-SENADO APROVA PROJETO PARA PROTEGER CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO AMBIENTE DIGITAL
-ATIVIDADE ECONÔMICA DE SANTA CATARINA CRESCE 6,1% NO PRIMEIRO SEMESTRE
-FAISMO 2025 SERÁ LANÇADA OFICIALMENTE EM EVENTO HOJE NO CLUBE COMERCIAL
-PPA PREVÊ ARENA DE ESPORTES, CENTRO CULTURAL E PARQUE AMBIENTAL NO CAPETI
-GERAÇÃO DE EMPREGOS TEM QUEDA DE 30% ENTRE JANEIRO E JULHO NO MUNICÍPIO
-MÃE E FILHA SÃO ATROPELADAS A CAMINHO DE CRECHE EM CIDADE DE REGIÃO
-OPERAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL PRENDE QUATRO SUSPEITAS DE HOMICIDIO E TORTURA
A previsão para as próximas horas é de sol. A mínima nas últimas horas foi de oito graus. A máxima pode chegar a 21 graus.
De acordo com o Banco Central, o dólar abriu o dia cotado em cinco reais e 41 centavos. O euro está valendo seis reais e 31 centavos. Já o peso argentino está cotado em 0,0040 centavos.
Todos os membros do Conselho de Segurança da ONU, exceto os Estados Unidos, afirmaram nesta quarta-feira que a fome em Gaza é uma "crise provocada pelo homem" e pediram que Israel suspenda as restrições de entrega de ajuda humanitária e negocie um cessar-fogo com o grupo terrorista Hamas. Em uma declaração conjunta, 14 dos 15 países membros do conselho pediram um cessar-fogo imediato, incondicional e permanente; a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas e outros grupos terroristas; um aumento substancial de ajuda em Gaza e
que Israel suspenda imediata e incondicionalmente todas as restrições à entrega de ajuda. Eles também alertaram que o uso da fome como arma de guerra é proibido pelo direito internacional humanitário.
Um ataque da Rússia na capital da Ucrânia deixou ao menos 14 mortos, incluindo três crianças, e dezenas de feridos nesta quinta-feira, segundo o presidente ucraniano, VOLODYMYR ZELENSKY, e autoridades locais. Uma série de explosões foi ouvida em Kiev e o governo ucraniano alertou para um ataque com mísseis. ZELENSKY disse que o ataque foi "um assassinato horrível e deliberado de civis". Segundo o Exército da Ucrânia, a Rússia lançou 598 drones e 31 mísseis no território ucraniano, dos quais 563 e 26, respectivamente, foram abatidos. Em pronunciamento após o ataque, ZELENSKY afirmou que a ofensiva "mostra a resposta da Rússia para a diplomacia" e que espera por sanções ao país.
O presidente da Argentina, JAVIER MILEI, disse que as acusações de corrupção contra a irmã dele, KARINA MILEI, são "mentirosas". A declaração, feita nesta quarta-feira, foi a primeira após as denúncias de corrupção envolvendo sua irmã KARINA. Um áudio gravado por DIEGO SPAGNULO, ex-aliado do presidente, no qual acusa a irmã de MILEI de corrupção, vazou para a imprensa e agora é investigado pela Justiça. O presidente deu a declaração antes de ser atacado por pedras e garrafas durante uma carreata na cidade de Lomas de Zamora, ao sul da Grande Buenos Aires. Ele precisou ser retirado às pressas do local.
Depois de três meses de queda, o Índice Geral de Preços – Mercado, IGP-M, conhecido como “inflação do aluguel”, voltou a ficar positivo e fecha agosto em zero vírgula 36 por cento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas. Em julho, o IGP-M tinha marcado menos zero vírgula 77 por cento, seguindo dois meses de queda, em maio e junho. Com o resultado de agosto, o índice acumula três vírgula zero três por cento nos últimos 12 meses. Nesta mesma época de 2024, o IGP-M mensal tinha sido de zero vírgula 29 e de quatro virgula 26 por cento no acumulado de um ano. Em março de 2025, o indicador chegou a bater oito virgula 58 por cento.
A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira não votar o texto-base de uma proposta de emenda à Constituição que pretende blindar os parlamentares de ações judiciais. Não houve consenso para o texto, mesmo após várias reuniões ao longo do dia. A PEC da Blindagem prevê voltar às regras originais da Constituição de 1988, quando deputados e senadores só podiam ser investigados criminalmente com autorização prévia de suas Casas Legislativas, por meio de votação secreta. Para ser aprovado na Câmara, a PEC precisa ter o apoio de, pelo menos, 308 votos, em dois turnos de votação. O projeto estabelece que a condenação criminal de deputados e senadores só poderá ocorrer caso haja o voto favorável de dois terços do STF. Hoje, basta maioria simples.
