenciais e a adotar uma série de restrições para conter o surto. Restaurantes, salões de beleza, lojas de roupas ou móveis, academias, escolas de dança e outros serviços considerados "não essenciais" permanecerão fechados até 7 de novembro. Apenas um terço dos russos está totalmente imunizado contra a doença, uma das taxas mais baixas da Europa.
Uma terceira cidade da China anunciou a entrada em confinamento, nesta quinta-feira, após o surgimento de um único caso de Covid-19, já que as autoridades temem os riscos de contágio a menos de 100 dias do início das Olimpíadas de Inverno, em Pequim. Cerca de seis milhões de chineses estão agora sujeitos a medidas de confinamento. O país enfrenta surtos esporádicos muito limitados, como o que se propaga desde a semana passada no norte do território. Pelo menos 11 do total de 30 províncias do gigante asiático foram afetadas.
O Irã concordou em retomar as negociações sobre seu programa nuclear com as potências mundiais, informou nesta quarta-feira o vice-ministro das Relações Exteriores do país, ALI BAGHERI. A declaração foi dada após um encontro de BAGHERI, que é o negociador-chefe da República Islâmica do Irã sobre a questão nuclear, com mediadores da União Europeia em Bruxelas. A União Europeia tem pressionado os iranianos a retomarem as negociações iniciadas em Viena, na Áustria, para salvar o acordo nuclear que foi abandonado pelo então presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, em 2018. O pacto foi assinado em 2015 entre o Irã e as principais potências do mundo.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu nesta quarta-feira elevar a taxa básica de juros da economia de seis vírgula 25 por cento para sete vírgula 75 por cento ao ano. Foi a sexta alta consecutiva, e a mais ampla desse ciclo. Com o anúncio, a taxa Selic atinge o maior patamar em quatro anos. A elevação de um e meio ponto percentual de uma só vez é a maior desde dezembro de 2002, quando a Selic subiu três pontos percentuais. No comunicado divulgado após a reunião desta quarta, o Copom citou ver sinais de uma inflação persistente no país, além dos componentes "voláteis". O novo índice supera a estimativa que já tinha sido divulgada pelo mercado financeiro, coletada em pesquisa realizada pelo BC na semana passada.
O presidente JAIR BOLSONARO sancionou nesta quarta-feira um Projeto de Lei Complementar que prorroga por 15 anos benefícios fiscais concedidos por estados para setores do comércio. O projeto já passou por análise do Congresso Nacional e agora entrará em vigor. O texto prevê a prorrogação de benefícios no ICMS para os setores de comércio atacadista e empresas que desenvolvem atividades portuárias e aeroportuárias. Além disso, podem ser beneficiados comerciantes e transportadores interestaduais de produtos agropecuários e extrativos vegetais in natura. O objetivo desses benefícios fiscais é, na prática, atrair empresas e estimular investimentos. A nova lei prevê uma redução gradual dos benefícios prorrogados ao longo dos últimos quatro anos dos 15 previstos.
O ministro da Cidadania, JOÃO ROMA, afirmou nesta quinta-feira que o governo faz um "apelo" para que o Congresso Nacional aprove a Proposta de Emenda à Constituição dos Precatórios até a segunda semana de novembro. A proposta está em análise na Câmara dos Deputados e, caso seja aprovada, terá ainda de ser votada no Senado. O texto é uma das apostas do governo federal para viabilizar o pagamento do Auxílio Brasil de 400 reais, programa social que deve substituir o Bolsa Família. Sem consenso sobre o texto e com baixo quórum para votação, a Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira a votação da PEC. ROMA, que cuida da área social do governo, defendeu aprovar a proposta o "quanto antes" pois, caso contrário, o governo terá "dificuldades operacionais" para fazer os pagamentos.
O projeto de lei que autoriza a educação domiciliar em Santa Catarina foi aprovado por maioria de votos nesta quarta-feira na Assembleia Legislativa. A votação não estava prevista e o projeto foi incluído na pauta na última hora. A proposta contou com 25 votos a favor, seis contrários e uma abstenção. O texto aprovado foi o substitutivo do deputado JAIR MIOTTO do PSC, que alterou a proposta original do deputado BRUNO SOUZA. Segundo o parlamentar, as mudanças tem o objetivo de aprimorar a proteção aos educandos, determina a garantia de tutela do Estado, a conceituação de aptidão técnica e a proibição do ensino domiciliar aos pais com medidas protetivas. A lei segue agora para sanção do governador CARLOS MOISÉS.
