-BC ELEVA PROJEÇÃO DO PIB EM 2023 PARA 2,9% E PROJETA INFLAÇÃO FORA DA META
-GOVERNO DE SANTA CATARINA PUBLICA EDITAL DO UNIVERSIDADE GRATUITA
-VEREADORES APROVAM RLEI DE CUIDADORAS DE CRIANÇAS
-POLÍCIA AMBIENTAL TERÁ RIGOR NA OPERAÇÃO PIRACEMA
-PADRE DIONISIO KÖRBES TERÁ NOVA MISSÃO NO RS
-OPERAÇÃO HÓRUS COMPLETA TRÊS ANOS DE ATUAÇÃO NAS FRONTEIRAS
-HOMEM QUE TENTOU MATAR VICE-PREFEITO É CONDENADO
O Tempo em Itapiranga apresenta-se bom. A previsão para as próximas é de sol com algumas nuvens. A mínima nas últimas horas foi de nove graus e a máxima pode chegar a 25 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e um centavo. O euro está valendo cinco reais e 28 centavos. Já o peso argentino está cotado em um vírgula quatro centavos.
A viúva de FERNANDO VILLAVICENCIO, candidato à Presidência do Equador assassinado dias antes das eleições, foi vítima de um atentado nesta quarta-feira. VERÓNICA SARAUZ estava em Quito quando foi abordada por um criminoso armado. VILLAVICENCIO foi assassinado em 9 de agosto, quando deixava um comício no norte da capital. CHRISTIAN ZURITA substituiu o político assassinado e ficou em terceiro lugar nas eleições de 20 de agosto, com 16 por cento dos votos. LUISA GONZÁLES e DANIEL NOBOA Irão disputar o segundo turno, em 15 de outubro.
Expulsa do Conselho de Direitos Humanos da ONU no ano passado, a Rússia faz lobby para voltar a integrar o órgão, a despeito das sucessivas provas de crimes de guerra cometidos na Ucrânia e de seu presidente, VLADIMIR PUTIN, ter um mandado de captura expedido pelo Tribunal Penal Internacional. Outros regimes autocráticos, como China e Cuba, também são candidatos ao CDH, com sede em Genebra, que tem 47 membros eleitos para um mandato de três anos. A votação será no próximo dia 10 e decidida pelos 193 membros da ONU.
O ministro da Agricultura da Polônia, ROBERT TELUS, disse nesta quarta-feira que negociações com a Ucrânia estão em andamento enquanto os dois países tentam resolver uma disputa sobre uma proibição imposta por Varsóvia sobre as importações de grãos. Varsóvia e Kiev são aliadas, mas as relações azedaram desde que Polônia, Hungria e Eslováquia decidiram estender uma proibição que foi introduzida para proteger os agricultores de um aumento nas importações de grãos e alimentos da Ucrânia após a invasão da Rússia no ano passado. O governo polonês também está sob pressão da extrema-direita para adotar uma postura mais rígida em relação à Ucrânia antes das eleições de 15 de outubro.
O ministro LUÍS ROBERTO BARROSO, do Supremo Tribunal Federal, toma posse como presidente da Corte nesta quinta-feira, substituindo a atual presidente, ministra ROSA WEBER. Com a mudança, o vice passará a ser o ministro EDSON FACHIN. O novo presidente assume o STF com um acervo de quase cinco mil processos, quase a totalidade aguardando recurso. Foram enviados mil e 200 convites para a posse. Todos os 250 assentos no plenário da Corte serão ocupados pelos convidados. O tribunal vai colocar mais cadeiras dentro do local. Telões também serão instalados em ambientes externos ao plenário, para permitir o acompanhamento da solenidade pelos demais convidados e pela imprensa. BARROSO é ministro do STF desde 2013.
O Banco Central revisou a projeção do Produto Interno Bruto do Brasil, elevando para dois vírgula nove por cento ao final de 2023. A instituição também projeta aumento da inflação em quatro vírgula seis, portanto fora da meta estabelecida pelo governo em três virgula 25 por cento neste ano. De acordo com a autoridade monetária, a revisão do crescimento econômico, em zero virgula nove no segundo trimestre, que “foi bem maior do que o esperado”. Segundo o Banco Central, o desempenho do agro também foi um dos fatores. No entanto, “permanece a perspectiva de que o ritmo de crescimento não se mantenha tão forte nos próximos trimestres”.
Um projeto de lei que estabelece um marco temporal para a demarcação de terras indígenas no país avançou no Senado nesta quarta-feira ao ter aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, por 16 votos a 10. O colegiado de senadores ainda aprovou regime de urgência ao texto, o que fará com que ele vá direto ao Plenário, sem a necessidade de tramitar em outras comissões temáticas. A aprovação na CCJ do Projeto de Lei ocorreu uma semana depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) ter decidido ser inconstitucional a tese do marco temporal, ao julgar um caso centrado em Santa Catarina que teve repercussão geral. Antes de chegar aos senadores, a iniciativa havia sido aprovada em maio pela Câmara dos Deputados.
