-TSE APROVA ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA A ELEIÇÃO EM SETE ESTADOS
-PF CONCLUI QUE MOISÉS NÃO COMETEU CRIME NA COMPRA DOS RESPIRADORES
-NOVO MAPA DE RISCO MANTÉM EXTREMO-OESTE NA BANDEIRA LARANJA
-DÉFICIT DE CHUVA NA REGIÃO É DE MAIS DE 580 MILÍMETROS DESDE JUNHO DE 2019
-SINDICATOS DA FETAESC PREPARAM PEDIDOS PARA AMENIZAR EFEITOS DA ESTIAGEM
-PM FLAGRA MOTORISTA DE CARRO COM DROGAS NO BAIRRO SÃO LUIZ
-INCENDIO DESTRÓI RESIDENCIA EM MUNICÍPIO DA REGIÃO
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 73 centavos. O euro está valendo seis reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.
A Organização Mundial do Turismo anunciou nesta terça-feira que, devido à pandemia de Covid-19, as viagens internacionais registraram uma queda de 70 por cento nos oito primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo dados da OMT, o mês de julho teve menos 81 por cento de viagens em relação ao ano passado, e agosto menos 79 por cento. A queda representa 700 milhões a menos de chegadas de turistas em todo o mundo, uma perda de 730 bilhões de dólares ao setor. A OMT afirma que o prejuízo é "oito vezes maior do que o registrado após a crise financeira de 2009".
O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e o candidato democrata JOE BIDEN, cruzam o país em campanha nesta terça-feira, a uma semana das eleições de três de novembro. Atrás nas pesquisas de intenção de voto, TRUMP faz comícios em três estados cruciais para sua reeleição: Michigan, Wisconsin e Nebraska. Enquanto isso, BIDEN luta pelos votos na Geórgia, estado tradicionalmente dominado pelos republicanos. Esses estados são decisivos por causa do sistema eleitoral americano, que define o vencedor pelo Colégio Eleitoral, não pela maioria de votos.
O Congresso da Nicarágua aprovou por maioria esmagadora, nesta terça-feira, um projeto de lei para regular o que pode ser publicado nas redes sociais e nos meios de comunicação, em iniciativa que críticos classificaram como uma tentativa do presidente DANIEL ORTEGA de amordaçar a oposição. De acordo com a chamada lei de crimes cibernéticos, penas de prisão de até quatro anos podem ser aplicadas a qualquer pessoa considerada culpada de publicar notícias falsas nas redes sociais ou em veículos de notícias. Quem revelar informações "não autorizadas" pelo governo pode ser condenado de quatro a seis anos de prisão.
O projeto da terceira rodada do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte prevê juros maiores e limite de crédito menor. A proposta foi protocolada pelo senador JORGINHO MELLO, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, após negociações com o governo e com bancos. A previsão, de acordo com o parlamentar, é que o projeto seja votado no Senado na semana que vem, por meio de sessão virtual. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara. A taxa máxima de juros, segundo propõe o projeto para essa nova etapa, seria de seis por cento ao ano mais a taxa Selic. Esses percentuais são bem superiores aos cobrados atualmente, que são de um vírgula 25 por cento mais Selic.
O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o envio de tropas federais a sete estados durante o primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 15 de novembro. Os militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos em 345 localidades. Os pedidos de reforço foram feitos pelos tribunais regionais dos estados de Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins. Os governos locais também foram consultados e deram aval para a medida. No último dia 20, um decreto do governo federal autorizou o emprego dos militares na tarefa.
O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reunirá nesta quarta-feira e a previsão de analistas do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic, seja mantida em dois por cento ao ano, menor percentual da série histórica. A decisão será anunciada por volta das seis horas da tarde. A alta nos preços dos alimentos em setembro fez a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, disparar. No mês passado, a inflação somou zero vírgula 64 por cento, o maior patamar para o mês desde 2003. No começo de outubro, o IPCA avançou para zero vírgula 94 por cento, a maior taxa para o período em 25 anos.
Uma reunião com o colegiado catarinense, às nove e meia da manhã, marcou o primeiro ato de DANIELA REINEHR como governadora de forma interina após o afastamento do governador CARLOS MOISÉS do cargo, por até 180 dias. Depois do encontro, a governadora em exercício concedeu a primeira coletiva de imprensa. DANIELA destacou que o novo governo terá diálogo entre todos os setores de Santa Catarina. Ela disse que “Austeridade, simplicidade, integração, diálogo, eficiência, desenvolvimento e legalidade são mais do que palavras, são compromissos neste governo”. No encontro, a primeira e única mudança anunciada por DANIELA foi o nome do novo chefe da Casa Civil, RICARDO MIRANDA AVERSA.
