-BC ELEVA PROJEÇÃO DO PIB EM 2023 PARA 2,9% E PROJETA INFLAÇÃO FORA DA META
-GOVERNO DE SANTA CATARINA PUBLICA EDITAL DO UNIVERSIDADE GRATUITA
-PROGRAMA EMPRESA MAIS TEM GRANDE ADESÃO EM IPORÃ DO OESTE NESTE ANO
-VEREADORES APROVAM PROJETO PARA COLOCAÇÃO DE PLACAS EM OBRAS PÚBLICAS
-KERBFEST 2023 COMEÇA HOJE E SEGUE ATÉ SÁBADO COM VASTA PROGRAMAÇÃO
-DESCANSO SEDIARÁ SEMINÁRIO REGIONAL DE MULHERES CAMPONESAS EM OUTUBRO
-HOMEM QUE TENTOU MATAR VICE-PREFEITO É CONDENADO NA REGIÃO
-MOTORISTA FICA PRESO ÀS FERRAGENS EM TOMBAMENTO DE CAMINHÃO
O tempo é de sol em Iporã do Oeste. A previsão para as próximas é de sol na região. A mínima nas últimas horas foi de 8 graus e a máxima pode chegar a 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, 18 graus. Umidade relativa do ar 72 por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A viúva de FERNANDO VILLAVICENCIO, candidato à Presidência do Equador assassinado dias antes das eleições, foi vítima de um atentado nesta quarta-feira. VERÓNICA SARAUZ estava em Quito quando foi abordada por um criminoso armado. VILLAVICENCIO foi assassinado em 9 de agosto, quando deixava um comício no norte da capital. CHRISTIAN ZURITA substituiu o político assassinado e ficou em terceiro lugar nas eleições de 20 de agosto, com 16 por cento dos votos. LUISA GONZÁLES e DANIEL NOBOA Irão disputar o segundo turno, em 15 de outubro.
Expulsa do Conselho de Direitos Humanos da ONU no ano passado, a Rússia faz lobby para voltar a integrar o órgão, a despeito das sucessivas provas de crimes de guerra cometidos na Ucrânia e de seu presidente, VLADIMIR PUTIN, ter um mandado de captura expedido pelo Tribunal Penal Internacional. Outros regimes autocráticos, como China e Cuba, também são candidatos ao CDH, com sede em Genebra, que tem 47 membros eleitos para um mandato de três anos. A votação será no próximo dia 10 e decidida pelos 193 membros da ONU.
O ministro da Agricultura da Polônia, ROBERT TELUS, disse nesta quarta-feira que negociações com a Ucrânia estão em andamento enquanto os dois países tentam resolver uma disputa sobre uma proibição imposta por Varsóvia sobre as importações de grãos. Varsóvia e Kiev são aliadas, mas as relações azedaram desde que Polônia, Hungria e Eslováquia decidiram estender uma proibição que foi introduzida para proteger os agricultores de um aumento nas importações de grãos e alimentos da Ucrânia após a invasão da Rússia no ano passado. O governo polonês também está sob pressão da extrema-direita para adotar uma postura mais rígida em relação à Ucrânia antes das eleições de 15 de outubro.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, toma posse como presidente da Corte nesta quinta-feira, substituindo a atual presidente, ministra ROSA WEBER. Com a mudança, o vice passará a ser o ministro EDSON FACHIN. O novo presidente assume o STF com um acervo de quase cinco mil processos, quase a totalidade aguardando recurso. Foram enviados mil e 200 convites para a posse. Todos os 250 assentos no plenário da Corte serão ocupados pelos convidados. O tribunal vai colocar mais cadeiras dentro do local. Telões também serão instalados em ambientes externos ao plenário, para permitir o acompanhamento da solenidade pelos demais convidados e pela imprensa. BARROSO é ministro do STF desde 2013.
O Banco Central revisou a projeção do Produto Interno Bruto do Brasil, elevando para dois vírgula nove por cento ao final de 2023. A instituição também projeta aumento da inflação em quatro vírgula seis, portanto fora da meta estabelecida pelo governo em três virgula 25 por cento neste ano. De acordo com a autoridade monetária, a revisão do crescimento econômico, em zero virgula nove no segundo trimestre, que “foi bem maior do que o esperado”. Segundo o Banco Central, o desempenho do agro também foi um dos fatores. No entanto, “permanece a perspectiva de que o ritmo de crescimento não se mantenha tão forte nos próximos trimestres”.
