-GUEDES DEFENDE INCLUIR PETROBRAS E BANCO DO BRASIL NA FILA DE PRIVATIZAÇÕES
-CERCA DE 4 MIL BENEFICIADOS DO SC MAIS RENDA AINDA NÃO ACESSARAM OS RECURSOS
-CRESCE DEMANDA POR ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM CRISES DE ANSIEDADE
-CHEGADA DA PRIMAVERA AUMENTA RISCO DE DOENÇAS ALÉRGICAS E VIRAIS
-CRAS RETOMA ATIVIDADES DE RESSOCIALIZAÇÃO DE ADOLESCENTES
-RECURSOS DO ESTADO DEVEM AUXILIAR EM REFORMA DE GINÁSIO
-NOVO DESVIO NA VIA PERIFÉRICA ALTERA TRÂNSITO DA BR 163
-PROGRAMA DE BONIFICAÇÃO É DEBATIDO NA CÂMARA DE VEREADORES
-ESTADO DE SAÚDE DE HOMEM QUE SOFREU ACIDENTE EM DESCANSO É GRAVE
-BRIGA ENTRE CASAL RESULTA NA APREENSÃO DE ARMAS DE FOGO
O tempo é de sol. A previsão para as próximas horas é de sol com pancadas de chuvas entre a tarde e a noite. A temperatura pode chegar a 32 graus. A mínima das últimas horas foi de 20 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Cedro... Graus. Umidade relativa do ar... Por cento.
De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 40 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado a cinco vírgula seis centavos.
A escassez de combustível no Reino Unido se agravou no fim de semana por causa das "compras motivadas pelo pânico", o que levou o governo a acionar o Exército para amenizar a falta de caminhoneiros. Segundo o Ministério da Energia, um número limitado de motoristas de caminhão-tanque militar deve estar pronto para intervir e se deslocar, se necessário, para estabilizar o suprimento de combustível no país. Durante o fim de semana, foram registradas longas filas em vários postos de gasolina, especialmente nas grandes cidades e na capital, Londres. Nesta segunda-feira, quase 30 por cento dos postos eram afetados pela escassez de combustível.
Trinta crianças brasileiras já foram deportadas pelos Estados Unidos para o Haiti em meio à grave crise de migração que levou cerca de 15 mil haitianos à cidade texana de Del Rio, na fronteira com o México, nos últimos dias. As crianças brasileiras têm, em sua maioria, até três anos de idade e estavam acompanhadas pelos pais haitianos, com quem fizeram a jornada para sair do Brasil e atravessar as Américas do Sul e Central até chegar à divisa entre México e Estados Unidos há pouco mais de uma semana. Desde que a crise estourou, cerca de três mil pessoas já foram embarcadas em voos americanos para Porto Príncipe, a capital haitiana.
O governo do Chile anunciou nesta segunda-feira que vai pôr fim ao estado de emergência decretado contra a Covid-19 a partir de quinta-feira em um momento em que o país já vacinou mais de 88 por cento da população contra o coronavírus. A medida foi promulgada pela primeira vez em 18 de março de 2020 por um período de 90 dias, apenas duas semanas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no país. Desde então, foi prorrogada diversas vezes pelo governo do país sul-americano. Segundo o governo, não renovar o estado de emergência significa "que não vai ter mais toque de recolher em nenhuma região e nem quarentenas nas comunas e regiões".
O Congresso Nacional derrubou, nesta segunda-feira, veto do presidente JAIR BOLSONARO ao projeto que suspende despejos até o fim de 2021. Com isso, donos de imóveis e locadores não podem expulsar inquilinos que, afetados com a pandemia, não estão honrando compromisso de pagamento das moradias ou de áreas produtivas pelo trabalho individual ou familiar. Mais cedo, o tema já havia sido deliberado pelos deputados federais, que decidiram pela derrubada por 435 votos contra seis pela manutenção. No Senado, foram 57 votos pela derrubada e nenhum pela permanência da decisão presidencial. Agora, o projeto será promulgado e passa a valer a regra, mantendo-se a suspensão dos despejos determinados pela Justiça até o fim do ano. A medida não vale para contratos firmados depois de 31 de março de 2021 e recai somente sobre não pagamento de aluguel de imóveis comerciais de até mil e 200 reais e residenciais de até 600.