O projeto de lei que altera a Previdência Complementar dos servidores – e estenderia o benefício a comissionados e aos próprios parlamentares - não alcançou a votação necessária e foi rejeitado no plenário da Alesc, nesta quarta-feira. Foram 14 votos contrários e 20 a favor, um a menos do que o necessário para a aprovação. O resultado é uma derrota significativa para o governador CARLOS MOISÉS, que tem ampla base de apoio no Legislativo desde que retornou dos processos de impeachment. O presidente da Alesc, MAURO DE NADAL do MDB, tentou registrar voto a favor da proposta, o que ampliaria a diferença e levaria à aprovação do projeto. Mas a votação já havia sido concluída. Com a rejeição em plenário, o governo terá que enviar uma nova proposta caso pretenda retomar a discussão sobre a Previdência Complementar na Alesc.
Ao menos 383 mil 298 adultos, com idade entre 18 e 59 anos, ainda não tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. O número representa seis vírgula 25 por cento da população apta para receber o imunizante no Estado. Para cumprir a meta, a Secretaria de Estado de Saúde aposta na busca ativa dos catarinenses. A faixa etária com o maior número de pessoas não vacinadas é entre 12 e 17 anos. Ao todo, 216 mil 648 adolescentes ainda não receberam a primeira dose da vacina contra a Covid. A campanha para essa faixa etária iniciou em setembro e apenas doses da Pfizer podem ser oferecidas para esse público. Já entre os adultos, a faixa etária com maior número de pessoas sem a primeira dose é entre 40 e 49 anos, em que 138 mil 431 catarinenses ainda não tomaram o imunizante.
A prefeitura de Guarujá do Sul decretou ponto facultativo hoje em grande parte das repartições públicas. Apenas a secretaria de Educação segue com atendimento normal. A informação é do secretário de Administração, JULIO DELLA FLORA. Conforme ele, isso se deve ao dia do Servidor Público que é celebrado neste dia 28. As repartições públicas voltam ao atendimento normal amanhã, mas na segunda-feira, véspera de feriado, a prefeitura realiza ponto facultativo retornando com os serviços na quarta-feira. O secretário também informou que o posto de saúde do município não está tendo atendimento hoje, sendo que as emergências e urgências devem ser atendidas pelo hospital.
Os serviços públicos devem ser realizados com qualidade. A afirmação é da servidora pública de Palma Sola, ADRIANI DE MELLA. Hoje é celebrado o dia do Servidor Público. Ela disse que os setores públicos precisam de colaboradores comprometidos com a população em cada município. A servidora destacou que a pandemia atrapalhou alguns trabalhos do setor, mas vem sendo retomado gradativamente ao normal. ADRIANI também lembrou da suspensão do reajuste salarial no início deste ano, contudo, a prefeitura de Palma Sola conseguiu uma liminar para manter a readequação de salário. Ela ainda comentou que o município conta com um vale para os servidores públicos, porém, neste ano não houve reajuste.
Os municípios da Ameosc estão com inscrições abertas para concursos públicos e processos seletivos. Conforme a responsável pelo setor de concursos, EDINARA ZANCHETTIN, na última terça-feira foram lançados dois editais de concursos públicos para a prefeitura de Descanso, com cargos de nível superior e vagas em diversas áreas. Entre elas, estão arquiteto, assistente social, enfermeiro, engenheiro civil, especialista em assuntos educacionais, fisioterapeuta, médico, nutricionista, psicólogo e professor de educação infantil, para séries iniciais e língua portuguesa. Nos cargos de nível médio e fundamental, há vagas para agente administrativo, cultural, agente de endemias, auxiliar administrativo, auxiliar de ensino, borracheiro, fiscal de tributos, fiscal sanitário, merendeira, técnico em enfermagem e zelador.