O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que cria regras na tentativa de combater a adultização de crianças no mundo digital, seja por redes sociais, sites, programas e aplicativos, jogos eletrônicos ou plataformas específicas. O texto, que tem origem no Senado, voltou após a Câmara dos Deputados modificar o texto. Agora, após nova votação pelos senadores, a proposta segue para sanção do presidente LULA. O projeto estabelece uma série de obrigações aos provedores de serviços digitais. Entre as quais, garantir que haja vinculação das redes sociais de crianças e adolescentes a um responsável e, também, remover conteúdo considerado abusivo para este público. O objetivo da lei é garantir a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais. Ela se aplicará sobre todo produto ou serviço de tecnologia da informação quando houver possibilidade de uso por crianças e adolescentes. O descumprimento das medidas pode levar a multas que vão de 10 reais por usuário cadastrado na plataforma até um limite de 50 milhões, dependendo da infração.
Santa Catarina já registrou mais casos de maus-tratos contra animais em sete meses de 2025 do que em todo o ano de 2024, segundo dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública, que reúnem denúncias de todas as forças de segurança do Estado. Já são cinco mil 501 ocorrências de janeiro a julho de 2025, contra cinco mil 463 casos relatados no ano passado. O crime de maus tratos pode chegar até cinco anos de prisão. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da Polícia Civil, Florianópolis lidera o ranking de ocorrências de maus-tratos neste ano, com 913 casos. Segundo a Polícia Civil, é considerado crime de maus-tratos a prática de qualquer ato que cause dor ou sofrimento a animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.
O governador JORGINHO MELLO do PL assinou nesta terça-feira, um decreto que zera o ICMS de seis itens da cesta básica em Santa Catarina. A medida atinge arroz, feijão e as farinhas de trigo, milho, mandioca e arroz, que hoje pagam sete por cento de imposto estadual. A nova regra começa a valer a partir de primeiro de setembro, mas os efeitos práticos nos supermercados devem ser sentidos somente nos primeiros dez dias de outubro, quando os estoques comprados com a alíquota antiga forem substituídos. A isenção será mais vantajosa para alimentos produzidos em Santa Catarina, já que toda a cadeia produtiva, do campo ao supermercado, ficará sem a cobrança do imposto. Nos produtos trazidos de outros estados, a redução valerá apenas na etapa de venda ao consumidor final.
A atividade econômica de Santa Catarina cresceu seis virgula um por cento entre janeiro e junho de 2025, conforme dados do Banco Central divulgados nesta quarta-feira. O Índice de Atividade Econômica Regional, que é considerado uma prévia do Produto Interno Bruto, aponta que o estado segue crescendo acima da média nacional, que registrou avanço de tres virgula dois por cento no mesmo período. O resultado no período é o maior avanço do ranking nacional, ao lado do Paraná, que também registrou alta de seis virgula um. O percentual catarinense é maior do que estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O Cine Peperi promove, a partir desta quinta-feira, a Semana do Cinema. O evento, em sua Sétima Edição acontece em todas as salas do Brasil. A promoção tem objetivo democratizar o acesso as salas de cinema, com maior diversidade de público e títulos. O valor único nesta semana é de Dez Reais para sessões em 2D e 3D. Quem for ao cinema entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro pode garantir ingressos para qualquer filme em cartaz por apenas 10 reais. Nos cinemas participantes, a promoção é válida para todas as sessões em todos os horário, incluindo finais de semana.
Santa Catarina recebe a partir desta quarta-feira 62 novos profissionais do Programa Mais Médicos. Eles irão atuar na atenção primária e fortalecer as equipes de Saúde da Família em 44 municípios do Estado. No extremo-oeste, apenas Barra Bonita está na lista para receber um profissional do programa. A iniciativa integra a segunda chamada do ciclo do Mais Médicos, que levará mil 498 profissionais para 987 municípios do país. Do total, mil 446 médicos irão fazer parte das equipes de Saúde da Família.
A Associação dos criadores de suínos de Santa Catarina vai eleger, neste ano, a nova diretoria da entidade. O atual presidente, LOUZIVANIO DE LORENZI, definiu que vai buscar mais uma mandato de quatro anos a frente da entidade. Em entrevista para a Peperi, LORENZI disse que a ACCS tem 66 anos e desempenha um trabalho fundamental para organizar e defender os interesses dos produtores de suínos de Santa Catarina. Ele explicou que recebeu o apoio da diretoria e dos produtores para colocar o nome a disposição dos associados para a eleição da Associação. A eleição da nova diretoria da ACCS está marcada para o dia 10 de outubro.
