-GUEDES DEFENDE INCLUIR PETROBRAS E BANCO DO BRASIL NA FILA DE PRIVATIZAÇÕES
-CERCA DE 4 MIL BENEFICIADOS DO SC MAIS RENDA AINDA NÃO ACESSARAM OS RECURSOS
-MAIS SEIS CIDADES SERÃO INCLUÍDAS NO CONSÓRCIO DE DESENVOLVIMENTO DA AMEOSC
-REGIÃO DEVE PRODUZIR 24 POR CENTO DO MILHO PARA SILAGEM DE SC NA PRÓXIMA SAFRA
-EMPRESA FAZ PRIMEIRO VOO REGULAR ENTRE SÃO MIGUEL E FLORIANÓPOLIS
-MOTORISTA SOFRE FERIMENTOS GRAVES EM SAÍDA DE PISTA NA SC 163
-CAMINHÃO DERRUBA REDUTOR DE VELOCIDADE NA AVENIDA WILLY BARTH
O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuvas entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A escassez de combustível no Reino Unido se agravou no fim de semana por causa das "compras motivadas pelo pânico", o que levou o governo a acionar o Exército para amenizar a falta de caminhoneiros. Segundo o Ministério da Energia, um número limitado de motoristas de caminhão-tanque militar deve estar pronto para intervir e se deslocar, se necessário, para estabilizar o suprimento de combustível no país. Durante o fim de semana, foram registradas longas filas em vários postos de gasolina, especialmente nas grandes cidades e na capital, Londres. Nesta segunda-feira, quase 30 por cento dos postos eram afetados pela escassez de combustível.
Trinta crianças brasileiras já foram deportadas pelos Estados Unidos para o Haiti em meio à grave crise de migração que levou cerca de 15 mil haitianos à cidade texana de Del Rio, na fronteira com o México, nos últimos dias. As crianças brasileiras têm, em sua maioria, até três anos de idade e estavam acompanhadas pelos pais haitianos, com quem fizeram a jornada para sair do Brasil e atravessar as Américas do Sul e Central até chegar à divisa entre México e Estados Unidos há pouco mais de uma semana. Desde que a crise estourou, cerca de três mil pessoas já foram embarcadas em voos americanos para Porto Príncipe, a capital haitiana.
O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira que vai pôr fim ao estado de emergência decretado contra a Covid-19 a partir de quinta-feira em um momento em que o país já vacinou mais de 88 por cento da população contra o coronavírus. A medida foi promulgada pela primeira vez em 18 de março de 2020 por um período de 90 dias, apenas duas semanas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. Desde então, foi prorrogada diversas vezes pelo governo do país sul-americano. Segundo o governo, não renovar o estado de emergência significa "que não vai ter mais toque de recolher em nenhuma região e nem quarentenas nas comunas e regiões".
O Congresso Nacional derrubou, nesta segunda-feira, veto do presidente JAIR BOLSONARO ao projeto que suspende despejos até o fim de 2021. Com isso, donos de imóveis e locadores não podem expulsar inquilinos que, afetados com a pandemia, não estão honrando compromisso de pagamento das moradias ou de áreas produtivas pelo trabalho individual ou familiar. Mais cedo, o tema já havia sido deliberado pelos deputados federais, que decidiram pela derrubada por 435 votos contra seis pela manutenção. No Senado, foram 57 votos pela derrubada e nenhum pela permanência da decisão presidencial. Agora, o projeto será promulgado e passa a valer a regra, mantendo-se a suspensão dos despejos determinados pela Justiça até o fim do ano. A medida não vale para contratos firmados depois de 31 de março de 2021 e recai somente sobre não pagamento de aluguel de imóveis comerciais de até mil e 200 reais e residenciais de até 600.