Os cinco deputados que vão compor o tribunal especial de julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS foram escolhidos na tarde desta terça-feira na Assembleia Legislativa. Os cinco mais votados foram: VALDIR COBALCHINI do MDB, FABIANO DA LUZ do PT, JOSÉ SCHEFFER do PP, MARCOS VIEIRA do PSDB e LAÉRCIO SCHUSTER do PSB. Os cinco desembargadores que também compõem o tribunal foram sorteados na segunda. A reunião entre os 10 integrantes para instauração do tribunal com sorteio do relator deve ocorrer no plenário da Alesc na próxima sexta-feira pela manhã.
A Polícia Federal afirmou nesta terça-feira que não encontrou elementos para incriminar o governador afastado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, na compra dos 200 respiradores pelo governo catarinense por 33 milhões com dispensa de licitação. Além de MOISÉS, dois ex-integrantes do governo também foram alvos da operação da polícia. A defesa do governador afastado informou que não vai se manifestar sobre a afirmação da PF. MOISÉS nega envolvimento na compra dos aparelhos. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumpriram em 30 de setembro mandado de busca e apreensão na Casa da Agronômica, onde mora CARLOS MOISÉS, em Florianópolis, e também no Centro Administrativo do Governo. Agora, a PF concluiu que o governador não cometeu crime no compra dos respiradores.
Hoje é dia do servidor público e muitas prefeituras estão fechadas nesta quarta-feira. Outras farão ponto facultativo na próxima sexta-feira, dia 30. Os 19 municípios da Ameosc optaram por parar as atividades por um dia nesta semana em razão da data. Em São Miguel do Oeste, o ponto facultativo do dia do servidor é hoje. O centro administrativo e o parque de máquinas estão fechados. Somente a Unidade de Pronto Atendimento em Saúde 24 horas está funcionando nesta quarta-feira.
A estiagem que atinge Santa Catarina causa efeitos graves em rios de diversas localidades do Estado que se encontram em regime hídrico extremo. De acordo com o último aviso hidrológico da Epagri, emitido na manhã desta terça-feira, 12 rios estão em situação de emergência e outros seis estão em alerta. Na Região Extremo Oeste a Bacia do Rio das Antas é a mais afetada. Apenas um rio está em situação de emergência na região na linha Jataí, em Mondaí.
O município de Barra Bonita vem sofrendo drasticamente há algumas semanas com a falta de chuva em todo o seu território. A informação é do secretário de Agricultura, CLAUDIMIR DASSI. De acordo com ele, a situação é critica e vem piorando a cada dia. Conforme ele, a chuva que caiu no começo dessa semana foi pouca e acabou não ajudando quase nada a agricultura do município. Segundo ele, a média de chuva que caiu na última segunda-feira ficou entre 12 e 15 milímetros em alguns pontos. DASSI declarou que esse volume amenizou apenas a questão das plantações, ficando distante do esperado e ideal para resolver a questão da água de um modo geral.
O município de Barra Bonita precisa de uma precipitação de chuva entre 60 e 80 milímetros para começar a apresentar reflexos nas nascentes de água. A afirmação é do secretário de Agricultura, CLAUDIMIR DASSI. Ele destacou que o volume de água está distante do ideal e por esse motivo a equipe segue com os trabalhos de abertura de fontes no interior. Ele ressaltou que devido a grande demanda, a secretaria de Agricultura está priorizando o abastecimento de água para consumo humano e não animal. DASSI salientou que a secretaria não tem condições de realizar o transporte para todas as propriedades e por isso a Administração optou pelo transporte apenas para consumo humano e não animal.
Os agricultores de Barra Bonita que precisarem de água para os animais devem fazer por meios particulares, como por exemplo, a contratação de um caminhão para fazer esse transporte de água. O comentário é do secretário de Agricultura, CLAUDIMIR DASSI. Ele disse que no próprio município existe um profissional que faz esse serviço, conseguindo transportar até 10 mil litros de água por vez. Ele reforçou que espera a compreensão da população visto a grande demanda para transporte de água no interior de Barra Bonita. DASSI pontuou que a situação deve piorar ainda mais nos próximos dias na região e consequentemente no próprio município.
