-BC ELEVA PROJEÇÃO DO PIB EM 2023 PARA 2,9% E PROJETA INFLAÇÃO FORA DA META
-GOVERNO DE SANTA CATARINA PUBLICA EDITAL DO UNIVERSIDADE GRATUITA
-PERÍODO DA PIRACEMA COMEÇA NESTE FINAL DE SEMANA NOS RIOS DO EXTREMO-OESTE
-ADEQUAÇÕES PERMITEM LIBERAÇÃO AMBIENTAL DO CEMITÉRIO SÃO MIGUEL E ALMAS
-ELEIÇÃO DO CONSELHO TUTELAR DA CRIANÇA E ADOLESCENTE SERÁ NESTE DOMINGO
-BOMBEIROS REGISTRAM OCORRÊNCIA DE PRINCÍPIO DE INCENDIO EM LOJA DE TINTAS
-POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM SUSPEITO DE TRÁFICO DE DROGAS NA REGIÃO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de 10 graus e a máxima pode chegar a 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A viúva de FERNANDO VILLAVICENCIO, candidato à Presidência do Equador assassinado dias antes das eleições, foi vítima de um atentado nesta quarta-feira. VERÓNICA SARAUZ estava em Quito quando foi abordada por um criminoso armado. VILLAVICENCIO foi assassinado em 9 de agosto, quando deixava um comício no norte da capital. CHRISTIAN ZURITA substituiu o político assassinado e ficou em terceiro lugar nas eleições de 20 de agosto, com 16 por cento dos votos. LUISA GONZÁLES e DANIEL NOBOA Irão disputar o segundo turno, em 15 de outubro.
Expulsa do Conselho de Direitos Humanos da ONU no ano passado, a Rússia faz lobby para voltar a integrar o órgão, a despeito das sucessivas provas de crimes de guerra cometidos na Ucrânia e de seu presidente, VLADIMIR PUTIN, ter um mandado de captura expedido pelo Tribunal Penal Internacional. Outros regimes autocráticos, como China e Cuba, também são candidatos ao CDH, com sede em Genebra, que tem 47 membros eleitos para um mandato de três anos. A votação será no próximo dia 10 e decidida pelos 193 membros da ONU.
O ministro da Agricultura da Polônia, ROBERT TELUS, disse nesta quarta-feira que negociações com a Ucrânia estão em andamento enquanto os dois países tentam resolver uma disputa sobre uma proibição imposta por Varsóvia sobre as importações de grãos. Varsóvia e Kiev são aliadas, mas as relações azedaram desde que Polônia, Hungria e Eslováquia decidiram estender uma proibição que foi introduzida para proteger os agricultores de um aumento nas importações de grãos e alimentos da Ucrânia após a invasão da Rússia no ano passado. O governo polonês também está sob pressão da extrema-direita para adotar uma postura mais rígida em relação à Ucrânia antes das eleições de 15 de outubro.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, toma posse como presidente da Corte nesta quinta-feira, substituindo a atual presidente, ministra ROSA WEBER. Com a mudança, o vice passará a ser o ministro EDSON FACHIN. O novo presidente assume o STF com um acervo de quase cinco mil processos, quase a totalidade aguardando recurso. Foram enviados mil e 200 convites para a posse. Todos os 250 assentos no plenário da Corte serão ocupados pelos convidados. O tribunal vai colocar mais cadeiras dentro do local. Telões também serão instalados em ambientes externos ao plenário, para permitir o acompanhamento da solenidade pelos demais convidados e pela imprensa. BARROSO é ministro do STF desde 2013.
O Banco Central revisou a projeção do Produto Interno Bruto do Brasil, elevando para dois vírgula nove por cento ao final de 2023. A instituição também projeta aumento da inflação em quatro vírgula seis, portanto fora da meta estabelecida pelo governo em três virgula 25 por cento neste ano. De acordo com a autoridade monetária, a revisão do crescimento econômico, em zero virgula nove no segundo trimestre, que “foi bem maior do que o esperado”. Segundo o Banco Central, o desempenho do agro também foi um dos fatores. No entanto, “permanece a perspectiva de que o ritmo de crescimento não se mantenha tão forte nos próximos trimestres”.