Deputados e senadores aprovaram nesta segunda-feira, em sessão do Congresso Nacional, um projeto que permite ao governo federal abrir espaço no orçamento para bancar o Auxílio Brasil, programa social que vai substituir o Bolsa Família. O texto foi aprovado primeiro pela Câmara e, na sequência, pelo Senado. A proposta vai à sanção presidencial. O projeto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 para autorizar o governo a contar com projetos ainda não aprovados para compensar os gastos com programas de transferência de renda. Atualmente, o Bolsa Família atende 14 milhões e 600 mil famílias. Para lançar o Auxílio Brasil, o governo federal pretende elevar o benefício dos atuais 189 reais para cerca de 300 e ampliar para 17 milhões o número de famílias beneficiadas.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, defendeu nesta segunda-feira que a Petrobras e o Banco do Brasil entrem na "fila" de privatizações dos próximos anos. GUEDES deu a declaração ao participar por videoconferência do encontro "O Brasil Quer Mais", organizado pela International Chamber of Commerce. Ele tem defendido as privatizações para que o governo use os recursos em um fundo contra a miséria. Para o ministro da Economia, o processo de privatização não está acelerado no governo BOLSONARO, mas destacou que em dois anos e meio foram privatizados o equivalente a 240 bilhões de reais. PAULO GUEDES lembrou, ainda, a intenção do governo de privatizar a Eletrobras e os Correios.
Santa Catarina já registra a marca de oito milhões e 66 mil imunizantes aplicados contra o Coronavírus. No primeiro dia de setembro, o Estado havia ultrapassado as sete milhões de doses registradas. Menos de um mês depois, mais um milhão de doses foram aplicadas pelos municípios catarinenses. Ao todo, cerca de 50 por cento da população apta está com esquema vacinal completo no estado, tendo recebido as duas doses ou dose única. Nesta segunda e terça-feira o estado está recebendo mais 180 mil vacinas, sendo 153 mil Pfizer e 37 mil AstraZeneca. O secretário de saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO lembrou a importância de completar o esquema vacinal. Ele ressaltou cerca de 340 mil pessoas receberam a primeira dose, mas não apareceram para completar a vacinação.
Todos os estabelecimentos de Santa Catarina, com atendimento ao público, agora precisam atender à uma portaria geral. Publicada nesta segunda-feira, ela vale para todos. O novo documento substitui 28 portarias divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde entre março de 2020 e agosto de 2021. As atividades com música ao vivo, as palestras e as apresentações artísticas estão liberadas, desde que sigam os protocolos. Já as pistas de dança, para que sejam abertas, os locais precisam respeitar o que o Estado denominou de 'Evento Seguro', como especificado no artigo oitavo do novo documento. Na última semana, o governo de Santa Catarina decidiu autorizar a realização de eventos com 60 por cento da capacidade do local a partir de outubro. Em novembro e dezembro, a participação do público sobe para 70 e 80 por cento. A medida vale para eventos sociais, corporativos, feiras de negócios, shows e outras atividades de entretenimento.
Das 10 mil 371 famílias beneficiadas pelo SC Mais Renda validadas até agosto, três mil 961 ainda não desbloquearam os cartões. Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda, divulgados nesta segunda-feira. O programa foi criado pelo Governo do Estado como suporte financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia de coronavírus. As famílias cadastradas recebem 900 reais divididos em três parcelas de 300 reais.
Os cartões são distribuídos em parceria com os municípios, junto às unidades de assistência social de cada cidade. Pelo site do SC Mais Renda, é possível acompanhar a situação do cadastro e em qual Centro de Referência em Assistência Social deve ser retirado o cartão.
A Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Desenvolvimento Econômico de Guaraciaba criou o Programa Emprego Certo - Banco de Empregos. De acordo com o prefeito VANDECIR DORIGON, o programa foi criado com a finalidade de informar a auxiliar a população a respeito das vagas de emprego no Município. Ele mencion a partir de agora, a secretarai vai efetuar o agrupamento de informações atualizadas contendo as vagas disponíveis no mercado de trabalho e também o cadastro dos interessados. Outra informação é de que as empresas da cidade poderão fazer o cadastro neste “Banco de Empregos”. Os campos para preenchimento tanto das vagas, quanto das informações das pessoas que procuram emprego estão no Site Oficial do Município www.guaraciaba.sc.gov.br.
