De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A escassez de combustível no Reino Unido se agravou no fim de semana por causa das "compras motivadas pelo pânico", o que levou o governo a acionar o Exército para amenizar a falta de caminhoneiros. Segundo o Ministério da Energia, um número limitado de motoristas de caminhão-tanque militar deve estar pronto para intervir e se deslocar, se necessário, para estabilizar o suprimento de combustível no país. Durante o fim de semana, foram registradas longas filas em vários postos de gasolina, especialmente nas grandes cidades e na capital, Londres. Nesta segunda-feira, quase 30 por cento dos postos eram afetados pela escassez de combustível.
Trinta crianças brasileiras já foram deportadas pelos Estados Unidos para o Haiti em meio à grave crise de migração que levou cerca de 15 mil haitianos à cidade texana de Del Rio, na fronteira com o México, nos últimos dias. As crianças brasileiras têm, em sua maioria, até três anos de idade e estavam acompanhadas pelos pais haitianos, com quem fizeram a jornada para sair do Brasil e atravessar as Américas do Sul e Central até chegar à divisa entre México e Estados Unidos há pouco mais de uma semana. Desde que a crise estourou, cerca de três mil pessoas já foram embarcadas em voos americanos para Porto Príncipe, a capital haitiana.
O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira que vai pôr fim ao estado de emergência decretado contra a Covid-19 a partir de quinta-feira em um momento em que o país já vacinou mais de 88 por cento da população contra o coronavírus. A medida foi promulgada pela primeira vez em 18 de março de 2020 por um período de 90 dias, apenas duas semanas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. Desde então, foi prorrogada diversas vezes pelo governo do país sul-americano. Segundo o governo, não renovar o estado de emergência significa "que não vai ter mais toque de recolher em nenhuma região e nem quarentenas nas comunas e regiões".
O Congresso Nacional derrubou, nesta segunda-feira, veto do presidente JAIR BOLSONARO ao projeto que suspende despejos até o fim de 2021. Com isso, donos de imóveis e locadores não podem expulsar inquilinos que, afetados com a pandemia, não estão honrando compromisso de pagamento das moradias ou de áreas produtivas pelo trabalho individual ou familiar. Mais cedo, o tema já havia sido deliberado pelos deputados federais, que decidiram pela derrubada por 435 votos contra seis pela manutenção. No Senado, foram 57 votos pela derrubada e nenhum pela permanência da decisão presidencial. Agora, o projeto será promulgado e passa a valer a regra, mantendo-se a suspensão dos despejos determinados pela Justiça até o fim do ano. A medida não vale para contratos firmados depois de 31 de março de 2021 e recai somente sobre não pagamento de aluguel de imóveis comerciais de até mil e 200 reais e residenciais de até 600.
Deputados e senadores aprovaram nesta segunda-feira, em sessão do Congresso Nacional, um projeto que permite ao governo federal abrir espaço no orçamento para bancar o Auxílio Brasil, programa social que vai substituir o Bolsa Família. O texto foi aprovado primeiro pela Câmara e, na sequência, pelo Senado. A proposta vai à sanção presidencial. O projeto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 para autorizar o governo a contar com projetos ainda não aprovados para compensar os gastos com programas de transferência de renda. Atualmente, o Bolsa Família atende 14 milhões e 600 mil famílias. Para lançar o Auxílio Brasil, o governo federal pretende elevar o benefício dos atuais 189 reais para cerca de 300 e ampliar para 17 milhões o número de famílias beneficiadas.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, defendeu nesta segunda-feira que a Petrobras e o Banco do Brasil entrem na "fila" de privatizações dos próximos anos. GUEDES deu a declaração ao participar por videoconferência do encontro "O Brasil Quer Mais", organizado pela International Chamber of Commerce. Ele tem defendido as privatizações para que o governo use os recursos em um fundo contra a miséria. Para o ministro da Economia, o processo de privatização não está acelerado no governo BOLSONARO, mas destacou que em dois anos e meio foram privatizados o equivalente a 240 bilhões de reais. PAULO GUEDES lembrou, ainda, a intenção do governo de privatizar a Eletrobras e os Correios.