Um projeto de lei que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas no país avançou no Senado nesta quarta-feira ao ter aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, por 16 votos a 10. O colegiado de senadores ainda aprovou regime de urgência ao texto, o que fará com que ele vá direto ao Plenário, sem a necessidade de tramitar em outras comissões temáticas. A aprovação na CCJ do Projeto de Lei ocorreu uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido ser inconstitucional a tese do marco temporal, ao julgar um caso centrado em Santa Catarina que teve repercussão geral. Antes de chegar aos senadores, a iniciativa havia sido aprovada em maio pela Câmara dos Deputados.
Santa Catarina tem 15 das 31 praias brasileiras premiadas com a Bandeira Azul, um selo internacional que avalia a qualidade da água, gestão e educação ambiental, além da segurança dos locais. O estado, que lidera o ranking brasileiro, também tem quatro marinas certificadas e é o primeiro das Américas a ter uma praia de rio reconhecida pelo programa. O anúncio foi feito na terça-feira. Ao todo, 42 destinos brasileiros foram contemplados para a temporada 20232024, incluindo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas e Ceará. Com os novos resultados, Santa Catarina segue em primeiro no ranking como o estado mais certificado do país, com 19 locais ao todo.
O primeiro julgamento de um prefeito preso na Operação Mensageiro ocorre nesta quinta-feira. O caso do ex-prefeito de Itapoá, MARLON NEUBER do PL, será analisado pela quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em Florianópolis. A sessão começou por volta das nove horas e tem mais de 100 ações na pauta. Na Operação Mensageiro, a investigação foi dividida em um processo para cada cidade em que teriam ocorrido os fatos apurados. A Operação Mensageiro apura o suposto pagamento de propina a prefeitos e agentes públicos de cidades de Santa Catarina. Os valores seriam pagos em troca de vantagens ilícitas para a empresa pivô do escândalo em contratos da companhia para coleta de lixo com prefeituras catarinenses.
Os editais dos programas Universidade Gratuita, que vai comprar todas as vagas das instituições comunitárias de Santa Catarina, e Fumdes, que cede bolsas nas universidades particulares, estão publicados. O Diário Oficial do Estado traz os documentos com os detalhes de como funcionará o processo seletivo para os interessados. Os prazos, entretanto, ainda não foram divulgados. Um site do governo do Estado traz todos os pontos do edital. No caso do Universidade Gratuita, por exemplo, o estudante deve atender os critérios: estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas e efetuar o cadastro que se dará exclusivamente pela internet. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em outubro.
A Operação Piracema começa no próximo domingo, dia primeiro de outubro, na região extremo-oeste. Até o dia 31 de janeiro do ano que vem, o rio Uruguai terá uma série de restrições para a pesca. De acordo com o comandante da Policia Militar Ambiental, capitão ALCENIR MINUSCOLI, esse é um período de suma importância para a preservação dos peixes. Ele explicou que, nesta época, os peixes precisam nadar contra a correnteza até a cabeceira dos rios onde ocorre a desova. MINUSCOLI disse que as proibições quanto a pesca estão definidas na em instrução normativa do IBAMA que prevê severas restrições para a prática pelos próximos 120 dias.
Entre as regras especiais da Piracema está a proibição do uso de redes e tarrafas de qualquer malha e tamanho e o impedimento da pesca nas proximidades de corredeiras, reservatórios de barragens, usinas e cachoeiras. A informação é do comandante da Policia Militar Ambiental, capitão ALCENIR MINUSCOLI. Ele disse que a pesca também não pode ocorrer a menos de 500 metros das confluências dos rios menores com o rio Uruguai. MINUSCOLI citou que essas restrições praticamente impedem a pesca na região. Ele citou que as pessoas que forem flagradas pescando na Piracema serão responsabilizadas nas esferas administrativa e criminal.