A Secretaria da Agricultura de Paraíso, em parceria com a EPAGRI e o SENAR, promoveu, na última semana, uma capacitação visando as Boas Práticas na Manipulação de Alimentos. A primeira edição do curso teve como alvo o público rural de campings, empreendimentos de turismo rural e fabricantes dos mais variados gêneros alimentícios, como bolachas, massas, conservas, queijos e sucos. Participaram 11 mulheres que trabalham nas mais diversas áreas de manipulação de alimentos. O curso foi ministrado por uma instrutora do SENAR. Foram dois dias com carga horária de 16 horas e temas como segurança alimentar, qualidade e boas práticas, contaminação do alimento e suas origens, higiene e saúde do manipulador, etapas de controles no processo produtivo, controle de temperatura dos alimentos e doenças transmitidas por alimentos.
O município de Paraíso pretende realizar outra edição do curso de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos para os estabelecimentos comerciais como mercados, padarias, bares e restaurantes. O curso deve acontecer no período noturno para facilitar o comparecimento da população que trabalha durante o dia. A previsão é de que a capacitação ocorra nos dias 18, 20, 25 e 27 de outubro. A médica veterinária ANTONISE JAGUEZESKI, ressaltou que o curso é uma exigência aos manipuladores de alimentos de estabelecimentos que trabalham com produtos de origem animal. Ela disse que o curso também é exigido de todos os feirantes do município. ANTONISE disse ainda que a capacitação proporciona credibilidade e confiança dos consumidores em relação ao estabelecimento que possui funcionários capacitados e comprometidos com sua segurança.
O deputado estadual MAURÍCIO ESKUDLARK esteve visitando a região Extremo Oeste na última semana. Ele também esteve acompanhando o governador CARLOS MOISÉS em roteiro de visitas pela região de Campo Erê. Na oportunidade, o governador fez a entrega simbólica de diversas emendas parlamentares, incluindo do próprio deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. Conforme ele, ao todo, foram mais de três milhões de reais em recursos. Segundo ele, ao todo, 15 municípios foram contemplados com o montante.
O município de Bandeirante recebeu 100 mil reais do deputado estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK. O valor será investido em obras de ampliação do Centro de Educação Infantil. Descanso também recebeu 100 mil reais para ser aplicado na escola de Linha Cachoerinha. Já Flor do Sertão recebeu 100 mil e Palma Sola 200 mil reais. Os demais municípios contemplados com emendas parlamentares do deputado MAURÍCIO ESKUDLARK foram Águas de Chapecó, Campo Erê, Dionísio Cerqueira, Iraceminha, Palmitos, Riqueza, Saltinho, São Bernardino, São Miguel da Boa Vista e Tigrinhos.
Havia um recurso para ser entregue para a APAE de São Miguel do Oeste, porém, o repasse não ocorreu por questões administrativas da Associação. A explicação é do deputado estadual, MAURÍCIO ESKUDLARK. Ele destacou que a própria entidade pediu para que o valor fosse depositado na conta em outro momento. Ele ressaltou que dessa forma, o montante deve estar disponível em 2022. ESKUDLARK lembrou que existe um valor de meio milhão de reais para o hospital regional que ainda não foi pago. Ele frisou que as emendas entregues na última semana já estão disponíveis nos cofres das prefeituras beneficiadas.
Santa Catarina deve produzir cerca de nove milhões e 200 mil toneladas de milho silagem na próxima safra de verão e 24 por cento desse volume deve sair das lavouras do extremo-oeste. A informação é do gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON. Ele disse que a estimativa é de que a região tenha um produção de cerca de dois milhões de toneladas de milho para silagem na safra 2021-2022. Apesar da previsão otimista, SIMON destacou que os agricultores estão sendo alertados para os riscos do fenômeno La Nina. A condição do tempo ainda preocupa a Epagri. Ele também ressaltou que a área destinada ao plantio de soja vem crescendo no estado e na região o destaque é o município de Palma Sola.
