ÁUDIOS
Globo em Foco - Oeste - FM

Globo em Foco Oeste 28-08-2020 Sexta-feira

-JUSTIÇA AFASTA WITZEL DO CARGO DE GOVERNADOR DO RIO DE JANEIRO

-JOÃO AMIN VAI PRESIDIR COMISSÃO QUE VAI ANALISAR IMPEACHMENT DE MOISÉS

-ACISJO REGISTRA SALDO POSITIVO EM PROMOÇÃO DE INCENTIVO A COMPRA LOCAL

-BANCADA DO OESTE COBRA RECURSOS NO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA RECUPERAÇÃO DAS RODOVIAS

-COMUNIDADE PODE CONTRIBUIR COM DOAÇÕES PARA BAZAR EM PROL DA SOFIA HELENA

-VETERINÁRIO CHAMA ATENÇÃO PARA CUIDADOS COM SAÚDE BUCAL EQUINA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

-RAPAZ FICA FERIDO EM COLISÃO TRASEIRA DE CARRO E MOTO

-BOMBEIROS COMBATEM DOIS INCÊNDIOS NAS ÚLTIMAS HORAS


O tempo é de..... A previsão para as próximas horas é de sol. A temperatura pode chegar a 33 graus. A mínima das últimas horas foi de 14 graus. Agora, na Central de Jornalismo da Rádio Oeste FM, ... graus. Umidade relativa do ar ... por cento.


De acordo com o Banco Central, o dólar está cotado a cinco reais e 50 centavos. O euro está valendo seis reais e 54 centavos. Já o peso argentino está cotado a sete centavos.


O primeiro-ministro do Japão, SHINZO ABE, anunciou nesta sexta-feira que deixará o cargo por motivos de saúde. O premiê, porém, permanecerá exercendo suas funções até que o seu substituto seja nomeado. ABE, de 65 anos, afirmou que voltou a sofrer recentemente de colite ulcerosa crônica, uma doença inflamatória intestinal não curável, que o forçou a renunciar em seu primeiro mandato entre 2006 e 2007.ABE afirmou que está "profundamente triste" por deixar o posto um ano antes da data prevista.


Quase cinco mil e 800 pessoas suspeitas de delitos penais relacionados com a Covid-19, como fraudes ou até homicídios, foram detidas na China desde janeiro, informou a Justiça nacional. Algumas são acusadas de organizar arrecadação de fundos enganosas, venda de equipamentos médicos com defeito, declarações falsas sobre sua saúde ou de ocultar descolamentos. O comunicado não informa quantas pessoas continuam detidas nem quantas foram condenadas. A China praticamente controlou a epidemia em seu território. Nos últimos dias o país não registrou nenhum caso de origem local.


O presidente dos Estados Unidos, DONALD TRUMP, aceitou formalmente a candidatura a reeleição nesta quinta-feira, no encerramento da Convenção Nacional do Partido Republicano. O discurso de maneira oficial abriu a corrida pela Casa Branca, com as eleições americanas marcadas para novembro. TRUMP ofereceu orações às vítimas do furacão Laura, que causou estragos no estado da Louisiana nesta quinta, e disse que visitaria a região atingida nos próximos dias.Ele também chamou JOE BIDEN de 'fraco' e disse que 'China será dona' dos Estados Unidos se rival vencer eleição.


O Superior Tribunal de Justiça determinou, nesta sexta-feira, o afastamento imediato, inicialmente por seis meses, do governador WILSON WITZEL do PSC do cargo por irregularidades em contratos na saúde. O governador e outras oito pessoas, incluindo a primeira-dama HELENA WITZEL, também foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República por corrupção. Não há ordem de prisão contra o governador. As diligências foram autorizadas pelo ministro do Superior Tribunal de Justiça, BENEDITO GONÇALVES. O pastor EVERALDO, presidente Nacional do PSC, foi preso na operação. No total, são 17 mandados de prisão, sendo 6 preventivas e 11 temporárias, e 72 de busca e apreensão.