Deputados e senadores aprovaram nesta segunda-feira, em sessão do Congresso Nacional, um projeto que permite ao governo federal abrir espaço no orçamento para bancar o Auxílio Brasil, programa social que vai substituir o Bolsa Família. O texto foi aprovado primeiro pela Câmara e, na sequência, pelo Senado. A proposta vai à sanção presidencial. O projeto altera a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2021 para autorizar o governo a contar com projetos ainda não aprovados para compensar os gastos com programas de transferência de renda. Atualmente, o Bolsa Família atende 14 milhões e 600 mil famílias. Para lançar o Auxílio Brasil, o governo federal pretende elevar o benefício dos atuais 189 reais para cerca de 300 e ampliar para 17 milhões o número de famílias beneficiadas.
O ministro da Economia, PAULO GUEDES, defendeu nesta segunda-feira que a Petrobras e o Banco do Brasil entrem na "fila" de privatizações dos próximos anos. GUEDES deu a declaração ao participar por videoconferência do encontro "O Brasil Quer Mais", organizado pela International Chamber of Commerce. Ele tem defendido as privatizações para que o governo use os recursos em um fundo contra a miséria. Para o ministro da Economia, o processo de privatização não está acelerado no governo BOLSONARO, mas destacou que em dois anos e meio foram privatizados o equivalente a 240 bilhões de reais. PAULO GUEDES lembrou, ainda, a intenção do governo de privatizar a Eletrobras e os Correios.
Santa Catarina já registra a marca de oito milhões e 66 mil imunizantes aplicados contra o Coronavírus. No primeiro dia de setembro, o Estado havia ultrapassado as sete milhões de doses registradas. Menos de um mês depois, mais um milhão de doses foram aplicadas pelos municípios catarinenses. Ao todo, cerca de 50 por cento da população apta está com esquema vacinal completo no estado, tendo recebido as duas doses ou dose única. Nesta segunda e terça-feira o estado está recebendo mais 180 mil vacinas, sendo 153 mil Pfizer e 37 mil AstraZeneca. O secretário de saúde, ANDRÉ MOTTA RIBEIRO lembrou a importância de completar o esquema vacinal. Ele ressaltou cerca de 340 mil pessoas receberam a primeira dose, mas não apareceram para completar a vacinação.
Todos os estabelecimentos de Santa Catarina, com atendimento ao público, agora precisam atender à uma portaria geral. Publicada nesta segunda-feira, ela vale para todos. O novo documento substitui 28 portarias divulgadas pela Secretaria de Estado da Saúde entre março de 2020 e agosto de 2021. As atividades com música ao vivo, as palestras e as apresentações artísticas estão liberadas, desde que sigam os protocolos. Já as pistas de dança, para que sejam abertas, os locais precisam respeitar o que o Estado denominou de 'Evento Seguro', como especificado no artigo oitavo do novo documento. Na última semana, o governo de Santa Catarina decidiu autorizar a realização de eventos com 60 por cento da capacidade do local a partir de outubro. Em novembro e dezembro, a participação do público sobe para 70 e 80 por cento. A medida vale para eventos sociais, corporativos, feiras de negócios, shows e outras atividades de entretenimento.
Das 10 mil 371 famílias beneficiadas pelo SC Mais Renda validadas até agosto, três mil 961 ainda não desbloquearam os cartões. Os dados são da Secretaria de Estado da Fazenda, divulgados nesta segunda-feira. O programa foi criado pelo Governo do Estado como suporte financeiro para famílias em vulnerabilidade social que não receberam nenhum auxílio federal ou que perderam o emprego e fonte de renda em setores mais afetados pela pandemia de coronavírus. As famílias cadastradas recebem 900 reais divididos em três parcelas de 300 reais. Os cartões são distribuídos em parceria com os municípios, junto às unidades de assistência social de cada cidade. Pelo site do SC Mais Renda, é possível acompanhar a situação do cadastro e em qual Centro de Referência em Assistência Social deve ser retirado o cartão.
Um novo desvio do tráfego foi adotado pela empresa responsável pela recuperação da BR 163 e via periférica ao longo da rodovia. O novo desvio está localizado próximo ao novo parque industrial em SJCedro, na então utilizada via periférica sentido Cedro a Guarujá do Sul. Os motoristas que estão vindo de Guarujá e precisam acessar a cidade cedrense, podem estar entrando na rua que dá acesso ao Loteamento São Domingos em frente ao Carvo Klein. Já para os motoristas que seguem sentido a São Miguel devem continuar na BR 163, acessar o desvio a direita, passar pelo Lajeado Cedro, seguir pela nova via periférica, transitar pela também nova rotatória e entrar novamente na rodovia 163. Os desvios estão sendo necessários para a recuperação das vias periféricas que devem ser utilizadas para o trânsito durante a recuperação da BR 163.