Um projeto de lei que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas no país avançou no Senado nesta quarta-feira ao ter aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, por 16 votos a 10. O colegiado de senadores ainda aprovou regime de urgência ao texto, o que fará com que ele vá direto ao Plenário, sem a necessidade de tramitar em outras comissões temáticas. A aprovação na CCJ do Projeto de Lei ocorreu uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido ser inconstitucional a tese do marco temporal, ao julgar um caso centrado em Santa Catarina que teve repercussão geral. Antes de chegar aos senadores, a iniciativa havia sido aprovada em maio pela Câmara dos Deputados.
Santa Catarina tem 15 das 31 praias brasileiras premiadas com a Bandeira Azul, um selo internacional que avalia a qualidade da água, gestão e educação ambiental, além da segurança dos locais. O estado, que lidera o ranking brasileiro, também tem quatro marinas certificadas e é o primeiro das Américas a ter uma praia de rio reconhecida pelo programa. O anúncio foi feito na terça-feira. Ao todo, 42 destinos brasileiros foram contemplados para a temporada 20232024, incluindo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas e Ceará. Com os novos resultados, Santa Catarina segue em primeiro no ranking como o estado mais certificado do país, com 19 locais ao todo.
O primeiro julgamento de um prefeito preso na Operação Mensageiro ocorre nesta quinta-feira. O caso do ex-prefeito de Itapoá, MARLON NEUBER do PL, será analisado pela quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em Florianópolis. A sessão começou por volta das nove horas e tem mais de 100 ações na pauta. Na Operação Mensageiro, a investigação foi dividida em um processo para cada cidade em que teriam ocorrido os fatos apurados. A Operação Mensageiro apura o suposto pagamento de propina a prefeitos e agentes públicos de cidades de Santa Catarina. Os valores seriam pagos em troca de vantagens ilícitas para a empresa pivô do escândalo em contratos da companhia para coleta de lixo com prefeituras catarinenses.
Os editais dos programas Universidade Gratuita, que vai comprar todas as vagas das instituições comunitárias de Santa Catarina, e Fumdes, que cede bolsas nas universidades particulares, estão publicados. O Diário Oficial do Estado traz os documentos com os detalhes de como funcionará o processo seletivo para os interessados. Os prazos, entretanto, ainda não foram divulgados. Um site do governo do Estado traz todos os pontos do edital. No caso do Universidade Gratuita, por exemplo, o estudante deve atender os critérios: estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas e efetuar o cadastro que se dará exclusivamente pela internet. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em outubro.
A Polícia Militar Ambiental vai atuar de forma contundente na Operação Piracema. Período de restrições a pesca inicia domingo. Ações da Polícia Militar Ambiental na região visam impedir a pesca predatória, especialmente no Rio Uruguai e afluentes. De acordo com o Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste, Capitão, ALCENIR MINUSCOLI, o trabalho é pautado em diversas denúncias que ocorrem. Ele salienta que os peixes ficam mais vulneráveis porque fazem o deslocamento para a reprodução e os pescadores se aproveitam desta situação para cometerem crimes. O Capitão alerta que as pessoas que forem flagradas serão responsabilizadas nas formas penal e administrativa. São apreendidos os petrechos de pesca e também embarcações quando ocorrer flagrante.
O Capitão, ALCENIR MINUSCOLI informa que serão emitidas ordens de serviços para empregar o maior número possível de policiais para dar impacto e mostrar a força da fiscalização. O comandante também anunciou a realização de uma Operação conjunta com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul visando mostrar a força e a presença policial neste período de defeso dos peixes. MINUSCOLI afirma que a população está ciente das restrições e do prejuízo que causa a pesca durante a piracema. A proibição de uso de redes, tarrafas, espinhéis e outras formas de pesca inicia neste domingo e prossegue até 31 de janeiro. A Piracema é uma época importante para que o peixe complete o ciclo reprodutivo e dê continuidade à espécie.
O Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental, Capitão, ALCENIR MINUSCOLI, diz que é preciso garantir que as espécies existam sempre em boa quantidade. Ele considera que os rios da região não oferecem locais liberados para a pesca, pois as restrições são amplas. MINUSCOLI lembra que nesse período é proibida a pesca nas corredeiras, cachoeiras e barragens de hidrelétricas, devendo ser mantida a distância de mil e 500 metros acima e abaixo destes locais. Também é proibido a pesca nas confluências de rios, devendo ser mantida a distância de 500 metros da área. O Capitão reforça que não é permitido a utilização de molinete, carretilha, espinhel, tarrafas e redes, além de embarcação motorizada. Com tantas restrições, o comandante concluí que a pesca é proibida em praticamente na totalidade dos rios.
Os vereadores de Iporã do Oeste aprovaram por unanimidade em primeiro turno na Sessão Ordinária desta semana, um Projeto de Lei que regulamenta a colocação de placas informativas em todas as obras públicas realizadas no Município. A proposta é de autoria do vereador, MICHEL NEDEL BARTH. Ele destacou em entrevista para a Rádio Oeste, que o objetivo é incrementar transparência administrativa, permitindo à população o conhecimento e a vigilância sobre as obras municipais realizadas com dinheiro público, de forma nítida e objetiva. BARTH destacou que trata-se de um recurso de comunicação pública que abre espaço para a atuação da sociedade, elevando o interesse e a participação dos munícipes nas ações do governo local.
O Projeto de Lei aprovado pelos Vereadores prevê que todas as obras públicas realizadas com recursos do Município deverão conter placa informativa com os dados referentes à sua realização, o que já ocorre com as obras Estaduais e Federais. MICHEL BARTH destacou que deverá haver, obrigatoriamente, a data de início e término das obras, dados das empresas executoras, número do contrato ou procedimento licitatório, valor contratado e valores agregados no decorrer da realização, contato telefônico da fiscalização, endereço para vista integral do processo de licitação ou retirada de cópia do contrato, nome completo, número de inscrição no CREA e número da Anotação de Responsabilidade Técnica do Engenheiro Responsável, além da dotação orçamentária, origem dos recursos e a Secretaria gestora dos valores.
As placas informativas também deverão seguir um padrão e obedecer às cores da bandeira do município de Iporã do Oeste. O Projeto estabelece ainda que será obrigatória a colocação de placa em obra pública paralisada após 30 dias, contendo de forma resumida, a exposição dos motivos de sua interrupção. Também deverá estar disponível o telefone do órgão público responsável e o prazo em que a obra ficará paralisada. MICHEL NEDEL BARTH frisou também que a placa deverá ser colocada em local visível e de fácil acesso aos cidadãos, em dimensões de no mínimo um metro quadrado. Será vedada a menção de nomes, símbolos ou imagens que possam caracterizar a promoção pessoal de autoridades. O Projeto recebeu parecer favorável da Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final e foi aprovado pelos parlamentares em primeiro turno nesta segunda-feira.
Foi assinado no final da tarde desta quarta-feira, o contrato para o início das obras de construção do Centro de Repouso e Saúde do Idoso Nossa Senhora das Mercês, de Iporã do Oeste. A nova edificação está orçada em seis milhões de reais e contará com recursos de emenda parlamentar do deputado, MARCOS VIEIRA, além de valores próprios do Instituto Hospitalar. As obras devem iniciar no início de outubro. O novo Centro de Repouso e Saúde do Idoso será construído em um terreno anexo ao Hospital e vai ser administrado pelo Instituto Hospitalar Beneficente Nossa Senhora das Mercês. O Centro terá capacidade para atender até 60 idosos de vários municípios da região. Participaram do ato de assinatura os integrantes da diretoria e funcionários do Hospital, representantes das empresas executoras e demais convidados.
O Centro de Repouso e Saúde do Idoso Nossa Senhora das Mercês de Iporã do Oeste foi projetado para se tornar referência no atendimento aos idosos em toda a região Oeste e será mais uma fonte de receitas do Instituto Hospitalar Beneficente Nossa Senhora das Mercês. Conforme a integrante da diretoria do Hospital, SIMONE KLUNK, o Projeto começou a ser pensado há cerca de seis anos e agora está se tornando realidade. O "lançamento da pedra fundamental" da obra vai acontecer no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, em um evento aberto ao público, no pavilhão católico de Iporã do Oeste. A cerimônia simbólica marcará o início efetivo da construção da nova edificação.