O número de homicídios no Brasil caiu em 2018, quando foram registrados 57 mil 957 assassinatos. A taxa é de 27 vírgula oito mortos para cada grupo de cem mil habitantes. É o menor nível de assassinatos em quatro anos e queda de 12 por cento em relação a 2017. Do total de vítimas, 75 por cento são negros. A taxa de homicídios entre negros aumentou 11 e meio por cento de 2008 a 2018 enquanto que a morte de não negros caiu 12 vírgula nove por cento. Os dados estão no Atlas da Violência 2020 divulgado ontem.


A equipe econômica do governo chegou ao valor pedido pelo presidente JAIR BOLSONARO para a prorrogação do auxílio emergencial até o fim do ano: 300 reais. A expectativa é que o próprio presidente anuncie nesta sexta-feira a prorrogação e o valor de 300, até mesmo para evitar o que um auxiliar do governo chamou de "leilão" no Congresso Nacional. Com isso, o anúncio do programa Renda Brasil ficará para um segundo momento, já que a equipe econômica deve apresentar novos cálculos para que o presidente tome a decisão. No discurso, o presidente disse que a proposta do Renda Brasil está suspensa.



O governador CARLOS MOISÉS afirmou, na manhã desta quinta-feira, que o governo não concorda com todos os termos da decisão judicial que determinou a alteração da portaria que estabelece ações de prevenção à transmissão do novo coronavírus conforme a classificação de risco de cada região. A decisão foi emitida pela segunda Vara da Fazenda Pública de Florianópolis, terça-feira. Na decisão, o juiz JEFFERSON ZANINI destacou que a coordenação e execução das políticas públicas de saúde de abrangência regional compete exclusivamente ao estado de Santa Catarina, sendo vedada a delegação dessa atribuição aos municípios. Ele disse que intervenções muito rápidas em 24 horas não se baseiam em fatos. Segundo MOISÉS, quando iniciou essa decisão judicial, havia um quadro no estado, que hoje já é outro.


Um caso de possível reinfecção de coronavírus está sendo investigado no município de Urussanga, no Sul catarinense. Uma mulher de 44 anos, que trabalha na área de saúde, testou duas vezes para Covid-19 em um intervalo de dois meses. Segundo a prefeitura, ela teve o primeiro resultado positivo no dia dois de junho e foi considerada uma paciente oligosintomática, que tem pouco ou quase nenhum sintoma da Covid-19. Dois meses depois, a profissional começou a apresentar vários sintomas da doença e no dia primeiro de agosto, fez o exame RT-PCR e o resultado foi positivo novamente. O caso está em investigação.


O deputado JOÃO AMIN do PP foi escolhido o presidente da comissão que analisará o impeachment do governador CARLOS MOISÉS e da vice, DANIELA REINERH. AMIN foi eleito por unanimidade no fim da manhã desta quinta-feira, entre os membros da comissão. O vice-presidente será o deputado MAURÍCIO ESKUDLARK. O relator será LUIS FERNANDO VAMPIRO do MDB. Entre os escolhidos, a maioria faz oposição a MOISÉS. A exceção é VAMPIRO, que mantém uma posição mais neutra. A deputada PAULINHA do PDT, líder do governo na Alesc, recorreu à Justiça para garantir a presença de algum membro da bancada governista entre os nove integrantes da comissão de impeachment.O mandado de segurança para que fosse refeita a escolha das vagas do bloco PSD-PSDB-PDT-PSC na comissão especial não foi aceito pela justiça. MOISES e DANIELA tem até o dia dois de setembro para apresentar a defesa que será analisada pela comissão.