Tratativas para a sexta edição da Expo Cedro já foram iniciadas pela prefeitura de SJCedro. Apesar de estarmos em um ano ímpar, o evento não ocorrerá neste ano. Também havia sido avaliada a possibilidade de antecipar a sexta edição para o próximo ano, porém não irá ocorrer. A feira está prevista para ser realizada em julho de 2023. De acordo com a secretária de Planejamento, KELLY FIGUEIRÓ, em conversas com outros municípios que pretendem realizar em 2022 a feira, foi relatado que a expectativa é de valores inflacionados. A secretária comentou que a administração já entrou em contato com as empresas responsáveis pela realização e contratação de shows. Contudo, são ações para o planejamento da feira que deverá ser realizada em 2023. Ela citou que o próximo é eleitoral, o que dificultaria a realização da feira.
O orçamento para Expo Cedro será incluído no planejamento do PPA de 2023, que ocorrerá no próximo ano. A secretária de Planejamento, KELLY FIGUEIRÓ destacou que a partir do próximo ano a administração começa a preparação da comissão responsável pela realização da feira. A secretária também disse que a feira é bastante aguardada pelos empresários e agricultores do município devido a possibilidade de aumentar as vendas. Ela citou que o assunto também surgiu na Câmara de Vereadores solicitando a possibilidade da realização. KELLY destacou ainda que o parque de exposições Balduíno Schneider está recebendo algumas melhorias tendo em vistas eventos programados para os próximos meses.
O Cras de SJCedro desenvolve atividades de ressocialização com quinze adolescentes. Os trabalhos iniciaram no último dia 18. Segundo a coordenadora, CARLA SILVESTRE, nesta data foram reunidos os adolescentes e famílias para elaboração do planejamento de atividades. Devido a pandemia, as atividades de ressocialização por parte do judiciário ficaram paradas, o que dificultou o cumprimento das medidas por parte dos adolescentes. Os levantamentos sobre a escolaridade e se todos estavam com estudos concluídos, além de saber se alguns estariam trabalhando. Com essas informações, ela explicou que foi avaliado a disponibilidade da realização de atividades. CARLA destacou ainda que o Centro firmou parcerias com algumas empresas para inserir os adolescentes em trabalhos. Sendo que alguns estarão desenvolvendo as atividades durante a semana e outros adolescentes nos finais de semana. Esta última opção deve englobar aqueles que possuem o trabalho durante a semana.
Além do cumprimento das medidas na instituição, o Cras deve desenvolver ações em grupos que abordam temas de diversas áreas. De acordo com a coordenadora, CARLA SILVESTRE, a intenção é envolver os adolescentes em diversas atividades. Para atender este público, ela explicou que existe uma equipe de proteção especial com assistente social, psicóloga e pedagoga. A profissional em pedagogia passou a ser oferecido para auxiliar no direcionamento do adolescente na instituição de ensino devido a evasão escolar. CARLA destacou que é importante este trabalho para ajudar o reeducando numa futura formação.
Chegada da primavera aumenta risco de doenças alérgicas e virais. Segundo o médico do posto de saúde central, RODRIGO DE TOLEDO, estas alergias não são apenas respiratórias mas também de pele. Sendo muito mais comum em pessoas mais jovens e com pele mais clara. O médico disse que para as pessoas com alergia à pele devem utilizar roupas que cubram o corpo, além daqueles que enfrentam dificuldades respiratórias precisam evitar locais de floração. Ele também orientou que seja dispensado o consumo de refrigerantes de cor amarela ou laranja, como também de chás. Já as pessoas com rinite precisam evitar o uso de AAS infantil que contém o amarelo de tartrazina. Outras orientações gerais como aumento do consumo de água e evitar banhos quentes. TOLEDO explicou que o uso de medicamentos devem começar no início da floração. Já em novembro a medicação deve ser deixada de ser utilizada.
Alergia respiratória ou de pele e rinite não são manifestações de infecção a Covid-19. A afirmação é do médico do posto de saúde central, RODRIGO DE TOLEDO. Conforme ele, por conta do coronavírus as pessoas devem ficar atentas aos sintomas. No caso de alergias, as pessoas não desenvolvem febre como nos casos confirmados para a Covid. O médico destacou que nos casos de alergia à pele, o corpo pode ficar um pouco quente mas não desenvolve a febre. Ele disse ainda que em poucos casos as pessoas que possuem rinite acabam tendo dor de cabeça.