O setor da suinocultura está enfrentando um forte impasse com o Governo Estadual devido a tributação sobre os serviços em Santa Catarina. A Associação Alimentícias do estado esteve nesta semana reunida com parlamentares para intermediar a solução do impasse. Mas até o momento nada saiu do papel. O suinocultor de SJCedro, DINAR COLOMBO comentou que o setor enfrenta oscilações nos preços mensalmente, dificultando assim uma margem de lucro ou até mesmo valores para cobrir as despesas. O produtor citou que o estado de Santa Catarina tem registrado aumento na venda da carne suína para outros países, porém, os valores pagos aos suinocultores não sobe na mesma proporção. Para ele o lucro destas exportações deve ficar com a indústria ou em outro setor, mas não com os suinocultores. COLOMBO destacou que, para ter uma margem de lucro, as propriedades necessitam aprimorar os serviços e trazer inovações visando isso. Caso contrário, o setor irá trabalhar apenas no prejuízo, como é registrado em alguns meses.
Alguns pequenos suinocultores estão deixando a propriedade por causa do alto custo de produção, pequena margem de lucro, tributação elevada e futuro incerto. O produtor, DINAR COLOMBO explicou que um de seus fornecedores de leitões já comunicou o encerramento das atividades nos próximos dias. O suinocultor cedrense lembrou que o custo de produção gira em torno de sete reais e 20 centavos o quilo, já o preço para a venda fica em cinco reais e 80 centavos. Desta forma deixando o trabalhador rural no prejuízo em um real e 40 centavos por quilo. DINAR ainda destacou que busca um valor maior no mercado paralelo, porém, a previsão para a próxima semana é que o valor venha cair, chegando ao valor menor do que é praticado pelas indústrias.
Alesc barrou o projeto de lei que criaria uma aposentadoria especial para deputados e comissionados em Santa Catarina. A proposta foi rejeitada ontem em sessão na Assembleia. Para o deputado, MAURÍCIO ESKUDLARK esta proposta é inadmissível de ser aceita pela maioria dos parlamentares. O deputado disse que funcionários com salário acima do teto da previdência poderiam optar por uma previdência complementar. Isso significaria que os parlamentares fariam uma contribuição extra com a contrapartida do governo estadual para não terem perda salarial. ESKUDLARK explicou que este projeto encaminhado veio com certas brechas para beneficiar servidores comissionados. Neste caso, ele avalia que seria possível um estudo sobre a viabilidade de conceder o benefício. Mas para deputados, ele acredita ser desnecessário devido a contrapartida do estado. MAURÍCIO ainda destacou que a aposentadoria é e deve ser por tempo de serviço para trabalhadores do setor privado.
As secretarias de Saúde atualizaram mais um informativo da Covid-19. Segundo os dados divulgados pelo município de Palma Sola, são três casos ativos. Em Guarujá do Sul são quatro pessoas em recuperação. Já em Princes são três infectados pelo coronavírus. Guaraciaba são 20 pessoas com a doença ativa. Em Anchieta o último boletim divulgado foi dia 25, portanto, quatro pessoas com a doença ativa. Já em SJCedro são 25 pessoas com a Covid-19.
A secretaria de Saúde de Guaraciaba esteve trabalhando neste mês de Outubro, em ações voltadas à promoção da saúde. A informação é da secretária, DAIANE DORIGON. Ela explicou que o Outubro Especial está sendo voltado para atendimentos para as crianças e as mulheres. Os atendimentos especiais desta semana serão neste sábado, no Posto de Saúde da Rua Primeiro de Maio, das oito às 15 horas, com coleta do preventivo, avaliação médica, realização dos testes rápidos e atendimentos odontológicos para todas as mulheres interessadas. A secretária lembrou que, para os atendimentos odontológicos e avaliações médicas neste sábado, é necessário realizar agendamento prévio. Para participar das atividades é necessário apresentar os documentos de Identidade, CPF e também o Cartão do SUS. Essa será a última etapa da Campanha do Outubro Especial, sendo que nos outros dias destinados à Campanha, já haviam sido realizados atendimentos para as mulheres de forma descentralizada em todos os Postos de Saúde.