A atividade leiteira continua sendo a principal fonte de renda dos produtores do Extremo-Oeste. O gerente regional da Epagri, SIDNEI SIMON explicou que mesmo estando fora do levantamento feito pela Epagri, a atividade está presente em grande parte das propriedades na região. SIMON disse que a previsão de aumento da área plantada com milho tem relação direta com a importância da produção de leite para as famílias, já que o produto é destinado para a alimentação dos rebanhos. Já na plantação de feijão, a queda é bastante significativa em Santa Catarina. Segundo o Cepa, para esta safra, o estado deve plantar cerca de 31 mil hectares, uma área três por cento menor do que no ciclo agrícola anterior. A queda vem sendo registrada nos últimos cinco anos.
Os municípios de Santa Terezinha do Progresso, Saudades, Caibi, Tigrinhos, Cunha Porã e São Lourenço do Oeste devem integrar o Consórcio de desenvolvimento da Ameosc. De acordo com a secretária do Executivo do Conder, JUSSARA REGINATTO, os pedidos de filiação foram apresentados ao Consórcio na última semana. Atualmente, são 21 cidades que fazem parte do consórcio e com a integração de outras seis, o número salta para 27 cidades consorciadas. Um dos benefícios que vão contemplar as novas administrações são os futuros serviços da usina de asfalto. Por meio do Conder, os prefeitos buscam baratear os custos de serviços ou itens necessários para maquinários ou veículos dos municípios. O termos do convenio entre estado e Ameosc para a usina de asfalto ainda está sendo analisado pelo governo de Santa Catarina.
A proposta de convênio entre Conder e Governo Estadual para instalação da usina de asfalto em São Miguel do Oeste deve sair do papel nos próximos dias. Esta é a expectativa dos municípios integrantes do Consórcio. Segundo a secretária do Executivo do Conder, JUSSARA REGINATTO, a proposta ainda está sendo avaliada pelo estado. Em primeiro de junho deste ano, uma comitiva de aproximadamente quinze prefeitos estiveram reunidos com o governador CARLOS MOISÉS para solicitar valores extras para a usina. Na época, foram solicitados cerca de dois milhões para construção da sede da usina, além de meio milhão por município integrante do Consórcio para capital de giro. Ao todo foram solicitados cerca de 12 milhões e meio de reais.
A Vigilância Epidemiológica e o Comitê de Crise da Covid-19 confirmaram um óbito provocado pela Covid nesta segunda-feira em São Miguel do Oeste. O paciente era um homem, com idade acima de 90 anos, que estava internado no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, com registro de comorbidades. O número total de óbitos por covid-19 de pacientes residentes em São Miguel do Oeste chega a 72. O número de casos ativos na cidade é de 49. No Hospital Regional Terezinha Gaio Basso, a taxa de ocupação dos leitos de UTI Covid é 40 por cento com 10 pacientes confirmados na UTI. Na enfermaria, dois pacientes estão internados com a doença.
A vacinação contra a Covid foi retomada nesta terça-feira com a aplicação da segunda dose as pessoas vacinadas com a OxfordAstrazeneca nos dias 20 e 21 de julho. Amanhã não haverá vacinação. A imunização contra a Covid na praça Walnir Botaro Daniel vai continuar na quinta-feira com a aplicação da segunda dose para as pessoas vacinadas com a Pfizer no dia oito de julho. Na sexta-feira, será oferecida a segunda dose do imunizante para as pessoas vacinadas com a OxfordAstrazeneca em 23 de julho. Na quinta e na sexta, a vacinação será entre oito da manhã e quatro da tarde. Para receber a primeira dose, é necessário apresentar Comprovante de Residência, Cartão SUS, RG ou CPF e Carteira de Vacinação. Para receber a segunda ou terceira doses, é preciso apresentar a Carteira de Vacinação, RG e CPF.