A secretaria de Saúde tem registrado alta demanda de atendimento por pais de crianças e adolescentes com crises de ansiedade. A psicóloga de Guarujá do Sul, MAURIANE FRANÇOZI comentou que este aumento está preocupando a saúde do município. Ela destacou que uma grande demanda já estava prevista pela equipe com o retorno das aulas presenciais. A psicóloga disse que isso se deve ao período de aulas retomas que acabou levando os alunos a necessitarem das tecnologias para realizar as atividades. Mas com o retorno ao presencial, os professores têm encontrado dificuldades com muitas crianças e adolescentes no desuso dos aparelhos. Ela comentou ainda que os pais também têm enfrentado problemas em inserir novamente as crianças na rotina antes da pandemia. MAURIANE também informou que houve crescimento no consumo de bebidas alcoólicas por parte dos alunos e jovens. A psicóloga comentou que estes são reflexos inevitáveis em crianças e adolescentes.
Para tentar amenizar os efeitos em menores, a secretaria de Saúde de Guarujá do Sul está desenvolvendo um projeto chamado Cuidar. Conforme a psicóloga, MAURIANE FRANÇOZI, este projeto já estava sendo desenvolvido em 2019. Para retomar esses trabalhos, a prefeitura conta com uma equipe de psicólogos que voltam a realizar ações nas escolas. Porém, para iniciar este projeto com as crianças, os pais necessitam concordar com as atividades, sendo essa a primeira etapa a ser feita. Depois da autorização, a equipe de psicólogos solicita, através de formulário, aos pais algumas informações sobre o filho. MAURIANE explicou que a proposta do projeto é trabalhada com grupos terapêuticos, atividades por meio das práticas integrativas. Os professores também passarão por uma preparação para desenvolver o Yoga dentro da escola visando o controle da ansiedade.
Os recursos anunciados pelo governador catarinense já começaram a ser disponibilizados às prefeituras da região. Na comarca de SJCedro, apenas os municípios de Princesa e Cedro receberam valores. O município de Princesa deve receber cerca de 600 mil reais e SJCedro em torno de um milhão 170 mil reais. Os detalhes são do deputado, FABIANO DA LUZ. Segundo o parlamentar, para solicitar os recursos, os prefeitos apenas necessitam assinar um plano de uso dos recursos, diferentemente do que era até então realizado. De acordo com ele, anteriormente as administrações necessitavam elaborar um projeto para posteriormente solicitar recursos. Segundo o deputado, apenas este período levava em torno de um ano até os recursos efetivamente serem pagos as prefeituras. Por isso, muitos chefes de municípios estão se deslocando para Florianópolis em busca de saber em quais áreas devem ser aplicados os valores. DA LUZ destacou que recentemente a Assembleia aprovou uma lei que desburocratiza a destinação de recursos aos municípios.
Os valores pagos pelo governo estadual são de total responsabilidade dos prefeitos. Segundo o deputado, FABIANO DA LUZ, os chefes acabam se comprometendo, por meio de assinatura de documentos, a destinação correta dos valores disponibilizados. Portanto, a finalidade dos recursos devem ser os mesmos aqueles que foram firmados em documentação. O parlamentar explicou que todas as obras de única etapa ou a compra de máquinas de até 150 mil reais os recursos são liberados na hora da solicitação. Para as obras de infraestrutura, são liberados em torno de meio milhão de reais instantes após o pedido. Já durante o andamento dos trabalhos outros valores vão sendo liberados. DA LUZ comentou que esta é uma forma de fazer os recursos chegar de forma rápida para atender os municípios.
O prefeito de SJCedro deve viajar nesta semana para Florianópolis para tratar sobre aquisição de novos veículos e máquinas agrícolas, além de buscar informações sobre os asfaltamento entre Santo Isidoro e Mariflor. O chefe do executivo, JOÃO DE ANDRADE comentou que a prefeitura tem enfrentado dificuldades para liberação do projeto de licitação entre as duas comunidades. Por isso, o objetivo é ir à capital do estado para saber se há falta de alguma documentação por parte da prefeitura ou não. O prefeito também lembrou dos recursos anunciados pelo governador catarinense em sua mais recente visita ao extremo-oeste. Na última sexta-feira, MOISÉS anunciou cerca de um milhão 170 mil reais para SJCedro. ANDRADE explicou que 320 mil reais aproximadamente deste montante deve servir para a reforma do ginásio do Distrito de Mariflor. JOÃO relatou ainda que a ida a Florianópolis deve definir para onde os recursos anunciados pelo governador devem ser utilizados.
O chefe do executivo de SJCedro, JOÃO DE ANDRADE destacou que o município possui outros dois milhões de reais solicitados aos parlamentares para diversas áreas. O prefeito citou que estes valores devem possibilitar a compra de máquinas, asfaltamento na cidade e melhorias na iluminação pública. ANDRADE também comentou que há outros recursos, já em conta, para a pavimentação com pedras irregulares em uma rua do Bairro Promorar. Além de outros cem mil reais para aquisição de um veículo para a saúde. Ambos estão passando por processo de licitação.