Ontem a Equipe de Saúde Bucal da ESF 1 do posto de saúde de SJCedro realizou uma Ação de Saúde Bucal na Escola Municipal de primeiro Grau Santo Isidoro e Escola de Educação Básica São José. O Projeto Sorriso na Escola em tempos de Covid-19, desenvolvido pela dentista ANA PAULA PICOLLI, foi idealizado com o intuito de dar continuidade ao Programa Saúde na Escola promovido pela Secretaria da Saúde de SJCedro. As atividades foram adaptadas respeitando o cenário atual de riscos individuais e coletivos. Desta forma, foram disponibilizados aos alunos e docentes Kits de higiene oral e cartilhas educativas. A atividade foi realizada na Semana da Saúde Bucal, pois, no dia 25 de outubro é comemorado o dia do Cirurgião Dentista. Segundo ANA, esta ação contemplou 331 alunos e 20 docentes. Conforme ela, espera-se que os alunos levem essa informação e orientação aos pais, multiplicando o conhecimento e melhorando os hábitos e cuidados de toda a família.
Com as flexibilizações previstas para os próximos dois meses, os organizadores devem estar atentos às regras. O fiscal sanitário de SJCedro, MARCOS BAGNARA disse que promoções que envolvam público acima de 500 pessoas, necessitam, obrigatoriamente apresentar um plano de contingência para a A Vigilância Sanitária. Mesmo com a projeção da liberação de até 80 por cento do espaço ocupado, este planejamento precisa ser apresentado e ter o mesmo aprovado. Ele destacou que nos últimos dias foram liberados cerca de três eventos que poderão ser realizados. O fiscal sanitário ainda destacou que neste mês de outubro ainda está em vigor a regra que limita em 60 por cento da participação de pessoas. BAGNARA informou que para o mês de novembro está prevista a liberação de 70 por cento, já para dezembro cerca de 80 por cento. Porém, BAGNARA destacou que uma das exigências para poder participar de eventos é a necessidade do esquema vacinal esteja completo, seja com duas doses ou dose única.
A Vigilância Sanitária de Princesa alerta a população sobre as queimadas promovidas no perímetro urbano. De acordo com a Fiscal Sanitária, JANE MACHADO, o código de postura do município, assegura que é proibida a queimada de vegetação em terrenos baldios, bem como atear fogo em entulhos. Ela disse que nestes casos cabe notificação e em reincidências aplicação de multa. A fiscal explicou que o lixo que pode ser ensacado, deverá ser depositado nas lixeiras para recolha semanal no período da manhã. Já galhos, móveis e entulhos em geral, deverão ser colocados próximo às lixeiras. Esta recolha acontece conforme demanda. JANE destacou que a população precisa ter consciência e não jogar entulhos em terrenos, ruas ou áreas baldias. Os resíduos de podas de árvores capinam de mato e grama ou folhas podem ser enterrados ou cobertos por terra, para fertilizarem o solo.
A Apae Caminho Aberto do município de Guarujá do Sul tem alertado a população sobre o uso indevido do nome da entidade especial em cheques na região. O presidente da Apae, VILMAR PRIAMO explicou que as escolas especiais de Guarujá e SJCedro não utilizam talão de cheques para pagar ou comprar no comércio. Ele disse que as unidades usam a forma de depósito para garantir a segurança dos valores depositados ou transferidos. Até o momento nenhum caso do tipo foi verificado no município. PRIAMO destacou que este alerta está sendo emitido em todo o estado de Santa Catarina e pede para que as pessoas ou comerciantes tenham cuidado. O presidente disse que por se tratar de uma entidade especial, algumas pessoas podem cair no golpe e perderem dinheiro. Ele também comentou que poucas Apaes do estado utilizam cheque para pagamento ou compra. Por isso, antes de aceitar o cheque, a orientação é entrar em contato com as unidades especiais para confirmar a situação.
