ÁUDIOS
Globo em Foco - Peperi - FM

Globo em foco - quarta-feira - 28 08 2024

-BRASIL TEM 632 MIL 763 CRIANÇAS NA FILA DE ESPERA POR VAGA EM CRECHE

-ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE 4,2% EM SANTA CATARINA NO PRIMEIRO SEMESTRE

-CAMPANHA SETEMBRO VERDE SERÁ LANÇADA HOJE EM BANDEIRANTE

-SEMANA DA PÁTRIA COMEÇA NESTE DOMINGO COM ACENDIMENTO DO FOGO SIMBÓLICO

-FÓRUM AGOSTO LILÁS REÚNE CERCA DE 350 MULHERES NO CLUBE COMERCIAL

-INCÊNDIO DESTRÓI DUAS RESIDÊNCIAS EM BAIRRO DE MARAVILHA

-MULHER É PRESA COM QUASE 30 QUILOS DE DROGAS EM ONIBUS NA REGIÃO

O tempo está parcialmente nublado. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 23 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Peperi, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

Pelo menos 170 pessoas morreram e mais de 200 mil estão deslocadas após semanas de inundações na Nigéria. A informação é da agência de gestão de desastres do país. O norte da Nigéria foi o mais atingido pelas inundações. Os ambientalistas atribuem, em parte, as inundações anuais do país às más infraestruturas de drenagem. Em 2022, mais de 600 pessoas morreram em inundações em todo o país, as piores registradas no país da África Ocidental em mais de uma década. As recentes inundações deixaram quase duas mil pessoas feridas e destruíram mais de mil quilômetros quadrados de terras agrícolas.

O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, abriu a possibilidade na terça-feira para novas negociações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear em rápida expansão do país. Em fala direcionada ao governo civil do Irã, ele afirmou que não há "nenhum mal" em interagir com seu "inimigo." Os comentários de KHAMENEI estabeleceram as bases para qualquer conversa sob o governo do presidente do Irã. O líder supremo também renovou seus alertas de que os Estados Unidos não são de confiança.

A organização de direitos humanos Human Rights Watch publicou nesta terça-feira uma carta dirigida aos governos de Brasil, Colômbia e México questionando suas posições sobre a crise na Venezuela. O documento, assinado por JUANITA GOEBERTUS ESTRADA, diretora da organização para as Américas, analisa a situação atual e questiona elementos que têm feito parte das iniciativas defendidas pelos três países em meio à polêmica sobre os resultados das eleições venezuelanas. Os presidentes desses três países solicitaram a publicação das atas com os resultados detalhados, mas evitaram falar em fraude.

O Brasil tem 632 mil 763 crianças na fila de espera por uma vaga em creche. Nove em cada 10 municípios brasileiros possuem crianças nessa situação. O levantamento, divulgado nesta terça-feira, foi elaborado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação e pelo Ministério da Educação. Todos os cinco mil 569 municípios e o Distrito Federal responderam à pesquisa, que foi realizada entre os meses de junho e agosto deste ano. O sudeste tem a maior fila com 212 mil 571 crianças. No sul, 123 mil 319 estão na fila de espera. O levantamento aponta ainda que 78 mil 237 crianças entre 4 e 6 anos não frequentam a pré-escola no Brasil. Dessas, metade é por falta de vagas.

Por dia, o Brasil registrou ao menos mil 981 focos de incêndio em agosto, segundo dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A média é o resultado total de 51 mil 527 focos notificados no mês, o maior índice desde setembro de 2022, quando foram registrados 60 mil 313. Atualmente, algumas regiões do país enfrentam uma onda de queimadas, entre elas o interior de São Paulo, Amazônia e Pantanal. Segundo um levantamento feito pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, nos últimos cinco anos, incêndios florestais causaram danos de pelo menos um bilhão 350 milhões de reais no setor privado e 13 milhões para área pública, além de afetar cinco milhões de pessoas. Pecuária, assistência médica e segurança pública foram os setores mais atingidos.

O governo federal publicou nesta quarta-feira um decreto com regras para o alistamento militar feminino voluntário no Brasil. Hoje, as Forças Armadas só recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. São cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo. O alistamento aos 18 anos, no entanto, ainda é restrito aos homens – convocados ou voluntários. As novas regras permitem que mulheres também se voluntariem nessa idade. Pelo decreto, o serviço militar feminino será para as mulheres que se apresentarem voluntariamente para o recrutamento, que compreende as etapas de alistamento, seleção e incorporação.

