ÁUDIOS
Globo em Foco - Itapiranga - FM

Globo em foco Itapiranga - 28/08/2024

GLOBO EM FOCO – 28/08/24

-BRASIL TEM 632 MIL 763 CRIANÇAS NA FILA DE ESPERA POR VAGA EM CRECHE

-ATIVIDADE ECONÔMICA CRESCE 4,2% EM SANTA CATARINA NO PRIMEIRO SEMESTRE

-FESTIVAL DA CANÇÃO DE ITAPIRANGA REÚNE 35 CALOUROS

-CORTE DE VEGETAÇÃO É A MAIOR DEMANDA DA POLÍCIA AMBIENTAL

-EPAGRI COMPLETA 60 ANOS DE EXTENSÃO RURAL EM ITAPIRANGA

-SJO POSSUI ALTA ADESÃO NA NOTA ELETRÔNICA DE PRODUTOR RURAL

-INCÊNDIO DESTRUIU DUAS CASAS EM MARAVILHA

-CONDUTOR SOFRE FERIMENTOS EM SAÍDA DE PISTA NA SC-163

O Tempo em Itapiranga apresenta-se nublado. A previsão para as próximas é de sol entre nuvens. Nas últimas horas, a mínima foi de 10 graus. A máxima pode chegar a 23 graus.

De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado em cinco reais e 49 centavos. O euro está valendo seis reais e 14 centavos. O peso está cotado em 0,0057 centavos.

Pelo menos 170 pessoas morreram e mais de 200 mil estão deslocadas após semanas de inundações na Nigéria. A informação é da agência de gestão de desastres do país. O norte da Nigéria foi o mais atingido pelas inundações. Os ambientalistas atribuem, em parte, as inundações anuais do país às más infraestruturas de drenagem. Em 2022, mais de 600 pessoas morreram em inundações em todo o país, as piores registradas no país da África Ocidental em mais de uma década. As recentes inundações deixaram quase duas mil pessoas feridas e destruíram mais de mil quilômetros quadrados de terras agrícolas.

O líder supremo do Irã, o aiatolá ALI KHAMENEI, abriu a possibilidade na terça-feira para novas negociações com os Estados Unidos sobre o programa nuclear em rápida expansão do país. Em fala direcionada ao governo civil do Irã, ele afirmou que não há "nenhum mal" em interagir com seu "inimigo." Os comentários de KHAMENEI estabeleceram as bases para qualquer conversa sob o governo do presidente do Irã. O líder supremo também renovou seus alertas de que os Estados Unidos não são de confiança.

A organização de direitos humanos Human Rights Watch publicou nesta terça-feira uma carta dirigida aos governos de Brasil, Colômbia e México questionando suas posições sobre a crise na Venezuela. O documento, assinado por JUANITA GOEBERTUS ESTRADA, diretora da organização para as Américas, analisa a situação atual e questiona elementos que têm feito parte das iniciativas defendidas pelos três países em meio à polêmica sobre os resultados das eleições venezuelanas. Os presidentes desses três países solicitaram a publicação das atas com os resultados detalhados, mas evitaram falar em fraude.

O Brasil tem 632 mil 763 crianças na fila de espera por uma vaga em creche. Nove em cada 10 municípios brasileiros possuem crianças nessa situação. O levantamento, divulgado nesta terça-feira, foi elaborado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Educação e pelo Ministério da Educação. Todos os cinco mil 569 municípios e o Distrito Federal responderam à pesquisa, que foi realizada entre os meses de junho e agosto deste ano. O sudeste tem a maior fila com 212 mil 571 crianças. No sul, 123 mil 319 estão na fila de espera. O levantamento aponta ainda que 78 mil 237 crianças entre 4 e 6 anos não frequentam a pré-escola no Brasil. Dessas, metade é por falta de vagas.

Por dia, o Brasil registrou ao menos mil 981 focos de incêndio em agosto, segundo dados do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. A média é o resultado total de 51 mil 527 focos notificados no mês, o maior índice desde setembro de 2022, quando foram registrados 60 mil 313. Atualmente, algumas regiões do país enfrentam uma onda de queimadas, entre elas o interior de São Paulo, Amazônia e Pantanal. Segundo um levantamento feito pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, nos últimos cinco anos, incêndios florestais causaram danos de pelo menos um bilhão 350 milhões de reais no setor privado e 13 milhões para área pública, além de afetar cinco milhões de pessoas. Pecuária, assistência médica e segurança pública foram os setores mais atingidos.