As estradas do interior do município de Anchieta estão 70 por cento aproximadamente concluídas. A afirmação é do diretor de Infraestrutura, CLAUDECIR VIEIRA. Ele disse que a equipe está trabalhando para atender as comunidades que ainda necessitam de serviços. Sendo a Linha São Cristóvão, Linha São Dimas, como também a estrada geral que liga a comunidade São Pedro deve receber recuperação. O setor não está em turno único. O diretor ainda citou que uma parte da equipe esteve trabalhando na comunidade Unida que vai até a localidade de Vargem Bonita onde será feita a recuperação da estrada. Ele disse que, apesar das chuvas nas últimas semanas, os trabalhos estão sendo realizados, sendo que alguns serviços necessitam de boas precipitações. VIEIRA ainda destacou que nos próximos dias a administração deve criar um programa para contemplar serviços de terraplanagem.
A secretaria de Agricultura de Palma Sola segue trabalhando na perfuração de poços artesianos no interior. A informação é do secretário, CLAUDINEI SCHEIN. Conforme ele, durante a semana que passou o setor esteve fazendo a perfuração de poços. O secretário explicou que foram investidos nestes serviços cerca de 70 mil reais, sendo que estes trabalhos já estavam encaminhados pelo seu antecessor, JULIANO ZANDONÁ, que hoje é secretário de Saúde. CLAUDINEI assumiu a pasta de Agricultura a cerca de 20 dias, até então ele era vereador e foi convidado para fazer parte da administração. O secretário também comentou que a prefeitura realizou um investimento para distribuição d’água no interior e, por isso, ele salientou sobre a importância das precipitações. A Linha Santa Lúcia está recebendo a instalação de encanamentos para distribuição de água.
Sobre a patrulha agrícola, o secretário de Agricultura de Palma Sola disse que é necessário adquirir novos equipamentos para suprir a demanda. CLAUDINEI citou a colheitadeira e ensiladeiras como as principais máquinas que devem ser compradas. Por enquanto, a secretaria conta com a terceirização de equipamentos para auxiliar nos serviços. SCHEIN destacou que a prefeitura de Palma Sola subsidia uma quantidade determinada de horas para evitar problemas nos serviços de silagem. O secretário explicou que muitos agricultores realizam dois plantios, o que gerou um certo problema no município. Sendo que é necessário criar programas para atender a demanda.
Uma casa mista foi parcialmente consumida por um incêndio na noite de ontem na linha Prata, interior do município de Bandeirante. Segundo apurado, a residência era ocupada por um idoso que não estava na casa quando o incêndio começou. Além disso, ninguém ficou ferido, porém, praticamente tudo foi perdido. Os bombeiros foram acionados e dois caminhões de combate a incêndio se deslocaram ao local e realizaram todo o trabalho de combate ao fogo. A Polícia Militar também esteve no local e realizou o isolamento da ocorrência e orientou a comunidade.
A Polícia Militar prendeu um homem de 46 anos por volta das 13 horas e 30 minutos de ontem, por importunação sexual e invasão na Rua Érico Veríssimo, em Descanso. De acordo com a PM, uma mulher de 21 anos estava em casa quando seu vizinho, invadiu a residência e disse que se sentia atraído pela jovem, tentou agarrar e ameaçou ela. Aos militares o homem apresentou relatos diversos, com informações desencontradas sobre a situação. Diante dos fatos o homem foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia.
Na manhã de hoje, a Polícia Civil de SJCedro, juntamente com as Polícias Civis de Princesa e Guarujá do Sul, realizaram a Operação Ágata contra o tráfico de drogas em Guarujá, no perímetro urbano. Segundo o delegado, SANDRO ZANCANARO, foram dois homens encaminhados para delegacia onde foram ouvidos e presos por estarem em posse de drogas em uma residência. Foram apreendidas cerca de 15 gramas crack e dez gramas de maconha, além de balança de precisão e dinheiro. A investigação mostrou que a partir deste ponto, os homens também forneciam drogas para usuários de SJCedro e Princesa. As investigações tiveram início depois da prisão de um usuário que indicou quem seriam os fornecedores de maconha, crack e possivelmente cocaína. O delegado ainda destacou que os seguintes passos das investigações é procurar o responsável por fornecer entorpecentes para este ponto de Guarujá. A operação também contou com informações repassadas pela Polícia Militar de Guarujá e comunidade por meio de denúncias.