Santa Catarina é o terceiro Estado do Brasil com maior número de bilionários. Um levantamento da Forbes Brasil aponta que dois em cada cinco bilionários do país são paulistas. O estado concentra 97 dos 239 mais ricos do país. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, com 36 ultrarricos. Santa Catarina é o terceiro estado brasileiro com mais bilionários, somando 34 participantes da Lista Forbes 2024, 14 por cento do total de bilionários do país. O número de ricaços catarinenses é equivalente aos super ricos dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais somados. O ranking 2024 de bilionários da Forbes traz 34 catarinenses, um a menos do que no ano passado, além do patrimônio somado de quase 140 bilhões de reais.

O governador JORGINHO MELLO participou nesta terça-feira, em Brasília, do “Santa Catarina Day”. O evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura, reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios e avanços na infraestrutura de transportes. O governador ressaltou a relevância da Infraestrutura de transportes para impulsionar a competitividade catarinense e destacou que Santa Catarina é o único estado brasileiro a contar com uma Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Na ocasião, o governador assinou a autorização para a abertura de licitação de projeto para a reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna; assinou ainda um Plano Estadual de Logística e Transporte com a União; e homologação de licitação da atualização do projeto de dragagem a montante de Itajaí.

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu quatro virgula dois por cento no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho catarinense medido pelo IBC-BR, indicador do Banco Central, foi o dobro do registrado na média nacional que ficou em dois virgula um. Considerando-se apenas o mês de junho, a economia de Santa Catarina teve incremento de quatro vírgula quatro por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o país registrou aumento de três virgula dois. Considerando os grandes setores econômicos, a indústria catarinense teve crescimento de cinco virgula dois; o comércio ampliado avançou sete virgula dois e o setor de serviços cresceu cinco virgula seis por cento no acumulado dos seis primeiros meses do ano.

O município de Belmonte está em alerta após a confirmação de três casos de raiva em bovinos, registrados em comunidades próximas ao rio Famoso. Outras seis suspeitas estão sendo investigadas. Diante desse cenário, a Secretaria de Saúde e a Cidasc convocaram a população para um encontro nesta sexta-feira na Câmara de Vereadores. O evento começas as duas da tarde e tem o objetivo de apresentar um relatório sobre a situação e orientar os produtores sobre os cuidados necessários, especialmente na manipulação de animais doentes ou suspeitos. A preocupação é com o aumento dos casos, já que a raiva é uma doença neurológica grave, que pode afetar todos os mamíferos, inclusive seres humanos.

A Epagri de Bandeirante realizou, na manhã de hoje a vigésima primeira edição do Seminário de crédito fundiário. O evento reuniu as famílias que adquiriram áreas pelo antigo Banco da Terra e pelos programas mais recentes do governo federal para esse fim. De acordo com o extensionista rural da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA, o encontro teve o objetivo de levar informações e apoiar as famílias atendidas pelo programa. Em cerca de 20 anos, aproximadamente 70 famílias de Bandeirante compraram áreas rurais com recursos financiados pelo governo. O encontro desta quarta-feira teve duas palestras: uma sobre ergonomia e os riscos de acidente no campo e outra sobre gestão e planejamento da propriedade.

Além do seminário de crédito rural pela parte da manhã, Bandeirante terá mais um evento ligado a agricultura nesta quarta-feira. Daqui a pouco, a partir da uma e meia, ocorre o lançamento da Campanha Setembro Verde. O evento está programado para o centro de múltiplo uso. De acordo com o extensionista rural da Epagri, JOSÉ CLÓVIS MOREIRA, a campanha quer estimular os agricultores a produzirem alimentos saudáveis e a população em geral a assumir hábitos alimentares que levem a uma vida saudável. Outra proposta é discutir a importância do consumo consciente, evitando o consumismo excessivo que pode provocar consequências ambientais e econômicas. A iniciativa prevê uma série de ações de conscientização ao longo deste mês.

A primeira edição do Fórum Agosto Lilás reuniu cerca de 350 mulheres na tarde desta terça-feira, no Clube Comercial, em São Miguel do Oeste. De acordo com a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, SANDRA CARDOSO, o objetivo foi discutir o contexto que envolve os casos de violência contra a mulher e as ações de prevenção e atendimento das vítimas. O cronograma contou com credenciamento, cerimônia de abertura com pronunciamento de autoridades e roda de conversa com a rede de atendimento à mulher vítima de violência. O evento desta terça-feira foi a principal atividade do Agosto Lilás no município.