O governo federal publicou nesta quarta-feira um decreto com regras para o alistamento militar feminino voluntário no Brasil. Hoje, as Forças Armadas só recebem mulheres em seus quadros a partir dos cursos de formação de suboficiais e oficiais. São cargos de nível superior, como médicas, engenheiras e coordenadoras de tráfego aéreo. O alistamento aos 18 anos, no entanto, ainda é restrito aos homens – convocados ou voluntários. As novas regras permitem que mulheres também se voluntariem nessa idade. Pelo decreto, o serviço militar feminino será para as mulheres que se apresentarem voluntariamente para o recrutamento, que compreende as etapas de alistamento, seleção e incorporação.

Santa Catarina é o terceiro Estado do Brasil com maior número de bilionários. Um levantamento da Forbes Brasil aponta que dois em cada cinco bilionários do país são paulistas. O estado concentra 97 dos 239 mais ricos do país. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, com 36 ultrarricos. Santa Catarina é o terceiro estado brasileiro com mais bilionários, somando 34 participantes da Lista Forbes 2024, 14 por cento do total de bilionários do país. O número de ricaços catarinenses é equivalente aos super ricos dos estados do Rio Grande do Sul e Minas Gerais somados. O ranking 2024 de bilionários da Forbes traz 34 catarinenses, um a menos do que no ano passado, além do patrimônio somado de quase 140 bilhões de reais.

O governador JORGINHO MELLO participou nesta terça-feira, em Brasília, do “Santa Catarina Day”. O evento, promovido pela Frente Parlamentar Mista de Portos e Aeroportos e o Instituto Brasileiro de Infraestrutura, reuniu especialistas e autoridades para discutir os desafios e avanços na infraestrutura de transportes. O governador ressaltou a relevância da Infraestrutura de transportes para impulsionar a competitividade catarinense e destacou que Santa Catarina é o único estado brasileiro a contar com uma Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias. Na ocasião, o governador assinou a autorização para a abertura de licitação de projeto para a reestruturação do canal de acesso ao Porto de Laguna; assinou ainda um Plano Estadual de Logística e Transporte com a União; e homologação de licitação da atualização do projeto de dragagem a montante de Itajaí.

A atividade econômica de Santa Catarina cresceu quatro virgula dois por cento no primeiro semestre de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. O desempenho catarinense medido pelo IBC-BR, indicador do Banco Central, foi o dobro do registrado na média nacional que ficou em dois virgula um. Considerando-se apenas o mês de junho, a economia de Santa Catarina teve incremento de quatro vírgula quatro por cento em relação ao mesmo mês do ano anterior, enquanto o país registrou aumento de três virgula dois. Considerando os grandes setores econômicos, a indústria catarinense teve crescimento de cinco virgula dois; o comércio ampliado avançou sete virgula dois e o setor de serviços cresceu cinco virgula seis por cento no acumulado dos seis primeiros meses do ano.

Festival da Canção Municipal irá reunir 35 calouros hoje no Complexo Oktober. O evento terá início às 19 horas no Pavilhão A do Complexo Oktober. Serão 35 alunos divididos em quatro categorias. Conforme a integrante do apoio pedagógico da Secretaria de Educação, CÍNTIA KLEIN, a escolha de ser dentro do pavilhão se deu pela previsão de frio na noite desta quarta-feira. Ela menciona que está sendo tudo organizado para receber os alunos. A banda que estará prestando apoio aos calouros será a banda APK, muito renomada em festivais. Serão quatro categorias, divididas entre os alunos do primeiro, segundo e terceiro ano na primeira categoria. Já a segunda categoria terá calouros do quarto, quinto e sexto ano. A categoria três terá alunos do sétimo, oitavo e nono ano, todos do ensino fundamental. A quarta categoria terá os estudantes do ensino médio.

Alunos escolhem as músicas para suas performances no festival da canção de Itapiranga. Conforme a integrante do apoio pedagógico da Secretaria de Educação, CÍNTIA KLEIN, os alunos definem seus ritmos musicais. Ela destaca a empolgação dos alunos ao estarem disputando a competição. As premiações serão iguais para todas as categorias, com o primeiro colocado conquistando 300 reais e um troféu. O segundo colocado irá receber 200 reais e um troféu. Já o terceiro, recebe 150 reais e um troféu. CÍNTIA comenta que a expectativa de público é alta, com os familiares dos integrantes prestigiando o evento.

Corte ilegal de vegetação é a principal demanda da Polícia Militar Ambiental. A informação é do Comandante da Polícia Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI. Ele menciona que está em vigor a operação mata atlântica, que visa acabar com o corte irregular de vegetação. De acordo com o Comandante, as guarnições recebem os alertas de um sistema que identifica pontos de desmatamento, se deslocando até o local para verificar se existe o licenciamento para o corte das árvores. Ele explica que quando não tem documentação, os infratores recebem multas e precisam reflorestar a área. MINUSCOLI explica que operação visa conscientizar a população de que não se deve desmatar as florestas. Segundo ALCENIR MINUSCOLI, em todos os 33 municípios de abrangência da Polícia Militar Ambiental no Extremo Oeste, o corte ilegal da vegetação é a principal demanda, com a população não seguindo as legislações.