-ACISJO REGISTRA SALDO POSITIVO EM PROMOÇÃO DE INCENTIVO A COMPRA LOCAL

-BANCADA DO OESTE COBRA RECURSOS NO ORÇAMENTO DO ESTADO PARA RECUPERAÇÃO DAS RODOVIAS

-COMUNIDADE PODE CONTRIBUIR COM DOAÇÕES PARA BAZAR EM PROL DA SOFIA HELENA

-VETERINÁRIO CHAMA ATENÇÃO PARA CUIDADOS COM SAÚDE BUCAL EQUINA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS


Travessia da barca sobre o Rio Uruguai volta a registrar maior movimentação. Segundo o sócio-proprietário da empresa Navegação Mondaí que faz a travessia de barca entre Mondaí e Vicente Dutra, no Rio Grande do Sul, GUILHERME PIZETA, nas duas primeiras semanas de pandemia em março houve redução no movimento, mas gradativamente a população voltou a sair, principalmente durante os finais de semana. Durante a semana, PIZETA diz que o maior movimento é de veículos que se deslocam a trabalho. A travessia é feita das seis horas da manhã até as 22 horas da noite. O navegador afirma que outro fator que motivou o aumento nas travessias são as precárias condições do asfalto na outra rota que dá acesso ao Rio Grande do Sul, por Iraí. Ele lembra que uma vez por ano é feita a vistoria da barca pela Marinha, bem como, dos equipamentos de segurança. A navegação é feita por quatro funcionários, mais um que fica de reserva.


Igreja de Mondaí segue com atividades de reunião de fieis suspensas. Segundo o padre FRANCISCO XAVIER DIAS, a paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Mondaí está seguindo as determinações da diocese de Chapecó e do município, no que diz respeito à suspensão de celebrações, catequese e demais encontros em que há reunião de público. O padre explica que as missas são realizadas, mas com transmissão pelas redes sociais, e com a participação de poucas pessoas, adotando as medidas de prevenção. Ele chama atenção também para os cuidados de higienização dos equipamentos, como microfone, após cada uso. Conforme o pároco, a retomada das catequeses, por meio de estudo online, também não está sendo permitido pela diocese. Ele lembra que a secretaria paroquial está passando por reformas no momento, com investimento estimado em 280 mil reais. Em função das obras, o atendimento da secretaria é na parte superior do prédio.


Sindicato chama atenção para cuidados com impostos rurais. O alerta ocorre em função ITR e Incra terem prazos diferentes para a regularização. O serviço está disponível para o trabalhador rural desde o dia 17 de agosto até 15 de setembro para o pagamento do CCIR. Já o ITR prossegue até fim de setembro. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Itapiranga, Tunápolis e São João do Oestechama a atenção da importância de manter os cadastros atualizados. NESTOR HAMMERCHMITT salienta que o sindicato presta o serviço nos municípios de Tunápolis e Itapiranga. É necessário apresentar IRT e CCIR do ano passado. Para produtores com áreas superior a 30 hectares ou que possua lote urbano, precisa pagar imposto, além de constar o CAR, Cadastro Ambiental Rural.


NESTOR HAMMERSCHMITT salienta que o CCIR, é o Certificado de Cadastro de Imóvel Rural, documento emitido pelo Incra e constitui prova do cadastro do imóvel rural. O documento é indispensável para desmembrar, arrendar ou vender áreas de terra. O presidente do sindicato dos Trabalhadores Rurais também alerta que o ITR - Imposto Sobre a Propriedade Territorial Rural é indispensável para vários encaminhamentos. HAMMERSCHMITT considera importante os agricultores não deixarem para os últimos dias do prazo e assim gerar transtornos e demora no atendimento devido à grande demanda.


O Programa Rede Catarina de Proteção a Mulher está sendo instituído em praticamente todos os municípios do estado. É um programa institucional da Polícia Militar com foco na prevenção da violência doméstica e familiar contra a mulher. Itapiranga possui guarnição específica para este trabalho. Conforme o soldado da PM, DANIEL UTZIG, a meta é ter maior proximidade para conferir a efetividade das ações de proteção à mulher. O policial salienta que a Rede Catarina foi idealizada a partir de práticas existentes por todo território nacional. Segundo UTZIG é necessário atenção às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. Informa ainda que é importante a conversa com a família, em trabalho posterior a ocorrência para constatar a eficácia das medidas protetivas adotadas. DANIEL UTZIG ressalta que o descumprimento das medidas protetivas pode resultar na prisão em flagrante conforme estabelece a Lei Maria da Penha.