Começa nesta quinta-feira, a tradicional Kerbfest de Iporã do Oeste. A abertura oficial será a partir das cinco horas da tarde, com desfile do novo Bierwagen próprio da Associação Kerbfest pela Avenida Gustavo Fetter. Conforme o presidente da Associação, FRANCIEL KAISER, a saída será em frente a Cooper A1, seguindo até a Loja Elmo A. Kist. Depois, será feito o retorno até a Rua Coberta, onde acontecerão os jogos da integração e bailinho típico com a Banda Os Reis da Alegria, a partir das 19h30. Amanhã, o segundo dia da Kerbfest vai começar com animação de bandinha típica pelas ruas da cidade a partir das oito horas da manhã. Durante a tarde, às 17h, terá desfile do Bierwagen no centro da cidade e à noite será servido o tradicional jantar típico alemão, no pavilhão católico, a partir das 19h30. A segunda noite da Kerbfest será coroada com show de músicas alemãs, com a dupla Carine e Felipe.
O maior público da Kerbfest de Iporã do Oeste é esperado no sábado. Conforme o presidente da Associação Kerbfest, FRANCIEL KAISER, no sábado pela manhã, às oito horas, terá amanhecer festivo com bandinha típica pelas ruas da cidade. Durante a tarde, o tradicional desfile típico pela Avenida Gustavo Fetter, que vai iniciar às 14h30, deve reunir um grande público. O desfile vai retratar a história da festa no município e terá a participação de diversas entidades e associações locais e regionais. Após o desfile, a programação seguirá na Rua Coberta, com bailinho animado pela Bandinha do Garrafão, das 16h30 às 19h. Já na noite de sábado, as festividades vão ocorrer no ginásio poliesportivo, onde terá apresentações folclóricas, a partir das 21h30. A Kerbfest 2023 de Iporã do Oeste será encerrada com grande bailão de Chopp, animado pela Bandinha do Garrafão e pela Super Banda Santa Cruz, conhecida pelo sucesso “O pai da Alemoa”.
O Município de Descanso vai sediar um Seminário Regional de Mulheres Camponesas no dia 19 de outubro, com o tema: “Saúde, Cuidado, Existência e Bem-Viver. Conforme a dirigente regional do Movimento das Mulheres Camponesas, JOANA SEBBEM, o evento vai acontecer através de uma parceria com a Escola do Legislativo da Alesc, apoiada pela Prefeitura Municipal, Paróquia Santo Estanislau e Epagri de Descanso. Ela explicou que o encontro vai acontecer no Salão Paroquial de Descanso a partir das oito e meia da manhã e contará com a participação de mulheres de toda a região. A programação inclui uma palestra sobre o Movimento das Mulheres Camponesas que neste ano completa 40 anos de existência em Santa Catarina, além de outras atividades e oficinas ao longo do dia.
JOANA SEBBEM destacou ainda que as palestras serão ministradas por integrantes do próprio Movimento das Mulheres Camponesas, que possuem formação e conhecimentos sobre os temas que serão tratados. Ela ressaltou que o seminário está sendo realizado em dez regionais espalhadas por todo o Estado, sendo que Descanso sediará o encontro do Extremo Oeste. JOANA lembrou que as mulheres camponesas interessadas em participar devem realizar a confirmação de presença até o dia 17 de outubro para facilitar a organização do almoço partilhado. A confirmação pode ser feito pelo WhatsApp ou com as líderes do Movimento das Mulheres Camponesas de cada município.
O Município de Iporã do Oeste está realizando a terceira edição do Programa Empresa Mais. Conforme o prefeito, ADÉLIO MARX, através do programa, a administração municipal paga os juros dos financiamentos obtidos pelas empresas junto aos bancos e cooperativas credenciadas. Ele explicou que após o término da edição anterior, um novo Projeto de Lei foi enviado pelo Executivo e aprovado pelos Vereadores, permitindo o credenciamento dos bancos e cooperativas interessadas em oferecer linhas de crédito, bem como das empresas interessadas em obter os financiamentos. MARX salientou que nessa edição do Empresa Mais estão sendo oferecidos financiamentos de até 25 mil reais para indústrias e de até 20 mil reais para comércios e prestadores de serviços, sendo que ao todo, 162 empresas aderiram ao Programa neste ano, superando as expectativas da administração.