O Comandante da Polícia Militar Ambiental, ALCENIR MINUSCOLI destaca ainda a operação caça, que ocorreu entre os meses de maio e agosto em todo o estado. De acordo com ele, as ocorrências são complexas, com muita dificuldade para realizar apreensões. MINUSCOLI explica que até a guarnição chegar ao local da denúncia, os infratores já saíram, principalmente por serem locais de difícil acesso. Segundo ele, o trabalho é realizado com a inteligência da Polícia Militar para antecipar e identificar este tipo de crime. Ele destaca que neste ano existiu uma pequena redução nas denúncias, gerando uma conscientização entre a população.

O Seescop em conjunto com as cooperativas afiliadas da Alfa Alimentos está realizando há vários anos no Estado de Santa Catarina, o programa de Formação de Mulheres e Jovens Cooperativistas. Conforme o palestrante e cooperativista JOÃO BATISTA SCHNEIDERS, o programa tem por objetivo promover a sustentabilidade da cooperativa, do cooperativismo e a valorização da mulher e do jovem, por meio da Educação Cooperativista e do aprimoramento dos conhecimentos necessários à promover uma melhor organização e participação das mulheres no quadro social da cooperativa e na comunidade onde atuam. SCHNEIDERS frisa que a formação visa ainda capacitar as mulheres para que as mesmas possam ter uma visão do seu papel dentro das atividades que desenvolvem nas cooperativas, e em cargos de liderança nas comunidades conselhos fiscais e de administração, entre outros.

A formação está fundamentada em seis eixos temáticos principais, sendo a Educação Cooperativista, Desenvolvimento Interpessoal, Liderança Feminina, Orçamento Familiar, Oratória e Organização do Núcleo Feminino. O Programa desenvolvido pela Sescoop também tem o foco voltado aos jovens cooperativistas, com o intuito de repassar aos participantes a importância do empreendedorismo nas empresas e propriedades rurais da região. Por meio da educação cooperativista, o programa tem como intuito que os jovens adquiram conhecimentos para tomada de decisões, façam uma reflexão profunda sobre seu papel na sociedade e se capacitem como lideranças. Além disso, trata-se de uma estratégia de desenvolvimento comunitário, de sustentabilidade e perpetuação do cooperativismo.

O palestrante JOÃO BATISTA SCHNEIDERS enfatiza que o programa de Formação de Mulheres e Jovens Cooperativistas conta com um corpo técnico de professores e técnicos especializados nos assuntos e é realizado em duas etapas, sendo a formação modular e formação continuada. Ao todo, a formação modular no formato presencial é composta de uma sensibilização e conteúdo programático, subdivididos em módulos obrigatórios estabelecidos pelo SESCOOP/SC, com carga horária máxima de 106 horas/aula. O programa possibilita ainda sua execução de maneira online, contendo os módulos obrigatórios com carga horária total de 70 horas/aula.

Epagri completa 60 anos de extensão rural em Itapiranga. A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural surgiu somente em 1991, porém trabalhos semelhantes antecederam a presença da Epagri. Conforme o Agrônomo e extensionista rural, MARCELO ROHDEN, a Acaresc teve trabalho pioneiro na extensão rural em Santa Catarina e foi uma das empresas que deram origem à Epagri. A implantação do escritório da Acaresc em Itapiranga ocorreu em 1964 e está completando 60 anos de extensão rural no município. ROHDEN menciona que foi um trabalho pioneiro em métodos de difusão agropecuária, técnicas de conservação do solo, estimulando a introdução de equipamentos agrícolas modernos para a época e a educação para jovens e mulheres agricultoras.

O extensionista considera que a contribuição da Epagri é significativa para o desenvolvimento de novas técnicas e o aumento da produção agrícola em diversas áreas. Segundo MARCELO ROHDEN, é preciso manter a evolução diante de um cenário de alta competividade. Para o extensionista da Epagri, as novas técnicas possibilitaram avanços em projetos de sustentabilidade na produção agrícola. Conforme MARCELO ROHDEN, a prioridade está na entrega de informações técnicas com imparcialidade, sem interesse comercial, buscando tecnologias que contribuem com o agro. O extensionista lembra que Itapiranga possui mais de mil e 200 produtores rurais, sendo que a Epagri conta apenas com três funcionários, um quadro limitado de profissionais, porém com programas significativos em operação.