Já a soldado GRACIELA EIDT, que também integra o programa, afirma que a mulher tem receio de ter o nome divulgado. Por isso o programa trabalha com princípio de sigilo absoluto. As informações servem apenas para a guarnição da Polícia Militar fazer o trabalho correto e com melhor resultado em prol das vítimas. Segundo GRACIELA, a finalidade do programa é de proteger a vítima e com isso as visitas e fiscalizações se tornam fundamentais para fomentar ações com policiamento direcionado. GRACIELA EIDT chama atenção para o uso do aplicativo no celular com botão do pânico que serve de meio de contato com a Polícia Militar. Lembra ainda que a guarnição necessariamente deve ter uma mulher para tornar a ação mais eficiente.


Dia do Voluntário: Uma vida dedicada a cuidar dos animais. A data é comemorada hoje, dia 28 de agosto. Conforme a voluntária e integrante da Associação Amigos dos Animais e da Natureza de Iporã do Oeste, ASANIO, ROSANE MULLER, o trabalho de resgate, acolhimento e cuidado de animais abandonados ou vítimas de maus-tratos iniciou há mais de 15 anos. Ela comenta que a maior dificuldade na época era a divulgação dos casos e dos animais para adoção, já que não havia redes sociais. ROSANE cita que posteriormente foi criada a ONG, e mais pessoas passaram a auxiliar neste trabalho. Ela lembra que o trabalho voluntário com os animais é somente com aqueles de rua que estão sem lar, e não de cães e gatos que tem dono. A voluntária reforça essa questão porque já houve casos em que animais foram largados no pátio de sua casa porque os responsáveis alegavam não querer mais o cão.


Para que o trabalho voluntário tenha resultado positivo, ROSANE MULLER cita a importância da parceria com outras entidades e profissionais, bem como, a contribuição da população. Ela enfatiza que uma destas parcerias é na castração de cães e gatos, evitando a superpopulação, e consequentemente o abandono dos animais. A voluntária comenta que após o resgate e cuidado dos animais acolhidos pela ONG, a adoção é feita com a garantia da castração. Entre as dificuldades deste trabalho, ROSANE afirma que tudo gera custos, com medicamentos, materiais necessários para os animais e alimentação, considerando que no momento, devido a pandemia, a promoção de campanhas para arrecadar recursos não está ocorrendo. Dessa forma, ROSANE lembra que qualquer pessoa pode contribuir, seja financeiramente com a ONG, ou cuidando bem dos seus animais, evitando que sejam vítimas de abandono ou maus-tratos.


Bancada do Oeste cobra inclusão de recursos no orçamento do estado para recuperação das rodovias. De acordo com o deputado estadual, MARCOS VIEIRA, neste momento está em fase de elaboração a Lei Orçamentária Anual do estado para o exercício financeiro de 2021. Ele lembra que até dia 15 de setembro este projeto de lei deve ser enviado pelo governo a Assembleia Legislativa para votação. VIEIRA enfatiza que entre as reivindicações para inclusão no orçamento, feitas pela Bancada dos Deputados do Oeste, está à previsão de recursos para recuperação de várias rodovias estaduais. O deputado cita que a bancada definiu que todos os anos fará sugestões de modificações no orçamento do estado, para inclusão de recursos destinados a recuperação das rodovias. Como exemplo, VIEIRA aponta a SC 163 de SMOeste a Itapiranga, que já era para estar federalizada, pois o projeto foi aprovado pela Alesc, mas o Dnit não assumiu o trecho.