O prefeito destacou ainda que o valor inicialmente destinado para o pagamento dos juros era de três milhões de reais, porém, com a grande adesão das empresas ao Programa, o valor subiu para três milhões 675 mil reais. ADÉLIO MARX explicou que o prazo para quitação dos empréstimos é de 24 meses e assim, o Município vai pagar um valor considerável por mês, relativo aos juros dos contratos firmados pelas empresas junto aos bancos e cooperativas. Para o prefeito, é um ótimo incentivo para que as empresas investirem, principalmente em obras de adequação da acessibilidade, já que o Ministério Público vem cobrando ações nesse sentido, inclusive estando prestes a propor um Termo de Ajustamento de Conduta. O prefeito, ADÉLIO MARX, destacou que outras áreas que podem receber investimentos através dos financiamentos do Programa Empresa Mais são a renovação de estoques, expansão da produção, capital de giro e acesso a novos mercados. Neste ano, o programa chegou a sua terceira edição, com grande demanda de empresas interessadas.
Operação Hórus completa três anos de atuação nas fronteiras. As ações criminosas que atuam nas fronteiras do Estado de Santa Catarina sofreram prejuízos incalculáveis no decorrer dos últimos três anos, durante a realização da Operação Hórus, que acontece diuturnamente, para combater os crimes transfronteiriços. A Polícia Militar de Santa Catarina faz parte dessa ação. A operação teve início em maio de 2020 e no decorrer dos mais de três anos de permanência, foram realizadas apreensões de grandes proporções, somando mais de duas mil e 200 ocorrências em que mais de 550 armas de fogo e 20 mil munições foram apreendidas. Ainda, foram apreendidas mais de 100 mil garrafas de vinho, 14 toneladas de maconha, três milhões de maços de cigarros e quase duas mil pessoas foram presas.
O foco da Operação Hórus é o enfrentamento das ações criminosas que se organizam pelos mais de 150 quilômetros de fronteira dos 45 municípios catarinenses que fazem divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. No Estado, participam da operação as unidades do Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira e o segundo Batalhão de Polícia Militar Rodoviária. Entre as ocorrências mais frequentes estão apreensões de produtos oriundos de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, eletrônicos, combustíveis e agrotóxicos.
Homem que tentou matar vice-prefeito de Santa Terezinha do Progresso é condenado pelo Tribunal do Júri. O réu FERNANDO VOMMER, que tentou matar a tiros o vice-prefeito de Santa Terezinha do Progresso, ELISEU ALVES DA SILVA, foi condenado a seis anos e seis meses de reclusão. Ele terá de cumprir a pena em regime inicial semiaberto. O crime foi praticado em fevereiro deste ano. O Tribunal do Júri da Comarca de Maravilha, acolheu a tese do promotor de Justiça e condenou o réu por homicídio tentado duplamente qualificado por perigo comum e motivo fútil, pelo crime de ameaça e também por disparo de arma de fogo em lugar habitado.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, no dia 24 de fevereiro deste ano, por volta das 17 horas e 30 minutos, o réu foi até um bar e, durante uma discussão por desavenças políticas, que evoluiu para agressões físicas mútuas e generalizadas, ameaçou o vice-prefeito de Santa Terezinha do Progresso e um amigo que iria matá-los. Após a briga, o réu deixou o local. Porém, pouco tempo depois, retornou e disparou em via pública com uma espingarda. Entretanto, ao perceber que as vítimas não estavam no estabelecimento, ele se dirigiu até a casa do vice-prefeito. Ao chegar à residência, por volta das 18 horas, ele disparou na direção da vítima. Dentro da casa estavam o vice-prefeito, sua esposa e os seus filhos, uma criança e dois adolescentes, que correram risco de serem alvejados. Cabe recurso da sentença, mas a Justiça negou ao réu o direito de recorrer em liberdade.
O tombamento de um caminhão carregado com ração interrompeu totalmente o trânsito na SC-386, entre os municípios de Iporã do Oeste e Mondaí, na manhã desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das 10h45, nas proximidades da entrada para a Linha São Luís, no interior de Iporã do Oeste. O caminhão se deslocava no sentido Mondaí a Iporã, quando em uma curva, acabou tombando. O motorista, que ficou preso às ferragens, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros consciente, porém, com diversos ferimentos pelo corpo. Após ser imobilizado, ele foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O caminhão e a carga de ração, que ficou espalhada sobre a pista, só devem ser retirados do local durante a tarde. Também houve derramamento de óleo e por isso, os motoristas devem ter cuidado ao transitar pela SC-386 nas próximas horas. A Polícia Militar Rodoviária ainda está no local fazendo o controle do trânsito, em meia pista.