Santa Catarina tem 15 das 31 praias brasileiras premiadas com a Bandeira Azul, um selo internacional que avalia a qualidade da água, gestão e educação ambiental, além da segurança dos locais. O estado, que lidera o ranking brasileiro, também tem quatro marinas certificadas e é o primeiro das Américas a ter uma praia de rio reconhecida pelo programa. O anúncio foi feito na terça-feira. Ao todo, 42 destinos brasileiros foram contemplados para a temporada 2023/2024, incluindo os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Alagoas e Ceará. Com os novos resultados, Santa Catarina segue em primeiro no ranking como o estado mais certificado do país, com 19 locais ao todo.
O primeiro julgamento de um prefeito preso na Operação Mensageiro ocorre nesta quinta-feira. O caso do ex-prefeito de Itapoá, MARLON NEUBER do PL, será analisado pela quinta Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina em Florianópolis. A sessão começou por volta das nove horas e tem mais de 100 ações na pauta. Na Operação Mensageiro, a investigação foi dividida em um processo para cada cidade em que teriam ocorrido os fatos apurados. A Operação Mensageiro apura o suposto pagamento de propina a prefeitos e agentes públicos de cidades de Santa Catarina. Os valores seriam pagos em troca de vantagens ilícitas para a empresa pivô do escândalo em contratos da companhia para coleta de lixo com prefeituras catarinenses.
Os editais dos programas Universidade Gratuita, que vai comprar todas as vagas das instituições comunitárias de Santa Catarina, e Fumdes, que cede bolsas nas universidades particulares, estão publicados. O Diário Oficial do Estado traz os documentos com os detalhes de como funcionará o processo seletivo para os interessados. Os prazos, entretanto, ainda não foram divulgados. Um site do governo do Estado traz todos os pontos do edital. No caso do Universidade Gratuita, por exemplo, o estudante deve atender os critérios: estar regularmente matriculado em curso de graduação nas instituições universitárias cadastradas e efetuar o cadastro que se dará exclusivamente pela internet. A previsão é de que os resultados sejam divulgados em outubro.
Polícia Militar Ambiental vai atuar de forma contundente na Operação Piracema. Período de restrições a pesca inicia domingo. Ações da Polícia Militar Ambiental na região visam impedir a pesca predatória, especialmente no Rio Uruguai e afluentes. De acordo com o Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste, Capitão, ALCENIR MINUSCOLI, o trabalho é pautado em diversas denúncias que ocorrem. Ele salienta que os peixes ficam mais vulneráveis porque fazem o deslocamento para a reprodução e os pescadores se aproveitam desta situação para cometerem crimes.
O Capitão alerta que as pessoas que forem flagradas serão responsabilizadas nas formas penal e administrativa. São apreendidos os petrechos de pesca e também embarcações quando ocorrer flagrante. O Capitão, ALCENIR MINUSCOLI informa que serão emitidas ordens de serviços para empregar o maior número possível de policiais para dar impacto e mostrar a força da fiscalização. O comandante também anunciou a realização de uma Operação conjunta com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul visando mostrar a força e a presença policial neste período de defeso dos peixes. MINUSCOLI afirma que a população está ciente das restrições e do prejuízo que causa a pesca durante a piracema. A proibição de uso de redes, tarrafas, espinhéis e outras formas de pesca inicia neste domingo e prossegue até 31 de janeiro.
A Piracema é uma época importante para que o peixe complete o ciclo reprodutivo e dê continuidade à espécie. O Comandante do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental, Capitão, ALCENIR MINUSCOLI, diz que é preciso garantir que as espécies existam sempre em boa quantidade. Ele considera que os rios da região não oferecem locais liberados para a pesca, pois as restrições são amplas. MINUSCOLI lembra que nesse período é proibida a pesca nas corredeiras, cachoeiras e barragens de hidrelétricas, devendo ser mantida a distância de mil e 500 metros acima e abaixo destes locais. Também é proibido a pesca nas confluências de rios, devendo ser mantida a distância de 500 metros da área. O Capitão reforça que não é permitido a utilização de molinete, carretilha, espinhel, tarrafas e redes, além de embarcação motorizada. Com tantas restrições, o comandante concluí que a pesca é proibida em praticamente na totalidade dos rios.