Enquanto a união não assume a 163, o deputado afirma que serão reivindicados recursos para reparos na rodovia. MARCOS VIEIRA cita que da mesma forma, a cobrança é por investimentos na SC 386 de Iporã do Oeste a Mondaí, e a 283 de Mondaí a Concórdia. O deputado afirma que este trecho de 180 quilometros está em péssimas condições de trafegabilidade. O parlamentar diz que apesar de ter recursos em caixa, o governo é moroso para resolver as pendências. Ele comenta que o governo está levando um ano e meio para lançar o edital para recuperação do trecho de Mondaí a Palmitos. VIEIRA ressalta ainda que no ano passado a Bancada do Oeste destinou uma emenda de 20 milhões para os consórcios intermunicipais de saúde. Ele explica que a emenda foi aprovada e sancionada pelo governador e no início de agosto foi firmado o contrato com o secretário de estado da Fazenda para pagamento da emenda aos municípios até final deste ano.


ACISJO registra saldo positivo em promoção de incentivo a compra local. Ação Movimenta São João foi desenvolvida por 11 semanas e concluída com sorteio de dois vales compra de 500 reais. O presidente da ACISJO, JOEL FOLLMANN avalia que a Associação Comercial e Industrial de São João do Oeste fez sua parte para aquecer as vendas no comércio local. Ele diz que ficou satisfeito com a aceitação dos moradores, inclusive superando expectativa com total de 115 mil cupons ao final da campanha. FOLLMANN cita a preocupação com as empresas que enfrentam dificuldades com a pandemia registrando queda acentuada nas vendas. O presidente avalia que foi possível incrementar renda e movimentar o comércio da cidade com vendas em diferentes seguimentos.Os sorteios foram realizados na praça da igreja matriz premiando os clientes do comércio do município.


A Associação Comercial e Industrial prepara Assembleia Geral virtual no dia primeiro de setembro. Evento terá vários assuntos em pauta. JOEL FOLLMANN informa que será feita a prestação de contas dos investimentos da ACISJO na campanha Movimenta São João. As empresas não tiveram despesas, pois os vale-compras foram pagos pela Associação. A Assembleia também terá a presença do vice-presidente regional da Facisc, MAIKEL FREY, que é supermercadista da Associação Empresarial de Santa Helena e Tunápolis. De acordo com FOLLMANN, na Assembleia também será debatido sobre a Voz Única visando elaborar uma proposta para encaminhar os candidatos a prefeito do município. Objetivo é incluir projetos da classe empresarial nos planos de governo e participar das ações mantendo a imparcialidade política.


ACISJO projeta novas ações para contribuir com o comércio local. Turismo segue bastante afetado, registrando prejuízos significativos pela ausência dos visitantes em São João do Oeste. JOEL FOLLMANN chama atenção para impacto negativo da pandemia em restaurantes, hotelaria, comércio em geral da cidade e em especial o parque de águas que conta também com vários estabelecimentos comerciais que fazem parte da Associação Comercial. FOLLMANN diz que novas campanha devem ser desenvolvidas com suporte para as empresas retomarem rotina normal. O presidente afirma que é preciso manter atenção e foco para atender as demandas da indústria, comércio, prestação de serviços e turismo.


Comunidade de Iporã do Oeste e região pode contribuir com doações para bazar em prol da SOFIA HELENA que será realizado em setembro. A menina, de um ano de idade, natural de Saudades, é portadora da doença AME tipo UM, Atrofia Muscular Espinhal. Para o tratamento da doença, SOFIA precisa arrecadar cerca de 12 milhões de reais, valor do medicamento importado zolgensma. Em função disso, ações em prol da menina estão sendo realizadas em toda região. Conforme a empresária e uma das voluntárias do bazar, GISELE SCHNEIDERS, para realizar o evento estão sendo coletadas doações como roupas, calçados, acessórios, utensílios, eletrodomésticos e móveis, todos em bom estado.