Santa Catarina já registra a marca de oito milhões e 66 mil imunizantes aplicados contra o Coronavírus. No primeiro dia de setembro, o Estado havia ultrapassado as sete milhões de doses registradas. Menos de um mês depois, mais um milhão de doses foram aplicadas pelos municípios catarinenses. Ao todo, cerca de 50 por cento da população apta está com esquema vacinal completo no estado, tendo recebido as duas doses ou dose única. Nesta segunda e terça-feira o estado está recebendo mais 180 mil vacinas, sendo 153 mil Pfizer e 37 mil AstraZeneca. O secretário de saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO lembrou a importância de completar o esquema vacinal. Ele ressaltou cerca de 340 mil pessoas receberam a primeira dose, mas não apareceram para completar a vacinação.
Todos os estabelecimentos de Santa Catarina, com atendimento ao público, agora precisam atender à uma portaria geral. Publicada nesta segunda-feira, ela vale para todos. O novo documento substitui 28 portarias divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde entre março de 2020 e agosto de 2021. As atividades com música ao vivo, as palestras e as apresentações artísticas estão liberadas, desde que sigam os protocolos. Já as pistas de dança, para que sejam abertas, os locais precisam respeitar o que o Estado denominou de 'Evento Seguro', como especificado no artigo oitavo do novo documento. Na última semana, o governo de Santa Catarina decidiu autorizar a realização de eventos com 60 por cento da capacidade do local a partir de outubro. Em novembro e dezembro, a participação do público sobe para 70 e 80 por cento. A medida vale para eventos sociais, corporativos, feiras de negócios, shows e outras atividades de entretenimento.
Das 10 mil 371 famílias beneficiadas pelo SC Mais Renda validadas até agosto, três mil 961 ainda não desbloquearam os cartões. Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda, divulgados nesta segunda-feira. O programa foi criado pelo Governo do Estado como suporte financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia de coronavírus. As famílias cadastradas recebem 900 reais divididos em três parcelas de 300 reais.
Os cartões são distribuídos em parceria com os municípios, junto às unidades de assistência social de cada cidade. Pelo site do SC Mais Renda, é possível acompanhar a situação do cadastro e em qual Centro de Referência em Assistência Social deve ser retirado o cartão.
Associação Catarinense dos Criadores de Suínos lamenta baixa no preço pago aos suinocultores de cooperativas. Na visão do presidente LOSIVÂNIO DE LORENZI, a crise assola cada vez mais a atividade, justamente porque em setembro o preço do suíno costumava subir, por conta da queda tradicional no final do ano. Desta vez ocorre o contrário, com o preço do suíno registrando queda na última semana. Enquanto festas e restaurantes passam a ter maior liberação, o que faz o consumo aumentar, no preço pago ao produtor ocorre o inverso.
LORENZI lembra que em novembro de 2020 o suíno era vendido nos mesmos preços de hoje, porém o milho, que na época estava em 88 reais a saca, agora custa 109 reais. Quanto às exportações, o presidente da ACCS lembra que neste ano foram 32 mil 882 toneladas de suíno a mais em comparação com 2020, considerando apenas o estado de Santa Catarina. Já o Brasil exportou 75 mil 619 toneladas a mais de carne suína neste ano, em relação ao ano passado.
Mesmo com toda essa exportação, houve queda no preço pago ao produtor. LOSIVÂNIO DE LORENZI frisa que há dois anos, quando a China foi notificada com a peste suína africana, dizimando planteis naquele país, as indústrias colocaram muitos suínos no mercado e começaram a aumentar a produção desordenadamente. Agora, quem paga a conta é o produtor, observa o presidente. LOSIVÂNIO reitera que não é contra o aumento de plantel ou crescimento que gera emprego e renda, desde que seja de forma organizada.
O maior prejudicado nessa situação, segundo LORENZI, é o produtor independente, principalmente por não receber ajuda do governo. Ele pontua que a média de venda no mercado independente nesse ano é de seis reais e 31 centavos, o mesmo preço de 2020 no mês de agosto, enquanto o custo é de sete reais e 21 centavos. A cada suíno de 100 quilos comercializado, o produtor perdeu nesse ano 90 reais.