O ponto alto do Fórum Agosto Lilás foi a Roda de Conversa que contou com a participação de representantes do COMDIM, CREAS, OAB Por Elas, Rede Catarina e da DPCAMI. O Fórum teve a participação da secretária de Assistência Social, LORENI COMEL, da procuradora geral do Município, LUÍSA CASSOL, da vereadora Maria Tereza Capra, do promotor da Promotoria de Justiça, FELIPE BRUGGEMANN e da presidente do COMDIM, SANDRA CARDOSO, além de mulheres integrantes de entidades diversas e atendidas pela Assistência Social. Durante o evento, ainda foi destacada a importância da efetivação das denúncias para intervenções da rede de atendimento, por meio dos canais e denúncia para qualquer situação de violência contra a mulher.

Começou nesta semana a cobrança pelas vagas na área ampliada do estacionamento rotativo no centro da cidade. De acordo com o gestor do Estacionamento Rotativo, RONEI OLIVEIRA, a área azul foi estendida para a rua Almirante Barroso, nos fundos do colégio São Miguel, entre a Marcilio Dias e a Rui Barbosa. Ele explicou que a decisão de ampliar o rotativo atende ao pedido formulado pelos comerciantes locais. A cobrança do estacionamento nesse local começou na segunda-feira, depois de um período de adaptação para os usuários. OLIVEIRA comentou que apesar da orientação, os agentes emitiram diversas notificações para usuários que locaram as vagas.

A Câmara de vereadores de São Miguel do Oeste realizou, nesta terça-feira, uma audiência pública para debater projetos de lei complementar que alteram as leis que compõem o Plano Diretor Municipal. As proposta estão tramitando no Poder Legislativo e os vereadores decidiram promover a audiência para ouvir a comunidade a respeito das alterações. Participaram do encontro representantes de diversos segmentos da sociedade, em especial de empresas da construção civil e de loteamentos, entre outras pessoas interessadas no tema. Os participantes questionaram os autores dos projetos de lei sobre pontos das propostas e suas aplicações na prática.

Cinco projetos de lei foram discutidos durante a audiência pública desta terça-feira na câmara de vereadores. Uma das proposta dispõe sobre a proibição da exigência de doação de área pública no parcelamento do solo na forma de desmembramento. Outro projeto trata do Plano de Rotas Acessíveis e Plano de Mobilidade e Acessibilidade. O terceiro projeto em debate versa sobre alterações das normas do Parcelamento do Solo, desmembramento e infraestrutura básica. As outras propostas tratam sobre áreas no perímetro urbano sem definição de zoneamento. Os projetos devem ser votados em sessões futuras da Câmara. Todos as matérias estão disponíveis no site do legislativo.

O Hospital CasaVitta Santé realizou o primeiro procedimento pelo Sistema Único de Saúde após a contratualização com Secretaria de Estado da Saúde neste mês. A intervenção ocorreu em uma paciente de 80 anos residente no município de Modelo. O contrato firmado entre o hospital e a Secretaria prevê a realização de 75 cirurgias por mês. Em julho deste ano, o secretário de Estado da Saúde, DIOGO DEMARCHI, visitou a unidade com o objetivo de conhecer a infraestrutura e discutir ações para aumentar a oferta de cirurgias eletivas e a abertura de novos leitos na região. O secretário disse que a realização de cirurgias eletivas é um passo fundamental para atender as demandas da população.

O contrato entre o Hospital Casa Vitta Santé e a Secretaria de saúde prevê a realização de 75 cirurgias por mês, incluindo 40 urológicas, 20 nas vias aéreas superiores como face, cabeça e pescoço, e 15 no aparelho digestivo. O valor mensal repassado pela Secretaria estadual será de 152 mil sendo 25 mil como incentivo do Programa de Valorização dos Hospitais. A diretora do Hospital, PAULA CORRÊA, destacou que a realização do primeiro procedimento pelo SUS é um marco para a instituição. Os atendimentos via sistema único de saúde no Casa Vitta também vai contribuir para desafogar os serviços prestados no Hospital Regional que é a unidade referência SUS para o extremo-oeste.

O desfile de Sete de Setembro está confirmado para a rua Marcilio Dias. A informação é do secretário de Cultura, MOACIR TOMAZEL. Em entrevista para a Peperi, ele explicou que o desfile será apenas com a participação de instituições militares, como o Décimo quarto Regimento de Cavalaria Mecanizado. De acordo com TOMAZEL, o desfile começa no cruzamento com a avenida Getúlio Vargas e segue em direção a prefeitura. No dia sete, a rua Marcilio Dias será fechada e a população poderá acompanhar o desfile a partir das oito horas. As autoridades ficarão em frente a prefeitura para assistir a passagem dos militares.