Os pontos de coleta são os mercados Cooper A1, Avenida e Real, Sicoob, Sicredi, Loja Detalhes Moda e Estilo, AM Enxovais, Bazar Bela Flor e Luci Bazar e Papelaria. Para doações maiores, os voluntários também se disponibilizam em fazer a retirada do material na casa. GISELE SCHNEIDERS cita que o bazar será realizado no pavilhão evangélico nos dias 10, 11 e 12 de setembro. Na quinta e sexta-feira o horário será das oito às 19 horas, sem fechar ao meio dia. No sábado, dia 12, o atendimento será das oito às 17 horas. Conforme GISELE, o bazar será organizado por sessões, em que cada tipo de roupa ou outras doações terão um valor específico. Os preços praticados serão de dois a 20 reais. Nos três dias do bazar haverá também uma barraquinha com os produtos personalizados da SOFIA HELENA, como copos, vira-mate, mascaras, sacolas e enfeite de cuia, em que da mesma forma, todo valor arrecadado será destinado para o tratamento da doença.


Veterinário chama atenção para cuidados com saúde bucal equina na prevenção de doenças. De acordo com o veterinário, LUIZ VEDOVATTO, o plantel eqüino em Iporã do Oeste é maior em comparação a outras cidades, como exemplo Maravilha, cidade de origem do profissional. O veterinário destaca que em nossa região não são tão comuns as cabanhas, fazendas especializadas para criação e manutenção de eqüinos, devido à burocracia e os custos para manter os animais, o que é mais viável no Rio Grande do Sul. VEDOVATTO chama atenção que o que tem ganhado cada vez mais espaço é o cuidado da saúde bucal dos cavalos, a chamada odontologia equina. O veterinário diz que na região esta especialidade ainda é vista com receio pelos proprietários por considerarem que exige alto custo. Ele comenta que a preocupação é com a engorda e a beleza do animal, mas muitas vezes são esquecidos cuidados com a mastigação.


O cavalo tem a necessidade de mastigar ao menos 14 horas por dia. LUIZ VEDOVATTO comenta que como os eqüinos permanecem em baias fechadas, mudou a alimentação com o fornecimento da ração, e o animal fica muito tempo sem mastigar. Com isso, o veterinário ressalta que os cuidados com os dentes devem sem maiores. VEDOVATTO diz que o dente do eqüino está em constante crescimento, e sem mastigação não ocorre o rasamento, e acabam sendo criadas pontas que causam dor ao mastigar. O resultado é que o cavalo mastiga cada vez menos, se alimenta cada vez menos e pior, o que vai influenciar na engorda e aparência do animal. Casos mais graves resultam em óbito. O veterinário diz que o rasamento é um procedimento simples, de baixo custo, e consiste no uso de equipamentos para alinhar os dentes. Ele lembra que cuidados com os dentes e cascos amparados garantem ao animal uma vida saudável de mais de 30 anos.


Em relação aos eventos, como cavalgadas, LUIZ VEDOVATTO esclarece que a Cidasc tem liberado no sistema a geração dos GTAs, para transporte de animais. Ele cita que rodeios e tiros de laço estão programados para ocorrerem, mas com bastante restrições devido a pandemia. A tradicional cavalgada da integração, realizada em setembro, foi cancelada este ano. Conforme o veterinário, para eventos como cavalgadas o animal deve estar com os exames de mormo, anemia e vacinação contra influenza em dia. Ele explica que em relação ao monitoramento das propriedades, este trabalho pela Cidasc e Icasa ocorre quando todos os animais são vacinados e realizam os exames. Com o monitoramento, a validade do exame passa de 60 para 180 dias para transportes feitos somente dentro do estado. VEDOVATO comenta que a incidência de doenças em cavalos, como o mormo, é muito baixa na região.


-RAPAZ FICA FERIDO EM COLISÃO TRASEIRA DE CARRO E MOTO

-BOMBEIROS COMBATEM DOIS INCÊNDIOS NAS ÚLTIMAS HORAS


Golpe do falso parente faz nova vítima na região. Por volta das dez horas da manhã de ontem a Polícia Militar foi procurada por um homem, vítima de um golpe de estelionatários. A vítima recebeu uma ligação de um suposto sobrinho, dizendo que havia estragado o carro e precisava de dinheiro para o guincho. Disse também que lhe passaram o número de uma conta para o depósito. O número que ligou era DD 62 e o homem acabou depositando mil e 500 reais. A vítima disse ainda que não desconfiou que fosse golpe pois realmente possui um sobrinho que mora fora. Só percebeu se tratar de golpe quando conseguiu falar com seu sobrinho, e após já ter feito o depósito.


