ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-10-2020 Quarta-Feira

-TSE APROVA ENVIO DE TROPAS FEDERAIS PARA A ELEIÇÃO EM SETE ESTADOS

-PF CONCLUI QUE MOISÉS NÃO COMETEU CRIME NA COMPRA DOS RESPIRADORES

-ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA DO LIXO ZERO EM IPORÃ DO OESTE SEGUEM ATÉ DOMINGO

-CARTÓRIO ELEITORAL DE ITAPIRANGA TEM APENAS UMA PENDÊNCIA DE CANDIDATURA NOS QUATRO MUNICÍPIOS

-PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA DO PAA PARA ESTE ANO CONTEMPLA MAIS DE 90 MUNICÍPIOS DO ESTADO

-BANDAS BUSCAM ALTERNATIVAS PARA SE MANTER EM PERÍODO DE PANDEMIA SEM BAILES E FESTAS

-RESIDÊNCIA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR

-RAPAZ QUE MATOU JOVEM COM GOLPES DE FACÃO POR DÍVIDA É CONDENADO A 12 ANOS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com aumento de nuvens. A temperatura pode chegar a 30 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 73 centavos. O euro está valendo seis reais e 72 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


A Organização Mundial do Turismo anunciou nesta terça-feira que, devido à pandemia de Covid-19, as viagens internacionais registraram uma queda de 70 por cento nos oito primeiros meses de 2020 em relação ao mesmo período no ano passado. Segundo dados da OMT, o mês de julho teve menos 81 por cento de viagens em relação ao ano passado, e agosto menos 79 por cento. A queda representa 700 milhões a menos de chegadas de turistas em todo o mundo, uma perda de 730 bilhões de dólares ao setor.A OMT afirma que o prejuízo é "oito vezes maior do que o registrado após a crise financeira de 2009".


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, e o candidato democrata JOE BIDEN, cruzam o país em campanha nesta terça-feira, a uma semana das eleições de três de novembro. Atrás nas pesquisas de intenção de voto, TRUMP faz comícios em três estados cruciais para sua reeleição: Michigan, Wisconsin e Nebraska. Enquanto isso, BIDEN luta pelos votos na Geórgia, estado tradicionalmente dominado pelos republicanos. Esses estados são decisivos por causa do sistema eleitoral americano, que define o vencedor pelo Colégio Eleitoral, não pela maioria de votos.


O Congresso da Nicarágua aprovou por maioria esmagadora, nesta terça-feira, um projeto de lei para regular o que pode ser publicado nas redes sociais e nos meios de comunicação, em iniciativa que críticos classificaram como uma tentativa do presidente DANIEL ORTEGA de amordaçar a oposição. De acordo com a chamada lei de crimes cibernéticos, penas de prisão de até quatro anos podem ser aplicadas a qualquer pessoa considerada culpada de publicar notícias falsas nas redes sociais ou em veículos de notícias. Quem revelar informações "não autorizadas" pelo governo pode ser condenado de quatro a seis anos de prisão.



O projeto da terceira rodada do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte prevê juros maiores e limite de crédito menor. A proposta foi protocolada pelo senador JORGINHO MELLO, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, após negociações com o governo e com bancos. A previsão, de acordo com o parlamentar, é que o projeto seja votado no Senado na semana que vem, por meio de sessão virtual. Se aprovado, o texto seguirá para a Câmara. A taxa máxima de juros, segundo propõe o projeto para essa nova etapa, seria de seis por cento ao ano mais a taxa Selic. Esses percentuais são bem superiores aos cobrados atualmente, que são de um vírgula 25 por cento mais Selic.


O Tribunal Superior Eleitoral aprovou nesta terça-feira, por unanimidade, o envio de tropas federais a sete estados durante o primeiro turno das eleições municipais, marcado para o dia 15 de novembro. Os militares das Forças Armadas vão atuar para garantir a segurança durante a votação e a apuração dos votos em 345 localidades. Os pedidos de reforço foram feitos pelos tribunais regionais dos estados de Amapá, Pará, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte, Acre e Tocantins. Os governos locais também foram consultados e deram aval para a medida. No último dia 20, um decreto do governo federal autorizou o emprego dos militares na tarefa.