A administração de São Miguel do Oeste vai lançar, hoje a tarde, uma Campanha Contra o Abandono de Animais, pelo Programa Melhor Amigo. A iniciativa terá, entre outros objetivos, tratar do tema da adoção consciente e evitar o abandono de animais pela cidade. O ato de lançamento está marcado para as duas horas da tarde no Centro Administrativo. O Programa Melhor Amigo da prefeitura tem, entre outras ações, iniciativas de apoio as entidades e ONGs que trabalham com o atendimento de animais abandonados e vítimas de maus-tratos.
O Secretário de Articulação Internacional e Projetos Estratégicos de Santa Catarina, PAULO BORNHAUSEN, estará em São Miguel do Oeste, na sexta-feira da semana que vem, para uma série de compromissos oficiais, incluindo encontros com lideranças locais, empresários e participação no primeiro Fórum Municipal da Juventude. Na parte da manhã, BORNHAUSEN fará uma exposição sobre o “Desafio estratégico ao modelo de desenvolvimento catarinense”, abordando como inovação, competitividade e sustentabilidade devem orientar as próximas decisões estruturantes do Estado. O objetivo é dialogar com empresários e lideranças locais sobre os impactos da Reforma Tributária e os caminhos para garantir a manutenção do protagonismo catarinense na economia nacional. Na parte da tarde, ele vai participar do primeiro Fórum Municipal da Juventude.
O lançamento oficial da Faismo 2025 está programado para a noite desta quinta-feira. O evento será realizado a partir das sete horas da noite com a recepção dos convidados e expositores. As sete e meia começa o protocolo. Durante o evento, serão apresentados os detalhes da programação e os shows da Faismo 2025. Após o lançamento, haverá um show com EDU FARIAS. A Faismo deste ano vai acontecer entre os dias 19 e 23 de novembro no parque de exposições Rineu Gransotto. O evento de lançamento oficial da Faismo 2025 será transmitido ao vivo pela rádio Peperi e pelo Facebook do portal da Peperi.
A Prefeitura de São Miguel do Oeste realizou, na noite desta quarta-feira, a audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual 2026-2029. Durante o encontro, o prefeito EDENILSON ZANARDI apresentou as diretrizes, objetivos e metas que vão nortear a administração municipal pelos próximos anos. Apesar de ser aberta a comunidade, o público foi composto por servidores municipais, secretários de governo, vereadores e o Conselhos das Entidades Empresariais. As sugestão apresentadas durante o evento podem ser incluídas na versão final do projeto que será enviada para apreciação da Câmara de Vereadores. O Plano Plurianual prevê ações em todas as áreas do município pelos próximos quatro anos.
Entre os principais investimentos previstos para 2026 estão obras na Educação, como o início da ampliação da crechepré-escola no Centro, reformas em ginásios de bairros e instalação de gradis metálicos em escolas. O setor de Saúde terá a continuidade das obras do Centro de Reabilitação, conclusão das UBS dos bairros Santa Rita e São Jorge, implantação de farmácia na UPA 24 horas e telemedicina. Também estão programadas obras de pavimentação em diversas comunidades do interior e o início da construção do Centro de Bem-Estar Animal. Para 2027, o plano prevê a ampliação da área industrial na Linha Emboaba, novas praças em bairros da cidade, término da pavimentação da Linha Pinheirinho, conclusão do CER e o avanço da construção da Arena Esportiva. A Educação terá a conclusão da creche do Centro, a reforma de ginásios e o equipamento do Centro de Autismo.
O PPA consolida o planejamento estratégico do município, buscando equilibrar investimentos entre infraestrutura, desenvolvimento econômico, saúde, educação, esporte, cultura e valorização dos servidores públicos. A afirmação é do prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele esteve no Peperi Entrevista de ontem e disse que uma das obras é a construção de uma arena esportiva em 2028. ZANARDI explicou que a obra deve custar cerca de 15 milhões de reais, com oito milhões garantidos pelo governo do estado e capacidade para três mil pessoas. Outra obra citada pelo prefeito é a construção de uma creche verticalizada no espaço da secretaria de educação. ZANARDI citou ainda a previsão de 20 milhões de reais em asfaltamento no interior e outros 20 milhões em vias urbanas nos próximos quatro anos.
O projeto do Capeti vai sair do papel nos próximos quatro anos. O anúncio é do prefeito EDENILSON ZANARDI. Ele disse que a licitação para o projeto já foi lançada e que o espaço será transformado em um parque ambiental. Além disso, o PPA prevê a revitalização do calçadão e do caminho da paz na rua ao lado da Gruta que será de mão única de cima para baixo com flores pelo caminho. ZANARDI também confirmou que o PPA prevê recursos para a construção de um centro de eventos para atividades culturais no município.