A média de precipitação de chuva anual que cai na região Extremo Oeste gira em torno de mil e 800 a dois mil e 200 milímetros. O dado foi trazido pelo secretário de Agricultura de Barra Bonita, CLAUDIMIR DASSI. Ele explicou que com base nisso, é possível afirmar que dois metros cúbicos por metro quadrado de água vinda da chuva acaba sendo perdida todos os anos. Ele defendeu a utilização de cisternas e armazenamento da água em caixas d’água. DASSI lembrou que sempre houve estiagem e a tendência é que cada ano essa situação piore, por isso ele frisou a importância da população aprender a trabalhar com essas situações climáticas.
O Colegiado de secretários da Agricultura da Ameosc se reuniu virtualmente nesta terça-feira com ostécnicos da Defesa Civil para discutir a falta de chuvas na região. O encontro também contou com a participação do pesquisador da área de hidrologia da Epagri Ciram, GUILHERME MIRANDA JÚNIOR, do coordenador da Sala de Situação CLÓVIS CORREIA e do coordenador regional da Defesa Civil, SIDINEI DESORDI. Além de analisar o índice de chuva dos últimos meses, os participantes ainda discutiram as previsões para os próximos. Durante o encontro, a Defesa Civil reforçou a orientação os agricultores para fazer um replanejamento geral da atividade agrícola, além da reorganização do sistema de captação e armazenagem de água nas propriedades.
A região extremo-oeste tem um déficit de chuva que chega a 580 milímetros nos últimos 16 meses. De acordo com o acompanhamento da Epagri Ciram, essa é a quantidade de chuva que ficou abaixo do esperado entre junho de 2019 a outubro deste ano. Para complicar ainda mais, as previsões para os próximos três meses não são animadoras e os índices devem permanecer abaixo da média. Os pesquisadores da Epagri Ciram que participaram da reunião da Ameosc de ontem explicaram que a condição do tempo se deve ao fenômeno La Niña. No caso da região, o baixo volume de chuva se dá porque o La Niña interfere no volume das correntes de vento úmidos oriundos da Floresta Amazônica para o Extremo Oeste.
Os sindicatos ligados a Fetaesc no extremo-oeste estiveram reunidos ontem para avaliar os impactos da estiagem na agricultura e apontar ações para auxiliar os agricultores a superar esse momento. O encontro foi realizado na sede do Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de São Miguel do Oeste. De acordo com o presidente do sindicato de Romelândia, ODAIR BECKER, a situação é grave no abastecimento de água das propriedade e na produção de leite e milho. Ele citou que a intervenção dos governos federal e estadual é fundamental neste momento. MAURO RIGON, do sindicato de Caibi, disse que a falta de chuva vem castigando a região desde o ano passado e os prejuízos são expressivos no extremo-oeste.
Os sindicatos dos trabalhadores rurais da região extremo-oeste vai elaborar um documento com reivindicações para os governos federal e estadual. A informação é da tesoureira da Fetaesc, AGNES VEIVANCO. Ela disse que as entidades estão levantando os números dos prejuízos provocados pela estiagem e que os dados vão fundamentar essa pauta. AGNES comentou que a ideia é apresentar a realidade da região para os governos e solicitar políticas públicas e ações pontuais para atender os agricultores afetados pela seca. Ela citou que o maior problema do estado está nos municípios da Associação Três Fronteiras.
A Secretaria de Estado da Saúde atualizou hoje o mapa de classificação de risco de contágio por coronavírus. O levantamento aponta que Santa Catarina tem oito regiões em risco grave e oito regiões em risco alto. A situação piorou em relação à última semana, quando haviam dez regiões em risco alto e seis em risco grave. O extremo-oeste permanece na bandeira laranja e as restrições continuam as mesmas, inclusive eo relação a proibição para a volta das aulas presenciais. Nenhuma região está em risco gravíssimo ou moderado.
A Peperi finalizou hoje a série de entrevistas com os três candidatos a vice-prefeito de São Miguel do Oeste. A ordem de veiculação das entrevistas foi definida por sorteio. O candidato a vice-prefeito da coligação São Miguel Acima de Tudo, EVERALDO DI BERTI, foi o primeiro entrevistado nesta segunda-feira. Ontem, a entrevista foi com o candidato a vice da coligação Prá Frente São Miguel, EDENILSON ZANARDI. O roteiro terminou hoje com o candidato a vice-prefeito do PT, OSMAR VON DENTZ. O programa teve cinco perguntas, as mesmas para todos, e o tempo de resposta foi dois minutos para cada questionamento.