Com mobilização dos deputados LUCIANE CARMINATI e FABIANO DA LUZ, foram apresentados projetos nas secretarias estaduais para liberação de recursos para Campo Erê. A informação é da vereadora SUZIANE TESKE. 2 milhões e 300 mil reais serão investidos na construção de uma creche no município. A estrutura de um ginásio de esportes, próximo a Polícia Militar, terá continuidade, com outros 2 milhões. A infraestrutura vai continuar recebendo atenção. SUZI diz que através do deputado FABIANO DA LUZ, a Rua Chico Brito, do Bairro Mello, receberá asfalto.
Vinda do governador do Estado para Campo Erê trouxe excelentes resultados. Conforme a líder do governo na câmara, SUZIANE TESKE, a visita rendeu ao município cerca de 6 milhões e 500 mil reais em recursos. De outra partem, ela comenta uma conquista importante que é o ponto de imagem digital para CNH – Carteira Nacional de Habilitação. Isso foi aprovado, numa viagem que foi feita a Florianópolis, junto ao DETRAN. O bom disso tudo, diz SUZI, é que não será mais preciso deslocamento a São Lourenço do Oeste por causa do Ponto de Imagem Digital para CNH.
Roteiro do Governador do Estado pela região é uma conquista para a bancada do Oeste. Segundo o deputado estadual FABIANO DA LUZ, ter o governador de Santa Catarina - CARLOS MOISÉS, pensando, visitando e trazendo recursos para a parte do estado mais afastada da capital, mostra que o grupo de parlamentares está no caminho certo. FABIANO, que faz parte da Bancada do Oeste, considera uma grande vitória o montante de recursos destinados para melhorias em várias áreas de municípios da região.
Governador destinou mais de 400 milhões de reais em visitas ao Oeste do Estado. Os recursos que fazem muita diferença para o crescimento da região, foram distribuídos entre vários municípios. Campo Erê, que recebeu o governador, foi contemplado com mais de seis milhões e meio de reais e em Saltinho, onde CARLOS MOISÉS também esteve, foram deixados cinco milhões e 350 mil. Santa Terezinha do Progresso foi contemplado com cinco milhões, 466 mil, e São Bernardino dois milhões, 750 mil. Palma Sola recebeu dois milhões 550 mil reais; Novo Horizonte um milhão e 900 mil; São José do Cedro um milhão e 170 mil; São Lourenço do Oeste um milhão 851 mil e Jupiá e Princesa 600 mil reais cada. O governador destinou ainda 400 mil reais para a Apae de Campo Erê.
Tudo pronto para licitar revitalização da SC 160. Quando o governador do Estado percorreu a região no fim de semana, passou por Pinhalzinho onde recebeu o projeto. Diante disso já vai autorizar o recapeamento da estrada que liga Campo Erê, que apresenta vários pontos críticos de tráfego. Com relação a revitalização da SC 305, entre Campo Erê e São Lourenço do Oeste, que já foi motivo de vários protestos, inclusive, CARLOS MOISÉS disse, quando esteve em Campo Erê sexta-feira, que em novembro deverá ser concluído o projeto e o próximo passo é anunciar a licitação para contratação da empreiteira. MOISÉS acredita que no primeiro semestre do ano que vem as máquinas deverão estar no trajeto trabalhando.
Governo do Estado vai destinar 465 milhões de reais para melhorar rodovias federais. O anúncio de CARLOS MOISÉS foi feito em Campo Erê. Ele justifica o repasse dizendo que são catarinenses que irão utilizar a BR 163 e demais estradas. Sobre investimentos na educação, citou a liberação de bolsa para o ensino médio, de 568 reais por 11 meses, de fevereiro a dezembro. Ele não quer que aluno abandone o ensino médio por falta de recurso. O governador lembra que determinou um salário mínimo de 5 mil reais para professor catarinense. Quando anunciou repasse de verbas para municípios da nossa região, disse que isso foi possível com a reforma administrativa como a extinção das secretarias regionais e a diminuição de mais de 2 mil cargos comissionados.
Governador reconhece o empenho da Bancada do Oeste. CARLOS MOISÉS enaltece os trabalhos dos 15 deputados da nossa região, que vão gestionar recursos no seu gabinete para contemplar os pequenos municípios da nossa região. No seu discurso quando esteve em Campo Erê, ele recebeu uma homenagem da Apae e se disse emocionado, tanto que liberou um recurso para a entidade.