O Comitê de Política Monetária do Banco Central se reunirá nesta quarta-feira e a previsão de analistas do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic, seja mantida em dois por cento ao ano, menor percentual da série histórica. A decisão será anunciada por volta das seis horas da tarde. A alta nos preços dos alimentos em setembro fez a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, disparar. No mês passado, a inflação somou zero vírgula 64 por cento, o maior patamar para o mês desde 2003. No começo de outubro, o IPCA avançou para zero vírgula 94 por cento, a maior taxa para o período em 25 anos.



Uma reunião com o colegiado catarinense, às nove e meia da manhã, marcou o primeiro ato de DANIELA REINEHR como governadora de forma interina após o afastamento do governador CARLOS MOISÉSdo cargo, por até 180 dias. Depois do encontro, a governadora em exercício concedeu a primeira coletiva de imprensa. DANIELA destacou que o novo governo terá diálogo entre todos os setores de Santa Catarina. Ela disse que “Austeridade, simplicidade, integração, diálogo, eficiência, desenvolvimento e legalidade são mais do que palavras, são compromissos neste governo”. No encontro, a primeira e única mudança anunciada por DANIELA foi o nome do novo chefe da Casa Civil, RICARDO MIRANDA AVERSA.


Os cinco deputados que vão compor o tribunal especial de julgamento do segundo pedido de impeachment contra o governador CARLOS MOISÉS foram escolhidos na tarde desta terça-feira na Assembleia Legislativa. Os cinco mais votados foram: VALDIR COBALCHINI do MDB, FABIANO DA LUZ do PT, JOSÉ SCHEFFER do PP, MARCOS VIEIRA do PSDB e LAÉRCIO SCHUSTER do PSB. Os cinco desembargadores que também compõem o tribunal foram sorteados na segunda. A reunião entre os 10 integrantes para instauração do tribunal com sorteio do relator deve ocorrer no plenário da Alesc na próxima sexta-feira pela manhã.


A Polícia Federal afirmou nesta terça-feira que não encontrou elementos para incriminar o governador afastado de Santa Catarina, CARLOS MOISÉS, na compra dos 200 respiradores pelo governo catarinense por 33 milhões com dispensa de licitação. Além de MOISÉS, dois ex-integrantes do governo também foram alvos da operação da polícia. A defesa do governador afastado informou que não vai se manifestar sobre a afirmação da PF. MOISÉS nega envolvimento na compra dos aparelhos.A Polícia Federal e o Ministério Público Federal cumpriram em 30 de setembro mandado de busca e apreensão na Casa da Agronômica, onde mora CARLOS MOISÉS, em Florianópolis, e também no Centro Administrativo do Governo. Agora, a PF concluiu que o governador não cometeu crime na compra dos respiradores.


-ATIVIDADES DA SEGUNDA SEMANA DO LIXO ZERO EM IPORÃ DO OESTE SEGUEM ATÉ DOMINGO

-CARTÓRIO ELEITORAL DE ITAPIRANGA TEM APENAS UMA PENDÊNCIA DE CANDIDATURA NOS QUATRO MUNICÍPIOS

-PRIMEIRA CHAMADA PÚBLICA DO PAA PARA ESTE ANO CONTEMPLA MAIS DE 90 MUNICÍPIOS DO ESTADO

-BANDAS BUSCAM ALTERNATIVAS PARA SE MANTER EM PERÍODO DE PANDEMIA SEM BAILES E FESTAS


APAE de Mondaí finaliza plano de contingência para possível retorno das aulas presenciais. De acordo com a diretora da APAE Raio de Sol, VANESSA TOEBE, a elaboração do Plano de Contingência, que prevê as normas para um possível retorno das aulas presenciais, está sendo feita há cerca de três semanas. Ela explica que com a nova realidade imposta pela pandemia, foi necessário readaptar toda a estrutura física e a recepção dos alunos garantindo a segurança de todos para um possível retorno deles as escolas em fevereiro do próximo ano. A diretora comenta que o plano foi finalizado e protocolado ontem para análise e aprovação da comissão municipal. Esta comissão, que é composta por profissionais das áreas da saúde, educação e vigilância sanitária, irá avaliar todos os planos das escolas do município e definir o que precisa ser feito para receber os estudantes.