Foi realizada na noite de ontem a última sessão ordinária da Câmara de Vereadores de SJCedro. Um das sessões mais longas do ano com duração de quase duas horas e meia. Dentre presentes na reunião, o vice-prefeito e secretário de Agricultura, ELMAR ENTZ, esteve na tribuna explicando como deve funcionar o novo programa Boa Agricultura Cedrense. Também deu entrada dois novos projetos para apreciação dos vereadores. Ambos são de origem executiva. O projeto de Lei 49 solicitou o remanejamento dos recursos para aquisição de materiais didáticos e equipamentos. Anteriormente, o total de um milhão e meio de reais deveria ir para a ampliação e reforma do Colégio Cebem. Porém, devido ao curto prazo de tempo para execução dos trabalhos previstos para este ano, a administração precisou encaminhar os valores para outras aquisições. Já o projeto 48, visa autorizar a cobrança de melhorias em pavimentação no Bairro Promorar e outros trechos na cidade. Ambos os projetos seguem para análise da comissão responsável.
Na tribuna, o vice-prefeito, ELMAR HENTZ, esclareceu dúvidas dos vereadores quanto ao Projeto de Lei nº 045-2021, que cria o Programa Boa Agricultura Cedrense. O programa será efetivado em prol dos agricultores cedrenses, por meio de incentivos para o desenvolvimento geral, com condicionantes aos agricultores para que possam se beneficiar, sendo diferenciadas conforme o programa a ser utilizado. O projeto serve para incentivar também a emissão de notas fiscais, aumentando a arrecadação, bem como a utilização dos valores no comércio local, movimentando a economia. Parte dos programas já existentes, baseados na Lei será revogada, sendo no momento agrupados ao programa “Boa Agricultura Cedrense”. A lei deve entrar em vigor a partir de janeiro do próximo ano.
Um revólver calibre 38, uma espingarda artesanal.36, e diversas munições intactas foram apreendidos pela Polícia Militar na noite de domingo, na Rua Luiz de Camões no Bairro Estrela em São Miguel. De acordo com a PM, as guarnições atenderam por volta das 20 e 45 uma ocorrência de briga envolvendo um casal. No local a mulher relatou que estava com seu companheiro em um camping e que ela e sua irmã ficaram com medo de voltar para casa com ele pois, ele estava embriagado e pegaram carona até a residência. Quando ela chegou em casa, encontrou o companheiro muito alterado e por medo escondeu uma das armas. O homem então começou a pedir pela arma a vítima, mas ela disse que não sabia onde estava, diante disso ele pegou um fósforo e ameaçou atear fogo no carro, a vítima tentando evitar o fato foi empurrada pelo homem e acabou lesionando um dedo da mão. A PM então entraram na residência e o localizou em um dos quartos e encontrou as armas e munições de diversos calibres. Diante dos fatos o homem foi preso em flagrante.
A Polícia Militar foi acionada para deslocar até a praça Belarmino Annoni, por volta das 14 horas e 30 minutos de ontem, para averiguar uma denúncia de que uns jovens estariam no local usando drogas. Chegando no local a PM constatou a prática ilícita onde os seis jovens estavam consumindo bebidas alcoólica. No banheiro foram encontrados outros dois jovens deles fechando um cigarro de maconha. Os policiais realizaram a abordagem, a busca pessoal e a identificação de todos. Durante a abordagem foi constatado ainda que um dos homens tinha 19 anos, o qual foi preso e conduzido como autor de oferecer drogas, eventualmente, sem objetivo de lucro. Diante do fato da ocorrência envolver também menores de idade, o Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar a ocorrência sendo que os envolvidos foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Proteção à Criança de São Miguel para os demais procedimentos.
O estado de saúde do condutor do veículo I30, placas de Itapiranga, é considerado grave. O homem de 26 anos, morador de Itapiranga, está internado na UTI. A informação é da assessoria do Hospital Regional Terezinha Gaio Basso de São Miguel. O rapaz sofreu um acidente de trânsito por volta das 18 e 30 de ontem, na SC 386, proximidades da comunidade de Linha Campinas, em Descanso. O veículo seguia sentido a Iporã do Oeste, quando saiu da pista e colidiu contra um barranco. O condutor teve ferimentos generalizados e com intenso sangramento na região do rosto. De acordo com o Corpo de Bombeiros de São Miguel que atendeu a vítima, o jovem apresentava suspeita de Traumatismo Crânio Encefálico e referia dores na perna esquerda.