O trabalho da Epagri tem várias marcas significativas. O agrônomo cita como exemplos os Programas de Microbacias e SC Rural e ainda com possibilidade do SC Rural dois visando fortalecer as parcerias e maior amparo aos produtores rurais. MARCELO ROHDEN lembra que, em 1990, foi decretado o fim da Acaresc, ao promover-se sua fusão com outras entidades para fundar a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Difusão de Tecnologia, a Epagri. Segundo ROHDEN, a instalação da Acaresc, há 60 anos foi em decorrência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico em busca de técnicas de produção com inovações aos produtores rurais, resultando em avanços significativos nas áreas econômicas, ambiental e social. O extensionista avalia que o agronegócio fica mais forte e competitivo a partir de políticas públicas eficientes atendendo as demandas.

São João do Oeste está próximo de totalizar o sistema online na emissão de notas de produtor rural. Município é referência há vários anos na antecipação do uso do modelo eletrônico. Conforme a diretora do movimento econômico de São João do Oeste, a impressora de notas está praticamente aposentada. TATIELE REINEHR salienta que o município realizou diversas campanhas e os produtores rurais aderiram logo de inicio ao sistema eletrônico. Segundo ela a prorrogação dos prazos ocorreu por diferentes motivos, porém São João do Oeste já poderia estar 100 das emissões na emissão de notas online. A migração para a Nota Fiscal eletrônica de produtor rural foi acompanhada pelo setor da fazenda estadual no município. TATIELE menciona que a internet não tem sido problema para os agricultores.

Uso da Nota Eletrônica de Produtor Rural facilita rotina dos agricultores. Alguns entraves ocorrem devido à dificuldade que as pessoas de mais idade enfrentam para manusear aparelho celular ou notebook, porém estes casos são bem restritos. Conforme TATIELE REINEHR, o novo prazo estabelecido para migração é dois de janeiro de 2025. São João do Oeste possui mil 250 blocos ativos e todos que possuem movimentação frequente já estão no sistema online. Produtores que ainda utilizam o modelo de papel, possuem baixa movimentação. TATIELE demonstra tranquilidade com a situação que o município está em relação ao uso de nota eletrônica.

Incêndio destruiu duas casas em Maravilha. A ocorrência de grandes proporções mobilizou o Corpo de Bombeiros na noite desta terça-feira, por volta das 19 horas, no Bairro Bela Vista, em Maravilha, onde encontraram duas casas em chamas e outras três em risco. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo já havia se espalhado por duas residências quando as equipes chegaram ao local. Com as chamas intensas ameaçando outras edificações, os bombeiros montaram duas linhas de combate e iniciaram o resfriamento das casas próximas, levando cerca de uma e 30 minutos para controlar a situação. O rescaldo do incêndio durou mais duas horas. Na operação, foram utilizados 20 mil litros de água. O SAMU também esteve presente para dar apoio. Não havia ninguém nas residências no momento do incêndio, e felizmente, não houve vítimas. A área foi isolada para investigação e perícia.

Homem é preso por tráfico de drogas em Itapiranga. A Polícia Militar cumpriu na tarde desta terça-feira, por volta das 17 horas, um mandado de prisão em Itapiranga. O mandato expedido pela Comarca de Itapiranga pedia a prisão de um homem de 32 anos, por tráfico de drogas. Ele foi preso e encaminhado ao Presídio de São Miguel do Oeste.

Motociclista fica ferido em colisão com carro na SC-163 em São Miguel Oeste. A ocorrência foi registrada por volta das seis horas e 20 minutos desta quarta-feira, na SC 163, no bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste. A colisão envolveu um Fiat Mobi e uma Yamaha Lander. O Corpo de Bombeiros prestou os primeiros socorros ao motociclista, que foi encaminhado ao Hospital Regional Teresinha Gaio Basso com escoriações e ferimentos leves. O condutor do carro saiu ileso. A Polícia Militar Rodoviária de Iporã do Oeste esteve no local.

Jovens ficam feridos em acidente entre carro e moto em Itapiranga. O acidente ocorreu no final da tarde desta terça-feira, por volta das 17 horas, na SC 163, próximo a entrada de linha Chácara. A colisão envolveu um carro e uma motocicleta. Na moto, o condutor, um homem de 19 anos apresentava algumas escoriações no braço direito. A caroneira, uma adolescente de 15 anos, também apresentava escoriações no braço direito. Além de alguns ferimentos no joelho direito e o pulso pouco alterado. Eles foram encaminhados ao hospital de Itapiranga.

Condutor sofre ferimentos em saída de pista seguida de capotamento na SC-163. A guarnição do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste foi acionada próximo ao meio dia de ontem. Foi uma saída de pista seguida de capotamento na SC-163, próximo à comunidade de Linha São Vendelino, interior de Iporã do Oeste. O veículo Jetta, com placas de Itapiranga estava capotado em meio à uma lavoura. O ocupante do carro, um homem de 49 anos encontrava-se fora do veículo. A vítima apresentava palidez e relatava dores no tórax, com suspeita de fratura de costela. Após avaliação, o condutor foi encaminhado para o Hospital Nossa Senhora das Mercês. As causas do acidente não foram informadas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.