Durante a semana passada e esta semana, a escola especial de Mondaí está visitando alunos para a entrega das cartelas do show de prêmios. A diretora da APAE Raio de Sol, VANESSA TOEBE destaca que a premiação este ano será de três carros, uma moto e uma TV. As cartelas são vendidas ao valor de dez reais cada até dia 20 de novembro, e o sorteio será no dia 12 de dezembro, pela loteria federal. O primeiro prêmio é um Fiat Mobi vermelho, os segundo e terceiro prêmios são um Fiat Mobi branco cada, o quarto é uma Honda Biz e o quinto prêmio é uma TV LED 50 polegadas. 90% do valor das cartelas que são vendidas fica para a escola, e 10% é repassado a Federação das APAEs de Santa Catarina, que organiza o show de prêmios. O sorteio ocorre entre todas as APAEs do estado, e no ano passado o mais próximo a ser contemplado na região foi uma pessoa de Pinhalzinho.


Grupo Arte do Bem mantém todas as atividades suspensas desde março. Conforme a integrante do grupo Arte do Bem de Tunápolis, MARIA HELENA BERWANGER, devido à pandemia o trabalho de artesanato, desenvolvido pelas voluntárias para promoção do Bingo Solidário no dia dois de novembro, teve que ser suspenso assim como várias outras atividades que estavam previstas. Ela cita que também não estão ocorrendo os encontros mensais com as mulheres em tratamento contra o câncer, que objetiva principalmente a motivação e a ocupação por meio de atividades de artesanato. MARIA HELENA lembra que o Bingo Solidário, além de ser um evento de integração, era importante para arrecadar valores destinados ao tratamento das mulheres e a manutenção das oficinas de artesanato realizadas pelo grupo.


Senar ministra cursos com número de participantes reduzido. A instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural SIMONE BAZZO ministra os cursos de processamento de carne, derivados de leite e o programa Mulheres em Campo que desenvolve o empreendedorismo feminino por meio de cinco encontros. Ela comenta que no período de pandemia o Senar reduziu o número de participantes nos cursos, limitado a no máximo dez pessoas, além da adoção das medidas preventivas ao coronavírus. Em Iporã do Oeste, antes da pandemia foram ministrados cursos organizados pelo CRAS e recentemente ocorreu um curso de derivados de leite em Sabiá, Mondaí. SIMONE comenta que os cursos que ministra tem como objetivo principal agregar valor e diversificar a alimentação das famílias, além de promover a economia por meio da produção própria dos alimentos. Na região a agenda dos cursos é feita pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Itapiranga. O Senar realiza os cursos sem custos aos participantes.


Em 28 de outubro é lembrado anualmente o Dia do Servidor Público, mas este ano, em função da pandemia, não haverá programações para comemorar a data. A psicóloga, ANDRESSA FILIPPINI, atua como servidora na prefeitura de Santa Helena desde 2011. Ela afirma que apesar da visão distorcida que muitas pessoas têm do servidor público, considera gratificante seu trabalho em poder ajudar as pessoas. A psicóloga afirma que independente de ser publico ou privado, o profissional deve gostar do que faz e se dedicar para que seu trabalho seja o melhor possível. ANDRESSA ressalta que diariamente muitas pessoas são atendidas com os diversos serviços ofertados, o que acaba agregando muitas experiências aos servidores que atuam na função. Ela considera que não é porque é um serviço público que ele deve ser demorado, mas ao contrário, deve ocorrer com agilidade para atender as demandas que surgem.


Sindicato dos servidores públicos municipais do Extremo Oeste elege diretora. A presidente, GRAZIELA HALWASS foi reconduzida ao cargo com 94 por cento de aprovação. Ela lembra que a chapa era única, pois, houve consenso entre os demais integrantes da diretoria. São 22 membros do conselho fiscal e 57 cargos no total, já que existem representantes das diretorias locais. Cerca de 80 por cento dos associados nos oito municípios participou da votação. Ela informa que o Sindi, com sede em SJCedro, possui cerca de 700 servidores sócios. GRAZIELA era vice-presidente, e, assumiu a entidade devido ao afastamento da ex-dirigente. Ela ficará no cargo por quatro anos. A presidente revela que o objetivo é avançar diante das negociações com administrações prevendo melhorias para categoria. Ela parabeniza a classe pelo dia do servidor público e lembra que neste ano não será feito evento como ocorria tradicionalmente.