São Miguel do Oeste gerou 33 empregos com carteira assinada no mês de julho. O dado foi divulgado nesta semana pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho. O número é menos da metade do saldo gerado pelas empresas da cidade no mesmo mês do ano passado. Em julho de 2025, dois dos cinco setores pesquisados tiveram mais demissões do que admissões. A indústria fechou 14 empregos diretos e o agropecuário teve seis desligamento a mais do que o total de contratações. O destaque positivo foi para o setor de serviços de abriu 43 empregos formais. O comércio gerou cinco postos de trabalho no mês passado, mesmo número da construção.
O número de empregos formais nos primeiros sete meses do ano em São Miguel do Oeste teve queda de cerca de 30 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado. Neste ano, foram abertos 454 postos de trabalho com carteira assinada. Nos sete primeiros meses de 2024 a geração foi de 655 empregos. Em 2025, a indústria foi a que mais gerou empregos com saldo de 202. Já o setor de serviço teve saldo de 150 vagas entre janeiro e julho. O comércio teve 70 contratações a mais do que o total de demissões. A construção civil gerou 33 empregos. A agropecuária teve saldo negativo e fechou um posto de trabalho neste ano.
Uma residência localizada no Bairro União, em Maravilha foi atingida por um princípio de incêndio na terça-feira. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ao chegar no local, a equipe encontrou moradores utilizando mangueiras de jardim para conter as chamas que se concentravam na cozinha da casa. O fogo já havia sido controlado pelos populares, mas ainda havia riscos de novos focos. Segundo o Corpo de Bombeiros, não foram encontrados outros danos estruturais. O local foi isolado e os moradores receberam orientações de segurança. A equipe do SAMU também prestou apoio na ocorrência, mas ninguém ficou ferido.
Um trabalhador ficou ferido ao cair de um telhado na tarde de ontem no interior de Itapiranga. O acidente aconteceu por volta das três e meia na Linha Santa Fé Alta. De acordo com o Corpo de bombeiro, o homem de 36 anos trabalhava na instalação de placas solares quando perdeu o equilíbrio e sofreu uma queda de aproximadamente três metros. Ele sofreu fratura no punho esquerdo e cotovelo direito. O homem foi socorrido pelos bombeiros e encaminhado ao Hospital Sagrada Família.
Um restaurante localizado no centro de São Miguel do Oeste foi alvo de furto na madrugada desta quinta-feira. O proprietário, ROSINEI MARQUETE, conhecido como ALEMÃO, relatou que ao chegar para trabalhar encontrou a porta do estabelecimento arrombada. De acordo com as imagens das câmeras de segurança, o criminoso tentou inicialmente quebrar a porta com um tijolo. Como não conseguiu, forçou-a para fora do trilho e teve acesso ao interior do local. O alarme foi acionado, mas ainda assim o indivíduo correu até o caixa e furtou uma quantia em dinheiro que era deixada apenas para troco. Em seguida, fugiu rapidamente. A Polícia Militar foi acionada e registrou o boletim de ocorrência. Conforme informações levantadas, o mesmo suspeito pode ter tentado agir em uma loja de conveniência em outro ponto da cidade.
Uma criança de três anos foi atropelada por um veículo na manhã desta quarta-feira no interior de Palma Sola. O acidente aconteceu na linha Fogo por volta das dez e meia da manhã. De acordo com a Polícia Militar, a criança estava deitada na vida e o motorista, de 57 anos, tentou frear, mas não conseguiu evitar o atropelamento. O condutor prestou socorro, levando a vítima ao hospital em seu próprio veículo, acompanhado da mãe da criança. A vítima foi transferida para atendimento especializado em São Miguel do Oeste. O condutor permaneceu no local até a chegada da Polícia Militar.
Mais um atropelamento foi registrado na manhã de ontem em Palma Sola. De acordo com a Polícia Militar, uma mulher de 28 anos seguia em direção à creche acompanhada do filho de dois anos, quando ambos foram atropelados por um veículo. As vítimas sofreram ferimentos leves e foram socorridas pelo próprio motorista, que as conduziu imediatamente ao hospital. Durante a averiguação, os policiais constataram que o condutor do carro, um rapaz de 25 anos, não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Diante da situação, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de São Miguel do Oeste para os procedimentos legais.
A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira, a Operação Hefesto, com objetivo de desmantelar um grupo criminoso violento atuante em Maravilha. A ação é resultado de uma investigação que começou após o assassinato de um jovem de 18 anos, encontrado morto por asfixia no início do mês. Durante a apuração, a Divisão de Investigação Criminal identificou que o grupo, além do tráfico de drogas, também estaria por trás do sequestro e tortura de outro homem, mantido por cerca de duas horas dentro de um carro, sendo brutalmente agredido ele teve o rosto fraturado. Ontem, foram cumpridos mandados de prisão temporária e de busca e apreensão nas cidades de Maravilha e Pinhalzinho. Quatro pessoas foram presas durante a operação.