Depois de uma longa espera, o município de São Miguel do Oeste passa a contar com uma linha área que liga o extremo-oeste a capital do estado. O voo inaugural da rota foi nesta segunda-feira com a presença de autoridades locais. Além dos passageiros, autoridades como o prefeito WILSON TREVISAN e o secretário de infraestrutura THIAGO VIEIRA, estiveram no aeroporto para prestigiar o início das operações. A linha aérea entre o extremooeste e a capital é uma antiga reivindicação da região. Até ontem, a opção mais próxima era o aeroporto de Chapecó, que fica a mais de cem quilômetros da cidade. O valor da passagem promocional é de 600 reais. O próximo voo será na próxima quinta-feira.
O prefeito WILSON TREIVSAN disse ontem que esse é um grande dia para SÃO Miguel e que a linha aérea vai dar mais mobilidade para a população da região. Ele comentou que o início das operações da linha aérea regular é um fato importante para a região e que a expectativa é de que a empresa amplie os serviços, com mais opções durante a semana e com voos diários entre a região e a capital do estado.
O primeiro voo de São Miguel do Oeste para Florianópolis partiu com quatro passageiros, menos da metade da capacidade da aeronave. Dos quatro passageiros, um foi o vice –prefeito EDENILSON ZANARDI que viajou a capital para agenda com o governo do estado. O outro foi um servidor da Celesc que foi a capital para buscar um veículo para a gerencia regional da empresa. O avião que faz a rota São Miguel do Oeste tem nove lugares. Serão dois voos de São Miguel para a capital, um na segunda e na quinta-feira. De Florianópolis para a região também serão dois voos semanais, um na segunda e outro na quarta-feira.
Um revólver calibre 38, uma espingarda artesanal .36, e diversas munições intactas foram apreendidos pela Polícia Militar na noite deste domingo, na Rua Luiz de Camões no Bairro Estrela em São Miguel do Oeste. De acordo com a PM, as guarnições atenderam uma ocorrência de briga envolvendo um casal. No local a mulher relatou que estava com seu companheiro em um camping e que ela e sua irmã ficaram com medo de voltar para casa com ele pois, o homem estava embriagado. As duas pegaram carona até a residência. Quando ela chegou em casa, encontrou o companheiro muito alterado e por medo escondeu uma das armas. Os policiais foram chamados e localizou as armas no quarto. O homem foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de polícia.
Um redutor de velocidade instalado há poucos dias na avenida Willy Barth foi derrubado na madrugada de hoje. O equipamento fica próximo à Zete Materiais de Construção e já estava funcionando, porém, sem emitir multa. Segundo a Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu por volta da uma hora da madrugada. Um caminhão com placas de Tunápolis invadiu o canteiro central e colidiu no equipamento. A PRF também informou que o motorista não se feriu e que a suspeita é que ele tenha dormido ao volante. O condutor disse aos policiais que não lembra do que aconteceu.
Um grave acidente foi registrado no final da tarde desta segunda-feira na linha Lacerda em Descanso. Segundo a Polícia Miliar Rodoviária, um HyundaiI30 com placas de Itapiranga e saiu da pista e colidiu contra um barranco. O condutor do carro, um homem de 26 anos, sofreu ferimentos generalizados e intenso sangramento no rosto. O Corpo de Bombeiros foi chamado e encaminhou o motorista para o Hospital Regional. As fotos e vídeos do acidente estão no portal da Peperi na internet.
A Polícia Civil de Palmitos prendeu um flagrante, na tarde desta segunda-feira, três suspeitos de envolvimento com um homicídio ocorrido durante a madrugada no município. Por volta da meia noite e dez, um homem de 30 foi morto foi morto no bairro Tancredo Neves. Logo depois do crime, a Polícia Civil obteve as imagens de um circuito de videomonitoramento de uma residência, próxima ao local dos fatos, e identificou os suspeitos. As imagens mostram os suspeitos praticado o crime, todos golpeando, a vítima com facas. Em seguida, eles passaram com o veículo por cima da homem. A vítima foi atendida pelos bombeiros e levada ao hospital da cidade, mas morreu durante a madrugada. Os suspeitos foram presos ontem a tarde, confessaram o crime e foram conduzidos para o sistema prisional da cidade de Chapecó.