A programação da Semana da Pátria também vai sofrer alterações por conta das obras de manutenção do telhado da rua coberta na praça Walnir Botaro Daniel. De acordo com o secretário de Cultura, MOACIR TOMAZEL, as atividades começam no dia primeiro de setembro com o fogo simbólico da pátria sendo levado do décimo quarto RCMEC para o pátio da prefeitura. Neste ano, a chama da pátria ficará na rua Marcílio Dias e não na praça como ocorria em outros anos. Entidades e escolas vão se revezar na guarda do fogo simbólico até o final da tarde do dia sete de setembro. O desfile, como já foi divulgado, também será na rua Marcilio Dias.

A abertura dos festejos da Semana da Pátria será neste domingo, às sete e 20 da manhã, no décimo quarto RCMec, com solenidade militar e condução do fogo simbólico até a prefeitura. A chegada está prevista para às oito horas quando será realizado o acendimento da pira pelo prefeito. Em seguida, será feito o hasteamento das bandeiras, execução do hino nacional e hora cívica, a cargo da Escola Cívico Militar Professor Jaldyr Bhering Faustino da Silva. Todos os dias, de primeiro a sete de Setembro, será realizado o hasteamento das bandeiras e horas cívicas a partir das oito da manhã, e o arriamento das bandeiras às seis da tarde. Durante todo o período haverá a guarda do fogo simbólico em forma de revezamento, com o envolvimento de diversas entidades e instituições do município.

Um homem com mandado de prisão por tráfico de drogas foi preso nesta terça-feira em Itapiranga. A ordem judicial foi cumprida por volta das cinco horas da tarde pela Polícia Militar. O mandado foi expedido pela Comarca de Itapiranga para um homem de 32 anos envolvido com o crime de tráfico de drogas. Ele foi localizado pela PM e encaminhado para o Presídio em São Miguel do Oeste.

A Polícia Militar de Maravilha recuperou um veículo com registro de furto nesta terça-feira no município. Na manhã de ontem, uma guarnição de serviço, visualizou o carro que havia sido furtado na madrugada de segunda feira. O furto ocorreu no bairro São José. Os policiais abordaram o carro no centro da cidade e confirmaram o crime. O veículo foi apreendido e o motorista, um homem de 32 anos, foi detido e levado para a delegacia de polícia.

Duas residências foram destruídas em um incêndio no começo da noite de ontem em Maravilha. O fato aconteceu por volta das sete horas na rua Pastor Arnaldo Class, Bairro Bela Vista. O incêndio de grandes proporções atingiu uma casa e as chamas estavam colocando em risco outras três residências.Os bombeiros levaram cerca de uma hora e meia para combater o fogo. Não havia ninguém nas residências na hora do sinistro. O local foi isolado para perícia e as causas do incêndio ainda não foram confirmadas oficialmente.

Um homem ficou ferido em um acidente de transito no final da manhã desta terça-feira na SC 163. O condutor de um Jetta de Itapiranga saiu da pista e capotou. O acidente aconteceu por volta das 11 e meia nas proximidades da comunidade de Linha São Vendelino, interior de Iporã do Oeste. O veículo foi parar no meio de uma lavoura. O ocupante do carro, um homem de 49 anos relatou dores na região anterior e lateral esquerda do tórax, com suspeita de fratura de costela. Ele foi socorrido pelos bombeiros e levado para o Hospital Nossa Senhora das Mercês.

Um acidente envolvendo um Fiat Mobi e uma Yamaha Lander deixou um motociclista ferido na manhã desta quarta-feira na SC-163. A colisão aconteceu por volta das seis e 20 no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros ao motociclista que foi encaminhado ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso com escoriações e ferimentos leves. O condutor do carro saiu ileso. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste esteve no local para realizar os procedimentos necessários e o trânsito ficou lento até a liberação completa da via.

A Polícia Civil prendeu uma moça de 19 anos com 29 quilos de drogas na última segunda-feira no contorno viário Armindo Ecker em São Lourenço do Oeste. Ela estava transportando a droga e um ônibus de linha que fazia o trajeto entre a Região Norte do Brasil e o Estado do Rio Grande do Sul. O veículo foi abordado em uma barreira da da "Operação Protetor de Divisas e Fronteiras". Os Cães da Polícia Civil de Xanxerê indicara a existência de entorpecente em uma mala no compartimento de bagagens do coletivo. Outro volume de drogas foi encontrado na bagagem de mão da passageira. No total, foram apreendidos quase 25 quilos de maconha e quatro quilos de "skunk", conhecido como "supermaconha". A passageira foi presa e levada para a Delegacia de Investigação Criminal de São Lourenço do Oeste.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.