Apesar da divulgação das regras especiais, das campanhas de conscientização e da fiscalização, a Polícia Militar Ambiental, registra, todos os anos, a prática da pesca durante a piracema. A afirmação é do comandante da Policia Militar Ambiental, capitão ALCENIR MINUSCOLI. Ele disse que a operação que começa no domingo contará com reforço de efetivo e uma integração da polícia militar ambiental de Santa Catarina com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. MINUSCOLI reforçou que haverá uma fiscalização mais intensa nos próximos dias para coibir a pesca predatória. Ele ressaltou que os materiais de pesca, incluindo embarcações motorizadas, encontrados durante as operações poderão ser apreendidos pela Polícia Militar Ambiental.
Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste se reuniram em sessão ordinária na noite desta quarta-feira. O encontro, realizado no plenário da Câmara de Vereadores, foi marcado pela posse de suplentes, que assumiram o lugar de vereadores mirins titulares que desistiram da vaga, e pela apresentação de proposições. KAUANI VITÓRIA DA SILVA, estudante da Escola Santa Rita, e YASMIN DA SILVA, da Escola São Miguel, prestaram juramento e tomaram posse no início da sessão. Elas assumem o lugar de EDUARDA MENEGHETTI e CLERISTON JULIANO DE MELLO. No início da sessão, o vereador MOACIR FIORINI, que assumiu a coordenação do Programa Vereador Mirim, destacou a importância do programa para a formação dos jovens. Na sessão os vereadores mirins também apresentaram uma série de proposições.
Após cerca de 50 anos de existência, o Cemitério Municipal São Miguel e Almas está adequado às normas ambientais. A informação é do secretário de Urbanismo, JEFERSON DIAS. De acordo com ele, o local recebeu as condições ideais de decomposição e tratamento de efluentes. DIAS disse que o espaço estava ameaçado de não poder mais ser utilizado diante da falta de adaptação as normas ambientais. O secretário informou que o município conseguiu a Autorização Ambiental junto ao CONDER mediante o cumprimento de algumas condições. O cemitério São Miguel e Almas é o principal da cidade e vinha sofrendo, além da falta da vagas para sepultamento, de uma estrutura mais adequada com as normas ambientais de operação.
Uma das principais condicionantes impostas para a regularização do cemitério São Miguel e Almas é que, ao realizar novos sepultamentos, as funerárias instalem um dispositivo que permite a troca gasosa e realiza o tratamento ambientalmente adequado para os eventuais efluentes gasosos. A informação é do engenheiro ambiental do Município, HENRIQUE PITO MARTINS. Ele explicou que o dispositivo em questão precisará ser locado pelas famílias, por um período de dois meses. MARTINS disse que no momento do sepultamento, ele é instalado, e funcionará introduzindo ar puro e retirando e tratando o ar poluído por cinco minutos, em intervalos de uma hora, por 60 dias, até que não sejam mais liberados gases da decomposição do corpo. Agora, o equipamento está disponível nas duas funerárias atualmente habilitadas para operar em São Miguel do Oeste.
O trabalho de georreferenciamento que está sendo executado em dois municípios da região Extremo-Oeste catarinense está sendo acompanhado de perto pela equipe do governo estadual. A garantia é do diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da secretaria de estado de Agricultura, HILÁRIO GOTTSELIG. Ele esteve em São Miguel do Oeste e Barra Bonita nesta terça-feira para avaliar e analisar as ações já realizadas pelas empresas ganhadoras das licitações para executar o serviços nos dois municípios. De acordo com ele, o momento serviu para verificar se o trabalho realizado até o momento está seguindo as regras exigidas e se todos os pontos estão sendo cumpridos do ponto de vista técnico. Conforme HILÁRIO, todos os dados foram avaliados e o governo já tem uma posição inicial positiva das ações já executadas pela empresa nos dois municípios da região.
O diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da secretaria de estado de Agricultura, HILÁRIO GOTTSELIG citou que Santa Catarina possui 355 mil propriedades até quatro módulos fiscais e ao todo, são 373 mil com matrículas no Incra. Ele falou sobre a lei 10 mil 267 que trata do georreferenciamento e pontuou que nas propriedades com até quatro módulos fiscais, o trabalho deve ser executado pelo poder público. Ele lembrou que no mês que vem vence o prazo para propriedades que tenham entre 25 e 100 hectares, sendo que acima de 100 hectares, o georreferenciamento já é obrigatório em todo o país. HILÁRIO GOTTSELIG comentou ainda que até novembro de 2025 todas as propriedades terão que estar com o georreferenciamento e o objetivo do governo estadual é realizar esse trabalho o quanto antes, certificando e georreferenciando junto ao Incra.
O estado de Santa Catarina já investiu quase 11 milhões de reais no georreferenciamento de 51 mil propriedades rurais. Somente neste ano, foram atendidas sete mil 891 propriedades. Além disso, o governo já assegurou mais nove milhões para o georreferenciamento de outras 20 mil áreas. A informação é do diretor de desenvolvimento sustentável e fundiário da secretaria de estado de Agricultura, HILÁRIO GOTTSELIG. Ele lembrou ainda da parceria realizada com o Incra e com os municípios e entidades. HILÁRIO GOTTSELIG revelou ainda que em São Miguel do Oeste já foram realizados quase 700 cadastros. Ele aproveitou a entrevista para pedir atenção dos agricultores para o georreferenciamento, haja visto, o processo não ter custo, sendo necessário apenas o pagamento no registro de imóveis.
A Secretaria de Planejamento, a Comissão Municipal de Acessibilidade e o projeto Cadeirante Andante, de São Miguel do Oeste, desenvolveram atividades durante todo o mês, alusivas à campanha “Setembro Verde”, referência na luta pelos direitos e inclusão social da pessoa com deficiência. A intenção da campanha, de acordo com a presidente da Comissão de Acessibilidade, FERNANDA HERBERT, é conscientizar a população a abraçar esta causa especial, na luta pela inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade. O secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMER, destacou que a campanha foi possível, especialmente pelo engajamento da comunidade e entidades que compõem a Comissão Municipal de Acessibilidade, projeto Cadeirante Andante, além de pessoas com deficiência que se envolveram diretamente.
O grande objetivo do trabalho desenvolvido neste mês com a campanha setembro verde foi despertar a autonomia e elevar a autoestima de todos os portadores de deficiência seja ela física, intelectual ou múltipla. A afirmação é do secretário de Planejamento, ADRIANO STÜRMER. Ele ressaltou que o ponto alto do mês foi o pedágio de conscientização realizado no sábado, na área central da cidade, com distribuição de panfletos e vivências das pessoas com deficiências. De acordo com MÁRCIO PAQUALI, o “MARCINHO CADEIRANTE” e MOISÉS BACKER, do projeto Cadeirante Andante, as atividades foram de extrema importância e, principalmente, essa parceria com a Prefeitura que vem se construindo. No decorrer do mês, houve ainda a veiculação de campanha sobre o tema nas redes sociais da Prefeitura.
O processo de eleição do conselho tutelar da criança e do adolescente está entrando na reta final. Depois de mais de dois meses de campanha, os 12 candidatos ao cargo de conselheiro estão na ultima semana de busca pelos votos dos eleitores. A campanha começou no dia 21 de julho e no próximo domingo a população vai eleger cinco titulares e os cinco suplentes. Os mais votados terão um mandato de quatro anos a partir do dia 10 de janeiro. A campanha vai até sábado e segue, basicamente, as mesmas regras de uma eleição para prefeito ou vereador. No domingo, os candidatos não podem pedir votos, também não podem transportar eleitores para os locais de votação e estão impedidos de fazer boca de urna.
A votação do conselho tutelar da criança e do adolescente será no domingo dia primeiro de outubro, das oito da manhã as cinco da tarde. De acordo com a presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, ELAINE PORSCH DIAS, 30 pessoas foram convocadas para trabalhar no pleito. A votação será em sete urnas eletrônicas instaladas no segundo andar do colégio São Miguel. Os eleitores foram divididos por ordem alfabética para evitar a formação de filas e facilitar a votação. Todos os eleitores com o título regular podem participar da eleição, mas o comparecimento não é obrigatório.