A eleição dos novos conselheiros tutelares está marcada para o domingo, dia primeiro de outubro. Em Itapiranga serão apenas seis candidatos participando do processo eleitoral. A votação será das oito horas às 17 horas, na Escola São Vicente. Ao ir votar, o munícipe itapiranguense, obrigatoriamente, deve digitar o número do candidato. O processo eleitoral é conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Itapiranga, juntamente a secretaria de Assistência Social. A posse dos eleitos ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2024. O mandato será de quatro anos, iniciando no dia 10 de janeiro de 2024 até nove de janeiro de 2028.
O Presidente da Câmara de Vereadores de Itapiranga, GELSON PETRY, destaca a importância da aprovação do projeto de lei para regulamentar o trabalho de cuidadores de crianças. Na sessão desta semana do Legislativo, esteve na Tribuna Livre, o Promotor de Justiça da Comarca de Itapiranga, TIAGO FERRAZ, o qual explanou quanto ao projeto, enaltecendo a suma importância em se regulamentar a atividade de cuidadores de crianças e adolescentes em Itapiranga. PETRY destaca que isso deverá acontecer em breve nos 295 municípios do Estado, por orientação do Ministério Público de Santa Catarina. Ele afirma que a regulamentação das atividade de serviços recreativos e cuidados de crianças e adolescentes é questão de segurança para as famílias.
O vereador salienta que são locais considerados como uma segunda creche, em que pessoas recebem crianças em suas residências. PETRY reforça que estes locais precisa de regulamentação para evitar problemas por falta de amparo da lei. De acordo com o presidente da Câmara, GELSON PETRY, os cuidadores terão seis meses para adaptação necessária dos espaços. Salienta que a maior parte das escolinhas já está adaptada, atendendo as exigências da lei. Estes espaços vão passar por avaliação do corpo de bombeiros e vigilância sanitária e poderão ter até oito crianças por turno, para cada cuidador.
Os Jesuítas estão voltando a região missioneira no Rio Grande do Sul. Esta missão será liderada pelo padre de Itapiranga, DIONÍSIO KÖRBES, de 67 anos. Ele vai assumir o Santuário de Caaró, no município de Caibaté, na região das Missões, no Rio Grande do Sul. Segundo ele, é para cumprir uma Missão da Companhia de Jesus, onde a atividade principal será de acolher as pessoas que visitam o santuário. O padre também vai trabalhar para humanizar o espaço e tornar o lugar mais agradável, cercado de muito verde. O Santuário de Caaró, em Caibaté, mantém viva a memória e o testemunho dos primeiros missionários do estado, os santos mártires ROQUE GONZÁLEZ, AFONSO RODRIGUES e JOÃO DE CASTILHOS, mortos em 1628.
O Padre DIONÍSIO KÖRBES também relata a passagem do PadreMAX VON LASSBERG, no Santuário de Caaró, em 1934. O local recebe diversas romarias com pessoas que realizam orações por considerar um lugar de grande espiritualidade. Segundo o Padre, os Jesuítas do Brasil realizam um planejamento estratégico e estão promovendo escolhas e opções devido à redução significativa de padres e irmãos. A meta será de fortalecer a espiritualidade inaciana com escolha de lugares para atuação como, região Amazônia e região das Missões. Os Jesuítas também seguirão presentes em algumas universidades, colégios e santuários, porém fazendo escolhas por lugares de referência para a congregação.
Redução de padres impacta na retirada dos Jesuítas das igrejas. Neste planejamento estratégico está a decisão de reduzir atuação nas paróquias. DIONÍSIO KÖRBES, destaca que a situação é preocupante, pois outras congregações também não possuem muitos padres. Ele chama atenção para o debate que ocorre em Roma, sobre qual o futuro da igreja e que opções devem ser feitas. Salienta que é preciso pensar e refletir para onde vamos caminhar, pois em breve não teremos mais padres. Ele questiona sobre qual vai ser o novo rosto da igreja católica. DIONÍSIO KÖRBES diz que é preciso centralizar atenção e a fé em Jesus Cristo e não ter a figura do padre como mais importante na igreja.
O padre DIONÍSIO KÖRBES ainda celebra missa neste domingo, na festa comunitária em São Sebastião, no interior de Itapiranga. Na próxima semana ele segue para a região das Missões, no Rio Grande do Sul. O religioso lembra que sofreu um AVC hemorrágico em 2022, quando atuava na Paróquia, em São Miguel das Missões. DIONÍSIO KÖRBES, esteve se recuperando em Itapiranga e agora parte para nova missão dos Jesuítas. O Padre Jesuíta DIONÍSIO KÖRBES, ingressou na Companhia de Jesus em 1976 e foi ordenado padre em 1985. Bacharel em Filosofia e Ciências Sociais e, em Teologia ele já desempenhou várias funções de destaque na missão da Companhia dos Jesuítas do Brasil.