Lideranças da agricultura Familiar apresentam pedidos para postulantes às prefeituras. Conforme o coordenador da Fetraf em Santa Catarina, JANDIR SELZLER, a cada quatro anos os sindicatos elaboram pautas para apresentar aos candidatos que concorrem aos cargos públicos de prefeito, vice e vereadores. Ele afirma que existem políticas públicas e cobranças em nível federal e estadual, mas, é nos municípios que as coisas acontecem diariamente. Os pedidos vão desde a recuperação de estradas, serviços de máquinas e pedidos de políticas públicas que valorizem a economia local. Ele cita a produção de alimentos que é ampla no Extremo Oeste, mas, mesmo assim, muitos mercados ainda compram dos grandes centros. Por isso, a federação sugere a implementação de leis municipais de incentivo a compra direta dos agricultores locais para que os recursos girem na economia destes pequenos municípios e todos os setores sejam beneficiados.


Objetivo de conversar com candidatos é ter um compromisso firmado para que sejam feitas cobranças. O coordenador da Fetraf no Estado, afirma que os pedidos são definidos com os agricultores. JANDIR SELZLER informa que a agricultura familiar, das pequenas propriedades, representa 36% do PIB estadual. Já nos municípios do Extremo Oeste o movimento econômico da agricultura é de 40 até 55%. Para ele, os números demonstram a importância do setor. JANDIR acredita que, em longo prazo, as famílias com dificuldade de trabalhar na cidade possam migrar para a zona rural. Ele considera que para melhorar a situação da agricultura é preciso inovar, investir em diferenciais e facilitar a venda da produção. Cita o caso do feirão da roça que acontece há 20 anos em Dionísio Cerqueira e Anchieta que é destaque nacional com orgânicos e agroecológicos.


O cartório eleitoral de Itapiranga tem apenas uma pendência de candidatura nos quatro municípios de abrangência. Os registros de candidaturas já foram avaliados no cartório eleitoral e justiça local. Alguns processos já foram julgados pelo TRE, Tribunal Regional Eleitoral de Florianópolis. Das seis impugnações feitas pela justiça local, cinco já tiveram desfecho. Segundo o chefe do Cartório Eleitoral, BRUNO LOPES MARRONI, dos candidatos de Iporã do Oeste, MILTON BORBA renunciou à candidatura. Já ANTONIO JAGUEZESKI teve a candidatura deferida pelo tribunal. De Itapiranga foram três impugnações na justiça local e duas já liberadas pelo TRE. Os candidatos DIONISIO NUNES e OLÍMPIO DO NASCIMENTO tiveram as filiações partidárias aprovadas e com isso a situação legalizada. Já a candidata SIMONE FELIN aguarda julgamento no TRE após a candidatura ser impugnada na justiça local.


Em Tunápolis o candidato a vereador ARCÁDIO ORTH teve o pedido de registro indeferido e não vai concorrer em 15 de novembro. BRUNO MARRONI observa que em São João do Oeste não ocorreu nenhuma impugnação de candidatos. Conforme o Chefe do Cartório Eleitoral, o sistema de candidaturas encerra nesta sexta-feira e ainda terá uma auditoria para conferir nome completo das 163 pessoas que solicitaram registro. Também será conferida à denominação que o candidato escolheu para aparecer na tela da urna no dia da votação. BRUNO MARRONI explica que a equipe do Cartório Eleitoral vai trabalhar no fim de semana, como em outras oportunidades para atender a demanda de serviços. Sábado terá a geração das mídias e segunda-feira ocorre a configuração das urnas que serão utilizadas na eleição de 15 de novembro.


Trabalho ainda será intenso para ajustar os sistemas de urnas e a equipe que vai atuar na eleição de 15 de novembro. Nos próximos dias ocorre a conferência de mesário para identificar possíveis problemas. BRUNO MARRONI diz que dificilmente ocorre troca de pessoas escaladas para trabalharem nos locais de votação. Ele reconhece que o ano atípico devido a pandemia criou algumas dificuldades. Cita como exemplo os sistemas do TSE que tiveram problemas de configurações e com isso foi preciso trabalho extra em finais de semana e feriados. A equipe do Cartório ainda fará análise dos 190 processos para prestação de contas referentes a candidatos, partidos e coligações. A trajetória inclui analise do cartório, para depois ser enviado ao Ministério Público e posterior julgamento, até dia dois de fevereiro. MARRONI ressalta que o Cartório segue de portas fechadas. Os eleitores não podem fazer transferências ou novos títulos.