O resultado da eleição do conselho tutelar da criança e do adolescente deve ser divulgado no final da tarde de domingo. A previsão é de que a apuração dos votos comece por volta da cinco e meia, com a divulgação dos eleitos logo depois. Os candidatos que disputam o pleito são os seguintes: BRUNA LOPES, CÁTIA POMPERMAYER, EMÍLIA SANGALLI, EVANICE WRONSKI, GENI DE OLIVEIRA, JOCYMARA CARNEIRO, JOVANA LUCCA, MARIALVA DE OLIVEIRA, MILENA LIBERATO, NOELI SCANDOLARA, RICARDO ROST e VERA GIOVENARDI.
O envolvimento da população é fundamental para a escolha da nova composição do conselho tutelar da criança e do adolescente. A afirmação é da a presidente do conselho municipal dos direitos da criança e do adolescente, ELAINE PORSCH DIAS. Ela disse que o órgão tem um papel central na garantia dos direitos das crianças e adolescentes. ELAINE pontuou que apesar dos avanços, muitas pessoas não sabem exatamente a função do conselho. Ela ressaltou que, mesmo assim, o CMDCA espera um numero maior de votantes no pleito deste ano.
A Polícia Militar de Dionísio Cerqueira registrou uma ocorrência de furto de uma motocicleta no centro da cidade na noite de ontem. O crime aconteceu por volta das 11 horas. A proprietária da moto informou a policia que deixou o veiculo estacionado entrou na empresa na qual trabalha por volta da uma da tarde. Ao sair, no final da noite, percebeu o furto. Câmeras de segurança registraram um homem se aproximando do local por volta das oito horas da noite. Ele empurra a moto em direção a fronteira com a Argentina. Apesar das buscas, o suspeito não foi localizado. A moto furtada é CG 125 Titan de cor azul, placa MAK 4610.
O tombamento de um caminhão carregado com ração interrompeu totalmente o trânsito na SC-386, entre os municípios de Iporã do Oeste e Mondaí, na manhã desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das 10 e 45, nas proximidades da entrada para a Linha São Luís, no interior de Iporã do Oeste. O caminhão se deslocava no sentido Mondaí a Iporã, quando em uma curva, acabou tombando. O motorista, que ficou preso às ferragens, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros consciente, porém, com diversos ferimentos pelo corpo. Após ser imobilizado, ele foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O caminhão e a carga de ração, que ficou espalhada sobre a pista, só devem ser retirados do local durante a tarde. Também houve derramamento de óleo e por isso, os motoristas devem ter cuidado ao transitar pela SC-386 nas próximas horas. A Polícia Militar Rodoviária ainda está no local fazendo o controle do trânsito.
Uma empresa foi atingida por um princípio do incêndio na manhã de hoje em São Miguel do Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das nove horas em uma loja do ramo de tintas, localizada na Willy Barth. Segundo funcionários do estabelecimento, trabalhadores de uma empresa terceirizada realizava a manutenção da rede elétrica da avenida quando ocorreu um curto-circuito na loja. O corpo de bombeiros foi acionado e controlou o foco de incêndio. A empresa foi isolada. Não houve nenhuma vítima. Os danos materiais ficaram restritos em uma sala da empresa.
Um homem foi preso por tráfico de drogas nesta quinta-feira no município de Maravilha. A Polícia Militar foi até um local conhecido como ponto de venda de drogas e prendeu o dono da casa, um homem de 40 anos com extensa ficha criminal envolvendo entorpecentes. Em 2020, ele foi detido por tráfico de drogas e atualmente estava em regime aberto. Na operação de ontem, a PM encontrou três porções de maconha embaladas prontas para venda, e no pátio da residência, aproximadamente 700 gramas de maconha. A droga foi apreendida juntamente com 600 reais e uma máquina de cartão, possivelmente utilizada nas vendas dos entorpecentes. O homem foi preso e levado para a delegacia de Maravilha.