PM apreende drogas na cidade de Iporã do Oeste. Por volta das 20 horas desta quinta-feira, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de posse de drogas na Rua Ivoty, no centro de Iporã do Oeste. A guarnição estava em abordagens de rotina e ao abordar um carro, durante busca pessoal, foi localizada uma embalagem plástica com restos de uma porção de cocaína e mais um papel com vestígios da droga vazio. Foi confeccionado o termo circunstanciado e apreendida à droga. Em São Miguel do Oeste outra ocorrência de posse de drogas foi atendida por volta das 11 horas de ontem, na rua Arno Eric Shuambach. Ao ser abordado pela PM, um homem se desfez de um embrulho com uma porção de maconha. Foi confeccionado o termo circunstanciado e apreendida à droga.


Eletrônicos importados ilegalmente são apreendidos na BR 163. Policiais rodoviários federais apreenderam na tarde desta quinta-feira, na BR 163 em Guaraciaba, 46 unidades de mercadorias estrangeiras importadas do Paraguai sem o devido pagamento das taxas aduaneiras. Os produtos foram encontrados em um Peugeot 307 de Foz do Iguaçu, PR, ocupado por três mulheres. Havia diversos eletrônicos, artigos de informática e celulares sem nenhum comprovante fiscal, comprados no exterior, apesar das fronteiras fechadas pela pandemia da Covid-19. As mercadorias foram entregues à Receita Federal em Dionísio Cerqueira. As três mulheres envolvidas foram liberadas mas vão responder pela irregularidade fiscal. Previsto no Código Penal, o crime de descaminho representa uma concorrência desleal com os comerciantes regularmente instalados e diminui os empregos com Carteira de Trabalho assinada no país.


Rapaz fica ferido em colisão traseira de carro e moto na cidade de Cunha Porã. O acidente ocorreu próximo às 19 horas de ontem, na rua Santa Catarina, próximo ao trevo de acesso a Cunha Porã. A colisão traseira envolveu o veículo Fiesta e a moto CB 300R, os dois com placas de Cunha Porã. O motorista do carro, de 44 anos, não sofreu ferimentos.O motociclista, um rapaz de 18 anos, foi encontrado sentado, amparado por populares, consciente e orientado, apresentava suspeita de fratura exposta com perfuração na perna esquerda, região da tíbia e dores localizadas na região do quadril. Após atendimento dos bombeiros de Cunha Porão rapaz foi encaminhado para atendimento médico na Fundação Hospitalar do município. A Polícia Militar foi acionada para os procedimentos cabíveis.


Corpo de Bombeiros de Itapiranga combate dois incêndios. Por volta do meio dia de ontem a guarnição foi acionada para combater incêndio em residência na Avenida Beira Rio próximo ao trevo de entrada da cidade de Itapiranga. No local foi verificado incêndio no porão de residência de quatro pavimentos. O incêndio estava sendo controlado por vizinhos e populares. Foi verificado que o fogo estava concentrado em entulhos depositados no porão da edificação. Por volta das 13 horas e 30 minutos foi realizado extinção de incêndio em lavoura, em linha Sede Capela interior de Itapiranga. As chamas atingiram a palhada de cobertura de uma lavoura de milho. O fogo consumiu cerca de mil metros quadrados da lavoura. Ainda em São José do Cedro, no início da tarde de ontem, os bombeiros foram acionados para combater um incêndio florestal no interior do município. O incêndio atingiu uma área de três hectares de eucalipto em local de difícil acesso. 200 litros de água foram usados para combate e rescaldo das chamas.

PROGRAMAS

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.