Operação Hórus completa três anos de atuação nas fronteiras. As ações criminosas que atuam nas fronteiras do Estado de Santa Catarina sofreram prejuízos incalculáveis no decorrer dos últimos três anos, durante a realização da Operação Hórus, que acontece diuturnamente, para combater os crimes transfronteiriços. A Polícia Militar de Santa Catarina faz parte dessa ação. A operação teve início em maio de 2020 e no decorrer dos mais de três anos de permanência, foram realizadas apreensões de grandes proporções, somando mais de duas mil e 200 ocorrências em que mais de 550 armas de fogo e 20 mil munições foram apreendidas. Ainda, foram apreendidas mais de 100 mil garrafas de vinho, 14 toneladas de maconha, três milhões de maços de cigarros e quase duas mil pessoas foram presas.
O foco desta Operação é o enfrentamento das ações criminosas que se organizam pelos mais de 150 quilômetros de fronteira dos 45 municípios catarinenses que fazem divisa com Paraná, Rio Grande do Sul e Argentina. No Estado, participam da operação as unidades do Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira e o segundo Batalhão de Polícia Militar Rodoviária. Entre as ocorrências mais frequentes estão apreensões de produtos oriundos de contrabando, descaminho, tráfico de drogas, eletrônicos, combustíveis e agrotóxicos.
O tombamento de um caminhão carregado com ração interrompeu totalmente o trânsito na SC-386, entre os municípios de Iporã do Oeste e Mondaí, na manhã desta quinta-feira. O acidente aconteceu por volta das 10h45, nas proximidades da entrada para a Linha São Luís, no interior de Iporã do Oeste. O caminhão se deslocava no sentido Mondaí a Iporã, quando em uma curva, acabou tombando. O motorista, que ficou preso às ferragens, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros consciente, porém, com diversos ferimentos pelo corpo. Após ser imobilizado, ele foi conduzido ao Hospital Nossa Senhora das Mercês. O caminhão e a carga de ração, que ficou espalhada sobre a pista, só devem ser retirados do local durante a tarde. Também houve derramamento de óleo e por isso, os motoristas devem ter cuidado ao transitar pela SC-386 nas próximas horas. A Polícia Militar Rodoviária ainda está no local fazendo o controle do trânsito.
Um caminhão Volkswagen, carregado com baterias, pegou fogo em Modelo na noite de ontem. O incidente ocorreu enquanto o veículo aguardava a abertura da empresa para descarregar sua carga. O motorista estava dormindo no caminhão e conseguiu escapar a tempo, sem sofrer ferimentos. A equipe de bombeiros executou um ataque direto ao fogo, utilizando uma linha de mangueira para extinguir as chamas que se alastravam pela carroceria do caminhão e também na parte interna. A guarnição trabalhou por aproximadamente uma hora no combate e rescaldo ao fogo.
Um princípio de incêndio foi controlado pelo Corpo de Bombeiros em uma empresa na Avenida Willy Barth, em São Miguel do Oeste, na manhã desta quinta-feira. O incêndio ocorreu em um laboratório de tintas, que contém muitos produtos químicos. As chamas foram rapidamente controladas pelos bombeiros, que evitaram que o fogo se alastrasse. Segundo informações, o incêndio teria se originado durante um trabalho de manutenção na rede elétrica na frente da empresa. Não houve feridos.
Homem que tentou matar vice-prefeito de Santa Terezinha do Progresso é condenado pelo Tribunal do Júri. O réu FERNANDO VOMMER, que tentou matar a tiros o vice-prefeito de Santa Terezinha do Progresso, ELISEU ALVES DA SILVA, foi condenado a seis anos e seis meses de reclusão. Ele terá de cumprir a pena em regime inicial semiaberto. O crime foi praticado em fevereiro deste ano. O Tribunal do Júri da Comarca de Maravilha, acolheu a tese do promotor de Justiça e condenou o réu por homicídio tentado duplamente qualificado por perigo comum e motivo fútil, pelo crime de ameaça e também por disparo de arma de fogo em lugar habitado.
De acordo com a denúncia do Ministério Público de Santa Catarina, no dia 24 de fevereiro deste ano, por volta das 17 horas e 30 minutos, o réu foi até um bar e, durante uma discussão por desavenças políticas, que evoluiu para agressões físicas mútuas, ameaçou de morte o vice-prefeito e um amigo. Após a briga, o réu deixou o local. Porém, pouco tempo depois, retornou. Entretanto, ao perceber que as vítimas não estavam no estabelecimento, ele se dirigiu até a casa do vice-prefeito. Ao chegar à residência, por volta das 18 horas, ele disparou na direção da vítima. Dentro da casa estavam o vice-prefeito, sua esposa e os seus filhos, uma criança e dois adolescentes, que correram risco de serem alvejados. Cabe recurso da sentença, mas a Justiça negou ao réu o direito de recorrer em liberdade.