O candidato do PT à vice-prefeito, OSMAR VON DENTZ, disse hoje no Peperi Entrevista que pretende ser uma ponte entre o poder público e os diferentes setores da comunidade. Ele afirmou que pretende manter um contato diretor e aproximar a prefeitura dos vereadores, dos empresários, dos agricultores e das pessoas. VON DENTZ disse que não tem dificuldade em conversar com os segmentos da sociedade. Ele comentou que quer estar presente em todos os trabalhos da administração e manter uma relação de confiança com o prefeito. VON DENTZ destacou que tem a mesma linha de pensamento do candidato a prefeito e que não terá nenhum problema em trabalhar com ADILSON PANDOLFO, caso o PT vença a eleição.
O PT tem o objetivo de priorizar quatro áreas do município. A afirmação é do candidato do PT à vice-prefeito, OSMAR VON DENTZ. A primeira é a saúde e a necessidade de reduzir a fila de espera por cirurgias eletivas. Na educação, um dos objetivos é trabalhar para recuperar os eventuais problemas gerados pela pandemia nas escolas. OSMAR disse que o terceiro ponto é a terceira idade e nessa área a principal ação é a criação de uma creche para idosos. O quarto ponto citado como prioridade pelo candidato a vice-prefeito do PT é a juventude. Ele reforçou que a cidade tem uma série de questões que precisam ser tratadas pelo município, mas essas quatros são prioritárias.
São Miguel do Oeste precisa de um choque de gestão e de pessoas novas na administração do município. A declaração é do candidato a vice-prefeito pelo PT, OSMAR VON DENTZ. Ele disse que a formação da equipe de governo do PT deve priorizar as pessoas jovens, com capacidade técnica e comprometidas com a cidade. Ele disse que é preciso buscar novos nomes e fazer uma gestão com “caras novas”. VON DENTZ entende que essa renovação vai ser importante para levar novas ideias para o poder público. Ele disse que o município precisa de pessoas novas e com vontade de trabalhar em todos os setores. A entrevista de OSMAR VON DENTZ do PT, de EDENILSON ZANARDI da coligação “Prá frente São Miguel” e de EVERALDO DI BERTI da coligação “São Miguel Acima de Tudo” estão disponíveis no portal da Peperi.
O terceiro debate do projeto Eleições 2020 da Peperi vai reunir os dois candidatos a prefeito do município de Paraíso. O candidato da coligação “Por um Paraíso Cada Vez Melhor”, formada por PT-PDT-PSDB, VALDECIR CASAGRANDE e a candidata a prefeita da coligação “Democracia, Participação e Renovação”, composta por MDB-PSL-PSD-PP-PL, MARLENE GIACOMINI já estão se preparando para o programa. Os candidatos receberam os convites e as regras no começo do mês e confirmaram presença no debate de sábado. O programa terá quatro blocos com perguntas da produção, sorteio de temas para apresentação e propostas e troca direta de perguntas entre os dois candidatos. O debate começa as oito horas da manhã com transmissão ao vivo pela Peperi FM 99 vírgula nove e pelo Facebook do Portal da Peperi.
Os dois candidatos a prefeito de Paraíso entendem que o debate na Peperi é um momento importante na campanha eleitoral do município. O candidato da coligação “Por um Paraíso Cada Vez Melhor”, formada por PT-PDT-PSDB, VALDECIR CASAGRANDE disse que o programa é importante para expor os planos e as propostas para o município. Ele disse que espera um debate tranquilo e esclarecedor para a população poder comparar. Já a candidata da coligação “Democracia, Participação e Renovação”, composta por MDB-PSL-PSD-PP-PL, MARLENE GIACOMINI afirmou que o debate vai permitir a apresentação de projetos e ideias. Ela citou que o alcance da Peperi vai levar as informações para um número maior de eleitores que poderão comparar e escolher o melhor para governar a cidade.
Uma ocorrência de incêndio mobilizou o corpo de bombeiros de São José do Cedro na tarde desta terça-feira. O fato foi registrado por volta das quatro horas da tarde na Linha 21 de Novembro. A comunidade fica cerca de 20 quilômetros da cidade e, ao chegar no local, a guarnição encontrou a casa, de 120 metros quadrados, completamente destruída. O morador relatou que no momento do incêndio não havia ninguém na residência. Ele estava no galpão trabalhando quando percebeu o fogo. Ele correu até o vizinho mais próximo para solicitar ajuda. Uma perícia deve apontar as causas do início do fogo.
A Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas nesta segunda-feira no bairro São Luiz. Uma guarnição que estava em rondas pelo bairro abordou um veículo por volta do meio-dia. Em vistoria no carro, os policias encontraram um torrão de maconha no console da porta do motorista. O condutor do veículo, um homem de 20 anos, assinou o termo circunstanciado e comparecerá em audiência. A Droga foi apreendida.