Atividades da segunda Semana do Lixo Zero em Iporã do Oeste seguem até domingo. As atividades iniciaram dia 23 de outubro e se estendem até domingo, primeiro de novembro. A semana foi instituída em Lei Municipal, e ocorre em parceria com várias entidades, associações, escolas e empresas, com as quais foi realizada uma reunião para definir as ações. Segundo a embaixadora do Instituto Lixo Zero, DEISE SCHNEIDERS, a primeira atividade no dia 23 foi o lançamento do desafio alimentação lixo zero pelo grupo de Escoteiros Tupã com o desenvolvimento de receitas para aproveitamento de alimentos, e no sábado ocorreu a divulgação das ações de cuidado ambiental da Pastoral da Criança que realiza a coleta de tampinhas. No domingo, o Corpo de Bombeiros apresentou em suas redes sociais, um vídeo sobre o gerenciamento de resíduos. Na segunda-feira ocorreu a visita e apresentação do trabalho de triagem, reciclagem e transporte dos materiais, serviços feitos por empresas de Iporã do Oeste e ainda, a visita e apresentação das iniciativas da APAE.


Nesta quinta e sexta-feira ocorre a campanha de lixo eletrônico. A coleta será feita em frente ao ginásio poliesportivo, das nove às 19 horas, sem interrupção ao meio dia. DEISE lembra que quem não puder trazer o material no ponto de recolha, pode entrar em contato com o Instituto Lixo Zero, por meio de suas redes sociais, que será providenciada a coleta no local. Serão recebidos notebooks, impressoras, fornos, geladeiras, televisão, celular, ferro de passar roupa, entre outros eletrônicos. Também nesta quinta e sexta-feira será feita a recolha de lâmpadas, toners e pilhas. Somente para as pilhas será cobrado um pequeno valor na hora da recolha. Amanhã também ocorre a divulgação de um vídeo de como fazer sabão com óleo de cozinha pelas Mulheres Camponesas. A programação encerra no sábado com o pedal ambiental que terá visita ao Sítio Retorno em Pirapó, atividade realizada pelos grupos Pedala Iporã e Bike Tunas.


Primeira chamada pública do PAA para este ano contempla mais de 90 municípios do estado. Segundo o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Santa Catarina, Fetaesc, JOSÉ SARTOR, o Programa de Aquisição de Alimentos foi criado pelo governo com o objetivo de realizar a compra direta dos agricultores para distribuição dos alimentos as entidades assistenciais e hospitais públicos dos municípios. O vice-presidente enfatiza que na primeira chamada pública realizada este ano para aquisição de alimentos, já estão definidos quais os municípios que poderão participar. O critério é beneficiar prioritariamente municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano, IDH. Nesta primeira chamada, SARTOR cita que são 92 municípios contemplados no estado. Caso o município não contemple entidades assistenciais, o vice-presidente lembra que o fornecimento de alimentos pode ocorrer para cidades vizinhas.


Algumas chamadas lançadas pelo PAA, conforme o vice-presidente da Fetaesc, preveem a aquisição de alimentos por meio de associações e cooperativas da agricultura familiar, mas esta primeira lançada em 2020 prevê a compra diretamente dos agricultores. JOSÉ SARTOR comenta que a venda é feita pelo CPF dos produtores rurais. O limite de comercialização é de seis mil e 500 reais por agricultor. O vice-presidente da federação lembra que o prazo de distribuição dos alimentos é até junho de 2021, conforme o cronograma definido com as entidades que farão a aquisição. Para se enquadrar, o agricultor deve possuir a Declaração de Aptidão ao Pronaf. JOSÉ SARTOR lembra que a própria lista da chamada pública prevê a relação de alimentos e os valores da comercialização, considerando as características de cada região do estado. A Epagri e o Conselho de Segurança Alimentar fazem a análise da disponibilidade de produtos em cada região.