Prefeitura decreta luto oficial pela morte da mãe de vice-prefeito. O prefeito de São Lourenço do Oeste, RAFAEL CALEFFI, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de JULIA JOSEFINA BOSI MENEGATTI, mãe do vice-prefeito, AGUSTINHO ASSIS MENEGATTI, ocorrido hoje. O decreto considera o fato de JULIA ser pioneira no desenvolvimento do município de São Lourenço do Oeste, contando com trajetória de notória integridade e de serviços prestados em favor da sociedade lourenciana. Em homenagem, a bandeira do município ficará a meio mastro, na sede da prefeitura.
Homem é preso com mais de um quilo de crack. A prisão aconteceu no final da tarde de ontem, quando a Polícia Militar recebeu informações de que numa casa estaria ocorrendo tráfico de drogas. Ao averiguarem o local, uma residência na rua Santa Luzia, no bairro Sudoeste em Francisco Beltrão, os policiais abordaram um homem em atitude suspeita em frente à casa. Ele autorizou que os policiais fizessem buscas no imóvel, onde foi encontrado um tablete de crack pesando 948 gramas, uma pedra da mesma droga com 165 gramas e mais 111 porções menores prontas para a venda. Na casa, os policiais encontraram ainda 105 gramas de cocaína. O homem foi preso em flagrante e junto com a droga encaminhado para a quinta Subdivisão de Polícia de Pato Branco.
Caminhão tomba e motorista morre prensado na cabine. O acidente aconteceu no final da tarde de ontem, na BR-280, em Marmeleiro. O caminhão Iveco que tracionava uma carreta carregada com bobinas de papel ia sentido a Flor da Serra do Sul, quando o condutor perdeu o controle, saiu da pista e capotou numa curva na comunidade de Rio Fria, onde já ocorreram diversos acidentes. O motorista de 50 anos ficou preso embaixo da cabine e morreu no local do acidente. Foi necessário um guincho levantar a cabine para que os socorristas retirassem a vítima das ferragens. Após a perícia pela Criminalística o corpo do homem de nacionalidade Argentina foi levado ao Instituto Médico Legal, o IML de Francisco Beltrão.
Mãe e filha morrem em acidente envolvendo carro e caminhão. Uma colisão frontal entre uma caminhonete e um caminhão matou mãe e filha, ontem, no Km 76 na SC-157, que liga Chapecó e Coronel Freitas. O acidente ocorreu pouco antes das 11 horas, numa curva próxima do acesso ao ponto turístico “Volta do Dedo”. Uma criança de 11 anos foi socorrida com ferimentos. A colisão envolveu um HyundaiCreta, com placas de Nova Bassano (RS), e um caminhão Volkswagen, de Ponte Serrada, que transportava Nitrogênio Líquido Refrigerado. Não houve vazamento do produto, segundo o Corpo de Bombeiros Militar.
A motorista da Creta, ROSANA DA SILVA GALUPO, de 50 anos, ficou com o quadril e as pernas prensados no painel do veículo. Ela sofreu ferimentos graves e estava desacordada, porém, entrou em choque descompensado e precisou ser retirada às pressas pela porta do motorista, segundo os bombeiros. A equipe do helicóptero do Saer-Sara levou a vítima ao HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó, mas ela não resistiu e morreu na sequência. A filha da motorista, VITÓRIA GALUPO ZANLUCHI, de 15 anos, também sofreu ferimentos graves. Ela chegou a ser levada ao Hospital Nossa Senhora da Saúde, em Coronel Freitas, mas apresentou parada cardiorrespiratória. Os médicos tentaram reanimá-la por quase uma hora, mas ela não resistiu e também morreu.
Outra filha, de 11 anos, foi levada ao Hospital Regional do Oeste para atendimento médico. O motorista do caminhão, de 39 anos, foi atendido sentado às margens da rodovia, consciente e sem lesões aparentes. Fotos feitas pelos socorristas mostram que os veículos bateram de frente. A Polícia Militar Rodoviária Estadual fez o laudo do acidente de trânsito para apurar as responsabilidades e o que causou a tragédia. A vítima ROSANA DA SILVA GALUPO, tem parentes no município de São Bernardino.