Bandas buscam alternativas para se manter em período de pandemia sem bailes e festas. Conforme o vocalista da banda Cosmo Express de Iraí, Rio Grande do Sul, NILSON BACKES, com a impossibilidade da realização dos eventos abertos ao público no período de pandemia são realizadas as lives para manter a proximidade com todos aqueles que gostam do estilo bailão. O vocalista ressalta que a banda se mantém financeiramente com a animação dos bailes, tradicionais em toda região Sul do país, bem como, as Oktoberfest no mês de outubro. Ele cita que a banda também passou a contar com uma voz feminina, e neste período três novas músicas foram gravadas. Os músicos também se dedicaram mais aos seus outros negócios para se manter financeiramente. NILSON recorda que a banda, com dois discos de ouro, não se mantém mais com a venda dos CDs, como ocorria antigamente, em que num único baile chegavam a ser vendidos mais de mil CDs.


O músico comenta que a banda, com mais de 30 anos, mantém até hoje em sua formação quatro irmãos da família Backes, naturais do interior de Alpestre. A relação da banda com a região Oeste se justifica porque o Cosmo Express iniciou em 1976 no município de Caibi, inicialmente com o nome Ritmo e Som. Em 1989, quando a banda ficou por seis meses no Paraguai, o Cosmo Express chegou a contar com seis irmãos, formação que se manteve por 13 anos. Somente um dos integrantes não era da família Backes. O vocalista NILSON BACKES faz ainda um elogio à audiência da Rádio Oeste, que possui abrangência nos três estados do Sul, e atende especificamente este público do estilo bailão que gosta da música de banda. Ele lembra que no Paraná e no Rio Grande do Sul os bailes estão sendo retomadas, com público reduzido, e a maior expectativa é para 2021, considerando que a retomada dos eventos pelas comunidades ocorre de forma gradativa.


-RESIDÊNCIA É DESTRUÍDA POR INCÊNDIO NO INTERIOR

-RAPAZ QUE MATOU JOVEM COM GOLPES DE FACÃO POR DÍVIDA É CONDENADO A 12 ANOS


Residência é destruída por incêndio em São José do Cedro. O fato foi registrado por volta das 16 horas na Linha 21 de Novembro, comunidade que fica cerca de 20 Km do perímetro urbano. Ao chegar no local a guarnição encontrou a casa, de 120 metros quadrados, completamente destruída. O morador relatou que no momento do incêndio não havia ninguém dentro da residência. Ele estava no galpão realizando os afazeres da propriedade. Quando percebeu o fogo teve que correr até o vizinho mais próximo para solicitar ajuda. Uma perícia deve apontar as causas do início do fogo.


Rapaz que matou jovem com golpes de facão por dívida é condenado a 12 anos de prisão. JEAN CARLOS CORDEIRO, 19 anos foi julgado e condenado a 12 anos de reclusão, inicialmente em regime fechado durante sessão do júri realizada ontem na Câmara de Vereadores de Dionísio Cerqueira. A sentença foi definida por meio de júri popular e proferida pela juíza da comarca, CAROLINA DENARDIN. Ele foi condenado pelo crime de homicídio qualificado pelo motivo fútil, meio cruel, mediante recurso que dificultou recurso de defesa da vítima. O julgamento respeitou todas as regras de distanciamento social, bem como teve acesso restrito ao público devido a pandemia. JEAN era acusado de ter assassinado EZEQUIEL SILVEIRA, 19 anos com golpes de facão, no fim do ano passado, no Três Fronteiras. O réu retorna para a prisão onde continua o cumprimento da pena.


Jovem que morreu após ser agredido com golpes de facão chegou a ser socorrido com vida. De acordo com o que foi apurado pela Polícia Civil, em 21 de novembro do ano passado a vítima e o réu, de 18 anos na época, se desentenderam em razão de uma dívida de 520 reais. Na ocasião, EZEQUIEL SILVEIRA teria ido ao encontro de JEAN CORDEIRO para cobrar o valor e quando conversavam se desentenderam, momento em que EZEQUIEL desferiu um soco no autor do crime, que se apossou de um facão. Ele partiu para cima da vítima e começou atingi-la com diversos golpes. Após cessar a agressão, a vítima foi conduzida ao hospital local e transferida para o hospital de Francisco Beltrão, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. No julgamento o advogado alegou que o réu JEAN agiu em legitima defesa pedindo desclassificação para homicídio privilegiado. Já Promotor, RENE ANDERLE manteve a pena de 12 anos. O MP não pretende recorrer da decisão.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.